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Tarumã, 30 de maio de 1971. Foto enviada por Paulo Tohmé.

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Claudio
Claudio
15 anos atrás

O Berta Tornado e a Lola do Avallone
bem como a prova ser do Torneio SUDAM e em Tarumã os amigos já mataram. Agora com relação ao preconceito sobre pilotos ricos ou pobres vale lembra que por exemplo Jochen Rindt não rico e sim muiiiito rico e isso não foi impeditivo para que fosse um piloto excepecional.
Piquet tinha uma familia com posses, mas como corria escondido tinha o apelido de “miséria”. O falecido Jean Louis Ricci, filho da Nina Ricci correu em Le Mans muito bem e o Paul Newman também não está na relação do “Bolsa-Familia” e sempre acelerou legal. Preconceito é uma coisa lamentável sob qualquer aspecto. O esporte possui em todas modalidades pessoas de todas as classes e isso aliado a emoção que ele proporciona são dois dos ingredientes que fazem as empresas por ele se interessarem em patrocinar.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

O que aconteceu com o automobilismo, como alguém aí perguntou, foi o excesso de regulamentos e a cartelização das categorias. Ficou tudo pasteurizado, insonso. Me parece que parte daquele antigo espírito meio amador está sendo resgarado com a GT3, pena que só para amadores bilionários, ao contrário de antigamente, quando muitos pilotos eram também mecanicos e criavam suas próprias trapizongas.

Belair
Belair
15 anos atrás

Palavras do grande mestre Joaquim:
– “ô memória ruim,sô…”
Piada do século. Estou rindo até agora. Memória ruim ? ha,ha,ha.

Luca Bastos
Luca Bastos
15 anos atrás

Recado para o Antônio José mas sem querer polemizar

Como disse na minha mensagem com final brincando com o Nelsinho, o Nelsão foi um dos meus maiores ídolos no automobilismo. Talvez até por ter sido amigo de alguém da família, acompanhei sua carreira desde o comecinho e assisti a um monte de provas antes dele ir para a Europa.

É exatamente este monte de provas no Brasil de categorias de fórmulas que sinto falta para formar novos pilotos por aqui.

jovino
jovino
15 anos atrás

Lucas Bastos, vamos dar tempo ao tempo, pois o Nelsinho deve continuar na formula 1, apesar de tanta torcida contra. Repare que o Flavio Briatori mandou o Lucas di Graci voltar para a GP 2, pois ele sabe muito bem através até da experiência de manter um piloto parado por 1 ano, não ser nada inteligente, vide o Kovalaine, que só testou durante um ano e teve um início de temporada bem ruim. Acredito que o Nelsinho deve melhorar sua performance muito a partir da próxima corrida, onde andará em circuitos que ele conhece bem, isto, se o carro ruim que eles têm, ajudar.
Quanto a ser filhinho de papai, o que tem de mal nisto, o contrário sim, e se você for ver muitos pilotos com muito mais dinheiro que o Nelson Pai, como por exemplo, o Xandinho Negrão, não conseguiu nada e está se transformando em piloto de corridas de longa duração. Então, o buraco é bem mais embaixo e como disse a Alexandra Alves, se você analisar o início da carreira do Piquet Pai, só no ano seguinte a sua estréia ele conseguiu bons resultados.
Jovino

Leandro Sanco
Leandro Sanco
15 anos atrás

Olá pessoal.
Essa foto é da saída da curva do Laço. Não dá pra dizer que havia pouca gente naquele local, pois a curva do Laço (a curva de mais baixa velocidade do circuito) nunca conseguiu comportar muito público. Infelizmente hoje já não é mais possível acessar aquele local e assistir as provas. Isso foi feito para que a área de escape entre as curvas 2 e 3 fosse aumentada. Desta forma a via de acesso acabou sendo aterrado e hoje, quando há provas como Truck e Stock o público se aperta do jeito que dá na reta e no miolo. Uma pena. Assisti muitas provas na curva do Laço. Freada forte e saída de muita aceleração despencando em direção ao Tala…

Se vocês gostaram dessa, visitem o Blog que lá vão encontrar muitas fotos de Tarumã. Há também um post sobre o acidente do Salvatti, caso alguém queira saber mais a respeito.

Abraço a todos.
Leandro Sanco – Porto Alegre

Antonio Jose
Antonio Jose
15 anos atrás

Recado para o Luca Bastos: – O Nelsão faz das suas, tem um genio forte, mas, não fale asim dele não, o cara te deu três títulos mundiais de F1, sem falar nas outras categorias.

joaquim
joaquim
15 anos atrás

Alvaro Ferreira e Jonni´O,

Vocês têm razão, Berta-Tornado.
Ô memória ruim, sô…

Abs.

Kmaratta
Kmaratta
15 anos atrás

Mauro, saída do Laço em direção ao Tala. Alí no Laço, já teve piloto desclassificado por usar ferramenta emprestada pelo público prá consertar o carro.
“A regra é clara…”

Jonny'O
15 anos atrás

Permita-me Mestre Joca,

O Alvaro Ferreira tem razão o carro # 4 é um Berta-Tornado do Ternengo ,este ainda um Prototipo Berta com motor dianteiro 6 cilindros em linha.

