PALPITE DO FEIOSO

SÃO PAULO (e o salário, ó…) – No ar na TViG mais um comentariozinho em vídeo deste que vos fala, sobre o assunto da semana — a vitória de Bernie “Zé das Medalhas” Ecclestone, que emplacou o critério de vitórias para apurar o campeão mundial de 2009. A partir de agora, teremos um vídeo todas as quintas-feiras para falar sobre os temas mais importantes do automobilismo. Se gostou, comente. Se não gostou, comente também!

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Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

Ô mininim feio sô!!!!..rsrssrrssr.

Harry
15 anos atrás

FG
Cade a poltrona amarela?
Abs
Harry

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
15 anos atrás

Flávio, só mais uma coisinha. Vc não é feio; só é fraco de aparência. Como eu… rsrsrsrs.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
15 anos atrás

Flávio, ainda bem que isso acabou.
Abs.

Pablo Matta Machado
Pablo Matta Machado
15 anos atrás

Falou tudo, Flávio. Aliás…diria que faltou apenas usar o exemplo do Otávio Mesquita.. rs.

Vc acha que ainda é possível haver uma reviravolta até o Gp da Austrália, na semana que vem? Não é possível que os caras não vão perceber a cagada que estão fazendo..

Outra coisa… agora que a ESPN trasmite a Copa do Brasil, é inevitável perguntar: Quando vcs vão transmitir a F-1? Rs… Imagine… João Carlos, Flávio Gomes e Mário César no domingo de manhã!

marc
marc
15 anos atrás

Qual vai ser a motivação de um piloto que estiver do quarto lugar para trás, a um minuto do primeiro colocado?
E pior, aquele piloto que teve um problema na largada, foi para a última posição, e fez uma corrida incrível de recuperação terminando em terceiro. Do que vai ter adiantado?
Estava-se abrindo uma das melhores temporadas da “nova” F1… agora é bem capaz que ela se torne uma grande monotonia.

André Mello
André Mello
15 anos atrás

Após pressão da Fota, entidade adia regra para 2010

Após protesto das equipes de F-1, a FIA deve adiar a introdução da polêmica regra de definição do campeão, que estrearia nesta temporada.

Nesta sexta-feira, a Fota (Associação de Equipes da F-1) divulgou um comunicado em que questiona a validade da mudança imediata no critério.

No caso, o campeão da temporada seria determinado de acordo com o número de vitórias durante o ano, e não utilizando a tabela de pontos, procedimento usado tradicionalmente na categoria.

“A emenda no regulamento desportivo proposta pelo Conselho Mundial não foi feita de acordo com o procedimento requerido pelo Apêndice 5 do regulamento e, de acordo com o artigo 199 do Código Desportivo Internacional da FIA, é muito tarde para a entidade impor uma mudança para a temporada de 2009 que não tenha obtido um acordo unânime de todos os competidores inscritos na temporada deste ano da F-1”, afirmou a associação.

No entanto, a entidade emitiu um comunicado na sequência, afirmando que, se as escuderias não concordarem com a nova regra, o critério seria adiado para o ano seguinte.

“Se, por alguma razão, as equipes de F-1 não concordarem com o novo sistema, sua implementação será adiada para 2010”, disse o press-release da federação.

Edu H@rmel
Edu H@rmel
15 anos atrás

Do UOL agora há pouco:

FIA volta atrás e adia novo sistema de classificação na F-1
Das agências internacionais
Em Londres (ING)
A FIA anunciou nesta sexta-feira vai adiar a implantação do novo regulamento da Fórmula 1, em particular o novo sistema que prioriza o número de vitórias para definir o campeão, em vez da soma de pontos. “Se, por qualquer razão, as equipes de Fórmula 1 não concordarem com o novo sistema, a sua implementação será transferida para 2010”, informa o comunicado emitido pela federação.

Na última terça-feira, o Conselho Mundial da FIA se reuniu e decidiu por uma série de mudanças no regulamento. A mais radical delas, que alterou a forma de definição do campeão, foi alvo de duras críticas da maioria dos pilotos e dirigentes da categoria.

De acordo com a nova regra, o líder do campeonato seria decidido pelo número de vitórias. A soma de pontos continua, mas apenas para definir as posições a partir da segunda colocação. O sistema visa estimular a competição, mas ignora a regularidade dos times.

