PIRARAM

SÃO PAULO (surpresa total) – As mudanças anunciadas pela FIA agora há pouco estão entre as mais radicais já adotadas na F-1 em todos os tempos. O critério “quem ganha mais leva” pode gerar distorções inacreditáveis. Digamos que um cabra vença uma corrida e termine todas as outras em segundo, fechando o ano com 138 pontos. Aí outro cabra ganha dois GPs e abandona 15. Termina o campeonato com 20. Seria o campeão (desde, claro, que houvesse uma improvável distribuição de vitórias nas outras 14 provas por 14 pilotos diferentes).

É uma situação extrema, mas pode acontecer. E o que vai acontecer, de verdade? Vai acontecer que confiabilidade e regularidade serão palavras riscadas do dicionário das equipes em 2009. Aqueles que têm chances de vitórias vão brigar só por elas, abdicando até de competir em determinadas pistas às quais seus carros não de adaptam. Danem-se os pódios e os pontos “intermediários”. Se der para vencer, ótimo. Mas se estiver em oitavo, sexto, melhor abandonar, poupar o equipamento em geral e o motor em particular para a próxima. Porque os pontos, agora, servirão apenas como critério de desempate.

É uma inversão histórica: sempre quem fez mais pontos foi o campeão (exceto nas temporadas em que havia descarte de resultados), e em caso de empate o número de vitórias era o primeiro critério para apurar o vencedor geral. Agora, quem ganhar mais corridas fica com o título, e em caso de empate no número de vitórias, leva a taça aquele que tiver mais pontos.

OK, é louvável incentivar a luta pela vitória. Mas isso poderia ser feito aumentando a pontuação dos três primeiros, o que me parece bem mais razoável. No fim das contas, Bernie “Zé das Medalhas” Ecclestone não emplacou o ouro, a prata e o bronze olímpicos, mas fez passar o que imagina ser o ovo de Colombo para aumentar a competitividade: só vale ganhar. O resto não interessa.

A F-1 não é assim. O campeonato é longo, passa por pistas de características as mais diversas, e são poucas as equipes que têm condições de lutar verdadeiramente pelas vitórias. É uma modalidade muito desigual entre seus competidores para ser simplificada assim e se sujeitar a acasos, como uma vitória de um Fisichella de Jordan, ou de um Vettel de Toro Rosso. Perde-se um campeonato no estrito senso da palavra e ganha-se uma roleta russa das mais doidas. Um piloto pode passar as dez primeiras corridas do ano zerado, mas alimentará a esperança de ser campeão nas últimas se, de repente, seu carro melhorar barbaramente (Renault e Alonso no ano passado) e ninguém tiver vencido muitas corridas antes. É legal isso? O cara, na prática, correu de verdade menos de meio ano. E o que as outras fizeram nas demais provas, não vale nada?

Sei lá, pode funcionar, pode ser um furo n’água. Juro que ainda não tenho uma opinião 100% formada. Em tese, repito, acho que seria melhor premiar os vencedores e frequentadores do pódio com mais pontos. Fato é que o caráter da competição mudou. “Win or wall” passou a ser a palavra de ordem.

Acho que estão todos ficando birutas… Mas quero saber o que vocês pensam.

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Leandro Carvalho
15 anos atrás

Flavio, sinceramente ao ouvir a noticia sendo comentada pelos meus colegas de trabalho achei que seria brincadeira, mas não era.
Agora mais do que nunca a F1 será decidida por uma, duas ou três equipes, afinal dificilmente outras terão chance de ganhar, mas o pior será ver competidores desistindo de corridas caso tenham sido mal classificados afinal de contas sair em ultimo lugar e desgastar o motor pra ganhar um ou dois pontos é inviavel.
Mas o que mais me surpreendeu foi o fato de que isto tenha sido decidido em cima da hora!
Parabéns pelo post.

Renan do Couto
Renan do Couto
15 anos atrás

vai ser o mais comentado hein??

