FALA, RUBENS

SÃO PAULO (reveladora) – Excelente a entrevista feita por Patrícia Poeta com Rubens Barrichello ontem no “Fantástico”, à qual acabei de assistir no YouTube. Abaixo, algumas frases comentadas por este blogueiro que, ao contrário do que muita gente imagina, não tem nada contra o piloto — que, para mim, é o melhor que o Brasil teve na F-1 depois do trio Emerson/Nelson/Ayrton:

“Nâo tenha dúvida que o Schumacher era mais rápido que eu. Mas nos momentos em que ia sobressair, eu acabava sendo freado.” – Verdade sobre a velocidade de Schumacher, e bacana que ele admita isso. Não é uma total inverdade a segunda sentença (e usou o verbo “sobressair” direitinho, coisa raríssima), embora em seis anos de dupla com o alemão isso não tenha acontecido tantas vezes assim.

“Eu entrei na última volta muito indeciso. (…) Entrei na penúltima curva decidido a não deixar passar.” – Sobre a famosa marmelada da Ferrari na Áustria em 2002, explicando por que deu passagem apenas nos metros finais da corrida. Ponto para ele: pelo menos ficou na dúvida até o final. Acabou fraquejando, mas ele explica as razões na próxima frase.

“[Falaram] Que eu deveria repensar meu contrato. Aquilo para mim foi uma ordem: melhor tirar o pé, senão você acaba sendo mandado embora.” – Essa é forte. Porque vai ao encontro daquela brincadeira da internet que fantasiava o episódio incluindo nele a mãe sequestrada e o cachorrinho. Não teve mãe no meio, nem cachorrinho. Mas foi uma cachorrada da equipe se isso de fato foi dito, e não tenho razão nenhuma para duvidar de Rubens. Era ele que estava lá, ouvindo tudo pelo rádio, não eu. Mas se me falam isso no rádio, eu mando todos à merda, ganho a corrida e perco o emprego.

“Me disseram que não cabia a ele decidir ou não. (…) Mas ele estava ciente de tudo que estava acontecendo.” – Barrichello contou que pediu à equipe para perguntar a Schumacher o que ele achava daquela papagaiada. A resposta foi essa. Claro que Michael sabia de tudo. Escrevi na época e repito agora: caberia ao alemão demover o time daquela idéia estapafúrdia assim que fosse informado pelo rádio que iriam pedir para Rubens abrir. Schumacher foi um fraco, nesse episódio. Rubens ter medo de perder o emprego eu até entendo. O alemão, não. Mandaria todos igualmente à merda.

“Não é o momento certo de entrar na F-1, numa Honda ou em qualquer outra equipe, porque na F-1 de hoje em dia, se não consegue explodir logo de cara, vão te explodir.” – Isso ele falou sobre Bruno Senna, elogiando muito o talento do primeiro-sobrinho, que em quatro anos de carreira já chega à categoria com chance de ser titular. Dizer o quê? Que está legislando em causa própria? Pode até ser. No fundo, não acho que Rubens acredite no que falou. Afinal, ele chegou à F-1 novinho, com 20 anos, menos do que Bruno. Do mesmo jeito que a F-1 explode quem não arrebenta de cara, o que não é 100% verdadeiro, ela também não dá muitas chances. Apareceu, tem de aproveitar.

“Vou chorar muito.” – É o que vai fazer no dia seguinte à decisão de parar. Compreensível. Foram 16 anos de F-1 e mais uns 12 correndo de kart e de outras categorias. Parar nunca é fácil. O jeito é continuar correndo, mesmo que seja de outra coisa, já que a paixão é tanta. E está cheio de lugar para continuar, em bom nível, se divertindo e sendo competitivo.

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Edimar
Edimar
15 anos atrás

Quando a oportunidade apareceu em 2002. A atitude do Bubinho foi a de Rubinho e não de Schumacher, agora vai ter de levar isto para o resto de sua vida.

Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
15 anos atrás

Concordo com FG: depois do trio Emerson, Piquet e Senna, Rubens foi e é o melhor piloto brasileiro em atividade, sem nenhuma dúvida.

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Quanto o Rubinho ganhava por ano em 2002? Cinco milhões (de reais ,ou euros?) É muito dificil dispensar um “empreguinho” desses, pelo menos para mim! Largar a “rapadura” sempre é dificil, que o digam os politicos.

