PERGUNTINHA BOBA

SÃO PAULO (teremos resposta?) – Esses carros da Estoque são homologados pela CBA? Passam por vistoria técnica a partir do projeto, são submetidos a crash-tests? Ou vão para a pista de qualquer jeito? A CBA tem pessoal técnico preparado para analisar um protótipo de corrida e dizer se ele é seguro ou não? “Ah, e os carros da Classic Cup?”, alguém haverá de perguntar. Bem, eles são vistoriados pela FASP. E como são carros de rua, homologados pelas autoridades competentes como tal, a FASP só se preocupa com os equipamentos obrigatórios de segurança. No caso de protótipos artesanais, não sei como funciona.

É só uma perguntinha.

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Fernanda
Fernanda
15 anos atrás

Olá Flávio!

Uma vergonha os carros da Estoque! E olha que os capôs voadores não são o problema mais sério. É de conhecimento de todos que j´andaram um alguma equipe (eu sempre visito o pessoal da amir Nasr) de que esses chassis torcem! TORCEM literalmente. E isso em automobilismo é problema estrutural grave. Quer dizer, são soldas mal feitas, chassis mal calculados ( ou não calculados mesmo) e problemas de toda ordem. Vai ter que morrer mais alguém paa que eles melhorem a estrutura desses carros??? (Um trabalho simples de simulação computacional de estrutura e uma rotina de cálculos simples de mecânica dos fluidos resolveria esses problema. Coisa que qualquer graduando de engenharia mecânica a partir da metade do curso estaria habilitado a fazer)

Quando a estoque começará aprocurar engenheiros de verdade para resolver seus problemas de engenharia??? Vou denunciá-los ao CONFEA!!!

Marcelo Rezende
15 anos atrás

Flávio,

Os carros da Stock são homologados sim….pela Globo.. os pilotos que se danem.

Absurdo aquele festival de capô voando, e pior, ainda influenciou no resultado final da corrida.

Esse campeonato não podia ter começado no domingo, com pelo menos mais um mês teriam evitado um monte de problemas.

Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
15 anos atrás

Valeu Francesco !!!

Legal ” polemizar ” com caras que entendem do negócio. Pra mim o melhor comentarista é o Rodrigo Mattar !!!

Abração

FRANCESCO
FRANCESCO
15 anos atrás

Adriano….Até entendo o seu ponto de vista, dizendo que o Lito só fala dos brasileiros ……….É pq ele fala “para” os brasileiros………Eu tenho o hábito de saber como andam os brasileiros de um modo geral, e depois tentar traçar um comparativo com os concorrentes de ouyras nacionalidades…….Mas ele sempre faz comentários de outros pilotos em destaque, e sempre destaando por onde tal piloto passou, andou e seu desempenho, engenheiros que fazem parte de uma determinada equipe, etc…….
Acho ele muito técnico assim como Carsughi. Já o Edgar de Melo filho é um “poeta”. Ele usa a linguagem que se usa nos bastidores de uma corrida, aquele papo de box, de oficina, mas também conhece muito de automobilismo. Quanto ao reginaldo Leme, ele é o apresentador do programa, com isso tem que conduzir o negócio. ele tem que fazer as perguntas e direcionar o assunto, por isso que que apaga um pouco o brilho do que ele realmente sabe, mas é um cara que entende do assunto, tanto é que é dele o anuário do automobilismo.
Grande abraço Adriano

Edu Di Lascio
15 anos atrás

Eu acho o Lito Cavalcante fraquíssimo, assim como o Carsughi e o Edgar de Mello Filho. O Reginaldo corre o risco de virar um colunista social, mas ainda respeito e admiro o cara.