Rubem Afonso o segundo colocado usou numeral 55 em seu Vounta-Tornado ,um prototipo que já usava motor traseiro.

Grande abraço!

Luca Bastos
Luca Bastos
15 anos atrás

Fantástica a memória daqueles que reconhecem tudo neste blog!

Muitos perguntaram sobre como anda o automobilismo brasileiro já lamentando e nisto concordo plenamente.

Mas pergunto também: onde anda o kartismo brasileiro?

Ainda há algum garoto que faz como o Senna fazia de sair lá de Santana TODOS os dias, com Sol ou Chuva e ir treinar de kart em Interlagos?

Como a gente pode lamentar não haver mais as categorias básicas de fórmula como havia antes se nem Kart existe mais?

Sei lá de quem é a culpa e se o presidente da Confederação é o responsável. Mas que deste jeito a gente só vai ter piloto novo brasileiro na Fi se for do tipo Nelsinho Riquinho Filinho de Papai Mascaradinho Piquet.

Desculpem o desabafo e a brincadeira com o filho de um dos meus maiores ídolos.

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

Felizes eram aqueles que tiveram o prazer de assistir esses espetáculos…

Tatú
Tatú
15 anos atrás

Esses guard-rails altos eram um perigo. O Giovanni Salvatti morreu ao enfiar seu F2 no guard-rail curva 1 desse mesmo autódromo, depois de uma tentativa infrutífera de ultrapassar o Wilsinho Fittipaldi e uma freada desastrosa, logo após a largada e no mesmo ano de 1971. Mesma coisa aconteceu com o Koinigg em Watkins Glen 74, com o Clay Regazzoni em Mõnaco 69 ( também com um F2 ) e com John Love em Kyalami, numa prova de F1 de uma categoria sul-africana, em 71 ou 72. Por sorte esses dois últimos sairam ilesos

Dú
15 anos atrás

Seria ali a curva Salvatti? FG, o Paulo Tohmé deve ter “as fotos”!

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
15 anos atrás

Deva ter sido alguma prova disputada entre argentinos e brasileiros já que corriam lá e cá (Tarumã, LasFlores, Buenos Aires, La Plata, etc.), este da frente é o Jorge Recalde??

bruno mantovani
bruno mantovani
15 anos atrás

se falassem q era le mans, eu acreditaria…

marcio riva dos sant
marcio riva dos sant
15 anos atrás

O que aconteceu com o automobilismo brasileiro? Pelas fotos do passado parecia ser tão promissor, pelo menos deveria ser melhor do que hoje só com a stock car e formula truck, estas duas atrocidades.

SPEED 13 - Oscar
SPEED 13 - Oscar
15 anos atrás

Fábio,

Parece um fórmula speed…!!! ahahaha

Falando nisso tem corrida neste sábado no kartódromo de Interlagos se puder manda um post nosso…

Muito obrigado,
Oscar Pereira

jovino
jovino
15 anos atrás

A do funda é a Lola T70 do Avalone, talvez disputando a copa brasil. Jovino

tiozinho
tiozinho
15 anos atrás

pouca gente nas arquibancadas….

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu acho que esse protótipo a frente era argentino,talvez Berta,com motor dianteiro.
Atrás,Lola T70,poderia ser a do Avallone???

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
15 anos atrás

Grande Prêmio Internacional de Tarumã. Na foto, em primeiro plano, o Berta Tornado com motor dianteiro de Jorge Juan Ternengo; atrás a Lola T70 MKlllB de Antônio Carlos Avallone.

João
João
15 anos atrás

Ok, essa doeu.
Literalmente, bons tempos que (parece que) não voltam mais.

Mauro
Mauro
15 anos atrás

Que maravilha! Se eu não me engano, é na saí da curva 2 e entrada da curva 3, indo para freada da curva do laço. E o pessoal de hoje fala que Tarumã não tem área de escape. Olha o que era antes! HEHEHEHEHEHE

Abraço a todos.

joaquim
joaquim
15 anos atrás

Tarumã, 1971, 1a. etapa do Torneio Codasur, uma tentativa de se fazer entre brasileiros e argentinos um Campeonato Sul Americano de Protótipos ou Marcas.
Na frente #4 o Vounta-Tornado de Rubem Alonso, 2o. lugar na geral após duas baterias, atrás de José Renato Catapani e a Lolinha T-210 da equipe Greco.
Atrás, a Lola T-70 MK3B de Antonio Carlos Avallone, sétimo colocado na geral.

Dú
15 anos atrás

A Shell, a da Concha, que abastecia e tinha a maior distribuição. A STP, que fugiu do mercado, a Souza Cruz, que insere no mercado um nicho, ilusório! O Sr. Orlando Silva, não o cantor, nem sabe o MINISTRO, quantas pessoas vivem do Esporte à Motor no Brasil. Orlando Silva, Taubaté? Orlando Silva, by marta São Bernardo do Campo? FG., a quantas andam a promiscuidade do cenário. O site da fasp, entidade mór, está mais desatualizado que o da cbm.