A GENTE ACOSTUMA
SÃO PAULO (com tudo…) – A Williams botou na pista de um aeroporto esse híbrido aí do lado, com a cara dos carros da F-1 para 2009. OK para o bico, para a asa dianteira sem tantas curvas, para o fim daquele monte de coisa espetada na carenagem, asinhas, asóides, asiúnculas.
Mas essa asa traseira é feia de doer.
Mal ou bem comparando, o carro ficou parecendo uma pessoa “travada” quando está com dor de barriga… Se respirar já era…
Ô carro feio desgraçado sô!!
Eu até que gostei. Ficou parecendo aqueles achismos aerodinamicos dos anos 70…
HAHAHAHA
Perfeito, Abreu!
É um F1 visto pelo olho mágico da porta!
Imaginem como será o carro da Honda.
hehehe
Está estranho, mas vamos nos acostumar rápido.
Parece que tô olhando uma Williams pelo olho mágico da porta de casa.
Flavio,
A dianteira é mais feia. Parece limpa trilho. Em todo caso vamos ver o resulta de pista.
Sds
Edward
Na real a asa baixa tem mais efeito, já que nela chega o ar que foi direcionado pelo desenho da carroceria. Portanto no carro que está no vácuo o ar não chega tão disciplinado na asa, e a diferença do downforce no vácuo, por causa disso, é bem grande.
Com a asa alta não dá para vc disciplinar o ar e mandar ele corretamente pra toda a asa, sendo assim a turbulência no vácuo será menor com relação á asa traseira, pois ela pega um ar mais “limpo”.
VC ACHOU AS ASAS FEIA FLAVINHO?
HAHOHOHHOHOHOHO
QUERIDO VOU PEDIR PRA 1 DE NOSSOS AMIGOS DESIGNER DE INTERIOR FAZER OUTRA. HOHOHOHHOHOHO
ELA É HORROROOOOOOOSA MAIS DEVE TER SIDO DESENHADA DE ACORDO COM REG TEC , OU NAO?
HOHOHHOHOHOHO
Um dos carros mais bisonhos de F1 que já vi. E olha que conheço bem o passado da categoria…
Horroroso desde a asa dianteira sem curvas até a traseira patética, passando pela carenagem limpa, já que gostava das aletas…
os carros mais bonitos foram os de 98~99 na minha opniao
# 13/11/2008 – 11:14 Enviado por: Rodrigo Moraes
O problema é que, além de pequena, a asa traseira é muito alta. Aerodinâmica não é uma coisa muito simples, mas a mim, leigo, me parece que, quanto mais baixa a asa, menos downforce e turbulência pro carro de trás, o que seria o objetivo, pra facilitar ultrapassagens. Logo, a asa poderia ser mais larga, estreita e baixa, teria melhor resultado e seria muito melhor esteticamente.
Mas talvez os caras de lá saibam um pouquinho mais do que eu de cá… :)
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De leigo para leigo:
Acho que a asa é alta pra primeiro pegar só o ar “mais alto” deixar ar “mais baixo” passar reto, pegando o bico do carro que vem atrás. Fora que o ar é mais abundante naquela região mais alta, mais longe da carenagem do F1
Acho que é isso
# 13/11/2008 – 16:40 Enviado por: Ricardo Beagle
Boas… é feio… não sei direito a frase, mas parece que o “Seu” Enzo Ferrari falava que carro bonito era aquele que vencia corrida.
A reportagem do Grand Premio deu a entender que o piloto poderia fazer regulagens na asa dianteira de dentro do cockpit. Isso não é proibido??
Abraços
Ricardo Beagle
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Era, proibido, o regulamento de 2009 permitiu essa regulagem para poder acompanhar o carro da frente mais de perto aumentando a inclinação do bico
Autódromo não é passarela
A asa dianteira lembra um pouco os chassis Lola da extinta Champ’car, e não são feios não. Agora a traseira ta medonha. Se realmente proporcionar ultrapassagens, terá um desconto!!
Ué, cadê o bico TUBARÂO ? Já viraram história?
