o mundo não é a F-1

SÃO PAULO (com visitas) – Tenho lido alguns artigos aqui e ali de gente indignada com a permanência de Max Mosley à frente da FIA. Fazem uma defesa incondicional dos valores morais, mencionam a contrariedade de Bernie Ecclestone, demonstram indignação com o peso dos votos da Assembléia Geral, na qual a Macedônia tem a mesma importância que a Itália, e se alinham aos anseios das montadoras, loucas para assumir o controle da F-1.

Antes de mais nada, e é bom que se diga, a FIA não existe para cuidar da F-1. Suas atribuições vão muito além das corridas de 20 carrinhos que enchem as burras de meia-dúzia de espertalhões. Observar o caso de Mosley sob a ótica exclusiva da F-1 é de uma estreiteza ímpar. É achar que a F-1 é o centro do universo.

Não é. E é por isso que o voto da Macedônia vale o mesmo que o da Itália. Porque a Macedônia pode não ter a Ferrari, mas tem estradas e automóveis rodando — como a Itália.

A Assembléia Geral da FIA não é a Comissão de F-1, ou o Conselho Mundial, que só se preocupa com corridas. Por isso que os chiliques das montadoras não tiveram eco na votação. Afinal, são quantas mesmo as que se colocaram claramente contra o espevitado presidente? Mercedes, Honda, Toyota e BMW? Mais Ferrari e Renault, que vez por outra manifestam uma ou outra restrição aos métodos da FIA?

Diante de uma massa de centenas de clubes, confederações, federações e associações que formam a base da FIA, cinco ou seis fábricas de carros não apitam nada. Por isso até me espanta saber que tem gente que ainda acha que elas, essas cinco ou seis, são capazes de derrubar quem quer que seja. Não são. No máximo, fazem barulho.

Mas é o que elas queriam, que Max saísse para que pudessem tomar conta de vez da F-1, ditar seus rumos, estabelecer suas regras. Encontraram munição farta e barata na revelação das festinhas do presidente para pleitear sua renúncia.

OK, é aspiração legítima, tão legítima quanto a disposição de Mosley de permanecer à frente da FIA. Mas se a idéia é essa, que façam seu campeonato próprio, que se desfiliem, que montem uma liga independente… O que incomoda é querer tomar o poder na marra e com essa argumentação judaico-cristã sobre a moral e os bons costumes. Papo-furado de quinta categoria. E está mais do que claro que o que rege os movimentos das montadoras não é o esporte ou a indignação com os chicotinhos e as roupas de couro; é a grana, são os custos, é a ganância por fatias cada vez maiores do bolo da F-1 que a cada ano aumenta mais.

Mosley preside a FIA desde 1993. Muita coisa aconteceu nestes 15 anos na F-1. E no mundo do automóvel, também. A face mais visível de seu trabalho é a F-1, inegavelmente. Foi sob sua gestão que Senna e Ratzenberger morreram, foi sob sua gestão que a segurança, de carros e autódromos, melhorou barbaramente, foi sob sua gestão que os regulamentos foram mudados muitas e muitas vezes, há quem goste, há quem não goste, mas o fato é que Mosley sempre foi muito lógico em suas argumentações e discursos, e que a F-1 cresceu, enriqueceu, e graças a isso atraiu as grandes fábricas, que então quiseram tomar conta do terreiro, e Max reagiu.

Reagiu porque acha que as fábricas não têm comprometimento algum com o esporte, e sim com seus balanços financeiros, e que seria um risco deixar uma categoria como a F-1 nas mãos de analistas de balanços financeiros, que podem tirar seus times de campo a qualquer hora, segundo a vontade dos acionistas de suas empresas.

Nisso, e isso é a essência, ele tem toda razão.

E é por isso que foi ótimo que Max tenha vencido a batalha.

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Gomes
Gomes
15 anos atrás

É exatamente assim.

