INTERLAGOS EM PINGOS (59)

SÃO PAULO (informação é tudo) – Hamilton ficou um tempão abraçado ao pai nos boxes da McLaren. Choraram juntos. Foi bonito de ver. É uma longa história de esforço e dedicação, que começou quando o garoto tinha oito anos de idade e resolveu sentar num kart. Chegar a um título mundial aos 23 anos (faz 24 no dia 7 de janeiro) é uma grande realização, uma façanha gigantesca, algo que entra para a história. Lewis disse agora há pouco que foi a corrida mais tensa de sua vida. Andou no fio da navalha o tempo todo. Das 71 voltas da corrida, só não “esteve” campeão por oito delas: da 12ª à 17ª e nas voltas 69 e 70. Em compensação, no resto da corrida “esteve” campeão quase sempre no limite do que precisava, um quinto lugar em caso de vitória de Massa.

Hamilton contou que quando Vettel o ultrapassou, a equipe falou que ele tinha de passar o alemão de novo. “Não acreditei”, falou. “Mas na última curva passei o Timo e ganhei uma posição de novo. Quando passei por ele, sabia que tinha dado, mas a equipe só foi me confirmar isso pelo rádio depois da bandeirada, quando eu já estava chegando na curva 1. Aí eu explodi.”

É isso aí. Foi tensa, no limite, mas eficiente. Só que quando ele levou aquele passão do Vettel, duvido que não tenha apertado o fiofó.

Subscribe
Notify of
guest

133 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CHICO
CHICO
15 anos atrás

Primeiro gostaria de saber se massa projetava esse titulo desde a primeira corrida ou ainda estava no jogo de equipe do atual campeao, seu companheiro Kimi; Segundo: A corrida em si foi uma bela liçao de como é dificil superar tantos pilotos bons da atualidade, e o pior, SE SUPERAR! Quando o Vetel passou, ou Hamilton deve ter gelado todo! Eu gelei, mas de esperamça. Valeu galera! Em 2009 vai ser ainda mais dificil, Alonso vem ae! Mas vai dar MASSA!!!

Otto Lima
Otto Lima
15 anos atrás

Craques e Barangas da F-1 em 2008:

Baranguice é a sua especialidade, seja no automobilismo, no futebol ou em qualquer esporte onde esteja, mas ontem Galvão Bueno entrou para a história como a baranga da F-1, com uma narração que foi um verdadeiro “Febeapá” (Festival de Besteiras que Assola o País).

Por outro lado, Massa e Hamilton não só foram os craques da temporada, como escreveram seus nomes na galeria de craques da F-1.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
15 anos atrás

A propósito: o comportamento de parte da torcida em Interlagos já era esperado. Respeito e fidalguia não combinam com cerveja e pouco cérebro. Para quem, a repetir as falas do Galvão Bueno, acha que a Ferrari prejudicou o Massa, lembro: nas 3 primeiras corridas o Massa pilotou MUITO mal, o Hamilton foi punido 2 vezes de modo, polômico, injusto. O Hamiltoñ não teve, em nenhum momento, apoio do companheiro de equipe… qualquer uma dos dois mereceria o campeonato, mas repetir ladainha do G Bueno é diminuir demais a capacidade de construir pensamentos…

Vitor - São Paulo
Vitor - São Paulo
15 anos atrás

Flavio, como você não vi nenhum ‘post’ sobre a “torcida brasileira” gostaria aqui de fazer um registro.
Esqueça o fato de que sou um fã da McLaren, e um fã do Lewis também…
Esqueça o fato de que muitos que comparecem não entendem de automobilismo, e tem suas opiniões construídas pela tv…
Esqueça o fato de que o Massa quase tira o Lewis do GP no Japão e não o contrario…
Vamos esquecer que essa torcida aplaudiu o piloto que conquistou um título sobre a humilhação do brasileiro Rubens (Áustria 02)…
Mas vaiar o Lewis na chegada foi vergonhoso. É a grande mostra de que as pessoas que comparem nas arquibancadas, diferente até mesmo do próprio Felipe Massa, não compreendem o conceito ‘Esporte’.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
15 anos atrás

