FUTUROS CLÁSSICOS

SÃO PAULO (será que serão?) – Dia desses dei uma entrevista para um site, ou uma revista, não lembro bem, sobre carros atuais que têm chance de virar clássicos no futuro. Citei Fiat Uno (o primeiro), Renault Twingo, Mitsubishi Pajerinho, Honda Civic hatch (de meados da década de 90) e Ford Ka (também o primeiro). Assim, entendam esta imagem como se fosse um “Cars & Girls” publicado daqui a 20 anos. A foto foi enviada pela jackie Della Barba.

E você, que carro atual acha que pode virar clássico de coleção daqui a umas duas décadas? Mande a lista! Por “atual”, vamos convencionar que são modelos fabricados de 1990 pra cá, OK? “Ah, mas o Uno é da década de 80!”, vai dizer alguém. Bom, Uno é exceção, pronto.

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
rafael
rafael
12 anos atrás

gostaria de saber se a parati glsi 96[unico ano produzida ] é um classico tenho uma e esta zero
muita gente pergunta se eu vendo gostaria de saber a media de preço??

edinho13
edinho13
13 anos atrás

AH, ME MEMBREI DE MAIS um, o nosso bonitinho FIESTA SPORT, QUE SAIU QUASE TODOS VERMELHOS, MUITO BOM CARRO, COM ACESSORIOS LEGAIS.

edinho13
edinho13
13 anos atrás

meus amigos queria citar um veiculo, que com certeza, muitos esqueceram, O GOL 1988 QUE SAIU UNICAMENTE UM VERMELHO, com motor AP 1.8 ESPERTO, LEMBRARAM? É O GOL STAR, COM RODAS DO GOL GTI AS PINGOS D’AGUA, ARO 14, NOSSA ESSE GOLZINHO ARREPIAVA, SO MAGNATA PODIA COMPRAR, QUE SAUDADE DA DECADA DE OURO DAS MONTADORAS, ENTRE ANOS 80 E 90 E POUCOS, HOJE POSSUO UMA RARIDADE TAMBEM, UM SANTANA GLS, COMPLETO MAIS TETO SOLAR, 90, E AR CONDICIONADO FUNCIONANDO, QUE MARAVILHA DE VEICULO, COLOQUEI SUSPENSAO A AR, E AROS 17′, FICOU LINDAO, ABRAÇOS A TODOS.

joao r
joao r
14 anos atrás

carros . estes sitados nao tem alma propia .santana do ceuta kadet o ka alfa romeu estamos falando de 90 pra ca alguem conhece bem o escort zetec? ja andou ? ja pisou fundo?a beleza? entao este e o carro.valeu!

Leco
Leco
14 anos atrás

Ka XR 01 vermelho.

O melhor esportivo com certeza.

Flávio, faz um programa dele!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
14 anos atrás

Acrescentando à lista dos demais…

Os meus eu não classificaria como clássicos, mas como raros….

Fiat Palio Citymatic (Este hoje já é raro)
Fiat Siena e Palio Weekend 6 Marchas (Só fabricou 2 anos)
Fiat Siena e Palio Weekend Sport (inclui MTV)
Fiat Brava
Fiat Stilo Schumacher
Ford Fiesta Sport (Hj é muito dificil de ver e já é raro)
Ford Escort XR3 Conversível (93/94)
Ford Escort RS
Ford Pampa 1.8 S e as versões com Injeção eletronica
Chevrolet Kadett Conversível
Chevrolet Corsa GSi
Chevrolet Corsa Piquet
VW Gol TSi
VW Parati GTi
VW Pointer (pincipalmente o GTi)
VW Santana Executive
VW Santana Evidence
VW Santana e Quantum Sport
VW Saveiro Summer e Sunset
Gurgel Moto-machine
Gurgel Supermini
Gurgel BR-800
(incluo estes Gurgéis por serem 100% nacionais)