Gonçalves
Gonçalves
15 anos atrás

Gomes, desculpe a franqueza, mas vc tá de sacanagem com a gente rs rs [é o melhor que o Brasil teve na F-1 depois do trio Emerson/Nelson/Ayrton:] rs rs Barrica melhor que o Moco? e o Da Matta? sem falar no Felipe… Isso é uma piada do FG, claro! Agora entendi.

Mellotone
Mellotone
15 anos atrás

O cara não se conforma mesmo, ainda fica secando o Senninha. Rubinho, leva a mal não: TCHAUU!!! ou melhor, ADEUS!!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
15 anos atrás

Concordo com vc Flávio: depois do trio campeão, iniludivelmente o Barrichelo foi o melhor que o Brasil apresentou na F1.
Todavia, creio que essa idéia de que ele deve parar apenas porque tá “velho”, é preconceito inaceitável.
SE ele está competitivo, como de fato está, deve prosseguir.
Na verdade, concordo com o Murray Walker: o primeiro-sobrinho deve pegar o lugar apenas por motivos financeiros…
E, por fim, os números do Barrichelo, inclusive no aspecto financeiro, retrata que esse piloto teve sucesso na F1, embora não tenha sido campeão.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Flávio, dessa vez concordo com todos os seus comentários.

Apenas uma ressalva: em 1993, quando o Barrichello estreou na F-1, as coisas não eram tão imediatistas como hoje, os pilotos tinham mais tempo de mostrar talento e resultados. Hoje em dia é bem diferente. Mas é como vc disse, a F-1 hoje também não costuma dar segunda chance aos pilotos, então é melhor aproveitar quando surge uma.

Mirax
Mirax
15 anos atrás

Não sei não, mas eu faria o seguinte: quando começassem a ordenar que eu deixasse o alemão passar, eu “quebraria” o rádio.

Dizia que não conseguia ouvir o que a equipoe estava me dizendo. Depois se fosse o caso de me mandar embora, naquela época, não iria faltar equipe para Barrichello correr, ao contrário de hoje em dia.

Ele poderia estar até em uma equipe melhor que a Honda e terminar o campeonato melhor posicionado esse ano.

Plácido São Bernardo
Plácido São Bernardo
15 anos atrás

Minha opinião é que os novos pilotos Brasileiros podem sim começar a correr. Para mim tanto faz quem seja.
O Rubinho me emocionou muito ganhando aquela prova da Alemanha, em que pôs fim ao jejum do Brasil na F1. Lembro como se fosse hoje. Mas a fase dele acabou. Como acabam as fases de todos os pilotos, jogadores de futebol e de outros esportistas.
Sobre a vitória que deu ao Michael, fazer o quê ? Ele tinha que pensar na equipe. Hoje acho que isso deve ser até cláusula contratual. Vide o Felipe, que era para ter sido três vezes seguidas o vencedor no GP Brasil mas teve que ceder. Acho que foi pior para o Felipe, por ser no Brasil.
Finalizando, quantas vitórias o Rubens obteve após os títulos garantidos do Alemão ? Tenho certeza que algumas ocorreram mais por retribuição do Michael, que por ter sido o melhor nelas. E ficarão nas estatísticas de vencedores de GP’s.
Sem falar no dinheiro proporcionado pela Ferrari ao Rubens nesses anos todos, onde em pelo menos 4 anos, foi o segundo piloto mais bem pago, por ser da Ferrari.
Ele está muito bem financeiramente e parece estar cuspindo no prato que comeu.
E olha que eu nunca ouvi nada sobre haver um “Instituto Barrichello”, motivo para ele ter alguns gastos (ou dividendos)…
Sou admirador dos pilotos Brasileiros, que já são vencedores por conseguirem estar lá na F1, e acho que uma nova era começa, sem o Rubens mas com outro Brasileiro.
Abraços.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
15 anos atrás

Eu respondo essa “peixe”! Vc sabia que Stewart tinha como companheiro de equipe um piloto chamado François Cevert que em muuuitas ocasiões não atacava seu companheiro para seguir a hierarquia da equipe? Não precisa entregar a vitória, so do Cevert não se impor ao Stewart ja ajudava. Vídeos no Tube mostra Cevert na “cx de câmbio” de Stewart e nadaaaa de atacar e quando estava a frente não fazia jogo duro! Sabia que o motivo da saida do Emerson na Lotus para a Mclaren foi justamente uma ordem não dada da Lotus a Ronnie Peterson para deixar Emerson passar e vencer um GP? O próprio Emerson falou isso em um documentário no DVD 4 Rodas “Emerson Fittipaldi 72 *74” . No GP da França de 1982 a equipe Renault também deu ordem para que René Arnoux deixasse Prost vencer o GP da França, so que Arnoux não “afroxou”, venceu a corrida e mandou toda equipe para aquele lugar, no ano seguinte Arnoux estava correndo para a Ferrari! Gilles Villeneuve também recebeu um pedido de Enzo Ferrari em pessoa no grid do GP de Monza em 1979, o pedido era para que não lutasse pelo título com Jody, para que a festa fosse em Monza! Na Williams Reutemman também não entregou um GP Brasil para Jones em 1981por ordem da equipe. J. Villeneuve também entregou uma vitória para Hakkinen em 1997, corrida que Jacques se tornou Campeão Mundial, Williams e Mclaren estavam unidas para vencer a Ferrari, Jacques de Williams deixou Hakkinen de Mclaren vencer. Coulthard também entregou a vitória do GP da Austrália de 1998 a Mikka Hakkinen por ordem de Ron Dennis, o próprio Schumacher também entregou uma vitória no GP da Malásia a Irvine em 1999. Na Lotus Senna nem deu chance a Derek Warwick o barrando na equipe(isso não é favorecimento?) e o que falar do fraco Berger que sempre abria “a porta, as pernas” ao Senna em várias corridas, atacar o brasileiro então nem pensar, esse foi um banana quando o Senna vencia ele dava pulos de alegria…ai ai ai. Ora ora ora…ordens na Formula 1 sempre teve e em várias épocas, so não reconhece quem não quer, e tem outra, o pessoal so esta reclamando da Ferrari porque o Rubinho é brasileiro, so que ele tem parte na culpa pelo que ocorreu na Ferrari, devia ter feito como Arnoux e Reutemman, vencer o GP e mandar todos pra pqp e mudar de equipe, mas não ficou quieto e pior renovou seu contrato! Ordens para favorecer sempre teve e vai ter na F1, Massa fez isso no Brasil em 2007, Kimi entregou a posição a Massa na China em 2008, Kovalaine então é outro que pode mudar o nome para Heikke Berger Kovalainen, seu destino é o mesmo de Rubinho e Berger so ver o companheiro vencer, se decidir ficar na equipe Mclaren depois não adianta ficar chorando, tem que “rodar a baiana” na hora, quem esta pilotando o carro é o piloto a decisão é dele, depois não adianta ficar chorando. Como vc viu de um jeito ou outro ate os grandes da F1 consegue um jeitinho de ser favorecido. Agora por favor nem vem dizer que o Berger não era “sengundão” de Senna, isso é fato, basta comparar o numero de vitórias, poles e melhores voltas quando eram companheiros, pelo menos Rubinho foi Vice 2 vezes, Berger nem isso foi…

Samuel
Samuel
15 anos atrás

Rubinho, para de marmelada, gosta de correr, vai correr de:

F-Indy – Vai ganhar dinheiro
DTM – Vai ganhar dinheiro
WTCC – Vai ganhar dinheiro
Nascar – Se for louco e conseguir uma vaga – porque não ? – Montoya está adorando.
Stock Car – Tem vários amigos ex-F1 vai ganhar dinheiro
Andar de kart – No Brasil – Vai gastar dinheiro..rsrsrs na europa -vai ganhar dinheiro
Vai correr de moto – Campeonato de moto de Superbike Alemã- Ganhar do Shumi para se vingar, dai chama a mídia e chama o alemão de viado novamente.

Ou venha correr de carros antigos no Brasill, junto com FG.

Cara, eu queria ter pelo menos ter uma opção que vc tem, então para de chorar e de ficar lamentando o passado….e vai correr..

