QUERO AS TRÊS HORAS INTEIRAS!

SÃO PAULO (esse Bird não existe) – Demais, demais e demais!!! Mais um achado do nosso arqueólogo das latas de filmes perdidas pelo Brasil, Nelson Pasini, que recuperou imagens das 3 Horas de Interlagos de 1964. O Bird aparece de lado com a Berlineta um monte de vezes. Vejam a poeira da largada. E vejam como aquela Simca entorta a cada curva!

Isso era corrida. Agradeçam, mais uma vez, ao Pasini. O que esse homem está recuperando de nossa história é digno de erguer um busto. Vejam sua página completa.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio Leonardo Jorge
Sergio Leonardo Jorge
15 anos atrás

Gostaria de adquirir os filmes de corridas dos anos 60, nas quais aparecem a turma da equipe willys.
Quem as tiver para venda favorentrar em contato.
Obrigado.
sergio leonardo

Rogério Gomes
Rogério Gomes
15 anos atrás

Putz, interessante é fazer as continhas: 3 horas = 180 minutos, divido por 45 voltas que foi o que o piloto vencedor deu, são 4 minutos por volta…

Outro detalhe e ver os itens de segurança viu o capacete dos caras ??? Esses sim eram machos !!!

Abraços.

Rogério Bueno
Rogério Bueno
15 anos atrás

Muito bom!!! Parabéns!!!

Nelson Pasini
Nelson Pasini
15 anos atrás

VERBOTEN:
Amigos,
Por dever de ofício e em nome da verdade histórica faço esta breve nota sobre o vídeo “3 horas de Interlagos postado na data de ontem no Blig do Gomes e Videolog.
Alertado pelos meus gurus de antropologia automobilística brasileira: Paulo Peralta e Napoleão Ribeiro devo informar o seguinte: no vídeo temos imagens de duas provas distintas e que aconteciam na mesma semana do feriado de 7 de setembro, isto é, 3 horas de Interlagos e 500 Km de Interlagos; os detalhes apontados pelo Paulo e identificadores de imagens distintas são de que pelas características de faixas sob a ponte Pirelli etc.. aquela foi a largada dos 500 Km de Interlagos e não das 3 horas. A minha confusão na pesquisa e resultados deveu-se ao fato de que praticamente os mesmos pilotos correram nas duas provas. Outro detalhe importante e que me fez gerar a confusão foi a de que protótipos não podiam correr nas 3 horas e o Simca Tempestade só correu nos 500 Km e segundo o Napoleão o motor do bicho era um clássico V Oitão.
O protótipo esse quebrou e o Ciro em dupla com José Fernando Martins venceu a prova. Outra confusão de minha parte prende-se ao fato de que a prova foi pelo circuito completo de Interlagos e não pelo anel externo essa mudança de pista aconteceu em razão do acidente com o Celso L. Barberis no ano anterior.
Peço desculpas a todos pelo engano histórico e estou modificando o filme. O importante porem é ver as imagens fantásticas das feras do automobilismo nacional nos anos dourados.
Nelson Pasini

Resultado dos 500 Km:
1. José Fernando Martins (BR) e Ciro Cayres (BR) Abarth Simca 200
2. Luís Pereira Bueno (BR) Willys Interlagos
3. Carlos Pace (BR) e Francisco Lameirăo (BR) Willys Interlagos
4. Bird Clemente (BR) Willys Interlagos
5. Carol Figueiredo (BR) Renault 1093
6. Waldemar Costa (BR) Renault 1093

Samuel - Puma GTI
Samuel - Puma GTI
15 anos atrás

Eu sou privilegiado, vi o Bird, o Luizinho, o Marinho, toda a turma fazendo isso ao vivo e a cores em Interlagos, sob o comando do Greco e do Lettry. Berlinetas amarelinhas !!! DKWs branquinhos !Mais detalhes no livro do Bird Clemente, “entre ases e reis de interlagos”
Vida longa a estes bravos !