Importados (os que eu vi rodando no Brasil)
Alfa-Romeo Spyder
Mazda Miata
Mazda MX3
Renault 19 16V (Hatch e Sedan)
Peugeot 206, 306 e 307 Cabriolet
Toyota Passeo
Honda CRX (Del Sol)
Subaru Impreza WRX
Hyundai Coupé
Plymouth Pt Cruiser (este é clássico até 0km)

jenison
14 anos atrás

gol gts
gol gti
gol gt
gol ts
gol tsi
kadett gsi
kadett gsi conversivel
escort gl ap 2.0
escort xr3 2.0
escort xr3 2.0 conversivel
escort racer
escort formula
escort guarujá
escort cht
escort zetec
escort coswoth
escort rs
escort L
escort LX
escort glx
escort gls
corsa gsi
corsa gls

Fabrício
Fabrício
14 anos atrás

Focus XR, a série especial de 360 unidades de 2003. Quem curtiu uma serra com esse carro, de teto solar aberto para ouvir o ronco discreto do Zetec, não esquece. Pena que não foi relançado com o Duratec, o motor que faltava ao XR.

Luiz Otavio
Luiz Otavio
14 anos atrás

Amigos aí vão alguns que se eu tivesse grana comprava e guardava, um de cada montadora:
-Fiat Cupê 95 já é raro;
-Chevrolet Calibra 95(inteiro e sem ser modificado) é mais difícil de achar que o Cupê;
-Gol GT 84/86 raríssimo inteiro;
-Corcel GT 75;
nem vou citar Maverick v8 que já é e Opala GT

Eric Neves
Eric Neves
15 anos atrás

Se bem que alguns já podem ser considerados clássicos:

Diplomata
Monza SL/E
Escort XR3
Gol BX
Fiat Uno CS
Del Rey Ghia
Kadett Gsi
Fiat Prêmio CSL
Chevette
Passat GTS

Cesar
Cesar
15 anos atrás

Sem comentarios:

1 – Gol GTI 1994 preto ( a mosca branca dos GTI’s )
2 – Kadett GS 89/90 (nao mudou nada nos dois anos, ele foi lancado no final de 1989)
3 – Diplomata Collectors

francisco pantcho
15 anos atrás

oi gostaria de saber quanto gasto pra por um teto solar eletronic no meu gol quadrado me responda tenho interece urgente……..valeu bons negocios

Lucas
Lucas
15 anos atrás

Já tive alguns que podem virar clássicos:

KADETT GSI (pesado)
CORSA GSI (bom + a mecãnica ?)
GOL GTi (muito quadrado)

Atualmente tenho um KA XR, acho esse carrinho lindo e espetacular a mecânica é muita boa e chegara com certeza uns 15 anos pra frente sem problemas.

resumindo: KA XR 1.6, até porquê quem tem com certeza acha muito melhor do quê esse novo kazinho que lançaram atual.

Claudinei Garcia
Claudinei Garcia
15 anos atrás

Os modelos esportivos e os mais luxuosos para a época sempre estarão em alta…hoje e amanhã muito mais…

Modelos GSi (Corsa, Kadett, Vectra) da GM,
GLS e GT´s (Gol e Golf) da VW,
linha turbo, 1.5 e 1.6R (uno, tempra) da fiat entre outros…

Estando em impecável estado de conservação e com os acessórios originais em funcionamento, etc.., vão ser muito procurado por colecionadores.

Mas precisamos conservá-los ! Se não os nosso filhos ou netos nem chegarão a ver um desses rodando por aí:
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*1389259

Luís Cláudio Machado
Luís Cláudio Machado
15 anos atrás

Não se pode falar em futuros clássicos sem deixar de citar o lindo Kadett Turim, e o Astra 1995 – importado – , com excelente desempenho (115 cv) , e linhas sóbrias, em especial o preto metálico.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Gol GTI 92, tenho um cinza chumbo e posso falar que carro antigo melhor do que esse não tem, eu não troco por nenhum carro zero de hoje em dia porque não adianta ser novo e ter um motorzinho mil, carro tem que ter potência e o GTI garanto pra vocês que isso ele tem !!!!!