A associação das equipes reagiu imediatamente, criticando a medida e sustentando que a decisão foi unilateral. Além disso, questionou a legalidade da mudança, já que foi anunciada a poucos dias do início da competição, que começa no dia 29 de março, na Austrália.

Pressionada, a FIA indicou que vai voltar atrás, já que a maioria dos envolvidos criticou a medida. Antes, em resposta às críticas, a entidade declarou que a ideia de valorizar as vitórias teria tido o apoio das equipes. Mas, na verdade, a proposta apresentada pelos dirigentes dos times era de apenas aumentar a pontuação do vencedor.

/Carlos
/Carlos
15 anos atrás

Flávio, com essa manifestação da FOTA citando o artigo 199 do Código Esportivo Internacional, acho que o Tio Bernie vai ter uma boa oportunidade de desfazer a cagança.

CHICO RJ
CHICO RJ
15 anos atrás

Hora perfeita para o Schumacher voltar a correr, por que em materia de vitorias e de ser favorecido, ele foi o melhor de todos os tempos!

Boinalinha
Boinalinha
15 anos atrás

Concordo. Por exemplo, entre os pilotos Ferrari, se um ganhar a primeira corrida e na seguinte os dois estiverem nas primeiras posições, já vai rolar jogo de equipe, claro. Afinal, neste caso, a equipe já teria um piloto com 02 vitórias, folgando na liderança do campeonato.

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

Ahhh! Quer dizer que a FIA ainda pode mudar a decisão?
Pensei que fosse definifiva

antonio
antonio
15 anos atrás

Flavio , tenho ouvido e lido que todo mundo tá contra este sistema de pontuação .
Pergunto-lhe : a chance desta procaria mudar antes da 1ª prova é nenhuma, pequena, razoável ou grande ?

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Jeitoso, seu escritório!

Thom Yorke da Silva
Thom Yorke da Silva
15 anos atrás

Essa regra de classificação é excelente!

Discordo de tudo que você disse! Fala a verdade, até você tem um fio de esperança de que a regra dê certo, não é?

Imagine a cena; tal piloto tem poucas oportunidades de ser campeão em pontos. Mesmo que ele vença todas as quatro corridas restantes, ele deve torcer para o primeiro na classificação não pontuar em nenhuma corrida. Mas daí ele se lembra que vence o campeonato quem ganha mais GPs. Ele tem 3 vitórias a menos. Ele vence as quatro e de virada se sagra campeão.

Nesta hipotética situação, o campeonato seria emocionante até o final. Certo, reconheço que se ele não vencer o próximo GP, o campeonato terminaria, mas pelo menos, enquanto ele – o campeonato – existia, foi emocionante a cada corrida.

Até o ano passado não era assim. O campeonato era uma embromação total até os últimos GPs. Só teve emoção mesmo no último, em Interlagos.

É melhor um campeonato que termine bem antes – estilo os disputados por Schumacher – mas que foi bom enquanto durou do que um em que só passa a valer mesmo nas duas ou três provas finais.

Além disto tudo que eu disse – e acredite, eu tenho razão – há também outra coisa que é o inverso do que você disse. Neste novo regulamento, o “segundo piloto” passa a ter oportunidades reais de competir com o primeiro. Nem vou gastar caracteres aqui explicando o porquê. Deixo para que você quebra um pouco a cabeça e entenda.

Um grande abraço e viva a Lusa!

Nadson
Nadson
15 anos atrás

Sugiro que os pilotos não entrem na pista em Melbourne na próxima sexta-feira, até que a FIA volte atrás na decisão idiota para satisfazer o ego de uma pessoa que, talvez, já esteja sofrendo de esclerose. Afinal quem é mais importante? Pilotos e Equipes ou os reacionários mimados?

Bruno Abila
Bruno Abila
15 anos atrás

Gostei Flávio, manda bala!!!

Leonardo
Leonardo
15 anos atrás

Gostei dos comentários e concordo com eles.
Continue com os videos semanais!

Marcelo Oliveira
Marcelo Oliveira
15 anos atrás

Flávio, com essas regras na pontuação, vc já pensou quantas vezes teremos pilotos, sem chance de vitória na corrida, “parando por problemas mecânicos” para poupar motor para as próximas corridas?

Rodrigo Bezerra Meirelles
15 anos atrás

Até parece Gomes, até parece. A Ferrari não vai ter problema, pois é só o Kimi parar com a cachaça que ele naturalmente vai ser mais rápido que o Massa, e então, ao contrário de 2008, o SD vai priorizar o finlandês logo na terceira corrida.

