MENU

Friday, 6 de March de 2009 - 12:45F-1

NA LABUTA

SÃO PAULO (o tempo é curto) – E hoje é o dia 001 da Brawn GP. Por isso mesmo, o novo carro, BGP 001, já foi para a pista com Jenson Button em Silverstone. Todo branco, com detalhes em amarelo cítrico e preto, apenas, completou algumas voltas para checagem de sistemas. Barrichello acompanhou o teste e, em seu site oficial, baixou a ripa em quem não acreditava que ele continuaria a correr.

Rubens, às vezes, me parece um cara cheio de ressentimentos. Não é o que passa para o público quando fala na TV, pois em geral é muito afável com a Globo — assim como os jornalistas da Globo, a Ana Maria Braga e o periquito são afáveis com ele. Mas, longe das câmeras globais, gosta de distribuir seus coices. Uma relação com a imprensa, enfim, contaminada há muito tempo com favorecimentos aqui e ali, informações privilegiadas a uns (os que o bajulam), hostilidades gratuitas reservadas a outros. O que é curioso, porque se tem alguém que esculhamba Rubens sem dó é a mesma Globo que o bajula, só que em programas humorísticos.

Seus pitis não são relevantes, porém. Importante agora, para ele, é saber como é o carro, como se comporta, quão competitivo pode ser. As primeiras fotos pouco revelam além de um bico mais baixo, por exemplo, que o da Renault, e um desenho sem grandes invenções. Será preciso também acelerar a compreensão dos motores Mercedes. Falando neles, fiz uma continha de cabeça e vamos ver se lembrei de todos: Barrichello já guiou na F-1 com motores Hart, Peugeot, Ford, Ferrari, Honda e, agora, Mercedes. É isso?

232 comentários

  1. Rodrigo Duarte says:

    Acredito que se ele não reclamasse tanto, não ficasse dando esses pitis, as pessoas não fariam tantas piadas e ironias com ele nesses programas de humor da tv brasileira.

  2. Emilio says:

    Promissora carreira???? O cara é segundo colocado na GP2, ficando apenas a um ponto do terceiro colocado que correu praticamente apenas a metada do campeonato.
    Acho realmente que o cara será um retumbante fracasso.

  3. Gel says:

    hahah George, vc eh ridiculo, vai brincar de Boneca, sugiro Barbie pq minha sobrinha brinca.

    Ridiculo eh voce, nem sabe o que diz.

  4. Gel says:

    Calem a boca os que nao sabem quem eh o Rubinho dentro da formula 1. Se enganam com o Massa, e o Nelsinho Piquet, pois se voce juntar os dois nao dao meio Rubinho juntos… Pros que dizem que o rubinho nao tem titulo, eu aceito e concordo, mas o massa vai pro 3 ano de ferrari e nao tem o Shumi na sua sombra, vamos contar quem ira tem mais conquistas no final da carreira do Massa, Nelsinho e Rubinho! Falei e disse!

  5. George Saint Alexander da Silva - From England says:

    O Breno disse tudo: O BARRICA PODE ATÉ SER O PILOTO COM MAIS GPS NA CARREIRA
    MAS CONTINUARA A SER UMA PESSOA PEQUENA E RANCOROSA.
    CHEIO DE VAIDADE, UM CARA VENDIDO.
    CORREU 6 ANOS DE FERRARI E GANHOU 9 CORRIDAS. NÃO DA PRA DIZER NEM MEDIOCRE, É ABAIXO DE MEDIOCRE.
    UMA PENA PARA O SENNA QUE PODE TER PERDIDO A GRANDE CHANCE NA F1, VAI CORRER DE DTM FICAR UM ANO LONGE DE MONOPOSTOS PODE SER FATAL.
    TUDO PRA ESSE FRACASSADO, RANCOROSO, VAIDOSO E CHORÃO QUE NAO TEM MAIS NADA O QUE FAZER NA F1
    PARABENS BOSTA BRAMW E PE DE CHINELO VCS POSSIVELMENTE ACABARAM COM UMA PROMISSORA CARREIRA BRAZUCA NA F1
    E VIVA OS 768GPS NA CARREIRA DO CHORÃO

    Esse Rubinho é inho na competencia, no carater e na maneira de “guiar” como ele diz. Ele guia mesmo. O que ele não faz é PILOTAR!!!!!! Fora Chorão!!!!!! Puxa saco do alenão!!!!!!!!!! Tomara que você faça o que faz por onde passa: NADA, MAS NADA MESMO!!!!!!!!!!!!!!