Deixa a F-1 com dignidade, vai ser campeão em outra categoria, mostar o quanto é bom ou medrícre – de mediano.

isso que penso…

Ao Machinist
Ao Machinist
15 anos atrás

Vc se esqueceu que o M. Schumacher também entregou uma vitória a Irvine em 1999 no GP da Malásia e teve aquela tirada de pé que o Schummy fez na bandeirada no GP do USA onde o Rubinho acabou passando e vencendo. Engraçado quando o Senna falava que estava em busca dos recorde da F1 ninguém achava o cara prepotente e arrogante…vai entender esses pachecos

Machinist
Machinist
15 anos atrás

Acho que o Schumacher não foi fraco quanto a decisão de ultrapassar o Rubinho na reta de chegada, na Áustria em 2002. Ele foi é arrogante. Tava dizendo pra todo mundo que ele mandava e desmandava na equipe e no campeonado, que ele podia tudo. E a torcida e resto todo que se explodisse!!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

O Rubens deve ter prometido a si mesmo que iria ser campeão na f-1. Devido aos episódios Ferrari X Schumacher ele acha que se parar agora os críticos dele vão ter razão. Realmente, é muita perseguição para um piloto. Ser tachado de lento, tartaruga. Ser humano nenhum gosta destas comparações. Schumacher realmente era imbatível. Mas, não podemos tirar os méritos de Rubens na F-1. Ele não foi tão ruim quanto muitos pensam!
É preciso que alguém ampare ele.
Força Rubens, boa sorte e continue a competir em outras áreas.

"O Peixe"
"O Peixe"
15 anos atrás

O grande problema de Rubinho nao foi a sua falta de velocidade e sim de coragem.
Agora, eu acho q isso coloca um ponto final nessa estoria de q shumacher é o melhor piloto de todos os tempos pq ganhou mais e os numeros nao mentem e bla bla bla.

Queria saber qundo foi q FANGIO,CLARK,STEWART,LAUDA,FITTIPALDI,SENNA,PIQUET E PROST ganharam corridas de presente de suas equipes ou tinham contratos lhes garantindo q o seu companheiro de equipe nao poderiam jamais superá-lo,
basta lembrar de Senna e Prost na Mclaren,

resumindo: Schumacher é o maior vencedor de todos os tempos, o maior piloto? essa é uma pergunta sem respostas…

André Gomes
André Gomes
15 anos atrás

O Rubinho é um dos melhores pilotos de F1 do mundo. Sem dúvida alguma. Em seus dias inspirados nem Schumi acompanhava o cara. Mas os dias difíceis foram mais freqüentes que os inspirados. Vou citar alguns fatos que acho que atrapalharam a possibilidade do Rubinho ser campeão do mundo.
1) A batida em San Marino foi quase fatal e acho que tirou um pouco da velocidade de Rubinho.
2) Em Interlagos 1995 ele colocou um detalhe do capacete do Senna no próprio capacete e assumiu uma responsabilidade que não era dele.
3) Quando ele deixou o alemão passar na Áustria. Até aí tudo bem. Rubinho recebeu ordens. Podia acatar ou não. Ele acatou. O problema foi no pódio, quando a vaia caiu em cima do alemão que muito sem graça mas muito esperto puxou o Rubinho para o degrau mais alto. E o pior é que o Rubinho subiu. Neste instante ele virou segundo piloto eterno do alemão.
Hoje o Rubinho é um homem adulto e deve ter superado tudo isso. Se ele conseguir um carro bom ele ainda pode ser campeão do mundo.

Ricardo Soares
Ricardo Soares
15 anos atrás

Se mandasse todos a m… e vencesse a corrida, sendo despedido da Ferrari depois, conseguiria outra vaga em outra equipe, já que os “chefes” pensam parecido?
Difícil decisão, mas a carreira dele merece um mínimo de respeito. Guiando Jordans, Stewarts e Hondas muito precárias e uma Ferrari com um dos melhores pilotos de todos os tempos como companheiro de equipe; e ainda conseguindo bons resultados…
Rubens Barrichello, aqui no Brasil, foi e continua sendo injustiçado. Essa mania de comparar pilotos em diferentes carros/épocas, como por exemplo Barrichelo x Massa ou Piquet x Senna, etc. é a origem das injustiças cometidas com vários pilotos; ele inclusive.
Parabéns pela análise Flávio.

James
James
15 anos atrás

Não sei se já falaram isso em algum comentário por aqui, mas o Rubens disse uma grande inverdade, talvez até por não lembrar mesmo, mas: Existe sim piloto com mais de três anos de experiência que chegou na F1: O Raikkonen. Ele fez um (!!!) ano de F-Renault e depois foi para a Sauber na F1 em 2001.

