bullitt

SÃO PAULO (não podem reclamar) – Acho que nos primórdios do blog este vídeo já foi postado. É a maior perseguição da história do cinema, em “Bullitt”. Quem sugeriu foi a blogueira Lena Freire, que acha Steve McQueen “um gatão”.

Sendo assim, vale como “Cars & Boys”, série claudicante por absoluta falta de material.

Mas a perseguição é duca.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Belair
Belair
15 anos atrás

Essa deixa p/ o nosso Ingmar…

Lena
Lena
15 anos atrás

Oi Belair,
Não esquece da Liv Ullmann rsrsrs

Diogo Garcia
Diogo Garcia
15 anos atrás

Tem uma rua chamada “Mansell” no filme!!!
:-)

Diogo Garcia
Diogo Garcia
15 anos atrás

A placa com o nome “Mansell” aparece aos 05:20 do video!

Belair
Belair
15 anos atrás

VALEU , Lena. Adorei rever e recomendo para quem não viu.Não tem os maravilhosos roncos de Bullit, mas acho que ainda vale a pena. Mesmo que seja para (re)ver os anos 70. Aliás, até aparece um Mustang 65, muito rapidamente.
Mais uma vez obrigado,Lena.
P.S : Olha só o que a passagem do tempo provoca : já estou achando a Jill Ireland até…mais ou menos.
Abração.

Lena
Lena
15 anos atrás

Oi Belair,
A fita em VHS tem no Mercado Livre. Achei o vídeo da perseguição no YouTube. Dá uma olhada:http://www.youtube.com/watch?v=FpT3VY8zlmk

Quanto a ser bom, sou suspeita, pois adoro cinema, principalmente filmes antigos, e gostava do Charles Bronson.

Abraços

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

A Ford lançou um Mustang Bullit, bem bacana, cor verde escuro, rodas a lá anos 70 (finalmente, ficaram lindas),e escape dimensionado para ter o mesmo ronco do filme…
No Best Cars tem matéria sobre ele, acho que de novembro. O bacana é que não ficou com cara de tunningue como a maioria das versões especias do Mustang atual, ficou bem sóbrio e é uma boa homenagem ao filme. Nota ruim só para o painel com alumínio.

Mário Buzian
15 anos atrás

Amigos,

Desse filme já li praticamente tudo o que foi publicado,pois além de muito interesse no assunto,bastante material me foi enviado (sou tradutor nas horas vagas),portanto algumas respostas a mais algumas dúvidas:
-Realmete o Charger derrapa violentamente em uma curva,e bate não só no carro estacionado,mas também destrói a câmera que estava fazendo a tomada naquele
exato momento (se vc. colocar quadro-a-quadro,vai ver perfeitamente o corte no momento do impacto);
-O Fusca verde aparece várias vezes por conta das diferentes tomadas de câmera,todas colocadas para tentar captar ao máximo as “voadas” nas ruas de Frisco;
-Como já disse,os Stang,com motor 390 e caixa T10 B & W de 4 marchas,tiveram suspensão dianteira e traseira totalmente reforçada,escape preparado,rodas Torque-Thrust,volante esportivo,entre outras bossas,por exigência da produção e com a assistência pessoal do McQueen,enquanto os Charger R/T tinham motor 440 big block e transmissão TorqueFlite,automática,e eram 100% originais de fábrica,inclusive as calotas (que foram repostas a cada tomada,porisso se contam 5 voando pelas ruas de Frisco) ;
-O início da cena se dá num lava-rápido,onde hoje existe um estacionamento de um supermercado;
-O final da perseguição não era para ser como o que foi filmado,pois a primeira idéia foi a de continuar a perseguição pela Golden Gate Bridge,e o Charger seria arremessado de lá,mas a Prefeitura de SF não permitiu,então foi criado um posto de gasolina cenográfico,e o Charger foi lançado por um cabo de aço a 30 milhas por hora,chocando-se com uma pilha de tambores recheados de querosene,com explosivo,que acabou gerando o efeito de explosão;
-O Stang derrapou da pista e quase caiu na vala,mas não era para ser assim,pois a idéia era a de que Bullitt saísse ileso e com o carro perfeito,mas como não deu certo,deixaram assim mesmo;
Todas essas informações eu coletei em sites e revistas especializadas sobre o assunto,e a maioria esmagadora foi praticamente unânime em afirmar a superioridade do Charger na perseguição (chegaram inclusive a pensar em usa-lo como o carro de Bullitt,mas a Chrysler não topou o merchandising)
Detalhe final:todos os carros foram devidamente adquiridos pela empresa produtora do filme,mas somente dois foram registrados e documentados em SF,os outros dois clones só levavam as placas dos seus irmãos gêmeos.
Grande abraço a todos !!!!!