Clóvis Starghman
Clóvis Starghman
15 anos atrás

É assim então? Concorde comigo ou busque outro blog?
Sou do tempo onde era possível discordar respeitando.
Me diz: você tem mesmo orgulho do jornalismo que seu site pratica, dando caráter de notícia a especulações e previsões?
Um pouco de humildade faria bem…

Lionel
15 anos atrás

Êsse é o Gomes, sempre tentando ensinar, obrigado mas acho que não tem jeito, isso que Você tem é um dom de Deus, e são poucos que têm,quanto aos pontinhos está mais ou menos claro, é que Eu tenho preguiça de escrever aí ponho pontinhos para as pessoas pensarem e tirarem a conclusão que quizerem mas vou tentar me corrigir obrigado e parabéns

Leandro
Leandro
15 anos atrás

Flávio, gostei muito desse seu comentário. Tardio, mas apropriado. Talvez nem seja tardio, pois quando estorou o escandalo, devido a alta alta octanagem do epsisódio, não fosse possível ver o trabalho ao longo dos anos do Mosley. Porém, agora, depois da poeira abaixar, dá para claramente ver suas realizações e seus escurregadas. Sem mencionar que, o que um cara faz em sua vida privada só compete a ele.

Danilo
Danilo
15 anos atrás

Sensatez é sensatez..
Texto objetivo e suficiente para que os contrários, caso sejam dotados do saber de um homem médio, percebam que a vida pessoal de Mosley NADA TEM A VER com seu desempenho à frente da Federação.

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Por que você usa esse monte de pontos? Não pode usar um só, como todo mundo?

Lionel
15 anos atrás

Calma Gometa….primeiro parabens pela reportagem ..agora cadê a democracia…não adianta Você ou Eu ou quem quêr seja nunca vai agradar gregos e romanos…..não precisa atirar o bacalhau e vinho do porto nos caras que pensam contra …e mandar ir para outro blog….pôr que simplesmente NÃO TEM OUTRO BLOG …divertido igual à esse…..aonde a gente briga chinga, mas no fundo é tudo amigo e gosta muito de VOCÊ …falando errado ou não…..Eu por exemplo sou contra Max …..totalmente à Favor de Bernie ….. Êle, contruiu a Formula 1 de hoje…e como Bernie disse Mosley nunca pois um centavo na FIA…e está rico… outra coisa que acho errado o Presidente daqui……Brasil votou à favor..não consultou ninguem …sendo que a grande maioria queria que votasse contra…..mas é Brasil..ninguém apita nada…..agora previsão minha o Mosley vai fazer MUITA BESTEIRA ainda ..escutem o que estou falando…….um abraço e calminha Gomes todos nós gostamos muito do que Você escreve…….e bacalhau e vinho do Porto custa muito caro……

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
15 anos atrás

Fantástico texto.
O ângulo pelo qual o Gomes observa as coisas sempre me atrai. É realmente uma visão ímpar…rs
Contra ou a favor de sua argumentação, é impossível não dar o devido valor a seus textos.
No caso específico do “Mad Max”, concordo em gênero, número e grau com sua análise dos fatos. A humanidade em linhas gerais costuma ser muito irracional e hipócrita quando o assunto é sexo. O que Max faz lá entre as quatro paredes pouco tem a ver com sua competência e preparo em seus afazeres profissionais. Se querem retirá-lo da presidência da FIA, que apresentem argumentações relativas a suas falhas em suas decisões frente àquela entidade.
Que se entenda com sua esposa e filhos, que são a quem ele deve explicações sobre fatos da natureza do que foi flagrado fazendo em suas travessuras sexuais.
Abraços a todos.

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
15 anos atrás

Caramba, soltou a Warm Up na quarta e sem link? Muito boa argumentação e colocação, de quem vê a coisa de forma mais abrangente do que quem está de fora, só “torcendo” para um ou para outro.

