VISÕES DA DECISÃO (2)

CAXAMBU (molhou, enxuga) – A segunda coluna do dia é a minha, variação sobre tema já abordado no dia mesmo da decisão do Mundial, em Interlagos. Texto que também dá uma passadinha em tema incômodo para alguns: o mau comportamento dos torcedores no autódromo, domingo passado.

Falando nisso, a pedido de um blogueiro que já não vou mais lembrar quem é, aproveitem o espaço para falar (os que foram, claro) sobre idas e vindas ao circuito, alegrias e tristezas, dificuldades e supresas nas arquibancadas. O pessoal do autódromo (Seixas e Chico) e a turma da Interpro, que promove a corrida, vive passando aqui para dar uma espiada. Então, se querem dar algum recado, elogiar ou criticar, aproveitem.

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
marco Azevedo
marco Azevedo
15 anos atrás

Apenas uma dúvida cruel -não entendo porque os pilotos de pneus “de chuva” perderam em torno de 0,5 da penúltima
volta pra última, enquanto os de pneus “slip” perderam em
torno de 18 segundos. no GP Brasil.

Matheus
Matheus
15 anos atrás

No domingo eu desliguei o radio por que nao guentava mais ouvir os ataques a Hamilton ( tanta besteira q falavam). Acredito q isso tenha uma certa influencia, a propria imprensa incitou a torcida a ter tal comportamento. Menos o GP claro.

Ednei Ap. Santulo Jr.
Ednei Ap. Santulo Jr.
15 anos atrás

Atrasado aproveito para concordar com o fato do povo brasieiro – e quando falo povo não me refiro ao “povão” não, mas incluo as pessoas de todas as classes – ser extremamente mal-educado. Foi assim com o presidente Lula na abertura do Pan, foi assim durante todo o Pan-americano em 2007, principalmente nas provas de atletismo. Em Interlagos, o que se viu mais uma vez foi esse triste comportamento de quem não sabe perder e, acima de tudo, ser humilde. E dizem que haverá uma Copa do Mundo nesse país em 2014. Ainda torço para que isso não aconteça porque o povo brasileiro não merece. Eis duas coisas bem possíveis de se acontecer: jogos da Argentina lotados de brasileiros que lá estarão com o único intuito de vaiar os argentinos, começando pelo hino nacional. Brasil eliminado: invasão de campo à caça dos jogadores e do técnico responsáveis pela derrota. Por essas e por outras é que sou brasileiro sem um pingo de orgulho, embora com muito amor.

Cristiano Seixas
Cristiano Seixas
15 anos atrás

Flavinho os fatos não mentem jamais:
1) Para os que acreditam em teoria da conspiração, vale lembrar que em Monza Hamilton quase tirou Glock da pista em uma manobra bem desleal, então porque o alemão da Toyota haveria de entregar o ouro bem na hora deicisiva em Interlagos ???
2) Vettel só conseguiu ultrapassar Hamilton na Junção porque este fora atrapalhado por Kubica que era… retardatário !!! Já imaginaram se ele vai para cima do Massa naquela condição, acredito que nosso narrador teria reclamado a bessa !!!
3) Realmente não é nada legal o pessoal do paddock, ou como prefiro classificar “os fresquinhos” que ganham convites para ir ao GP mas não entendem bulhufas de F1 terem proferido palavras não muito simpáticas a Glock e a Hamilton, mas lembro que no começo do ano em Barcelona alguns imbecis também encheram o saco de Hamilton e nada aconteceu.

Flavinho vc mesmo já escreveu um artigo dizendo que a F1 não dá a mínima para esse lance.

Lionel
15 anos atrás

Primeiro deixa Eu elogiar os comentários de Rodrigo T.Lamonato,Mandrake,Fabio Mantovani,Badoer…segundo o Flavio pediu para dar comentários e esses foram divididos em duas partes chingamentos aos pilotos e melhorias do Autódromo…quanto à chingamentos gostei de vêr que Hamilton não foi chingado…vaiar acho tudo bem….inclusive foi aplaudido quando ganhou….quanto a melhorias …FALTA MUITO disseram que gastaram 20 milhões acontece que nos Estados Unidos fizeram um belíssimo autodromo com 10 milhôes…porisso obrigado ao Gomes por colocar em pauta…Êles a turma do prefeito Kibe …Olha se vão fazer é outra estória…só gostaria que ficasse registrado que quem vai na Corrida é tudo classe média alta …e esse pessoal VOTA ….E COBRA …ATÉ GALVÃO BUENO COMENTOU ESTÁ NA HORA DE AMPLIAR O AUTODROMO….sugestões :comprar todas favelas em volta …fazer arquibancadas dessentes com banheiros dessentes….estacionamentos baratos…tudo isso dá PARA FAZER COM 20 milhões e SOBRA DINHEIRO….só queria que os donos do NOSSO DINHEIRO soubessem quem NÓS sabemos ……um abraço à todos Lionel

Side Show Bob
Side Show Bob
15 anos atrás

Acho ótima essa teoria da conspiração envolvendo Glock-Hamilton-Toyota-Mercedes.

