SOBRE ONTEM À NOITE

SÃO PAULO (demais) – Foi uma daquelas noites mágicas, difíceis de descrever, a do lançamento do livro de Bird Clemente, ontem em SP. Tirando Senna, Emerson e Piquet, todas as pessoas que realmente importam na história do automobilismo brasileiro, ao menos para mim, estavam lá. Foram feitas homenagens singelas e lindas na sua simplicidade, velhos amigos se encontraram, histórias foram recontadas, foi tudo lindo, como devem ser as festas no céu, se céu houver.

Entre os convidados estava o Paulo Trevisan, que me deu um longo abraço e informou que o #96 chegou a Passo Fundo no sábado, feliz da vida e cheio de sorrisos. Está em ótimas mãos, nas mãos desse cara que é o verdadeiro guardião da memória brasileira nas pistas.

Grande noite, em resumo. Se pintarem algumas fotos, pingo aqui. Ah, e é claro que a blogaiada estava representada. E encontrei meu empresário, Luiz Salomanager, mas ele apareceu e sumiu de repente. Anda muito esquisito, o Salomanager. Por fim, os Finotti me informaram que o Meianov vai hoje à tarde para o dinamômetro… Ô agonia!

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio Pinheiro
Flavio Pinheiro
15 anos atrás

Não existem palavras capazes de descrever o que foi o carrosel de emoções vivido por quem esteve presente naquela noite.
Eu mesmo só consegui dormir depois das 4 da manhã. As imagens e sons se repetiam em minha mente de forma intensa e deliciosa.
Se um dia eu disse que nem 90 horas seriam suficientes para divagar ao longo de sua carreira, ‘seu’ Bird, permita-me corririr-me: Nem 90 meses!

Joaquim
15 anos atrás

O que impressiona nesta geração de pilotos é a enorme capacidade de adaptação a diferentes tipos de carros, pistas e situações. os caras mandavam muito bem desde o kart, passando por monopostos, carros de turismo e protótipos. Não interessava se era motor dianteiro, traseiro ou central, tração dianteira ou traseira, câobio em cima ou embaixo, freios a tambor ou a disco.
Com relação a pistas corriam em autódromos (SP e RJ), estradas, ruas e subidas de montanha.
Não precisa muita coisa é só dar uma olhada no que era uma carretera ou um monoposto de Mecânica Nacional pra se ter uma vaga idéia da coragem e talento desta geração.
Eu não consigo chegar nem perto de um troço desses, quanto mais acelerar.
E hoje tem neguinho na Estoque Car que reclama de segurança na Curva Um de Tarumã…. ! ! !
Frescura tem hora e lugar, ora essa !

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
15 anos atrás

Realmente uma noite para ficar na história. Estive ontem lá, e posso falar que estar ao lado desse pessoal que fez parte da melhor época do automobilismo nacional, e porque não internacional, não tem preço. Ouvir histórias de caras como Crispim, Toni Bianco, Anisio Campos, Bird Clemente, Chico Lameirão, Luis Pereira Bueno, Marinho, Jan Balder entre outras feras do automobilismo é uma uma experiência sem igual. O conhecimento que esses caras possuem e fazem questão de repassar aos outros é uma coisa sem igual… ouvir o Toni explicar as diferenças entre o Bianco e o Fúria, o Crispim com um sorriso de garoto de 15 anos, contando suas histórias e fazendo suas piadas é uma experiência sem igual. Uma pena que hoje não temos no nosso automobilismo pessoas como essas, que ontem fizeram e contaram suas histórias mais uma vez. Tenho grande admiração e respeito pelo o que esses caras fizeram lá atrás e, querendo ou não muitos campeões e pilotos brasileiros de sucesso surgiram através desses caras!!!

