NAS ASAS

SÃO PAULO (que achado!) – É quase um “legião urbana”, porque essa belezura aí foi fotografada pelo nosso selvagem da motocicleta Mario Helio Sanctos, na semana passada, no Campo de Marte.

Vamos ver se vocês entendem de avião…

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jean mathiel
jean mathiel
11 anos atrás

gostaria de saber os prefixos de todos os an 2 que operam e operaram no brazil !!!!????

Lionel
15 anos atrás

Caramba. . . .Eu vou quase toda semana no Campo de Marte…e nunca ví esse aviâo là …Tô besta de vêr como os caras entendem de aviôes …Eu entendo de …UM POUCO…..de helicopteros….vou dar uma sugestão para o Gomes….por que não faz uma matèria mais ou menos assim……PROCURO ALGUÉM QUE SAIBA COMO TRANSFORMAR NOTAS DE 10 EM NOTAS DE 100…….vai que funciona…… um abraço e parabens à todos Lionel

Rubem Rodriguez Gonzalez
Rubem Rodriguez Gonzalez
15 anos atrás

OVERHALL, ESCREVI ERRADO….

Rodrigo mota
Rodrigo mota
Reply to  Rubem Rodriguez Gonzalez
13 anos atrás

cara. tú só pode ser Aeronauta, Aviador, Piloto ou mecânico.

E se não for tá estudando bem pacas hein?

na boa. LET e ANTONOV são iguais a búfalos. Feios, barulhentos e desengonçados. Mas você vê eles em tudo que é canto.

Abraços.

Rubem Rodriguez Gonzalez
Rubem Rodriguez Gonzalez
15 anos atrás

Flávio, o grande problema que as aeronaves do bloco tem é a má vontade ( ou algo mais…) dos orgãos certificadores latino americanos, em especial o Brasil, uma empresa carioca tentou durante mais de dois anos inutilmente certificar um helicoptero MIL soviético para prestar serviços na área off-shore, enquanto isso todas as bagaças americanas tipo Bell e Sikorsky são certificados a toque de caixa, em que pese que o torque das aeronaves 412 da Bell sejam baixissimos e inadequado para o uso off-shore, com um número bem grande de incidentes e acidentes por aqui, o S-76 da Sikorsky começou praticamente a voar no Brasil, não precisa nem dizer que sua certificação foi “automática” foi conhecido por muitos anos pelos petroleiros com os sugestivos e pouco elogiosos apelidos de “mão branca” ( em alusão a grupo de extermínio famoso que atuava na baixada fluminense ) e no nordeste era conheciod como “doze viúvas” ( essa em alusão a sua capacidade total de passageiros) enquanto isso as aeronaves de asa rotativas soviéticas notadamente as melhores e mais robustas do mundo pois voam desde os desertos do Afeganistão até a Sibéria, sem adaptações!!!! isso é que é Helicoptero, o resto é beija-flor.
As aeronaves tchecas LET 410estão sendo “varridas” do continente pela industria aeronautica ianque e seu lobistas$, se é que me entendem…. apesar de serem as aeronaves mais adequadas para os voos regionais curtos, de ligação, para aeroportos sem pavimentação, baixa velocidade de stol. ideal para países em desenvolvimento, uma ressalva positiva para o grupo gaúcho NHT que começou com 2 aeronaves LET 410 e já está na sua sexta aeronave, baixo preço de aquisição, baixa taxa de manutenção e ainda por cima conta com as excelentes turbinas Walter, que apesar de ser da mesma classe das famigeradas PT-6 , dão um banho nas mesmas, quer seja em desempenho como em confiabilidade, simples, baratas e robustas, sem manutenção intermediárias antes do over haal de máquina nas partes quentes, só isso já abre dez corpos de vantagem na disputa.
O MAIS engraçado Flávio é que tentaram “ocidentalizar” o LET 410 no inicio dos anos 70, colocando duas PT-6 nele, o avião praticamente não saía do chão!!!! isso não é boato, ou ufanismo do pessoal simpatizante do “outro lado do muro” é verdade verdadeira e facilmente comprovável, basta entrar em contato com engenheiros e tecnicos do LET 410 no Brasil, quer seja na carioca TEAM ou na gaúcha NHT.

Al Suz
Al Suz
15 anos atrás

Diga-se de passagem, para se ver aves raras nos céus de São Paulo, o Campo de Marte É o lugar.
Da Suíça (Pilatus) ao Japão (Mitsubishi), quem sabe passando pela República Tcheca (Let), todos voando como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Ricardo Beagle
Ricardo Beagle
15 anos atrás

Antonov AN-2

Tem muitos por aqui… na Sibéria.

E tem gente que reclama dos Aviões da Embraer… LOL!!!

Abraços da Sibéria

Ricardo Beagle

Antonio Carlos
Antonio Carlos
15 anos atrás

Pra quem gosta dê visite http://www.aeroflot.com.br, para conhecer um pouco mais desse avião.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Pouxa… eu fui convidado para o camarote da GT3 em Santa Cruz e me deparei com o eito de ignorância que carrego comigo: Não sabia o nome de ninguém… agora vem esta turma aí, que de carro já é um nojo, até de avião os caras manjam! Onde é que fui me meter???

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
15 anos atrás

Antonov/PZL-Mielec AN-2TP

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
15 anos atrás

Flavio, e o que significa o emblema da Petrobras na cauda? A Petrobras também tem aviões?

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

A fábrica PZL fica na polônia…talvez ela só produza o antonov sob licença.
Já que o tópico é aviões do leste, filmei outra jóia da indústria do leste europeu, aqui por terras brasileiras…
Trata-se do avião agrícola Dromader PZL M-18 , com motor radial de 1000 Hp e capacidade de carga de 3000 litros.
Observem uma decolagem do mesmo vazio:
http://www.youtube.com/watch?v=EpZQolUEYZc
T+

victor freire
15 anos atrás

ah, ainda é produzida essa variante turboprop: http://en.wikipedia.org/wiki/Antonov_An-3

victor freire
15 anos atrás

se não me engano, a antonov chegou a fazer estudos pra colocar uma variante com motor turboprop em produção. eu nem sei que resultado essa história deu.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

pô, não deu nem tempo de desfilar algum conhecimento. O dedo, hoje, tá lento.
Esse avião é incrivel, decola a um por fora e desce a meio, Só vendo mesmo.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

MATRÍCULA: PT-FZF

Fabricante: PZL-MIELEC
Modelo: AN-2P
Número de Série: IG-229-02
Tipo ICAO : AN2
Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE
Classe da Aeronave: Avião de 1 motor convencional
Peso Máximo de Decolagem: 5500 – Kg
Número Máximo de Passageiros: 011

Categoria de Registro: SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM – CA): 16562
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência: 171104

Dados do Registro Aeronáutico Brasileiro

Data de Validade do CA: 16/09/10
Data de Validade da IAM: 131009
Data de Validade do Seguro: 22/04/09
Situação de Aeronavegabilidade: Normal

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Flávio….se gostas mesmo de Antonovs, sujiro uma passada no site http://www.airliners.net , que tem um dos maiores acervos de fotografias “Top” de aeronaves da internet.
Podes filtrar uma busca por aeronaves.
Tomei a liberdade e já peguei o link direto (desculpa….ele ficou meio grande)…

http://www.airliners.net/search/photo.search?aircraft_genericsearch=Antonov+An-2&airlinesearch=&countrysearch=&specialsearch=&keywords=&sort_order=&page_limit=60&daterange=&range=&thumbnails=&engine_version=6.0

To pra te mandar também uma foto que minha irmã tirou numa viagem à Hungria, dentro de um Trabant.
Para qual mail eu envio?
T+

Augusto Dufloth
Augusto Dufloth
15 anos atrás

Flávio,perdeu… na semana aérea que teve há umas 2 semanas aqui em SJC, veio um desses pra cá ;)

