pontos na carteira
SÃO PAULO (vai atrapalhar) – Para não passar batido, registre-se aqui a perda de dez posições no grid para Hamilton (e Rosberg) em Magny-Cours. Acho justo. Afinal, tirou o líder da corrida por desatenção. “Ah, mas o Kimi também bateu no Sutil em Mônaco!”, dirá alguém.
Verdade, mas foi em situação de corrida. Errou a freada, bateu. Sempre há um culpado, em maior ou menor grau, num acidente de corrida. E não se pode sair punindo todo mundo a torto e direito, porque acidentes fazem parte das corridas. Mas batidas como a de Hamilton, não. Ele acertou o coitado que estava lá cumprindo as regras.
Pq nao tirar aquele farolzinho besta de la, hein?
Achei estranho também ele ter entrado nos boxes na frente de Kubica e Kimi e ter voltado atrás dos dois citados. Acho que a McLaren fez m…da no pitstop dele também.
Quanto ao Kovaleinen está na fase de azar dos filandeses na McLaren.
Em minha opinião a McLaren está precisando de um piloto mais maduro na equipe.
Kova é um piloto que tem futuro, mas estando numa equipe grande como a McLaren ele vai ser cobrado assim como a equipe por resultados rápidos e é aí que o bicho pega.
É o que está acontecendo o Hamilton. O ano passado que foi o ano de estréia, ele errou bem menos. Aliás começou a errar quando as atenções se voltaram para ele quando ele começou a liderar o campeonato.
Antes a pressão estava sobre Alonso e o Lewis dava um passeio nas corridas.
De novo a discussão: a regra isso, aquilo, não devia, etc..
Esqueçam isso, gente. Existe uma regra, todos sabem, o sinal é visível e o cara bateu de lerdeza. É fato. Tem que ser punido mesmo. Fez uma besteira monumental, dez posições ficou até barato.
Outra consideração: não me lembro de ter visto em outra corrida, dois pilotos emparelhados, parados na saída dos boxes esperando a “largada”. Seria interessante, se não fosse a lerdeza do Hamilton, ver no que ia dar. Os dois disputavam a primeira posição e a partir dali, não há mais limite de velocidade. Lá na frente, tem a faixa de segurança e não sei se os dois caberiam no espaço. Será que os dois iam sair com tudo, esperando prá ver quem freiaria primeiro? Ia ser no mínimo interessante…
O cara cometeu um erro bobo, ta td bem, mas q regulamento mais bobo . Eu tb concordo se abriu para entrar pq nao liberar para sair. Imaginem se nao tivesse acontecido aquilo, a fila q ia formar nos boxes, ia ser muito pior acredito q muitos carros iam se tocar. Rapidinho iam tirar aquele farol sem significado de la
Que eu saiba, ultrapassar faz parte deste esporte…
Bater o carro no oponente não…
Apesar da injustiça em Mônaco com o Sutil, não acho que o Kimi deveria ser punido (ele ficou sem pontuar e já foi muito bom) e nessa corrida do Canadá foi diferente. O Kimi e o Kubica parados esperando o sinal e o Hamilton deseperado batendo no finlandês. Isso sim tem que ser punido, pois os pilotos tem conhecimento do regulamento.
Só para explicar um pouquinho a regra: com o safety car na pista, o box pode até ser aberto… Mas como os pilotos estão em fila, sem poder disputar posição, na saída do box é necessário que a fila seja mantida. Não seria legal ver os pilotos saindo do box e misturando-se aos que ficaram na pista… A confusão seria maior ainda…
O problema do Canadá (e que talvez até seja o que motive a luz vermelha) é o fato de que toda a extensão do box é reta (à excessão de uma mini-chicane de cones onde o Nakajima deixou o carro encostado), e quem fica na pista tem que contornar a chicane que traz pra reta, atravessar toda a extensão da reta e ainda trazer para a esquerda, onde vão se juntar os pilotos que estão saindo do box. Enfim: durante a corrida, enquanto se faz isso a 200Km/h, digamos, contra os 80Km/h de quem está no box, tudo bem, a fila passaria… Agora, com o safety car limitando a velocidade de quem vem na pista, quase dá pra entrar no box, fazer a parada e voltar no meio do grupo…
Agora, falar em punição pro Raikkonen em Mônaco é de uma falta de conhecimento gritante! Nesse caso também daria pra punir, na mesma corrida, o Alonso que forçou a ultrapassagem sobre o Heidfeld fazendo com que os dois rodassem e também o Coulthard, que ficou no muro e enganou o Vettel… Só pra começar…
joguem quem for preciso na fogueira.
mas mudem o regulamento.
Foi uma barbeiragem! Mas punição é pavimentar nos bastidores o titulo p/ Ferrari….Que parece o Flamengo nunca é punida por nada, não tem culpa de nada nunca fez marmelada .
É, Justo… Muito Justo.
Miltinho e Berguinho, punidos, ruim para o campeonato, Quem vai atrapalhar a ferrari? rs!
Quem vai olocar pressão nos rampantes?
Bom, só para contrariar, dá-lhes, Polaco!!!
É regra! Pilotos, chefes de equipe e mecânicos conhecem, e não de um dia atrás…
Vá ao site F1
http://www.formula1.com/
Leia o regulamento e compreenda, sobre boxe aberto e fechado e safety car na pista!
Errou, erro bobo, sabia da regra!
Desmanchou-se quando foi ultrapasado dentro!
Mais um dos inúmeros que o Ray-O-Vac apronta!
E não só com ele mas sempre de forma polêmica envolvendo outros!
