MENU

sexta-feira, 13 de março de 2009 - 9:45Colunas Grand Prix

COLUNA 1

SÃO PAULO (e do quê mais?) – Reginaldo Leme fala, claro, da Brawn GP e da grande surpresa que tomou a F-1 de assalto em sua coluna de hoje. Está no ar, para vossa leitura e comentários.

22 comentários

  1. Foi um período difícil! Os últimos 4 meses em buscas diárias de notícias sobre qual seria o desfecho dessa história! E sempre com a imagem na minha cabeça do grande piloto Rubinho Barrichello reiterando que não era a sua hora de parar. E claro que não era mesmo! Mas, enfim, o alívio! E o melhor: com o carro da Brawn dando pau em todo mundo! Não poderia ser melhor! Nem nos melhores sonhos de nenhum fã! Aliás, confesso que, por várias vezes, eu sonhei acordado com o Rubens tendo uma nova chance, e agarrando-a com a faca nos dentes mesmo! E viajei alto, sonhando com alguma magia do Ross Brawn que fizesse o carro novo ser um foguete! Só para ter o prazer de ver o Rubens fazer todo mundo que é do contra, enfiar goela adentro tudo o que ele teve que engolir por tanto tempo. E aí acontece tudo isso: Ross Brawn assume a equipe e, lógico, contrata Rubens. E o mais incrível: o carro é mesmo um foguete! Gente, eu não estou cabendo dentro de mim de alegria! Não consigo parar de rir sozinho! Já faz um bom tempo que não me sinto tão entusiasmado! Sem exageros! Esperei por isso durante muito tempo! E mais: se, ao que parece, eu estou mesmo tendo o dom da “premonição”, aguardem, pois, nas minhas “viagens insólitas”, acontecem muito mais coisas “interessantíssimas”! Mas vamos deixar rolar que é para não secar! Não vou dizer que já estou satisfeito. Claro que não! Quero muito mais! E todos já podem imaginar o que! Mas como estou completando 46 anos de idade neste próximo 14 de Março, já me considero “presenteado” só pelo que já ocorreu com o Rubens nestes últimos dias! Mas o Rubens merece muito mais! E vai receber, podem contar com isso! E o Schumi? Pode continuar pescando e “charutando” mesmo! Porque se hoje ele estivesse ainda na ativa, iria comer a porção dele de poeira! Assim como no último Desafio das Estrelas. Ou até mais!!!

