MENU

segunda-feira, 2 de março de 2009 - 14:44Indy, IRL, ChampCar...

A MAIS LONGA CORRIDA

SÃO PAULO (alea jacta est) – Começou hoje na Flórida o julgamento de Hélio Castroneves, acusado nos EUA de sonegação, fraude, evasão de divisas etc. Como se sabe, sua situação não é nada boa e ele pode acabar na cadeia, assim como sua irmã e seu advogado. Victor Martins, no Grande Prêmio, conta tim-tim por tim-tim (“tintim por tintim”? “tintimportintim”?) tudo que aconteceu com o piloto que acabou levando ao processo movido pelas autoridades americanas.

Crieo que já disse antes que não me sinto preparado para julgar quase ninguém por nada, e num caso desses, menos ainda — envolve dinheiro, contas no exterior, offshore (que para mim é lancha de corrida), coisas sobre as quais nada sei e nada quero saber. Genericamente, acho apenas que as pessoas devem pagar pelo que fazem. E, disso tenho certeza, a ganância é um dos grandes males da humanidade.

Helinho, como se vê na foto, chegou sorridente ao tribunal. Por conhecê-lo pessoalmente e dele gostar, e sem entrar no mérito da questão, como se diz, gostaria de acreditar que os sorrisos são sinceros.

38 comentários

  1. Hagar disse:

    Sobre o comentário Enviado por: vitão02/03/2009 – 16:14:
    Wallace Franz foi o único campeão MUNDIAL brasileiro de motonáutica Categoria off shore (equivqlente à Fórmula 1 no automobilismo), com um barco especialmente construído para êle pela Bertram, que tinha 2 enormes V8 bigblock com injeção de combustível, mais de 600 CV cada um. Andava em torno de 90 milhas náuticas em mar aberto, o que é um absurdo. É um herói nacional meio esquecido, mas que merecia ter seus feitos novamente divulgados. Hoje vive em Caravelas-sul da Bahia, mas às vezes vem a São Paulo.

  2. Gerson disse:

    Que pena… é triste ver um espertalhão em maus lençois, eu não vou me acostumar nunca!! pelo menos não sou eu né?

  3. Mário Salustiano disse:

    duas coisas curiosas sobre esse episódio, a primeira é que o fato de estar sorrindo mostra que a imagem está subjugando a situação, é interessante notar como algumas pessoas usam esse artificio para passar uma falsa impressão de isenção sobre seus atos, nossos politicos são especialistas nessa ferramenta, o segundo fato curioso é que quando é alguem de nosso conhecimento os critérios para emitir opinião são brandos, dizer que “conheço pessoalmente e não vou emitir julgamento de juízo” é um ato interessante, não estou querendo criticar o Flávio unicamente pelo comentário, afinal já vi em outras oportunidades esse tipo de comentário e no entanto somos altamente severos em nossos critérios de julgamento quando a pessoa “não é de meu conhecimento”.
    vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos, mas uma coisa é certa, mesmo não gostando dos EUA a de se convir que lá a lei é mais imparcial e implacavél, sendo famoso ou não, se o Hélio tem culpa no cartório podem ter certeza que vai para o xadrez, voces lembram de uma certa senhora de lá, milionária, que desdenhou do imposto de renda dizendo que era coisa de “pobre” pagar, e pegou uma bela sentença
    abs
    Mário

  4. MSM disse:

    Esse sorriso é bem típico dele, gosta de um marketing pessoal. A ganância acabou com a carreira dele, e eu acho impossível que não tivesse conhecimento das sonegações.
    Chega a ser deboche essa foto, quero ver amanhã.

  5. Crabb disse:

    Eu só queria saber quem disse pro HCN que se ele sonegasse só um pouquinho, não ia dar em nada, nem iam prendê-lo, ele ficaria com a maior fama de ser mais esperto que os outros e ainda daria entrevistas do tipo”como soneguei e me dei bem”. Se alguém fez isso e ele acreditou, é muito ingênuo mesmo. O que me deixa mais tranquilo é o sorriso da irmã dele. Alguém sob a ameaça de pegar 35 anos de cana não ri desse jeito.
    Aguardemos