  6. Sergio says:

    Rubinho dizendo:”…as pessoas não sabem o quanto eu acelero.” Não, não sabemos. Sabemos o quanto ele freia!

  7. Sergio says:

    O carro tá feio? Tá. Mas e daí? O anterior ecológico era lindo e horrível de andar! Rubinho? Deixei de torcer desde àquele dia. Dane-se.

  8. Heitor says:

    Continuo pensando que o Rubens Barrichello é um grande piloto sem título, e também penso que que o Ross Brawn tem razão quando diz que sua equipe não vai fazer feio, se o chassis ter pelo menos a competitividade do ano anteiror e com um motor Mercedez, vai andar muito mais. Eu já escrevi aqui que os Japoneses perderam a receita do motor e estavam perdidos, claro que chassis e motor sempre pode ser melhorado mas aquele motor Honda do ano passado tava devendo no mínimo uns 80cvs para os demais motores de ponta, porque o carro era muito ruim de retomada e de velocidade final.

  9. Nilton Luis Rodrigues says:

    Boa Tarde Flávio
    “Rubens promete “faca nos dentes” neste ano”
    Só pode ser piada, e daquelas de muito mal gosto, muito poucas vezes se viu o Rubens com a “faca nos dentes” em todo esses anos na F-1, honestamente eu me lembro com certeza de 1 vez, no GP da França, quando ele andava de Stewart (e que deu um trabalho pro Schumacher, que tentou várias voltas ultrapassá-lo).
    É uma pena o que o Rubens de tornou e o que poderia ter se tornado, ok, disputar GP’s e dividir curvas com Shumacher certamente não é pra qualquer um, mas acredito realmente que ele preferiu a sombra, a eterna desculpa de que “a Ferrari o boicotava” e as casas decimais do seu salário, ao invés de ter como meta ser campeão (quem o viu na F3 Inglesa sabe que capacidade nunca faltou a ele) afinal ser o melhor segundo piloto da Ferrai é bem diferente de ser o segundo melhor piloto da Ferrari.

    Sorte do Rubens – possivelmente merecida – , azar do Senna, mas preferia alguém que vai realmente ter “faca nos dentes” em algum momento deste ano, tenho certeza que ele não é essa pessoa.

    Valeu!

  10. Luiz Augusto says:

    Esse post deu repercussão, não era pra menos !!! Apesar de terem dito, também gostaria de registrar:
    1) Aos palermas que falam que ele deveria dar o lugar a Bruno Senna, deveriam também tirar suas bundas gordas da cadeira e deixarem a vaga para os estagiários. E mais, F1 é um ambiente profissional como qualquer outro, ou seja, fica quem pode mais !!
    2) Coice o cara tem o direito de dar, é tanta babaquice escrita e falada que, na minha opinião, o cara é pacífico até demais !!
    3) Seu blog é um espaço excelente para informação e debate de opiniões, além dos caras que me fazem dar muita risada com seus comentários !!!
    Abraços

  11. Emilio says:

    Desculpem, não foi segundo. Foi terceiro, mas nem isto eles esperavam.

  12. Emilio says:

    Vixe!!!!!
    O pau comeu solto por aqui.
    Realmente é preciso que se respeite o Rubens, ele é bom e pronto. Se não fosse já tinha ido para casa há muito. Como foram David Courthald, Juan P. Montoya, e muitos outros que foram tido compo especiais e nunca foram campeões.
    Não se pode esperar muito neste ano, mas a Honda também não esperava um segundo lugar no ano passado e o Rubens conseguiu.
    O negócio é torcer por ele e ficar muito feliz se a torcida for bem sucedida.
    Lute Rubens, e se possível vença.

