baguetes (12)

SÃO PAULO (subindo) – Felipe Massa vive o melhor momento de sua carreira, e esta vitória de hoje em Magny-Cours o deixa na condição de, agora, favorito ao título. E por quê? Porque Raikkonen poderia ter vencido essa e a de Montreal, e não ganhou nenhuma, graças ao seu proverbial azar que, parece, voltou em dose dupla para compensar a felicidade que teve no fim do ano passado.

Claro que tudo isso não passa de brincadeira, sorte e azar são conceitos muito particulares, e Felipe tem sido muito eficiente desde a terceira etapa do campeonato. Virou o jogo, é líder do Mundial e abriu cinco pontos do finlandês, que é seu real adversário na temporada.

Massa absorveu bem os golpes de Melbourne e Sepang, essa é a verdade. Se fortaleceu como piloto, parou de cometer erros, passou a investir nos sábados e no bom ritmo de corrida aos domingos. Hoje contou, sim, com a quebra do escapamento de Raikkonen, que venceria a prova. Mas isso faz parte das corridas. Para aproveitar a quebra do primeiro e vencer, é preciso estar em segundo. Ele estava, e venceu.

Daqui a pouco eu volto, porque o dia será longo. E o tempo, como sempre, curto…

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jose
jose
15 anos atrás

Depois de um começo de campeonato meio atrapalhado Massa parece que tem se esforçado para melhorar e está conseguindo ser rápido e consistente.Ainda não o considero favorito ao título mas é candidato forte,acho que o favorito é o Raikonen por ser mais frio e centrado apesar de seu costumeiro azar.Na prova não conseguiu se aproximar do Kimi e inteligentemente se acomodou em segundo,realmente o finlandes estava melhor e o seu carro até quebrar era nitidamente mais rápido.
Massa está fazendo a coisa certa,não tem errado como de costume,consegue andar bem no meio do bolo e quando larga na frente é quase imbatível é um provável campeão.

Débora
Débora
15 anos atrás

Acho que esse campeonato vai ser decidido só na última corrida e ainda por cima aki no Brasil, vai ser fantástico.Temos dois pilotos muito bons, um melhor do que o outro, mas o outro vivendo melhor momento do que o um, com mesmo equipamento e em condições de igualdade,vai ser um super pega.

BRUNO BASTOS
BRUNO BASTOS
15 anos atrás

É verdade q Massa teve sorte na FRA, mas em Mõnaco e Montreal foi prejudicado pela própria equipe!! Moral da história: o q o Massa + teve no ano foi azar (lembre-se das 02 primeiras provas) e msm assim é o LÍDER!! Se vai ser campeão são outrosquihentos mas o TABUS quebrados já entrarão p/ história!!!

Silvio
Silvio
15 anos atrás

Eu sei que às vezes o pessoal da Globo exagera na torcida, mas ainda não vi na TV brasileira uma transmissão (de qualquer esporte) em que não houvesse torcida. Não vejo mal nenhum nisso, pelo contrário, imagina se as transmissões fossem tão “emocionantes” como a Missa do Galo!!!
Outros dois pontos: 1) O Raikkonen é melhor que o Massa? Pode ser, mas não vou torcer para ele em nome do esporte, torço pra quem eu quiser.
2) Torcer pelo erro do adversário: Quem diz que não torce é HIPÓCRITA…vide o tricampeonato do Senna em 91. Será que as pessoas prefeririam que o Mansell não fosse pra brita? Menos, pessoal.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Tem gente neste blog que realmente torce contra……………………..
O Massa vem correndo uma barbaridade, no ano, passado se não fosse certos descuidos da Ferrari o Massa poderia ter levado o título, e se não fosse pelas burradas do Hamilton no final do campeonato e a ajuda do Massa em Interlagos, bau , bau pro Raikkonem em 2007.
Massa para mim ,é o piloto mais consistente da F1 atual, se supera sempre em situações difíceis, muito ao contrario do Hamilton, que pensa que é melhor do que é.
Por falar em Hamilton , não conseguiu pasar o Nelsinho, pois é !!!!!.
Massa campeão !!!!!!!!!!!!!!!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Massa continua tendo problemas de ritmo durante a corrida, extrai menos do seu equipamento que outros top drivers, mas está no momento ideal: Raikkonen não anda muito bem (e quando anda, quebra) e a Ferrari está superior aos demais. Resultado matemático: Massa o mais rápido da F1 no momento.
Se ele tiver cabeça de manter assim, e a maré continuar na mesma direção, pode acabar campeão.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
15 anos atrás

Engraçado, aqui no blog parece ser politicamente incorreto torcer para pilotos brasileiros.
Alguns acham que devemos ver a corrida com frieza e imparcialidade. Não existe nada imparcial nesse mundo que vivemos.
Torço pro Massa ser campeão sim! Acho que será muito bom ter outro piloto brasileiro no topo.
Apesar da CBA, trará incentivo a toda uma nova geração.

