AOS ESTRANHOS
SÃO PAULO (só isso) – A “carroça” alemã-oriental que os gênios da estranha revista consideram o carro mais tosco de todos os tempos disputou, em 1994 — portanto, três anos depois do encerramento de sua produção —, a 44ª edição do Rali dos 1000 Lagos, que vem a ser a etapa finlandesa do WRC (atenção estranhos: não é necessário procurar nada na Wikipedia; “finlandesa” é relativo a “Finlândia”, país europeu, e “WRC” quer dizer “World Rally Championship”, expressão que se for colocada no tradutor do Google vai dar como resultado, espero, “Campeonato Mundial de Rali”).
O P601 (não, estranhos, o carro não se chama Sputnik!) foi conduzido pela dupla alemã Michael Kahlfub e Ronald Bauer no Grupo A/Classe 5. Infelizmente tivemos alguns probleminhas e não terminamos a prova. Que foi vencida por Tommi Makinen (Ford Escort Cosworth), com Didier Auriol (Toyota Celica) em segundo e Carlos Sainz (Subaru Impreza) em terceiro. Ruins, os caras? E todos eles correndo por equipes oficiais de fábrica.
Mas está lá, de qualquer forma, nos registros históricos: um Trabi no WRC, a “carroça não-reciclável” que produz uma “insuportável fumaça tóxica” na competição mais exigente do mundo. Gostaria de saber se um Celta reciclável ou um Palio biodegradável já tiveram tal honra.
Ah, quem mandou a foto e as informações foi o blogueiro Renato Pastro.
tem muito Palio independente correndo na América do Sul… e alguns também já bastante rodados, com 10 anos de uso em pistas… o Celta começou a correr a uns três ou quatro anos, com a entrada da Chevrolet no Brasileiro de Rally…
Nada contra os Trabants, nem a favor da revista, já que eu também considerei a reportagem uma m…
Só para constar… hehehe
O Palio particia dos ralis nacionais com ótimos resultados.
O Gol uma vez deu uma Bucha histórica em um rali na américa do sul no famoso Toyota Celica.
Nada contra o Trambants, mas colocamos as coisas em seus devidos lugares.
O Celta e o Palio competem nos ralis aqui no Brasil, mas de qualquer forma, são dois carros ruins pra caramba, principalmente o Celta.
Esses Trabants de rali,com os potentes motores de 2 cilindros,devem atingir absurdos 100,110 km/h.Pilotos corajosos.
Marcos… era WRC e não o ralizinho que o Raikkonen disputou… e outra… também não era equipe de fábrica… aliás tinham quatro palios independentes inscritos naquele rali, só não achei o resultado dos outros…
de qualquer jeito… o comentário foi “só pra constá”… não tô defendendo o palio…
Pô, taí uma miniatura que eu gostaria de ter.
Quem sabe se os ‘estranhos’ podem falar também de Ford Edsel, Lincoln Continental MK IV 1959, Buick Le Sabre 1951, Buick WildCat II 1954, Chrysler Diablo 1957, Chrysler Crown Imperial 1960 e tantas outras banheiras dignas do Conde Drácula.
Ow, Brother!
Tu citou o 42o. lugar do Palio… Se for assim e o rally do Raikkonen de Punto… è tudo com a fábrica dando todo o suporte… E o Punto tem uns relatos aí que cai até retrovisor, só de olhar.
http://www.reclameaqui.com.br/127108/fiat/fiat-punto-com-muitos-problemas-protocolo-de-atendimento-e-1/
http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/conteudo_270764.shtml
E o Trabi da foto, além de já rodado (e muito rodado), é independente.
As equipes de fábrica tinha OBRIGAÇÃO de andar na frente, meu velho! E nesse rali que o Trabi quebrou até Mitsubishi de fábrica quebrou, meu velho…
Flávio,
Rali da Argentina – 2005… Wakujiro Kobayashi e Kohei Kusaka terminaram a prova (ressalto o TERMINARAM, e não só figuraram como a lata velha) na 42ª posição com um Fiat Palio… serve?
Falar mal de Trabant é mais ou menos como dizer que os projetos do Fusca e do 2CV são toscos…
Pura ignorância histórico-automotiva.
Mas é lógico que o Palio vai bem no rally, só tem carroças do mesmo nível!
Palio ganhando de Celta, 206 ganhando de Gol…
Põe um Lada ou um Trabant junto, tenho certeza absoluta que esses carrinhos de hoje em dia ficariam milhas e milhas atrás dos comunistas…
Liga pra revista não, Flávio, é feita pelos mesmos da Superinteressante (essa sem espaço nem hífen), e sempre tem uns erros escandalosos, além de ter uma linguagem muito besta.
E por ser da Abril, é só folhar a 4Rodas, que deveria ser uma revista especialisada, e encontrar um monte de erros também, que até um leigo como eu, percebe.
Tsc, tsc, tsc…
Só pra informação, a Mundo Estranho é uma revista que trata de curiosidades e de coisas estranhas, tanto na linha do “Pra que serve o movimento de Translação da Terra?” quanto “Como era o sexo na pré-história?”.
Não vou defender a revista, porque cada um tem sua opinião. E, sinceramente, quando li essa matéria, lembrei de você, FG, imaginando que ficaria “puto” com isso, mas esqueci de lhe enviar.