  13. Arthur Almeida says:

    “Flávio,
    As vezes tenho a impressão que foi você quem ficour ressentido com a notícia de que Rubens continuaria na formula 1. Cada um pode lê o site do Rubens e tirar as próprias conclusões, mas me parece que você está colocando suas emoções quando lê e, pelo fato de aparentemente ser um crítico aberto do dele, está recebendo a mensagem como se fosse pra você mesmo. Rubens desabafou, e desabafou com direito e num espaço que é dele. Lê quem quer. Justo e merecido desabafo. Para os que falaram de mais, fica o velho ditado: “Quem fala o que quer, ouve o que não quer”.
    Na verdade, como já disse, me parece que você é quem tem ressentimentos quanto ao Rubens. Teria ele negado entrevistas a você?? Vejo a sua coluna “Warm Up” de ontem “Salvos pela Crise” e vejo uma pessoa arrogante escrevendo. Não vejo comentários a essa grande virada em favor do Barrichello. Entretanto vejo sua columa com um ar de desmerecimento.
    Sinto muito, mas desta vez você foi contrariado e não se comportou como uma pessoa que sabe perder.

    Pode até ser que o Rubens não seja o melhor piloto por aí e que muitos outros pudesse fazer melhor (pode ser…) mas, na formula 1 tem que ser muito bom mesmo pra estar lá. Afinal, só existem 20 carros. Já pra ser comentarista de Formula 1 basta montar um site e parafrasear o que os sites da F1 e da Inglaterra colocam no ar.

    Sorte ao Rubens! ” (2)

  14. Paulo Henrique says:

    Acho que vocês exagera nas críticas ao Rubens, mete o pau mesmo, ás vezes ele até merece, mas deixa o cara quieto..
    Troca-lo pelo Senna seria uma grande injustiça, afinal quem é esse Senna? O que ele tem alem do tio famoso??
    Outra coisa, todo mundo desce o pau no Rubens… mas e o Massa? Vice campeão correndo sozinho na mesma Ferrari que Rubens dividiu com o Sr. Schumacher…

  15. Marcio Ferreira says:

    Principal categoria do automobilismo internacional e um clubinho bem restrito, que não passa de 20 e poucos pilotos. Altamente competitivo e estressante, poucos são capazes de “sobreviver” neste ambiente. Quando falamos de equipes de ponta então, nem se fala.
    Rubens foi piloto da Ferrari por 6 anos e pediu pra sair, é possível que tivesse continuado por mais tempo, isso não sabemos. Passou por diversas equipes e vai continuar correndo após 16 anos, será que é só por sorte? ou só por causa da crise? só por isso? será que não tem nenhuma pontinha de competência lá? ahhhh mas ele não foi campeão…. bem…em um país onde o segundo é apenas o primeiro dos últimos, não é de se espantar que tantas pessoas desvalorizem este profissional.

    Rubens, sucesso e boa sorte!

  16. Bruno says:

    Não deixa de ser uma boa notícia para o Rubinho. Pra quem brigou tanto a ponto de transformar essa novela em drama (com direito a matéria no Fantásico e tudo) não deixa de ser um verdadeiro presente pelo reconhecimento de uma grande carreira, afinal como ele mesmo disse nessa entrevista, seu negócio é “guiar”. Não pretendo cair na vala comum de desmerecer esse convite do Ross Brawn. Está lá e pronto, conseguiu o que queria e deve estar bem satisfeito.

    Porém, ao contrário de muitos e do próprio Rubinho, não estou preocupado com a satisfação dele, nem com a conta bancária dele (mencionada por muitos desse blog por para justificar o fracasso em diversas situações na carreira, como se isso fosse motivo de glória para quem assiste o esporte), nem com a simpatia dele. Não comprei ingresso do Setor A para atestar isso para me convencer do contrário de todos os argumentos negativos que o Rubens Barrichello ao longo desses anos.

    Minha crítica é que aquela mesma postura que ele adotou nos últimos anos, ele voltou a fazer quando da confirmação da sua Vaga na equipe do Ross Brawn.

    Quem viu a entrevista do Jornal Nacional de ontem viu uma declaração do tipo: “Muitos não sabem o quanto eu acelero, da minha velocidade, o Ross Brawn sabe”. Em primeiro lugar, a declaração soa com o ar de quem ainda quer provar alguma coisa e acho que sinceramente, ele não vai conseguir desmentir seus criticos, com argumentos negativos que produziu ao longo de seus mais de 200 GP´s em uma temporada em uma equipe criada nas coxas, para não dizer colocada na marra para não expor o Bernie Ecclestone ao ridículo de ver o grid com apenas 18 carros alinhados.

    A segunda, é o tom de desabafo em relação à imprensa brasileira, mas te pergunto: Não foi essa mesma imprensa que ele usou para propagar pérolas como as do “Brasileirinho nesse mundo tudo”, do “Piloto 1-B”, das esperanças repetidas ano após ano de glórias para o Brasil no Automobilismo? Será que no livro que ele pretende escrever detonando a Ferrari ele vai colocar uma nota de rodapé dizendo que um dos comandantes da equipe que, segundo ele, o sacaneou durante anos, o livrou de uma aposentadoria forçada na F-1? É esperar pra ver.

    Nada contra, cada um encontra seus argumentos para defender e torcer para esse ou aquele, mas é engraçado que a cada notícia positiva que seja sobre o Rubinho (ganhar uma corrida de Kart, ser confirmado para pilotar para um remendo de equipe, ganhar uma partida de totó, e por aí vai) é motivo para seus fãs exaltarem o grito :” Tá vendo aí como ele é bom, se a Ferrari não tivesse saceneado ele teria sido 10 vezes campeão mundial”.

    Críticas todos que estão expostos nesse meio estão sujeitos a receber, Emerson Fittipaldi foi masscrado pela Imprensa na época da Copersucar, o próprio Senna foi muito criticado em vários momentos da sua carreira, como o episódio de Suzuka 1990, e no choro dramático para pilotar a Williams em 1993. O Massa foi detonado (não só no Brasil, mas no mundo tudo) por muitos no início da temporada de 2008 e que até hoje muitos desses críticos, descrentes de que ele brigaria no final pelo título mundial, ainda não deram o braço a torcer, e hoje querem que os críticos do Rubinho deem a mão a palmatória.

    É isso!

  17. edu says:

    Adoro F1! Acompanho desde o 1. GP brasil, que nem valia pontos p/ o campeonato. Pequeno colei fotos pb recortadas de corridas da 4 rodas na parede do meu quarto com tenaz… Até convenci meu pai a me levar a interlagos, e assisti com minha irmão caçula (da lage de uma oficina) a esta 1.a prova. Como brasileiro, sempre torço por eles, sempre acreditei no talento do Rubinho, e também li todos os posts, afinal da discussão sai a luz…..
    Diretor, FG, Seixas, Edgard, Pilotos, admiro todos pois como dizem tem sua visão, que as vezes são polemicas, e fazem parte do espetáculo . Que saudades dos comentários de F1 do Edgard.
    OBS.: Sempre olhando na telinha e ouvindo pelo rádio….
    Boa sorte, Rubinho!!!
    Abs a todos.

  18. Vinicius Benedetti Cardoso says:

    Flávio,
    As vezes tenho a impressão que foi você quem ficour ressentido com a notícia de que Rubens continuaria na formula 1. Cada um pode lê o site do Rubens e tirar as próprias conclusões, mas me parece que você está colocando suas emoções quando lê e, pelo fato de aparentemente ser um crítico aberto do dele, está recebendo a mensagem como se fosse pra você mesmo. Rubens desabafou, e desabafou com direito e num espaço que é dele. Lê quem quer. Justo e merecido desabafo. Para os que falaram de mais, fica o velho ditado: “Quem fala o que quer, ouve o que não quer”.
    Na verdade, como já disse, me parece que você é quem tem ressentimentos quanto ao Rubens. Teria ele negado entrevistas a você?? Vejo a sua coluna “Warm Up” de ontem “Salvos pela Crise” e vejo uma pessoa arrogante escrevendo. Não vejo comentários a essa grande virada em favor do Barrichello. Entretanto vejo sua columa com um ar de desmerecimento.
    Sinto muito, mas desta vez você foi contrariado e não se comportou como uma pessoa que sabe perder.

    Pode até ser que o Rubens não seja o melhor piloto por aí e que muitos outros pudesse fazer melhor (pode ser…) mas, na formula 1 tem que ser muito bom mesmo pra estar lá. Afinal, só existem 20 carros. Já pra ser comentarista de Formula 1 basta montar um site e parafrasear o que os sites da F1 e da Inglaterra colocam no ar.