  6. EmeraldsHunter disse:

    To torcendo pro Helinho se safar, sou muito fã dele, sonegando imposto ou não, eu acho que ele tem ainda muita coisa pra fazer no automobilismo norte-americano, a estrela dele ainda tem muito a brilhar. É um grandíssimo piloto e muito gabaritado no tipo de automobilismo praticado nos EUA, tanto correndo em ovais, circuitos de rua, circuitos mistos com a Indy ou em participações especiais na ALMS. No Speed disseram que tem uma equipe na NASCAR Camping World series com um banco reservado especialmente pro Helio, só esperando o desfeixo do julgamento. Se ele conseguir sair dessa, tenho fé que sim, vai depender só de uma coisa, aceitar ou não uma nova guinada na carreira – o mundo da NASCAR e todo mundo sabe que a Camping World é a maior porta de entrada pra esse tipo de carreira, ela dá experiência pra partir pra Nationwide e finalmente pra Sprint! Eu quero ver o Hélio o primeiro piloto brasileiro da História a correr na Sprint Cup e vencer corridas. Ele tem potencial pra isso.

  7. Fernando disse:

    Olha o Helinho que se cuide. Se realmente tiver culpa no cartório, que seja sincero, reconheça o êrro e procure fazer um bom acôrdo com os homens da lei, porque lá por aquelas bandas é assim que a coisa funciona. Caso contrário, “se le foi maroto”, e querer insistir naquela conversa mole de que não sabia ( tipo mensalão ) pensando que os caras vão cair, êle vae é terminar na cadeia, sem direito a “recurso”, igual a um conhecido casal que agora não sei ao certo se eram de bispos, cardeais ou alguma outra patente eclesiástica.
    Ah agora se essa novela fosse num paraíso tropical que fica lá pelas bandas de uma tal américa latina, era só procurar um conhecido senhor banqueiro, que conhece uns advogados batutas, que um bom recurso seria impetrado e tudo estaria arranjado.

  8. Sérgio Hingel disse:

    Ajoelhou, tem que rezar!

  9. Castor disse:

    É meus amigos,

    Lá não é o Brasil não. Aqui, se você é rico ou celebridade, tudo se resolve. Lá, eles adoram pegar celebridades como exemplo.

    Não acho que vão dar moleza pro Helinho, não, principalmente por ele não ser norte americano.

  10. Roberto A Silva disse:

    Santa inocência! Acreditar que o cara que lhe dar com cifras de milhões de dólares, não sabe o que estão fazendo com seu dinheiro. hahahahaha…

    Para o azar dele ele não está no Brasil…Pois mesmo condenado estaria solto… e aqui são recursos e mais recursos…o cara morre e o processo continua…

    Mas como aqui tem gente que acredita que Lula não sabia do mensalão, estes acreditam continuaram a acreditar que ele é inocente na história….

  11. André disse:

    Tomara que ele seja absolvido, mas será que se fosse no Brasil ele seria julgado dessa maneira ? Claro que não ! Se alguém tiver que roubar que seja aqui, pois ninguém é preso, ainda mais se for rico e famoso.
    Também não quero julgá-lo, pois não sou nada aqui na Terra, mas percebe-se que em países mais sérios as coisas funcionam e quem deve paga mesmo.
    Se aqui fosse assim, a cada esquina haveria uma cadeia para manter tanto vagabundo que rouba o nosso dinheiro.
    É uma pena que isso aconteça com a vida do Hélio que é um grande piloto. Mesmo que seja absolvido esse episódio manchará sua carreira.

  12. Junior disse:

    Pura ganância.. o Helinho não precisava disso!. O cara já ganha um rio de dinheiro, é famoso, é um “bom” piloto. Agora, por causa dessa “ganância” perde o dinheiro, mancha um pouco a fama dele, e ainda pode ficar pior com esse lance de ficar preso. Essa historia de gânancia é foda!!!… é como aquela musica do teodoro e sampaio da agua no leite… o Helinho tá vendo o macaco chegar perto dele!.

  13. Pablo Munoz disse:

    Se a fiança foi de 10,000,000.00 fico imaginando os honorários dos (novos) advogados.

  14. Jackie Ex-Futura-Fã do #69 disse:

    Sendo assim, Boa Sorte !!

  15. Antonio José (Zani) disse:

    Como dizia o Vinícius de Morais “é melhor ser alegre que ser triste”. Sim, é claro, o Vinícius tinha razão ao falar sobre uma postura naturalmente positiva perante a vida.
    Mas alguns transformaram isso em protocolo social obrigatorio através do famoso sorriso ‘X’. Podem notar que muitos bem de vida recebem dose genetica suficiente para já nascerem assim. Os caras vivem mostrando os dentes em todos os momentos e lugares, mesmo se estiverem sob a iminência de uma grande fria. Não sei se o Helinho herdou essa qualidade, mas se esforça, isso é lei.

