INTERLAGOS EM PINGOS (57)

SÃO PAULO (vai longe, hoje) – Felipe Massa teve um comportamento impecável depois da corrida. Chorou o que tinha de chorar. No carro, um pouco no pódio. Nas coletivas obrigatórias, absolutamente sereno e tranquilo. “Sei ganhar e sei perder.” É a frase de hoje. “Parabéns ao Lewis, porque ele terminou um ponto na nossa frente, e mereceu.” Outra.

Felipe contou que era informado o tempo todo sobre a posição de Hamilton. Nas últimas cinco ou seis voltas, quis informações mais detalhadas, por causa da chuva. Em nenhum momento, disse, a Ferrari lhe disse que era campeão. Ao receber a bandeirada, seu engenheiro avisou que tinham de esperar Lewis, que estava chegando en Glock. “OK, Lewis passou”, disse o engenheiro, quando ele estava na altura da Curva do Sol. “Bom trabalho”, completou.

Ganhar e perder faz parte do esporte, e corridas são assim. Não é frase minha, é outra de Massa. Um piloto que, em 2008, mostrou que tem todas as condições de lutar por títulos enquanto correr por uma equipe de ponta. E é um esportista de primeira.

Já volto. Tem coisas legais de Hamilton e Glock, também.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe Araújo
Filipe Araújo
15 anos atrás

Massa virou homem.
Acabou com a estigma de “brasileirinho Vs Mundão”. Quando errou, assumiu. Quando a equipe cagou, dividiu as responsabilidades, quando achou que estava certo, brigou pela sua opinião.
Soube dar a volta por cima em um campeonato que começou de forma terrível. Foi o piloto mais rápido do ano, obteve mais poles, mais voltas na liderança e mais vitórias no campeonato. Superou as besteiras de 2007 e focou nos resultados.
A Ferrari errou? Errou sim, mas isso faz parte do automobilismo e de qualquer esporte que envolva seres humanos, e por isso ele é tão surpreendente.
Felipe merecia ser campeão? Nas próprias palavras dele, não existe esse negócio de merecer ser campeão. Merece ser campeão aquele que vence, ponto.
No início do ano escrevi aqui que considerava todos os pilotos brasileiros da F1 medíocres. Esperei até o final do ano e, com muita felicidade, retifico minha opinião. Felipe me surpreendeu e nos presenteou com uma temporada excepcional.
Parabéns ao LH
Parabéns ao FM

e Flávio, parabéns pela maravilhosa cobertura da temporada e agradeço pelo espaço dinâmico e democratico em que seu blog se transformou.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Que pena!!!

De tudo que aconteceu, ficou uma coisa… parece que o Massa amadureceu e esta no mesmo nivel dos melhores pilotos que temos por aí.

Ainda acho que o Alonso é o piloto mais completo, mas acredito que o Massa esta maduro o suficiente para ser muito competitivo nos próximo anos.

A torcida é para que a Ferrari não perca “a mão” para a próxima temporada e que o carro seja tão competitivo como o deste ano.

Segue o jogo… o ano que vem tem mais!!!

Abraços

Ricardo Beagle

petrafan
petrafan
15 anos atrás

Roberto, não precisa se desculpar por sua opinião, ou por discordar da minha.
de minha parte, acho que Hamilton correu com a tabela do campeonato de pilotos impressa e plastificada, colada dentro do cockpit, e com alguém buzinando o tempo todo no ouvido dele pra segurar o ímpeto. correu teleguiado. foi cerebral. fez o que todo mundo não esperava dele: não foi para cima, não arriscou.

ROBERTO
ROBERTO
15 anos atrás

Antes as críticas eram para o morto do Massa, que provou que é um biata de um piloto, e só não foi campeão por fatores extra pista. Agora estão criticando a torcida só porque ele vaiou o Hamilton, e dai que ela vaiou o Hamilton, torcida é torcida, é passional, e da forma como terminou a corrida e o campeonato, você queriam o que??????????, que a torcida recebesse a perda do titulo dando chá com bolachinha para o Hamilton!!!!!!!!!!!!!.
Fico perplexo com tanta hipocrisia a falso moralismo, afinal estamos numa democracia ou não !!!!!!!!!!!!!
Não poderia concordar se houvesse agressividade, violencia ou algo do tipo, mas vaiar , e algo democrático.
Nós brasileiros precisamos nos acostumar com a democracia, ainda somos muito preconceituosos e demagogos.
Afinal ninguem bateu em ninguem e a festa foi ótima.
O que importa mesmo é que temos um piloto que provou estar preparado para ser campeão em 2009,e o será……….