Abs

Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
15 anos atrás

Caro Francesco

O Lito nos seus comentários só enche a bola de piloto brasileiro. Acho que você nunca viu uma corrida da GP2 no Sportv. Aqueles pilotos brasileiros horríveis ( exceção ao Lucas di Grassi ) só fazem besteira e ele fica tentando justificar. Acho que ele é um grande profissional, se não o fosse não estaria onde está. Só entendo que ele tem este defeito ( se é orientado eu não sei ) de tentar mostrar que o erro de piloto brasileiro foi motivado pela pista, pelo piloto que estava na frente, etc.

Abraços.

FRANCESCO
FRANCESCO
15 anos atrás

Parece uma torneira de esgoto aberta……….Tem muita gente que nem sabe pra que lado virams as curvas e continuam enchendo esse blog de bobagens……….Alguém lenbra do acidente do Gualter Salles em Buenos Aires???????
Aposto que vcs disseram que a stock era o carro mais seguro do mundo…………E no acidente do Sperafico em Interlagos, devem ter mudado de opinião rapidinho, né?
Vamos buscar informação antes de digitar…………….

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
15 anos atrás

Anh, tudo bem que o carro é feito por profissionais competentes reconhecidos internacionalmente por suas qualidades engenhosas, mas, sei lá, na minha impressão, não sei é o que acontece mesmo, o projeto parece ter sido feito as pressas, ai os americanos deixaram de pagar suas hipotecas, e todo mundo ficou sem grana, e provavelmente atrasou mais o projeto ja atrasado, e eles tinham prazos, e ai, quando ficaram finalmente prontos, os carros pegam fogo e os capôs voam e tudo termina nessa bauburdea.
Pelo menos os prazos de entrega foram cumpridos. Fizeram o negocio correndo de qualquer jeito, mas cumpriram. Podem ver que até copiaram a frente do New Beetle, porque se atrasaram fazendo o desenho do novo escapamento, por isso que os capôs voaram em Interlagos…

Renato
Renato
15 anos atrás

Para o Flavio Gomes.Otima pergunta.So gostaria de acrescentar o seguinte.Voce acha mesmo que a Stock ainda permanece como algo esportivo?Para mim essa categoria hoje serve para alguns abastados empresarios divulgarem suas marcas,abater o imposto de renda e para a Globo faturar mais e mais.Procure em algum canal da emissora algo sobre as barbaridades que ocorreram com aquelas tranqueiras la em interlagos.Falta profissionalismo real no que insistem em chamar automobilismo brasileiro.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
15 anos atrás

Sobre a homologação; com a palavra, o CTDN, Conselho Técnico Desportivo Nacional da CBA.

FRANCESCO
FRANCESCO
15 anos atrás

Só completando……..Bom mesmo é Galvão Bueno, né Sr. Adriano Oliveira???? Antes de falar mal de algum profissional, vá buscar informação de quem está se referindo, ok? Lito Cavalcante é um dos poucos que sabe e conhece o mundo das pistas. É muito ponderado nos comentários, não fala besteira, é muito bem informado, tem olhos clínicos para tecer comentários de carros e pilotos, assim como Lua, Reginaldo, Flavio Gomes, Edgar, Carsughi, etc…….