Belair
Belair
15 anos atrás

Olá Lena,
Obrigado pelo retorno. O nome Cold Sweat é bem “Bronsoniano”, provavelmente é isso mesmo,pois a produção devia ser dele tambem. Mas o véio aqui não se lembra.
O que eu lembro é que fui ao cinema uma segunda vez, só para ver a “descida da serra”. Dá p/ conseguir essa fita em algum lugar? Voce confirma que é “bão”, ou eu estou enganado ?

Lena
Lena
15 anos atrás

Olá Belair,
Acho que você está se referindo a “Cold Sweat”. Filme de 1970.

R.Lorencini
R.Lorencini
15 anos atrás

Quanto à edição, sim, tem boas falhas… o fusca aparecendo várias vezes que o diga. No entanto, os ‘protagonistas’ e as cenas de SF dos anos 60 mais que compensam. Gosto mais do Charger, e principalmente da habilidade do condutor em ‘navegá-lo’. No DVD mostra a porrada do mesmo, num Ford 56 se não me engano. Bela panca.

eduardo tomitão
eduardo tomitão
15 anos atrás

Putz, a do Ronin (http://br.youtube.com/watch?v=K1e7djNVipc) é bem melhor

Belair
Belair
15 anos atrás

Já que é esse o assunto ; alguem aí assistiu no início dos anos 70 um filme estrelado por Charles Bronson e sua inseparável mulher Jill Ireland, que foi rodado na Europa e tem uma sequencia onde Bronson dirige(?) um Opel Rekord vermelho (nosso Opala) numa estradinha típicamente européia ? A sequencia tambem é muito boa e vale a pena . Ou será que foi apenas meu entusiasmo juvenil ? Alguem aí viu ? Lembra ?

Eric
Eric
15 anos atrás

Como o Matues disse aí,Operação França com Gene Hackmann é muito bom tbém.
Quanto ao Bullit,repare nas cenas finais o paralama do Charger amassado….
Em uma das primeiras curvas a direita,ele bate no carro camera parado e fica com o paralama marcado.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
15 anos atrás

Não fosse pelo ronco dos motores eu tinha dormido. Algumas perguntas?

Quantas tomadas diferentes fizeram para a cena do fusca?
O Mansell mora em SF?
Não tinha bondinho em SF naquela época?
Pq não mostraram nenhuma tomada dos velocímetros subindo de velocidade?
Pq não mostraram nenhuma troca de marcha?
Pq o cara gosta sempre de bater na lateral do carro? (se desse uma porrada do canto da traseira aquele Dodge iria estar rodando até hj)
Pq o Steve foi para o lado do Dodge bem quando o cara estava com a arma apontada para ele?
Pq teve uma explosão bem distante do acidente?
E por fim, pq o diretor não cortou a cena que aparece o neguinho em chamas?

Afff … sou mais o 60 segundos!

Joe
Joe
15 anos atrás

Já tinha assistido este filme só porque tinham falado dessa perseguição, mas me decepcionei. Não tem nada tão fabuloso assim, além do Mustangão 8 canecos.

As perseguições da série Bourne são bem melhores que esta, apesar de ser com as caixinhas de fósforo que o FG gosta.

Carlão
Carlão
15 anos atrás

Magnifico, simplesmente. O ronco dos motores é de arrepiar. Qto à questão dos cars e boys, as meninas que se manifestem.

Thiago Pereira
Thiago Pereira
15 anos atrás

Este é mais um DVD que eu tenho que comprar. Recentemente comprei “As 24 Horas de Le Mans” também com o Steve McQueen (estava de barbada em um balaio no super mercado). Ainda me falta “The Italian Job” também…

drews
drews
15 anos atrás

Em uma entrevista perguntaram ao McQueen se ele não achava arriscado dirigir ele mesmo em uma seqüência como essa. A resposta: que outra chance eu tenho de dirigir pelas ruas de SF a 100 MPH?, ou algo parecido…

Reinaldo Silveira
15 anos atrás

Ao Zampa,
o Stang é na verdade um GT 390, não 302. Mesmo assim, não dá para compará-lo ao 440 Magnun do R/T.
Abraços.

Eduardo - DF
Eduardo - DF
15 anos atrás

Como eles gostam de Fuscas verdes por lá…

Tex
Tex
15 anos atrás

Flavio, acho que vai gostar mais desta perseguição con Lada (Fiat 124..) indestrutivel (ou quase..)!!!

http://youtube.com/watch?v=XVs5rVf8hB0&feature=related

Zampa
Zampa
15 anos atrás

Dizer que “sou mais oCharger”comparando a um Mustang 302 FASTBACH? o CARA DEVE ESTAR DE PORRE OU NÃO TER VERGONHA NA CARA…