Gostaria que você pegasse todas essas informações que você passou e encaminhasse para a revista. Eles podem publicar isso lá na parte de cartas dos leitores. Sempre li nessa seção pessoas que tinham opiniões diferentes, e eles sempre publicaram. Falo isso porque esses posts que você está colocando estão servindo mais para ridicularizar a revista do que para expressar sua opinião – que é o mais importante e o mais válido, devido ao seu conhecimento no assunto.
Como já falei, não quero defender a revista, porque cada um tem sua opinião. Aliás, cada um lê o que quer, também. Eu mesmo não conheço nada de carros, nem sei qual é o mais esquisito, ou mais chato, ou mais bonito e mais feio, mas gosto sempre de ler seu blog, os blogs do Capelli e do Fábio Seixas, o GP (aí já é mais “sério”), porque têm muita informação sobre F1 e sobre coisas – automobilísticas e outras – que vocês gostam, e são divertidíssimas de ler.
Não conhecia esse lado “soviético” do automobilismo, que esses autos tinham “fãs” e etc. e tal, e fiquei sabendo de tudo aqui. Por isso, minha dica é: junte essas informações, faça um textinho, e mande pra eles. Eles publicarão. Ainda mais vindo de uma pessoa respeitada no meio como você.
Grande abraço!
realmente, Trabant teve a honra de participar de um dos mais exigentes campeonatos do mundo, e não conseguiu passar.
Exigente demais para ele.
Coloca o Palio que ganhou umas 20 vezes o brasileiro de rally e ve se ele quebra…
Deixaram o Gomes enfezado, teremos overdose dos simpáticos Trabbi…
22º : 43 Aleksandr Nikonenko / Sergey Talantsev
Lada Samara 21083 / Russian Automobile Federation
Pow Fg, esqueceu um camarada mais novo do meianov? óia q o carinho vai ficar chateado com você…
Sim, com certeza, foram pequenos problemas como partir o carro ao meio.
Mas não posso deixar de registrar, a dupla foi valente!!! E COMO…
Devem dirigir Celtas e achar o máximo!
Esquece o argumento do Rally, eles nunca vão compreender… Saiu de um ponto pra outro já satisfez, não acha que pensam assim?
Se falar em P601 eles vão pensar: Caramba, a Petrobrás expandiu mesmo, né…
Gomes e demais, o Celta e o Palio disputam o Campeonato Brasileiro de Rally e por sinal se saem muito bem.
http://www.youtube.com/watch?v=QX6nqcaK_5s
até que “guenta”, hehehehe!!
Os Celta não participa nem de corrida de demolição. Teve um amigo meu que comprou e quando tirou da concessionária, perguntou para o vendedor que entregou o carro : “Esse carro já bateu ? Tá todo torto…”.
Na verdade, na verdade, sempre tem um Palio ou dois todo ano no WRC da Argentina.
Flávio, você sabe se tem algum registro do P601 nas ruas, estradas e autódromos tupiniquins?
Abraço!
E os caras tinham patrocínio da Xerox !!! Não deviam ser assim, tão ruins!!!
é o jornalismo de hipoteses,não bastasse o baixo nivel das instituições de ensino,agora vem essa” imprença”com essa falta de jornalismo,factoides ditabrandas,
PARA QUEM MORA EM SP NÃO PERCA MANIFESTAÇÃO CONTRA O EDITORIAL DA FOLHA DO DIA 17/02/09 QUE DIZ RESPEITO A DITABRANDA EM, FRENTE A FOLHA NA BARAÕ DE LIMEIRA AS 10:00HS
Um Celta ou um Palio de plástico quebrariam no primeiro salto.
Realmente, vivemos em um mundo estranho……
Os trabants chegaram a competir de forma oficial no WRC, inclusive terminando em 6º no Grupo 2 no 1000 Lakes de 1976
Tens razão. A revistinha parace ser uma porcaria sem conteúdo sério nenhum. Só tem assunto idiota (ou seria estranho) lá.
Mas olha. Parece que pisaram em todos os calos e em todas as unhas encravadas do mestre Gomes!!!
Calma. Vai se estressar por causa de um bando de ignorante?
A ingnorância nunca vence. Sempre é desmascarada.
Flavio:
Os pilotos eram o caio e o rodrigo fabri da lusa 96, que receberam o Traubi “sputnik” como pagamento pela campanha no brasileirão por perder pro gremio.
HEHE BRINCADEIRINHA!!!
CALMA AÍ !!!!
Estou tão emocionado que estou quase comprando um ….
http://cgi.ebay.co.uk/1980-TRABANT-601-PAPYRUS_W0QQitemZ180332509962QQcmdZViewItemQQptZAutomobiles_UK?hash=item180332509962&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=66%3A2|65%3A7|39%3A1|240%3A1318
Abracos
Vinicius
FG, a vida é curta demais pra ficarmos nos estressando por qualquer coisa….
E os Ladas da Russian Automobile Federation??? Que me diz?? Além de uma infinidade de Skodas!! Praticamente uma prova Comunista!!
Certamente esse já estava com motor de Polo…
RESPOSTA DO FG:
A grade dos Trabis com motor de Polo era diferente. Mas se quebrou, provavelmente era, mesmo.
Ô trem bão, sô! COISORROROSA 18! Mas bah! Que bichinho bem feio! Êta alemoada corajosa! A foto me lembra de uns carrinhos plasticos que eu brincava quando guri! Daqueles da Estrela que vinham num caminhão cegonha! Desculpa Flavinho e aficcionados do Trabi, mas é o melhor que posso dizer… Eheheheh!