Daniel Alves
Daniel Alves
15 anos atrás

O boi dormiu bonito depois dessa entrevista…..

Jonas
Jonas
15 anos atrás

Se o Rubinho não tivesse deixado o Schumacher passar hoje estariam falando.
“Rubinho é um burro preferiu ganhar uma corrida e perder o emprego na FERRARI MELHOR EQUIPE.”,é impossivel agradar a todos,era ordem de equipe,ele é subordinado a equipe,por contrato ainda,tinha que obedecer.

Assis
Assis
15 anos atrás

O que me irrita nessa coisa de “deixou passar” é a ênfase errada que se dá … Deixar passar não tem problema algum, é uma equipe, e a equipe decide o que é melhor pra equipe . O problema foi que naquele momento, não havia necessidade, tudo muito no inicio, nada definido … isso é q deveria ser discutido, e não ” um pobre brasileiro teve q deixar seu companheiro alemão ultrapassá-lo … “

nico
nico
15 anos atrás

Imagina o Coulthard se lamuriando por ter que entregar de bandeja para o Hakkinen na Austrália 98. E lá era a primeira prova da temporada…

JackSpeed
JackSpeed
15 anos atrás

dá um tempo rubinho!!se fosse eu mandava tdos tomar naquele lugar e venceria,se perdesse o emprego pelo menos ficaria com a minha dignidade!um piloto venedor por natureza jamais abriria mão de vencer,isso não existe!!concordo com quem escreveu que se ele confia tanto no seu taco,ganhava e depois venceria!rubinho quando andava de stewart assistiu o herbert??vencer??como assim,perdeu do herbert!!sinceramente…

Franco ...
Franco ...
15 anos atrás

Ele deve ta muito triste deve ter poucos milhões no bolso …
ainda por cima ele faz uma coisa chataaa que é correr de F1 tenho dó dele …
Esse é o cara … o que ele ganha em 1 ano eu acho que vou ter que renascer umas 2 vezes pra chegar perto …
abraços

Dú
15 anos atrás

Vamos lá então:
Vários pilotos foram preteridos pela Ferrari, e SÓ UM foi o escolhido.
O que ACEITOU as cláusulas do contrato…………..
Ele vai botar isso tbm. no livro?
O Luca Badoer está até hj. na Ferrari, e sempre meteu tempo no Sr. Rubens.

Carlo Germani
Carlo Germani
15 anos atrás

FG: Já comentei aqui que Barrichello com 36 (3+6=9) anos está
no terceiro ciclo de 12 anos. É um período de extrema provação.
(o que já está ocorrendo). Esta insistência de Barrichello em continuar, se vingar, temo até pela vida dele.
A sabedoria da retirada é para poucos.

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Alô Gomes, achei este vídeo do B.Senna testando para o programa televisivo britânico 5th Gear e fiquei surpreso com a loquacidade do garoto.
Ao contrário do tio, o garoto fala bem inglês e é bem desinibido na frente das câmeras, praticamente um profissional.

Se não der certo na F-1, Luciano Burti que se cuide, porque o garoto leva jeito para comentarista de Tv:

http://www.youtube.com/watch?v=MizFFN-Py7w

Lionel
15 anos atrás

Parabens ao Flavio por postar e as opiniões de JB.Carneiro,Paulo,Donizete,Favio Dairi,Elic,Rafael Avu,Wagner,Gustavo,Zé Clemente,Rodrigo Font…..esses caras além de endender de corridas, entendem de como ganhar dinheiro…etc,etc,etc….o resto me desculpem …não entendem de NADA…..quanto a HONDA …..que nunca escutou as dicas de acerto do Rubinho…parece …Eu disse parece que estão acordando…..e após uma comida de rabo minha…resolveram marcar mais testes agora diferentes com o carro na tabua (acerto zero) e vêr o que os meninos fazem…..vamos aguardar

jose
jose
15 anos atrás

Patético.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
15 anos atrás

O problema não é correr por dinheiro, o problema é vender a sua dignidade por dinheiro.

Rubens merece cada tostão que ganhou, é milionário, mas jamais será lembrado como um piloto vencedor exatamente porque não assume suas escolhas, é chorão e faz pose de injustiçado, em suma, é um grande mané milionário (sim, o dinheiro não traz respeito a ninguém que não se dê o respeito).

