A FACE MAIS CRUEL

SÃO PAULO (recuperado) – Está no Grande Prêmio. Nem tudo são rosas na Brawn GP. De 700 funcionários, o time deve ser reduzido para 430. Todas as equipes têm reduzido seus quadros, entre outras coisas porque já não são mais necessários os times exclusivos para testes. Ocorre que, em algumas, o pessoal pode ser reaproveitado pelas matrizes — caso das montadoras. No caso da Brawn, essa gente toda não tem para onde ir. Serão mais de 200 demissões. De gente que, nos últimos meses, trabalhou duro para fazer esse carro que encantou o mundo.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
fabio
fabio
15 anos atrás

– Tomara que estes funcionários demitidos, sejam aproveitados nestas duas equipes que estrearão em 2010, segundo o Bernie Eclestone. A US pelo menos terá uma base na Europa, então…..

Carloviche
15 anos atrás

Será que teremos um novo espião na lista dos desempregados ????

Afinal um projeto da BRAWN no pendrive, deve valer uma grana hoje,,,,,

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

É lamentável né, gente que se esforçou pelo carro e agora, com o sucesso do mesmo, poderiam se vangloriar de todo o trabalho, podem estar no olho da rua. Mas é o capitalismo mais uma vez pondo suas manguinhas de fora.

Racer-X
Racer-X
15 anos atrás

Que eu saiba, no automobilismo não existe QUARENTENA. O técnico demitido não precisará ficar sem trabalhar por um tempo, até por que a Brawn não teria como pagá-lo para não ser contratado pela concorrência. Vaí acabar sobrando para alguns técnicos das outras equipes, já que estes vão ter que dar lugar àqueles que eram da Brawn. Equipes que precisariam desesperadamente deles: McLaren, Renault, Toro Rosso e Force India. As duas primeiras, com crise e tudo, têm dinheiro e podem contratar. Isso, claro, se aquelas que têm carros mais competitivos também não o fizerem. A fila anda… : )

Lionel
15 anos atrás

E TEM PIOR …ouvi falar que os funcionarios demitidos iam formar uma MINI equipe chamada BB Brawn…seria uma minhatura da Brawn GP…..risos…
é não só a crise ou equipe nova é que tinha muita gente lá sim….Quanto ao Nicy Fry …não sai não é quase sócio…e pois dinheiro…acho que de tando o Flavio e a gente chamar ele de Fuinha…resolveu por dinheiro e trabalhar…Hoje é um cara chave na Brawn GP…por isso temos que parar de chingar e elogiar…pois é ele que esta filtrando os patrocinadores…ja tem uns 13…e esses caras da Vigin só puzeram grana para 2 meses.pois achavam que ia andar lá atraz…..MAS É LOGICO QUE DEPOIS DE ONTEM VÃO RENOVAR…MAS AGORA É OUTRO PREÇO..ENTENDERAM….MAIS CARO ..BEM MAIS CARO…
AGORA UMA COISA EU GARANTO PRA VCS ….QUEM MANDA LÁ 100% é ROSS BRAWN…Ele ate recusou 20 milhoes de euros do Bernie…ANTES DE COMEÇAR….só por que sabia que Bernie ia querer mandar…PREFERIU ARRISCAR DURO MESMO MAS MANDANDO…SOZINHO…
Só sei que depois de ontem não vai faltar dinheiro…mas não é por isso que vão jogar fora….por isso dispensaram ..os que estavam sobrando…
Um abraço Lionel

Husky
Husky
15 anos atrás

SE Eu fosse da Ferrari, da Mclaren e etc…Eu iria atras de todos eles pra saber como fizeram o carro da Brawn ser o que é!!rs
;D

MSM
MSM
15 anos atrás

Esses funcionários podem vir aqui para o Brasil, porque aqui a crise é só uma “marolinha”.

JOSE ALEXANDRE BARRETO
JOSE ALEXANDRE BARRETO
15 anos atrás

Só faltou mandar o mais incopetente: RUBENS SEGUNDÃO BARRIQUELO!!!!!!