  2. Tenho muita fé de que tudo o que eu sempre desejei para o “Gente Boa” Rubinho Barrichello, finalmente este ano vai rolar! Sempre fiquei p…da vida com os comentários maldosos, achincalhes, brincadeiras de mau-gosto e pensamentos negativos de tantos brasileiros invejosos e ignorantes de plantão, quando o assunto é Fórmula 1!
    Acompanho a categoria desde o ingresso do Emerson Fittipaldi na mesma. Vibrei com ele, sofri com ele também na época da Equipe Fittipaldi. Assim como o Rubinho, O Emerson e o Wisinho também foram massacrados por esse mesmo tipinho de gente. Infelizmente, brasileiros na sua maioria. Brasileiros que deveriam ser os primeiros a glorificar e apoiar nossos intrépidos heróis. Mas, quando abriam suas repugnantes bocas, impregnadas de maldade e inveja, delas só saiam maledicências. Incrível como se esqueceram tão rápido dos feitos fantásticos do Emerson, ainda tão jovem. E tome piadinhas de mau-gosto, Copersucar prá lá, Copersucar prá cá…Não dá prá entender essa gente. Pobres de espírito, no mínimo! Eu sempre tive muito orgulho do trabalho dos irmãos Fittipaldi, e sei que fora do Brasil, o valor deles era muito grande. Aqui só tinham valor para quem é “do ramo”, ou para quem realmente acompanhava seus heróicos passos. Quando finalmente foram obrigados a parar (justamente quando estavam tecnicamente no melhor momento), derrotados pela falta de apoio financeiro, os estúpidos brasileiros invejosos ficaram sem ter com quem sacanear na F1. Até surgir o jovem e promissor Rubinho, que começou muito bem (e para quem entende realmente, sempre esteve muito bem), e que, no entanto, se viu, precocemente, eleito substituto do então herói nacional Ayrton Senna da Silva. Só se esqueceram de que o Ayrton ganhou, sim, muitas corridas e seus merecidos 3 títulos mundiais, porém não foi a bordo de uma Jordan ou Stewart, que era o que o Rubinho dispunha para mostrar seu talento. Não dava para fazer milagres com esses carros. Aí, os imediatistas que ferraram os Fittipaldi, começaram a fazer o mesmo com o Barrichello. BARRICHELLO, ok? Nada de Pé-de-Chinelo e outras sacanagens. Depois vieram os anos de Ferrari, que até os mais mal informados sabem das histórias envolvendo o Schumacher Dick Vigarista e cia.(apesar de que ainda existem os piores que fingem não saber dos fatos, ou são burros mesmo!), O GP da Áustria 2002 que o diga (lembram-se do Rubinho sendo obrigado a dar passagem, críticos covardes?!).
    Espero que, finalmente, a partir de agora, o Rubinho possa lavar a alma dele, e a minha também. E também a de todos os seus fãs, sabedores do seu real potencial. E por falar em potencial do Rubinho, é claro que não foi a toa que o competentíssimo Ross Brawn o quis no seu Team. Ele conviveu com o Rubens por seis anos na Ferrari, e sabe muito bem do que ele é capaz! E, desta vez, sem marmeladas, podemos esperar e torcer para que a justiça seja feita! Afinal, quem não tem competência não se estabelece. E são 16 anos como piloto da F1! Recorde absoluto!
    Ou será que alguém pensa que o pau que o Rubinho deu de kart no fim do ano em todos, inclusive no Schumacher e no Massinha, lá na Granja Viana e também no Desafio das Estrelas foi coincidência, ou sorte ou armação?
    Enfim, estarei na torcida para que a novíssima equipe Brawn GP continue evoluindo ao longo do ano, e possa permitir que Rubinho Barrichello conquiste tudo aquilo que sempre mereceu!
    E nada de aposentadoria Rubinho! Vão ser muito mais de 300 GPs! E com muitas vitórias!

  3. George Saint Alexander da Silva - From England disse:

    Essa Braum não vai andar nada! Quem quer apostar? Iso é marketing puro e nad mais. Vai ficar atrás da FI. Vou morrer de rir porque não gosto deste imprestável deste Barrica……

  4. Roberto Tremper disse:

    Todo mundo virou analista econômico, daquele tipo que explica o que já aconteceu. Antes do BGP rodar não me parece que tenha havido uma viva alma apostando nele. Não me lembro de ter lido previsões otimistas. Agora, é a máquina maravilhosa, promissora, esperança de uma nova F1, redenção do automobilismo de garagem, etc e tal: enfim, uma historinha de Cinderella automotiva.

    O momento é de observação, cautela, barbas de molho.

    Encerro lembrando as cinco fases de uma grande obra:
    1) Euforia total (oba oba)
    2) Apavoramento geral (epa epa, opa opa)
    3) Fuga dos responsáveis (vruuuuuummm)
    4) Punição dos inocentes (upa upa)
    5) Premiação dos não envolvidos (clap clap)

  5. fabio disse:

    Estou ficando cansado dessa balela toda.- O carro é pirata, o carro anda vazio ou pesado, é tudo o que tem pra dar e depois afina nos GPs, O Rubinho fala demais, os caras estão fazendo isso porque precisam de patrocinio. Caramba meus amigos, quem gosta de corridas, torce até para aquela M… do final do Grid. Seja lá qual for o objetivo da Brawn neste momento, os caras estão fazendo a coisa certa, e ponto final.