Valeu, Hamilton!!!!
Valeu, Massa!!!
Valeu, Vettel!!
Mas o melhor do final de semana foi ouvir o Galvão Bueno comemorando o título do brasileiro e depois desdenhando do inglês. Parecia que o Hamilton não tinha vencido o campeonato… quem sabe ano que vem a Globo não troca de narrador, assim talvez eu acompanhasse com algum respeito. mas botar quem? Todos de lá parecem filhotes do GV… no mais, este ano surgiu um cara que deveria ir logo para uma grande equipe. O Schumacher já havia falado do Vettel ano passado e ele seria forte candidato se estivesse pilotando um carro competitivo. Teremos ano que vem uma disputa mais acirrada, desde que parem com esse negócio de jogo de equipe, que aliás só é elogiado quando o beneficiado é brasileiro…

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
15 anos atrás

O Hamilton não teve culpa, se a Ferrari errou, ele tb errou, quando bateu no canadá, foi roubado quando tiraram a vitória dele na Bélgica, e deram um pontinhos p o Massa, enfim, ele não foi brilhante, mas quem foi???? o título foi merecido…seria se o Massa tivesse vencido tb..

jlf
jlf
15 anos atrás

Se Lewis tivesse que chegar em 2º lugar para ser campeão chegaria. Sou brasileiro mas fiquei satisfeito pela arrogância e prepotência dre alguns comentaristas brasileiros torcendo para o carro do inglês quebrar, furar pneu ou ele sofrer acidente.
Brasileiros tem que aprender ganhar e perder.

Mauro Domingos
Mauro Domingos
15 anos atrás

“Ver o Hamilton campeão no sufoco: legal ! Parabéns!!

Ver o Massa chorando pela perda do título: ótimo, pois vai vir mordido ano que vem e não irá cometer os mesmos erros deste ano ( tomara!!!)

Ver a “brochada” que o Galvão Bueno deu ao vivo quando o Burti falou que o Hamilton passou o Glock: hilário demais!!! Quase que o Reginaldo e o Burti tiveram que finalizar a transmissão!!!! Achei que ele fosse pular da cabine de transmissão!!!”

Boa Jorge… hahahahah

ROBERTO
ROBERTO
15 anos atrás

O Hamilton não tem a menor condição mental emocional que se exige dos grandes campeões. A ultrapassagem do Vettel sobre ele foi algo ridículo, deu dó do Hamilton…por pouco ele não joga fora mais um campeonato, e sse papo dele falar que estava controlando a corrida , é para boi dormir…………
Neste aspecto Massa da um banho nêle, e esta mais do que provado que Felipe Massa é mais completo que o Hamilton e se não fosse os ” IMBROGLIOS ” da Ferrari, O Massa teria sido campeão com folga.

ANTONIO JUNIOR
ANTONIO JUNIOR
15 anos atrás

Quase que o Hamilton perde mais um título ganho…e neste ano ele não teve que competir com um companheiro de alto nível como Alonso ano passado e como Raikkonen contra Massa…Ele teve uma equipe toda a seu favor e sempre será assim na McLaren…Diferentemente na Ferrari, Felipe terá sempre que suar a camisa como este ano sendo melhor que o campeão de 2007 em praticamente todas as corridas.Assistam a corrida novamente e verão que Massa não consertou o volante nenhuma vez durante toda a corrida, nem no seco e nem no molhado…já o Hamilton amarelou e quase perdeu o título…Ah!. o tal de Piquezinho é um reba mesmo…coitadinho! vai tomar pau novamente do Alonso ano que vem..KKKKKKKK

Hilton
Hilton
15 anos atrás

Eu acho que o Glock recebeu mensagem pelo radio que era pra deixar o Hamilton passar…

Alexandre
Alexandre
15 anos atrás

Felipe Massa vem em uma crescente, vai culminar com um titulo pelo menos. Engoliu seu companheiro de equipe campe2ao mundial. Muitos esquecem disso.
Rubinho em seu campeonato particular com o Button idem

Tenho muita curiosidade de ver o Hamiltom em um carro que não seja de ponta.
Abraço Flavio Gomes

J. Alves
J. Alves
15 anos atrás

É, sorte que não sofro do coração… Assiti à corrida horas depois, por que gravei já que não podia assistir na hora.

