TINHA ESQUECIDO… (2)

SÃO PAULO (vixe, quanta coisa!) – E como é que deixei de Falar de Fernando Alonso aqui? Rapaz, o espanhol, nas últimas oito corridas do ano, marcou 48 pontos. Mais do que qualquer outro piloto, campeão e vice incluídos na conta.

Não tenho dúvidas de que Fernandinho “is back”. Segundo colocado ontem, fechou em altíssima sua temporada, que começou apagada. O que ele fez com esse carro da Renault, ninguém sabe. Só ele e o time. Na corrida, foi novamente espetacular. Especialmente no drible humilhante que deu em Kovalainen no S do Senna. Deu até pena do finlandês.

E, no fim, resistiu a Raikkonen bravamente. Embora Kimi tenha contado que a Ferrari pediu a ele para não tentar nada de muito esquisito, porque podiam bater os dois e a presença de ambos à frente de Hamilton era, por assim dizer, recomendável.

No pódio, Alonso me deu a impressão de ter sentido mais a derrota de Massa que o próprio. Vejam esta foto, da Getty Images: não parece que é o Felipe quem está consolando o asturiano?

Viraram amigos de novo, depois daquele entrevero em Nürburgring, no ano passado. Há um, digamos, inimigo comum. Mas não pensem bobagens, ninguém quer ver a caveira de ninguém. Alonso foi um dos primeiros pilotos a irem aos boxes da McLaren ontem, depois da corrida. Deu um tapão nas costas de Hamilton, mandou um “well done” e cumprimentou civilizadamente o ex-companheiro.

Alonso, para mim, estará na briga pelo título em 2009. Ao lado de Raikkonen, Massa, Hamilton e, talvez, Kubica. Vettel, na Red Bull, vai incomodar bastante os favoritos. Mas não o vejo ainda como candidato. Mais pelo carro do que por ele. Esse menino, numa equipe de ponta, vira um Schumacherzinho.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Beatriz
Beatriz
15 anos atrás

Pro Flavio ai de cima, acho que o “menino” do FG se referia ao Vettel, não ao Alonso.

Flávio
Flávio
15 anos atrás

De acordo Gomes…
Só discordo do fim: “Esse menino, numa equipe de ponta, vira um Schumacherzinho.”
Em 2007, fosse o Schummy no lugar do Alonso, a Mclaren poderia colocar três pneus no carro dele que o nariz era campeão na Itália ou na Hungria…
Um “Schumacher” não leva pau do companheiro de equipe, ainda mais um novato, mesmo que a equipe o sacaneie…
O Alonso é bom, mas Schumacher é outro departamento…

MSM
MSM
15 anos atrás

O Alonso mandou bem de novo e a disputa com o Kovalainen está se tornando obrigatória em cada GP. O finlândes não sabia o que fazer.
Quanto aos postulantes ao título em 2009, concordo com todos os nomes que vc mencionou, inclusive o Vettel.

Mauricio
Mauricio
15 anos atrás

Acho que o Massa perdeu a melhor oportunidade de ser campeão.
Ano que vem, se Alonso e Kubica tiverem equipamentos de primeira, Hamilton e Massa podem esquecer do título.

Thais
Thais
15 anos atrás

Que venha o melhor de todos, Alonso sempre!!!!!
Ai ai na próxima temporada a pista vai ferver…espero poder estar lá em interlagos.

Valeu Gomes, pensei realmente que não iria comentar da corrida do espanhol…
Abraço
Thais-RJ

Ronald
Ronald
15 anos atrás

Não serão tão amigos assim, no ano que vem……porque o bicho vai pegar entre eles……Alonso é candidato direto a título, pois seu carro muito melhorou e vai disputat diretamente com o Zaca

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

Se fosse na pontuação antiga, Massa seria campeão com 83 pontos….contra 80 de Hamilton.

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

Eu acho que próximo ano só vai dar Alonso, to apostando muito na Renault

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
15 anos atrás

Alonso is back, back, back
u-hu
eu tb achei q o titulo pesou mais no Alonso que no Massa, perdeu o posto de mais jovem campeão da F1, viu o carro q ajudou a desenvolver dar o caneco a LH…

sim, ele parecia mais triste que Massa

mas enfim, quem sabe ele garante o tri ano que vem…

Lima - F1around.com
15 anos atrás

O que ele e o Briatore fizeram? Simplesmente reclamaram de que não tinham potência nos Renaultmotores durante todo o ano e a FIA os permitiu fazer algumas “regulagens” com a ajuda de brechas na regra de congelamento de motores…

Não se faz milagres na Formula 1.

Jobson
Jobson
15 anos atrás

Mais em 2009 muda tudo, com o novo regulamento vão se embaralhar mais as coisas. Equipes e pilotos que foram bem este ano, podem não ter o mesmo rendimento, e quem foi mal em 2008 pode dá a volta por cima ano que vem. 2009 ainda é uma incógnita, até vir os primeiros testes com os novos carros.