Ricardo Leite Lopes
Ricardo Leite Lopes
15 anos atrás

Impossivel errar. Antonov AN 2, o querido “Tonhão”. Foi o primeiro avião projetado por Oleg Antonov, que por sua vez deu origem a fabrica Antonov que produziu o gigante AN 225. O Tonhão começou a ser fabricado em 1947 e foi produzido e utilizado por diversos paises do bloco comunista, se não me engano, a China produziu esse avião até o final dos anos 90. O AN 2 carrega doze passageiros, mas não pode operar comercialmente no Brasil nem nos EUA, assim como em vários países ditos sérios da Europa.
A velocidade de cruzeiro é de incriveis 190 Km/h, capacidade de carga de 2 kombis (2 ton) e stol à 50 km/h. Decola curto, pousa curto, voa devagar e bebe muito, ou seja, eu queria um.

Dú
15 anos atrás

Grande Mário.
Mas tem um em Brasília tbm.
E adivinhem no hangar da casa de quem foi restaurado e de quem é?
http://br.youtube.com/watch?v=leq77vZ19uo

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Essas máquinas costumam ser polonesas, produzidas pela PZL, e feitas sob licença.

Incrível é a capacidade de carga do bichinho, e a velocidade de estol…..

Mais incrível é ver os caras taxiando isso na sibéria, apenas com esquis, ao invés de rodas…..

Essa fonte externa aí do lado, quando tive de King Air, exatamente nessa posição, peidou pra dar partida nas PT-6s…..quase arriou… imagino esse motorzão aí com 9 panelas…

Abraços.

PS: Existem mais 2 exemplares no MT, 1 em Bragança Paulista (do brother Marcelo Negão que voa na Oi) , 1 em BH, e 2 em Piracicaba. Todos em condições de vôo.

Denis
Denis
15 anos atrás

Tenho algumas fotos externas e do cockpit que tirei desse AN-2 quando teve um evento aqui na minha cidade
Mas ele ainda nao tinha o logotipo da petrobras nem a bandeira pintada
Estava na duvida se era o mesmo…mas e o mesmo…tirei a duvida vendo o prefixo do aviao
Pelo que me falaram…esse aviao que foi fabricado em 1990

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
15 anos atrás

Maravilhoso!!!
Deve ser Russo/Hungaro ou coisa parecida.
Anos 30/40 talvez?
Também gostaria de saber o ano e origem…vou aguardar !
PT-FZF de FRITZ FILHO ? Será que é alemão? Acho que não…
Alfredo Gehre

Jason
Jason
15 anos atrás

Antonov An-2 no Campo de Marte!!! O que ele está fazendo por aqui?

Esse bicho é uma das glórias da aviação soviética. É o maior biplano do mundo, serve para tudo e pousa em qualquer quintal esburacado. Ficou em produção dos anos 40 até os 90 e ainda há centenas (ou serão milhares?) deles voando pelo mundo.

Jamais esquecerei da manhã em que acordei com o som maravilhoso do motozão radial dando uma rasante sobre os telhados de Centro Habana. Bombardeio? Não… Era só o An-2 (An-Dos, como chamam por lá) do fumacê, no trabalho de prevenção contra a dengue.

Filipe Figueiredo
Filipe Figueiredo
15 anos atrás

Antonov AN-2

To certo?

Grande abraço

Cristiano
15 anos atrás

Olá FG! Obrigado pela dica do e-mail (acho que achei no Grande Prêmio…).Amanhã te mando algumas fotos do Bandeco….

Abraços…..

Phil
Phil
15 anos atrás

Antonov AN-2
com um logotipo da Aeroflot !!!
que beleza ! :D
só faltou o estandarte vermelho termulando na traseira da aeronave e o CCCP no prefixo.

Gustavo
Gustavo
Reply to  Phil
8 anos atrás

Coisa de moleque isso.