Lembra até aquela que a Seleção Brasileira de Futebol teria entregue o jogo para a Seleção Gaulesa na Copa da França, e ainda por ordem da Nike, que curiosamente era patrocinadora da Seleção Tapúia.

Parece que os Brasileiros não assistem ou apreciam Fórmula 1, apreciam um esporte onde um representante da Banânia possa emprestar sua vitória ao resto do povinho.

Aquele velho sintoma de falta de caráter: “nós ganhamos, fulano perdeu.”

Josaurelio
Josaurelio
15 anos atrás

Vc disse na coluna do Grande Premio que ‘no Brasil sempre tem que ter um cilpado’. Não é extamente assim. Sempre tem que ter um culpado e NUNCA SOMOS NOS.

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

O pior torcedor do brasileiro é um piloto de Formula 1. Duvidei quando lí pela primeira vez mas, agora, depois de tantas confirmações, realmente performance do Rubinho na festa da Ferrari foi péssima. O empresário de Schumacher só estranhou Massa ter entrado no bote furado do Barrichello. O próprio Schumi diz que perdoa felipe e atribui o fato a muita bebida alcoólica. Ros Brown deve ter dito: “mais uma vez o Barrichello chutou o paú da barraca”. Difícil conseguir vaga para o ano que vem…

ANTONIO JUNIOR
ANTONIO JUNIOR
15 anos atrás

É verdade Adilson… mas nessa época ainda éramos uma mistura de tudo que não presta dos europeus…
estamos melhorando…ainda temos Floresta e água…Ah! até eles resolverem acabar com isso também…
E quem sabe aprendemos automobilismo também…talvez até gostemos de algo melhor que corrida de “estoque” e DKW…piada gostar disso

Adilson
Adilson
15 anos atrás

apenas um adendo ao comentário do ANTONIO JUNIOR

quem será que aprende com quem ? Basta dar uma olhadinha no que o Brasil fez na Guerra do Paraguai (184-1870) , bem antes de Alemães e Americanos….

Sugiro uma pesquisa e reflexão. Abraço.

Adilson
Adilson
15 anos atrás

Falou bonito, FG !

Esse é o mesmo povo que pregra cultura e moralidade, mas ultrapassa pela direita, se acha “o esperto” quando consegue ver o radar e não tomar uma multa, apesar de estar muito acima da velocidade; não perde um capítulo do BBB, não lê nem 1 livro durante o ano, acha que a Globo é a dona da verdade, acha o máximo ganhar uns trocados burlando a Receita Federal inventando recibos falsos… A lista é grande, vou parando por aqui.

Ao invés de meter o pau em países da Europa que tem mais do que 500 anos de história, deveriam aprender com eles. Não são o que são à toa, educação é a base de (quase) tudo.

Abraços.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Esqueci de citar uma coisa muito boa. O acesso ao autodromo por ônibus expresso da CET. Muito bom, veículos novos e preço justo (R$15,00 ida e volta para a estação de metrô Jabaquara).

A.C. Junior
A.C. Junior
15 anos atrás

Sugiro aos amigos que defendem o pobre do Glock que assistam um vídeo de qualquer prova da Copa Fusca ou da Spyder disputada em Interlagos (qualquer um, mesmo) e ver o que acontece quando se disputa a posição na curva da junção. Até mesmo o piloto mais grosso sabe o que fazer para não entregar de bandeja a posição: é só fazer a curva sem tomada, ficando à esquerda. Se o bonitão tentar passar por fora, dá para fazer duas coisas: ir freando junto até quase parar o carro (e depois os dois aceleram junto e aí é dificil passar pois os dois estão com a mesma aderência) ou então basta fazer a curva por dentro e “espanar” o atrevido para fora e seguir em frente. Se o Glock tivesse feito isso, não teria passado por otário e o Hamilton estaria até agora tentando sair lá de “baixo” (para quem não sabe, ali tem um mega desnível). O Glock virou 1:44 de Fórmula 1, os caras da Speed viram 2:25 na chuva, com pneus lixados de Kombi (GPS3) – e com um carro que não passa de 160 km na reta e no seco vira 2:08 !! Ou seja, quase um minuto a mais do que o Fórmula 1. Ora, faz favor…defender o cara (Glock) é que nem defender batom na cueca, seja lá o estado dos pneus. O fato é que Interlagos não é para qualquer um. E o Hamilton que o diga. Tem muito truque nas nossas curvas…, mas poucos sabem disso. E quem acha que sabe, vira alto, muito alto. Para concluir: todos tomaram um passeio do Massa. E vão continuar tomando e fritando pneus (vide Hamilton esse ano e o próprio Schumi no ano passado (esse pelo menos se redimiu e passou o Raikonnen em bela ultrapassagem no S do Senna. Em compensação, o grande campeão cansou de errar no Laranjinha. Sou Massa e não abro, o moleque acelera!!! Aguardem 2009. O massacre vai continuar…para calar a boca do Ron Dennis que já está dizendo que o Hamilton vai ultrapassar o Schumacher. Quem viver verá. Pelo menos é a minha opinião.

Wanderley
Wanderley
15 anos atrás

Flavio, muita coisa já foi dita aí em cima. Frequento Interlagos desde 77 e gente vai na F1 por teimosia mesmo. Também já estive em Silverstone e as únicas coisas boas são a alimentação e os lugares marcados.
Agora sobre a torcida, pelo menos no setor A, não tem o que reclamar. Ninguém citou, mas estava perto da “tribuna” da marca de whiskey que patrocina a Mc Laren e durante o hino nacional o “dj da festa” ficou falando bem alto, em inglês, e uma banda de gaitas de fole ficou tocando. Total falta de respeito deles, isto sim.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

só pra não passar em branco que li na net, hoje dia 7 completam exatamente 15 anos da última vitória do Senna, corrida que também marcou a despedida das pistas do Prost. Notícia que me encheu os olhos quando li, logo não podia deixar passar em branco.
Abraço

Kyna
Kyna
15 anos atrás

Falou muito bem, Flavio. Depois reclamam que o país é de 3º mundo, mas tambem, com algumas “cabeças” que se tem, não tem como melhorar.

Sobrou p/ o Glock, o cara perdeu tração ou coisa do tipo, so isso. Se querem desconfiar de marmelada, que falem com a STR, esta tem motor Ferrari e não apertou mais o Massa por conta de um contrato de motores…

Danilo Martiniano
Danilo Martiniano
15 anos atrás

Estive no Setor A e a emoção foi muito grande!! Estava felicíssimo com a kangaroo em mãos, já estávamos pulando e gritando, já tinha rasgado a capa de chuva (pior que logo após a corrida tomei o maior banho de chuva da minha vida, e olhe que fui direto para garulhos, molhado dos pés à cabeça) quando vi hamilton passando glock… não deu para segurar a decepção. Massa dominou, venceu a corrida e foi extremamente competente e esportivo, contudo no final ficamos com um gosto amargo na boca…

O negócio é esperar para o ano que vem. Torço para que Massa faça uma boa temporada.

Até mais.

Badoer
Badoer
15 anos atrás

Gomes, vou reforçar o coro dos lugares ‘erradamente’ marcados.

Fui em 2007 e um dos motivos de não ter ido esse ano foi essa chateação.
A maioria das arquibancadas é grande, permitindo vários angulos de visão. Se o torcedor não pode escolher o lugar no momento da compra, não é justo chegar na hora e aceitar o que a ‘sorte’ o reservou. Ainda mais quando estamos em grupos grandes, onde a graça é ficar todos juntos.

Srs organizadores, não me venham com o papo de que “Deve prevalecer o bom senso”. Se o lugar for bom, vai ter encrenca. Como infelizmente presenciei.

A solução é muito simples: Espalhar placas na entrada de cada setor (bilingues, pros gringos também entenderem) dizendo: ” QUERIDOS TORCEDORES, BEM VINDOS ! A NUMERAÇÃO DOS LUGARES É LIVRE, ESCOLHAM A QUE MAIS GOSTAREM E DIVIRTAM-SE ! (…E TRAGAM MAIS AMIGOS NO ANO QUE VEM !) ”

só isso !
abraço

Adriano
Adriano
15 anos atrás

Mas que frescurinha é essa hein FG, ora, os ingleses vão a um jog ode futebol na Bélgica e matam mais de 100 pessoas, são impedidos de ingressar em diversos países e tu acha tudo normalzinho. Aí, só porque o pessoal dá uma desabafada, chama um alemão de vendido e tal, você vem tomar as dores, autódromos e estádios são territórios livres para serem frequentadods por pesssoas para torcerem, revelarem emoções e tudo o mais. Quanto ao gato preto, aquilo é só uma brincadeirinha, você sabe muito bem disso, no momento de humilhar o Barrichello aqui no Brasil você achou super engraçado. Quer saber, europeu tá pouxo se lixando pra o que nós pensamos, aquilo foi uma certo entre a Toyota e a Maclaren, vai impedir as pessoas de dizerem isso é? ora, foi uma moleza, o car aencostou o carro e deixou todo mundo passar e temos que dizer que ele é muito gente boa. Isso já aconteceu antes com a própria Maclaren e a Williams, naquela vez você ia reprovar porque foi pra barrar o Schumacher, lembra aquela corrida que o Schumi bateu de propósito no Villeneuve mas o canadense acabou campeão? pois é, aconteceu o combinemos tanto que no fim o cara abriu pro outro ganhar a corrida. Olha, você está super feliz, torcia claramente pelo Hamilton, parabéns pra você, mas dá um desconto, deixa o povo em paz, deixa o povo extravasar, dizer o que pensa, o que sofre. Já pensou se a polícia inglesa tivesse dado o direito ao Jean Charles de dizer quem ele era sem dar 10 tiros na cabeça dele antes? inglês é muuuitoo bonzinho!