Luiz Fernando Noronha
15 anos atrás

Fala, Flávio! Sou Jornalista do Videolog e fiquei muito contente quando vi o link do Pasavídeo na sua página no IG. Gostaria de saber se você está interessado em pegar links só do Videolog, o que você acha? Deixa o YT, meu nobre! Somos brasileiros,falamos a mesma língua e ainda temos uma melhor imagem! O negócio é simples! Quando você ver um link que te interessa no YT é só mandar um email pra gente. Colocamos no Videolog, enviamos o link para você e pronto! O Fábio Seixas, da Folha, já faz isso com a gente. O que você acha? Aguardamos a sua resposta! Grande abraço e sorte pra lusa na reta final do campeonato. Grande abraço! Luiz Fernando.

Fabio Bill T. Aggio
Fabio Bill T. Aggio
15 anos atrás

Também quero as três horas inteiras!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Coisa linda!

Filtro de ar, só heavy duty… :)

V. Maghetti
V. Maghetti
15 anos atrás

Muuuito legal, emocionante! Os caras eram muito corajosos, andar daquele jeito naquele asfalto horroroso, cheio de ondulações e buracos, capim crescendo nas margens…
E os Simcas, um caso à parte! Meu primeiro carro foi um Simca Chambord 65, eu adorava aquele carro, confortável, macio, ótimos freios, ótima suspensão. O que lhes faltava em potência, sobrava em estabilidade, faziam qualquer curva!

Paulo
Paulo
15 anos atrás

Incrível, simplesmente fantástico, que circuito maravilhoso, imaginem esta pista, as mesmas curvas, os ângulos, desafios, com a tecnologia que temos hoje em termos de asfalto, área de escape etc….e os pilotos, que arrojo, jogando, arremesando no limite máximo os carros de lado na pista contrariando a lógica e voando baixo …..apenas uma coisa, o filme poderia ser um pouco mais longo !! parabéns Pasini que trabalho magnífico, e FG por colocar no ar, claro

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Parabéns ! Imagens espetaculares.

dusurf
dusurf
15 anos atrás

que lindo esse simca tempestade hein…
e que tocada linda tinha esse bird!

prperalta
15 anos atrás

Fantástico, eu estava lá!!!
O trabalho do Pasini é ótimo, mas sem desmerecer, quem viveu a época vai reparar que na verdade o video tem imagens de duas provas, a 3 Horas e o 500Km de 64 misturadas.
Já passei e-mail para o Pasini alertando.
Reparem que a faixa de largada tem duas diferentes (Pirelli Largad e Largada Willys), numa cena as Simcas estão na primeira fila mas na cena da largada não aparecem, vale lembrar que a 3 Horas foram a primeira corrida desses carros no Brasil e não tiveram tempo de fazer a classificação, largando as duas em último. Outra coisa a “Perereca” não correu a 3 Horas, mas correu o 500Km. Mais uma: dá para ver numa cena o DKW Vinhaes, que não correu 3 Horas mas correu 500Km.
Isso não desmerece em nada o trabalho do Pasini, mas é apenas para acrescentar detalhes que vão enriquecer ainda mais o seu trabalho.

dado andrade
dado andrade
15 anos atrás

PQP !!! Obrigado ao Pasini e a voce FG.Isso eh PIADA !!! Mandem mais que a torcida agradece.Abs Dado Andrade.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Eu achava lindas as berlinetas, a Equipe Willys era muito profissional, mas não consigo esquecer os Simca-Abarth.
Na época, eram o que tinha de melhor correndo, com seu motor de 1900cc, Twin-Spark, 192 cavalos empurrando. Lembro que uma vez, a Simca queria promover o Tufão, a equipe deve ter mandado o Jayme Silva “tirar o pé” no Abarth, pra deixar um Tufão ganhar, não lembro quem o pilotava. Mas quando passaram na bandeirada, foi uma vaia só. É, naquele tempo já tinha disso…

Dú
15 anos atrás

Por isso que comprem o Livro do Bird, http://www.birdclemente.com.br
Ele contanto como e porque desenvolveu a técnica de derrapagem é coisa de louco.

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Sensacional, é a palavra.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

O que posso dizer? Emocionante, muito bom para quem não conseguiu acompanhar esta época, mas gosta de reviver a História.
Claro que a questão do dinheiro sempre existiu, mas me parece que nessa época não era só negócio, tinha uma mágica por trás, um prazer puro de guiar, muito legal mesmo!!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Imagens fantásticas mesmo… aliás, tive exatamente a mesma sensação do Eric quando vi aquele Simca fazendo a 2, eu acho… soltei um “caraca, até camionete no meio”, depois vi que era o Simca…

Que pena que a gente, que é mais novo, não pôde acompanhar esses tempos ao vivo, só por vts que ilustram o que nossos amigos matuzas e os próprios pilotos nos contam tão bem…

Jayme Fonseca
Jayme Fonseca
15 anos atrás

Opa eu nem tinha um ano e um xara meu ganhando a corrida, na Interlagos original, não nessa bosta sem graça de hoje. Neguinho fazia a 1 e a 2 pendurado no limite, os Interlagos atacando as curvas de lado. Tenho saudades da pista original, que junto com Spa e Monza para mim eram e sempre serão as melhores. Ver os carros descendo o Retão( que não existe mais) e entrendo no miolo vir disputar a freada da Ferradura era de fuder.

Paulo Roberto Guedes
Paulo Roberto Guedes
15 anos atrás

Muiiiito bom. Belo trabalho de recuperação. Parabens a todos e muito obrigado por nos possibilitar recordar das curvas 2 e 3. Mandem mais por favor.

Leo.
Leo.
15 anos atrás

Imagina o cara lá dentro acelerando este Interlagos!!!!Sorte do Bird heim!!!
FG, quem sabe depois do “meianov”, não aparece um berlineta destas na Superclassic?!?!Pensa!!!Vale réplica!Há, mas precisa ter o mesmo motorzinho, pois bem como vc já falou anteriormente, não vai botar um “AP”!!!

Luís Augusto Malta
15 anos atrás

Espetacular! ISSO é corrida de automóvel!
Não haveria possibilidade de desenvolver uma categoria que seguisse as receitas de preparação da época? Imagino, contudo, que seja difícil estabelecer um regulamento…

Henry
15 anos atrás

Deixei essa mensagem lá no Videolog:
“Fantástico esse video, Pasi. Acabei de vê-lo no Flávio Gomes. Só gostaria de te fazer uma sugestão. Seria possível uma versão alternativa com uma trilha que tivesse mais a cara da época?

Isso não tira em um mílimetro o mérito do principal.
Meus parabéns!
Um abraço,
Henry”

Lucas
Lucas
15 anos atrás

Sensacional. Emocionate. Ainda bem que temos algum registro sobre essas provas. Nem dá para acreditar que isso é no Brasil. Corridas assim parecem tão distantes da nossa realidade atual…

jovino
jovino
15 anos atrás

Du Caral….Por isto me considero um privilegiado por ter vivido boa parte desta época do automobilismo brasileiro. O Bird jogando a berlineta de lado, o simcão também dando aquela famosa enclinada, tudo isto é maravilhoso.
Repare a entrada na curva do Simca Abarte, bem certinho e veja o Bird derrapando nas 4.
Bird não é a toa que todos te veneram tanto, um verdadeiro artista do volante, como dizia antigamente, um ás do volante e como era difícil segurar a bagaça sem estar dando sempre uma escorregadinha,
A dekinha escura alí no meio da poeira de intrusa, como estes carrinhos eram valentes.
Pasini, só tenho é que te agradecer muito por estas imagens disponibilizadas para nós.
Jovino

Adriana Greco
Adriana Greco
15 anos atrás

Eu querooooooooooooo, como faço pra te-lo? Que demais….queria ver inteiro, ao vivo…que o tempo não passase…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Pasini, parabéns sinceros.
O que voce tem feito não é possível valorizar, não dá pra botar preço. Mas tem um valor incalculável.
Finalmente aquilo que muitos dizem aqui pode ser visto, partilhado e divulgado. As gerações que não viram podem ter uma idéia de como se pilotava, e o que esses simpáticos e tranquilos sexagenários de hoje extraíam seus carros.
E ver Interlagos tambem, graças a eles palco de desempenhos memoráveis.
Manda mais, camarada. Manda mais. É vídeo pra se ver dez vezes e não cansar, um tempo de Carros e Homens tão maravilhoso que parece um sonho.
Obrigado mesmo, de coração.

André Távora
André Távora
15 anos atrás

Ótimo vídeo!! realmente, isso era corrida!

Mário Buzian
Mário Buzian
15 anos atrás

Caramba !!!!!
Simplesmente SENSACIONAL !!!!!
Tenho algumas matérias sobre a corrida,mas assistir a imagens é DIVINO !!!!
Parabéns ao Pasini por essa raridade e ao blog pela divulgação !

Edu Harmel
Edu Harmel
15 anos atrás

Sensacional!! Será que o produtor não disponibiliza os videos (sei que tem mais por ai no blog) em DVD ?

burros
burros
15 anos atrás

Essa escorregada do Bird (1:32) é das coisas mais lindas que já vi.

Dú
15 anos atrás

Por isso que o Bird usa suspensorios. Elasticidade é com ele mesmo.
E a Simcaiada mando ver.
Dri, o Fabinho pode falar que fez ponta no Filme!

rpastor
rpastor
15 anos atrás

Muito bom! É sensacional estas imagens de Interlagos…

Rona Ajinomoto
Rona Ajinomoto
15 anos atrás

Parabéns. Obrigado ao Pasini e ao Zé do Táxi.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Aquilo SIM é jeito de entrar na curva, simplesmente atirando o carro de lado antes de entrar na mesma, a mais pura demonstração de habilidade e coragem. Muito diferente de começar a desgarrar no vértice ou no final da tangência, jogar o Berlineta daquele modo e a aquela velocidade – notem o esforço do pneu externo a curva, poareto – é algo para gente fora de série. Eu só tinha lido bastante e ouvido falar do Bird, agora, pude apreciar a sua arte e o motivo que o fizeram um dos grandes….parabêns a esse maestro do volante. Pauleira o Simca, na verdade, na curva de raio longo, ele vem escorregando um pouco mais de frente, com aquela massa no eixo da frente, imagino o trabalho – e diversão – dos pilotos no limite. Adorei o vídeo! Nota 10 para quem recuperou.

Eric
Eric
15 anos atrás

Espetaculaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrr………(voz do silvio luiz)

O melhor vídeo antigo já visto nessa redondeza…….depois falam que eu sou louco só porque dou umas entortadas de Fusquinha…..
Essa é a magia do negócio,tocada pura,saber o que está fazendo sem perder tempo……

Lindo demais!!!!!

Alias,o Simcão parece uma camionete atrás das berlinetas….hehehehehehhe

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Espetacular o trabalho que o Pasini vem fazendo.
Espero que ele consiga fazer muito mais, lógicamente com a ajuda de todos os participantes da SuperClassic.
Precisamos cultivar a memória do automobilismo nacional, tão desprestigiado…
Parabéns, Pasini!

Seu Mário
Seu Mário
15 anos atrás

Espetacular. Bons tempos de arrojo no poeirão de Interlagos. Duas cenas me chamaram a atenção: os Simcas entrando bonitinho nas curvas e a Willys branca passando ligeiro pela curva e tirando uma lasca do cinegrafista, amoitado nos capinzais do circuito.

BUTT HEAD
BUTT HEAD
15 anos atrás

OPA !!!!!!!!