Rafael
Rafael
15 anos atrás

Alguns modelos não me saem da cabeça…

FIAT 147 – primeiro motor transversal do brasil e o primeiro motor a álcool
PANORAMA – uma perua muito simpática
FIAT OGGI – também muito simpático
OMEGA CD 4.1 precisa dizer mais??
MAREA 2.4 20v ou o 2.0 turbo
UNO TURBO
CHEVETTE HATCH – bonito não??
GOL com aqueles barulhentos motores de fusca

Marcelo Mesquita
Marcelo Mesquita
15 anos atrás

Eu tenho certeza que 3 carros já são clássicos:

Honda Civic CRX VTI
Mazda MX-5 Miata

e tb outro conversível um pouco mais novo, BMW Z3.

Dener
Dener
15 anos atrás

GOL GTi Caixa
Gol GTI 16v (com bolha no capô)
Saveiro (versões esportivas da quadrada e bolinha)
Parati GTI 16v (uma das nossas únicas peruas esportivas)
Escort XR3
Kadett GSI
Uno Turbo
Tempra Turbo (blergh 1)
Marea Turbo (blergh 2)
Suzuki Vitara
SuzukI Samurai
Troller T4 (Pra mim ele já é considerado o hummer brasileiro ehhe)
Blazer executive

(…)

Alguns dessa lista pra mim já viraram clássicos, é só ver a grana que custa um Gol GTi ou um Kadett GSI que esteja bem conservado, e o ver o tanto de pescoços que os dois quebram quando qualquer um deles na rua brilhando.
Ahh, tem tantos que tem chances de virarem clássicos… Virarão clássicos aqueles que farão lembrar uma época de carros mais fortes, tudo que o mercado tem em carência vira clássico. Assim como Opala e Chevette viraram clássicos (ao meu ver) por causa da tração traseira…

Ainnem Agon
Ainnem Agon
15 anos atrás

Ka já é clássico indiscutível.

E eu ainda gosto muito dos Gurgel, todos os modelos são lindos!

Mario
Mario
15 anos atrás

candidatos:

corsa GSI 1.6 16v (possui um, carro muito bom + pecou na mecãnica)

KA XR 1.6 08v esse é um kanhão e será um clássico. (possuo um bixo desse)
o karrinho é bom em tudo.

Eric
Eric
15 anos atrás

FG
O cara dos Monza S/R tem além dos 3 de uso,mais dois para vender.
Diz ele que tem até selinho da Fanavid no vidro.

Se quiser,mando o contato.

Karlos
Karlos
15 anos atrás

Tenho um pocket KA XR 1.6 preto bancos em couro todo original, caso não fique com, pedirei ao novo dono que não mexa em nada nessa maquina. Esse já é um clássico.

Eric
Eric
15 anos atrás

De luxo:
Santana Executivo
Diplomata Collectors
Monza 500 EF
Versailles Ghia
Del Rey Ghia 1.8
Mercedes 190 E 2.3 16V
Tempra Stile
Omega CD 3 litros

Esportivos:
Kadett GSI(fechado e aberto)
XR-3 1.8 Benetton(branco com a lista verde)
Gol GTS e GTI
Quantum Sport(branca,parece uma ambulancia)
Ka Black 1.6 e o XR 1.6
Uno Turbo
Vectra GSI(1995)
Calibra(um dos mais aerodinamicos do mundo:cx 0,26)
Mitsubishi Colt GTI(140 cv para 800 kg)
Civic VTI 160 hp
Eclipse GST 95 N-13
Lancer Evo V,VI (Tommi Makkinen)
Fiat Coupe

Normais:
New Beetle
PT Criuser(horrivel)
Twingo
Ka
Fusca Itamar Série Ouro(1996)
Gol Bolinha(1995)

Tem mais uma porrada…..mas…..depois ponho mais….hehehheeh

Adonis Di Nizo
Adonis Di Nizo
15 anos atrás

Marea 2.4 hlx esse motor 5 cilindros é fantástico pena que pouco valorizado pelos motoristas e “mechanicos” brasileiros não habituados a tecnologia.

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Sonho de consumo de hoje e sempre:

1- Audi RS2 Porsche
2- Subaru Impreza Turbo 94-99

Clássicos, para mim, são carros mais exclusivos, ou série esclusiva com motor melhor. Meus futuros clássicos são:
1- Opel Calibra
2- Volvo 850SW Turbo
3- GMC Typhoon e Syclone
4- Fiat Coupé
5- Alfa Romeo 156
6- Alfa Romeo 147
7- VW Golf VR6
8- VW Polo GTI
9- Fiat Uno Turbo
10- Mini Cooper John Cooper Works
11- MB C36, C43 AMG
12- Peugeot 306 Rallye S16
13- Chrysler PT Cruiser Limited
14- Ford 150 Lightining
15- Renault Megane F1 Team R26

Prestes
Prestes
15 anos atrás

De todos, acho que o Ka é com certeza o candidato mais forte a clássico.

Única coisa que eu peço dos donos desses carros candidatos a clássicos, é que não avacalhem os coitados. Quem compra um carro antigo hoje sabe como é uma merda pra deixá-lo original de novo. Imagine aí alguém comprando um Ka TUNADO em uns 20, 25 anos. Vai se lascar pra deixar o carro igual aos Kas que vemos hoje rodando.

Rick Berlitz
Rick Berlitz
15 anos atrás

Revista, revista…

Luciano Moreno
Luciano Moreno
15 anos atrás

La vai a minha lista:
1.Uno 1.6R amarelo (tá ficando dificílimo encontrar um).
2. Santana EXECUTIVO( Na cor vinho é mais difícil de achar do que um cabra macho em Pelotas).
3.Voyage sport
4. Saveiro Sunset (serie especial da geração quadrada).
5. Gol GTI 2.016v (aquele modelo da bolha no capô).
6. Vectra GSI
7. Monza Classic EFI(aquele do Emerson Fitipaldi)
8.XR3 FÓRMULA
9.UNO TURBO
10.Tipo 2.0 16v (o carro que já foi o mais veloz do brasil)

Armando Vieira
Armando Vieira
15 anos atrás

– Santana
– Mitsubishi Colt
– Dardo
– Porsche Carrera 4

Abraços

Leonardos
Leonardos
15 anos atrás

KA XR com certeza, arriscaria também o ford Focus.

Victor Serrão
Victor Serrão
15 anos atrás

Omega CD 3.0 1993, motor alemão;
Gol GTI 16v;
Parati 1.0 16v Turbo;
Ford Escort XR3 2.0 Conversível;
Ford Versailles;
Ford Verona Mk. 1;
Chevrolet Vectra GSi;
Tempra Coupé Turbo;
Uno 1.4 Turbo;
Tipo Sedicivalvole;
Volkswagen Pointer GTI;
Chevrolet Astra Mk.1;
Miura Saga;
Brasinca Mangalarga e Passo Fino;
SR Deserter XK;
Gurgel Supermini;
Volkswagen Passat VR6; e
Fiat Palio Weekend Sport.

Esses com certeza serão carros clássicos nacionais no futuro.

Rona Ajinomoto
Rona Ajinomoto
15 anos atrás

Fabiano Corniani,
Em 1994/95 trabalhei numa concessionária Peugeot. O 205 e o 306 XSi eram os meus preferidos entre os que vieram para o Brasil na época. Os 205 vinham do Uruguai e os 306 da França. Os uruguaios e os franceses eram bons, porém os argentinos (algumas versões do 405 e as pick-ups 504 GD e GRD)… e não é preconceito nem pegação de pé não, são fatos… Em 2004 comprei um 206 nacional que não me deu nenhuma dor de cabeça, fiquei 3 anos com ele, mas não sei por que não me empolgou.
Abraços.

Fernando
Fernando
15 anos atrás

A pergunta é otima e já tem algumas respostas interessantes.
No momento a fotos deste Ka-guei (ou Ka-garam) me tirou a concentração.
Nada contra o carro, pelo contrário. O carro é muito honesto e cheio de predicados para merecer uma interpretação destas.

Cabra
Cabra
15 anos atrás

Renault Twingo, com certeza.

Mas pra não ficar repetindo o que muitos já disseram, vão alguns que ninguém citou:

– Alfa 145 Quadrifoglio
– Fiat Coupé

E dos mais recentes, apostas arriscadas:
– Volvo C30, porque aquela traseira já era clássica.
– Citröen C4 Hatch

José Baroni
José Baroni
15 anos atrás

Só os nacionais:
KADETT (Todos)
KA XR 1.6
Uno Mille com motor FIASA e carburador.
Chevette Junior!
GOL GTi (Todos, inclusive o “Bolinha” com aquele “ovo” no capô)
Corsa (a nossa primeira geração)
Celta
Marea Weekend
Palio (o primeiro)
OPALA DIPLOMATA ÚLTIMA SÉRIE DE 1992 (Clássico dos clássicos!)

André Soler
André Soler
15 anos atrás

Puma anos 90 usando peças de Monza
Lobini
Chamonix
Troller
OBVIO
TAC STARCK
Replicas de Ferraris, Lambo e Porsches do Nilton de Curitiba
Replica do cobra americar
Replica do GT 40 americar
Replica da F40 JJtrervis
Replica de 911 Kremer design
Audi A3 1.8 T 150 cv e 180 CV 2002 2p
Kadett gsi
Kadett gsi conversivel
Escort 1.8 xr3
Escort 1.8 xr3
Escort 2.0 i xr3
Escort 2.0 i xr3
Gol GTS
Gol GTI
Gol GTi 2
Gol GTi 16 v
Gol Tsi
Uno Turbo
Uno 1.6 r
Uno 1.5 R
Golf GTI
Golf GTi Cabrio 1995 tem alguns no Brasil
Golf 1.8 t GTi
Escort RS Zetec
Escort Rs Corswoth novos e velhos tem alguns no pais…
Corsa GSi
Pointer GTi
Fiesta Sport
Astra GSI
Astra SS
Astra 500
Monza Classic
Santana EX
Santana GLSI
Santana SPORT
Monza Barcelona pela exclusividade…
Vectra Colection
Vectra CD 2.4 16 v
Tempra Turbo
Tempra Stile
Tipo sedicevalvule
Tipo 2.0
Tempra SW
Quantum gsi
Quantum sport
Xr3 Formula
ESCORT Conv. 100 anos
OMEGA CD 3.0
Omega CD 4.1
Omega Diamond
Suprema CD 3.0
Suprema CD 4.1
Santana EX
Monza 500 EF

Jeba
Jeba
15 anos atrás

Clássico? Não sei, mas pra mim, Tempra Turbo Stile e Ford Ka XR tinham que estar na lista, são carros diferenciados!

Glauber
Glauber
15 anos atrás

Eu tive um KA XR prata que foi cahmado de KArt e KApeta. Foi o carro que mais deu pena de vender. Hoje tenho o novo Ka 1.6 é melhor para os passageiros, mas para o motorista não tem comparação com o antigo XR.
Obs.:1 – Esse da foto é o SportKA e só foi fabricado na Europa.2 – Existe o KA Clube.

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

Olha eu procurei o meu e achei.
Meu carro eu considero que sera um clássico.
Tenho um Santana Executivo 90/91
Esse carro foi o primeiro sedan com injeção (mesmo motor e cambio do gol GTI)

Jaison
Jaison
15 anos atrás

1::Renault Twingo
2::Ford Ka
3::Troller T4
4::Peugeot 205 GTI
5::Fiat Uno
6::VW New Beatle
7::Subaru Impreza GT
8::Suzuki Swift
9::Opel Calibra
10::Volvo 850

Lg
Lg
15 anos atrás

O Ford Ka vai ser um clássico sim, o carro mais feio fabricado no Brasil. Quem tem é lógico que não vende pois é um grande mico e não acha ninguém que queira. Em alguns lugares é chamado de Ford Ku, pois é feio por fora e apertado por dentro…

Já o Gol GT, GTS e GTI principalmente o quadrado, o Kadett GSI conversível ou não, estes sim já são classicos.

Fabiano Corniani
Fabiano Corniani
15 anos atrás

Desculpe-me o repeteco, mas palmas para a citação do Suzuki Swift ! Faria um pequeno adendo, o 1.0 3 CILINDROS será muito mais clássico. =)

Fabiano Corniani
Fabiano Corniani
15 anos atrás

Não vi ninguém comentando sobre o peugeot 205.

Acho que é um carrinho q merece estar nessa lista

Lucas Israel
15 anos atrás

Gol GTS
Kadett GSI
Gol GLI (o primeiro bolinha)
Santana Exclusiv (raridade isso…)
Saveiro Surf (quando ainda era quadradinha)
E o Gol 1000 Quadrado

Roberto Torres
Roberto Torres
15 anos atrás

O New Civic, daqui trinta anos.
Mas nunca com o charme de nossos antigos de hoje.
Ex : Pumas GTS, foram fabricados cerca de 8.000 durante seus anos de existência, já os atuais são milhares por mês.
Destes oito mil, se tivermos uns dois mi rodando é muito.
FG, quantas Dékas tem rodando no pais???? Quantos Gordinis??? Ou até Ladas Samara. Este é o charme.

Kleber
Kleber
15 anos atrás

Também vou de Gol GTI/GTS de 1989 à 1994,que aliás já são clássicos, depois acho que ele perdeu um pouco do carisma, mas os GTI bola até 1997, qu eram os 2p.
Escort XR-3/Conversivel, a linha GSI inteira todos claro desde que salvos da gang do xuning.
Depois virão os sedãns como vectra, santana, versailles….

Acho que será algo em torno disto!

Carlos Malfitani
15 anos atrás

Se importado valer:

Alfa Romeo 156, o sedan mais bonito dos anos 90.

O Subaru Impreza turbo GT.

Opel Calibra

Nacional dos anos 90:

Uno e Tempra turbo
Vectra e Corsa GSI

Existem outros com potêncial, mas acho que esses são certos de virar clássicos.

Filipe
Filipe
15 anos atrás

Chevrolet Classic (Corsa Sedan), pois já é clássico até no nome.

Rona Ajinomoto
Rona Ajinomoto
15 anos atrás

Dos nacionais de 1990 em diante são vários, tive alguns (que particularmente já se tornaram clássicos pelas muitas aventuras e histórias que tive com eles), os demais espero um dia colocar na minha garagem (pois cada um, de uma forma ou outra, também tem uma ligação muito especial comigo). Na minha opinião, entre todos podem ser considerados um pouco mais clássicos principalmente aqueles que foram desenvolvidos aqui no Brasil de fato (sem adaptações/tropicalização ou pequenas alterações de design de modelos estrangeiros):
Pointer (Autolatina) apesar de ser plataforma Escort tinha um design muito mais bacana, com um grande espaço interno e um enorme porta-malas.Tive um CLi 1.8 1993 álcool bordô (da mesma tonalidade do Gol GTS/GTi da época) que mandei pintar os parachoques iguais ao do Pointer GTi e coloquei as rodas do mesmo modelo, que apesar de alguns probleminhas, tenho saudades;
Escort XR3 1.8 AP – se for um Fórmula azul, melhor ainda;
Voyage 4 portas – de preferência na cor verde escuro metálico – tive um 1992 dourado, não gostei do interior marrom;
Gol GTi 16V 1995 com a bolha no capô – de preferência na cor vermelha (sólida ou metálica);
Parati GTi 16V 1996 (acho…) também na cor vermelha;
Ômega – tive um bordô 2.0 GLS 1993 com teto solar, muito bom carro e tive também um CD 4.1 1994 azul com painel digital, teto solar, bancos de couro que foi espetacular.
Gol GTS/GTi 1993 – meu cunhado teve um bordô lindo, o padrão xadrez dos bancos Recaro era muito bonito;
Saveiro Sunset 1994 (acho);
Opala Diplomata 1992 azul;
Uno 1.6R e Uno Turbo;
Corsa GSi – com teto solar;
Kadett GSi e GSi conversível;
Celta (por que não?) – o primeiro modelo;
Do início dessa década pra cá, passei a me preocupar com tantas questões e problemas que não acompanhei de perto os modelos e marcas lançados e/ou importados (e numa rápida avaliação, acredito que foram muitos) que não sou capaz de elencar outros modelos mais recentes.