Tristan
Tristan
15 anos atrás

Flavio, seu texto estava brilhante, mas permita-me discordar em alguns pontos: Se fosse acionista com poder de voto de uma empresa, e o presidente desta empresa fosse flagrado como o Mosley, eu votaria pela expulsão dele. Não por conceitos morais, mas por conceitos gerenciais. Se ele não teve discernimento para não se envolver em uma situação potencialmente geradora de escândalo pessoal, como posso assegurar que ele não esteja envolvido em outras situações escabrosas, mas em níveis administrativos ? Votaria pela expulsão pela falta de senso, e também de moral. Nada tenho com a vida pessoal de uma pessoa desde que esta pessoa não esteja gerindo o meu dinheiro. Infelizmente os votos não vieram de acionistas, mas de presidentes de federações automobilísticas como a do Brasil. E você sabe que as últimas gestões do CBA feriram, mataram e esta última, enterrou de vez o automobilismo brasileiro que está resumido a uma paródia da Nascar (A Stock-car), a uma diversão dos ricos (GT3), e uma festa dos caminhoneiros (Formula-truck). Este senhor teve direito ao voto. Se a FIA fosse uma empresa e o dinheiro dos votantes estivesse envolvido, o MOsley teria sído expulso com unanimidade. Portanto não é questão de falsa moral, e sim da completa falta dele, pelo Mosley e representantes que votaram a favor de sua permanência. Não sou a favor das montadoras, e concordo com você a respeito delas, mas você sabe que se o presidente da Renault, por exemplo, fosse pego na situação do Mosley, teria sído forçado a renunciar no dia seguinte, pelo menos nisto as Montadoras não estão sendo “hipócritas”.
Saudações esportivas.

Marone
Marone
15 anos atrás

PERFEITO…………………..

Brar Soler
Brar Soler
15 anos atrás

A F1 é apenas um esporte. Não tem importancia nenhuma nesse sentido assim como o futebol também não.

Mas no sentido do Marketing e da divulgação de novos conceitos tem sim importancia e muito.

Se o Mosley não tivesse censurado o Adrian Newey a Mclaren já teria introduzido o Kers `a uma década atrás. A suspensão ativa também é algo que ajuda economizar pneu e dá confotto ao passageiro (é utilizada em onibus a uns cinquenta anos). Tiraram os turbos que é um dispositvo que reaproveita a energia dos gases de escape, e aumenta o rendimento do motor. Tudo que era técnico envolvia performance e portanto tornaria a F1 uma coisa mais ecologicamente amigável foi proibido pelo Mosley. Se isso tivesse sido adotado quando surgiu a muito tempo atras aposto que viveriamos num mundo um pouco melhor ou pelo que pelo menos estivesse caminhando nessa direção e isso é muito importante.

Não dá pra entender como o esporte mais liberal e politcamente incorreto do mundo se transformou naquela tediosa procissão tipica das ditaduras.

Ver as corridas de F1 tormou se algo chato. Os carros perderam o carisma.

Para não falar dos circuitos que foram estragados como disse o Wladimir. Tá certo que é meio complicado fazer uma corrida nos 22km de nurburgring. Mas também não precisava mutilar os autodromos desse jeito transformando em Mickey Mouse.
O Mais bonito deles era o de Interlagos.

Zampa
Zampa
15 anos atrás

Tô fechado total contigo português. Pôrra, automobilismo, muito felizmente, não é só a F-1. Que por sinal anda insuportável. por mim ela acabava e ficava só o resto. Um monte de categorias, valores e tesãoem acelerar….

Balestre.
Balestre.
15 anos atrás

Prezado Flavio.

O que importa em automobilismo eh foto como a que esta logo abaixo ai. O Paulao por fora do Alencar na entrada da Sul no Rio, os dois com a bagaca de lado, esgoelando o 250S para sair daquela situacao.
O resto eh figuracao, Mosley, Eclestone and Todt, nada disso importa muito. Cabe a nos denunciar como este blog tem feito na serie ” Ferro na boneca”, contra a CBA, “eh no gogo nenen”.
o link pra RadioBlog.
http://www.youtube.com/watch?v=kOyQKI3-Sp

Abracos
J.M. Balestre

luis
luis
15 anos atrás

ate pq a ADAC tem muito mais poder que as montadoras

Bruce
Bruce
15 anos atrás

O grande equívoco é chamar a FIA de Federação Internacional de Automobilismo – quando o correto, e basta olhar o dicionário, é Automóvel. “L´Automobile”, está lá escrito.

Por isso a Macedônia apita tanto quando a Itália ou a Alemanha. Porque lá também há automóvel, há clubes de automóvel e estes são filiados à FIA, que manda em todo mundo.