ROBERTO
ROBERTO
15 anos atrás

Ao Petrafan:

Cara você vai me desculpar , não tenho nada contra você, mas você falar que o Hamilton foi cerebral, só pode ser brincadeira!!!!!
Durante todo o fim de semana o Hamilton se mostrou nervoso, inseguro. Treinou mal, correu mal, e só não entregou novamente o campeonto porque a chuva apertou e o Glock nao tinha como se defender com peneus para pista seca.
A ultrapassagem do Vettel sobre ele foi ridícula, Hamilton errou feio, amarelou outra vez……..
Felipe Massa cresce nos momentos críticos, ontem foi impecável, deu um banho no Hamilton……., mas a Ferrai errou muito durante a temporada , já, a McLaren não cometeu este erros e ai foi a diferença.
De cerebral Hamilton não teve foi e nada , ficou a merce da sorte e por pouco não repete 2007, isto para mim não é preformance de um super piloto que dizem ser Hamilton.
Hamilton ficou igual a seu capacete, amarelinho, amarelinho….
Acredito muito no Massa em 2009, para mim provou que é melhor que Hamilton.
Se não foi campeão,sabemos os motivos, pois isso já são outros 499……………..

Erica Vieira
Erica Vieira
15 anos atrás

Massa não fique triste pois você é o campeão,se não fosse sua equipe claro você fez ótimas corridas mas o ano que vem vai que é nossa Brasil….Boa Sorte!

Otto Lima
Otto Lima
15 anos atrás

Se Massa mostrou-se digno e maduro dentro e fora das pistas, o mesmo não pode ser dito de sua torcida, que vaiou Hamilton – merecidamente campeão, diga-se – e inventou teorias de conspiração em torno de Glock. É tão difícil para essa malta entender que derrotas também fazem parte do esporte, como o próprio Massa disse após a corrida?

SpeedRacer
SpeedRacer
15 anos atrás

Só falta o zaca parar de errar ano q vem

ricardão
ricardão
15 anos atrás

O vettel vai correr em que equipe? Se for do primeiro time, vai se tornar um novo Shumacher! Felipe parece que perdeu a GRANDE CHANCE. É da vida!

Sebastião
Sebastião
15 anos atrás

Um digno campeão. Olha, faz tempo que não vejo alguém sair entre aspas não vitorioso no campeonato, mas de cabeça tão erguida como o Felipe fez, parabéns. Um campeão. Me sinto mais confortável para o ano que vem torcer, o cara não deve nada a ninguém em comentários, deu um show. Não saiu do Gp com cara de derrotado, e sim como um verdadeiro vencedor que apenas não levou desta vez, mas muitas outras virão. Valorizou bastante o seu passe.

GeoNando
15 anos atrás

A Conduta esportiva de Felipe revelou um profissionalismo maduro neste jovem piloto. A emoção que viveu hoje será, sem dúvida, a mais edificante para a construção do seu futuro de campeão. Não será tão dificil começar tudo de novo com esta postura profissional.

MSM
MSM
15 anos atrás

Fez tudo o que podia para tentar ser campeão em Interlagos. Conseguiu a pole, largou bem, teve por perto o Trulli, o Vettel e o Alonso, mas conseguiu ficar em 1º, fez as paradas no momento certo e no final, na penúltima volta, estava campeão.
Mostrou que pode ser campeão, só precisa ter uma pouco mais de controle emocional e, claro, que a equipe não atrapalhe como fez neste ano tanto com ele como com o Kimi.
Duas observações: a 1ª foi ver a família comemorando o campeonato ao mesmo tempo que o pessoal do Hamilton e 2º, por ironia, com tantos erros que tiraram o campeonato do Massa, a Ferrari acabou sendo a campeã das equipes.

Ricardo Julio
Ricardo Julio
15 anos atrás

Concordo completamente…

jose
jose
15 anos atrás

Concordo Al Suz o comportamento da torcida brasileira assim como a TV oficial é lamentável,mal tinha terminado a corrida e alguem da RG levantou a dúvida sobre Timo Glock,uma vergonha,acho que esse pessoal da RG deveria fazer uma fogueira e ficar dançando em volta com seus tacapes na mão.

José A. Matelli
José A. Matelli
15 anos atrás

Os comentários conspiratórios sobre Glock merecem apenas pena pela limitação intelectual. Triste do país que produzem críticas tão desprovidas de fundamento.

