MEU AMIGO SOVIÉTICO
SÃO PAULO (é só o ínício) – Todo carro merece uma coluna, costumo dizer. Poucos merecem duas. Quase nenhum merece três. Na verdade, é a adaptação livre para o jornalismo automobilístico de famosa máxima a mim ensinada pelo Fábio Seixas. Bem, não vem ao caso. A coluna Warm Up de hoje é dedicada à estréia do Meianov, o soviético mais famoso e querido do Brasil. Ao lado do meu Lada branco, claro, que ainda não tem nome, e da SW conhecida como Elena Isinbaeva, que derrete corações quando passeia pelas ruas de SP.
Imagino que a maioria já tenha visto, mas mesmo assim segue esse episódio do Top Gear: http://www.youtube.com/watch?v=-wolxVzFivM&feature=related
FG. Só faltou contar a origem do Meianov. Como chegou às suas mãos?
Esse modelo é diferente dos ladas que vieram para o Brasil na década de 90 que tinham os faróis quadrados, certo? Você trouxe de Cuba??? rs.
Qual o ano de fabricação do Meianov? Abraços!
O texto , como de hábito, está bom.
o carro? ai ai ai.. o carro!!! só uma palavrinha:
humpftt…
Aquele Passat TS 78 azul com roda de Vectra é o bicho. Quero fazer um igual. Aí FG quero ver esse carro ganhar, e que seja em Jacarépagua o ano que vem se ainda existir.
Gomes,
Modesto demais da sua parte “meia duzia de leitores” . O site e o blog são fantasticos !!!
É o seguinte aproveita a ideia de um post anterior, pinta ele de Vermelho Bandeira da URSS com detalhes da foice e o Martelo.
Parabéns e continuem assim!!!
ja viu esta historia em um tal de #96
Flavinho, com o devido respeito . . .
Imagino que Veloz-HP já teria postado algum comentário ácido, mas como irmãos são diferentes, aqui vai o meu:
O encanto do carro, está no carisma de quem dirige !!!
(huuummm, não é muito bom, rsrsrsrs, mas é carinhoso).
Bjs., Marilis.
Eita, Du, pelo jeito, o chefe é rigoroso mesmo?
Pô, acho que vou dar uma passada lá no Ibirapuera então, pra ver a Berlineta. Não sei se vou no Renault Road Show, tem jogo do São Paulo amanhã, e eu já tenho ingresso.
Já prevejo o FG me sacaneando pq eu sou são-paulino..
Gomes, é você que está sentado no cockpit?
RESPOSTA DO FG:
Não. O carro é meu, fiquei seis meses fazendo, era a primeira corrida, mas acabei cedendo a vaga ao Alonso.
Para o carrinho ficar bonito mesmo, está faltando a grade dianteira, mesmo que a bichinha vire farelo numa panca durante a corrida. A Identidade do carrinho tem que prevalecer, nem que isto venha custar uma grana. O 96 tinha, porque o 69 não pode ter?
RESPOSTA DO FG:
Está com a grade.
FG, se a elena está derretendo corações é problema de superaquecimento – troca a ventoinha ou a vávula termostática – resover não resolve , mas dá paz de consciência ……
Gostei da coluna, e acho que vai ter muitas e muitas colunas com o Meianov como personagem. Aliás, sempre leio o blog e se essa informação foi passada eu não li: Onde o Meianov andava quando era um simples civil? Como foi parar em SP?
Não sei se você ja viu a notícia, mas aí vai, nessa eu queria ir.
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Caminhoes_Conteudo.vxlpub?hnid=41004
Que ano é ele Gomes(Gomov)? Eu to pensando aqui faz uns três anos em fazer o mesmo com um Corcel 77. Não sei se Corcel é “bom de chão” mas quero fazer, pois acho os carros dos anos 70 e em especial o Corcel, muito legais!
Flávio, tomo a liberdade de fazer algumas perguntas, que caso considere inconvenientes responder “em aberto”, peço responder para: [email protected] (e naturalmente apagar este “comentário”.
1-Em quanto estimas ter sido o gasto (em verdade, “investimento em diversão”) para a adequação do carro “de rua” (#69) para participar da SC?
2- Ele se enquadra em qual categoria no (atual) regulamento?
3- Possuo (aqui no RJ) um uno (parado por 20 anos) da antiga turismo, que imagino ser de fabricação 1985 ou 1986 e gostaria de saber se é possível este tipo de exceção para eventual participação na SC.
4- Há de fato “homologação” (uma vistoria inicial?) dos carros?Indago pelo motivo do meu ainda ostentar a “gaiola” interna de tubos aparafusados (os atuais os tem soldados). É aceito?
Antecipadamente grato.
Um abraço.
Umberto (o “sem H”).
RESPOSTA DO FG:
1. Bastante;
2. Não sei direito, acho que D3/C1/alínea f/parágrafo 16; o regulamento da FASP é incompreensível. Digamos que ele se encaixa, no meu caso, na categoria “carros que eu gosto”;
3. Uno, não. Muito novo e ainda é fabricado. A idéia do campeonato é resgatar o automobilismo dos anos 60/70; o Lada é um projeto de 1966, por isso entra.
4. Claro que há homologação. Não permitiríamos um carro sem segurança. Nisso, pelo menos, há bastante rigor
Rogério Magalhães,
Amei a frase,
O #96 nos uniu, o #69 não deixará nada nos separar!
A SW postada em 24/10, com codinome Elena Isimbaeva também é de sua propriedade? Se sim, parabéns pela “preciosidade”, se não, nos mostre esta que derrete corações pelas ruas de São Paulo.
Grande abraço.
Vecchio
Não me canso de repetir, parabéns, por ter estreado um carro soviético em solo brasileiro, pelo carro ser tão bonito e simpático, pela torcida organizada e pela originalidade do Lada.
Um Lada correndo em competições por aqui não tem nada comum, mas quanto tempo perdido, porque será que ninguém teve essa idéia antes?
É… o Meianov ainda vai construir a história dele… não vai ser um #96, mas como bem lembrou o Jonny’O, será o “relações públicas” a fomentar o encontro dos comparsas, da matuzaiada e da blogaiada…
Adaptando a famosa frase de uma épica faixa lá do Canindé:
– O #96 nos uniu, o #69 não deixará nada nos separar!
Tá massa assim, e o texto que fizeste sobre o #69, é muito bom!!
Abraço
concordo com o herik tem que ser vermelho com a foice e o martelo
hehehehe
Em nome da equipe L.F.
Boa noite Flavinho!
Estou aqui passeando pelo seu Blog e gostaria de parabenizar você pelo seu sucesso do seu blog, e tenho certeza que o sucesso do Lada será igual ou maior que o DKW.
Infelizmente a equipe L.F. mais uma vez esta chateada com comentários e insinuações muito infelizes no Blog do Renato14, desta vez falando sobre os freios do Lada. Queria saber onde ele quer chegar e ficamos imaginando o que tanto incomoda ele em nosso sucesso, junto aos amigos e Família L.F.
Postamos aqui nossa indignação, pois nossos direitos de replica não é respeitado no blog dele!!
Aproveitamos também para dizer a você que o Lada já esta pintado, só faltando os adesivos que já foram providenciados..
Forte abraço,
Evaldo Miranda.
É um carrinho que vai ganhando a simpatia aos poucos, na foto como se pode ver está com cara de assustado, tudo ainda é novidade. Mas aos poucos até eu me acostumo com ele.
Agora que o #96 está aposentado o Meianov é o pretexto para a maior felicidade dos blogueiros ,o farnel em Interlagos.
Você deve imaginar como o 96 mudou a vida de centenas de nós ou como você mesmo disse uma vez ,os iguais, que reencontraram o prazer de freqüentar o templo .
Esse treco mudou a vida de muita gente .
E esse caminho agora é do Meianov!
Rodrigo, fazem anos de papos, e tomei duas catracadas do FG.
A primeira acabou em risada, a segunda foi:
Não mexa na Estrela do Carro.
D.Pierotti, só faltava vc. sonhar e pegar aquela sw bordô.
Rodrigo, a Berlineta que o Luizinho vai roncar domingo no Ibira, amanhã cedinho já está no local!
Ah Yelena….
Sonho com você toda noite…..
Ps.: A atleta. Não o carro.
É, pensando bem, o Lada ia ficar muito mais animal em vermelho e amarelo, com a tala das rodas em branco e o centro em preto.
Já pensou em pintar o centro das suas rodas de preto, fg? Que nem no 96? Acho que ficaria MUITO mais legal
Foi muito legal ver o #69 na pista. Vida longa ao #69.
Também acho que o carro não devia ter azul na composição, pois a Rússia capitalista de hoje não é nem a sombra do que foi a URSS no tempo em que esse valente Lada foi construído. Pelo menos ele mantém a alma socialista por baixo da pintura.
C O R R I G I N D O !!!!
O Meianov, pode ser o “soviético” mais famoso !!
Agora o mais querido do Brasil., só existe um……
O QUERIDÍSSIMO (O(###)O) # 96 e esse titulo, ninguém tira !!!
UNDERSTAND !!!
ARGH #69 !!!!!
O carro bebe muita gasolina? Pode ser o Boris Yeltsin.
Pede pro Du fazer um sticker da bandeira soviética redondinho, pra você por no vidro. Ia ficar bem legal..
FG, me poupe.
Repare que ela tampa o ouvido,
http://ll.broadbandsports.com/images/1299-Yelena_Isinbaeva.jpg
Flavinho meus parabéns! O carro está espetacular!
Tb tenho uma grande queda por carros soviéticos e estou para adquirir meu primeiro Lada. Estou namorando um Laika há um bom tempo, e agora consegui juntar grana (pouco é bem verdade) e coragem de encarar a patroa aqui em casa (essa foi a mais difícil)…
Espero poder contar contigo e os demais amigos aficcionados por essa marca tão valente no que diz respeito a dicas de peças e “acessórios”.
Forte abraço,
Eduardo
Já falei: já que o carro é soviético, tinham que por uma foto do Gorbachev com a careca manchada no capô…rsrs
Flávio, voce gosta de um confete hein?
Huheauhea
Minha meia-duzia de leitores? Seu blog tem 20 mil acessos diários e acho que você é um dos jornalistas esportivos mais conhecido do páis.
Awesome (espero que esteja certo), rs…
Bota o nome do “desnomeado” de Alexander Popov “O Tubarão das Ruas”
Tá bom eu sei que é um slogan porco pra cacilda. Só não me mande pra sibéria me mande depois do verão!
Só não entendo uma coisa: Por que escolher as cores da bandeira da Russia se o carro é um legítimo soviético? Não seria melhor se ele fosse pintado de vermelho e ostentasse a foice, o martelo e as iniciais CCCP!?
Opinião pessoal que o carro ficaria mais belo se fosse vermelho, embora a pintura escolhida é bonita pacas!