Mário Buzian
15 anos atrás

Esse é o mais clássico filme,e na minha opinião,uma das cinco elhores perseguições do cinema mundial.Algumas curiosidades:
-Apesar d McQuen guiar o Stang Fastback por um bom tempo,em algumas cenas não é ele quem faz as tomadas…Como saber disso ?? Basta notar no retrovisor interno,quando ele está virado pra fora era o dublê;
-Foram necessárias várias paradas nas seu~encias,especialmente quando os carros descem o “carrossel” das ruas de Frisco,pois o Stang quase sempre quebrava a suspensão dianteira nas pancadas;
-O Ford era totdo reforçado,e feito com os acessórios sugeridos pessoalmente pelo McQueen;
-Foram usdos dois Stangs e dois Chargers,sendo que os Dodge foram destuídos or completo;reza a lenda que o Stang sobrevivente foi leiloado pelo estúdio após o fim das filmagens,foi para o Havaí,e nunca mais localizado;
Por conta desse (e de muitos outros filmes) os Dodge sempre foram considerados os carros da bandidagem.
A boa notícia : um grande amigo acabou de realizar o seu sonho,comprou um Charger 68,exatamente igual ao do filme,e vai pintá-lo de preto…Deve chegar aqui até fins de Julho,pra fazer par com um Fastback 68 de outro amigo nosso…
As ruas de Sampa vão ficar pequenas pra tanto carro…

Mateus da Silva Barr
Mateus da Silva Barr
15 anos atrás

Na minha opinião, a melhor perseguição da história do cinema é a de ”Operação França”, na qual Popeye Doyle, de carro, persegue um dos criminosos da quadrilha francesa, que está no metrô. Essa sim, foi a mais difícil, por que foi feita no centro de Nova York. Você poderia colocar essa perseguição neste blog, já que tem um vídeo no YouTube com a sequência.

Luciano
Luciano
15 anos atrás

a perseguição foi filmada na cidade de São Francisco mesmo. Aparecem 02 vezes (ou mais) : O Fusca verde, o Pontiac branco e ainda, podem contar, são cinco calotas “desprendidas” pelo Charger.

Eric
Eric
15 anos atrás

O Duble do McQueen foi Bud Ekins,o mesmo que pulou uma cerca de moto em The Grand Escape em 1963.Era Steve McQueen também o astro principal.

Conde
Conde
15 anos atrás

No filme Ronin tudo foi feito com efeitos especiais . Assisti na Sky um Make-Of que mostrava tudo . O bacana é que os verdadeiros pilotps iam duiando lá de trás dos carros . Tinha um cookpit completo depois do porta malas . E mesmo os atores lá na frente se borravam todos . É só ver a cara e os movimentos do De Niro . É um filme para ter na estante . Abraços

Duca
Duca
15 anos atrás

Duca mesmo!
FG,
Uma sugestão de video cars & girls:
Sheryl Crow – Steve McQueen
http://www.youtube.com/watch?v=233o3DL1DwE

Romeu
Romeu
15 anos atrás

Amais classica e famosa perseguição cinematografica.
McQueen dá um show.
E o melhor visual com Bel Airs, Cadillacs, Fords, Dodges, etc dos anos 50 e 60.
Alem de Fuscas e Kombis, claro.

Fernando Assis
15 anos atrás

Legal ver o Steve fazendo marcha à “espanhola”…
Muito legal este vídeo…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Devagar se vai ao longe! Viram como eles correm, correm, correm, e o Fusquinha verde tá sempre na frente?

Falando sério, agora, show de bola! E as debreadas nas trocas de marcha?

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
15 anos atrás

Sou mais o Charger !!

LBM
LBM
15 anos atrás

nos 5:20 tem uma rua chamada MANSELL.

Gustavo Millemiglia
Gustavo Millemiglia
15 anos atrás

Bela sequência, e Steve parece que dispensou dublê na filmagem. Até por isso é possível perceber que o piloto do Charger é profissional, fazendo-o derrapar antes da tangência das curvas, enquanto as saídas de traseira do mustang são por excesso na saída da curva, manobra bem mais fácil e com menos plasticidade.

Jackie
Jackie
15 anos atrás

A perseguição é o maximo !!
O ator um charme !!
Só que o mais bacana do filme é a quantidade de Fuscas e algumas kombis que aparecem…

Eric
Eric
15 anos atrás

Espetacular….sem computação gráfica.
Mustang X Charger.Os dois com V8 graaaaaaandes.Não esses 302 ou 318….
Clássico para sempre.

Rodrigo Kenobi
Rodrigo Kenobi
15 anos atrás

Essa cena é sensacional, especialmente se considerarmos que é um filme da década de 60. Tem as suas falhas? Claro. Aquela do fusquinha verde aparecendo várias vezes é bem conhecida. Mas é hollywood da melhor qualidade. E o Mustang do McQueen é demais ;-)

A cena do Ronin que falaram aí embaixo é boa pra kct também.

jovino
jovino
15 anos atrás

Tenho este filme e já o vi várias vezes. Agora, para quem quiser adquirir, até a pouco tempo a Livraria Cultura o tinha, como também, 24 horas de Le mans. Se não me engano, a perseguição é na cidade de São Francisco, com muitas descidas e subidas. Jovino

Chico
Chico
15 anos atrás

Eu ainda prefiro a do Ronin, sem efeitos especiais.

http://youtube.com/watch?v=K1e7djNVipc