BOM GOSTO
SÃO PAULO (simplicidade é tudo) – Foi o Paulo Sousa, meu companheiro de LF, aquele que come o pão que o diabo amassou quando encontra o Meianov pela frente, quem notou. A “911 & Porsche World”, revista inglesa dedicada aos derivados do Fusca, mudou radicalmente o conceito de suas capas, do ano passado para este. Pode parecer assunto sem importância, mas eu curto muito esse negócio de artes gráficas, e essa revista é um bom exemplo do que pode ser uma tendência daqui para a frente: valorizar a imagem e dar um pé no excesso de texto onde ele não é necessário.
A capa da esquerda é da edição de agosto de 2008. OK, os carros são legais, as fotos não são boas, nem ruins, mas a revista se parece com qualquer outra revista de automóveis, cheia de chamadas e assuntos diversos. Banal. Eu não pararia na banca para folhear, só por causa dessa capa.
A da direita é da edição de abril deste ano. Além do título da revista, não há uma palavra sequer.
Essa eu compraria.
Somente o nome da revista e o belo emblema da Porsche. Precisa de mais alguma coisa?
Ela está seguindo o padrão das revistas de distribuição gratuita, como as de companhias aéreas, tv a cabo e de outras montadoras … já aquelas que são vendidas em banca. precisam mostrar o conteúdo …., mas se repararem, as notícias ” secundárias” estão menores e a foto principal maior … um meio termo!
Isso aí Flávio, concordo contigo, simplicidade é tudo.
Acho que o Grande Prêmio poderia adotar essa premissa no projeto do seu próximo visual. :)
A mudança de hábito faz o normal, chamativo e o óbvio, bonito.
Claro, o assunto é Porsche e 911, tá lá. Sério… tem toda razão, a chamada bela e sutil é o que atrai.
Ela está seguindo o padrão que a revista de videogame EDGE, também inglesa, segue há anos: capa limpa com uma imagem de tirar o fôlego. Vejam:
http://img520.imageshack.us/img520/1082/edge0710ex0.jpg
Acho complicado entrar no mérito do que é melhor ou pior, acho que existem tendências que variam de acordo com a moda vigente, o tempo em que estamos situados. Hoje, mais do que nunca, a imagem ganhou uma importância muito grande na nossa linguagem, pra alguns isso é bom e pra outros ruim, mas é inegável o poder que a fotografia e a televisão exercem hoje, muito maior do que de livros, revistas e jornais. É uma nova linguagem, talvés desperte uma certa curiosidade sobre o conteúdo da revista.
Por falar em artes gráficas, esse grafismo da Martini & Rossi é um clássico. Como sugestão, fica a ideia de publicar no blog imagens do automobilismo onde grafismos de carros se confundem com a história das corridas.
Como as tendências vão e voltam em várias áreas…
Até na composição gráfica de publicações, um dia isso iria acontecer, e é uma agradável surpresa.
Como disse outro blogueiro: menos é mais!
a coisa que mais aprecio é um desenho limpo, uma pagina limpa… eu noto a diferença de gosto na TV, por exemplo a BBC tem um visual bem mais limpo do que os canais brasileiros cheios de exagero…
Também… com essas cores maravilhosas da Martini na capa… e ainda por cima em um Porsche…veria essa capa num raio de 1 Km!!! hehe.
Aliás, existem cores mais legais que as da Martini num carro de corrida?
Isso é uma tendência já faz algum tempo. Por exemplo, note a home do google. Lá, os caras se preocupam até com a quantidade de caracteres que são exibidas na primeira pagina para o usuário…
Eu, particularmente, gosto muito mais de coisas assim: limpas, discretas e elegantes….
Abs
Análise mais que perfeita!
Show mesmo esse modelo novo.
É uma pintura estilo Martini Racing, não?
Flavio, a Clubnews, revista da Porsche no Brasil, foi mais além. Desde o ano passado, ela não tem mais nem o nome na capa. Somente os logotipos da Porsche e do Porsche Club Brasil.
Olha Flávio,
Curioso ouvir um jornalista falar assim, pois normalmente este é o sonho de todo designer que faz projetos gráficos para publicações. O conceito do “menos é mais”! O trabalho limpo e visualmente agradável.
Mas ai vem o jornalista e o editor…
Nada como ver uma atitude que tira algo do “bolo” não? Uma beleza a cara nova da revista.
Você tem razão quando diz que a antiga era como as outras, aliás quase todas as revistas sobre carros parecem a mesma. Isso já encheu o saco.
Grande abraço!
P.S.: Alguém se lembra da “Gran Prix” lá dos anos 70? Comprei algumas em sebos quando era adolescente, eram lindas.
Eu não só pararia pra olhar, como compraria…