Aliás ele merece um regulamentpo à parte!!!
retificação do e-mail anterior ( o último parágrafo estava mais feio do que o acidente do hamilton )
flávio,
tudo bem que o hamilton cometeu um erro hediondo, afinal, qualquer motorista de taxi sabe que o sinal vermelho é para parar e que o veículo de trás deve manter distância do motorista da frente.
mas isso são regras de trânsito e não deveriam ser regras de corrida.
na saída dos boxes, com um concorrente à sua frente, é nele que se deve prestar atenção. quem não tem ninguém à sua frente tem como referência o sinal.
bem, mas isso é discutível.
o que é indiscutível e muito mais estúpido do que o insólito abalroamento é uma regra que obriga pilotos de corrida a terem que parar no sinal vermelho na saída dos boxes!!!
só esqueceram de colocar a placa de cuidado crianças!
vc pode explicar por que deixam os caras entrar se eles não vão poder sair???
daqui a pouco, provavelmente no GP de estoril, só vão deixar o sinal verde na saída quando o da entrada estiver vermelho!
mais surreal do que a batida foi o raikkonen perguntando para o hamilton se não tinha visto o sinal vermelho.
como diria o gerson:”é brincadeira!”
Tá no regulamento, é para todos!
Se é imbecil ter ou não sinal vermelho para entrada e saída de boxes, não vêm ao caso!
Esta lá na regra e não é de agora!
Acelerou nos boxes porque foi ultrapassado nele, e se desesperou por estar atrás, e fora isto, viu os outros parados mas vinha rápidoe não conseguiu parar!
Completamente diferentes os casos de Raikkonen/Sutil com este bizarro do Ray-o-Vac!
Tem de ser bem torto das idéias para querer justificar um com o outro…
flávio,
tudo bem que o hamilton cometeu um erro hediondo, afinal, qualquer motorista de taxi sabe que o sinal vermelho é para parar e que o veículo de trás deve manter distância do motorista da frente.
mas isso são regras de trânsito e não deveriam ser regras de corrida.
na saída dos boxes, com um concorrente à sua frente, é nele que se deve prestar atenção. quem não tem ninguém à sua frente tem como referência o sinal.
bem, mas isso é discutível.
o que é indiscutível e muito mais estúpido do que o insólito abalroamento é uma regra que obriga pilotos de corrida a terem que parar no sinal vermelho na saída dos boxes!!!
só esqueceram de colocar a placa de cuidado crianças!
vc pode explicar por que deixam os caras entrar se eles não vão poder sair???
daqui a pouco, provavelmente no GP de estoril, só vão deixar o sinal verde na saída quando o da entrada estiver vermelho!
mais surreal do que a batida foi o raikkonen perguntando para o hamilton não viu tinha visto o sinal.
como diria o gerson:”é brincadeia!”
Éééé , tambem deveriam punir quem ultrapassa, afinal ele está prejudicando alguém, deixando-o para trás…
Discordo em parte.
Lewis mereceu ser punido, mas Kimi tb merecia.
Erro é erro e quando prejudica outrem deve ser, de alguma forma, reparado.
Apesar de achar subjetivo Lewis ter cometido um errinho e Kimi um errão, ainda que assim encaremos, então haveria que ser aplicada uma punição, ainda que mais branda, ao finlandês. Sutil foi nitidamente prejudicado com o erro de Kimi, assim como este foi prejudicado por Lewis.
Se a falha é escusável (óleo na pista, quebra do eixo) é outra coisa. Mas o erro humano que prejudica outro piloto merece punição, por justiça e por organização.
Afinal, no futebol o carrinho que acerta o jogador sem querer não é falta?
E o Rosberg? Nada?
uma observação: o kovalainen marcou 1 mísero ponto nas últimas 4 corridas… merece estar na mclaren?
Flavio,
Agora surge a velha pergunta:
“E se fosse o Rubinho??”
um abraço
Acabei de sair do blog do rafael Lopes e ficar “bravissima” com o fato de um jornalista especializado em F1 achar que o Kimi Raikkonen merecia uma punição igual a de hamilton! Felizmente entrei aqui e percebi que é so ele entre tantos tantos jornalistas que resolveu mostrar que não entende nada de nada!!
achei que foi um grande erro que pode custar um título, é o segundo erro grave dele, aquele da China foi o outro,,,,,, mas como ele é iniciante e ainda está na sua segunda temporada dá pra aceitar, porque a maioria dos outros já cometeu erros,,, o que as vezes não dá pra entender como em um dia o cara é heroi e no outro é vilão, a imprensa vai de zero a dez em muito pouco tempo, isso é um erro também
A punição é justa e ninguém discute. O maior debate fica por conta daquela luzinha escondida que é o sinal vermelho da saída dos boxes. Raikonnen saiu do trilho seco e perdeu o carro, daí bater feio daquele jeito. Não há que falar em punição.
Mônaco saiu barato pro Kimi…aliás, para a Ferrari. Como sempre.
Qual a contabilidade dos problemas do Hamilton nos pits? Ao que me parece a McLaren que tem um grande talento veloz, está precisando de um manobrista.
A punição não é por ser um acidente mais ou menos grave. É a punição prevista por passar o sinal vermelho no box fechado.
Pior que o porrão,se é que tem algo mais ridículo e bisonho que aquilo e ler as declarações “politicamente corretas” dele,totalmente descabidas e estudadas…E sempre falando: “Eu voltarei mais seguro,forte,preparado,e tomando o meu Nescau na garrifinha do Nescafé”…E daí vem a próximo e POF…sUPERA A ANTERIOR….Vide a atolada na China,o Neutro no Brasil, o porrão na traseira do Alonso no início de 08 e essa,agora…
Sim…Ele volta cada vez mais forte…nas c.agadas!
Concordo. Acho justo tal punicao aos dois pelo comportamento n profissional.Bom para o felipe, que agora tem pista limpa para começar a disputar com kimi a liderança do campeonato.