Gabriel
Gabriel
15 anos atrás

Sem contar que neguinho se supostamente ganhar nove corridas seguidas desde a primeira, pode cancelar o resto do campeonato né?

Edivaldo
Edivaldo
15 anos atrás

É lamentável.O Bernie envelheceu.

Conrado Freire
Conrado Freire
15 anos atrás

Meu deus!

A HISTORIA NAO MUDA POR CAUSA DAS NOVAS REGRAS, cada tempo no seu tempo. Cada fato/situação na sua época. O que foi está escrito e não muda! Piquet é TRI, Senna é TRI e isso é intocável.

Gente, vcs ainda não perceberam que a Pontuação pros pilotos vai ter EXATAMENTE O MESMO PESO de antes?!?!

Só altera pra quem tem chances de vitórias (e de ser campeão), pois o comportamento vai mudar. Pois ninguem vai se acomodar com o segundo ou terceiro lugares! E isso é excelente, é o que faltava!

Se Massa ganha as 3 primeiras corridas, ainda restam 15 pro Kimi tentar reverter a situação. E vice-versa, em qualquer equipe de ponta. As outras querem melhores colocações no Mundial de Construtores, sempre foi assim.

Se Button ganha as 4 corridas iniciais, Rubens tem mais 14 pra tentar reverter. Mesmo que a equipe passe a trabalhar em função de Button, ela não vai deixar o Rubens de lado… isso não existe.

Pra quem não briga por vitórias, os pontos vão significar – assim como sempre foi – parte da soma dos pontos da equipe, pro Mundial de Construtores. E agora, mais do que nunca, o Mundial de Construtores ganha uma importância que só as equipes davam. Me parece que desvincularam um campeonato de outro, pela primeira vez na história.

No fim das contas, essa regra só serviu pra apimentar a disputa por vitórias!

obs: Nossa… tem gente que disse que vai parar de ver a F1 por causa disso… isso é o cúmulo! Pra que ver F1 então, já que não gosta de pegas em alta velocidade?!

Julio Cesar
Julio Cesar
15 anos atrás

Seria esta decisão da FIA, de decidir o campeonato pelo número de vitórias, um reconhecimento do pífio sistema de pontuação, no qual quase metade do grid de 20 carros pontua por etapa? Se assim, não seria melhor voltar como era antes, com 10 pontos para o primeiro colocado, 6, 4, 3, 2 e 1 até o sexto colocado?
Então vá lá, deixa eu ver se entendi direito: se um piloto ganhar 9 corridas e abandoar 8 ele é campeão. Agora se outro ganhar 8 e chegar em segundo nas outras 9 etapas não vale nada? Pra ser bem sincero, não entendi nada. Só falta colocar o playoff da stock car…

Roberto
Roberto
15 anos atrás

ESTÃO TÃO DESESPERADOS QUE NEM SABEM O QUE FAZER!

A FIA só quer aparecer, daqui a pouco eles voltam atrás!
O Sistema de pontuação eles podem mudar, mas o piloto ser campeão pelo número de vitórias e não pelo critério de pontos é dose pra leão!
Os torcedores em Melborne têm que levar cartazes nas arquibancadas criticando a postura da FIA. O público também têm que ser ouvido.
Se é o CIRCO da f-1. Aposto que a FIA é o picadeiro e o presidente e o pessoal do conselho são “os mágicos” fazendo suas ilusões e nós os torcedores somos os palhaços! rsrsr

É torcer para que em Melborne o público encham o saco da FIA e eles mudem logo esta bobagem!

Jorgepaes@ig.com.br
15 anos atrás

Acho válida a tentativa. O campeonato fica muito ruim quando chega numa fase onde o piloto fica só administrando pontos. Não se pode falar em quantos campeões do passado teriam sido alterados, pois cada um correu de acordo com as regras vigentes. Vamos dar uma chance pro velhinho, ele pode até se enganar, mas se fosse burro a F1 não teria chegado aonde chegou.