Podia ter mandado a Ferrari e Schumacher a merda e não o fez. Agora, pior do que não fazer é querer convencer o mundo de que foi obrigado e cuspir no prato que comeu.

Só gostaria de lembrar ao colegas que, ao contrário do que alguns afirmam, Massa, com dezenas de GP’s a menos, já superou os números de Rubens.

prez
prez
15 anos atrás

Patético.
Eu é que sinto vontade de chorar toda vez que Ruinzinho abre a boca. Pelo amor de Deus, desocupa a moita, meu filho! Quer fazer agora o que não fez em 16 anos?

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

lamentável e patético esse Barrichello !! ele não consegue nem andar na frente do Button na Honda , e fica dando uma de coitado , de injustiçado e tal !! Patético e um fim de carreira deprimente !!

Du
Du
15 anos atrás

De todas as críticas que leio a respeito do Rubinho, só não entendo uma: aquela que o deprecia em função de ter construído uma fortuna sendo piloto de F1. Qual é o mal disso, caras pálidas? Desde quando isso é CAUSA, e não CONSEQUÊNCIA, de seu trabalho? Quantos pilotos e candidatos a piloto não gostariam de estar no lugar de Rubens, pilotando e engordando a poupança? QUERER é PODER? Se o piloto é um lixo, simplesmente será defenestrado da categoria. Mesmo que ele queira ficar rico, não será possível porque não lhe darão vaga nos mirrados cockpits disponíveis. Há muitos adjetivos capazes de traduzir a carreira, de certo modo, frustrante do brasileiro, mas dizer que Barrichello corre por dinheiro é, no mínimo, IGNORÂNCIA – e muita, muita dor-de-cotovelo.

carrock
carrock
15 anos atrás

Ah esqueci ….isto nao é motivo pra ficar reclamando da equipe pois revi a corrida da silverstone 2003 . E rubinho deu um longo abraco em jean todt apos a vitoria . Entao creio sempre rubinho demonstrou estar em casa na ferrari , concordando e nao revoltado como agora ele quer parecer…

carrock
carrock
15 anos atrás

Concordo com quase tudo que vc falou , so acho que nao da pra saber quantas vezes ele poderia ter sobresaido , pois poderiam cortar as asas dele durante o fim de semana da corrida . Ou no grid de largada , ou no meio da corrida …..

Jorge Ortiz
Jorge Ortiz
15 anos atrás

Chorar é o que ela mais sabe….

Eta pilotinho chorão!

Rodrigo Canda
Rodrigo Canda
15 anos atrás

Estou com vc!

acho que faltou gente por tras do rubens, excelente piloto, gente boa, talvez o excesso de humildade tenha o ferrado na formula 1.

Acelera Rubens!

Lucca
Lucca
15 anos atrás

Amigos,
Ninguem fala da “entrevistadeira”? Essa mulher merece estar onde está. É Fantástica!!!

Abçs!

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Parabéns Flávio ! Sua análise da entrevista é perfeita.

Paulo
Paulo
15 anos atrás

Nessa história toda de pára, continua eu acho que o que a Honda fez é uma tramenda sacanagem.

Se não queria renovar, deveria ter avisado antes, pelo menos como forma de respeito ao Barrichello que não teve culpa nenhuma no péssimo desemepnho do carro nesses dois anos. Avisado antes ele teria mais tempo para achar vaga em outra equipe.

Agora deixar o galo cozinhando até o fim da temporada e deixá-lo nessa situação..

Fowler T. Braga Filho
Fowler T. Braga Filho
15 anos atrás

Rudículo Barrichello … e só.

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
15 anos atrás

Triste, o cara no final de carreira vai ser lembrado como o perdedor que nem foi. Conquistou 2 vices campeonatos, andou com um dos melhores de todos os tempos, mas acha que é mais do realmente é.

Imagine o Berger começar a chorar que poderia ter sido melhor se o Senna nõa fosse companheiro dele.

Ele é um ótimo piloto, mas essa aura de perdedor dele já encheu o saco.

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Olha o que esse Rubinho está chamando a atenção para ele neste final/inicio de temporada é impressionante. Praticamente todos os grandes meios de comunicação do pais estão falando dele ou entrevistando-o. Aos montes.

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Essa historia de primeiro e segundo piloto na formula 1 é muito antiga, sempre existiu e sempre envolveu grandes pilotos. Em 1973 a Tyrrell tinha uma dupla de pilotos imbatível, Jackie Stewart e Françoise Cevert. stewart sempre ganhava e Cevert, assumidamente, sempre chagava em segundo, pois sua missão era ganrantir que o primeiro piloto da equipe fosse campeão. Essa relação entre os dois era tão forte que a partir do dia em que Cevert morreu, nos treinos para o GP dos EUA, Stewart parou de correr, desde o mesmo GP.
http://www.lookweb.com.br/medaglia/f1/73eua/73eua.html
http://www.youtube.com/watch?v=MPRuqzyQUos

Emerson abandonou a Lotus em 73 porque achou que perderam o campeonato pelo fato de a Lotus não ter primeiro piloto e as atenções serem divididas com Peterson. Foi para a McLaren em 74 para ter todas as regalias de primeiro piloto. E venceu.

Schumacher garantiu-se como primeiro piloto absoluto das equipes pelas quais correu. Bateu quase todos os recordes da Formula 1, inclusive os de atitudes polemicas e até dignas de vaias, pois valeu-se de todos os recursos e artimanhas para construir sua galeria de façanhas. Usou talento, precisão, habilidade, velocidade, arrojo, batidas, toques malandros, manobras duvidosas e até tramoias de bastidores feitas pela equipe.

Como na Austria. Não me lembro de nenhum outro piloto que tenha sido vaiado no pódio. Normalmente chegar ao pódio é a façanha “heróica” da F1, se bem que as vaias tenham sido mais para a equipe e pelo fato em si do que para Schumy.

Analisando melhor o caso, o Rubinho teria sido o “herói” porque se tivesse ganho, mesmo contra a equipe e o colega, bastaria ter se mantido firme até a linha de chegada, teria “livrado a cara” dele, do colega de equipe e da própria Ferrari, além de evitar estas eternas lamúrias através dos tempos. Ele queria o que? Que o Schumy falasse no rádio que era para ele ganhar, que ele estava sendo fantástico, que era um piloto excelente e muito seu amigo e que por isso merecia ganhar, que dissesse: “Ganha você essa”? Michael ficou na dele e aumentou seu record. Duvido que a Ferrari o teria dispensado, Shumacher seria campeão do mesmo jeito. Essa corrida determinou a carreira do Rubinho para sempre e mostrou que ele não tem fibra de campeão mesmo. Ele fica tentando convencer as pessoas e o mundo de quem ele é (ou teria sido se tivesse tido chance, se tivesse tido oportunidades, se não fosse impedido. Ele teve chances e oportunidades e preferiu perder para ficar reclamando pelo resto da vida) ao invés de mostrar na pista com vitórias, conquista de campeonato e atitudes de vencedor.
Já escreví em outro post, com boa dose de sarcasmo, que: “Formula 1 sem Barrichello não tem graça. É o mesmo que tirar a Ferrari e o grande Premio de Mônaco da F1. Descaracteriza a categoria. Barrichello vai virar tradição na F1. Os pilotos vão se recusar a correr se não tiver mais o Rubinho correndo”.
Há um pouco de verdade nisso pois a maioria sentirá sua falta nas pistas (Galvão Bueno terá crises de choro…), porém uma porcentagem pouco menor se sentirá aliviada…

Falar é fácil Analisar depois mais ainda. O difícil é tomar a decisão acertada na hora certa. E é isso que faz a diferença entre ser vitorioso e ser perdedor. É a vida. Assim é a Formula 1…

Apesar de tudo isso ele pode continuar, se conseguir. Tem todo o direito de alcançar suas 300 participações em corridas de F1 e ainda fazer belas participações…