Agora nada a ver, há 20 dias atrás nem sonharia em ver o nome do Barricas em uma enquete no GP como candidato à vitória na Austrália.

Bruno de Melo/ Belo Horizonte-MG
Bruno de Melo/ Belo Horizonte-MG
15 anos atrás

Pôxa, Favio!
Não consigo mais pensar nisso, tá virando pesadelo já. Tem horas que nem acredito que isso é verdade.

Isso tem que mudar! Não é possível…

Antonio Ricardo
15 anos atrás

Flavio, mas com o regulamento antigo , também tivemos a dupla Schumacher e Barrichello. A hipótese da equipe escolher um primeiro piloto e apostar as fichas só nele pode acontecer em qualquer sistema de pontuação, vide Hamilton e Kovalainen.

Lembre-se que a dupla Alonso/Hamilton não deu certo e contribuiu para o titulo do Raikkonen.

Essa é uma hipótese que sempre existiu na Formula, tudo depende dos contratos dos pilotos, dos temperamentos e da convicência dentro da equipe.

abcs

Cícero
Cícero
15 anos atrás

Gostei desses vídeos. Um por semana é pouco. Queremos mais. Mais!!!

Danillo
Danillo
15 anos atrás

Pinta a parede de vermelho…

Paulo Renato
Paulo Renato
15 anos atrás

Gostei das miniaturas, em escala 1/48.

Tenho algumas também.

Acho espetaculares… um pouco caras, é verdade, por que são importadas. Mas, mesmo assim, valem cada centavo.

A mais bonita de todas as que tenho, na minha opinião, é a Pacific de Bertrand Gachot, de 1994! Aquele carro era lindo!

Abraços.

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
15 anos atrás

O Grande Premio está cada vez melhor. Se continuar assim a globo.com vai tentar tirar o site do IG.

Eric
Eric
15 anos atrás

Nada a acrescentar das palavras do Sr Feioso.

Adorei a foto do Arouca ali,”el Volante 13″.

Rodrigo Bezerra Meirelles
15 anos atrás

Arruma o aerofólio traseiro da Lotus.

Juliano - Patos de Minas
Juliano - Patos de Minas
15 anos atrás

Os vídeos estão ficando bacanas.
Boa idéia, que continue, pois…

Alberto
Alberto
15 anos atrás

existem duas formas de se aprender as coisas na vida: uma é seguindo conselhos dos mais experientes e o outro [e sofrendo e fazendo M… A FIA impôs esse regulamento absurdo. Bom, a categoria vive de audiência, publicidade. Tomara que com esse regulamento, por volta da 14ª prova, alguém já tenha o número de vitórias “necessárias” pra ser campeão e ninguém mais assista ao restante das provas faltantes. Aí a FIA vai confirmar o tiro no pé.

MArcelo
MArcelo
15 anos atrás

1 Também acho que o Massa foi melhor que Hamilton em 2008; o conjunto do “piloto+equipe” da McLaren, por sua vez, é que garantiu o título do inglês… a ironia é que o ferrarista não levou o título, mas sua equipe sim.

2 Quanto às duplas de pilotos para esse ano, acho que já faz mais de década que é melhor (para a equipe) ter uma dupla com definição clara de primeiro piloto, não?

3 E já que a onda são as regras mirabolantes, e solucionando o problema apontado no vídeo, que tal a partir de agora só contar para o campeonato de contrutores a pontuação do piloto da equipe que tiver MENOS pontos???

Marcio
Marcio
15 anos atrás

Estava refletndo sobre esta questao. Ao mesmo tempo, se vc tiver dois bons pilotos, vc pode “roubar” vitorias dos outros e deixar seus dois pilotos com chances de ganhar o campeonato. Para a equipe é melhor pois ela tera a oportunidade de terminar em primeiro e segundo. Além do mais, a equipe se da melhor quando ganha o campeonato de construtores, e nao quando ganha o campeonato de pilotos. Por isso fico com a dupla mais forte!

HM
HM
15 anos atrás

nem tinha pensado nisso, realmente uma grande dificuldade a mais para ferrari… acho que se um dois dois mostrar clara superioridade em 2 corridas ja era, e para o massa que foi mal nessas duas primeiras corridas ano passado…

Conrado Freire
Conrado Freire
15 anos atrás

Esqueci de dizer que definitivamente não gostei da regra do teto orçamentário.

Ou faz o corte pra todo mundo, ou não faz!

Essa decisão sim foi MUITO MAL TOMADA.
Até meio patético…

Conrado Freire
Conrado Freire
15 anos atrás

Flávio Gomes, saudações!

Gostaria de expor que não entendo o grande problema.

Acho que o sistema de vitórias imposta pela nova regra, afeta somente aqueles que tem chances de vitória e, consequentemente, em ser campeão do Mundial de Pilotos. Aos demais, a briga continua exatamente igual. Pois o objetivo passa a ser o Mundial de Construtores, que manteve o mesmo formato. Não entendo a reclamação com o uso desse argumento que diz que “uma vez já definido o vencedor, tudo perde a graça”. Não acho que seja por aí…

A STR chegar em 4º continua sendo uma façanha a título de exemplo!

O outro diz respeito ao jogo de equipe. Pq as pessoas estão tão céticas a respeito dos resultados? Digo… imagine a situação do Massa ganhar as 4 primeiras corridas (pouco provável, mas possível). Supondo que a Ferrari priorize o Massa, o que pode nos levar a crer que o Kimi, simplesmente não vai fazer mais nada? Agora, mais do que nunca, ele vai querer VENCER as corridas, pq ele não vai desistir do Campeonato de Pilotos pq a Ferrari passou a priorizar (e esquecer totalmente) o finlandês! Ora tem mais 15 corridas pela frente! Como vc mesmo disse, cada corrida é uma corrida (chove, seca, carro quebra, punição, etc). 4 corridas é muito pouco e as chances de alguem ganhar as primeiras 4, são poucas. Ao mesmo tempo, a própria Ferrari quer ver seus pilotos galgando as primeiras posições, pois ela tem interesse no Mundial de Construtores, certo?!

Além disso, um piloto que chega em 2º umas 4, 5 vezes na temporada, provavelmente tem um carro capaz de vencer corridas.

No caso de um piloto vencer “4” corridas e terminar campeão com 40 pontos (10 pra cada vitória), contra um segundo colocado com 80, seria MUITA ironia do destino, pois há POUQUISSIMAS chances de vermos um carro de F1, hoje em dia, vencedor e nada confiável.

O Rafael Lopes argumentou usando a hipótese de um piloto ganhar as primeiras 8 corridas! Cara, isso é quase impossível!

Ainda mais levando em consideração que provavelmente o campeonato vai ser MUITO disputado. A Ferrari, BMW, Toyota, Brawn, mostraram um pace similar toda a pré-temporada. Só aí, são 8 candidatos pra vitória sem contar o Alonso, Vettel e Hamilton.

O que queria frisar é que esse sistema, no fim das contas, só tende a valorizar a briga pela vitória e apimentou a disputa pelo Mundial de Pilotos. O comportamento dos pilotos de ponta (com chances de vitória) vai mudar – pois não haverá conforto na terceira e segunda posição – e as equipes de ponta, terão que saber administrar a guerra de nervos. Além disso, a regra, deu uma nova cara ao Mundial de Construtores, que continua funcionando da mesma forma de antes. Ou seja, no caso do Massa chegar na frente, será fundamental o Kimi chegar em segundo pra equipe que ele representa e, tambem, no caso de desempate.

A única coisa que me incomoda é que, de alguma forma, olhar para o passado ficou estranho, com essa mudança. Ainda bem que cada fato e situação em sua época: tudo já está escrito.

Abraços.

Bruno Braz
Bruno Braz
15 anos atrás

Flávio, eu tenho uma dúvida. Se você puder (e souber) me responder, eu agradeço muito.

Até o ano passado, provas interrompidas antes da metade, davam metade dos pontos aos pilotos, certo?

E esse ano? O vencedor nessa cirscunstância fica com ”meia vitória”? Como que vai funcionar isso?

Abraço.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

É eu acho que a FIA passou do ponto, é aquele negocio de que se colocar maquiagem de mais, estraga. Pra quem não acompanha as notícias da F1 no dia-a-dia como agente aqui ta tudo uma puta zona. Primeiro o Rubinho andando na frente, os carros novos, a regra nova do “carro de segurança” como diz a globo.
Eu nem tinha pensado nessa história do primeiro piloto ainda. Esse campeonato vai dar pano pra manga…

Rogerio BH
Rogerio BH
15 anos atrás

Fala Gollum,
concordo com você desta vez, e estou torcendo por uma reviravolta nos próximos dias.
Caso contrário, muitas pessoas ao redor do mundo perderão interesse de forma precoce pelo campeonato.

saudações celestes.