Felipe Massa pode não ter sido campeão, mas entrou no panteão dos grandes esportistas e dos grandes cavalheiros, coisa que no nosso esporte a motor só encontra paralelo em Emerson Fittipaldi. Feliz do país que fez pariu um Felipe Massa.

jose
jose
15 anos atrás

Cada vez mais aumenta a minha admiração por Felipe Massa,sempre moderado e correto nas entrevistas mostra que alem de bom piloto tem berço,educação e postura de quem assume erros e acertos.
A evolução tem sido sua maior caracteristica,parece ovo quanto mais cozido mais duro,não desmancha nunca,e olhem que as coisas para ele não tem sido faceis,parece que é daquelas pessoas que conseguem seus objetivos com muita dificuldade.
O título já estava decidido,só um golpe de muita sorte para reverter a situação,infelizmente para nós o Hamilton soube se conter.
Felipe está de parabens é vice de um grande piloto e de um carro que foi em varias corridas bem superior ao seu e de uma equipe que errou bem menos que a Ferrari.
Ano que vem Massa volta, e volta mais forte,é a sua caracteristica.

André Fonseca
André Fonseca
15 anos atrás

Pra quem fala que o Massa perdeu a chance esse ano, vale lembrar que no final do ano passado, com o título do Kimi, todo mundo já dava como certo que o Massa seria o segundo piloto da Ferrari. Lembro até que chegaram a falar alguma coisa do tipo: “quem tem o número 1 é o Kimi, ao Massa cabe escoltar o campeão, como um segundo piloto deve fazer.”

A resposta veio na pista, e sem contar que o começo foi horrível, com duas corridas jogadas fora.

Ele pode não ser um Senna ou Piquet, só pra ficar com os brazucas, mas também já mostrou que não vai aceitar ser segundo piloto fácil.

Ano que vem, começa tudo do zero.

E, inegávelmente, ele saí mais forte depois de tudo o que aconteceu.

petrafan
petrafan
15 anos atrás

al suz,
pelamor de Deus, onde assino?!?!?!?!
se precisar, assino duas vezes e tiro cópia autenticada!!!!!

Rafael da Motta
Rafael da Motta
15 anos atrás

O Felipe perdeu o campeonato por erros da equipe dele. Vamos fazer um protesto, não compre mais carros da Ferrari! Já fiz a minha parte…

Al Suz
Al Suz
15 anos atrás

Essa corrida mostrou a evolução e o amadurecimento comportamental do Massa… e a involução do comportamento do torcedor brasileiro.
Rancoroso, vaiador mal-educado, péssimo perdedor, interessado só em vencer, nunca em torcer.
Agora vão querer ficar de mal do Glock porque ele estava com quatro aros nas rodas?
Tomara que ele vença no Brasil ano que vem, só pra humilhar o povo mais simpático e cordial da face do planeta.

Eliane Sales
Eliane Sales
15 anos atrás

FELIPE,

Com certeza, independente do resultado oficial, você é CAMPEÃO.

Você fez renascer no coração de muitos brasileiros, a alegria, o orgulho da pátria e principalmente renasceu a Formula I.

Ayrton Senna é inesquecível, isso é certo.

Você é nosso novo piloto.
você é MASSA …do BRASIL.

Parabéns, esperamos por você em 2009.

VALEU MASSA.

Carlo Germani
Carlo Germani
15 anos atrás

Massa é a confirmação de um cara com caráter.
6 vitorias no ano, precisa afirmar alguma coisa ?
Parabéns Massa ! Em breve terá mais.
P.S. : Quem aguenta Galvão Bueno? E a Globo com 400 profissionais, dezenas de câmeras, blá, blá, blá e apresentam essa porcaria de transmissão.
Criatividade zero.

Paulo
Paulo
15 anos atrás

Olha, independente da forma como perdeu… o Massa mudou a opiniao de muita gente..

Agora ninguem chama mais ele de Nigel Massa.. ou vaca braba.

É outro piloto, e para mim não é ele que tem que se preocupar com o Kimi.. o Kimi que vai ter que abrir o olho logo.

Zé
15 anos atrás

O massa foi o piloto que teve, isoladamente, mais vitórias e que liderou mais voltas ao longo do ano. Empatou em poles com Hamilton.
Temos que reconhecer, o título estaria em boas mãos com hamilton ou felipe.

Inglês sacana
Inglês sacana
15 anos atrás

Vejam que o comentário 2 deu uma sacaneada nos torcedores brasileiros……elogiou felipe e descascou em cima dos seus torcedores….

Jerry Adriano Freitas
Jerry Adriano Freitas
15 anos atrás

O única notícia boa do dia é ser o ULTIMA CORRIDA DO BARRICA, esse imprestável. Nunca fez nada esse capacho do alemão e da Ferrari. Bolso cheio, mas dignidade vazia……

Mauricio
Mauricio
15 anos atrás

Bom, Massa fez um ponto a menos que um piloto que tinha uma equipe só para ele. Massa teve que lutar contra Hamilton e durante maior parte da temporada contra Raikkonen tb. Parabéns a Hamilton, tinha menos trabalho e aproveitou isso. Mas precisa deixar de ser tão desleal quanto foi nesse ano e muito desequilibrado sob pressão. Quanto à Massa, vc é fo.. cara, estive em Interlagos em 2007 e vi vc dar show. Esse ano não foi diferente. Parabéns! Flando de super piloto agora, Alonso ainda está acima de todos, não sei até quando, mas o cara é um show!!!

Maurício Meireles
Maurício Meireles
15 anos atrás

BOM, Felipe terminou a um ponto de um piloto q

Massa também merecia
Massa também merecia
15 anos atrás

Vejam alguns comentários em m blog inglês, todos fãs de hamilton.
1. “Well, Massa has earned a few ‘Respect’ points from me with what he said. He also would have been a deserving Champion.”
2. “Good man Felipe. I’m a Lewis fan and ecstatic to have exorcised the demons of last year. But you have handled yourself like a true gentleman, sportsman and worthy title-contender. Unfortunately, many of your following aren’t with you on this score. Shame.”
3.”Congrats to Felipe! In the end he has more wins and he is the driver who had the lead for more laps this year. Had he wan it would be as fair as it was.”

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
15 anos atrás

O Glock tirou o pé para o Lewis ou para o outro Tião da STR?

Eu queria entender…

petrafan
petrafan
15 anos atrás

a torcida do Massa não faz jus a ele próprio, que tem se comportado com dignidade de um esportista de alta estirpe.
Massa não perdeu o título porque na verdade nunca o teve nas mãos, a não ser por algumas voltas no início da corrida, e por 2 voltas no final.

speed racer
speed racer
15 anos atrás

Fiquei muito fã do Felipe. Terminou o ano com 6 vitórias, uma a mais do que Hamilton, e empatados em poles. Considerando que os erros de Felipe e Hamilton se equivalem, o que decidiu o campeonato foram os erros das equipes. A McLaren errou menos e a Ferrari abusou dos erros.
A atitude do Felipe após a corrida, reagindo ao revés com a cabeça erguida aumentou minha admiração.
Virou exemplo para os brasileiros. Reconhecer o mérito do adversário, não baixar a cabeça, e levantar a moral da equipe. É assim que age um líder.

Ron
Ron
15 anos atrás

Tem gente que pelo visto não prestou atenção na corrida, ao afirmar que o Glock abriu pro Hamilton, pois até o Button passou por ele que não conseguia tracionar com pneus pra pista seca.
Cabe lembrar que toda esta “disputa emocionante” pelo campeonato, na última etapa, deveu-se principalmente pelo arranjo da FIA naquela vitória garfeada do Hamilton na Bélgica onde conseguiram 6 pontos pro Massa, senão o título já estaria decidido na China. Xô Ferrari!

petrafan
petrafan
15 anos atrás

tem muita gente querendo que Massa tivesse ganho com ajuda. quem entende e acompanha automobilismo certamente não desejava isso.

Flavio Costa
Flavio Costa
15 anos atrás

Será que não dava pro Glock segurar umas 3 curvas? Toyota vendida!!!

Roberto Zuquim-SC
Roberto Zuquim-SC
15 anos atrás

Parabéns ao Felipe.
Aposto nele pra 2009!

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
15 anos atrás

Quanta gente frustrada tem neste espaço!!! Hamilton é campeão por merecimeto, mas nem de longe é um piloto melhor do que Massa, a vida é assim, ganha se umas e perde-se outras, porém, Massa venceu a corrida com autoridade e soube reconhecer o título de Hamilton.

Quem fica desmerecendo Massa não passa de invejoso paga pau de inglês…ano que vem tem mais e Massa certamente irá disputar o título.

Ja Rubinho, é o cara mais medíocre da face da terra, poderia ter segurado Vettel e Hamilton por duas curvas, sem fazer nada de errado, mas a inveja foi maior, por isso merece ser esquecido… APOSENTA BARRICHELLO!!!

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

Felipe pensa que com este papinho de bom perdedor e elogiando a Ferrari pode ter garantido alguma coisa melhor ano que vem, mas conhecemos bem a Ferrari e se ele começar o ano que vem como começou este ano, já vão colocar o Vettel no lugar dele… Se cuida Felipe Massa….

petrafan
petrafan
15 anos atrás

Massa sabia que 2008 era a maior chance dele.

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

É a reação de Felipe foi muito linda mesmo, um cavalheiro, um bom perdedor… Parece que estou ouvindo a conversa de outro perdedor que conhecemos tão bem…

Mandrake
Mandrake
15 anos atrás

Mais um hat trick do Massa, com pista seca e molhada.

No Brasil não tem pra ninguém. Entregou o ano passado senão seriam 3 anos seguidos na frente.

Enquanto isso ainda tem uns coitados que teimam em não reconhecer seus méritos. Ô, inveja…

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

Felipe têm que se lamentar e muito pelo começo horrível de temporada. Foi segundo no campeonato e ninguém lembro dos segundos colocados. Ano quem vem vem Kimi, o campeão da Ferrari, Alonso motivado e com mudança no regulamento. Felipe pode ter perdido a chance de sua vida, e todos sabemos que a sorte pode bater uma vez só na porta de um piloto.
Vettel tá louco esse cara é muito bom meu,,, o que a Ferrari está fazendo que não foi buscar o rapaz… Nelsinho Piquet, o cagalhão do ano. Esse cara não merece continuar na F1, não pelo que mostrou este ano. Uma vergonha. Rubinho, vai tarde… Nelsinho demorou,..

jung
15 anos atrás

cara bacana esse massa

Edilson
Edilson
15 anos atrás

Que isso Gomes? Pagando paú para o Massa? “Esse brasileirinho contra um mundão ?” Você sabe que este ano foi atípico… kimi sonolento e, principalmente Alonso num carrinho sem-vergonha… Se no próximo ano tudo ocorrer de maneira normal, o título fica entre Alonso, kimi e Hamilton, com o Massa fazendo alguma coisa apenas no começo da temporada e nada mais….
Não estou te reconhecendo Gomes…

Du
Du
15 anos atrás

Massa seria campeão caso o sistema de pontuação fosse o antigo: daria 83 x 80, caso eu nao tenha errado nas contas…

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
15 anos atrás

ta bom, eu sei q vc vai pensar, outra torcedora, mas esse ano fui isso sim, torcedora, e queria q meu piloto ganhasse

mas já dizia outro piloto Carreras son carreras, e a de hoje doeu, e ainda dói no cuore :(

petrafan
petrafan
15 anos atrás

Hamilton excelente, cerebral e muito bem assessorado pela equipe. enquanto Galvão e a torcida se esqueciam de ver os tempos de volta das Toyotas, Hamilton (ultrapassado pelo Vettel ao ser atrapalhado pelo Kubica) segurou a emoção e esperou a hora de passar Glock.
enquanto isso, Felipe, que, nas palavras de Galvão e de praticamente toda a imprensa, estava forte e preparado psicologicamente, desabou na linha de chegada ao ver perdido um título que só esteve nas mãos dele durante menos de 2 voltas.

Antonio Carlos
Antonio Carlos
15 anos atrás

Incrível um campeonato ser decidido na ultima curva. Quando o Glok não trocou os pneus já se sabia, dependeria da chuva e ela aumentou no final.
O Massa ganhou a corrida e a Ferrari ganhou o campeonato para o Hamilton

Michael
Michael
15 anos atrás

Grande Massa! Alem de um grande esportista uma grande pessoa tambem. Quase que o Luis entregou novamente, mas nao deu…

So fico com o receio de que esta talvez tenha sido a maior chance da vida do Massa de faturar um titulo. Ano que vem o Kimi vem mordido, o Luis vem forte e tudo indica que o Alonso tb vem com tudo se a Renault manter o pique. Isso sem falar do Kubica e da BMW. O Vettel tb vai dar trabalho, se a Red Bull ajudar. Sera um ano bem mais disputado, a conferir em 2009.

JT
JT
15 anos atrás

Faltou um ponto e sobrou uma curva para Massa ser campeão. Mas não dá para tirar os méritos do Hamilton, vencedor inquestionável de 2008.

Bela corrida como há muito tempo não se via. Tomara que em 2009 BMW e Renault se juntem à MacLaren e Ferrari na briga pelo título.