Com a devida vênia, discordo sobre a “beleza” da nova asa traseira. Ela é praticamente idêntica àquela da mesma Williams de 1993; um belíssimo carro aliás.
Questão de costume. Não achei o aerofólio feio, não. Me lembrou um pouco a época da linda McLaren MP4/8. A asa não era tããão mais larga que isso. Acho que foi o último dos F-1 com desenho limpo. Depois estabeleceu de vez bico alto, acho que foi a Tyrrell que inventou isso, não? Asa torta da Williams e daí descambou para o tobogã de Playcenter que são os carros de hoje.
Boas… é feio… não sei direito a frase, mas parece que o “Seu” Enzo Ferrari falava que carro bonito era aquele que vencia corrida.
A reportagem do Grand Premio deu a entender que o piloto poderia fazer regulagens na asa dianteira de dentro do cockpit. Isso não é proibido??
Abraços
Ricardo Beagle
Não é feia não! É só o ângulo da foto, Gomes… Só o ângulo… eauhaehueahueau
abraço!
Tenho uma tese.
A asa traseira ficou menor para não caber mais tanto anúncio publicitário.
Se cabe menos, cai o preço. E, caindo o preço, barateia a F1.
Mas essa asa dianteira trará prejuízos ano que vem. Muitos bicos irão para o espaço.
Eu já tinha desistido de comprar novas miniaturas de f-1, pois estava cada vez mais difícil a reprodução fiel dos carros originais, ainda porque os aparatos aerodinâmicos mudavam ao longo do ano. Por exemplo, ninguém conseguia mais reproduzir as calotas (não sei se foram abolidas para 2009) e a asa ponte. Tenho miniaturas do Alonso de 2005 e 2006 cujas asinhas tiveram que ser consertadas com superbonder e já caíram de novo.
Abraço, pessoal.
Na minha opnião os carros de F1 mais Bonitos foram nos seguites anos:
1992
1993
1994
muito feio…!!!!
parece carro de categoria base
ou
aqueles chaveirinhos de cachorro da elma chips…
grande na frente, pequeno na traseira….
medonho!
Achei o visual bem bacana. A Asa curta não estranhei, talvez a altura dela, mas achei legal, acho que o visual lembra os carros anos 90, na traseira.
E todo mundo gostava dos F1 anos 90.
Mas no geral o carro é muito mais bonito, bem mais limpo, sem penduricalhos aérodinâmicos…torço muito para a Willians voltar a ser uma das grandes!!!!
Espero que surta efeito com relecao a competitividade, ultrapassagens etc – porque eh feio de doer essa asa enorme na frente e minuscula atras. Parece uma maquina colheitadeira.
http://www.caseih.com/files/tbl_s18News%5CImage165%5C4043%5C2388-SPECIAL_1—site.jpg
Flávio, todo mundo falando da asa traseira, mas ela lembra MUITO dos carros anos 80/90.
Só comparar, é o mesmo princípio parece:
http://www.flickr.com/photos/leandropena/231288554/
http://www.flickr.com/photos/scottphotos/1280502888/
http://www.flickr.com/photos/si558/2533681755/
Achei que ficaria pior, mas até que não está ruim. Só quero ver esse aerofólio segurar o carro na pista.
O que vai ter de bico quebrado na primeira curva vai ser uma festa.
Essa asa traseira ficou horrível mesmo.
Pelo amor de Deus,..abaixo assinado mundial para demoverem essa parte do regulamento que regula a asa traseira….
O esporte vai ficar mais feio….vai dar calo no olho ao ver na TV…
até mais
Tirando ASA DIANTEIRA, BICO e ASA TRASEIRA, o carro não mudou nada nessa foto!!
Os penduricalhos estão lá!! A diferença, eh que o carro da Williams é bem limpo, comparado aos outros…
Comparem com essa foto de Interlagos:
http://www.motorsport.com/photos/f1/2008/bra/f1-2008-bra-xp-0571.jpg
Abraços.