Vinicius
Vinicius
15 anos atrás

TOTALMENTE RIDÍCULA essa mudança!!!!! Com certeza o sistema de pontuação vigente até o ano passado, criado para tentar parar os títulos antecipados dos Schumi já estava defasado… pois com a diferença de pontos entre 1° e 2° sendo a mesma que entre 2° e 3° (2 pontos apenas), não fazia tanta diferença vencer… O piloto podia ser 2° aqui, 3° ali e compensar tudo no final, esquecendo de brigar pela vitória.

VAMOS PARA A LÓGICA:
Uma vez que não temos mais um Schumi da vida e nem uma Ferrari imbatível para deixar tudo sem graça, seria muito fácil e simples resolver o problema…. Aumenta-se a diferença de pontos entre o 1° e 2°, de modo a tornar a VITÓRIA MAIS IMPORTANTE, pois será o modo mais eficaz de abrir ou tirar uma desvantagem no campenonato, não bastando os antigos 2 pontos de diferença…

Poderia ser qualquer sistema (20, 15, 12, 10, 9, …. ) ou o sugerido pela FOTA (12, 9, 7 …) ou o antigo que era perfeito e nunca havia sido questionado até a era Schumi (10, 6, 4, 3, 2 , 1)…, DESDE QUE A IDÉIA CENTRAL fosse nesse sentido…

Agora criaram um sistema absurdo, para o qual ninguém sabe o que vai acontecer, e para o qual os times não se preparam com antecedência, pois se soubessem que a regra seria apenas o número de vitórias, as equipes poderiam ter se preparado de modo diferente, apenas para vencer e não para pontuar (por exemplo usar um motor mais forte que dure apenas uma corrida, e vença)… sei lá…

Outro detalhe que o pessoal esquece é justamente esse quando comentam as mudanças que teríamos nos campeões passados se o sistema fosse esse de vitórias….

Pois é obvio que se de antemão os pilotos soubessem que esse seria o critério, os pilotos daqueles campeonatos teriam pilotado de modo condizente com as regras do jogo… ou seja, ninguém pode garantir que o número de vitórias dos que perderiam os titulos se adotássemos o novo sistema seria o mesmo que foi… pelo motivo óbvio que os pilotos sempre correram de acordo com o regulamento….

Em suma, acho que teremos que esperar os cometários dos pilotos, da imprensa e dos fãs de F-1 no mundo todo para saber o que vai acontecer….

Outro aspecto não muito comentado diz respeito a liberdade aerodinâmica com a utilização de apêndices por parte das equipes que cumprirem o teto orçamentário a partir de 2010…

Ora, esses apêndices e soluções aerodinâmicas não foram abolidos justamente para tentar aumentar o número de ultrapassagens nas corridas????
E daí vamos liberá-los novamente??? Então porque toda essa mudança visual, com esses carros horríveis desse ano se ano que vem poderemos ter os carros cheios de aletas como eram no ano passado!??!!?

Sinceramente….. Acompanho a F-1 desde 1988, e nunca estive tão frustrado ao ver um campeonatos que tinha tudo para ser ums dos melhores que já vi (pelos novos carros de todas as equipes em função das novas regras, pela volta dos slicks, pela menor carga aerodinâmica e a possibilidade de mais ultrapassagens, pelo novo carro da BRAWN que parece ser bom)… estar sendo destruído em função de um medida que é totalmente contrária ao que os amantes da F-1 e de qualquer corrida automobilísitca adoram: DISPUTAS POR POSIÇÃO!!!!

Pois só teremos duas posições nesse novo modo: VENCEDOR e NADA…..

É UMA PENA…..

Jerry Adriano Freitas
Jerry Adriano Freitas
15 anos atrás

E quando começar o campeonato as coisas vão continuar na mesma: Ferrari, Maquilarem. Uma vitória da Renô, outra da BMW e outra azarão. Vai continuar tudo na mesma. Essa Braun não passa da primeira prova!!!!!!! Essas novas regras continuam idiotas…..

Jerry Adriano Freitas
Jerry Adriano Freitas
15 anos atrás

Alguém viu a nova regra ESCRITA? Pode ter alguma brecha no texto. Só pode, pois esse novo critério é de uma ignorancia que dá medo…..

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Uma coisa que poderia ser feita para valorizar a vitória é dar uns 10 pontos a mais no campeonato para o piloto com o maior número de vitórias.

Dar mais pontos também ao piloto com maior número de poles. Pontuar o pole é legal porque o cara vai ter que pensar bem sobre a estratégia e optar pelo ponto ou não. Aliás, vai ter carrinho que costumeiramente anda atrás largando na frente, com combustível para 3 voltas! hehehehe

Pontos para o piloto com as melhores voltas…

Dá pra premiar o mais bem aventurado (maior vencedor) de maneira diferente, legal, não desse jeito maluco aí da Fia.

Mayara
Mayara
15 anos atrás

Acho que essa regra não vai aguentar nem até a abertura do campeonato…

Romero
Romero
15 anos atrás

Acho essa nova regra RIDICULA, como podem não ouvir ninguém e simplismente impor sua própria vontade, sou muito mais a proposta da FOTA essa sim realmente é boa… isso tá mais é pra uma Ditadura que pra uma Democracia. Toda essa merda feita por 2 velhos gagas… um Max Mosley “Nazista” e um Bernie Eclestone “Pilantra”. Onde tiver um lugar pra reclamar estarei reclamando! Onde que está o abaixo assinado? Mesmo sabendo que não vai adiantar nada, vou fazer minha parte!

Enzo
Enzo
15 anos atrás

Tem um Galvão Bueno aí em cima q. disse q. o PIquet não teria títulos se o regulamento fosse esse à época. Primeiro, ele teria um título sim. Segundo, todos os pilotos iriam andar conforme o regulamento. Então ele poderia ser deca campeão por exemplo. E o Piquet era fraco mesmo, pois ultrapassou o Seninha naquela curva na Hungria com um braço só, onde jamais o protegidinho do Galvão conseguiu nenhuma ultrapassagem na vida. E quase nenhum outro piloto também.
É, quem não entende de F1 engole os Globaiis e seus marketings.
Se liga aí ô cabeção!

Luciano Sampaio
Luciano Sampaio
15 anos atrás

Quando os elefantes brigam (FIA-Bernie vs. FOTA-Briatore), quem sofre é a grama (nós-fãs)…

Lucius
Lucius
15 anos atrás

Esse post deve ser o de maior número de comentários de todos os tempos no blog.

Não sei se alguém já comentou acima, mas acredito que vai aumentar muito o número de batidas na largada.

Heitor
Heitor
15 anos atrás

A FOTA não apita nada pelo jeito, quem manda é o velhote.

Pode vir FIA e o diabo a quatro, o velho manda e o resto que se “FOTA”.

EDDACOCA
EDDACOCA
15 anos atrás

PRAQUEM QUISER SE MANIFESTAR, TEM UM ABAIXO ASSINADO NA INTERNET PEDINDO O CANCELAMENTO DESTA DECISÃO ESTAPAFÚRDIA….

http://www.thepetitionsite.com/1/cancel-the-fia-approved-wdc-selection-criteria-for-f1-world-championship-2009

Muchacho
Muchacho
15 anos atrás

Chamem o JP Montoya !!! Win or Wall e com ele mesmo !!!

Conrado Freire
Conrado Freire
15 anos atrás

O pessoal ta esquecendo completamente do Mundial de Construtores, que NÃO FOI ALTERADO. Continuam valendo os pontos e as posições intermediárias da mesma forma.

O importante de uma equipe mediana conseguir uma boa posição intermediária no grid, continuará sendo válido pra quem conquistou e principalmente, pra equipe em questão!

Então ESQUEÇAM essa idéia de que os pontos não valem mais nada! Não é bem assim não!!!

Até agora, estou gostando MUITO dessas regras novas.