Simples. Mas as traduções mal feitas no Brasil geralmente atrapalham tudo…

luiz henrique morena
luiz henrique morena
15 anos atrás

E foi, principalmente sob a gestão de Herr Mosley que a F-1 deixou de ser definitivamente um esporte, é só um desfile de máquinas caras em que pilotos não ultrapassam ninguém (vide Schumacher), não há preocupação com o espetáculo, competitividade, disputas. Mais uma gestão de Herr Mosley e a F-1 não terá público nem no Japão.

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
15 anos atrás

Quanto ao que ele fez no comando da FIA, não posso falar nada pois não acompanho. A única coisa que tenho certeza é que a F1 é a categoria mais sem graça e chata que a FIA comanda.

Gomes
Gomes
15 anos atrás

É verdade. Sugiro que procure outros colunistas, blogs etc.

Welington da Cunha L
Welington da Cunha L
15 anos atrás

Esse Gomes é um fanfarrão.

Ele quer ser polêmico.

Vai contra as opiniões predominantes, só para dar uma de “‘Do contra”.

Isso se todo mundo não estiver falando bem do Schumacher e da Ferrari.

Max conduziu a F1 e a segurança com extrema atenção e lisura. Fora algumas exceções que não cabe ficar discutindo.

Quando a administração e decisões fora da F1 fora um DESASTRE!!!

Tudo que ameaçava a F1 , com a bençao de Bernie, foram “atrapalhados” pela FIA.

muita polemica e pouco conteudo,

Pedro Neto
Pedro Neto
15 anos atrás

Bravo!, Gomes…

Só a idéia dos sulcos nos pneus que foi uma m..!

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Não, não me enquadrava. Se você não sabe o que eu escrevi, não venha aqui me aborrecer.

Bruno Abila
Bruno Abila
15 anos atrás

“Por isso até me espanta saber que tem gente que ainda acha que elas, essas cinco ou seis, são capazes de derrubar quem quer que seja. Não são”

Até esse dias você se enquadrava no perfil dessa “gente que te espanta” achando que o Max seria derrubado hein Gomes.

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
15 anos atrás

Caro FG:

em seu texto vc só exalta as virtudes da gestão Mosley, mas ele é um %!$&#incompetente, pois sua gestão foi marcada pela dizimacao e enfraquecimento de inúmeras categorias, ele é um zero a esquerda em termos de gestão, reconheça.

Aproveito para que vc recorde o brilhante artigo do seu amigo Luiz Alberto Pandini:

http://www.gptotal.com.br/panda/cartas1q_10_04.htm

Cesar Costa
Cesar Costa
15 anos atrás

Disconcordo!
Mosley era um nada e foi colocado na Fia pelo Bernie, que por sua vez tem uma parceria permanente com as montadoras. Não acredito nessa suposta guerra entre montadoras e Fia. Acho que ele foi mantido no cargo porque muita gente deve gostar de chicote, charuto etc e não vai jogar pedra no telhado do vizinho. Quem armou pra ele? Procure na Europa como um todo, que deve haver muito presidente de Confederação e Automóveis Clubes a fim de pegar essa boquinha. Já na questão da segurança, também não vejo Mosley como paladino da causa, Acredito muito mais em pressões das montadoras, que não gostariam de mostrar ao mundo seus pilotos e carros se espatifando a cada domingo.O discurso moralista das montadoras foi apenas marketing (ou será que alguém esperava que elas elogiassem a filminho). O que move as montadoras é o retorno que F1 dá as suas marcas, seja comercial ou institucional. E por enquanto elas parecem bem satisfeitas com a relação custo x benefício. Evidente que uma partilha melhor do bolo diminuiria os custos e, por consequência melhoraria essa relação. Como são empresas e não casa de caridade, querem sempre dimnuir os custos pra aumentar os lucros. Quanto as preferências sexuais do cidadão, acredito que sejam apenas dele e seus eventuais parceiros ou parceiras, desde que não envolvam dinheiro público. Agora, cá entre nós, o que deve ter rolado de chantagem nessa eleição, não é motivo pra nenhuma comemoração…

Germano
Germano
15 anos atrás

a um tempo atrás eu li no site da FIA uma carta de Mosley explicando essa situação…concordo com ele…é mais sensato ficar até o final e nas próprias eleições meter o pé da presidência…do que colocar alguém que termine de ferrar com tudo.