Os locutores na Speed TV aqui estavam indo à loucura naquelas duas voltas finais. Imagino como deve ter sido aí nas locuções no Brasil…

Histórica, sem dúvida. Daquelas pra não esquecer, e sempre dizer “eu vi a final de campeonato mais maluca da história”.

Agora é esperar pelo ano que vem, espero que Massa continue no embalo e leve Nostra Rossa até lá de novo, mas ganhe ele também… :-)

haha, quando eu escrevia essa frase final começou a tocar o tema do “Poderoso Chefão” aqui no meu computador. Se eu fosse supersticioso… :-D

do Amaral
do Amaral
15 anos atrás

legal demais a última observação.
‘quem tem c… tem medo.’
essa ouvi primeiro em pista de corrida.

Thi MC LAREN
Thi MC LAREN
15 anos atrás

É agora é fácil aparecer um monte de nego aí falando de apertar fiofó e nao sei o que tem
HAHAHAHAHAHAHA :~
Falem aí das milhares de ultrapassagens que ele fez em monza então, falem aí ele ultrapassando o massa em hockemhein, esqueceram? HAMILTON THE BEST pessoal :D
É CAAAMPEÃO MUNDIIIIIIAL DE FÓRMULA 1, OK? É pra quem pode ;D
Estão aí os pontos ROUBADOS DA BÉLGICA ;)

Fravo
Fravo
15 anos atrás

Me desculpe se vai soar baixesa mas se o fiofo do Lewis apertou quando o Vettel passou por ele, O Glock compesou dando o fiofo para o Lewis.
Vai uma vez perdao pela linguagem.

Edward
Edward
15 anos atrás

Este piloto da maclaren ,so gangou pq o block, o deixou passar , e isto na ultima curva q antecede a reta final, pois p mim , isa posição foi comprada pelo chefão e arrogante ron denis , e pagou ao timo uma grana preta !!!
nosso felipe é muito ,mais muito melhor piloto do q esta coisinha da maclarem, nem preciso falar o nome !!!!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Perguntem para todas os jornalistas do mundo e para os dirigentes da f-1 se esta não foi a melhor corrida do ano.
Não tem palavras para descrever o que houve em Interlagos.
Belíssimo, maravilhoso, imprevisível, fantástico.
Um show de corrida.
Parabéns Massa (campeão moral)
Parabéns Hamilton. (não dá para desprezar, o garoto têm talento).
A chuva que acompanhou esta temporada toda.
A f-1 voltou a ter emoção e equilíbrio. (Que bom)
Agora, 2009 tudo novo. Mais emoção à vista.

AGORA É ESPERAR A VITÓRIA DO OBAMA.
POR TUDO QUE O BUSH FEZ PARA A AMÉRICA E PARA O MUNDO, VOCÊS ACHAM QUE O REPUBLICANO GANHA?

MSM
MSM
15 anos atrás

Por pouco o inglês vê o campeonato indo por água abaixo.
Por todo o GP esteve sempre no limite da pontuação: 4ª, 5ª e 6ª.
Um risco desnecessário. E olha que as BMWs não andaram, o Piquet Jr saiu, e o Trulli se complicou no caminho. Poderia ser desastroso perder outro campeonato no final.
O carro não rendeu em nenhum momento, contribuiu para isso o motor usado e talvez a inexplicável mudança no pacote aerodinãmico que a equipe montou nesta última corrida. Já dizem que em time que está ganhando não se mexe.
Mas o inglês mereceu o campeonato, claro que não foi 100%, errou também igual ao Massa e a outros, mas a equipe foi fundamental para ajudar nesta vitória, até mesmo depois do erro no Japão, onde tomou um puxão de orelha para não se afobar desnecessariamente.
Mesmo com o desempenho fraco, só teve o campeonato ameaçado na penúltima volta e assim mesmo, por causa do Kubica, que resolveu andar rápido no fim, e atrapalhou o inglês e foi ultrapassado pelo ótimo Vettel. Por sorte o Glock não trocou o pneu e não conseguia andar na pista e na última volta conseguiu a posição dele e a que dava o campeonato, porque senão teria perdido, já que ele não passaria o Vettel.
Agora é esperar 2009 com as novas mudanças e aí poderemos ter um campeonato no mínimo tão bom quanto este. Anotem: Março 2009 na Austrália. BLog do Gomes e você, tudo a ver. Tchau!!!