A unica coisa que me incomoda é essa coisa do pessoal mudar os campeões por causa disso… o que é passado é passado e está escrito. Ninguem vai tirar títulos de ninguem!!!

Alexandre
Alexandre
15 anos atrás

Tá muita tempestade em copo d’água. Nada mais justo que dar o título pra quem ganhar mais, as idéias que vcs colocam de que um ganha 2 corridas e depois 10 pilotos diferente ganha outras corridas é possível que aconteça, mas , quem acompanha a formula 1 sabe que essa chance é quase nula……vamos espera pra ver e criticar (ou elogiar) no fim do campeonato. Abraços

Alex
Alex
15 anos atrás

essa temporada prometia muito…agora já não sei,uma pena.

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
15 anos atrás

“Seria melhor premiar os vencedores e frequentadores do pódio com mais pontos”.

Simples assim. Flavio Gomes para Conselho Mundial da FIA!

Jairo Cezar de Paula Junior
Jairo Cezar de Paula Junior
15 anos atrás

Vocês ai da impressa que sabem mais que a maioria..

existe alguma possibilidade disso ser revertido??

vlw..

Victor Gomes
Victor Gomes
15 anos atrás

Me pergunto como fica a questão das premiações / isenções / benefícios para equipes que marcam mais pontos???? Dúvido algum pilotos parar por vontade própria. Eu não pararia. Vai saber se o primeiro não quebra na última volta. A equipe ganha bencefícios por cada ponto alcaçado. Mesmo que seja somente 1 de oitavo lugar. Será que eles mandariam o piloto parar??? Será que é tão ruim assim??? Ou melhor seriam corridas monotonas, onde ninguém arrisca nada e ultrapassagens são feitas só nas paradas de box??? Prefiro esperar para ver o que acontece…..

nelson pires
nelson pires
15 anos atrás

esse velho gagá, bernie eclestone pirou de vez, tirem ele da F-1 antes que ele acabe com ela, ô velhinho vai pescar e brincar com os netos, isso é se os netos aguentam ele???

Luiz Petroli
Luiz Petroli
15 anos atrás

Sera que não estamos simplificando demais o pensamento, já que a maioria dos pilotos e equipes nunca tiveram chances de titulo e mesmo assim não “estacionaram” pra ver os outros ganharem.
Acho que a F1 é muito mais que um campeonato, é um palco pra novas tecnologias e projetos, e olhando desse ponto de vista, os projetistas e as equipes tendem a ousar mais tentando ser os mais rápidos, em vez de manter o padrão pra não quebrar e chegar em segundo.
Em resumo, sacrificaram a “justiça” na escolha do campeão, pq não interessa descobrir quem é o melhor piloto, e sim desenvolver carros cada vez melhores.
Se eu fosse piloto, acharia ruim, mas como telespectador e fã de mecanica, acho que vai ser bem interessante.

Diogo
Diogo
15 anos atrás

Capelli e outros, tem um motivo pelo o qual é o Bernie quem toma estas decisões e não nós. O que ninguém percebe é que ele acabou de eliminar o jogo de equipe, e aquela enfadonha prostição do segundo colocado da mesma equipe não desafiar o 1 colocada da mesma equipe.

Se o campeonato tiver um grande “vencedor” no início, daí perde a graça, mas do contrário, será impagável.

Abs

Diogo

Daniel
Daniel
15 anos atrás

12-8-6-5-4-3-2-1
pra mim seria perfeito…..
ou no máximo um
14-10-8-5-4-3-2-1

João Leopold
João Leopold
15 anos atrás

Parabéns Flávio pela sua postura de indecisão sobre se esta regra tem valor ou não.
Acho que geralmente as decisões da FIA e principalmente do Bernie Ecclestone são sempre voltadas à evolução e digo que isto acontece com freqüência e por mais que os cabritos berrem o fato é que a audiência não para de aumentar.
Como você eu também fico indeciso em assumir uma postura e se obrigatoriamente eu tivesse que votar ele seria sim. Este sim é motivado pelo passado, se esta pontuação existisse o Nelson Piquet não teria títulos e isto seria uma justiça, sempre o achei um piloto fraco para médio. O Alan Prost teria mais um idem o Senna além da valorização correta do Jim Clark que segundo o teu noticiário teria mais dois títulos. Hehehe somente para o Schumacher isto seria indiferente o que mostra a enorme qualidade da sua pilotagem.
Talvez o passado é que fosse errado e esta seja a maneira correta de se achar um verdadeiro campeão.