Agora…uma dúvida…a temática da festinha e algumas acusações irritaram alguns fabricantes germânicos…e sua permanência até o fim do mandado resultará em boicote dos mesmos? visto que a ADAC saiu da FIA…

Diretor
Diretor
15 anos atrás

Não é meu costume repicar, mas essa vai para os “MORALISTAS”, ou os que msturam coisa com loisa e loisa com coisa.

“A exemplo de outros membros da FIA, a África do Sul também não concordou com o voto de confiança dado a Max Mosley nesta terça-feira e, segundo o presidente de sua federação, Roger Pearce, considera deixar a entidade máxima do automobilismo como forma de protesto.”

“O AA se distancia apropriadamente do voto de confiança [dado a Mosley] e considera qual é a melhor maneira de lidar com a FIA no futuro”, finalizou.

Vamos falar de Apartheid?

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Independente da discussão se ele deveria ou não ficar, a votação ocorreu, foi limpa e deve ser respeitada. A competência de Mosley não deve ser avaliada por conta de sua vida pessoal.
Muito desse burburinho se deve ao próprio Bernie Eclestone, que tem todo interesse do mundo em derrubar Mosley.
Esse sim ganhou muito dinheiro com a F1. OK, ele também tem seus méritos, mas ficou bilionário.
Vendeu os direitos da F1 para o antigo grupo Kirch da Alemanha, que só teve prejuízos com isso, e quebrou.
Na época o Sr Eclestone e sua esposa tinham os direitos da tal da Slec por 100 anos, pode? E ainda ficavam com 53% das receitas/lucros, e o resto divido entre as equipes. Hoje, os direitos da F1 pertencem a um fundo de investimento. Ou seja, quando rola muito dinheiro, todos os demais interesses ficam em segundo plano.

Abraços

raul costa
15 anos atrás

“Reagiu porque acha que as fábricas não têm comprometimento algum com o esporte, e sim com seus balanços financeiros, e que seria um risco deixar uma categoria como a F-1 nas mãos de analistas de balanços financeiros, que podem tirar seus times de campo a qualquer hora, segundo a vontade dos acionistas de suas empresas.”

tem certeza? eu ate concordo q as empresas nao sao la essas coisas. Mas quem disse que o Max mosley é tao melhor? ficamos meio q sem saber, nao?

Marcelo Witt
Marcelo Witt
15 anos atrás

Flávio, falou pouco, mas bem. Aliás, nem tão pouco, mas muito bem. Até porque, precisamos lembrar que não é a moral judaico-cristã a única do mundo. E se as outras aprovam ou desaprovam, também não sei se interessa. Cada um quer julgar o outro com base no que acredita, mas a minha verdade pode não ser a do outro. Agora, o seu texto, acho que é a verdade da grande maioria.

Gustavo Espósito
15 anos atrás

Bela defesa Gomes!
Abraços!!!

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Se a Portuguesa fosse campeã, ele poderia até dar entrevista vestido de Carmem Miranda que eu não ligaria a mínima.

Gustavo Gobbato
Gustavo Gobbato
15 anos atrás

Flávio,
esqueçamos a F1, a FIA e as motadoras e todos os interesses que rondam essa história toda. Se Mad Max fosse presidente da Lusa, tendo feito o que fez, não seria uma vergonha à colônia portuguesa, desonra à torcida, pixação à história do time e, assim, cairia? Se Juvenal Juvêncio tivesse feito o q Max fez, eu não o queria como presidente do meu São Paulo, por mais que o time fosse vencedor ou estivesse à mercê de cair em mãos erradas. Quanto a isso, precisamos concordar.

