gávea, 1934-35
SÃO PAULO (inestimável) – Não dá para calcular o valor do trabalho de restauração de filmes que o Nelson Pasini vem fazendo, deixando-os disponíveis na internet. O mais recente mostra as corridas da Gávea de 1934 e 1935. Na última, a trágica morte de Irineu Corrêa.
São imagens inacreditáveis, de altíssima qualidade. Só vendo.
Se o player pifar, o que ocorre de vez em quando, clique aqui.
Amigos para não empatar este Blig do Gomes, segue o meu e-mail que prometo respoderei a todos. Agradeço a todos e em especial ao FG pelos quase 100 mil acessos aos filmes da Gávea. e-mail: [email protected].
Um abraço.
Nelson Pasini
Sensacional e Parabéns.
É através da boa vontade de pessoas como o Pasini, que podemos ver a história do automobilismoa neste pais e as cenas maravilhosas desses malucos por corridas.
E como tinha gent hein!!!
Anselmo / SBC
Nelson Pasini
Mais uma vez meus parabéns por mais esse seu trabalho e valor de sua obra.
Olha, se tiver tempo, disposição e tiver vontade vou deixar o endereço do André Queiróz: http://www.pianews.net
Você não imagina a quantidade de filmes que ele tem de nosso automobilismo, porém anda sem saco de recuperá-los.
Caso você ache que é uma boa e como estou dando a sugestão, te pediria em retribuição que começasse pelos 1000 Kms da Guanabara 1969.
Nesta corrida teve uma quantidade enorme de carros, alguns bem interessantes como: Alfa P-33, GT 40, Lola T-70 Mk III, Fitti-Fusca com 2 motores, AC, Elgar, Geraldes Especial, Patinho Feio, Alfas GTA, etc.
Infelizmente possuo apenas as fotos.
Creio que a turma iria gostar de ver o Moco dando show com a P-33.
Fica a sugestão.
Arquibancadas em meados da década de 1930… a CBA devia ver esses vídeos e ter vergonha de suas corridas de Matchbox…
Nossa, essas imagens são incríveis!
Parabéns ao Nelson Pasini! Muito legal o trabalho dele!
Belas lembranças… Duro é constatar que na época a poluição daqueles canais já era um horror! Setenta anos depois ainda sonham em limpar a baia de Guanabara, o rio Tietê, etc, etc. Esquece….
Que maravilhosa homenagem – excelente trabalho! Irineu Corrêa não apenas foi (provavelmente) o primeiro brasileiro a vencer uma prova de automobilismo no exterior – ele também muito ajudou o esporte fora das pistas, pois sua participação na fundação do Automóvel Clube do Brasil foi fundamental.
Uma pequena correção às palavras do amigo Alcindo: na verdade Dário não era parte do nome nome de Irineu Corrêa, mas sim um apelido dado por sua família. Seu nome completo era Irineu Meyer Corrêa da Silva.
Abraços a todos,
Sal
Roberto Marinho correu no Circuito da Gávea sim.
E o que sobrou desses carrs está contado em etales no livro “Circuito da Gávea”, do Paulo Scali.
Um dos carros, uma Maserati 4 CLT, eu tive o prazer de ver no Museu do Automobilismo Brasileiro, do Paulo Trevisan,e Passo Fundo, RS.
O resto está em mãos de colecionadores, a maioria na Europa.
Linda e ao mesmo tempo triste materia, que nos relata o grande feito e a grande tragedia que envolveu o petropolitano Irineu Dario Mayer Correa da Silva, o precurssor do automobilismo de competição em Petrópolis, como eu, muitos de nossa geração cresceram ouvindo falar dos feitos do Irineu, eu pessoalmente adorava ouvir de seus familiares, donos de uma casa do roupas ‘Correa e Filho’ os feitos nos estados Unic]dos e no circuito da gavea. Segundo reza a lenda ele havia descoberto um sistema de arrefecimnento que lhe dava excelente performance de seu carro. Tambem se contava que ele teria dito que ganharia ou morreria na prova de 1935.Quando falo em precursor deve se ao fato de ser hoje petrópolis a cidade que proporcionalmente mais trabalha com o automobilismo de competição no Brasil, tendo varias equipe de automovel (em especial stock car), kart e ralie. Parabens pela divulgação
Fantástico !!!!!
Comovente ver a entrevista do Vencedor argentino e, no final, não segurando a emoção, chorar de tristeza e, ainda por cima, os cumprimentos do repórter ao argentino.
Fantásticas as imagens. Esse tipo de material é aquele que queremos ver sendo comerializado.
Coincidência: ontem conversando sobre carros e pilotos, uma pessoa que trabalha comigo falou que era o avô, Irineu Corrêa, tinha sido piloto. Imediatamente associei o nome ao Circuito da Gávea, mas não sabia bem o porquê.
Imagens históricas e emocionantes. Como disse o Gomes, inestimáveis.
Por isso adoro a tecnologia – parabéns pela restauração – espero que tenha mais no arquivo
Meu pai viu o acidente com o Irineu Corrêa.
Fantastico!
Uma grata surpresa ,nunca poderia imaginar em ver hoje um filme da decada de 30 brasileiro.
Ver um Auto Union pilotado pelo Stuck é maravilhoso !
Parabéns pelo trabalho de restauraçao, é realmente incrivel poder ver imagens como essas.
caro fg
estas imagens e as do circuito da gavea passada a algumas semanas atraz e de grande valor historico parabens aos restauradores haja visto o carater idealista do executor,demonstra uma preocupacao em resgatar um passado que nos nunca iriamos pensar em ver um dia em alguma tela
em tempo,me comentaram que o sr roberto marinho disputava o circuito da gavea etc como piloto de competicao,vc tem conhecimento
jc sete lagoas
A pergunta que vale 1 milhão: Por onde será que andam esses carros?
A comoção foi geral pois o Irineu Corrêa fora vencedor em 1934 e era franco favorito para 1935.
Imagens incríveis hein!
Me dá calafrios sempre que vejo essas baratas sem santo-antônio.
Fantástico, que trabalho de restauro da memória do automobilismo brasileiro. A cada vez que vejo algo do Circito da Gávea, lamento a %!@$&@#que diversos (Des)governos fizeram com esta área. Estamos a uns 40 anos sem Governo decente no Rio.
Já falei isto, mas repito, passei pelo Circuito em 69, na época era possível passar, que visual, que curvas, que lugar. Hoje tudo deteriorado, abandonado, em suma um lixo.
Abraços
É, realmente imagens incríveis.
Eu assisti com meu pai 2 ou 3 edições do circuito da Gávea no início da década de 50. A emoção da passagem de cada carro era enorme apesar de eu nunca ter ficado no trampolim do diabo. O povo ficava na rua. Nós eramos os guard rails.
Vendo estes filmes me lembrei também das corridas de Petrópolis muitos anos depois. O que me fez lembrar foi justamente o fato de que o povo também ficava na rua e às vezes no meio da rua para ver qual carro vinha vindo.
Bons tempos? Não sei, para a gente que gosta de corridas e de disputas esportivas, mudam as regras, evoluem os carros mas o prazer de ver alguém andando no limite continua o mesmo.
Obrigado pelo filme.
Depois louco sou eu….
Show de imagens,da época que não se tinha medo e nem preocupação com segurança.