ALEGRES PERUAS
SÃO PAULO (já disse, não durmo…) – O blogueiro Luiz Antonio Rocco procurava informações sobre determinada antiguidade familiar na internet e caiu neste site especializado em station-wagons, conhecidas como peruas aqui deste lado inferior da linha do equador (até hoje ninguém me deu uma boa explicação para a origem do termo “perua” para designar no Brasil as… as… as peruas, ora!).
O site é meio americano demais, faltam algumas das mais clássicas peruas do mundo (a saber: Vemaguet e suas variações Caiçara e Pracinha, Variant de frente quadrada e Lada 2104), mas tem coisas interessantes, como a perua Edsel, esse modelo chamado nos EUA de carro-bu… digo, carro-órgão-sexual-feminino, pela óbvia lembrança despertada pela figura central da grade dianteira.
Dizem que foi um fracasso de vendas justamente por conta da vulva abre-alas, mas até que simpatizo com o automóvel. Esse da foto ainda é ambulância. Imagino que com a sirene ligada o apelido original sofria uma mutação, para carro-orgasmo.
Marcos Machado, em postagem de 03/12/2008, sugere uma origem para o termo “perua” (mencionando que é termo de origem paulista e que poderia designar “carro de dondoca”).
Sr. Flavio Gomes, descobriste a resposta? De onde veio o termo “perua”?
Quanto ao termo perua, realmente ele é paulista. Nos anos 80 me lembro que o termo já era usado em SP mas minha tia tinha uma Fiat Panorama (Station Wagon do Fiat 147C) na Bahia onde essa categoria de veiculo era chamada de “caminhonete”. Se não me engano, o mesmo termo era usado no Rio, onde eu morava. Desconfio que também era usado na documentação. algumas pessoas nas mesmas regiões também chamavam de caravan, mesmo não sendo o carro da GM. Só recentemente, anos 90 para cá, o termo perua ganhou projeção nacional. E muito recentemente surgiu o Station Wagon.
A origem do termo perua não sei dizer, mas pode ter relação com o fato de que até os anos 80 esses eram considerados “carros de mulher”. Geralmente o marido tinha o carro menor (no caso o Fiat 147) e dava à mulher a versão maior, que ele só dirigia no fim de semana à caminho da casa de veraneio. Como poucas famílias eram ricas o suficiente para comprar dois carros, suspeito que deve ter havido em SP uma associação de “carro de mulher” com “carro de dondoca” ou “carro de perua” e depois ficou só perua. Terá sido isso? Não sei, só um palpite.
Também não acho o termo caminhonete (acho que é de origem francesa) adequado. Gosto do termo furgão, para a Kombi e Ducato, furgoneta para Fiorino, Doblo e Berlingo, mas não sei como chamar esse carro comprido, a não ser de rabecão que é pejorativo. Caravan, como uma extensão do nome original, parece bom, mas já foi utilizado comercialmente e o uso moderno da palavra remete aos trailers (veiculos recreacionais, como gostam os americanos). Nos EUA esse tipo de veículo é chamado e Statin Wagon, que designa a mesma coisa que Caravan: aquela carroça dos pioneiros americanos. Na Alemanha é chamada de Variant. Nos três casos, como aposto ao nome original, oque acho correto para não perder parentesco. Acho horrível ter que ficar explicando que Ipanema é uma perua do Kadett, o que parece até piada. Como atualmente o uso moderno do termo caravan remete a veículos recreacionais (trailer), acho que o melhor para o Brasil seria adotar o termo o aposto variant, se quiser ser internacional, ou criar o seu próprio: “Max” (de maximizado), “Extendido”, “VE” (versão extendida), ou “longo”, simplesmente.
Repararam nos farois duplos? As lentes internas estão pintadas de vermelho e parecem olhos vesgos , olhando a execrada genitália cromada da perua. Essa foi dose.
Como cosmopolita que sou, acho mais acertado o termo “station wagon”, logicamente pelas origens do mesmo, bem como a utilizaçãoa que se destinam. Quanto ao uso da expressão “perua”, acho pouco técnica, abrange um universo muito grande, pois serve tanto para a nossa amada Kombi quanto para coisas menos nobres como Spacefox, para ficar na mesma marca.
Lee Iacocca, meu bruxo, afirma em um de seus livros que os Edsels – nome do filho do Henry Ford III eram mal construídos, que a Ford relaxou no acabamento naquela época… como está no livro dele, duvido só um tiquitinho.
Engraçado , em Taubaté, ubatuba, Sào Jose dos Campos, E campos do Jordão também chamam de perua. Acho que preciso aprender a Geografia.
Desculpem: Discórdia e Sanitário, obviamente!
Além da evidente conotação sexual da grade do veículo, há comentários que a “peça” da dircórdia assemelha-se demais a um assento sanitáro…
Só um reparo: esse negócio de chamar as stations de “perua”, é conversa de quem sai de carro com um “mano” na frente e as “mina” atrás, ou seja, coisa de paulista! Portanto, é coisa de gente abaixo, apenas, do Trópico de Capricórnio, e não do Equador! Um abraço!
PERGUNTA DO FG:
Desculpe, Mr. Cosmopolita, mas você chama de quê?
O nome Edsel era de um dos filhos de Henry Ford, que assim também batizou uma das divisões de sua marca.
O objetivo era conferir status diferenciado ao carro, que aproveitou a mecânica dos modelos Custom e Fairlane, porém com linhas pretenciosamente extravagantes.
Mas, nem toda a nobreza do nome e nem tampouco as campanhas monstruosas de marketing, foram suficientes para que o sucesso fosse alcançado.
O carro era mesmo feio, disforme, e não agradou até o mau gosto tradicional de boa parte dos consumidores Norte Americanos.
Adoro carros de todas as ‘raças’ e de todas as épocas em geral, mas lamento, compará-lo ao órgão sexual feminino é ofender o que há de mais precioso e desejado neste mundo. Talvez fique melhor nomeá-lo como determinado orifício excretor. Afinal, ele foi uma cagada Homérica da Ford.
a perua dos caça-fantasmas era um cadillac adaptado . A primeira station wagon da mara vai ser lançada no ano que vem, se a GM ainda existir.
Parece o carro dos caça-fantasmas.
Outro apelido do Edsel era “Oldsmobile chupando limão”.
Carro com orgasmo foi ótima!
Bem, já existia o Volvo, nada demais existir a Vulva…
Perua, station wagon, shooting break, tudo é muito bom. Se for uma RS6, ou C63 AMG Touring, melhor ainda, e dinamicamente muito melhor que qualquer lixo de SUV.
Sempre soube do fracasso do Edsel mas nunca soube o motivo, até agora …
Em Portugal as peruas são carrinhas. Pode fazer mais sentido, mais de um povo que, quando atende o telefone, fala “estou”, podemos esperar qualquer coisa…
“vulva abre-alas” ahahhahahahahhah muito bom!
E tem gente ainda que fala capo de Fusca né…..hehehehheheehe
carro orgasmo é phoda….hahahahhahahahaaa