SSPOK
SSPOK
15 anos atrás

FGomes e blogistas,
Para mim a melhor entrevista do Rubens, que me pareceu verdadeira!
Os comentários e destaques da coluna, excelentes!
Muito fácil dizer que mandaria tudo e a todos às favas, pois ficaríamos naquela do “se” eu fosse bom piloto ao ponto de correr pela Ferrai na F1, mandaria à ……
Então, que o Bruno e outros acelerem tudo que puderem, pois quem ficar atrás não pegará a oportunidade, seja na Honda ou outra equipe.
Acho que a Honda seria mais indicado para um piloto jovem, já que não há risco de retirada após 2009, enquanto a Toro Rosso terá que viabilizar sua permanência em 2010, ainda não confirmada.
“Se” fosse o maneger do Bruno, abriria o cofre para um contrato de 2 anos, para recuperar com o Santander, Embratel, e muitos outros patrocinadores que não hesitariam em se vincular à marca Senna.
Agora, 4 anos correndo e já estar na F1 não dever ser desprezado.
Ao Bruno, Di Grassi, Piquet Jr. Massa, Rubens e outros pilotos:
Seu primeiro adversário sempre será seu “inimigo”, digo, companheiro de equipe.
Acelerem, e vamos às vitórias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cesar Costa
Cesar Costa
15 anos atrás

O Barrichello ganhou na F1 mais dinheiro que Emerson, Piquet e Senna JUNTOS! Vir agora dar mais uma de coitadinho não convence. Até porque as entrevistas do Fantástico são todas marcadinhas (vou te perguntar isso e você responde aquilo, que te for mais conveniente). Tinha um contrato como segundo piloto e todo ano vinha com aquela xaropada de que não havia primeiro piloto. Poderia fazer como todos os segundos pilotos fazem e dar a passagem no meio da corrida. Preferiu tirar o pé depois da última volta para mostrar a “injustiça”, que fizeram com ele. Agora vem com esse papo de que é muito cedo para o Senna II, com a justificativa que é muito pouco experiente. E o Button? E o Kimi? E o Hamilton?
Resumindo: é o pior tipo de canalha! Aquele que se faz de bonzinho, tem um discurso simpático, mas só vê o lado dele. Parodiando o Brizola: “pisa no pescoço da mãe pra chegar onde quer”…

Fausto Cabral
Fausto Cabral
15 anos atrás

O mais interessante – ou não – foi a cara falsa de drama da repórter e a edição tendenciosa do tipo: Schumacher “estrangeiro do Mal que só ganhou 7 títulos pq tinha maracutaia” x Rubens Barrichello “brasileiro coitadinho vítima dos malvados estrangeiros que não o deixaram ser campeão”

Ô dó.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

CONCORDO!
Desde o trio dos campeoes brasileiros, ele é o melhor e nao vejo que será superado pelo Massa,Piquet Jr. ouSenna Sobrinho

zé clemente
zé clemente
15 anos atrás

Certa vez numa entrevista o Nelson disse que o Rubens fez tudo certo até a F1 e depois tudo errado.
Sempre achei que ele ficou tempo demais na Ferrari. E nesse ano da Austria já deveria ter tirado o time de lá. Principalmente porque só o mundo inteiro viu o Rubens andando nos mesmos tempos que o alemão. Quantas vezes ele andou ali atrás do alemão na mesma balada?
Agora eu acho que ele está cometendo outro erro. Está falando demais na hora errada. Agora seria o momento dele ele dizer apenas nada. Até mesmo recusar entrvistas. A Honda não vai decidir nada em função do que ele diz na imprensa.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Ele é um cara que juntou um patrimônio de vários milhões de reais e tem uma bela família…ninguém conquista tudo isso por acaso, ele é sim um ótimo piloto, mas acontece que na fórmula 1 – com algumas exceções – só andam os melhores mesmo, a briga por décimos, centésimos e milésimos é algo fora da percepção de qualquer um de nós no tocante a conseguir lidar com cifras tão estranhas com carros tão absurdamente brutais, ora amigos! apesar de ser partidário ferrenhos dos rallys, eu reconheço que não existe nada mais violento que um fórmula 1 para devorar curvas, e nisto o Rubinho é um mestre, em pista meio molhada “al dente” ele é um dos 10 grandes. Por isso, deixa ele falar sim, concordo com tudo que ele disse e aquela pataquada da Áustria apenas demonstra como o tão comentado e poderoso intelecto do Schumacher falhou escandalosamente naquele dia, até uma criança desconfiaria da tremenda repercussão que a chegada teria….claro que Jean Todt, percebendo no última volta o que aconteceria deveria ter mandado o Rubens acelerar de uma vez para salvar um pouco a reputação da gigante Ferrari e do mito Schumacher, mas as pessoas erram, mesmo quando você acha que não DÁ para errar tão bisonhamente.