Olha beeeem.. ateh que ahcei legalzinha..
Hehehe! Parecem aquelas asas que vendem para “tunar” os carros…Deve ficar linda num “Golzinho quadrado”. KKKKKKKKKKKK
Realmente, parece desproporcional ao tamanho do carro. Ficou feio, acho que vai demorar pra se acostumar!! Apesar que nos acostumamos com tanta coisa, pneus com sulcos, abastecimento nos pitstops, todas as tranqueiras aerodinâmicas espetadas no carro, os inovadores bicos de tubarão da Benetton do Schumacher e a dificuldade de enxergar os números dos carros de Fórmula Um, entre tantas coisas né. Pensando melhor, acho que vamos nos acostumar rápido.
Tem que tirar as asas mesmo, eu dou força. E também podia diminuir o motor e obrigar a usar freio a tambor. Aí seria bastante divertido.
abraços
A asa traseira parece um fapinha de corridas
Os F1 dos anos 80 eram os mais bonitos.
E essa asa dianteira? Tá liberado o GP russo, porque o limpa-neve já tem!!!!!
Parece daquelas miniaturas Hot Wheels que são ”distorcidas”…
Ah pra dizer a verdade demorei mais pra acostumar com esse bico de ornitorrinco. É meio achatado, mas enfim… Sobre a asa traseira: A gente acostuma, afinal nos acostumamos a ver o Yuji Ide pilotar um F1!!
Acho que não é bem a asa traseira que deixou o carro feioso, porque achei a asa da frente bem feia também. De repente, porque uma é mais larga que a outra. Sei lá…
Flavio,
Essas asas sao muito parecidas com a dos F1 no inicio dos 90, depois de 1 ou 2 corridas ja nos acostumaremos.
Abraco
O problema é que, além de pequena, a asa traseira é muito alta. Aerodinâmica não é uma coisa muito simples, mas a mim, leigo, me parece que, quanto mais baixa a asa, menos downforce e turbulência pro carro de trás, o que seria o objetivo, pra facilitar ultrapassagens. Logo, a asa poderia ser mais larga, estreita e baixa, teria melhor resultado e seria muito melhor esteticamente.
Mas talvez os caras de lá saibam um pouquinho mais do que eu de cá… :)
Não sei, Não sei!!
Acho que ainda é cedo, coisas novas virão!
Quero ver agora com esse “asão” na frente, quem vai arriscar a encostar um pneu que seja no adversário.
Acho que até as zebras, em alguma situação poderão arrancar elas…
T+
Na minha opiniaõ, o ano em que os carros estavam “aerodinamicamente falando” mais bonitos, foi em 2003. Foi quando eles ficaram mais refinados e mesmo assim sem tantas asínculas, como disse o Flávio.
Achei horrível tanto o dianteiro quanto o traseiro. De bom mesmo só a ausência dos penduricalhos.
A idéia não seria tornar a categoria mais competitiva?? Diminuindo a asa traseira, não tornará o carro mais instável?? Quanto mais instável, mais difícil de guiar, certo?? Mais difícil de guiar, menos ultrapassagens, correto?? Menos ultrapassagens, menos competitividade.
Me lembro da asa traseira em duas partes, não ficava muito melhor não. Estranho do mesmo jeito. Com o tempo a gente se acostuma.
Fora a asa….ficou bonito para cacete!!!!!
É ficou feia esta asa pequena na traseira, mas pelo menos vão tirar aquele monte de penduricalhos dos carros nossa os carros deste ano com aquele monte de coisas penduradas estão parendo carros de vendedor ambulante, e aquelas orelhas de coelho da Honda então…como se já não bastasse o carro deles ser uma porcaria, também foi o mais feio do ano.
O que vai ter de carrinho voando pelos ares e saindo da pista em 2009 não vai ser brincadeira… sem TC e com uma asa traseira do tamanho de uma régua escolar, o piloto vai ter que se segurar no braço mesmo.
Mas com relação aos pneus slicks… os pneus de chuva voltarão a ser os velhos pneus “biscoito”?