Eric
Eric
15 anos atrás

É meus amigos…a corrida acaba quando termina…rsrsrsrsrs

Roberto Rigo
Roberto Rigo
15 anos atrás

Hj, o Massa e o Kimi tem o melhor equipamento da F1…. o lance vai ficar entre eles, creio…. que conste aki uma nova faceta do Massa nesse campeonato….. tem se mostrado mais focado no mundial…menos afoito, mais maduro… acho que o Kimi tem ritmo mais forte e cuida muito bem do equipamento, mas esse ano o massa está mais consistente…. o final deve ser bonito….quanto ao azar ou a má sorte tão comentada aki hj, me parece que ela escolhe uns dois pilotos por corrida….entaum, ainda assim teremos provavelmente um campeão por justiça ao final…. assim espero e torço.

Roberto Martinez SBC
Roberto Martinez SBC
15 anos atrás

Qual o problema dos locutores brasileiros , de uma emissora brasileira, que paga caro pelas transmissões e que tem por negocio alavancar audiência e faturamento como qualquer empresa, veículo de comunicação, etc torcerem para pilotos brasileiros?? Quem não quer escutar , abaixe o som e pronto…Para quem gosta de F1 e automobilismo , dá pra aguentar… sem esses “chiliquinhos” insuportáveis.
O ideal seria o Edgard de Mello Filho, más sem chance, não “estresso” por isso.
Parece que ser a “antítese” soa mais inteligente, pega bem…
E aos anti-Piquet Jr, críticos de sofá e revistas , que talvez nunca sentaram nem num Kart Indoor , ou se acham experts por assistirem ao GP Brasil no setor A ou G todo ano, as viúvas desesperadas, aos que criticam e na verdade queriam estar no seu lugar (óbvio, se tivessem talento)gostaria de vê-los numa situação parecida (mesmo em outra profissão), o que fariam???
Ele só é um Piloto que já mostrou algum talento nas categorias de base e tem um tempo pra tentar mostrar algo e se firmar. Ser campeão é outra história, nem Barrichello e nem Massa (por enquanto) foram ainda…Dêem um tempo…
Acho que é a mesma turma que chorou muito com a morte do Senna e semanas depois estava rindo com piadinhas de humor negro, ou ainda os mais antigos que chamavam a equipe Fittipaldi de “açucareiro”, …

Leonardo L. Verleun
Leonardo L. Verleun
15 anos atrás

Faltando 4 voltas desliguei a tv…Não aguentava mais a torcida babaca da RG…”Tema da vitória “, não deve ter faltado…Animador de auditório esgoelando em nossos ouvidos…A Globo gosta de reproduzir leitura labial nos estádios de futebol.Sugiro que reproduzam os canticos das torcidas destinados ao “Galvão”…

Rafael
Rafael
15 anos atrás

PENELOPE CHARMOSA FALOU TUDO!

Pura sorte, FG disse” Pra herdar a 1º posição, tem que estar em 2º e ele estava lá” E com isso eu pergunto, e era pra estar aonde com hamiilton duplamente punido, as BMW se arrastando e Raikkonem que ia fazer 20 pts em 2 corridas fazendo 8 por causa do IMPREVISIVEL DO IMPREVISILVEL acontecer?

Penelope Charmosa
Penelope Charmosa
15 anos atrás

Sobre a GLOBO: Eu simplesmente desliguei a tv após a bandeirada…para evitar que o número de insanidades proferidas me causassem ainda mais azia e mal estar…É simplesmente insuportável o ufanismo do trio…Só pra concluir o Kimi continua sendo mais piloto que o Massa o problema é o azar…

MSM
MSM
15 anos atrás

Foi uma vitória importante do Massa, quebrou dois tabus que vinham na cola dos pilotos brasileiros desde 85 com Piquet, mas na verdade ele não ganharia o gp, pois o Kimi largou bem e andou forte sem dar chance ao Massa. MAs no automobilismo, não depende só do piloto e sim do carro também, e já conhecendo o azar do finlandês, cada gp é uma possível surpresa.
Vejo na tabela de classificação das etapas até agora disputadas, que a 1ª posição está sendo trocada pelos 4 pricipais pilotos constantemente, e não podemos afirmar quem poderá ganhar o campeonato, afinal a cada gp temos surpresas agradáveis ou não, o que tem tornado este campeonato o melhor dos últimos tempos.

Max Mosley
Max Mosley
15 anos atrás

É muito atraente e ao mesmo tempo pobre analisar utilizando-se do famoso “se”. Portanto baseado na realidade, o Massa construiu uma verdadeira chance de buscar o campeonato. Mas terá que suar muito para isso e sem descartar uma pouco de sorte contra seu companheiro de equipe.

Briga na ferrari à parte, não pudemos comparar as performances de McLaren e ferrari na corrida de hoje. Tomara que em Silverstone não existam punições ou qualquer coisa que impeça os quatro melhores carros de mostrar quem tem mais lenha pra queimar.