Bruno Lima
Bruno Lima
15 anos atrás

Parabéns Hamilton!
Vc mereceu…

Fabio
Fabio
15 anos atrás

Eu fui neutro na torcida esse ano, nem pra ferrari nem pra mclaren, torci pelo espetaculo, que foi.
Vaiar o Hamilton foi coisa de brazuca mesmo, de povinho sem educação.
Pra quem vaiou meus pesames.
E do povo que agora ta chamando o Glock de inimigo nº 1 do brasil e fazendo comunidade, e amanhã os kibes locos e panicos da vida vão fazer piada, eu sinto pena muita pena, pq gente que pensa assim não merece nem estar vivo.
Pra quem tem algo na cabeça, vamos esperar 2009 agora

Z.H.É.H.
Z.H.É.H.
15 anos atrás

Deus dá; Deus tira, 2007 tirou, 2008 deu!!!!! Viva Hamilton, emoção garantida na Formula 1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

(nossa, quase tive um infarto, credo!!!!!!!)

um abraço e até 2009!!!!!!!!!!!!!!!

Zacarias
Zacarias
15 anos atrás

Massa merecia ter vencido esse campeonato querem saber o porquê?

Hamilton não foi prejudicado pela própria equipe, já o Massa teve a Ferrari e Haikkonen jogando contra quase sempre. Por isso acho que se o Massa estivesse na Mclaren venceria o campeonato com uma certa facilidade.

Massa é o melhor na atualidade, aguardem o ano que vem!!

Wallace/BH
Wallace/BH
15 anos atrás

O Hamilton mereceu o titulo foi muito bem o ano todo, inclusive era para estar 10 pontos a mais, porque agora que acabou o campeonato posso dizer FOI RIDICULA a punição !

Ano que vem o Massa, Kimi, Alonso ( o melhor do ano ), Vettel vão dar muito trabalho ao Luiz Miltão !

Otto Lima
Otto Lima
15 anos atrás

Assim como a final da Copa de 50 entrou para a história do futebol como o “Maracanazo”, o GP do Brasil deste ano entrará para a histótia da F-1 como o “Interlagazo”.

aldo gomes
aldo gomes
15 anos atrás

Agora quando esse vettel tiver um carro bom nas mãos ninguem o segurará, pra mim, Massa foi o melhor piloto do ano e A maclarem a melhor equipe, num ganhou porque o mosca-morta do filandes com nome de remédio genérico é fraquinho.

Edu Dias
Edu Dias
15 anos atrás

É muito simples perceber que essa foi uma das corridas mais emocionantes dos últimos tempos, senão, A MAIS EMOCIONANTE em termos de imprevisibilidade… se imaginem um diretor de cinema e pensem um roteiro de corrida… alguém em sã conciência conseguiria bolar uma final como essa de hoje? Na minha opinião, impossivel… mas por um lado foi muito bom, o “mal humor” do ótimo blogueiro metido a piloto foi esquecido por algum tempo… rs.

Abçs

Edu Dias

Eduardo Santos
Eduardo Santos
15 anos atrás

É o seguinte… Lewis mereceu pq fez mas pontos… simples não?! Massa tem um futuro brilhante… enxergo nele um misto de Piquet (Cerebral) com Senna (Arrojado)… E o melhor, não respondeu ao Galvão aquilo que o Galvão queria que ele desse como resposta… E o segundo melhor… não pediu desculpas ao povo brasileiro por não ter ganho o campeonato… Massa está muito maduro e pronto para mais títulos.

Franco - Marilia - SP
Franco - Marilia - SP
15 anos atrás

Alguem percebeeu que quando o Massa recebeu a bandeirada não tocou o ” Tema da Vitoria” ?? começou só a hora que o Amilton passou?? sera que eu to louco?? kkkkk

PARABENSSSS Luis Amilton Campeão 2008!!!!

abraços

Walter Guimarães (Brasília DF)
Walter Guimarães (Brasília DF)
15 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,

Sobre a corrida deste domingo em Interlagos tenho apenas uma palavra: INESQUECÍVEL.