FRANCESCO
FRANCESCO
15 anos atrás

Como tem gente que fala abobrinha, heim?????
O fato de ter voado mais capô do que pomba na praça da Sé se deve ao fato de que a “jaca” não foi testada o suficiente para saber o seu comportamento no vácuo do carro da frente, nem mesmo o limite suportado quanto a “toques camaradas”. Falta desenvolver o carro. Apenas isso. Esqueceram que tinha piloto usando chassi/ gaiola fabricado em 2.000 até o ano passado???? e andou na frente de muita gente, porém era um projeto com seu desenvolvimento consolidado. Agora vamos falar a real. Quantos aqui, que falam muita asneira, já sentaram num carro de corrida e aceleraram de verdade??Quem aqui já foi ameaçado de ter a “super Licença” da FASP cassada por apoiar e andar em campeonatos ” piratas”???? Quantos aqui fizeram curso de pilotagem e se assustaram com o valor cobredo para ter a “Super Licença” da Fasp nas mãos?????.Quantos aqui já perderam corridas pq quem ganhou estava fora do regulamento e foi prejudicado pelos babacas da FASP que nada fizeram??????Quantos aqui sabem quanto custa pedir um motor ladrão?????Pelo menos na Stock eles tem com quem reclamar. Existem leis e regulamento. Fazer automobilismo não é ficar na frente do computador metendo o pau em quem está trabalhando……..Até o Sr. Flávio Gomes tem a sua parcela de culpa, pois em momento algum limita ou modera os comentários, induzindo o povo a jogar mais gasolina na fogueira, criando uma legião de “seguidores sem opinião prórpia” . Na minha opinião, esse blog está sendo visitado mais por PPPs do que podemos imaginar ( PPP = Peito de Peru pelado). A Stock é a única categoria que remunera e faz seu piloto viver apenas de automobilismo. É umas das poucas que tem patrocínio e divulgação na Tv, não importa qual.É uma categoria que optou por padronizar os carros para melhorar a competição e nivelar todos os pilotos, ao contrário até da Superclassic que tem mais carro “ladrão” que o Carandiru nos velhos tempos. Vamos melhorar o nível dos comentários desse blog…….

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
15 anos atrás

Bem lembrado, se um capô voasse na reta de chegada e caisse em alguém na arquibancada seria encrenca. Aque em Brasília houve um caso de um carro de ARGHrancada que, numa competição no Autódromo (!) explodiu o motor e uma peça acertou alguém na arquibancada. Parece que a pessoa morreu.

Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
15 anos atrás

O pior de tudo é ver um dos maiores jornalistas especializados em automobilismo encher a bola desta categoria.
No seu progama no Sportv de quinta passada o sr Reginaldo Leme só foi elogios. Tava lá o dono da bagaça ( Carlos Cohn, acho que é assim que se escreve.. ), Lito Cavalcanti ( ô cara ruim… ), Edgar Mello Filho ( gosto dele ). Todo mundo enchendo a bola e nem mencionando o incêndio no carro do Cacá !!! todo mundo vendido, ninguém teve coragem de questionar sobre os problemas do carro pro dono do negócio !!! Lamentável..

Luiz Fernando
Luiz Fernando
15 anos atrás

Quanto à narração da RG, não tem Cristo que faça o Luís Roberto acertar o nome do Lico Kaesemodel. Ele sempre diz algo como “Kalselmodel”. E na do SporTV/Globo Esporte, a equipe patrocinada pela Red Bull virou RBR, como era de se esperar… ainda no SporTV, mas já na Fórmula-1, foi patético ouvir o narrador dizer que a Brawn GP havia conseguido o patrocínio de uma “empresa” (como se ao declinar o nome da referida, toda a audiência saísse em desabalada carreira para comprar passagens aéreas ou CDs da Virgin!).

Italo
Italo
15 anos atrás

A propósito dos crash-tests dos carros da Stock, algum carro nacional atual de rua passaria num crash-test do ADAC ? :-)

Ed
Ed
15 anos atrás

Cara, ano pasado a Estoque foi show. Muita grana, divulgação, grid cheio… Nizan Guanaes e sua turma promovendo o “show do mihão”… e esse ano? Que lambança toda é essa???

Andre Souza
Andre Souza
15 anos atrás

Grande Flávio, pelo jeito quem homologa é tal do Dr. Stock da Globo…

Hugo Leonardo
Hugo Leonardo
15 anos atrás

Tá difícil de engolir a cobertura da Stock-Multibolha-Gordini-Leite-Glória pela rede Glóbulo de televisão…

