BRASILEIRINHO E PEQUENININHO

SÃO PAULO (foi bem) – Apenas para não passar em branco dois “inhos” que prometem entrar para os anais das declarações de ambos.

Domingo, Massa, ao ser comparado com Senna, Emerson e Piquet (pelo fato de um brasileiro voltar a liderar o Mundial etc.), foi absolutamente modesto, reverente e gentil com seus predecessores. Respondeu que, perto deles, era ainda “muito pequenininho”, e que seria o cara mais feliz do mundo se, um dia, conseguisse “chegar perto deles”.

Alguns anos atrás, ao se queixar pela enésima vez de uma vitória que não veio, já nem lembro onde, Barrichello soltou o famoso “sou apenas um brasileirinho contra esse mundão todo”.

Entre o “pequenininho” e o “brasileirinho”, fico com o primeiro. Felipe ganhou muitos pontos com este blogueiro, e acredito que com os verdadeiros fãs do automobilismo também, ao prestar sua homenagem aos grandões que conquistaram oito títulos mundiais no passado.

Massa me fez lembrar, na elegância, de Damon Hill quando Senna superou as cinco vitórias de seu pai Graham em Mônaco. Na coletiva depois da corrida, Damon, segundo colocado, foi questionado sobre a quebra do recorde, se não tinha ficado triste com o fim da marca. E respondeu: “Meu pai ficaria muito feliz de saber que sua maior façanha foi superada por um piloto como Senna”. E foi aplaudido por todo mundo.

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Então aguardemos o momento no qual conquistar o título (se é que vai) para confirmar esse repente de humildade.

Beto Traballi
Beto Traballi
15 anos atrás

FG, se quiser matar a saudade, eis dois links bacanas:

Herald Tribune:
“It’s a tribute to my father as well as to Ayrton, that it’s taken someone of Ayrton’s caliber to break the record. And I’m sure if my father was here, he would be the first to congratulate Ayrton on a tremendous record.”

The curtain was raised on the winner’s exhaustion, and his thin smile burst into sunshine. Mr. Hill shook the hand of Mr. Senna. The record will last forever.

http://www.iht.com/articles/1993/05/24/ian_.php?page=2

F1 1993 Monaco GP 02
http://www.youtube.com/watch?v=4uDi3LoSZ50

[ ]s

Felipe Inagaki
Felipe Inagaki
15 anos atrás

Flavinho… acompanho o trabalho do Massa desde a Primeira vez que ele correu na F1.. tinha começado a fazer uns recortes sobre a corrida dele.. o ruim foi quando mudei de casa e perdi o caderno ahahahaa
Sempre disse que o meu chará seria campeão mundial de pilotos e acredito que esse ano isso acontecerá.

Gosto Mto do seu trabalho.. não perto nenhum Limite
se puder me manda um Abraço lá

PC Wagner
PC Wagner
15 anos atrás

Rafael,
Não acredito que o Rubinho tenha esse despeito todo. Se o Nelson Angelo passar o Barrichello na pontuação você vai surtar. Cada um ao seu tempo, seu estilo, sua equipe.

Rafael disse:
‘Sou Brasileiro E GOSTO DE VER MASSA GANAHANDO, só nao aceito Babaçao, todos os sites de internet, continha nas manchestes! “MASSA SUPERA KIMI NA FRANÇA”’

Tá bom. Vamos mudar as manchetes para: “BARRICHELLO SUPERA AS WILLIAMS E BUTTON!”

Take it easy!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
15 anos atrás

Legal, Massa mandou bem (e meu comentário anterior, que não tinha nada anormal, sumiu)

abraço

Juliano C.
Juliano C.
15 anos atrás

Após o GP da França, mais uma vez, ficou a “sensação” de que o título será decido entre Kimi e Massa.
Hamilton demonstrando que ainda tem muito a aprender, e uma BMW irreconhecível ajudam a reforçar o palpite…
De todo modo, acredito que Kimi é o favorito ao título. Ele é mais veloz e consistente em ritmo de corrida. Mesmo sendo superior na classificação, o Massa é vulnerável a situações como o do GP da França de 2007, Brasil 2007 (?) e Malasia 2008: em uma dobradinha da Ferrari, e Kimi o ultrapassa após o 1º ou 2º pitstop. Ainda acho que vamos ver mais deste filme neste ano. E eu não imagino o Massa fazendo o mesmo em “condições normais de temperatura e pressão”. Tomara – mesmo – que eu esteja errado… Seria ótimo ver o Felipe Massa ser campeão do mundo – mesmo que, 2 dias depois, ele apareça no programa da Ana Maria Braga e role todo aquele xororô pra lá de constrangedor, sem falar na proliferação do famigerado Brasil-sil-sil (argh!).

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Massa realmente tem razão. Ele é bem pequenininho mesmo. Passou um ano sabático após dispensa da Sauber e não conseguiu faturar o mundial do Raikkonen no primeiro ano deste na Ferrari. Ficou atrás também do Alonso e do estreante Hamilton. Emerson, Piquet e Senna são incomparavelmente GRANDES. A distância é, e será muito grande ao longo de sua carreira. Caso, algum dia, a Ferrari deixe-o suspenso no grid de largada como aconteceu com o Barrichello, podemos ter a certeza que ele também usará a frase “sou apenas um brasileirinho contra esse mundão todo”…. Aliás, não nos enganemos, se o Raikkonen parar em breve, a Casa de Maranello vai atrás de um peixão GRANDE, o maior do grid atual, chamado FERNANDO ALONSO… Massa continuará sendo aquilo que já é: apenas segundo piloto.

Caíque.
Caíque.
15 anos atrás

Rafael,

Então fique calmo esperando o Massa completar 257 GPs, porque o Massa tem cerca de 100 e o Rubens nestas duas corridas tinha muito mais GPs que o Felipe, além de também, ter uma Ferrari.
A pressão sobre o Rubens aconteceu porque ele ACEITOU e QUIS a mesma.
O Senna também só fez corridas fantásticas a bordo de uma McLaren e não fale de Mônaco porque aconteceu em condições anormais e basta a gente se lembrar do bellof e do Beltoise na mesma pista e na mesma situação. Corridas fantásticas a bordo de um carro inferior somente o Emerson e o Piquet.
O Kubica venceu em Montreal porque o Hamilton e o Kimi sairam. Fora desse GP, coloca o BMW sempre na pontuação, nada além disso, afinal a BMW é a terceira força do campeonato. Pode parecer maldade, mas é constatação de uma VERDADE..

Júlio Rissa
Júlio Rissa
15 anos atrás

Não gosto do Massa, nunca gostei. Aquela cara de menino mimado e chorão não me engana.
Como foi dito. ele foi político, e inteligente, aproveita a grana que recebe e contrata assessor de imprensa de qualidade. Na pista não vejo nele um grande piloto, o compararia com o Mansell, mas não nego que ele evoluiu muito nas últimas temporadas.

O Barrichello é simpático, gente boa, bom piloto, mas sempre abusou das declarações infelizes e das promessas impagáveis.
Não questiono suas qualidades como bom piloto, porém nada mais que isso.

Nessa F1 burocrática e “politicamente correta” de hoje, é inteligente ser (ou parecer) humilde, elegante e cavalheiro. Faz com que o piloto ganhe pontos com a imprensa e com a torcida, diminuindo a pressão sobre ele. O Massa está sendo esperto…

Nelson
Nelson
15 anos atrás

Não acho o Massa melhor que o Kimi, mas ele ganhou legitimamente. Alguém falou que o Kubiza herdou a vitória da batida de Lewis no Kimi?

Rafael
Rafael
15 anos atrás

Realmente eu li rápido o post e puxei o assunto para a comparação em pista e não declarações,

Mas lendo os posts do pessaol, lembrei de coisas importantes.

1- Pessoas falando que Barrichello tambem só teve 1 adversário! Como assim? Além de lutar contra O maior recordista de todos NO AUGE, e contra a equipe, ele tinha ALONSO no dias perfeiros da Renault, Tinha a Mclaren com Hakkinem bicampeao, e a Mclaren com Raikkonen, Montoya, que GANHAVAM CORRIDAS, Até Williams chegou a ganhar corridas da epoca dele.
2-Em 2005 o que a ferrari conseguia era 6º lugar no máximo
3-A Frase do Rubinho FOI EM UM MOMENTO DISTINTO como foi postado por nosso amigo acima.
4- O MOMENTO DOS 2, é sim distindo, MOMENTOS DIFERENTES. Ponto, Isso é fato.

*Massa só tem 1 adversário. Se quiserem vibrar vibrem, nao tem problema nisso, agora se QUISEREM TER AMOR CEGO sem avaliar. Aí é problema de voces. Todos os automobilistas SABEM, Barrichello muito mais piloto que Massa, estava no lugar certo na HORA ERRADA!!!

*Massa é sim o piloto da Moda, Kubica não é moda, é fato. Faz o que faz com um carro médio, Felipe faz o que faz com um Senhor carro contra apenas 1 piloto. Rubens fez o que fez, com carros ruins, em momentos ruins, contra Schumacher.

*Me avisa quando Massa ganhar largando de 18º, quando fizer uma corrida que nem a de Silverstone 2003, Me avisa quando Massa fizer pole de Jordan. Esse tipo de coisas…

Sou Brasileiro E GOSTO DE VER MASSA GANAHANDO, só nao aceito Babaçao, todos os sites de internet, continha nas manchestes! “MASSA SUPERA KIMI NA FRANÇA”

Massa nao superiu Kimi em nenhum momento, Massa HERDOU A VITÓRIA de Kimi(Nao sou fa de Kimi), prova que ele tá na moda.

Filipe Araújo
Filipe Araújo
15 anos atrás

Engraçado.
Se o cara fala que é pequeno perto dos três ele é político e não faz mais do que obrigação em se declarar dessa forma.
Se o cara fala que está no mesmo nível ou que é melhor, ele é metido, presunçoso, arrogante.
Para quem não gosta do cara, tudo é munição.
Mas o fato é que ele zerou as duas primeiras provas, errou, rodou e teve cabeça e persistência de dar a volta por cima, bater três concorrentes diretos, tirar a diferença e liderar o compeonato.
Se fosse o Rubinho, depois de tudo isso estava prometendo mundos e fundos, com direito a documentário do plim plim, choro, sambadinha e melodrama quando seu câmbio quabrasse na próxima etapa.
Em outras ocasiões postei aqui que os pilotos brasileiros que estão na F1 eram medíocres. Que campeão não procurava desculpas mas sim corria atrás do prejuízo. Não ficava chorando o leite derramado, mas aprendia com aquilo para que não mais ocorresse. Grata surpresa quando vejo um deles mudando sua atitude e virando o jogo!
Sei que o campeonato é longo e que muita coisa está por acontecer, mas estou doido para queimar minha lingua!
Que Massa seja campeão!

Otto Lima
Otto Lima
15 anos atrás

Na atual temporada, nota-se um duelo entre dois estilos de pilotos: a frieza de Massa, Räikkonen e Kubiça contra a arrogância de Hamilton e Alonso. E não por acaso, os primeiros estão levando a melhor.

Vecchio
Vecchio
15 anos atrás

Desculpem-me, mas discordo do Rafael. Fiilipe Massa não é sòmente um piloto na moda. Massa evoluiu. Não só como´piloto, Massa é hoje um homem mais maduro. Suas atitudes refletem uma grande evolução : está mais concentrado, menos eufórico.Hoje sabe quais suas possibilidades e seus limites e foca aí, com maturidade, as atitudes a serem tomadas durante os treinos e prova, perante seu companheiro de Equipe, mecânicos e adversários. Além de que com seu carisma e responsabilidade profissional, conquistou os membros da Equipe Ferrari. Para mim será o CAMPEÃO de 2.008. Estarei em Interlagos para ver sua consagração este ano.
Abraços,
Vecchio

Renato
Renato
15 anos atrás

Sejamos realistas.
Se o carro de Kimi não estoura Massa ia ter que se contentar com o 2o. lugar.
OK, sorte e azar fazem parte, mas é muito cedo para esta fuzarca toda embalada aos gritos de GB e sua trupe.
E a questão pequenininho ou brasileirinho é puramente semântica.
Quando Massa correu com shumi ele era o brasileirinho…

Ike Nodari
Ike Nodari
15 anos atrás

Sorte de campeão. Se não me engano, quando da conquista do 1º campeonato de Alonso, o Kimi sofreu com a falta de sorte. Parece que este ano as coisas não estão muito diferentes. Duas corridas nas mãos e o resultado foi que somou 8 pontos. Mas para ser campeão, além de todos os atributos técnicos o elemento sorte não pode faltar. Continuo achando que o Massa não tem garra de campeão. Abraços

revelador
revelador
15 anos atrás

Rafael, acho que vc até tem razão que Kimi teria 20 pts a mais…. mas corridas são assim, não se esqueça que Felipe perdeu 20 tbem no começo do ano, por culpa dele é verdade, mas a coisa funciona dessa maneira…

MSM
MSM
15 anos atrás

Em relação a atitude com os melhores pilotos que o Brasil teve, o Massa deu uma resposta sensata e verdadeira. Já o Barrichello, em vez de dizer algo digno, prefere reclamar ao vento.

Ivan
Ivan
15 anos atrás

Felipe mostra mais intimidade com as vitórias realmente. Rubens foi um bom piloto, mas emotivo demais para o mundão da F1.

Sobre declarações, gostaria de registrar a incoerência de nosso amigo Galvão quando disse: “ô saudade do Ross Brown, que mandava passar na hora!” quando Massa estava logo atrás de Raikkonen. Anos atrás chamavam Brown de inescrupuloso que impedia Barrica de vencer corridas…

Jonatã
Jonatã
15 anos atrás

Não é endeusar Massar… nem ele quer isso. O Massa, ao que parece, mantêm-se focado e vamos torcer para ele não só aumentar a diferença de pontos pro Kimi como para melhorar seu tempo de volta na corrida (Kimi deu um show nas últimas corridas)

JC Bevilacqua
JC Bevilacqua
15 anos atrás

Fica evidente que colocar pilotos cada vez mais jovem nos volantes de máquinas cada vez mais cercadas por merchan, imprensa sensacionalista e público como o do futebol (acham que sabem tudo, apesar de pilotar carrinhos 1000) dá nisso.
Todo mundo cobra o tempo todo, resultados espetaculares, não aceitando que cada ser humano tem seu próprio tempo de amadurecimento, apesar do talento que possuem.
O pior piloto é um milhão de vezes melhor que os corneteiros de plantão. Tempo ao tempo para estes meninos.

Anna Barros
Anna Barros
15 anos atrás

FG,show de bola o post e o que Massa e Damon falaram. Ficou muito mais bonito o blog.Abraco,Anna

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

O Massa vai consquistando a todos nós, brasileiros com muito orgulho, primeiro por sua competência e depois pelas atitudes que vem demonstrando gastar algumas fixas nele.

Zè Dirceu
15 anos atrás

Gomes ele falou também “que isso era bom para o automobilismo brasileiro”.
Gostei muito dele lembrar do “automobilismo brasileiro” que hoje não é tão bom como fora anteriormente (anos 60 70 e 80) e em um passado recente (anos 90 e no começo dessa década) quando tinhamos ainda a F- Chevroelt ( da qual massa é fruto) e mais recentemente a F- Renault.
Massa ao fazer esse comentário mostrou que ainda se lembra que existe automobilismo sem ser a F-1.

Airton
Airton
15 anos atrás

Esse post contrasta com aqueles em que se cobrava de Massa a maturidade de assumir os erros cometidos…

Quero ver, se ele errar de novo, se todos se lembrarão deste comentário, afinal, “vc é tão bom quanto seu último resultado.”

Mauro
Mauro
15 anos atrás

O Flávio não pode deixar de alfinetar o brasileirinho… apesar de sempre dizer que não tem nada contra o mesmo. Imagino como seria se tivesse.

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

O Barrichello sempre fez pose de coitado, de sofrido, de azarado. Nunca deu pra levar a sério a capacidade dele. Ele sempre fez comerciais onde se dava mal, de Shumacher, Diniz, e até um pirralho no videogame. Barrichello sempre quis ser vítima, e se deu mal com isso. Gerenciaram muito mal a imagem do Barrichello.

Piloto tem que ser competitivo com todos, sem essa de baixar cabeça para os que estão do lado. Abaixar a cabeça apenas para àqueles que já estão na história, como Prost, Senna, Piquet, etc.

E isso o Massa fez com sabedoria. Espero que ele escreva o nome dele na história como um verdadeiro campeão, e não apenas um “brasileirinho”, gente fina, porém todos gostam de fazer piada em cima.

Rafael Prete
Rafael Prete
15 anos atrás

Hill, gentleman como o pai. Mas deixa pra lá, o Flavio… talvez os problemas iG tenham migrado de casa. No Grande Prêmio, não consigo acessar as colunas Retrovisor. Tá dado o recado, abraço!

Vampiro
Vampiro
15 anos atrás

Putz, só pq o Flávio elogiou uma atitude de um piloto, não quer dizer q esteja diminuindo outro, ou ainda “sucumbindo” a alguém… menos, por favor….

Flavio
Flavio
15 anos atrás

Gomes,
Fala para o pessoal do site Grande Premio atualizar o link para o seu novo blog

Abraço

André Buriti
André Buriti
15 anos atrás

O marketing pessoal dele funciona, até anúncio de pneus ele já está fazendo.
Isso faz parte, comparar Massa com Senna ou Piquet é comparar bananas com maçãs, uma discussão estéril e inútil, cada um foi grande no seu tempo, a menos que fossem confrontados na mesma época com equipamentos competitivos e igual motivação aí teríamos um bom parâmetro.
Prefiro comparar Massa com seus pares atuais, Kimi, desmotivado mas talentoso, Hamilton, arrojado, impulsivo, e um tanto “verde” , Alonso brigando contra o próprio carro mostrando que ainda tem potencial, Kubica, diamante bruto sendo lapidado na pista, consciente da limitação de seu equipamento e fazendo o melhor que é capaz.
Cada ano é um ano, cada temporada uma temporada, os números as estatísicas apenas formalizam o QUE que o piloto fez, mas COMO fez é outra história que só quem acompanha a F1 sabe como foi.

Fernando - Recife
Fernando - Recife
15 anos atrás

Concordo com o Rafael, nao da comparar, toda a pressao que o Barrichelo enfretou apos a morte do Senna, e ai qdo, conseguiu guiar um carro realmente de ponta, tinha logo o Maior de todos no carro ao lado, é claro que talves ele tenha feito escolhas erradas, e com certeza falou muita M****. Eu acho o Massa um grande piloto, mas ainda vai crescer bastante, quem sabe com o titulo…

abs e parebens pela nova casa, esta arretada !

Max Mosley
Max Mosley
15 anos atrás

Não fez mais do que ser realista. A prioridade dele, por enquanto, é chegar à frente do companheiro e já campeão Kimi Raikkonen.

Z. F1 Clássica
Z. F1 Clássica
15 anos atrás

Humildade, frieza e regularidade q não tinha.
Parece ter aprendido com os MUITOS erros do início da temporada.
Está queimando minha língua.
Abraço ao Sr Flávio Gomes.

Gabriel
Gabriel
15 anos atrás

Humm,

Concordo que ele amadureceu muito este ano. Não é negligente como o Raikkonen, nem tem a soberba de Hamilton e Alonso.

Mas, em termos de talento e técnica, ainda prefiro aguardar um pouco mais p/ confirmar o progresso dele…

Mattos
Mattos
15 anos atrás

Rafael, o Rubinho teve o tempo dele e infelizmente não teve a oportunidade q o Massa tem agora. O adversário era o Schumacher… O Massa não tem nada a ver com isso e tem feito por merecer nossa torcida. Estou feliz de poder torcer novamente por um brasileiro q PODE vencer. Isso eu nunca tive do Rubinho. Apesar de sempre torcer por ele e gostar do cara, todos sabíamos q ele não venceria.
Sobre o Massa ter somente um adversário, não é grande novidade. O maior ídolo brasileiro da F1 sempre correu somente contra um adversário somente. E nem por isso deixa de ser considerando santo, mágico, etc, etc… Aliás, o Massa ser campeão contra o Kimi é um feito muito maior do q o Senna ser campeão sobre o Prost, guardadas as diferenças… O Prost não era tão bom quanto Senna, só era mais inteligente…

Rafael Aun
Rafael Aun
15 anos atrás

Será que dá para por margem na esquerda????

Tá muito colado e fica ruim de ler.

Abração

Maurício Carvalho / RJ
15 anos atrás

Massa demonstra mais maturidade, adotou o estilo Raikkonem de falar pouco e pilotar mais, parou de reclamar, e agora está na ponta da tabela.
Torço por ele, embora, goste do estilo caladão do Raikkonem, que é curto e grosso, e não está nem aí para fofocas da imprensa.

@lemao
@lemao
15 anos atrás

Melhorou bastante, lembro que depois de ganhar o GP Brasil ele gritava em frente a torcida “Eu sou iluminado!!!!!!”……

Gil de Ferran
Gil de Ferran
15 anos atrás

Concordo com o Rafael.

Massa mostrado ótimo desempenho nas últimas corridas, mas só assumiu a liderança do campeonato e venceu em Magny-Cours por causa da sorte, isto é, o problema no escapamento do Raikkonen. Ainda acho que o finlandês será o campeão…

Olvidar que Barrichello enfrentou Schumacher e a hierarquia existente na Ferrari não me parece correto. É cediço que isso ocorreu, porém, inexplicavelmente, alguns insistem em ignorar.

Basta lembrar a quantidade de problemas mecânicos e táticas equivocadas (até 3 paradas em circuito que todos fizeram 2) que o brasileiro enfrentava, enquanto o carro de Schumacher ficou 2 anos seguidos sem quebras (e quebrava muito pouco) e tinha táticas ótimas…

Aliás, o que Massa fez quando dividiu a equipe com Schumacher? Ganhou 2, sendo uma circunstancial (GP Brasil 2006).

Concordo que Rubinho falava (e fala) muita besteira, contudo, ele possui razão em protestar contra as condições que teve na Ferrari. E está longe de ser o piloto medíocre que os brasileiros dizem. Ou fazer pole e liderar corridas com Jordan e Stewart é pra qualquer um?

Rafa
Rafa
15 anos atrás

Afe!!! Piloto da moda? O cara bate o campeão do mundo em quase todos os treinos, está focado, sério, nada de badalações e ainda sabe se colocar no cenário da história do esporte. O RB tem seu valor ao meu ver, sim. Foi fundamental para a fila do Schummy. Mas dizer que o Massa é (só) sortudo pra mim é demais.

Paulo
Paulo
15 anos atrás

Ao Rafael
Gosto do Rubinho, acho um baita piloto, mas as declarações dele são equivocadas, não é uma questão de moda… Agora quanto ao Massa ter somente um adversário ( que pelo que voce falou deve ser o Raikonem na sua opinião) o Rubinho também só tinha um adversário… e não conseguia andar na frente quase nunca, tanto que voce colocou todas….

Aldo Barbosa Messias
Aldo Barbosa Messias
15 anos atrás

Olá Flávio.
Após muito tempo volto a postar em seu blog.
Bem, respeito sua opinião a respeito do assunto citado acima, mas deixo um comentário meu a respeito sobre o que disse a respeito do Barrichello. A circustância em que o Rubens disse a frase foi totalmente diferente da situação em que o Felipe.
Será que se o Massa passasse pelas mesmas situações que o Rubens passou ele diria o mesmo?
Pois bem algumas dessas situações o Rubens passou por culpa dele, mas em sua grande maioria, ( e você sabe disso acredito eu) que o Rubens foi realmente prejudicado em muito na sua carreira por escolhas erradas dele mesmo e em muitas situações tendo que provar para alguns que era capaz, sendo que a grande maioria dos jornalistas eram de nosso país…
Espero que um dia os jornalistas ( os mesmos que zombam do Rubens) tenham ao menos um pouco de respeito com ele ao falar da carreira que se não foi maravilhosa, ao menos teve o prazer de nos dar algumas alegrias.
Um grande abraço Flávio e parabéns pelos seus textos.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Foi elegante depois de ganhar a corrida. Na classificação, sábado, disse que não fez a pole pois tinha espirrado no elevador e estava com dor no pescoço por isso… espirrou de mau-jeito (é assim que escreve isso?).

Marcel Pilatti
Marcel Pilatti
15 anos atrás

Admito que por essa eu não esperava. Lembro do Massa chegando na F1, e lho perguntaram: “por quem você torcia, Senna ou Piquet?” – “Nehum dos dois”.

E depois, ele falando, a cada 4 frases, 5 vezes que Schumacher era o melhor piloto. Claro, contratinho com a Ferrari…

Ele não é melhor que o Barrichello. Mas a assessoria de imprensa dele dá de 110 a 0.

http://f1critics.blogspot.com/

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Respeito a opinião do Flávio.

Mas nesse caso, acho que a comparação Barrichello x Massa é totalmente invalida. São momentos distintos, sentimentos distintos, casos distintos,…

Pra mim é apenas uma tentativa de querer manchar a imagem de um piloto em detrimento do outro.

Acaba parecendo que voce foi recém-contratado pela Globo, no qual voce tem que falar que o cara é foda porque é Brasil il il il na pista… e depois ter que arrumar desculpas pelas cagadas que ele faz na pista do tipo “Ah ele é tão arrojado e competente que acabou rodando na brita na Malasia”

O Massa não fez o certo nessa declaração e sim o lógico. Pois se ele se comparar aos 3 campeões, das duas coisas uma iria acontecer:

1 – Ou ele estaria correndo sob efeito de drogas pesadissimas

2 – Ou ele alimentaria ainda mais essa coisa sensacionalista, bairrista e babaca de Brasil il il il il…

TULYO CRUZ
TULYO CRUZ
15 anos atrás

Gomes, sei que voce não gosta que se escreva assim, mas “O MASSA ESTA ENTRANDO (prá mim já esta)PARA O ROLL DOS GRANDES BRASILEIROS”

Manoel de Tefé
Manoel de Tefé
15 anos atrás

Caro Rafael, pensei que o piloto da moda fosse o Kubica, não o Massa. E o post é sobre o comportamento do piloto, ninguém está questinondo as boas atuações de Barrichello…

De fato, o Massa mudou bastante, nem de longe lembra aquele baixinho chato que reclamava de tudo e apresentava resultados medianos nas pistas.

E o Damon Hill foi o último cavalheiro da F1

Lauro
Lauro
15 anos atrás

Só uma coisa. Nos tempos da Ferrari o Rubens também corria apenas contra o Schumacher e mesmo assim houve campeonatos que chegou em terceiro, quarto e até quinto lugar.

Larissa
15 anos atrás

Que Massa só tem um adversário nessa temporada como disse Rafael aí embaixo, é ruim de acreditar, hein! Massa fez algo muito difícil hoje em dia na F1, ele recuperou pontos, recuperou sua imagem arranhada do início do ano e está mais cotado do que nuncar para ser campeão de verdade. E isso não é ufanismo.

Se você entrar em qualquer site estrangeiro, lá estará um colunista elogiando Massa por essa virada de mesa que ele fez. Muitos deles o criticaram no início da temporada, com razão, mase foram sinceros o suficiente para voltar atrás e reavaliar.

Fazer ultrapassagens, conquistar poles e vencer algumas corridas é difícil na F1. Mas ser considerado e respeitado por seus atos e declarações talvez seja um pouquinho mais complicado.