A BMW, que todos sabemos está um passo atrás, deu uma clara mostra que seu carro ainda precisa melhorar bastante. Na corrida de hoje eles reutilizaram a configuração aerodinâmica cheia de asas, aletas e chifres e decepcionaram bastante. É melhor achar um equilíbrio entre downforce e arrasto para não ficar atrás de Toytotas e RBR’s.

Zolder
Zolder
15 anos atrás

Massa na frente. E com dois erros seus – Austrália e Malásia, este último primário – e dois da equipe – Mônaco e Canadá. Imaginem se metade deles não acontecesse?

felipe fugazi
felipe fugazi
15 anos atrás

só faltou uma live session de vodu, macumba, santeria, tabua ouija, o resto os caras fizeram, se voce tem a simples intenção de assistir uma corrida de F1, tem de faze-la com um saquinho daqueles que são entregues nos aviões para algum mal-estar, porque a coisa anda dificil.
nossos bravos rapazes são elevados ao estado de semi-deuses, enquanto os outros…
queremos apenas a verdade, será que é tão dificil se limitar aos fatos, dar merito a quem merece e criticas justas independente do idioma e da nacionalidade do sujeito debaixo do capacete?

Junior
Junior
15 anos atrás

Sinceramete não me sinto incomodado com o ufanismo do locutor e comentaristas da Globo. Estão fazendo o trabalho deles para manter a audiência de um evento que é caro pra caçamba. Quem acha eles exagerados revejam o vídeo que tá no You Tube do abandono do Hamilton na China ano passado. Os locutores espanhóis foram à loucura! Isso pq o Alonso nem ganharia a corrida de qualquer forma.

ocimar moreira
ocimar moreira
15 anos atrás

E relamente lastimavel ver os comentaristas da RG exceto o Burth lançarem toda a sorte de maus agouros contra o Kimi, comentar em um veiculo de comunicação exige um ‘pouco” de bom censo e respeito ao esporte competitivo, aonde o lider esta em sua posição por merito proprio.

Joe
Joe
15 anos atrás

O impressionante é ver as topeiras da RG secando o Raikkonen…O Reginaldo Leme falando “Olha o Raikkonen lento” enquanto a transmissão mostrava o Kimi em câmera lenta numa curva…A frase por si só não seria problema, não fosse pelo tom claro de torcida pelo Zacarias.
Precisa realmente disso para atrair espectadores??? É realmente um saco e frustrante ver esses babacas torcendo pela desgraça dos outros só pra ver um brasileiro vencer. Simplesmente ridículo !!!
O Massa evoluiu e tem condições de brigar pelo título no braço, sem precisar de macumbas e voodoos de torcedores medíocres.
Eu ainda acho que em condições normais de corrida o Kimi é um pouco melhor…peca nas classificações, mas em ritmo de corrida é imbatível.

Marco Moreira.
Marco Moreira.
15 anos atrás

Dizem que esse negócio de acreditar em sorte dá um azar danado…

Luana Marino
Luana Marino
15 anos atrás

Ops! Flávio, agora atualizei e vi que você corrigiu a diferença de pontos!

Bjs

Luana Marino
Luana Marino
15 anos atrás

Flávio, acho que Felipe abriu cinco pontos para Raikkonen e não sete (bom, vale sempre a pena conferir).

Mas isso é o de menos. O importante é que Massa deu um passo importantíssimo nessa arrancada rumo a um título aguardado ansiosamente por 17 anos. Raikkonen parece ter voltado aos velhos tempos… é a segunda corrida seguida que o homem tem a vitória nas mãos e ela escapa (não por culpa dele, que fique bem claro. Kimi de vez em quando comete umas bobagens, mas ainda sim é um piloto muito consistente… quando a sorte lhe sorri). E Felipe no meio disso? ora, ele não tem nada a ver com o problema dos outros, tem mais é que continuar fazendo o dele: Bons treinos e corridas consistentes. Surpreendente a cada etapa.

Não quero dizer que assim ele tem tudo para ser campeão (disse isso quando o Raikkonen venceu em Barcelona e olha no que deu…). Mas acho que Felipe vai brigar por esse caneco até a última etapa, com certeza!

P.S: Fiquei com pena de Raikkonen… o cara já não é o cidadão mais sortudo do mundo, e ainda tem que contar com as bocas agorentas do time da Globo a corrida toda! E a felicidade do Reginaldo quando a TV mostrou Kimi lento, e depois Galvão corrigindo, dizendo que era replay de uma travada de pneus? E a torcida pela chuva? Lamentável…

Tá cada dia mais difícil ver corrida pela TV. Acho que vou candidatar-me ao cargo de comentarista… se é só falar o que vier a cabeça, tô no páreo então! Eu e todos os blogueiros, rsrs.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Poisé, Gomes, pra quem falou que o Massa nunca seria campeão, faltou um pouco de serenidade.

É preciso reconhecer que pilotos evoluem e aprendem.