ANTONIO JUNIOR
ANTONIO JUNIOR
15 anos atrás

Povo educado:

Alemanha extremamente educada, especialmente com judeus..
Americanos…idem com os japoneses…
Ingleses e sua guerra santa…
e etc…
Brasil…ah! a gente aprende

Roberto Zuquim-SC
Roberto Zuquim-SC
15 anos atrás

Quanto ao “molhou, enxuga”, paciência, caldo de galinha e Minas Gerais são recomendados.
Bom fim de semana!

Junior.
Junior.
15 anos atrás

Curva de baixa sem pressão aerodinamica para ajudar náo tinha como segurar. Mas o anjo da guarda do Lewis foi o cara de azul que insistiu para que ele colocasse o volante no carro no patio fechado apos a corrida.O cara parecia brasileiro pois se comunicou atraves de sinais.Talvez seria um motivo para desclaficassão como disse o Galvão Bueno “ele tem que colocar o volante de volta o regulamento obriga.”

Bruno
Bruno
15 anos atrás

Prezado Flávio, este ano foi o 8 ano que visito o autódromo. tenho 25 anos, e frequentei com meu pai em 1993, 1994. Depois da morte do Ayrton, meu pai se encheu o saco e não quis mais ir. Comecei a trabalhar, e logo estava de volta as corridas. Vale salientar que sempre fiquei no setor no final da reta dos boxes (M). A partir de 2003 tenho ficado no setor D . Minhas ponderações são as seguintes: excelente local para ver a corrida, além disso o sistema que a FIA ‘(ou sei lá quem ) implementou é espetacular, aquela tevezinha com os tempos, cameras dos boxes, pilotos etc, todas as informações possiveis tinha naquele negócio. (preço R$ 230,00 sabado e domingo) O único problema era a falta de infraestrutura para um almoço ou até mesmo um lanche rápido. sanduíches prontos, ruins, e caros. Acredito que o ponto a melhorar seria este. de resto estava excelente, a torcida numa animação só, tinha ingleses, franceses, alemaes, italianos frenéticos, tinha até 3 bancários da Martinica, pode acreditar. Não reparei, em nenhum momento ofensas racistas a quem quer que seja. Muito Bom. Parabéns pela cobertura. Abraço Bruno

Mirtes
Mirtes
15 anos atrás

Sobre as vaias

Para aqueles que acham que isso e tipicamente brasileiro, para aqueles que estao morrendo de vergonha de ser brasileiro, para aqueles que usam esse tipo de episodio como desculpa para falar mal de brasileiros em geral (e do Brasil):

Venham ver corrida ou futebol na Europa, nas mesmas circunstancias, e verao como nao existe essa bobagem de 1. mundo coisissima nenhuma. Torcedor e tudo igual em qualquer parte do mundo.

Aos admiradores da superioridade europeia *a-ham* venham ver um jogo de futebol com hooligans na tribuna; experimentem ir a Italia ou a Espanha. Ah, nao esquecam que certos orgaos de imprensa aqui sao tao “marrons” e ufanistas quanto alguns no Brasil.

Esse comportamento nao e louvavel, porem nao e o fim do mundo e muito menos exclusivo de brasileiros!

Sobre precos

Terei que desembolsar 219 euros ate 31 de dezembro deste ano para Nürburgring ano que vem, para os tres dias, e isso porque sou membro do ADAC (Allgemeine Deutsche Automobil Club), quaisquer outros gastos sao adicionais. As instalacoes e organizacao sao excelentes, entretanto nao acho isso uma bagatela, nao! F1 e cara mesmo, infelizmente…

Arthur
Arthur
15 anos atrás

Flávio, suas observações foram oportunas e sensatas. Porém, acho que faltou falar que esse comportamento, execrável, é insuflado pela forma como a Rede Globo enfrenta coberturas esportivas, tentando nos convencer a todos de que a vitória não é do piloto, mas dos brasileiros.

Dú
15 anos atrás

Que saudades dos Chess Alfonso e hamburger do tempo da Arca!

Bruno Panhoca
15 anos atrás

Se é para ter um culpado, que seja o safety car. Se ele tivesse dado uma volta a menos no inicio da prova, quando a chuva apertou no final, Glock ja teria cruzado a linha, com Hamilton em 6º.

Érico Calixto
Érico Calixto
15 anos atrás

Off-topic: Parabéns pelos recordes de audiência alcançados pelo site. É justo para um site bem trabalhado e confiável sediado no Brasil, ou seja, muito longe do centro europeu e da esmagadora maioria dos GPs e eventos automotivos importantes disputados durante o ano.

No fim da matéria há um comentário sobre o crescimento da audiência no ano que vem com mudanças a serem adotadas no site. Aproveito o gancho para deixar uma sugestão de mudança: Criar um Ranking GP a partir de notas dadas pelos internautas. Cada visitante cadastrado poderia deixar dar suas notas, de zero a dez e com uma nota “não se aplica”, esta para ser dada a pilotos tão azarados na corrida que nem mesmo poderiam receber qualquer nota, como na ocasiões e que alguém é eliminado na primeira curva por culpa de cagadas dos outros. E também seria bom se houvesse como comentar as notícias, mas isso já é outra sugestão.