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
15 anos atrás

Então os caras dão um duro para fazer um carro bom como se não houvesse amanhã, chega um cara com uma grana, o carro destrói logo de cara e o olho da rua é o presente de todo este povo? Deve ser coisa do Nick Fry… SIMPLESMENTE, NÃO É JUSTO!!!!

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
15 anos atrás

Então os caras dão um duro para fazer um carro bom como se não houvesse amanhã, chega um cara com uma grana, o carro destrói logo de cara e o olho da rua é o presente de todo este povo? Deve ser coisa do Nick Fry… SIMPLESMENTE, NÃO É JUSTO!!!!

rosemeyer
rosemeyer
15 anos atrás

Parece que li ,que o Nick Fry,Diretor Geral da Brawn,foi quem anunciou.Tudo que vem deste senhor me cheira a picaretagem e sacanagem.Como e’ possivel esse indecente ainda ter esse poder.Achei que ele era so decorativo.Que pena.

Flavio Costa
Flavio Costa
15 anos atrás

O Nick Fry deveria ser o primeira da lista….

Roney Rodrigues
Roney Rodrigues
15 anos atrás

Em relação ao que vc escreveu (“o pessoal pode ser reaproveitado pelas matrizes — caso das montadoras”), não esteja tão certo disso. Vale lembrar que as montadoras são as que mais demitiram por causa da crise.
Abraços

ChristianS
15 anos atrás

120 foram demisões voluntárias. Quem trabalhou em equipe de F1 arruma emprego. Se fosse eu abria uma oficina e colocava um backlight comigo mesmo, o ross, o carro e os pilotos. Abria hoje e faturava algum no mesmo minuto.

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
15 anos atrás

É a triste sina de quem administra um negócio. Às vezes, tem-se que demitir 100, para garantir o emprego dos outros 200. Se tentar segurar os 100, corre-se o sério risco de ter que fechar e demitir todos os 300 depois de um tempo.
Claro que isso é cartilha de administração. A realidade é muito mais dura. Ninguém gosta de demitir. Quem já precisou dispensar um estagiário sabe do que estou falando. E o estagiário é começo de carreira, tem tempo pra se recuperar. Mas não é menos triste do que quando temos que dispensar um chefe de família, sabendo que a dispensa afeta a vida não de uma pessoa, mas de todo o círculo social e econômico no qual ele está inserido.
Tomara que esse pessoal tenha o consolo de se reempregar logo, sejam em montadoras, equipes, projetos especiais, o que for. Quem trabalhou 3 ou 4 meses sem saber como seria o dia seguinte tem a força necessária para se levantar de qualquer tombo.

Filipe
Filipe
15 anos atrás

É bom apontar que todo mundo lá em Brackley que trabalhou duro nos ultimos meses sempre soube que haveria cortes de funcionario em numeros expressivos (chegou a se falar em até 400 ou seja o numero final deve ter sido até um alivio ali). A verdade é que nós sempre caçoamos do desperdicio de dinheiro de Honda e Toyota, mas nos esquecemos que por mais que muito deste desperdicio fosse para coisas como motorhomes faraonicos, ele também ia para fábricas com um numero muito maior de funcionarios do que as de uma Williams, e que no dia em que estas montadoras apertacem o cinto muita gente ia terminar perdendo um emprego. É uma das razões pelas quais eu torço o nariz para a idéia de estabelecer o teto de orçamentos das equipes.

Alex Martins
Alex Martins
15 anos atrás

Quem aguentava pagar os 700 funcionários era a Honda, ainda por cima sem patrocinadores. A BAR tinha tambem 430 almas a seu serviço, com patrocinios as pamparras e resultados expressivos em 2006. Hora de dar lucro pessoal. Infelizmente é a vida no capitalismo. E a F1 é um pedaço dela.
Eu desconfio que isso já é influencia do tal Richard Bronson no caminhar da equipe. Afinal, um cara que faz dinheiro como ele não ia viajar para a Australia com uns adesivos Virgin num bolso e milhões de Euros no outro, a toa. Ele vai colocar grana, mas quer retorno. Eu acho que quem vai dançar logo vai ser o mala do Nick Fry, que custa caro demais para ser tão ruim.

gian
gian
15 anos atrás

nos dias de hj…..equipe de formula 1 com 700 funcionarios>?!!!!…so se for bancada..por dinheiro de montadoras mesmo….mas como nos tempos atuais nao é o caso……se corta e trabalha com o essencial……estes cortes com certeza devem se dar em areas onde nao influem indiretamente com o carro……e ross brawn nao é trouxa..com certeza….todas as outras equipes tbem tiveram cortes……mesmos as que ja tem seus patrocinadores garantidos…..e aproveitando a viagem…..deem tempo ao barrichello e ele vai mostrar com este carro ao que veio…e..deixem o cara em paz.

Rafael Thielmann
Rafael Thielmann
15 anos atrás

É a vida, ao menos, com o trabalho que tiveram serão 230 demitidos, e não os 700…

Racer-X
Racer-X
15 anos atrás

Todos eles foram demitidos certamente com cartas de recomendação. Além do mais, existem outras categorias onde rola muita grana. De repente a Renault, Mclaren, BMW e Ferrari já estão de olho neles, para tentar extrair segredos da Brawn. Sempre se dá um jeito…

Mattos
Mattos
15 anos atrás

Vejam vcs. Os caras que trabalharam durante meses sem saber se teriam futuro, construíram um carro incrível. O carro vence e todos se encantam pelos pilotos, pelos chefes. A galera que ralou duro nesses meses, vai rodar… O mundo é assim né. O Nick Fry não ia sair fora? Se demitissem ele seria uma economia de uns 20 salários desses aí que estão saindo.

Victor
Victor
15 anos atrás

Não precisa ficar com peninha. Esses caras demitidos tem altíssima empregabilidade em equipes de outras categorias.

Isso no primeiro nível, ainda restam as fábricas de carros de corrida, restauradores, oficinas mecânicas e mais um monte de negócios.

Basta ver algumas organizações na Inglaterra principalmente, a maioria tem em seus quadros antigos membros de equipes de f1.

Aurélio Neto
15 anos atrás

Vão morar na terra do Tio Sam e trabalhar na USF1 que não pode usar F1 no nome….

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

É a crise maldita! Culpa deles, os brancos e loiros de olhos azuis!! Te cuida Flavinho!
Mas acabando a grana da japonesada, era bem provavel que algo assim iria ocorrer! Só achei o momento inoportuno!!!!

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
15 anos atrás

Não é tão cruel. Um engenheiro de equipe de F1 arruma emprego em qualquer fábrica/indústria num piscar de olhos. Com ou sem crise. Existe pós-graduação/MBA melhor que essa?

ANDRE SCHEFFEL
ANDRE SCHEFFEL
15 anos atrás

Demite o Nick Fry, que só o salário dele deve pagar uns 100 funcionários.

vitão
vitão
15 anos atrás

A McLaren já demitiu uns 150 também. Engenheiro e mecanico de F-1 tá mais por baixo que adminisntrador de hedge fund.

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
15 anos atrás

Nenhuma empresa demite tantos funcionários e fica ilesa, mesmo que a maioria deles seja da área de testes. O carro de hoje é excelente, mas será que daqui a 5 ou 6 GPs vai continuar sendo o melhor ? Como ficará a parte de desenvolvimento do carro em uma equipe com menos funcionários e sobrecarregada pelo trabalho ? Fora o lado humano da demissão cruel e impiedosa de vários chefes-de-família, que por fim afeta o moral de todo o time.
Temerária, por assim dizer, a atitude da Brawn GP.

Lg
Lg
15 anos atrás

Lugar certo na hora errada. É o emprego dos sonhos de muita gente mas o momento é muito ruim para qualquer atividade que envolva grandes investimentos.

Dú
15 anos atrás

O pega no tranco do tartaruga estaria na lista tbm.?
Brawn já viu que não precisa de 2 experientes!

vivi
vivi
15 anos atrás

Isso deu dó demais quando li :(

Júlio
Júlio
15 anos atrás

É uma pena… mas faz parte do plano para redução de custos…
Acaba sendo uma situação inusitada, a mesma regra que torna a Brawn uma equipe competitiva por mais tempo faz com que tenha que demitir quem ajudaou a construir o carro…

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Acho que cruel é a palavra mais certa para essa situação. Além obviamente, de muito injusto.