CAIR DAS NUVENS

SÃO PAULO (bárbaro) – Andre Jung faz sua coluna de balanço da temporada, com uma ótima descrição deste Felipe Massa vice-campeão mundial de 2008. Como sempre, texto preciso e diferente, belamente ilustrado pela Marta Oliveira.

Ler é lá, comentar é aqui!

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Andrade
15 anos atrás

Jung foi sensacional. Rápido, rasteiro e com a qualidade de sempre!

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Boa coluna, na verdade ótima…concordo com Jung sem ufanismo da minha parte, em 2008 o melhor pilto da F1 foi o Massa, depois Hamilton,Alonso, Vettel e Kubica, que caiu demais no fim da temporada e talvez falte a ele o que sobra para Alonso, desenvolvimento de carro…mas o melhor piloto da F1 hoje disparado, mas disparado mesmo se chama: Fernando Alonso…

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Meu Deus, a coluna deveria ser sobre Massa e Hamilton, mas sempre dão um jeito de colocar o Barrichello no meio. Será necessário esculachar o Barrichello sempre que outro piloto brasileiro conseguir algum sucesso na F1? O Jung comparou o Barrichello com Senna, Piquet e Fittipaldi. Por que não compará-lo também com Pizzonia, Da Matta, Burti, Bernoldi, Tarso Marques, Zonta, Rosset, Gugelmin, Christian e mesmo com o Pace?

Vocês todos devem estar desesperados com a aposentadoria do cara. Afinal, é audiência garantida, sempre.

Barrichello pode não ter sido cotado como candidato ao título lá fora, mas é muito respeitado, muito mais do que aqui.

Que tal deixar o cara em paz, de uma vez por todas? Bando de abutres…

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
15 anos atrás

Heresia: o melhor piloto do ano é o Kubica.

Na F-1 atual: Alonso, Kubica, Vettel, Hamilton, Massa

No ano: Kubica, Alonso, Vettel, Massa, Hamilton

fe
fe
15 anos atrás

Adorei o texto.

Depois de Émerson, Piquet, Senna, quando nos acostumamos a ter pilotos excepcionais competindo (e ganhando) na chamada “categorai máxima do automobilismo”, houve um período de vazio.
Um piloto brasileiro ocupou uma das vagas na Ferrari, scuderia que provoca paixões e que teve um desenvolvimento fantástico na época Schumacher (não que o Rubens seja um mau piloto, acho que o cara é excelente, mas não o vejo como um campeão). Mas ele não estava ali para ser campeão.
E, como se fosse uma obrigação, vimos um piloto brasileiro em uma das melhores equipes não ganhando o campeonato. E segundo, vice, foi apenas o primeiro daqueles que perderam.
E quando Schumacher se aposentou (contra ele seria impossível ganhar, ainda mais na mesma equipe – ?), Kimi foi campeão, contrariando tudo em que eu apostava (ok, ok, perdi).
Ai, quando nas últimas voltas, fiquei feliz. É ufanismo torcer por representantes brasileiros? Pachequismo? Ora, f.! E dai? A torcida é minha e com ela faço o que eu quero.
Torci sim. Torci pelo piloto que estava dentro de uma equipe e que já conhecia seus companheiros ser suplantado por um novato no time. Torci pelo moço que soube lidar de forma surpreendente com a pressão que sofreu: perda do título de 2007, perdeu as primeiras corridas, disputa interna para ver quem seria o primeiro piloto na equipe, contra o vice campeão, contra os “azarões” que abocanharam tantos pontos.
Confesso que fui a Interlagos para ver o Kubica correr. E, nas últimas voltas, me surpreendi ao comemorar um título quase, quase ganho por um piloto brasileiro e voltei a torcer de novo (agora com convicção de que seria possível) o campeonato ser de novo conquistado por um piloto brasileiro. O título, o campeonato, não seria nosso (ao menos, não meu), mas seria de um representante brasileiro. Alguém que fez por merecer.

William Peña
William Peña
15 anos atrás

Lá fora o Massa acaba de ser eleito o melhor, piloto de F1 do ano.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
15 anos atrás

PQP… Será que é tão difícil para alguns admitir que Hamilton e Massa estão no mesmo nível, que não é preciso esculachar um para enaltecer o outro!!! Tem muito nego com dor de cotovelo nesse mundo!!!

Bruno
Bruno
15 anos atrás

As colunas do André são sempre ótimas. Sempre adorei todas elas mas essa é a melhor! Texto…… preciso!

Max - Olinda-PE
Max - Olinda-PE
15 anos atrás

Acho que André Jung esta no mundo da lua…
Melhor tomar cuidado para não cair das nuvens.
Uma coisa seja clara! Massa esse ano não demonstrou em nenhum momento saber admitir os erros como André descreveu no texto.

Rosemeyer
Rosemeyer
15 anos atrás

massa esta pilotando legal,mas dizer que e’ um homem simples e sabio foi demais.Ele não e’.

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

Esse é o cara. Preciso e prefeito sempre. Não da para falar mais nada depois que ele fala.

Ronald
Ronald
15 anos atrás

Horrível… mais tendenciosa que a do Reginaldo… como eu li algo um dia desses: “Quando vc torce, vê a realidade que quer”.

[]’s

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

ótimo texto: objetivo, limpo e racional.

os músicos sabem escrever, sorte de quem lê.

Conde
Conde
15 anos atrás

Achei impecável . Direto ao ponto , como sempre .

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Esse Jung (guri em alemão) é bala. Persona grata aqui em casa. Massa é o melhor piloto do momento, agressivo e calculista, Hammy logo abaixo, Kimi acorda de vez em quando…

James Hunt
James Hunt
15 anos atrás

De todas as colunas do ‘Batera’ essa foi a mais fraquinha.
Perder as duas primeiras corridas do ano do jeito que o Massa perdeu, quando a Ferrari sobrava, isso sim tirou o campeonato do Massa, e por isso ele não foi o melhor do ano.