Mas queria falar do Barrichello, que acabou sendo esquecido (não tinha como alguém lembrar mesmo dele). Tudo leva a ter sido a última corrida do brasileiro, e, apesar do 15º lugar, o Rubinho foi 2 seg mais rápido do que todos os outros pilotos na mais fantástica das últimas voltas da Fórmula 1.

Rubinho fez 1m22s981, depois ficou o Kovalainen, com 1m24s945. Valeu Rubinho !!!!

Na chuva, sai Barrichello e chega Vettel.

Rodrigo R. M. Junior
Rodrigo R. M. Junior
15 anos atrás

Hum… uma análise um pouco menos eufórica…

– Massa, parabéns!
– Vettel… eita alemão folgado e bom de braço! Parou 4 vezes nos boxes e chegou em 4º. Parabéns também!
– Hamilton, levou o caneco… sou brasileiro, prefiria um brasileiro. Arriscou demais errou sobre a única pressão imposta, Vettel. Ainda questiono se sobre pressão ele é tão bom assim. Acho que levou o caneco mais pelos erros da Ferrari que por ele mesmo.
– Glock… coitado… mas analisando 1:44:731… olhei o vídeo novamente… várias vezes… é que era a última volta, ele não quiz arriscar, não chovia tanto assim para justificar a lentidão. De qualquer maneira, ele correu por ele (espero). ele perdeu os 20s no 2º setor, onde tem mais curvas. Outra coisa, ficou atras de um carro da BMW (ou seria Williams) nas últimas curvas. Pelo tempo de volta… não arriscou ou esperou? Lenha na fogueira!

Ah sim… Nelsinho piquet. Alguem sabe explicar o que aconteceu? Papai não gostou… rs
Barrichello… longa carreira. Quando tinha carro competitivo tinha um alemão quase insuperável do lado. Arrisco que ele fica na Honda.
Voltando a BMW… que fim de campeonato fraco! Eles poderiam estar entre Hamilton e Massa… mas na última corrida, tomaram 1 volta do líder.

Os demais só participaram da festa e não tenho muitos comentários.

Claro que não é fácil, foi uma oportunidade perdida para Felipe Massa, mas no próximo ano tem mais… só tem que remar tudo novamente. :-)

Piquet, Senna ou Lucas?

Abraços e boa semana a todos!

jbchaves
jbchaves
15 anos atrás

Simples assim: quem errou menos, equipe e piloto, levou…mas fica uma constatação: pela humildade ( ou grandeza? ) em aceitar a derrota, pela garra e principalmente por não ter se abatido, mesmo quando tentaram abatê-lo, o Massa é dos grandes! Parabéns ao Hamilton! Vivas ao Felipe!!!

Leon Neto
15 anos atrás

ô Flavio, vc sabe o que aconteceu com o Piquezinho? aqui, eu só tenho o canal speed e ninguém comentou nada sobre a saida dele nem mostraram nenhum replay; bem, não que faça assim tanta diferença para um canal da tv americana, mas fiquei curioso para saber se ele rodou sozinho ou foi tocado por alguem.
parabéns pela cobertura; emoção e informação na dose certa.

um abraço,

Leon

MARCOS JOY
MARCOS JOY
15 anos atrás

A VERDADE É QUE O FELIPE PERDEU A OPORTUNIDADE DE SER CAMPEÃO. E OLHA NÃO SEI NÃO SE TERÁ OUTRA CHANGE, FERNADO ALONSO VEM AI, KIMI TAMBÉM, KUBIKA E CLARO O HAMILTON.
HAMILTON GANHOU PORQUE FOI MAIS COMPETENTE AO LONGO DO ANO, TEVE SORTE E A MCLAREN ERROU MENOS QUE A FERRARI, TÍTULO MAI QUE MERECIDO, AO FELIPE SINTO MUITO POIS NÃO TORÇO CONTRA ELE E SIM CONTRA A REDE GLOBO, MAIS NÃO POSSO ADMITIR QUE IM CAMPEÃO DO MUNDO TENHA 5 RODADAS EM UM MESMO GP, COM FOI O GP DA INGLATERRA. ESTOU FELIZ COM O TÍTULO DE HAMILTON E ACHO ESSE RAPAZ UM DEMONIO, FANTÁTICO, EM SUMA HOMER SIMPSON RESUME BEM ESSA SITUAÇÃO,DIRIA ELE COMAM MINHA POEIRA OTÁRIOS, UHUUUUUUUU,VALEU FLÁVINHO,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Heitor
Heitor
15 anos atrás