  6. Jack disse:

    hauhauhauahuahuaha essa do roger V foi mt boa.. BGP, STR, RBR, vai ser um campeonato de siglas…

  7. roger V disse:

    -Como será que o Galvon vai chamara a Brawn?
    1)Brousssss
    2)Bráaááum
    3)BGP
    4)Ferrari Branca di Brawn
    5)Mercedes Honda

  8. Paul disse:

    Pode até não dar em nada, a BGP, mas que deve estar dando um frio na espinha, um calor no estômago e um medo do cão nos executivos da Honda que mataram a equipe, isso dá.

    Imagina se a BGP anda na frente. Depois de só amargar rabeira com o nome da Honda, a mesma equipe, com outro nome, resolve andar na frente. Deve ter japonês com o olho bem gordo em cima desse carro, isso sim…

  9. Alexandre Gomes disse:

    Que venha Jerez, e Melbourne não demore…

    FG, O Câmbio da BGP é Mercedes/McLaren?

  10. TIAGO disse:

    Em primeiro lugar quero deixar claro que não estou torcendo contra o Rubinho, apenas o que me deixa chateado é a choradeira dele, quando as coisas não vão bem.
    Bem dito isso, vale lembrar para os mais jovens que carros bem nascidos, porém não desenvolvidos continuamente, podem ficar para tras rapidamente. Um deles que começou entusiasmando todo mundo foi o LIGIER, de inicio fulgurante, após duas corridas foi ficando para tras.

  11. Tulyo Cruz disse:

    Vou lançar mão do ditado usado no futebol para expressar este momento na F-1: ” Formula 1 é, (está sendo) uma caixinha de surpresas”, e que boa surpresa.

  12. O Reginaldo foi coerente como sempre, quando diz que com o fato de os testes apenas ocorrerão em finais de semana de GP’s.
    Jerez que aguarde essa trupe toda !

    Mas Flavio,
    Você esse papo da McLaren dizer que o carro está ruim, de que o diretor está preocupado, para mim isso é querer dar um “migué” danado …

    Abs !

  13. Jack disse:

    É de se pensar q a volta mais rapida de cada piloto durante a semana tenha sido com pouco combustivel.. especialmente dos considerados primeiros pilotos, onde houver..

    É importante lembrar porém q toyota e williams pareciam q iam começar bem em 2008 também e não foi bem o q aconteceu..

    Outro detalhe.. é bom q Piquet filho comece a mostrar serviço ja nas primeiras provas do ano, beliscando pontos e principalmente terminando todas a provas, se possivel dirigindo com a faca nos dentes.. pq se ficar esperando pra ser empurrado… o Saudade do Senna numa lotus, do Schumi numa Benneton.. do Piquet Pai na Brabham.. hj em dia é o carro perfeito e o Button ja ta 1s5 na frente do Alonso, do Hamilton..

  14. Marcelo disse:

    Oi, Flavio…. realmente a Brawn surpreendeu muito como a muitos anos não se via. Porém cabe ressaltar alguns pontos:
    1- este é o primeiro projeto supervisionado por inteiro pelo Ross Brawn, que conhece muito e sabe como fazer carros vencedores.
    2- a equipe é experiente e organizada. Somente no nome é nova.
    3- Este projeto começou em Maio de 2008. O Ross Branw teve dinheiro da Honda e tempo para projetar, testar muito a aerodinamica no tunel de vento, implementar calmamente a parte mecanica, etc…
    4- O time não parou de trabalhar mesmo quando a Honda pulou fora. Eis o resultado.
    Agora temos um time motivado com pilotos bons e entusiasmados… combinação perigosa para os concorrentes. Esses caras agora vão estar com a faca nos dentes o tempo todo.
    Gostaria muito sim que a euipe fizesse sucesso e conseguisse investidores para os próximos anos. tem muita gente boa lá e que merece continuar. Além disso, esta na hora de mudanças, não é?