bruno
bruno
15 anos atrás

Flávio, na CBA existe o “EGO”, como pode um piloto ignorar a CBA e não entrar para BOX, isso mexe com o EGO deles.
Você acha que eles vão se preocupar em fazer crash teste?? E se preocupar com a segurança do carro?
Se não me engano tem um adesivo da CBA obrigatorio que vai em todos os carros. E se o adesivo está ali é porque este carro deve ter cido aprovado. Aprovação vem assim eles olham se caiu o Ted na conta e fala tá liberado pode correr.
Agora eu acho um absurdo isso não passar pela Fia, depois que morrer alguem ai eles fazem alguma coisa, Como foi com o Rafael, já esqueceram disso.
Um tanque que vai abraçado ao piloto, uma carenagem que não existe tecnologia alguma para fogo, pelo contrário deve propagar mais ainda o fogo do que a gasolina, e a substancia toxicas que deve conter na carenagem, aff.
Fora isso um carro de corrida que não tem um para-choque, meu deus, isso é um carro de corrida!! Será que não é possivel olhar um DTM ( Do andreas Mattheis) e copiar ele, sem inventar, copia se não sabe fazer… Se a FIA imaginar um carro assim, deve descredenciar a CBA na hora, e ainda sim se acontecer alguma coisa punir criminalmente os envolvidos. Deus que me livre mas vamos rezar para o carro não bater.
E esse presidente da CBA que entrou será que ele vai arriscar sua presidencia ? Alguém já viu o carro? Repararam que não existe disperção das peças? Caso tiver uma batida de frente o motor entra na Hora no cokpiti e esmaga o piloto.
Os caras brincam com a Sorte….

Dú
15 anos atrás

Quem viu esse, http://www.youtube.com/watch?v=lQ0gAEzk7hw ,
é só comparar.
Hélio, cada um na sua falou? A parte de vender pomadas não genéricas de Picrato de Butesin para queimaduras já tem dono.
Essa das travas do capô será que vai ser como o pneu do Glock? Ninguém tem foto?

Mário Sérgio
Mário Sérgio
15 anos atrás

Flávio, estive Lá na corrida e realmente foram muitos capôs que voaram, mas também voaram outras peças da carenagem de outros tantos carros que, só foram retiradas porque alguem pulava na pista e retirava o objeto.
Pelo que eu percebi o carro não recebeu os devidos testes, vistorias e crash-test, assim, como não recebeu nada que certifique a sua segurança. Flávio, não gostaria de ser leviano e acusar sem ter provas, mas essa corrida foi realizada com mais se pode imaginar de irresponsabilidade e descaso desportivo. A CBA empurrou tudo isso com a barriga e por sorte (amém) que ninguém se feriu, Tudo a mando da emissora oficial … dinheiro.

André
André
15 anos atrás

Os carros fabricados no Brasil não são submetidos a nenhum tipo de teste. Somente devem conter por lei os itens de segurança como cintos de segurança, extintor de incêndio, para-brisa laminado. coluna de direção retrátil em caso de colisão, etc. Porque você acha que um protótipo seria testado com mais rigor?

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Putz, com toda esta palhaçada o Col ainda quer internacionalizar a categoria!! Ahh, para com estas pingas, Col !!! E trata de arrumar a casa que a coisa tá feia, fora a crise dos patrocinios…

Chico Bravo
Chico Bravo
15 anos atrás

Caberia uma interferencia do Ministério Público, porque estes capôs voadores podem atingir e ferir alguém que não use capacete. Dentre os blogueiros sempre tem um advogado, ou um promotor ou alguém que conheça um, sei lá é só uma ideia.
Abraço

Chico.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Tudo bem que pisaram no tomate com a fixação dos capôs, gerando situação insegura na corrida. Tenho certeza que não será difícil a solução, mas a questão principal não é essa. Não é por um capô com fixação deficiente que se pode afirmar se o carro é seguro ou não. A segurança (de verdade) esta relacionada ao chassi (ou gaiola), como qualidade dos tubos (sem costura em aço cromo-molibidênio), a qualidade das soldas, as “amarrações, torções e capacidade de absorver “porrada”. Seriam essas as preocupações que a CBA deveria ter . Pelo pouco que sei, a homologação CBA se faz necessária, pelo menos o pagamento das taxas de homologação do carro e categoria. A questão do capô, foi a falta de testes mesmo. Chamou muito a atenção, mas foi o menos importante entre o fogo e os testes de “porrada”.

Eric
Eric
15 anos atrás

É feito vistoria igual aos da Classic.Somente visuais na parte em que se refere a segurança.

Carlos Leonardo
Carlos Leonardo
15 anos atrás

É caso de mudar o nome da categoria para “Escroque Car”.

fe
fe
15 anos atrás

quero só ver você achar um responsável por essa lambança…

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
15 anos atrás

Vergonhoso. Isto deveria passar no mundo todo (pelo menos no noticiario especializado) Quando a maior preocupação não é com o esporte e sim com o bussines é isto que acontece. Veja o exemplo da F-1. Foi só igualar um pouco as coisas e o destaque aparece para que trabalha melhor, e não pra quem tem mais dinheiro. Pior é que no caso da Stock, nem testar as equipes puderam. Pior ainda, começar o campeonato no mesmo fim de semana que a F-1, é dar um tiro no pé. O Ingo parou na hora certa.

André Buriti
15 anos atrás

Porque diabos eles não usam carros normais devidamente reforçados?
A Stock não pode ser considerada “turismo”, no máximo protótipo e olhe lá, e ainda por cima mal-feito.
Culpa da Globo que não gosta de fazer “propaganda gratuita” de nada, só quando recebe algum ou tem interesse por trás, é assim desde a Marcas e Pilotos dos anos 80, que ela começou transmitindo e depois pediu uma fábula para as fábricas para poder continuar a cobrir o evento, acho que desde daquela época que a platinada odeia automobilismo, e só transmite aquilo que pode dar pra eles muita grana direto no bolso, sem se preocupar em fazer crescer o interesse pelo esporte.
A Stock vai acabar falindo desse jeito, carros caros, inseguros, nem adianta dizer que se alguém morrer a coisa muda, já morreram dois dentro desses malditos tubulares e nada mudou.
Tá difícil viu?

Bi
Bi
15 anos atrás

Gomes, certa vez me falaram que o stock junior não foi aprovado até hoje pelo crash test da FIA… mas como tem JL na jogada… a CBA usa.
Quanto aos stocks, o chassis novo recebeu uma série de melhorias pra impacto, mas ainda tem grandes falhas em outros pontos. Creio que nenhuma avaliação tenha sido feita, já que a cba “acompanhou” o “desenvolvimento” do “projeto”.

Frederico Maia
Frederico Maia
15 anos atrás

Isso é resultado da falta de testes. O protótipo que desfilou por aí com o nome do Ingo e que foi testado é de fibra de carbono e as carroças que correram no domingo de fibra de vidro. Dá pra ver a diferença na resistência das carenagens.

Helio Jardim
Helio Jardim
15 anos atrás

Acho q vc está querendo me prejudicar. Eu já estava organizando a ACC (associação dos catadores de capô) pra revender lá na boca…. De quebra eu ia gerar empregos….

EduardoRS
EduardoRS
15 anos atrás

A Globo varreu a sujeira pra dbaixo do tapete e mostrou 20 segundos sobra a Estoque, comentando que o Zonta perdeu a vitoria porque “cruzou a linha de chegada sem o capô”. O Lito Cavalcanti também é uma toupeira, lembro do GP do Brasil de 2001 que ele disse que a Minardi tinha dois excelentes pilotos: Tarso Marques e Fernando Alonso. Então não me surpreende que ele diga que o carro da Estoque é fantástico. Mas que a Globo vai passar vergonha com essa pseudo-categoria esse ano, ah com certeza vai.

antonio
antonio
15 anos atrás

Nem no portal da Globo.com a Stock mereceu destaque .
Fico triste por isto porque como corrida a stock é bem legal, embora concorde que as limitações tecnicas atrapalhem, mas no fundo eu gosto de ver carros disputando posições , e isto a stock nos dá.
esquisito a globo não dar muita bola pra Stock …

Andre Decourt
15 anos atrás

Multibolha ???? No thanks

Gustavo Homrich
Gustavo Homrich
15 anos atrás

Calma lá gente!! Os carros são seguros, desenvolvidos por engenheiros reconhecidos internacionalmente por sua qualidade. O erro foi não ter testado estes carros antes. Aliás, creio que referente ao problema de capos voando, somente em condições de corrida seria permitido, pois jamais será possível em testes verificar a possibilidade de uma peça soltar devido a toques.

A Stock sofre do mesmo culpa dop Rubinho, ser Brasileira, visto que nos dois casos somente os brasileiros avacalham, pois somos assim mesmo, um povinho de merda com um eterno complexo de vira-latas que so gosta do que é de fora.

Sugiro que saiam todos da acomodação rotineira e verifiquem o que se fala da stoc car brasil em fóruns internacionais. Ficarão surpreso com o interesse que os amantes do automobilismo tem pelacategoria e com os elogios que a stock recebe.

Sei que muitos acham que a melhor categoria do mundo em turismo é a DTM. Pois bem, a DTM está com um grid rídiculo, custos altíssimos e público diminuindo ano a ano. Isso que a DTM tem apoio das montadoras, que são idolatradas no Brasil, mas que cagam e andam pro automobilismo e são as grandes responsáveis pelâ proximidade que tivemos do fim do mesmo no Brasil.

A Stock Car sobrevive, temos uma oportunidade nunca vista antes de termos os grandes pilotos do Brasil correndo no País e isso já deve ser louvado. Temos também uma profissionalização que jamais houve no país e uma tecnologia em desenvolvimento a cada ano.

Por fim gostaria de dizer que odeio a Globo, tenho asco da Globo, acho a rede globo ridícula, mas não misturo as coisas, adoro a Stock car e acho que a mesma está SALVANDO o automobilismo no país. OU VCS ACHAM QUE O AUTOMOBILISMO IA SOBREVIVER SE SÓ TIVESSEMOS CATEGORIAS DE VÉIOS RICOS CORRENDO POR DIVERSÃO?

Flavio, espero que vocênão se ofenda, é somente minha opinião. Estou cansado de pessoas que só sabem reclamarde tudo e de todos sem entender porra nenhuma do que estão falando.

Gustavo

Frederico Cavalcante
Frederico Cavalcante
15 anos atrás

Flávio, essas carroças inseguras são o símbolo da vergonha do automobilismo nacional, assim como vergonhosa foi a desclassificação do Zonta por uma falha de projeto. Se alguém comentar isso no blog do Rafael Lopes ele nao publica. Vergonhosa essa stock

Washington
Washington
15 anos atrás

O mais engraçado são as desculpas da GLOBO para o problema dos capos voadores… ta na cara que esse carro foi feito por quem no maximo anda de carro em desfile de 7 de setembro ou velorio, que nunca passa dos 50 km.. foi so o carro ser submetido a uma velocidade alta por um periodo de tempo maior que comecou se desintegrar… é fato agora, depois de tudo que esse carro antes de ser “homologado” sequer viu uma pista de corrida..

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Tive a curiosidade de ver o Globo Esporte agora, pra ver o que falavam da Estoque lixo….20 segundos….sobre 8 capos voando. Nada mais. Cortaram rapidinho. Nenhum comentário, entrevista, imagem dos pilotos…nada…..
Um desrespeito total. Ah sim, o carro feito pela ZF é fantástico não é Lito Cavalcanti?

Fernando Assis
15 anos atrás

Pergunta mais boba ainda.
A FIA sabe do acontecido??? fogo, capôs e outros???

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Hummm, essa resposta eu gostaria de ver….
Mas duvido…
Enquanto isso, a tal emissora oficial se cala a respeito do que aconteceu em Interlagos ontem.