Romeu
Romeu
15 anos atrás

O livro do Bird pode ser comprado através do site http://www.birdclemente.com.br

Dú
15 anos atrás

Disseram tudo, foi show. Só discordo quanto a tentativa fracassada de fazer o Bird chorar.
O Ronaldão agitou tudo, com Marial Luiza e Bird acompanhando tudinho. Quem nos faz chorar é o Bird.
Uns lances:
Em meio a risadas, Crispim e Jan ameaçaram começar a discutir se foi cilindro ou condensador.
RLeme pedindo para falar com o Luisinho e ganhar um autógrafo no livro. e demorou ahahah.
Arrumei um lápis e Anisio simplesmente desenhou o “momento da festa” no livro, encaminhado ao Bird.
Por falar em Anisio Campos, FG, é bom a moçada esmerar no projeto do seu Galpão, pois agora o Dom Anisio se interessou.
A Dri e a Ornella sempre de bem com a vida, no seu habitat, e muitas outras historias, que foram acabar as 4 da manhã, sentados no jardim do Hotel, Trevisan, Jóca e Eu. Para quem conhece o Jóca adrenado, saibam que o Trevisan é pior que ele. Em duas horas os dois malucos falaram de todos prototipos que já correram por este Brasil.
E até abraços e risadas entre Carpinelli e FG.
Quem não foi, aguarde ano que vem!

fred coutinho
fred coutinho
15 anos atrás

Soube à boca não tão pequena que haveria mais um livro no pedaço, quentinho saindo do forno, que deveria ter sido lançado em setembro, mas não foi, e que também será um espetáculo
como o livro do Bird.

Julio Cesar Manfredinni
Julio Cesar Manfredinni
15 anos atrás

Quem mora fora de SP adquire o livro como?

Gabriel 3 cilindros
Gabriel 3 cilindros
15 anos atrás

Noite mágica mesmo, encontrar tantos pilotos reunidos, e ainda sair com o livro autografado pelo Bird, Marinho, Crispim e o mestre que desenhou meu carro Anísio campos, não tem preço.

Adriana Greco
Adriana Greco
15 anos atrás

Eu tbem estava lá. Foi uma noite mágica, fantastica. Chorei muito, ri muito…revi gdes idolos e grandes amigos do meu pai , que com certeza de onde estiver amou tudo tbem. Foi emocionante e cativante. Sai no final, junto com Bird, Joaquim, Lian, Geraldinho e o Aguia…vontade de não acabar. Comecei a ler o livro, muito gostoso, maravilhoso. Parabéns ao meu querido Bird e a Mahle por esta oportunidade e confraternização…foi tudo perfeito…ver o Mauro Salles, Og, Marinho, Flavio Gomes, Regi, Tia Vera Fernandes, Elda Pace, Nilson Clemente…e tantos utros, todos os outros….sensacional.

marco, de brasilia
marco, de brasilia
15 anos atrás

como nós, pobres mortais, poderemos adquirir o livro?

qual a editora?

obrigado.

Daniel Médici
15 anos atrás

Para caras como eu, com de blog tímido e portfólio em construção, foi de ficar embasbacado. Tanta gente de peso junta, entre pilotos e jornalistas!

Só achei aquele cerimonial meio pomposo demais para uma reunião de amigos, uma tentativa fracassada de fazer o Bird se derramar em lágrimas.

De resto, o discurso “inflamado” do Luizinho, a camisa verde-azulada do Lito, a possibilidade de conhecer de relance caras como Luis Carlos Secco, os carros expostos, tudo foi irretocável.

Ciro Margoni
Ciro Margoni
15 anos atrás

Eu sou um dos felizardos que estava lá. Plagiando lá em cima, FANTÁSTICO. Contrariando o Joaquim, que conheci ontem, tenho certeza que vão conseguir reunir todo este bando novamente. Já tem até data, 14/3/09. E vc vai estar lá (FG, juro que cai num sábado)

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
15 anos atrás

Reforço aqui a dúvida do Manfredinni. Gostaria muito de poder comprar um exemplar devidamente autografado para fazer companhia à miniatura do Interlagos em 1/43 que possuo.

Jackie (Futura Fã do # 69)
Jackie (Futura Fã do # 69)
15 anos atrás

Eu também gostei muito, noite repleta de histórias e muitas emoções.
Homenagem merecidíssima ao Sr. Bird.
Reencontrei amigos e conheci muitas pessoas…
Porém, uma especial, Sr Trevisan “guardião”, como disse FG, do #96.
Muito simpático, prometeu cuidar c/ carinho do #96.