  16. geraldo nunes disse:

    Sonegar impostos nos EUA é MUITO, MUITO grave…
    Pelo menos dois dos indicados por Barack Obama para comporem o seu secretariado dançaram por terem sonegado impostos, coisa de algumas dezenas de milhares de US$…
    E uma que deixou de recolher uns US$ 2 mil para a Previdência Social de uma empregada…
    E só lembrando, Al Capone não foi condenado por jogatina, rede de prostituição, assassinatos, venda de bebidas, etc., mas por sonegar impostos…
    E Martha Stewart , um ícone da TV americana, curtiu vários meses de uniforme laranja na prisão, pelo mesmo motivo.
    Hélio parece ser um bom cara, mas dificilmente vai escapar desta, e final de carreira nos EUA.

  17. Ayrin disse:

    Flavio Gomes lembro deste maravilhosos piloto Helio C. Neves no autodromo de Goiânia não lembro o ano mas no começo da F 3 Sul Americana quando so dava os Argentinos e ganhavam todas. Ele corria com um carro do ano anterior todo preto so com patrocinio do Condor ( ouvi dizer que era de uma resde de Supermercado ) ele ja barbarizava com um carro do ano anterior para cima dos argentinos. Em um treino livre da sexta feira um idiota de um argentino o jogou para fora da pista e ele voltou para os boxes morrendo de raiva e querendo ir para cima do argentino. Desceu do carro em prantos falando que tinha empenado o carro todo chorava feito uma criança.Me lembro bem desta cena e sempre fiu um Fâ do Helio C. Neves. Uma pena o que esta acontecendo com ele. Concordo com o que voce disse, mas não sei se ele é inocente nesta historia toda.

  18. vivi disse:

    flávio,

    parabéns a você e sua equipe pelas matérias. eu entendi bem, e olha que costumo boiar nesses assuntos rs

    espero que ele seja inocente, mas não sei não viu,..

  19. Rafael Palacio disse:

    O que eu acho mais estranho é que se a coisa fosse tão feia assim, ele não teria voltado para os EUA quando foi correr na Austrália…

  20. Lu M disse:

    A foto do post mais parece foto de anuncio de terno… rsrsrsrs

  21. capitao nascimento disse:

    Eu torco pelo Helio.

    Independente de culpado ou nao isso nao e justo com ele.

    Tenho um feeling que ele vai acabar com algum tipo de acordo em que perca todo o dinheiro acumulado e fique preso por algum tempo para se dar o exemplo.

    Eu tambem pergunto?Cade o pessoal da Penske? No minimo 50% no rolo,pois eles participaram tambem. Veja so o corporativismo.

    O Roger Penske tem parte nisso.

    Torco pelo Helio,embora no fundo,acho que no final ele vai acabar protagonizando um filme do tipo O Lutador.

    Forca Helio.

  22. Brazilian Racing !! disse:

    Esse vai ver o sol nascer quadrado. Esse não, esses!!

  23. Cabra disse:

    Os sorrisos, vocês podem crer, foram “recomendados” por alguém. Seja o advogado ou alguém que gerencia a imagem dele.

    Francamente, acho desrespeitoso. Independente se é inocente ou culpado. É um julgamento sério, a situação é preocupante e merece uma postura mais comedida. Sorrisos cabem ao final de um julgamento, não antes dele, como se quisesse mostrar ao mundo que está com a consciência tranquila, que está numa boa, que não está sendo afetado pela situação. A mim acaba soando o contrário. Um sorriso forçado e com um pezinho ali no deboche da Justiça americana. Garanto que se ele ficar sorrindo assim diante do juiz, toma uma reprimenda.

  24. Taffa 2CV disse:

    Não sei o que acontecerá, nem se ele é culpado ou não…
    Mas é sempre triste de se ver alguem que gostamos em maus lençois…

  25. RICARDO disse:

    ” A ESPERTEZA QDO É MUITA, VIRA BICHO E COMO O DONO ”
    KIS SER OLHO GRANDE, E ACHOU Q TAVA NO BRASIL, AGORA SEGURA, E POE SEGURA NISSO !!!!! TA FRITO !!!! ESPERTAO !!!