Diretor
Diretor
15 anos atrás

Gómes, bem colocado.
É normal que blogueiros de automobilismo só pensem em corridas.
No entanto, o automobilismo não é feito somente de corridas.
Acho que não pensam nisso.
Se Max criou uma piranha na própria piscina; Bernie O’, e agora esta tendo que tirar a àgua da piscina para poder usufruir dela, tudo isto é muito prevísivel por todos aqueles envolvidos no negócio. Portanto “normal”.
Um quer derrubar o outro que por sua vez quer derrubar o um, e assim vamos em frente
F1 é a camélia da casa, e se Bernie O’ esta furioso, e deve estar mesmo, é porque perdeu uma grande chance de ficar mais trilhardário.
Ele e os sócios.
O negócio principal dele é a F1.
Não há porque ficar se lamentando por Endurance, WRC e quetais, pois estas categorias são geridas pelas tais montadoras e que fazem o que quer e quando querem, por isso e pela falta (talvez) de um “Bernie O’ que as comandem e que tem uma representatividade menor.
Continuam sendo corridas e muito boas por sinal.
Aliás quando ele andou se envolvendo com outras categorias, botaram o cabra pra correr rapidinho.
Não interessa porque a Republica Bolivariana tem a mesma representatividade da Alemanha.
Tem que ter mesmo, pois se assim não fosse as Alemanhas da vida iriam deitar e rolar.
Seria reserva de mercado e também teria um Max ou Bernie O’ mandando. Não iria mudar nada.
Já havia opinado antes e continuo achando que foi uma boa neste momento o cara ficar.
Entre créditos e débitos desde 1993 o cara está no azul.
Ele deve conseguir dar continuidade nas mudanças desportivas que imaginou implantar.
Congelamentos técnicos e limitações orçamentárias, na minha cabeça, fazem parte de um ardil para de alguma forma afastar as montadoras e trazer de volta os fabricantes de motor e afins junto a construtores de chassi e de alguma maneira voltar mais ou menos as origens.
E tudo aquilo que diz respeito ao Automobilismo em geral, continua funcionando e é assim que deve ser. Srs!!!.
E pelo amor de Deus. Parem com falsos moralismos. Santo encarnado só teve um. Livre arbítrio Srs!!!.

PS. Gómes; queria muito ver a carinha de nosso “Obelix de Terras de Santa Cruz” votando. Deve ter sido hilário.

Treviso
Treviso
15 anos atrás

Beleza de comentário Flavio, só que muito extenso para um blog dinâmico como esse. Afora as hipocrisias políticas da entidade, live and let die!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Alguém aí embaixo pediu pro Gomes dizer o que faz a FIA. Eu também gostaria de saber. Já entrei algumas vezes no site deles, mas é meio vago, além de se ter que ler em francês pra pegar o melhor conteúdo.

Talvez porque no Brasil não existe Automóvel Clube como na maioria dos países, eu não vejo ação nenhuma da FIA.

Temos um trânsito violentíssimo, estradas vergonhosas, um Conselho de Trânsito sem técnicos lançando Leis e Regulamentações as mais estapafúrdias dia após dia, e cadê a FIA?

Nosso automobilismo acabou nas mãos de um presidente que, ele próprio, afirma não gostar de automobilismo, e cadê a FIA?

Pra que serve a FIA? Pra que serve Max?

Mob
Mob
15 anos atrás

clap! clap! clap!

Rene
Rene
15 anos atrás

Para mim é a mesma justificativa do “rouba, mas faz”.
A maioria trata a cena do nazismo com tanta naturalidade que chega a assustar!

Galvão
Galvão
15 anos atrás

Eu concordo com o Eric, Denise e claro, tambeém com o Gomes.

carlos pimenta
carlos pimenta
15 anos atrás

Pô Gomes, bateu e bateu forte em garoto. É, e o pior que o cara (Max) nem chama a gente pra estas festnha né. Vide Nelsão

Fernando Carmona
Fernando Carmona
15 anos atrás

12 voltas, alguem lembra disso?
Podiam voltar!
hehe

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Bem, comentar aqui só para dizer que concorda é meio vazio. Mas fiquei sem opção.
Acho bom sempre fortalecer o lado correto das instituições. Revolução é uma fórmula que não funciona, só acredito na eficiência da lenta reforma.
Se não concordo com algumas medidas técnicas na F1 pela FIA, não quer dizer que vou pedir a cabeça do Mosley.
Só se a cabeça dele sugerir algo melhor para a FIA e para a F1.

De qualquer maneira, o jogo político é forte, e a FIA vai sair com desgaste sim.

Chico Rulez!
15 anos atrás

Sensacional.

Prefiro não opinar a respeito dos feitos de Mosley pois não estou tão por dentro do assunto. Mas se o cara gosta de apanhar e dar porrada em prostitutas (com consentimento de ambas as partes); se gosta de penetrar fofinhas com charutos dominicanos (portanto livres de embargo); se quer cortar a própria orelha fora; se quer largar a família e ir morar numa ilha pra esculpir melhor; se quer passar excrementos no bigode pra deixar ele no formato desejado; em qualquer das situações isso não é problema meu, seu e nem de mais ninguém.

Eu sempre preguei que devemos separar a vida pessoal da vida profissional das pessoas. Eu mesmo estaria ferrado se meus clientes vissem meu videoclipe de Festa no Apê e me pré-julgassem por isso… hahahahaha

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

O problema do Max estar ai é ter passado impune aquelas cenas de nazismo e não a festinha em si, ninguém ali das montadoras armou para o Max, se armou não tem nada provado ainda. Logo também ali ninguém é bobo, quem queria ele fora, recebeu uma chances dessa de bandeja ia usar isso como arma sem dúvida. O mínimo que o Max teria era essas montadoras contra ele.
Quando as coisas boas que ele trouxe eu não tenho dúvida, mas será que ele é o único capaz disso? Será que qualquer um que tomar o posto ali vai deixar o pessoal deitar e rolar? Acho que não, logo, devia ter saido.

Denise
Denise
15 anos atrás

Flávio, não acrescentaria uma vírgula no que você disse.

Excelente análise da situação.

Victor
Victor
15 anos atrás

Só acho que o excesso de atenção para a F1 matou outras ótimas categorias. O WRC, agora, está vazio. Então eu penso que seria bom para outras categorias a saída do Max…

Wladimir
Wladimir
15 anos atrás

Prezado Brar Soler,

Aproveitando sua idéias;

A questão da segurança é clara e não temos como negar, mas sabemos a que preço tivemos este progresso.

Quantos circuitos fantásticos foram mutilados ou banidos em nome da segurança?

Quantas ultrapassagens espetaculares deixamos de ver nesses anos todos?

Quantos pilotos e equipes disputam o título nesses anos todos?

A quanto tempo nossas manhãs de domingo ficaram fadadas a torcer apenas pelo sucesso de uma largada e um Pit-Stop para poder ver alguém ganhar uma posição?

Resumindo, pilotos passaram a ganhar muito mais dinheiro para apertar botões dentro do carro e seguir as orientações dos boxes e vários circuitos se tornaram muito iguais, corridas como Barcelona e Hungria chegam a dar vontade de chorar quando lembramos que nessas pistas vimos manobras fantásticas no passado.

Fora Mosley e todo o retrocesso técnico trazido para a F1.

reginaldo nat rock
reginaldo nat rock
15 anos atrás

A isenção, vez em quando paga o preço.
Voce, com sua mania (bendita seja), de ter opiniões fortes, colabora para que as pessoas pensem.
E isso é bom.
Concordar ou não é opção de cada um.
Desde o primeiro momento comentei que uma coisa era uma coisa e outra coisa era outra coisa.
A maioria desceu o pau no infeliz festeiro de 5ª categoria.
Mal comparando, o gosto duvidoso pelo uso de charutos e barangas (porquinha ainda por cima, não lava as roupas) não impediu que o Bill Clinton, tivesse uma excelente passagem pela Casa Branca.
A guerra está aberta, mas não declarada.
Deixemos a poeira assentar .
Parabéns amigão.
Outra vez.

Felipe Mazorca
Felipe Mazorca
15 anos atrás

Então, Lucas, que as equipes e montadoras sigam a sugestão do FG e criem sua liga particular…

Ah, vale sempre lembrar que a FIA é a “Federação Internacional do Automovel”, e não “Federação Internacional do Automobilismo”. Portanto, sua principal obrigação NÃO é zelar por competições esportivas, mesmo que isso seja o que mais lhe renda dinheiro.

Orlando
Orlando
15 anos atrás

Ótima e esclarecedora dissertação, Gomes. A respeito de Mosley, mas sob outra ótica, tem um post no meu modestíssimo blog. Se alguém quiser visitar e comentar, fica meu agradecimento.