INTERLAGOS EM PINGOS (45)
SÃO PAULO (fechando o barraco) – E para terminar, mais duas declarações pinçadas entre as tantas disparadas pelo paddock em Interlaken. Primeiro, a de Massa sobre Hamilton: “A pressão está toda nos ombros dele, sim. Ele que tem a obrigação de ser campeão, porque chegou aqui sete pontos na minha frente. Eu não tenho nada a perder”.
Tem razão.
Agora, de Hamilton sobre a corrida. “Estou confortável com minha estratégia de combustível. Os carinhas na frente provavelmente estão com estratégia diferente. Mas nós estamos numa ótima posição para terminar no mesmo lugar em que estamos hoje. Esse será meu objetivo. Nós não precisamos fazer nada de espetacular”.
Tem razão também.
Tchau, até amanhã.
(Enviado por: Abreuzinho – Que frescura esse negócio de Interlagos em pingos 1, 2, 3, 55, 76…preguiça de colocar títulos nos posts? Muito chato começar a ler algo sem saber do que se trata, aí é que dá preguiça…)
Esperamos por mais de dez anos para chegar a uma decisão mundial de F1 com um piloto competitivo, e mesmo assim muitos torcem contra ele. Da mesma forma, temos um Blog como este, que nos traz de graça notícias quentes saídas da fonte e ainda presta subsídios para que, alguns não esclarecidos, possam compreender o que acontece. Mas há quem reclame sobre o formato dos posts ou da falta de títulos.
É como dar comida a famintos que cospem no prato.
Com esse negocio de postar a corrida em “pingos” voce vai fazer jus ao apelido de “Kid conta-gotas”. Se chover,aí vira confusão. Pingos aos borbotões??
Este é o campeonato mais perdido de todos os tempos…a Ferrari tá devendo 30 pontos para o Massa, então ele deve fazer a parte dele, ficar na frente e lutar. O resto os deuses da velocidade se encarregam de resolver….Eu acho que o Lewis está numa estratégia de 2 parada e o Felipe de 3 . Felipe, pé no porão e corrida com o coração. É isso aí !
Eu li hj de manhã que o Hamilton está muito mais pesado que as Ferraris . Let’s see .
gomes, nos sites de previsão do tempo o prognóstico é unânime de chuva, algumas indicando até 100% de possibilidade de chover durante a tarde !!! Acho que isso não é muito bom pro Massa que tem que terminar em 2° ou 1° se quiser ter alguma chance , corrida com chuva sempre tem imprevistos …
Eu fico aqui pensando porque que tem brasileiro idiota torcendo para o Hamilton. Vai ser terceiromundista assim lá longe… Depois dizem que o Piquezinho é que não é brasileiro. Vai entender. Massa Campeão e Hamilton no Murão……..
Mais uma coisa:
O Loeb guiou igual a um bundão nesta etapa para garantir o título.
Se o ilustríssimo Hamilton conseguir fazer o mesmo o título virá fácil.
Gomes
O WRC já acabou de conhecer o seu primeiro pentacampeão.
Infelizmente ele não pilota um Impreza e nem mora no Leste Europeu, mas o cara pilota para caramba!
Piloto francês, marca francesa.
Um comentário extra: Quando começaram a surgir as fotos do seu Lada eu imaginei que fosse para rali. Fiquei um pouquinho decepcionado quando soube que era para o asfalto.
Grande Abraço!
Bom dia, nos comentários dos pilotos faltou Piquet e Weber!
no mais, bom trabalho!
Vou para um all-in…:
As McLarens apostam em chuva para o fim da corrida. Farão uma 1ª perna mais longa com pneu duro e, caso n chova, duas curtas com pneu duro e mole respectivamente. Se chover/safety car na segunda metade da corrida, n importa o pneu.
Massa e Trulli vão parar cedo e vão ficar presos atrás dos adversários quando voltarem.
Se chover no final, Massa, por estar atrás, se desespera e dá uma, duas rodadas e termina fora dos pontos.
Em suma, dobradinha da Mclaren e Raikkonen em 3º.
Título de Hamilton de pilotos e de construtores para a McLaren.
Hamilton Campeaaaaaaoooo!!! Massa vai ganhar a corrida!!!! Rubens graças a Deus nunca mais!!!!
As palavras do Bernie Ecclestone me fizeram lembrar do tempo em que as vitórias eram mais valorizadas na pontuação, então fiz uns cálculos aqui e cheguei à seguinte conclusão.
Pela pontuação antiga (a que vigorou até 1990, 9, 6, 4 ,3, 2, 1, ou a que vigorou de 1991 a 2002, 10, 6, 4, 3, 2, 1, nos dois casos a situação seria a mesma) a situação hoje seria a seguinte:
Massa só seria campeão se vencesse ou chegasse em segundo. Até aí, tudo igual. A diferença é que com uma Vitória do Massa, o Hamilton poderia chegar em terceiro, ou seja, bastaria a Ferrari fazer uma dobradinha. Com o Massa chegando em segundo, o Hamilton poderia chegar até em sexto.
Portanto, vejam que há uma enorme possibilidade do Massa ser “campeão” (entre aspas) se levado em conta o critério de pontuação que vigorou na F-1 por mais de 40 anos. Vale lembrar que todos os títulos de Emerson, Piquet e Senna na F-1 foram com aquele sistema de pontuação.
Antes que alguém me critique, deixo bem claro que não estou sugerindo nada, é apenas uma constatação interessante. O critério de pontuação em vigor hoje é outro e é isso que vale.
Flávio Gomes, gostaria que você desse uma olhada nessa matéria. Eu não imaginava que os gringos gostassem tanto de Interlagos.
É muito interessante a forma como o autor se refere à apaixonada torcida brasileira:
“As a circuit, you can’t really fault Interlagos. Nor could you ask much more from the fans – Brazilian are among the most passionate followers of F1 and have given the sport a string of multiple champions: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna.”
É muito bom ver coisas do Brasil sendo admiradas pelos estrangeiros. Pena que os petrodólares contem mais para a FIA do que a beleza do espetáculo.
http://www.f1fanatic.co.uk/2008/10/25/the-last-f1-season-finale-at-interlagos/
Abraço!
Massa!!!!!!Até a última volta F.G., grande abraço!!!!
pra terminar, o cara esta tao a vontade e sereno, que até pilotou de relogio hoje huahuahuahuahuhau
olhem nas fotos em que ele sai do carro e faz o sinal de numero 1! huahuahuahuahuahu
é mole!
Que frescura esse negócio de Interlagos em pingos 1, 2, 3, 55, 76…preguiça de colocar títulos nos posts? Muito chato começar a ler algo sem saber do que se trata, aí é que dá preguiça…
Trulli vai encaixotar o Amiltinho, o Falonso vai vir pra cima e é claro que o Miltinho não vai querer dividir o S, vai deixar passar… com isso já cai para 5o lugar. Daí pra frente, Vettel passa fácil pelo Kova, e aí vai pra cima do Miltinho, que vai pipocar e acabar fazendo bobagem! Torço para uma batida na 2a volta!
Massa campeão!!!!!!!
Apenas complementando meu comentário anterior: se o Hamilton sobreviver à tão difícil largada, infelizmente será (com merecimento) campeão mundial. Mas acho que ele não sobreviverá nas primeiras posições após a largada.
Hamilton disse: nosso rendimento real é esse aí mesmo.
Anotem um nome aí: Alonso, ele vai ser a chave do título do Massa, é a minha aposta. Ele já deixou bem claro que o problema dele não é com o Hamilton, é com o Ron Dennis, mas como o Dennis não pilota, vai sobrar para quem estiver na pista, aguardem…..a humilhação imposta ao marrentinho catalão está atravessada até hoje na sua garganta, amanhã é o dia de acerto de contas.
Flávio (ou FG , ou meianov, como vejo que chamam na intimidade do blog):
sou leitor (até hoje um “voyeur”, sem nunca ter postado aqui antes) e gostaria de afirmar as seguintes considerações:
1º) a sua cobertura de F1 é a melhor de toda a imprensa, tanto a sua cobertura profissional no IG quanto a pessoal no blog;
2º) a Folha de SP (a quem assino desde 1989, quando ainda morava no RJ) não deve ter noção do colunista que perdeu;
3º) suas opiniões e estilo são nota 10, não mude;
4º) isto é opinião de um fã de automobilismo desde criança e que na adolescência conviveu com a divisão 3 (início da década de 80) com os Passats de Jorge Freitas, Toninho da Matta, Orlando Dollabella e Cia no autódromo do RJ realizando trabalhos de bastidores nos fundos de Jacarepaguá, e depois, mais velho, frequentando as provas de Indy do RJ; hoje estou em outro ramo, mas com o automobilismo na veia.
Feita a apresentação vamos os comentários da prova de amanhã (hoje) em Interlagos:
Acho que Hamilton ficou numa fria na largada – à frente Massa e Trulli (duro na queda), ao lado na parte limpa o Raikkonen que pode se dar ao luxo de pressioná-lo contra o muro sem ter nada a perder, atrás dele o Alonso que se puder bater na traseira o fará sem pensar 2 vezes. O Kova vai largar na parte limpa e pode se jogar contra Alonso, mas…. Acho que a corrida será decidida na largada.
Abraço,
Hamilton vai dormir tranquilo e muito confiante de finalmente conseguir levar o campeonato de pilotos. A estratégia já definida com a equipe e Kovalainen, ele não vai deixar comentarios influenciar de que não consegue correr com a pressão.
A torcida vai fazer o seu papel como no dia de hoje, vai vibrar com o Massa e fazer a vida de Hamilton um verdadeiro inferno.
A possibilidade de Masssa ganhar o campeonato é pequena vai valer a torcida e da largada ao 1º pit serão momento alucinantes para todos.
Vamos ficar na torcida
É, o Hamilton vai ter uma corrida bem tranquila… por isso achei muito legal a idéia do Bernie Ecclestone. Um 1º lugar vale mais que infinitos 2º, um 2º vale mais que infinitos 3º, etc… em suma, como se fosse um quadro de medalhas das Olimpíadas.
O Massa está bastante correto.
Já Hamilton, quase: ele esqueceu que larga bem atrás de Trulli (2º) e imediatamente a frente de Alonso (6º), do mesmo lado sujo de ambos.
Trulli é um dos mais difíceis pilotos do grid para ultrapassar (vide Bourdais na última corrida) e Alonso desejaria que o seu carro fosse um Match 6 com módulo combate para furar os pneus de Hamilton.
Ou seja: tudo pode acontecer depois de apagar as luzes e antes do final da primeira curva.
Tá certo, mas não há duvida que para os dois vai ser uma corrida de cabeça. E de ‘acertos’, que podem vir dos escudeiros ou do além.
Que vença o melhor em tudo e que, assim como hoje, o melhor continue sendo Felipe Massa.
A coisa na entrevista fuciona bem. Quero ver é na hora de agarrar o título. É aí que o inglesinho se enrola….. é aí que mora nossa esperança.
Ele não será nunca um grande piloto se não conseguir arrematar os títulos.
Flávio,
Não tem jeito…..amanhã tudo pode acontecer!
Espero que aconteça o melhor…Massa Campeão!
Abs
Na primeira vez que os The Hamiltons apareceram na tela, a vaia foi tão intensa que o pimppolho se assustou ao ouvir a zoeira que vinha de fora
Quase deu pra Lusa Flavinho, se não é o estúpido (espero que publique) do Edno que quis cavar um penalti, ele poderia ter feito 3 x 1 aos 30 do segundo, mas contra os bambis (espero que publique II) vem 3 pontos lá em cima da churrascaria do Seu Jorge, vai sabádo?
Vejo o Felipe campeão com o seguinte quadro:
1- Na largada, Massa ou Trulli nas duas primeiras posições. E Raikonnen em terceiro (obrigatoriamente)
2- Raikonnen anda num ritmo fraco, segurando todo mundo em comboio atras.
Enquanto isso, Massa e Trulli (ou vice versa) abrem vantagem suficiente p/ quando o Trulli parar (ele ta com pouca gasolina), volte em segundo. Mesmo que o Felipe não esteja na ponta, irá recupera-la porque irá ficar mais na pista. A peça chave aqui é o Trulli.
3- Como todo mundo estará em “trenzinho”, quem optou por um so pit stop levará vantagem. Hamilton deve ir pra duas paradas.
Sem contar Alonso vai vir babando que nem louco pra cima do Hamilton.
4- Se alguem conseguir passar o Hamilton, o Raikonnen poderia abrir p/ este passa-lo tambem e ir embora. Neste caso, Hamilton já será quinto.
5- Quando Raikonnen parar, poderá imprimir um ritmo de corrida bom duas voltas antes. O suficiente para quando voltar, ficar na frente do Hamilton, que alem disso, nao poderá forçar mto, ja que o motor é de segunda corrida. E neste caso, prevalecerá quem optou por fazer uma parada só. Já que tanto estes que pararam uma vez quanto Raikonnen e Hamilton tambem pararão outra vez.
Ou seja, resumindo: Raikonnen pode ser o fator chave pro possivel titulo do Massa.
Ja que nestas condições, Hamilton se sentiria mais pressionado ainda e todos sabemos que nestas situações ele não usa o cerebro (pra nao dizer outra coisa).
Uma vez, no GP Japão de 1997, o Villeneuve fez isso (diminuiu o ritmo p/ tentar bloquear o Schumacher). Vejam o video: http://www.youtube.com/watch?v=hoGrjMdi1y0
O irvine, até passou os dois…. e foi embora. Ou seja, quero dizer que…. é possivel!
eu simplesmente não aguento a assistir a globo nestes ultimos dias. só falam no Massa, só isso. estão colocando o cara como o melhor de todos os tempos..que ele nunca erra, so o hamilton. já ficou banal, amanha sera brabo o orgmo q gterão na hora da corrida se o massa for campeao!!
como eu quero q o hamilton ganhe!!!!
O moreno tá blefando. Está com tanque mais cheio que o do Massa. Estou torcendo para alguém dar uma porrada nele. De freferência o Alonso ou o Barrica……
Se o Hamilton não tiver carro para acompanhar as Ferraris, ele vai ser campeão, pois se contentará em chegar em 4o. ou 5o.
Agora se seu carro estiver mais rápido que os italianos na corrida, a chance de fazer uma besteira como no passado é grande.
Eu confesso que nunca vi Interlagos com uma atmosfera tão fantástica quanto hoje. Nunca vi ao vivo, claro: me recordo muito vagamente da euforia da torcida nas vitórias de Senna, mas eram outros tempos, outra situação, começo de temporada etc.
Parece que só hoje caiu a ficha de que Interlagos está vivendo uma “Final de Copa do Mundo” com um brasileiro tendo chances de ser campeão.
Não vou me surpreender se Massa conquistar o título.
E, se Massa conquistar o título, não vou me surpreender se a torcida invadir a pista, como fez em 1993.
Hamilton ainda tem vantagem pra levantar o caneco,mas a sua situação depois de definido o grid,ficou um pouquinho mais complicada.Se ele tiver juízo não poderá arriscar nada na largada,e quem está perdo dele pode correr o risco que quiser.Trulli não tá nem aí,vai querer pular na frente,e por estar mais vazio deve largar melhor que massa,Kimi vai fazer oq a ferrari espera dele,defender sua posição e não deixar Hamilton passar(custe oq custar?será?),Alonso larga atrás de Lewis,e vai com tudo,esse não tá nem aí MESMO!!!Já fez oq tinha que fazer colocou a Renault na quarta posição nos construtores,e cá pra nós né?Vai dormir como um anjo se Ron Dennis e sua trupe se lascarem.Vettel tá ali pertinho e vem empolgado,ao sabor do seu talento e natural displiscência juvenil,e por fim Heidfeld que quer mostrar que a diferença entre Kubica e ele é mínima(oq não é verdade,o polonês é um foguetaço!).Agora é torcer pra ser uma grande corrida,e que vença o melhor.
Os dois têem razão ? Que merda !!!
Fórmula 1 não é carro! Falemos,daquilo que gostamos e que justifica essa roda, ao pé do fogo virtual…
“paddock em Interlaken”
Mandei ver com o Seixas, dando nota mil.
Acabo de falar, e pelo telefone, o semblante de missão
cumprida.
O que me espanta FG, é o circo pegando fogo, e o Seixas falando na maior tranquilidade.
Temos churrasqueiras.
O Hamilton tem razão… mas acho na frase dele, senti algo estranho… algo como tentei e não conseguimos. O carro só deu isso.
“Mas nós estamos numa ótima posição para terminar no mesmo lugar em que estamos hoje”
É… acho que estou certo…
pra mim aquela asa traseira do hamilton vai parar nas arquibancadas após a “nao” freada do S.
ahh e o cara da cueca, esse é frequentador desse blog tenho certeza! vai ser divertido quando ele chegar em casa hoje e comecar a responder, espero que o clima nao fique tenso…