  15. Racer-X disse:

    Kamarada Gomes,

    Pô!! Publica um post sobre a Wolf, de preferência com foto. Se você não está lembrado, o carro dirigido por Jody Scheckter, ganhou a primeira corrida em que participou, o GP da Argentina de 1977. Só terminaram 4 carros na bandeira quadriculada: Scheckter, José Carlos Pace, com a Brabham Alfa-Romeo, Carlos Reutemann (Ferrari), piloto local, e o sempre consistente Emerson Fittipaldi com o intrépido Copersucar. É claro que eu vi essa corrida, e ela foi transmitida, pasme, em P&B. : }

    O Rio e o resto do Brasil ficariam gratos. : )

  16. Andre disse:

    Eu só queria entender! O Rubinho tem momentos de lucidez e outros de delírios. O cara exalta as qualidades do carro como se este tivesse um pedigree Ferrari e depois ficará chorando pelos microfones quando nas corridas andar lá no final do pelotão.

    Por que não “te callas”, assim como durante o período de negociações, Rubens?

  17. Eric Py disse:

    Eu ainda acho q as outras equipes devem ter algumas cartas na manga, não mostraram TUDO. O q é normal. Mas eu diria pequenas cartas, e um ganho razoável devem estar por vir e não acredito q Brawn tenha muito mais a mostrar. Mas é fato q este carro APAGA os carros dos anos anteriores e nasce muito bem, bem o suficiente para brigar com Toyota, Williams, Red Bull e outras da intermediária. Já para a McLaren tenho uma teoria:
    Em 2007 Fernandito estava na equipe e participou do desenvolvimento do carro daquele ano e tb do carro de 2008. Mas para o carro de 2009 o trabalho ficou por conta apenas de Hamilton e Kovaleinen, e creio q não houve o mesmo sucesso q Fernandito teve pela falta de experiência q os dois ainda não têm. O que se agrava com uma mudança radical de regulamento, transformação aerodinâmica e pneus Slick o tipo de mudança q nenhum dos dois jamais haviam experienciado.
    Minha aposta é q o carro não Nasceu bem por causa disso, mas McLaren tem o Campeonato todo pra evoluir e ainda é uma BAITA equipe. Sabe o que faz.

  18. Eric disse:

    Fantástico!!!!!!!!!!!

    Eu sou desde já do lado “Acelera Rubinho!!!!!!!!!!!!!”

    Vamos calar a boca dos seca-pimenteira!!!!!!!!!!!Se andar em 5º/6º que seja,está bom demais!!!!!!!!

  19. Carlos Eduardo disse:

    Lúcido o comentário do Reginaldo, embora continue achando que tem marketing no que foi apresentado nos testes.
    De todo modo, diante das opiniões do Massa e do Alonso, e apesar do Barrichelo “viajar” nas suas declarações, o carro parece bom.
    Li não sei onde que a usina de força da BMW pesa 95Kg a menos que a caldeira da Honda, além daquele ter maior cavalaria. Isso me surpreendeu, pois o histórico anterior da Honda foi de produzir bons motores.

  20. Léo Engelmann disse:

    É. O RL já escreveu melhor.

    Repito o que eu digitei há alguns posts: ( quase ) sem grana, Ross Brown pegou o modelo que a FIA quer dos carros e montou. Só isso: não investiu muito em engenheiro: somente seguiu as normas da FIA.

    Eu não sabia, mas claro que esses 50 paus estão fazendo diferença agora.

  21. ALEX B. disse:

    Putz, o Regi não se emenda mesmo! Até, e principalmente com suas fontes, ele embarcou no mesmo sonho do Flavinho?? Será que ele sabe alguma coisa que não chega aos pobres mortais daqui??
    Não sei porque, mas esta BBB não me cheira nada bem!!!! Ou então a F-1 mudou radicalmente, coisa quase impossível!! Hummm…esta BBB,,,sei não!!

  22. Jorge VW carioca disse:

    Interpretação perfeita do que aconteceu, mas só percebi um detalhe, me parece que a Williams fez os melhores tempos depois que retirou os “chifres”, para calar o Briatore de vez, já que bradava aos quatro ventos que eles estavam fora do regulamento, quando tiraram, melhorou o desempenho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>