Rodrigo Vilela da Silva
Rodrigo Vilela da Silva
15 anos atrás

“depois de Cingapura foi o pódium mais escuro que eu já ví, parecia noite em Interlagos.” (2)

A briga no ano que vem vai ser boa: Massa, Raikkonen, Hamilton, Alonso, Kubica, Vettel… e se tiverem bons carros, incluo o Glock, o di Grassi e o Senna.

Ou seja, vai ser só pancadaria, no bom sentido!

James Hunt
James Hunt
15 anos atrás

Hamilton Bi, em cima do Alonso !!! Isso seria bom demais…
mas acho mesmo que a Ferrari vem com um super carro ano que vem, e Massa e Kimi vão desaparecer do resto.

Cabra
Cabra
15 anos atrás

Foi o título mais fácil que o Zaca jamais vai ter a chance de ganhar de novo. Vai ser só pedreira, a partir de agora.

Manfred W.
Manfred W.
15 anos atrás

Vettel é o Schumacher que na chuva vira o Senna.Como os Gremilins,basta molhar…

Rones
Rones
15 anos atrás

Putz…pode ser intepestivo, mas sinceramente, depois de assistir a corrida…pea 3ª vez, concluí que a culpa mesmo foi do Piquet Jr. , ….faltou foi o carro dele alí no meio..

Marcelo dos Santos
15 anos atrás

No pódium tive a impressão de ver o Alonso lacrimejando, mas como a idéia do espanhol chorando de emoção era completamente estapafúrdia, concluí que seria por conta daquele monte de holofontes em cima deles. Por sinal (comentário OFF e inútil), depois de Cingapura foi o pódium mais escuro que eu já ví, parecia noite em Interlagos.

Otto Lima
Otto Lima
15 anos atrás

Dêem carros competitivos para Alonso e Kubuça e, em 2009, a F-1 voltará aos anos 70: Emmerson Fittipaldi, Niki Lauda, Gilles Villeneuve, Ronnie Peterson, Clay Regazzoni, Jody Schekter…

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

é o cara que mais admiro na F1 moderna, não se esqueçam que ganhou seus dois títulos tendo como rival Michael Schummacher só isso já mostra o nível do cara.

Érico
Érico
15 anos atrás

Engraçado, todos disseram mais ou menos o mesmo com relação à performance do Button e da Honda na segunda metade de 2006. Deu no que deu. O Alonso não fez milagres, ele simplesmente não errou e se aproveitou de desenvolvimento do carro no final da temporada.

veber
veber
15 anos atrás

eu incluiria na disputa pelo titulo em 2009 o Glock com a Toyota se a mesma conseguir evoluir como neste ano,,,,,,, então seria Mclaren Ferrari Bmw Renault Toyota e RBR / STR ou seja, 07 equipes na disputa e ainda tem a Honda que promete uma grande reviravolta em seu rendimento………………….. nesta hora o talento vai sim fazer muita diferença,,,,,,,,,, Lewis, Alonso, Massa, Vettel, Kimi, Glock, deverão disputar palmo a palmo e ponto a ponto a nova temporada,,,,,, certamente vai ser mais um show

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
15 anos atrás

Notícia do As não vale… tem a mesma credibilidade de um Lemyr Martins.

Quanto ao Alonso, aquele entrevero com o Massa foi jogo psicológico. E deu certo, pois o brasileiro passou uns três GPs comentando o fato, dizendo que não teve culpa. Caiu como um patinho… mas revendo estes fatos passados e observando o Massa de hoje, percebemos como o brasileiro amadureceu tão rápido.

Quanto à combinação Vettel&Red Bull, pode surpreender. Como os carros sofrerão muitas mudanças para a próxima temporada, é possível que Adrian Newey finalmente desencante e faça a diferença. E como a FIA deve permitir (ou já permitiu?) o descongelamento de alguns motores para que certas marcas compensem a defasagem de potência, a Renault pode melhorar deus propulsores. Enfim, Vettel pode incomodar com mais constância no próximo ano.

2007 foi bom, 2008 foi ótimo, mas 2009 deve ser “a” temporada.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Falou tudo. Esse é fera!

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Flávio, esta melhora da Renault não se deve ao fato de além de ter o espanhol (que é da escola de Piquet e sabe acertar um carro como poucos ) a decisão da FIA de que a Renault também poderia desenvolver partes de seu motor, assim como já havia autorizado Ferrari e Mc laren a fazer? pois me parece muita coicidência quando vi esta informação e logo após a melhora abrupta do rendimento da Renault, até Nelsinho melhorou em classificação…

Hugo Becker
15 anos atrás

É que a corrida e a decisão do campeonato foram tão alucinantes que a corrida do Alonso acabou ficando, digamos, “esquecida”. Mas de fato, a ultrapassagem que ele fez sobre o Kovalainen – aliás, as ultrapassagens, especialmente a segunda, foram sensacionais.

