MENU

quinta-feira, 26 de março de 2009 - 21:39DKW & cia.

O 13

SÃO PAULO (vá lá!) – Olha só quem está exposto na Feicon, uma feira de construção em SP… É o carro do Volante 13, no estande da Arouca. A família restaurou o carro novamente e, agora, ele vai ganhar um espaço especial na entrada da metalúrgica, na zona leste da cidade.

Fiz uma matéria sobre ele, o carro, e ela, a restauração, na semana retrasada para o “Limite”, da ESPN Brasil. Alguém viu?

Quem mandou a foto foi o blogueiro Giorgio Armani. Há uma miniatura exposta no mesmo estande. É minha… Sou fã incondicional dessa carretera, feita pela Vemag para as provas de rua, com entre-eixos encurtado em 30 cm. Era o capeta.

A restauração, feita com todo cuidado, foi do Eduardo Mano, funcionário da Arouca. Falta colocar o motor, que será feito por um amigo nosso, da turma boa dos vemagueiros. Não será para correr, claro, mas para pelo menos chegar roncando nos encontros dos quais participará.

Mais um mito do automobilismo nacional renascido.

21 comentários

  1. alucar disse:

    olá flavio, vi sua reportagem sobre este magnifico carro no programa no limite, estive na feicon quando pra minha surpresa ao dobrar uma esquina me deparo com este carro por lá, caso queira mais fotos mande um mail que encaminho as fotos. abraço

  2. Luiz Eduardo disse:

    Parabéns, Flávio. Vc foi o maior incentivador deste movimento que anda resgatando autenticas jóias de nossas pistas, como esta aí em cima. Que tal catalogá-las no seu site para que possamos saber quais já foram restauradas e aonde andam?

  3. Alfredo Gehre disse:

    Flávio,

    Certamente o carro de nosso sonho.

    Já pensou pilotar este carrinho em Interlagos…

    Sem comentários…

    AG

  4. fe disse:

    Algum dia vou ter um… Mas é um crime o Sr. colocar lado a lado uma jóia como essa e o seu lada…

  5. claudio bassi disse:

    De agora em diante, só compro fechadura Arouca, que por sinal é uma ótima marca.

  6. Bruno Bastos disse:

    FG
    A sua mini do 13 é feita de qual material?? Qual é o fabricante?Abraços

    RESPOSTA DO FG:

    É artesanal, feita sob encomenda. De metal.

  7. Guerrando Palei Junior disse:

    Para conhecer melhor a historia da “Carretera Mickey Mouse” e do seu Piloto “VOLANTE 13”, é só ir no Blog do Saloma. O topico é: A DEKA DO VOLANTE #13…

    Tenho certeza que voces vão se emocionar ! ! !

  8. Olavo Taube disse:

    Como o camarada disse ai em cima, a matéria foi excelente!!!!! Além de que eu finco rindo sozinho quando vejo a abertura do “Indiana Gomes!”

    Boa boa boa boa

  9. João Kohl disse:

    Parabéns, o resultado ficou impressionante, a Vemag merece. Eduardo Mano, funcionário da Arouca, deve se sentir orgulhoso e honrado de fazer parte da história do automobilismo, e nós, pobres mortais, agradecemos ao artista.

  10. Marcos disse:

    Flavio, não sei se já conhece um blog de carros orfãos? Tem até comentários para você! http://autosorfaos.wordpress.com/2009/03/24/lada-laika/

    []s.

  11. Eric disse:

    É o Crispim que fará a usina 2 tempos???

  12. Eu vi a matéria! Excelente, por sinal. Só conhecia o carrinho de nome e finalmente pude conhecer sua história e a de seu piloto misterioso.

  13. Putz, essa ficou linda demais! É um monumento em homenagem à Vemag, aos pilotos e a tudo que rolou naquela epoca, que não foi pouco. Pelo contrário, foi muito, mas muito importante e bonito para o Automobilismo.

    Parabéns a todos que de alguma forma estão envolvidos nessa iniciativa.

  14. Rogério Magalhães disse:

    Bacana demais que o Mickey Mouse está recuperado… quem sabe um dia ele não aparece em alguma das provas da Superclassic para ficar exposto para a galera ver, curtir e, no caso da gente mais novo, conhecer bem de perto…

  15. V. Maghetti disse:

    Não era esse o DKW de corrida que tinha um apelido curioso, algo como “ratinho”, ou algo assim?

  16. Leandro Trevizani Deseró disse:

    Eu trabalhei na Arouca entre 2002 e 2003 e esse carro já estava lá sob o toldo aguardando o motor….o carro ficava lá meio ”largadão”…eu ficava com dó de ver.Hoje depois de pesquisar um pouco sobre a história do carro, fico com mais dó ainda.Pelo menos resolveram dar uma atenção ao coitadinho.
    Mas bonito mesmo é a Pagoda do Cassio.

  17. Vecchio disse:

    VIVA!!
    Já temos uma quantidade de veículos de competição preservados bastante significativa, graças a iniciativas privadas como esta e a do Museu do Trevisan no RS.Espero que outros MITOS ressurjam preservados.

  18. Don Victor disse:

    Lindo carro… soh não entendi pq está exposto na feicon…. deveria ganhar um stand exclusivo no salão do automóvel… isso sim!!!!

    As linhas arredondadas deste modelo prevalecem até hj… eh encantador!!!

  19. josé carlos disse:

    FG,assisti a matéria no Limite .Muito legal o resgate da memória deste carro.Parabéns para a Arouca.E para vc.

    E o local da oficina Vemag ,seria na esquina da Domingos de Moraes com Afonso Celso?Passo todos os dias em frente deste prédio e nem imaginava que ele fez parte da história da Vemag…

    Aproveitando, no jabaquara existia a oficina de ferraris e Alfas, a Maranelo……Acabou e a última vez que passei em frente do prédio havia se transformado em um estacionamento.Você sabe o que aconteceu ?

  20. ALEX B. disse:

    Flavinho confessa, quanto tu vistes o #13 todo recauchutado e num estande, tu chorastes de tão “emotivado” que ficastes, não?
    Um Homem também chora, menina, morena…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *