ESVAZIOU

SÃO PAULO (hehehe) – Justo hoje os caras da “Racing” resolveram fazer o Capacete de Ouro… Não contavam com a despedida do #96, que naturalmente vai esvaziar o evento no Teatro HSBC Brasil. Eles esperam 1.500 convidados a partir das 19h30 “entre pilotos, dirigentes, empresários e artistas”, como diz o press-release. É a 12ª edição do prêmio e farão homenagens especiais a Barrichello, Ingo, Massa e Bird.

Para copiar o “Farewell, #96”, decidiram expor alguns carros, também. Diz que vai ter uma réplica de Renault da F-1 e um Fusc…, digo, um carro da Porsche Cup. Sou mais o meu.

De qualquer maneira, não é um “open bar”, e sim um evento fechado. Fui a uma ou duas dessas premiações. A última foi muito chata, arrumaram um apresentador que mal sabia que carro tinha quatro rodas, e que anunciou um ganhador errado, acho que no rali, e teve de pegar o troféu de volta. Foi constrangedor pacas, o cara lá na frente todo feliz com o prêmio na mão (era na linha Oscar, “the winner is”), pronto para fazer seu discurso, e a besta do apresentador: “Desculpa, li o nome errado, você não ganhou nada, ganhou o outro”.

Bom, eu não iria, de qualquer forma. Hoje vou dizer tchau ao meu carrinho de corrida.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Guima
Luiz Guima
15 anos atrás

Beto,
parabéns pela forma direta e cortês com que vc se manifestou.
São atitudes desse tipo que confirmam a ética e os valores da Motorpress.

Betto D'Elboux
15 anos atrás

Olá, Flávio e amigos do Blig do Gomes! Tudo bom?
(sim, “os caras da RACING” também passam por aqui)

Olha só, longe de mim vir aqui para “defender” o veículo para o qual trabalho. Tampouco vim justificar qualquer crítica (todas são sempre bem-vindas) ou coisa que o valha. Até pensei: “escrevo mesmo, ou fico quietinho.” Resolvi escrever APENAS porque, como estou do lado de cá do balcão, acho legal dizer como as coisas são vistas por aqui, okay?

Antes de mais nada, a RACING é sim uma revista especializada em automobilismo. Quiçá, a única do país, já que em nossas páginas não circulam reportagens de turismo, náutica, motos, aventuras radicais ou ecoturismo: da primeira a última página, só falamos de carros de corrida e de corridas de carro. E, claro, de pilotos.

Bem ou mal, temos 12 (DOZE!!) anos ininterruptos de estrada (pista?) e 260 edições publicadas, além de alguns especiais. Nesse mesmo espaço de tempo, criamos o Capacete de Ouro para valorizar, promover e reconhecer principalmente os pilotos, mas também todos aqueles que trabalham com automobilismo no Brasil. O evento tem boca-livre sim, antes e depois da premiação. Aliás, depois da premiação, servimos ATÉ jantar, imagine só! Tem premiação no país que, após meia horinha de discursos, piadinhas e prêmios, mandam você embora sem nem direito a mais um copinho d’água, enfim…

Se o nosso evento não tivesse importância e não merecesse ser acompanhado (por sinal, no nosso sitezinho – estamos engatinhando nessa área… – fizemos, mais uma vez, a “transmissão ‘ao vivo’ do evento”), será que teria a presença de Bird Clemente, Ingo Hoffmann, Felipe Massa, Nelson Piquet, Rubens Barrichello, entre tantos outros pilotos de 13 categorias? Será que teria a presença de TODAS as emissoras de TV do país (exceto a Cultura)?

Vou falar: não é fácil! Apesar de sermos do mesmo grupo de comunicação da poderosa rede CBS norte-ameriacana (G&J), na nossa versão brasileira suamos pacas, não temos muita verba (não é fácil viabilizar comercialmente um veículo como este…) e, ainda assim, semana sim, semana não, após o GP de F1 lá está a RACING nas bancas. Quem mais faz isso mesmo?

Quanto à linha editorial, garanto para vocês: vai melhorar. Aliás, TEM melhorado. É que vocês não têm mais lido a RACING, do contrário já teriam percebido. A fórmula para isso é que vamos deixar para os sites e blogs especializados toda a parte de cobertura de provas e procuraremos nos dedicar mais a pautas mais profundas, testes mais elaborados (com dados, medidas, radares) etc. Claro que temos o nosso papel histórico de registrar provas importantes e continuaremos fazendo isso.

Quanto a ter acrescentado palavras na carta de alguém… Olha, isso não pode acontecer e, se aconteceu, alguém realmente pisou no tomate aqui. O máximo que fazemos são as devidas correções ortográficas e gramaticais para que nossos leitores não paguem micos com os amigos e parentes. Nada mais…

O tal apresentador mencionado pelo Flavinho foi o mesmo deste ano, o Tavinho Ceschi, que não errou mais nenhuma entrega de prêmio nos últimos três anos e, hoje, vale dizer, está com ‘a mão do evento’. Mas, nas últimas edições, o Gomes não tem aceitado nosso convite para o evento (este ano justificadíssimo, pois concorremos com o #96…) e não pôde conferir como ele tem ficado, ano após ano, mais redondinho, mais organizado, com um ritmo menos cansativo.