Agora…

FG, o que é Meianov…….Vodka Paraguaia ???

Essa noite, tive um pesadelo….sonhei com um carro, acho que era um carro, com nome muito esquisito………eraaaaa Lada…..”ARGH”………e tb era muito FEIOSO !!!

Alguém conhece ??

Eric
Eric
15 anos atrás

Não pude ir por vários motivos….até porque também ontem eu estava de scooter e tomei uma bluta chuva….

Joaquim
15 anos atrás

FG,
Ia esquecendo….quanto ao Saloma é questão de amor novo, sabe como é, planta frágil que deve ser tratada com cuidado redobrado.
A pressa era devida a um jantar previamente agendado en petit comitée.
O alheamento passageiro é compreensível….a paixão explica.

Joaquim
15 anos atrás

Como disse o FG, noite mágica…
Raramente vão reunir tantos grandes pilotos como a noite passada.
Impossível relacionar todos mas fico com os amigos blogueiros, grandes Matuzas de excelente cepa: Mestre Romeu Nardini, Antonio Apuzzo, Ricardo Bifulco, Pandini, Peralta, Napoleão Ribeiro – o excelente enigmático Ricardo Cunha que conheci finalmente – o maluco do Dú Cardim e o Grão Master Paulo Trevisan.
Dos pilotos das antigas deu pra bater um papo com Angi Munhoz, Walter Hahn, Bob Sharp, Marinho, o grande Miguel Crispim Ladeira (meu respeito por ele é tanto que não consigo chamá-lo somente de Crispim…), Chiquinho Lameirão, Anisio Campos, Luisinho Pereira Bueno, Toni Bianco, Pedro Victor de Lamare…
Fomos literalmente expulsos do local às 1:30 da manhã – Lian Duarte, Luis Evandro Àguia, Paulo Trevisan e eu – mas a noite ainda não havia terminado. Fomos para o hotel do Trevisan e a conversa rolou até as quatro da matina.
Na brincadeira, ali reunidos uns quatro séculos do puro e melhor automobilismo que este país já gerou.
Como recordação, o livro do Bird recheado com mais de trinta autógrafos.
Não tem preço.

Julio Cesar Manfredinni
Julio Cesar Manfredinni
15 anos atrás

Alguem sabe como faço para adquirir o livro? Não moro em SP.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Abraços à todos os que foram, deve ter sido uma noite mágica mesmo. Tomara que apareçam muitas e muitas fotos.
Quanto ao Meianov comparecer ao Dino…
Por “acauso” fizeram um check-up geral do basicão, pra não ter surpresas como em Londrina?
Umas simples idas e vindas pela avenida perto da LF, com silencioso já colocariam todos os sistemas em funcionamento, sem judiar.
A velha Lei de Murphi sempre se manifesta das maneiras mais inverossímeis, não esqueçam…
E ademais, como bem diz uma propaganda por aí, potencia não é nada sem controle… O que precisa é fazer a cavalagem bruta da usina se entender com o chão todo e o pseudo-piloto-jornalista.
Estarei lá pra conferir. No Bird não fui, mas essa prova não perco de jeito nenhum.

Nelson Pasini
Nelson Pasini
15 anos atrás

Flavio,
Estive na festa também e foi simplesmente fantástico. Fui apresentado ao Trevisam pelo Jean Balder e me agradeceu pelos filmes na internet. Contou da dificuldade (egoismo) de quem tem material mas guarda em casa ou vende por preço estupido.
O grande Bird mereceu toda a homenagem e modestamente eu o presenteei com um DVD que montei com as duas provas de El Pinar que ele venceu. Outra emoção para mim ele lembrou do meu nome e me convidou para a festa por conta da homengem que fizemos na Internet agora com os dois filmes de El Pinar. Resumindo eu felizmente vivi essa geração.
Um abraço,
Pasini