    Sorte ao Rubens!

  19. Pedro Jungbluth says:

    Um grande pecado é Rubens ter demorado anos para contratar assessoria de imprensa profissional.

  20. José L says:

    Torço pelo Barrichello.
    Acho um otimo piloto. Está entre os melhores . Tem toda razão em desabafar, pois alguns da imprensa já o ignoravam. Torço também para o Senna conseguir um lugar na F1 para tentar mostrar seu talento, mas chegar e tentar sentar na Janelinha é demais. Barrichello mostrou que ainda é respeitado pelo mundo , mas no Brasil….. Foi cogitado até pela USF1. Agora, para quem torceu contra, é só engolir….
    Acelera Rubinho…….

  21. Prof. Alexandre Santos says:

    Respeitem Barrichello. Se não foi por obra do destino que os detratores o detonaram há meses e hoje tem que “baixar as canetas e microfones” e o “engolirem” por pelo menos mais uma temporada, pelo menos, deixem que ele termine sua carreira (média para meu conhecimento de F-1), decentemente e dignamente; pois ele tem um currículo respeitável. Correr no nível de Schumacher (amplamente favorecido em Maranello por 5 anos), na maioria das oportunidades e em algumas delas, acima do próprio alemão não é para qualquer piloto. Só penso que ele priorizou ingenuamente contratos e dinheiro. Fez escolhas erradas nos moneots cruciais de sua carreira. Tivesse ido para uma McLaren ou Williams nos momentos cruciais de sua longa carreira, diria sem medo de pestanejar que ele teria hoje a mais em seu currículo 2 ou 3 titulos mundiais. O que convenhamos, não seria nenhum absurdo. Afinal, em sua época de boa fase, só haviam 2 pilotos melhores que ele no grid: Schumacher e Hakkinen. Rubens, desabafe! Tens todo direito de fazê-lo, pois é humano e tem direito aos erros. Quem nunca os cometeu, já sabem o resto, não?

    Flávio Gomes, deixe de perseguir o rapaz. Ele fez muito na F-1, não tanto como todos, inclusive você esperavam e torciam, mas dentro das circunstâncias, o que mais esperar de Rubens, não?
    Bom jornalista que é, sabes que TODOS têm seu mérito, inclusive você…

    Obrigado.

    Prof. Alexandre Santos
    Sorocaba/SP.

  22. Igor Votisch says:

    Claro que Barrichello tem rescentimento, são 15 anos (desde 1994) de avacalhação com esse bom piloto, só pq ele não conseguiu substituir Ayrton Senna e nem vencer Schumacher, duas tarefas tão faceis não é mesmo?

  23. André L G Brandt says:

    Salve Flavio,

    Sou partidário da opinião de que nenhum piloto sem talento fica na F1, inclusive aqueles que pagam pelas vagas.
    Acho que o único (e grande!) erro do Rubinho foi aquela tirada de pé na Áustria(?).
    Quanto ao Bruno Senna, acho que ele é tão piloto quanto o Nelsinho Piquet… Queria mesmo era ver o Lucas di Grassi na F1!!!
    Sinceramente, acho que a imprensa às vezes se acha a dona da verdade… É bom que alguém dê umas patadas na imprensa brasileira, de vez em quando !

    Saudações,
    André Luiz Gubert Brandt
    PS: Sou de Curitiba e com certeza prestigiarei o WTCC. Eu vou!!!!

  24. Sandro Dondori says:

    Desculpa ae Flavio, vopltei.É o seguinte, tive o capricho de ler TODOS os posts, e, como a maioria absoluta apóia o Rubens, tenho de me retificar.Havia dito que o brasileiro só torce pra quem está ganhando.Retiro isso.A verdade é que uma minoria mete o pau nos brasileiros que soam a camisa pra erguer nossa bandeira.Jornalistas desesperados são a maior fatia desse bolo.Matérias que chamem atenção, tudo por isso, tudo mesmo.Sou piloto de KArt veterano, que não teve a sorte ou oportunidade de correr em outras categorias, e, garanto, tenho fé que meu Mini 2005 seja bem mais arisco e desenvolva muito melhor minha pilotagem que um mero DKW, com todo o respeito às corridas de carros antigos.Falo de Rubens como sempre falei.Ótimo piloto, sem sorte e chorão sim, às vezes.Será que alguém já se ateve às reclamações de Prost???ou Mansell???Todos reclamam, todos pilotam ou pilotaram, e, sem dúvida, Barrichelo ainmda é o bradileiro mais talentoso no automobilismo.Perdoem-me os fãs de Massa, mas, até dois anos atrás ELE era o trapalhão.Empresário bom é outra coisa né.Nisso ele é melhor, admito.Torço para que Piquet saia da sombra de Alonso, o melhor sem dúvida da atualidade, e que Senna honre o nome, sem que se espere seja o gênio que o tio foi.Ou será que quando ele não vencer de começo, você também o critique????Sei lá, se for assim, ainda posso voltar aqui, não é???