Este título foi merecido pelo que aconteceu o ano passado. Agora preparem o coração, que o ano que vem além do Massa e Hamilton, vai ter Alonso e talvez mais algum disputando o próximo título de campeão 2009. Parece que temos uma Formula 1 competitiva novamente. Adeus era Scumacher, argh …..

sergio cesar
sergio cesar
15 anos atrás

Boa noite Flavio

Achei justo o o título do Hamilton,e parabéns ao Massa!com essa temporda ele amadureceu muito,e vai nos dar muitas alegrias nos proximos anos.
É claro que ficaria feliz com a conquista do Massa, mas o Hamilton mereceu.

e como um internauta disse lá em cima.. AGORA FALTA O OBAMA rsrsrs

Jim Clark
Jim Clark
15 anos atrás

Vejam que foto interessante eu vi agora neste site.
O Hamilton está tentando sair do carro e o Glock já está lá para dar os parabéns. Foto bem legal
Entrem e vejam. O cara foi rápido nos comprimentos, pena que não foi rápido na pista.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL846458-15011,00-GLOCK+EU+NAO+DEI+O+TITULO+AO+HAMILTON.html

Claudio
Claudio
15 anos atrás

Fiquei feliz, estava torcendo pro inglês. Sempre achei o Massa um metidinho. Mas admito que o comportamento exemplar dele após a corrida pode mudar meu conceito.

Por ora, torço pro Lucas di Grassi, mas se o Massa começar o ano que vem decentemente (i.e. sem falar bobagem) ganha meu apoio.

Celso Renato de BH
Celso Renato de BH
15 anos atrás

Acho que, como qualquer brasileiro, torci pelo Massa sabendo que o título seria muito difícil. A vitória no GP, há 5 voltas do fim, já estava de bom tamanho. Mesmo com a chuva no final da corrida, todos (exceto o Glock) estavam de pneus de chuva. Mas nos foi dado o direito de acreditar que poderia dar certo no final. A inversão de posições de Vettel e Hamilton nos fazia crer que algo legal para nós (brasileirtos) estava por vir. Mas não deu. Ou seja estava tudo como há 5 voltas do fim, Massa em 1º e Hamilton Campeão.
Agora, o sentimento que tenho neste momento acho que é o mais bacana: Interlagos, nosso Templo, presenciou hoje a maior final da F1 de todos os tempos, e tinha um brasileiro no páreo. Vejam por este lado. Acredito piamente que foi uma honrra para nós amantes do automobilismo que Interlagos tenha sido palco de tamanha emoção. Em pouco tempo todos terão esta dimensão, mas pra mim, neste momento, já posso dizer que estou muito orgulhoso desta tarde de 2 de novembro de 2008.

Celso Renato de BH

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

Lewis Hamilton primeiro NEGRO a ganhar um Campeonato de F1, e olhe sem cotas…
Esta semana promete mais com Barack Obama nos Estados Unidos… Eu não acho que cor deve definir cotas, a prova disso foi a performance do Lewis Hamilton.
Parabéns!

Dav
Dav
15 anos atrás

grande corrida! e campeonato no ano que vem tem mais!

JackSpeed
JackSpeed
15 anos atrás

falei do trulli no post acima mas sei que o palhaço da junçao foi o alemão glock,falei do trulli para avaliarmos a toyota de uma maneira geral que para mim foi suspeitamente pifia.

JackSpeed
JackSpeed
15 anos atrás

eu nem sou muito dessas teorias mas o desempenho do trulli foi no minimo esquisito,o cara sumiu na corrida,se escondeu!ele é duro de passar quando quer!o que foi akilo na junção?o cara estacionou!ja vimos diversas vezes carros andando de slick em pista molhada e ele estava quase parado!!nem viamos spray atras dos pneus!!sei nao ta com cara de Mcladra mas fazer o que,palmas para o Vettel,anda muito o moleque e o felipe foi demais tambem!parabens pra Ferrari que é umas quatrocentas vezes campeã de construtores.que venha logo 2009!a F1 sempre deixa saudades.

Zé
15 anos atrás

Gente, não se pode desmerecer o Massa. Pelamordedeus, o cara terminou o ano com maior número de vitórias e o maior número de voltas na liderança, e dizem que o cara é um “pilotinho”. Só mesmo um imbecil.
Acho que o Massa ficou mais valorizado, e ganhou ainda mais a admiração da torcida brasileira, e até da imprensa internacional.
Vamos ver em 2009. É isso aí: Massa 2009.

Obs: Viram o Lewis com a bandeira britânica. É UM UFANISTA !!!!!
ABAIXO O UFANISMO NA F1…….hehehehe

guird
guird
15 anos atrás

vamos esquecer que somos brasileiros e adimitir que o Hamilton foi melhor que o Massa que começou o campeonato na terceira prova; que a Ferrari foi muito abaixo da MacLaren (que correu com um piloto que em nada ajudou o Hamilton o campeonato inteiro)…
além disso o inglês foi garfado vergonhosamente com aquela punição que tirou uma vitória sua e assim a justiça foi feita no final de uma das provas mais emocionantes de todos oos tempos…

Kyna
Kyna
15 anos atrás

CARAMBA!! a 3 voltas do fim comecei a chorar pq achei q o hamilton ia perder de novo!!! nao acreditei qdo ele cruzou a linha de chegada na frente do glock, eu ainda tava chorando e nao acreditava. ainda nao caiu a ficha (mas a champagne ta descendo redondinha!!!).
VALEU HAMILTON!!! Ano q vem quero ver a mclaren campeã dos construtores, dai sim a festa fica completa

Air Junior
Air Junior
15 anos atrás

Eu torci pelo Hamilton, por gostar mais do estilo de pilotagem, agressivo, e ousado. E também pelas “duvidosas” punições que ele recebeu da FIA ao longo da temporada. Mas confesso que fiquei com pena do Massa. Perder um campeonato na última curva, ninguém merece!!
A decisão de campeonato mais emocionate que já assisti desde Adelaide 1986.

Rodrigo Vilela da Silva
Rodrigo Vilela da Silva
15 anos atrás

Hamilton afinou. So isso ja mostra que ele não é um grande piloto.
Repito, de novo: o melhor do grid se chama Fernando Alonso.

Caroço
Caroço
15 anos atrás

Graças a Deus a f1 voltou a ter emoção. Parabéns ao Felipe, Parabéns ao Hamilton e a todos os pilotos pelo ano competitivo de 2008. E com certeza, ano que vem vai ser muito melhor.

Jim Clark
Jim Clark
15 anos atrás

Patricio
Este ano a Mclaren fez tudo o que podia para o Hamilton não entregar o campeonato outra vez. Contratou 10 psicólogos, vários gurús, fez o cara ficar completamente isolado, sem ler jornais, sem internet, deixou o Kovalainen de guarda costas, etc.
Vc cha que na F1 são todos santos, que não tem armação, que as equipes não conversam entre si ? Que ontem, depois do segundo tempo do Trulli o Ron Denis não conversou com o chefe de equipe da Toyota? Vc acha que a F1 é um ESPORTE OLIMPICO? Menos né. O que ia mudar para o Glock se ele fosse quinto ou sexto? Nada.
Não estou dizendo que o Glock entregou porque quiz, mas que ele entregou porque a equipe deve ter pedido. Hoje o que a equipe pede, os pilotos fazem sem pestanejar, é TUDO UM NEGÒCIO e infelizmente vai continuar assim.
Sempre preferí que o Massa fosse campeão, seria mais um título de um piloto brasileiro , mas vejo nos comentários que muita gente estava torcendo por mais um titulo de um inglês.
Tem gosto pra tudo, só posso lamentar.
Abraços.