Olha, essa geração é fantástica. Dá pra listar uns seis pilotos em condições de brigar pelo título. Pena que dificilmente três equipes dividirão as vitórias com regularidade em 2009…

O Vettel parece que já nasceu pronto. Ele é impressionante. Pra mim, em um carro de ponta, não tem Massa, nem Hamilton, nem Raikkonen pra batê-lo. Eu espero que o tempo permita que a gente veja um duelo Vettel vs Alonso, com o espanhol ainda em excelente forma. Seria o duelo em mais alto nível que essa geração poderia ter, eu acho.

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
15 anos atrás

“Alonso foi um dos primeiros pilotos a irem aos boxes da McLaren ontem, depois da corrida. Deu um tapão nas costas de Hamilton, mandou um “well done” e cumprimentou civilizadamente o ex-companheiro.” Depois quando saiu fez questao de gritar “FALTA MAIS UM”

do Amaral
do Amaral
15 anos atrás

É, o Vettel vai incomodar bastante mesmo, especialmente se o Newey acertar suas idéias com o novo regulamento, que muito altera a aerodinâmica.

Dú
15 anos atrás

Valentino na Ferrari. A F1 precisa de show. Chega de marmelada.

Samuel Lincoln M Barrocas
Samuel Lincoln M Barrocas
15 anos atrás

Eu vejo Alonso como um candidato sim ao título de 2009. Pra mim ele já é favorito ao tri…

Denise
Denise
15 anos atrás

Muito bem, Flavinho… seguiu meu conselho e voltou a falar do que realmente interessa! (rsrsrs)

Brincadeira à parte, você disse tudo. Que puta piloto é o Alonso! Parece que a cada campeonato que passa o cara melhora ainda mais. A segunda parte da temporada foi, de fato, um show. E se Deus quiser, tudo continua assim em 2009.

Quem sabe no ano que vem não teremos um novo tri campeão do mundo??? Seria merecidíssimo!

Miguel Fiquene Neto
Miguel Fiquene Neto
15 anos atrás

e flavio gomes ano que vem promete alonso com um carro bom vai deixar todo mundo pra trás pode ter certeza o kra e f…. hamilton massa e haikonen vao depender do desenvolvimento do carro e vetell pode apostar 2010 maclaren

Cacthos
Cacthos
15 anos atrás

Estou ansioso pela temporada 2009. Se as 4 equipes grandes vierem com o atual equilibrio, vai ser um bom campeonato (como esse foi).
Engraçado, coisas do destino: se Lewis Hamilton não fosse tão bom, estariamos agora provavelmente comentando o tetra-campeonato do Alonso pela McLaren… coisa do esporte…
Fui!

Carlos
Carlos
15 anos atrás

Gomes e galera do blog: o que estão achando da transferência do Vettel da filial pra matriz?

Seria o problema da Red Bull apenas a falta de pilotos, ou o motor Renault que fica devendo pro Ferrari?

Eu, se fosse o Vettel, acho que uma hora dessas, estaria no mínimo com a pulga atrás da orelha…

jose
jose
15 anos atrás

Piloto bom em carro ruim dá nisso:show,realmente deu pena do Kovalainen,o espalhol acelera demais, é um batalhador incansável,não precisa de nenhum acertador de carros tipo Rubinho para fazer a barata andar,ele mesmo acerta,ano que vem podem esperar,o espanhol vai andar na frente novamente.

Oswald Martins
Oswald Martins
15 anos atrás

Que venha o espanhol!
Grande Alonso.

Gomes, tá circulando por aí que o Massa foi pra cima do Glock!
http://br.youtube.com/watch?v=_-ksk6IPGMA

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

Muito estranho essa demora do anúncio da dupla da Renault

Ronaldo
Ronaldo
15 anos atrás

Flávio,matéria do jornal AS:
De acordo com o jornal espanhol “AS”, a ultrapassagem do inglês Lewis Hamilton sobre o alemão Timo Glock, na penúltima curva do GP Brasil, pode não ter acontecido de forma limpa. A manobra garantiu o quinto lugar na prova e o título mundial do piloto da McLaren, em Interlagos.

O diário espanhol diz que “na volta anterior, com os mesmo compostos, (Glock) foi apenas três segundos mais lento do que a STR e a McLaren”. E também questiona: “Timo Glock foi ultrapassado ou houve um acordo entre as escuderias antes da corrida?”.

A publicação também afirma que “foi curioso o fato de Jarno Trulli (também da Toyota) ter feito exatamente o mesmo tempo de Glock, 1m44s, na última volta. Como se desde os boxes tivessem freado os motores na mesma etapa final para evitar possíveis suspeitas”.

Além disso, após a prova, antes mesmo de Hamilton sair do carro, Timo Glock foi em direção ao inglês para cumprimentá-lo. O piloto da McLaren terminou a temporada com apenas um ponto de vantagem sobre o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari.

Bebeto
Bebeto
15 anos atrás

Alonso is back! Quanto mais gente na briga melhor, e espero que a Renault lhe dê um carro a altura de seu talento.

Renatov
Renatov
15 anos atrás

O amor é lindo…

Júlio
Júlio
15 anos atrás

Se esse ano foi bom.
2009 vai ser Soda… =]