É isso.

Augusto Dufloth
Augusto Dufloth
15 anos atrás

Compareci ao autódromo por 17 anos. Tenho que afirmar que a infra-estrutura do josé carlos pace melhorou MUITO nos últimos anos. Claro que ainda tem empecilhos da exploração alimentícia, mas isso é algo que temos esperança que isso mude um dia.

Quanto ao pessoal da Interpro, tenho um carinho especial por eles, por terem proporcionado alguns momentos mágicos.

No mais, FG já disse tudo sobre o desrespeito da torcida perante o campeão.

JOSE
JOSE
15 anos atrás

Estive em Jacarepaguá de 1985 a 1989.
preço dos ingressos +- U$ 100

Em Interlagos de 1990 a 2002.
preço dos ingressos +- U$ 200

1) Não tem comparação, Interlagos com Jacarepaguá….sem comentários, mas o preço dobrou…
2) Sempre fui no Setor A e a cada ano chegando mais cedo, acho que na ultima vez, em 2002, pegamos a fila as 23:00hs do sábado. Tem gente que acampa logo que acabam os treinos de sábado… Parei por causa disso. Não tenho mais idade pra virar uma noite na fila e mais uma manha inteira.
Ano passado, numeraram os lugares, mas ninguém respeita…é uma vergonha …
Quem reinvidica o lugar, ouve um ” ACORDA CEDO!!! “.

Entendo que o estatuto do torcedor não está sendo respeitado !!!

QUANDO É QUE ALGÚEM VAI TOMAR UMA PROVIDENCIA

Vinicius SS
Vinicius SS
15 anos atrás

Desculpa pessoal, mas querer que o pessoal presente ao autodromo enteda imediatamente o que se passou quando mesmo aqueles que viram pela tv (logo, viram melhor) ficaram sem entender, é um pouco demais não?
Concordo que daí partir pra agressão verbal é descabido, mas dizer “O pessoal não entendeu que o glock nos deu esperança” já é abusar da paciência alheia pois até o Flávio levou um tempo fazendo as contas e a gente outro tempo lendo e analisando.
Aos santinhos de plantão, vão catar coquinho… Eu morri de raiva do glock na hora… Dúvida que todos os outros levaram na esportiva.

Telson
Telson
15 anos atrás

uma coluna sobre o Glock? assunto morto!

Samuel Lincoln M Barrocas
Samuel Lincoln M Barrocas
15 anos atrás

Flávio, eu concordo plenamente com o que você postou nesta coluna.

Também fiquei muito p*** da vida com Glock, mas depois vi que não havia razão para isso, porque ele não foi culpado de nada.

Eu também não dei valor às agressões à equipe Toyota e a Glock, mas o que eu mais reprovei foram as vaias da torcida a Lewis Hamilton, um cara que sempre se referiu aos brasileiros com muita simpatia e elegância, inclusive quando afirma que o seu maior ídolo é Senna.

Felipe também está de parabéns, pela grande temporada (6 vitórias) e pela atitude depois da corrida. Na verdade, ele e Hamilton estão de parabéns.

Abraços

Samuel

Paulo
Paulo
15 anos atrás

Odeio quando sou obrigado a concordar integralmente com o FG… :(

HC
HC
15 anos atrás

Eu estive em interlagos pela primeira vez na vida neste domingo.

Achei a comida cara, como já foi comentado.

Mas o problema principal está na disputa por um lugar na arquibancada.
É desumano obrigar as pessoas a passarem a noite anterior em pé numa calçada para conseguir um lugar decente.
E aí, o pessoal q chega “em cima da hora” pára nas escadas e a convivência se torna mais complicada ainda.

Ocorre superlotação?
Se sim, é um problema grave.
Se não, é mais fácil de resolver.

Eu fiquei no setor A.

O setor é grande demais.
Se a arquibancada fosse mais dividida, em pedaços pequenos, e o ingresso valesse para cada pedaço, com separação do preço de acordo com a posição no circuito, resolveria o problema.

OU

Se existisse uma fiscalização séria e forte sobre numeração do ingresso e colocação de cada pessoa no seu lugar numerado, também resolveria o problema.

Aí estão duas formas de resolver a questão.
Só precisa de competência e vontade.

Johedy Kuczkowski
Johedy Kuczkowski
15 anos atrás

Boa tarde Flavio

Me diz uma coisa?
quem vai pra ver F1, numa porra de ala VIP, sabe alguma coisa de corridas? Sabe nada meu querido, sabe apenas esbanjar os outros. pensam que são os bam bam bans da festa. coitados.
xingaram um coitado, que nao teve culpa nenhuma….dai dizem que é tradicao de brasileiro, achar culpados….dizem que é tradiçao esse xingamento de torcedores….Isso é tradiçao para pessoas idiotas, que pensam que sao os melhores, coisa de gente ignorante, gente sem educaçao……
coloquem na cabeça, o Massa perdeu o campeonato nas duas primeira provas q nao pontuou, no motor que explodiu, na mangueira voadora, quando nao colocaram combustivel, quando ele pensou que andava na chuva e nao teve capacidade de pedir prar trocarem os pneus, e mais alguns percalsos que nao quero lembrar…….
pessoal…quem vive de passado é museu

Kleber
Kleber
15 anos atrás

Concordo com o amigo Rodrigo Lamonato. Serviço de alimentação realmente deixou a desejar. É a primeira vez que vou ao autódromo, já esperava preços abusivos mas nem tanto.

Outra coisa.. pra quem foi ao setor G, porque apenas uma rampa de acesso dá catraca à arquibancada? Será que não tem como montar pelo menos mais uma, na saída foi um empurra empurra tremendo. No sábado fiquei 2h na fila para retirar o ingresso na bilheteria, porque não mandam os benditos ingressos pelo correio e cobram a carteirinha de estudante na catraca??
De resto tudo muito bom, autódromo limpo, bonito, e é uma pena mesmo que os “vips” que estão c&@*$^&@ndo para a F1 vão lá apenas para aparecer na emissora galáctica, tenham cadeirinhas, e sombrinha e aguinha e todos os inhas possíveis, enquanto o “gado” que gosta de F1 paga 400mangos para ir para a arquibancada tem que gastar mais uns 15 reais para comer um pão com carne de microondas e tomar um copo de agua.

Sobre a corrida, sem comentários tudo muito bom… principalmente o final, infelizmente não deu pro Massa esse ano, mas pelo menos a decisão foi justa, honesta e na pista e não no tapetão.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

É a nona vez que vou no setor G e a coisa não muda. As lanchonetes aproveitam para fazer o lucro do ano em 3 dias de festa, já que nós, paspalhos, temos que passar 10 horas dentro do autódromo. R$10,00 por um cheseburguersinho ridículo é pior do que tomar um tapa na cara. R$4,00 por uma Schin-Cola? Eu tomei água do carro-pipa, pois me recusei a tomar uma porcaria dessas por esse preço. Sem falar da cerveja. Se fosse Skol ou Brahma eu até tomaria por R$4,00 a lata. São atitudes de abutres como estes empresários que estragam a coisa. Tenho certeza de que se o lanche custasse R$5,00 ninguém se preocuparia em levar na mochila um pacote de pão com presunto e queijo.

Acontece a mesma coisa nos aeroportos do Brasil. Empresários acham que quem viaja de avião merece pagar muito mais pelas coisas. Aí a Casa do Pão de Queijo cobra R$7,00 por um salgado que no shopping custa R$3,00. Como brasileiro odeia argentino, vou contar só pra provocar: no aeroporto de Buenos Aires, eu almocei um filé a parmegiana caprichado, com refri gratis e paguei R$12,00.

Outro problema recorrente no GP é a falta de lugares marcados. O descaso dos organizadores de eventos no Brasil é vergonhoso. A lei existe, mas cumprir…. O torcedor deveria ter a possibilidade de escolher o lugar como num teatro e assim não precisar dormir na fila para pegar um lugar bom. Acabaria também com a chateação dos caras que chegam em cima da hora e querem sentar no seu lugar, lá no topo da arquibancada. É difícil? Acho que é incompetência.

Este ano o policiamento foi ridículo também. Normalmente a tropa de choque trabalha no domingo, justamente para evitar as brigas causadas pelo povo que chega as 14h e quer sentar junto com o pessoal que dormiu na fila. Mas este ano estavam lá os alunos da Academia do Barro Branco, que as 12h do domingo abandonaram as arquibancadas pois não tinham mais condições de controlar o povo. Deixaram para nós mesmo resolvermos o problema.

Outra coisa que deveria ter era um placar tipo o de Indianápolis, para a gente acompanhar as posições da corrida e do treino. Tenho certeza que não custa muito. Qualquer time de futebol meia boca tem placar eletrônico em seu estádio.

Poderiam proibir de cantar o hino tembém. Ou ao menos colocar o som no autodromo na hora certa. Eu ouví o hino dos EUA inteirinho na premiação do americano da F-BMW, alto e claro. Mas só peguei a metade final da coisa hedionda que a Fafá fez com nosso hino.

Rafael Morales
Rafael Morales
15 anos atrás

Caro Flavio,

vou ao GP Brasil desde 1990, adoro automobilismo e não vi nenhuma atitude deselegante em relação à Lewis Hamilton na arquibancada G. Torcemos contra ele, pois afinal queriamos a vitória de Massa. Lewis, inclusive, foi aplaudido por alguns, talvez até a maioria, quando seu carro passou em frente a arquibancada. Xingar o Glock é pura burrice e estupidez vitaminada pelo ufanismo global. Acho que isso deve ficar muito claro, de onde estive, não houve nada de desrespeitoso em relaçao a nenhum dos pilotos. Se houve não foi na arquibancada G.

Fábio Dalri
Fábio Dalri
15 anos atrás

Excelente coluna FG!

Abraço!

Eduardo Buchholz
15 anos atrás

Flávio, penso que os que estão fazendo munto carnaval sobre o ocorrido durante o fim de semana do GP.

Torcida: Não é a primeira vez que vou e não é a primeira vez que vejo a torcida escolher alguém para pegar no pé. Esse ano, obviamente foi o Hamilton (ano passado até faixas com “chupa Alonso” estavam em Interlagos). Durante o fim de semana eu dei vaia (como se ele tivesse escutado), xinguei (como se tivesse ouvido), mostrei meu dedo médio (como se tivesse visto) e, por algum momento, todo mundo que lá estva cavou uma vaguinha no inferno ao falar “nego safado” ou “nego fdp”. Porém em nenhum momento isso foi algo pessoal com o grande piloto e, merecidamente, campeão Lewis Hamilton, isso tudo foi coisa “do jogo” tanto que não escutei vaias ao piloto após a corrida e sim aplausos, como eu também fiz. Não vi mas fiquei sabendo sobre o que aconteceu com humoristas e o Hamilton, acho que jogar um gato preto é uma grande palhaçada (lado negativo da palavra) assim como foram ridiculas as faixas de “Bate nele Rubinho”, mas nada disso foi algo preconceituoso e sim uma tentativa de secar ou tirar a concentração do inglês.

O que deve falar é que os amantes da velocidade fizeram o mesmo que eu, ou quase tudo, mas demos parabéns ao campeão. Os galvinistas (arroz de festa que estavam lá por que um brasileiro disputava o título, mas sequer sabia quantos pontos tinha o felipe ou quantas vitórias teve o mesmo durante a temporada e também nem sabiam o motivo que levou o Hamilton ao sexto lugar) de plantão que vaiaram o inglês após a corrida ou que xingaram o bom piloto Timo Glock. Vale lembrar que, geralmente, os que ficam no puxadinho de Interlagos (muito bonito) são galvinistas e estão pouco ligando ao que significa a F1 para todos os outros, essa classe de “torcedor” também estava presente em outros setores, mas nos mais populares eles não se criaram.

Estrutura: Passo um ano inteiro para ir ao GP, pago caro pra sair de Fortaleza e também não me importo de ter que ir na madrugada ao circuto (3:30 estava lá nesse ano), acho até isso isso faz parte do clima que tem o fim de semana, porém, como já falaram anteriormente, as lanchonetes são péssimas e caras, e outra ponto negativo é o fato de sexta feira, dia que faz parte da agenda do grande prêmio, não tem o sistema de transporte, esse ano tive que andar mais de um quilometro subindo uma grande ladeira até chegar ao Setor A saindo da estação autodromo. Quanto ao resto eu dou meus parabéns, somos bem tratados.

POR FAVOR, COLOQUEM TRANSPORTE OFICIAL NA SEXTA FEIRA!

edu
edu
15 anos atrás

excelente coluna. mais uma.
gosto de sua imparcialidade, sem perder a brasilidade e o bom senso.

Danilo
Danilo
15 anos atrás

Flávio:

como dito por Mandrake, essa catimba faz parte de nossa cultura, pode não ser da maioria de nós, mais é da maioria do povo(ão). No prgrama limite de terça feira passada você disso algo parecido como “catimbar assim em estádio tudo bem” não me recordo, mas, a maioria dos que foram lá, tem essa “cultura” da catimba por causa do futebol também. É essa catimba que dá um “gás” extra pro piloto da casa. Não sei se isso aconteceria só num G.P do Brasil, mais creio eu que aconteceria em qualquer país Sul-Americano. Mais uma coisa eu concordo plenamente, não aplaudir o Hamilton é muito baixo, me supreendeu ninguém ter feito alguma “brincadeira” ou “piada” racista.

Um Abraçovsk!

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
15 anos atrás

Infelizmente o que aconteceu em Interlagos nada mais é do que o comportamento normal dos conterrâneos por aqui.
Este é o mesmo povo que baixa música de graça na internet, que compra software pirata, filmes piratas, sonega imposto, que não sabe pedir licença e tão pouco dizer obrigado ou desculpe.
Não é o dinheiro que traz educação e sim a criação.
Conheço muitos pobres que sabem se portar como pessoas direitos.
Nosso país não tem civilidade e aqui vivemos todos cada um para si. Taí o trânsito que não me deixa mentir, com todo mundo passando em cima de todo mundo e dane-se quem está do lado.
São os mesmos que reclamam que os políticos são corruptos e depois pagam uma ‘cervejinha’ para se livrar de uma multa.
Que fazem gato da internet do vizinho e por ai vai.
Povinho que se acha que tem todos os direitos do mundo, mas não tem um pingo de dever.
Esse é o país que vivemos, aonde é cada um para si e Deus… para si também.

Todo mundo deveria ter uma oportunidade de conhecer um lugar no mundo aonde existe respeito e civilidade, para ver o quanto nosso país é mal educado e egoísta.

Fiquei com vergonha de ser brasileiro domingo em Interlagos. E detalhe, quem viu a corrida pela ITV, sabe, tal falta de educação foi mostrada à todo mundo.

Brasil, um país de tolos.

Jobson
Jobson
15 anos atrás

Excelente Flávio Gomes, e em momento nenhum Felipe Massa declarou que foi roubado, injustiçado ou coisa do tipo. Diferente de seus pseudos-torcedores.
Como você falou Gomes:

“Era como se Glock tivesse arrancado dessas pessoas, e não de Felipe, o título mundial. “Esse alemão filho da puta não deixou a gente ser campeão”, foi frase que também ouvi. “A gente” quem, cara-pálida?”

E aqui frases de Felipe Massa:

“As coisas mudaram totalmente a nosso favor no fim da corrida. E logo depois mudaram totalmente de novo, contra nós. Infelizmente, essas coisas acontecem.”

“Isso é o esporte, faz parte do esporte. Mas a gente tem de ser orgulhoso e comemorar o que a gente fez hoje.”

“Vencer a corrida e o campeonato de construtores tem de nos deixar orgulhosos. Quem sabe no futuro as coisas aconteçam de outro jeito, a nosso favor.”

“Sei como vencer, sei como perder, é um dia a mais na minha vida. É assim que as coisas acontecem.”

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Flávio,

O blogueiro que fez o pedido para comentários sobre o autòdromo fui eu, no que me sinto honrado pela lembrança da idéia.

O fato dos estrangeiros ficarem melindrados com as vaias, nada mais é do que o desconhecimento quanto à forma como os torcedores agem aqui no Brasil. Chegaram até a dizer que foi por racismo, o que é grossa bobagem. Alain Prost, Nigell Mansell, Balestre e muitos outros branquelos também foram vaiados. A seleção da Argentina então, nem se fala. Nélson Rodrigues dizia que “o Maracanã vaia até minuto de silêncio”. A vaia aqui no Brasil pode não ser bonita ou educada mas, admitamos, não tem nada de pessoal.

Eu não costumo vaiar, mas não me impressiono com as vaias.

Há algo relevante sobre a corrida de Fórmula 1 que não foi comentado em lugar nenhume que para mim foi uma das melhores novidades desta corrida: o acesso ao autódromo.

Eu, como freqüentador habitual de Interlagos, sempre sofri nos dias de corrida de Fórmula 1. Os bolsões de estacionamento são distantes e se o torcedor chegava cedo demais, ainda não havia ônibus para ir até o autódromo, sendo obrigado a caminhar até lá e não pouco.

Agora, este ano, veio o trem. Foi uma maravilha! Eu, por exemplo, vim de Sorocaba, deixei meu carro no estacionamento do Shopping Eldorado e peguei o trem na estação “Rebouças” atravessando a passarela sobre a Marginal Pinheiros. O trêm é excelente, novo, com ar-condicionado e som ambiente. A paisagem está surpreendentemente bonita, eu quase não acreditava no que via. Só o rio Pinheiros, totalmente negro a estraga.

Chegando à estação Autódromo, basta descer, caminhar aproximadamente 600 metros e já está em Interlagos. E a volta também foi rápida.

Freqüento Interlagos desde 1978 e esta foi a primeira vez que eu vi uma melhoria realmente significativa para o público.

Creio que isto é algo relevante para ser divulgado, até porque facilita a ida do público ao autódromo em outras categorias, ajudando a popularizar o automobilismo. Tem muita gente que não vai até Interlagos porque é longe à beça e os estacionamentos nas redondezas em dias de corridas são uma verdadeira exploração. Hoje, basta pegar o trem e o metrô e chegar até lá com conforto e rapidez.

Na próxima corrida que eu for, a de Superclassic, não irei de trem, mas de carro, com meu Santana 1987, placas 6969, que é para engrossar a torcida do seu Lada #69.

Pedro Migão
Pedro Migão
15 anos atrás

Boa tarde a todos.

O dono da Force India colocou os brigões para fora…

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Concordo !

Massa amadureceu

A torcida não amadureceu…

Porém não somos os únicos, Hamilton foi xingado pelos espanhois, que assumiram uma posição racista e repugnante, fato que não se repetiu aqui, onde foi campeão em cima de um brasileiro.

Estamos mais educados que os espanhois, ora.

Abraços

revelador.'.
revelador.'.
15 anos atrás

Esse ano foi show, a fila na A andou rápido, muito policiamento, sem trânsito pois os ônibus foram desviados….. a organização da prova em conjunto com CET e PM estão de parabéns!
Nota zero para os atrasados que discutiram (com direito ao tradicional: você sabe com quem está falando seu guarda???) com a polícia por insistirem em sentar nas escadarias da arquibancada, coisa que os bombeiros não autorizaram de jeito algum por motivos de segurança; e nota 10 para a quantidade de quiosques de alimentação, onde raramente se formavam filas…..

Peixe Virtual
15 anos atrás

Vixe, deu p ver as vaiaspela tv, na mesma hora comentei em casa q brasileiro nao sabe perder, sao tudo teleguiado pela globo/gaviao, q transforma uma competiçao esportiiva em questao de honra nacional.

deu até vergonha.
o q custa aplaudir um titulo merecido com civilidade.