Diga-se de passagem, o próprio Flavinho pode aqui contar para vocês quem nós queríamos colocar como mestre-de-cerimônias do Capacete de Ouro, com quem nos reunimos mais de uma vez no início do ano para tratar disso, mas que, infelizmente, por razões… hummm… digamos burocráticas não deu certo.

Finalmente (que este papo já está ficando de velho “rã-cinza”, como diz meu filho), só para dizer que, sim, a RACING tem duas pautas comerciais. E não há nada de errado nisso, porque aqui ninguém é Madre Teresa para ficar trabalhando por caridade. Mas que fique muito claro (e está explícito na revista também, é óbvio): são apenas DUAS pautas comerciais. Nem mais, nem menos. Ainda assim, elas recebem tratamento editorial normal e sem rabo preso. A parceria é apenas para que sejam publicadas. O conteúdo é de nossa responsabilidade e temos total liberdade sobre o que escrevemos. Para TODO O RESTO não entra um único níquel australiano!

Todos têm livre arbítrio, podem fazer as suas críticas, assim como também me sinto confortável para prestar esclarecimentos. Além disso, na minha modesta opinião, quem gosta de automobilismo deveria continuar a ler a RACING. Vira e mexe, publicamos coisas beeeemmm legais. Experimentem…

Abraços!!

Luiz Guima
Luiz Guima
15 anos atrás

Caro Mario (11/11 – 20:34): eu não chamei a Racing de “especializada”; apenas dei minha opinião (“é muito boa!”). Tenho certeza de que vc a respeita (a opinião, não a revista), assim como respeito a sua.

E saiba que leio revistas especializadas em automobilismo desde a 4 Rodas no. 1 (só p/ situar no tempo).

Além disso, frequento Interlagos desde os tempos da Mecânica Continental (Roberto Galucci, Camilo Cristófaro, Celso Lara Barberis – chassis Maserati, Ferrari – motores Corvette etc.).Evidentemente, isso não me credencia como expert em automobilismo, mas também não me considero neófito no tema.

abs.

Junior.
Junior.
15 anos atrás

Deixei de ler a muito tempo.Mandei um e-mail e eles publicaram adicionando palavras. Os testes com carros erão muito superficiais e na maioria só transmitiam o óbvio.E uma revista feita só para quem pensa que carros de corridas se resumem a F1. F1 racing ganha de goleada. Tudo bem ganhar dinheiro editando revistas mas o leitor precisa ter algo em troca.Quem edita racing esqueceu disto.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
15 anos atrás

Relaxa, Flavio…

Questões “mercadológicas”…..

Marcog Oliveira
15 anos atrás

Ah, a RACING… bons tempos das primeiras edições, que podia se dizer substituta à altura da antiga GRID. Essa, sim, uma excelente revista sobre automobilismo.

Mario
Mario
15 anos atrás

amigos,

só quem nunca leu revistas especializadas em automobilismo chama essa tupiniquim de especializada, é fácil perceber que o “jaba” faz parte de sua linha editorial, as vezes leio na esperança de melhoras, mas pelo menos temos blogs que preenchem facilmente a lacuna da informação de boa qualidade, e não tem nada de jogar m.. na geni, tem haver com querer informações de qualidade sem tendeciosismo,

abs

Mário

Lionel
15 anos atrás

Boa Flávio …boa ….esse tal de Fabiano…..um dia esses caras aprendem um pouco de marketing…..e convidam blogueiros do ramo e dispensam os malas que recebem convites e não vão…conheço um monte…..e é todo ano assim ….abraços Lionel

roger
roger
15 anos atrás

Que alías…é um escroto (mesquita)!!!!

fabiano
fabiano
15 anos atrás

ridículo mesmo é eles encherem de credencial quem nem vai e recusar credencial para sites e blogs!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Um dos capacetes de ouro teve o “Otário Mesquitta” , que mala!!!

Aurélio Neto
15 anos atrás

hehehe, FG e sua suave “acidez” nas críticas…
Mas deve ter sido engraçado este episódio.
Muitas fotografias de hoje, ok??

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

O apresentador foi um dos “3 Patetas” da TV “Estatal”?

RESPOSTA DO FG:

Não. Era um cara que às vezes apresentava uns programas de venda de eletrodomésticos na TV, acho, e também acho que trabalhou no SBT e foi locutor de FM. Não lembro o nome. Melhor: lembro, mas como não tenho certeza da grafia, melhor não escrever. Também não importa. Importa é que o Banco Real dá um mês sem juros no cheque especial, e que a “Racing” deveria chamar gente mais familizarizada com o assunto para apresentar seu prêmio. Não sei quem fará neste ano.

Luiz Guima
Luiz Guima
15 anos atrás

A revista é muito boa e é a única nacional que está nas bancas na 2a. feira imediatamente posterior aos GPs. Sem contar o site, que também é muito legal.
É o tal negócio. Fosse evento da badalada Autosprint, todo mundo queria estar lá.
Como é da tupiniquim Racing… joga (*) na Geni.

samuel
samuel
15 anos atrás

cara, aqui nos arredores da serra da esperança quando o evento é “open bar” quer dizer que o gole é grátis, só paga a entrada.

Eric
Eric
15 anos atrás

E também alguns carros da Mitsubishi,inclusive a nova Triton RS de rali.
E por isso,chegarei um pouco mais tarde na despedida do #96.

E eu nem assisto a premiação….preferiria estar batendo papo no “são francisco”….
A maleta está no carro…..