  25. Z.H.É.H says:

    Srs.; nunca torci p/ o rubinho, mas este ano estou com ele. Que “sapatada” ele deu na cara da imprensa!!!!!!
    Viva Rubinho!!!!!

  26. Luciano Trindade says:

    Cara, gosto do Barrica, acho ele as vezes apático (tem acento?) mas digamos que por ventura (estivessemos no lugar dele (Rubens) como seria? torço por ele e pelo Brasil mas mandaria o Brasil tomar soda…. para não dizer outra coisa…
    Abraxxxxxxção

  27. Bruno says:

    Não vi nada demais nos comentários do Barrichello. ele apenas desabafou sobre os anseios dele nesses meses de incerteza.

    Em vários episódios ele jogou pedras na impressa, foi infantil e quarda, sim, recentimentos bobos e fantasiosos. Porém, no atual comentário, ele foi sincero e sem tantas mágoa como você apregoou, Flávio.

    Um abraço.

  28. Luimenfer says:

    Pessoal, cá entre nós, ninguém acreditava que o cara estaria guiando em 2009. Aí está ele. Se falou em Di Grassi e principalmente em Bruno Senna, naquele negócio de apoio da Petrobras à Honda e tudo mais… O tempo passou e ele, Rubens, continua na F1, na equipe do Ross Brawn, agora com motor Mercedes, além de se livrar dos japoneses azarados da Honda.
    Nada acontece por acaso.
    Lembrem-se disso.

  29. Maurício says:

    Flávio, eu acho que ele está muito certo, se ele deceu a ripa mesmo, tem toda razão, pois ele nunca foi respeitado no nosso país e, diga-se de passagem, aqui a maioria das pessoas falam muita bobagem e não entendem nada de automobilismo. Agora, ressentimentos vão ter todos que queriam vê-lo acabado para o automobilismo. Vai Rubinho!

  30. jean louis says:

    Muita confusão para pouco desabafo.Acho que poderia ser mais contundente.As notas de corridas ,aqui publicadas ,por exemplo,são o tipo de coisa que devem incomodar pela total falta coerencia com os fatos.Puro achometro.
    Infelizmente a grande maioria da imprensa dita especializada,
    publica press release do que comenta automobilismo.Informação
    tecnica sobre carros, motores,etc, só em revista estrangeira…
    da um trabalho danado entender de um esporte que,apesar de emocionante, tão tecnico.
    O massimo de informação tecnica é se o pneu é duro,macio,ou
    quantas voltas vai durar o combustivel…e´de matar.É mais facil
    o chute a fofoca.

    O Brawn escolheu o Rubens no lugar de um monte de garotos
    com dinheiro,a equipe dele é rica não precisa,porque trabalhou com ele 6 anos e não deve ter a mesma opinião que os “especia-
    lista” de F-1 brasileiros.

    Não e genio mas depois do trio campeão e de longe o mais
    talentoso,quem viu o Rubens correndo de kart em dia de chuva
    em Interlagos sabe do que estou falando.È so.

  31. Doutor Marin says:

    Camarada Gomes:

    De novo como após a vitoria no Kart em Floripa “Reclamando do Schummy”.

    O Pe de Chinelo quando não editado pela Globo é assim mesmo!!!

    Bocudo e chorão!!!

  32. leonardos says:

    Acho que pior que a Honda de 2007/2008 esse carro não deve ser.

    Acho que os antigos projetistas da Honda foram para a RENAULT, realmente o carro mais feio de 2009 hehehe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *