917, 40

SÃO PAULO (velinhas!) – Ele é considerado o maior carro de corrida de todos os tempos até o advento do Meianov soviético. OK, pode até não ser (eu colocaria o #96 à sua frente, também), mas merece uma lembrança, claro, o 40º aniversário do espetacular Fus… digo, Porsche 917.

Sua história está aqui, no texto do Rodrigo Moura. O 917 foi apresentado no dia 13 de março de 1969 em Genebra. O bicho era bonito de doer.

Aproveitando, deixemos uma pergunta para os Matusas deste blog, que andam meio sumidos… Quantos 917 chegaram a correr no Brasil?

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Andre TIetzmann
Andre TIetzmann
4 anos atrás

Para 1971 o vencedor tinha chassis em magnesio muito leve e motor 4900cc e asas verticais na traseira, porem pelo fato do magnesio perder estabilidade mecânica com o passar das décadas, este carro não pode ser utilizado em pista hoje, sendo apenas historico no museu apebas manobrado……..

Andre TIetzmann
Andre TIetzmann
4 anos atrás

Este carro tinha dois motores 6 cilindros refrigerados a ar ” emendados” de forma alemã, bem feita, com novo virabrequim e bloco, possuindo sistema de engrenagens sincronizadoras para comandos, assim como 2 distribuidores…….possuia bielas em Titanio, revestimento dos cilindros no novo material NIKASIL da MAHLE de vaixissimo atrito , duas velas por cilindro, injeção direta….. o dono do.projeto Ferdinand Piech ia com um imã no departamento de desenvolvimento e aonde ele grudava, mandava tricar por material mais leve….resultado 800kg…..até o oleo do motor (traseiro) passava por tubos por do próprio chassis para ir até o radiador de oleo frontal….. uma verdadeira obra de engenharia visando a primeira vitoria em LE MANS

Paulo Oscar
Paulo Oscar
15 anos atrás

..Existe um site sobre os Porsches de competição, “962.com” que lista todos os chassis de competição do 956, 962 e 917, que eu me recorde… Ao lado da maioria dos chassis tem seu paradeiro, o do Wilsinho, na verdade dos irmãos, foi vendido há não muito tempo por cerca de 2 milhões e um bocado de dolares… Vale a pena conferir….

Walter S.
Walter S.
15 anos atrás

O 917 é um dos três grandes esporte-protótipos da história, junto com o Ford GT-40 e o Mercedes SLK.

O bichão chegou aos 409km/h na Reta de Mulsanne em 1970, nas mãos de Pedro Rodrigues, o único doido com culhões para pisar tanto assim! Jo Siffert e Vic Elford ficaram nos “meros” 400 km/h…

Como já disseram aí em cima, três 917 correram na Copa Brasil de 1972. O único “original” foi o do Wilsinho, os outros dois eram 917/10 que disputavam a Can-Am e a Interserie.

Lembro que não pagaram o prêmio de largada do Willy Khausen referente à segunta etapa, porque o carro quebrou nos treinos e ele não largou.
Aí, ele largou na terceira etapa e parou no final da primeira volta dizendo que o câmbio tinha quebrado. E ficou lendo um jornal na mureta de seu box, enquanto a corrida corria solta na pista.
Finda a premiação no pódio, ele sentou no carro, ligou o motorzão flat-12, engatou a primeira e levou o carro para a parte de trás dos boxes, enquanto sua esposa ia buscar o cheque da largada…

Andre TIetzmann
Andre TIetzmann
Reply to  Walter S.
4 anos atrás

397km/h de máxima com long tail em 1971…..os outros abaixo disto

Augusto Lage
Augusto Lage
15 anos atrás

O evento foi a Copa Brasil 1972, com 3 corridas em Interlagos. Os destaques foram:
Porsche 917 do Wilsinho, Porsche 917/10 do Willy Kauhsen, Porsche 917/10 do Franz Pesch, Alfa Romeo TT33/3 do Adamich, e dois McLaren M8C e M8D.
Abraços a todos,
augusto Lage – PI

Rodolfo Machado
15 anos atrás

Eu tenho 44 aos, me lembro de ter assistido a 24 de Le Mans com Steve McQueen na televisão, devia ter uns treze anos, o filme passou tarde, eu estudava cedo, minha mãe levantou e me deu a maior bronca, pedi pelo amor de deus para ela deixar eu terminar de ver o filme, daí em diante passou a ser o carro que eu mais gosto, já devo ter assistido o filme umas cem vezes em DVD, vi um 917 junto com um GT-40 no museu do Ibirapuera, deve ter sido em 1983 ou 1984, foi numa exposição de carros antigos, na placa dizia que os dois carros eram do Emerson Fittipaldi, alem de ser bonito de doer, representa uma época que não volta mais e que, diga-se de passagem, muito mais interessante que a atual.

Na TV a cabo passava uma serie “Os dez mais”, cada dia era sobre um tipo de carro, quando foi sobre carros de corrida deu 917 na cabeça, neste apareceu o Emerson falando sobre o 917, naquela época, 1971 e 1972, o Mundial de Marcas era tão importante e disputado quanto a Formula 1, com carros muito mais bonitos que os monopostos.

As cenas do filme, com o 917 na Mulsanne a 360 Km/h são imbativeis, nuca mais vi em filme nenhum, alias nunca mais sera feito um filme assim, hoje são lixos do tipo Velozes e furiosos, que fazem apologia a bandidos e traficantes. Tenho alguns links que guardo com carinho sobre o 917, inclusive um site argentino completo sobre ele:

http://www.porsche917.com.ar/index_e.htm

http://www.gptotal.com.br/prototipos/70/dec70.htm

http://www.racingsportscars.com/

fernando
fernando
15 anos atrás

Tava vendo um documentário na Discovery falando e falaram que o 917 era melhor carro de corrida de todos os tempos…

O Emerson deu uma declaração que levou a mãe leve pra dar uma volta no circuito de interlagos com o carro e ao final da volta ela tinha desmaiado…

Me Corrigam se eu estiver errado…

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
15 anos atrás

Foram três de modelos diferentes e todos correram na segunda Copa Brasil. O do Wilsinho era um 917 K (kurz) que era dele e do Emerson e também foi utilizado por ambos para andar na rua. Correu com o numero 2 e patrocinio da Motoradio pintado de amarelo Veio para o Fittipaldi Motor Show e havia sido da Zitro Racing quando tinha as cores branco e azul. O do Willi Khausen era um 917/10 também era amarelo, tinha o patrocínio da Bosch e o numero 3 e o de Franz Pesch era um 917 Spyder vermelho e amarelo.

Roberto Stoppa
Roberto Stoppa
15 anos atrás

Tive o privilegio de ver o 917 branco (devia ser aquele que o Emerson correu em Buenos Aires) sendo acelerado pelo Wilsinho, na antiga Equipe Fittipaldi que ficava em frente ao portao de Interlagos.

Renato A. Azevedo
15 anos atrás

Na seção de Velocidade de nosso site Aumanack:

http://www.aumanack.com

Também publicamos nossa homenagem ao maior carro de corrida de todos os tempos!
A sequência de largada do filme Le Mans é arrepiante! Invejo quem viu essas maravilhas ao vivo!
Abraços

Carlos Mora
Carlos Mora
15 anos atrás

Lembro perfeitamente de dois desses carro em Interlagos descendo o retão tendo WKRT escrito na frente, tempos em que se via corridas de verdade de moto e carro em Interlagos.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Uai, que monte de MATCH 5???? Ah, já sei, são pro próximo filme…Rsrsrsrsrs
Brincadeira, mas eu nunca tinha visto tantos juntos numa foto!!! Estes primos do besouro eram sensacionais! gostaria de ve-los ao vivo!!

Edu H@rmel
Edu H@rmel
15 anos atrás

Só tive tempo e ver este post agora e a curiosidade me levou a pesquisar o motor; quando li “12 cilinders air cooled boxer” e vi a fotos, pensei na atual situação das fábricas e carros de corrida dos últimos 25 anos: somente um executivo com 3 cojones para bancar o de$senvolvimento de um carro destes.

acacio neves
acacio neves
15 anos atrás

continuando o relato acima, que veio para o BRASIL para o WILLY KAUSEN e o WILSINHO fazerem algumas corridas.

acacio neves
acacio neves
15 anos atrás
Zani (Autozani)
15 anos atrás

Isso parece fruta em penca. Não dá vontade de ir lá e pegar um prá nós? Um só?

Zéduardo
Zéduardo
15 anos atrás

Para quem gosta desta maquina
http://www.porsche917.com.ar

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

Vou comprar um deste, colocar um emblema de puma e andar na classic cup.

Olavo
Olavo
15 anos atrás

Acho que só o do Wilsinho, e do Willy Kaussen.
Eu assisti os 500 km de 72 e se tivesse um 917 eu estaria lembrando até hojem pois o meu sonho era ver um.
A Porsche que me lembro nos 500 kms era um 908 azul claro, com o Reinold Joest, que ganhou a prova, e uns 2 ou 3 dirigidos por portugueses.
Com relação à Copa Brasil que o Wilsinho correu, foi um que acabou por WO.
Correndo com frequência tinha os da equipe Hollywood, o 908 do Luizinho, e o 910 do Anisio Campos.

[]’s
Olavo

Andre TIetzmann
Andre TIetzmann
Reply to  Olavo
4 anos atrás

O do Wilsinho amarelo Motoradio foi na Copa Brasil de 72 onde havia um 917-10 também

Diego Camargo - Floripa/SC
Diego Camargo - Floripa/SC
15 anos atrás

Um mito. Meu carro de corrida preferido.

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Eu tinha uma coleção de carrinhos 917! Por onde será que andam?

Milton
Milton
15 anos atrás

Bom, eu peguei a info de outro 917 na copa brasil do Livro “Interlagos” do Paulo Scali…

AM
AM
15 anos atrás

Maravilhoso! É um carro de corrida para quem tem “balls” como diria o Hamilton.

Quantos correram no Brasil? Vamos perguntar ao Mestre Joca!

Carlão
Carlão
15 anos atrás

Putz, é O CARRO !
Maravilhosos…
Será que algum dia a Honda tentou contratar o F. Porsche para sua divisão de corrida ???

Lorenzo
Lorenzo
15 anos atrás

Tantos “connoisseurs” cá e lá e ninguém (nem o Pandini!!!) para dizer que o 917 não tinha um V12, como escrito em todos os cantos, mas sim um motor boxer 12, e refrigerado a ar ainda por cima?

Mario H Sanctos
Mario H Sanctos
15 anos atrás

Esta foto foi tirada na Porsche quando o pessoal da FIA foi
conferir se a Porsche tinha construido os 25 carros necessários
para a homologação. Alguns dêles não estavam completos.
O Wilsinho tinha um com motor 4500cc e realmente chegou
a andar na rua com o carro. O mesmo foi vendido para alguem
no exterior.

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Vc sabe a estória dessa foto ?

Pois bem, para a homologação do carro era exigido um numero X fabricados.

A FIA não queria homologar porque disse que a Porsche não tinha o numero minimo pronto.

A Porsche disse que tinha alinhou todas as unidades em numero suficiente para a homologação e chamou a FIA para tal, o que acabou acontecendo.

Só que, o primeiro e o ultimo carro da fila estavam completos, os demais, do meio não tinham….nada, nem motor , nem cambio.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

917K só sei o do Wilsinho.
Falou em Porsche aqui eu lembro, claro, o 908 do Peroba e o 910 que veio aqui em 1972 e venceu os 500Km.

CHICO RJ
CHICO RJ
15 anos atrás

Os modernos Saleen, MC12… nada mais sao que imitaçoes desses prototipos da decada de 70

Renato
Renato
15 anos atrás

O texto do AUTOSHOW é o mesmo do blog do Pandini.

Quem chupou de quem? Ou de onde eles chuparam já que não tem créditos?

claudio  cesario
claudio cesario
15 anos atrás

Não sei quantos , mais quem puder assistir o filme LE Mans e na primeira parte quando dão a largada e tem uma cena que é feita dentro do carro que ele nao ronca , ele urra , sem comentários, e simplesmente show e nesta mesma primeira parte ele reduzindo as marchas para completar a volta simplesmente sem comentário . tube , EXISTEM ESTAS CENAS NO YOU TUBE.

cruz
15 anos atrás

obvio que não existe isso de não gostar de sse carro, é meu preferido desde que aprendi a ler vendo a 4 rodas. e olha que só tenho 46 anos…

pedro belfort
15 anos atrás

Flavio, seu blog está reclamando que eu estou postando meus comentários rápido demais…Será que fui multado? Olhe que já tenho 5 pontos prometidos me esperando.

pedro belfort
15 anos atrás

Não teve um que estava sendo reformado e pegou fogo em uma oficina aqui de São Paulo?

Jeff Reinholds
15 anos atrás

Para quem quiser ver, publicamos fotos em tamanho grande do 917: http://www.reinholds.com.br/_passport/exclusive_club/history/

Carlos Piazza
Carlos Piazza
15 anos atrás

Eu vi ! Em Monza 1975 !! Deram um páu nas Ferrari 512 !!! …Antológico !!!

Peixe
Peixe
15 anos atrás

Orra! Quantos!
Se é o melhor, ou mais bonito, eu não sei, mas que eu cqueria dar umas voltas em um algum dia, a queria!

Outa coisa. Foi o Ferdinand Fusc…opa, Porsche que projetou aqueles Auto Union dos anos 30, não foi?
Quer dizer então, que o #96 e essa família de 917 tem são., primos?

Seven
Seven
15 anos atrás

Eu tinha um, na década de 70. Azul, cauda curta. E também uma Alfa P33, vermelha.

Vieram no meu Autorama Estrela.

vitão
vitão
15 anos atrás

oooppss, minha meória me traiu, o wilsinho correu a copa Brasil de Lola T-70 . Então acho que foi so o willy mesmo. O wilsinho e o emerson compraram o 917 no final de 72 para fazer o Fitii paldi Motor Show na praça da consolação. Deve ter fotos do evento por aí.

Márcio Montechese
Márcio Montechese
15 anos atrás

Maravilhoso! Tenho uma réplica do Martini nº 22 que ganhou em Le Mans em 1971, com Helmut Marko e Gijs van Lennep.

vitão
vitão
15 anos atrás

o 917 k do wilsinho e o 917/10 do willy kaushen . Nào lembro de nenhum outro não. É verdade, eu vi o Wilsinho saindo do rest. Bolinha em direção ao morumbi e parando perto da dacon para apertar a roda ( porca central) com uma chave de roda maior que ele.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
15 anos atrás

Motor V12 de 4,5 litros e 520hp refrigerado a AR!!
Que maravilha!!!
E saber que essa beleza saiu da mesma prancheta do meu fusca.

Tiago
Tiago
15 anos atrás

Quantos 917 correram eu não sei no Brasil eu não sei. Mas há alguns anos atrás eu fui a um evento em Interlagos em que deixavam os donos de Porsche dar umas voltas na pista. E não sei por qual motivo, o pessoal da Porsche trouxe um daqueles 917 sem capota que correram na Can-Am. O carro ficou exposto ao público e depois foi pra pista. Sensacional, o bicho, além de bonito, anda muito! Felizes aqueles que puderam ver os 917 em ação no final da década de 60/começo de 70…

Milton
Milton
15 anos atrás

OPA: RETIFICAÇÂO: teve um tal de Franz Besch que correu com um Também… e todos correram na Copa Brasil de 72, categoria internacional

Milton
Milton
15 anos atrás

PS:não sou tão matuza assim, tenho 24 anos… por isso, pelamordedeus, me corrijam…

Milton
Milton
15 anos atrás

quase não gosto desse carro…rsrsé so o avô de outro MITO dos Esporte Protótipos, o Porsche 956/962.

EU ACHO que foram 2, um com layout da Motoradio, nãs mãos de Wilsinho Fittipaldi, e outro com Willy Kausen. O do wilsinho era bem semelhante àquele que fez participação no filme Le Mans, com o Steve McQueen. O outro era aberto e preparado para CanAm e Interseries, e era turbo. Tinha ai seus 1000, 1200 hp, enquanto o do Wilsinho, aspirado, batia nuns 600 pocotós +-.

Eric
Eric
15 anos atrás

Sei que o Wilsinho Fittipaldi tinha um….e segundo relatos,já andou até na rua com ele.
O carro ficou guardado um tempão na Granja Viana,na casa de um renomado piloto das antigas,cujo nome remete a passaro.

Gustavo Homrich
Gustavo Homrich
15 anos atrás

Flavio,

Tenho uma quatro rodas de 1970 ( nao lembro o mes agora) com impressões do 917 de ninguem menos que Emerson Fittipaldi, em Buenos Aires. De mais mesmo. Acho que esse correu os 1000Km de lá e depois veio pra ca.