Viscondi
15 anos atrás

Caro Gomes,

Há algum tempo eu comentei num post sobre o regulamento do campeonato de antigos no corre o #69 e o comparei com o singelo torneio de futebol que eu e minha turma criamos aqui em Brasilia. Nesse campeonato havia pouquissimas regras, no entanto, alguns “estrangeiros” resolveram “sofisticar” o regulamento tornando a coisa confusa e sem sentido para peladeiros como nós. O que fizemos: deixamos os forasteiros com o seu campeonato e refizemos o nosso, com os mesmos elementos e regras originais que tanto prazer nos proporcionaram.

Por analogia, a F1 atual está padecendo do mesmo mal. No afã de tentar “salvar” a competitividade do campeonato, os “estrangeiros”, ou seja, aqueles que comandam a política no esporte mas nunca correram, ficam bolando coisas miraculosas, sem sentido e contrariando o bom senso.

Acredito que os grandes impérios acabam por ruir pela sua própria grandeza. Muito dinheiro envolvido, muitos interesses de poderosas corporações, vaidades e pouca inteligência, acabam por arruinar o império criado. Na F1 vejo nitidamente isso acontecendo. Muitos interesses e pouca inteligência.

Com certeza prefiro assistir corridas “amadoras” onde o que vale no final das contas é a capacidade de acerto de um carro limitado tecnologicamente, aliado a habilidade do piloto em conduzir o carro.

Um abraço.

Nuno Kopio
Nuno Kopio
15 anos atrás

Excelente crónica mais uma vez, se aqui em Portugal respeitassem os fans da F1 os comentadores seriam Você e o o Speeder.

Agora acerca do assunto da semana, a regra vai debelitar a f1 ainda mais, se antes existiam queixas de ordens de equipa agora isso vai acontecer ainda mais, encapotado mas vai acontecer, o maior caso será mesmo o da Mclaren, e a Ferrari pode perder mais um titulo com a luta Massa-Kimi, pois é a unica equipa com 2 pilotos bons e em condição de lutarem por vitórias.

Como disse o Capelli no seu Blog:

“Na Fórmula 1 de Max Mosley, o pole position não é o mais rápido e quem tem mais pontos não é o campeão mundial.

Saudades do Balestre, viu…”

Pedro Paiva
Pedro Paiva
15 anos atrás

Faz um 5S nesse escritório, baita zona!!!

Célio Cunha
Célio Cunha
15 anos atrás

Flávio, alguem já falou que você é a cara do Rob Schneider, claro que, com um pouquinho mais de cabelo.

Nico Contreras
Nico Contreras
15 anos atrás

Se o campeonato depender das duplas o Hamilton será o campeão.
Caramba o DKW 13 esta debaixo dos escombros do furacão…

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Gomes, me veio um estalo ontem até postei comentário semelhante no post com a foto da Brabham de 83. Creio (e quero crer) que isso não passa de jogada de marketing da FIA para chamar atenção para o campeonato. A pré-temporada foi muito fraca, salvo o assombro da Brawn.

Antes de Melbourne tudo volta a seu lugar, essa é minha aposta.

Abraços!

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
15 anos atrás

Está ótimo, deixo apenas uma pequena sugestão: no próximo vídeo se for realizado nesse mesmo ambiente colocaria um pouco mais de luz na frente.

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

Ávido por notícias de carros e corridas, já sou fã de carteirinha do novo programa das quintas-feira. É o FG implacando mais um naquela de faz tudo e tudo o que faz serve para tudo, o multimídia. Sacou? Sacou… né?

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Flavinho, o Nick B. vai te consolar, tenho certeza! Aguarde Frankengomes!!

Edegar Belz
Edegar Belz
15 anos atrás

Ah… tirou o relógio, né! :)

Higor Gonçalves
Higor Gonçalves
15 anos atrás

corrigindo
felipe massa foi o melhor do campeonato
perdeu o título para a ferrari, não se esqueça de quebra na última volta, mangueira no tanque de combustível… e por aí vai…

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Essa regra do número de vitórias prevalecer sobre os pontos é uma dos coisas mais estapafúrdias que já vi. Acho o sistema antigo o ideal: 10 – 6 – 4 – 3 – 2- 1.