  26. Squa disse:

    Comentei antes de ler o texto do Victor…

  27. Squa disse:

    Li em algum canto que a origem de toda a bagunça começou de uma briga com o Emerson Fittipaldi.

  28. Alexandre Dela Plata disse:

    Concordo com o Fabricio Reis , acho que o Helio entrou nessa barca furada sem saber de nada .

    Queria saber o que o Emerson acha de tudo isso

  29. Vantoil Lima Jr. disse:

    O que eu estranho é que ninguém da Penske foi indiciado por tudo isso, no mínimo eles tem 50% no rolo.

    Eu também não tenho como julgar a situação, mas sinceramente, torço para que nada aconteça com eles, eu também prefiro acreditar que eles são inocentes.

  30. vitão disse:

    Anarco, falando em off-shore, para não fugir do tema do post, o Wallace foi bi campeão mundial de offshore, numa época em que o Brasil era nada em Motonautica (melhoru muito né? não estou falando de iatismo, que é outro bicho). Ele colocou muito $$ do bolso para correr, e não ficou pegando patrocinio como o Eike Batista, que era piloto-pagante.
    Infelizmente o Wallace morreu no acidente de Orly, não foi ? Me lembro de visitar a empresa dele, e a proa do barco apontada para fora do galpào, coisa mais linda. O sistema de combate a incêndio foi comprado de segunda mão de um depósito de peças da Boeing na California, mas acho que era de um B-29, o último bombardeiro com motor a pistão.

  31. Paulo Almeida disse:

    Helinho passou a vida toda sorrindo. Agora ele está treinando o sorriso para a nova fase do “dançando com os colegas de prisão”.

  32. Fabricio Reis disse:

    Eu acredito na inocência do Hélio. Não acho que a ganância tenha sido a causadora de todo esse embrólio judicial. Acredito que o Helio se deixou levar por pessoas pouco dignas de confiaça.

    Porém, iso pouco importa para a justiça Americana. EUA não é Brasil, onde se diz “eu não sabia”, e tudo fica bem. Lá, é muito mais fácil fugir de uma condenação por assassinato, do que por sonegação de impostos.

    Espero estar errado, mas acredito que a carreira do Hélio tenha descido ralo abaixo.

  33. André Mello disse:

    Pelo que li sobre o caso e mais ainda agora com os fatos corroborados pela coluna do Victor Martins o futuro é realmente tenebroso pro Helio Castro Neves.

    A tendencia é ele ter seus bens confiscados, pegar um bom tempo de cana e ver sua carreira acabar definitivamente nos Estados Unidos.

    Meu feeling diz que ele, assim como muitos outros esportistas que conhecemos(especialmente jogadores de futebol), deixou sua vida nas mãos de outras pessoas, confiou demais em pessoas próximas e com isso acabou se prejudicando a este ponto, de ter sua vida pessoa arruinada, assim como sua carreira.

  34. JJ Torres disse:

    O Helinho sorri porque acha que está no Brasil. Não se tocou ainda que se encontra perante a justiça Americana. Onde há fumaça, há fogo….
    Com toda a grana que recebe, não precisava disso…
    Enfim, é a ganância…tin-tin !

  35. revelador disse:

    O sorriso do Hélio ta meio amarelo, o da irmã ta meio que “tamo na roça”, e ese advogado, o carinha de picareta hein!

  36. Anarquista disse:

    Offshore como categoria náutica? Ô se me lembro!
    Estudei com o filho do gaúcho Wallace Franz. Um de seus barcos se chamava “Pangaré Gringo”. Tinha 14 anos de idade quando vi este barco na fábrica de Franz aqui em Sampa e fiquei encantado. Nele o gaúcho e seu companheiro americano foram campeões mundiais na categoria offshore (década de 70). Creio que tinha 600 HP em dois motores enormes. Bons tempos.
    Alguem aí teria mais informações?

  37. ALEX B. disse:

    Flavinho, será que o Helinho vai ser beneficiado ou prejudicado no julgamento por ser celebridade? Não sei, não, mas se eu fosse ele ficava esperto, pois dependendo do tribunal e por ele ser um alien por lá, a coisa pode ficar bem feia pra eles! Torcerei por ele! Mas voces ja pensaram se isto ocorreria em terras tupiniquins?? Daria este rolo todo? Ah. meu LISARB!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>