Rodrigo Couto
Rodrigo Couto
15 anos atrás

Será que não foi uma pressão da equipe vermelha? Se essa regra tivesse sido usada ano passado teríamos um brasileiro, Massa, campeão depois de nosso eterno Ayrton. Acho á idéia válida , mas acho que não deveriam impor dessa forma e faltando menos de 15 dias para começar o campeonato , podeira ser debatida e colocada em prática em 2010.

Adriano
Adriano
15 anos atrás

Imaginem só a situação: o lider está muito na frente dos demais corredores, tipo “já ganhou”. O que impedirá as demais equipes pararem seus carros para economizar o motor? Ele não tem que durar três corridas?
Já imaginaram se a FIFA ou a CBF copia essa ideia “maravilhosa”?

robson
robson
15 anos atrás

absurdo! o Barrichello será o único beneficiado!

hilton
hilton
15 anos atrás

acabo a F1 como conheciamos agora vai c um lixo a disputa pelo titulo vai c sem graça as corridas piores ainda por k kem tiver atras naum vai kere corre sabendo k naumvai adiantar d nda
infelizmente esse ano vai ser pessimo pra F1
k pena

Dário
Dário
15 anos atrás

Legal que vamos supor que o massa fique todas as corridas em 2º lugar … e o Hamilton não faça pontos em nenhuma dessas que o massa ficou em 2º e dai na última corrida o o hamilton vence e o massa continua em 2º dai o hamilton será o campeão … é palhaçada né … tiraram da F1 “vencer por competência” agora nego que tiver um pouco mais de sorte vence … piada …

MAURICIO ANTONIO
MAURICIO ANTONIO
15 anos atrás

Pra mim soh existe uma maneira de a F-1 voltar a ser atrativa, como alias era no passado…
A fia assume a parte relativa aos motores e em peh de igualdade a diferenca fica na mao dos pilotos.

Enzo
Enzo
15 anos atrás

Eu só vou assistir a última volta, que o que vale à partir de agora na F1. Talvez, só a última curva.
Querem mudar, altere-se para 15 o o valor dos pontos por vitórias, ao invés até dos 12, que seriam mais razoáveis.
A F1 como esporte (se é q. era) acabou.

Rodrigo
15 anos atrás

Achei interessante esta nova maneira de pontos para a fórmula 1. Agora sim vai depender e muito da perícia dos pilotos, pois estes terão que se manter a maior parte do campeonato, na frente, ganhando muitas corridas e não mais como era antigamente. Ridículo era a forma que os pilotos usavam para ganhar, pois as vezes, deixavam de brigar por posições, para garantir aquela atual posição e com isso, o número de pontos, para ir somando até o final. Esta nova forma, ficou muito parecida com a usada nos campeonatos de futebol, pois não basta apenas ganhar os pontos, mas além disso os números de vitórias acabam ajudando a eleger o campeão. Parabéns aos dirigentes da F1, pois como disseram por aí, estes não são ociosos e palpiteros, mas sim pessoas muito bem preparadas para tornar o espetáculo do circo cada vez melhor!! O cara agora vai ter que mostrar porque está lá, vão ter que buscar a vitória e não ficar brincando de matemáticos, para irem somando pontos até o final. Só faltou a proibição de reabastecimento durante as corridas, para a coisa ficar melhor ainda… E que vença o melhor….

Mendes
Mendes
15 anos atrás

Tenho duvidas d q vai ou nau funcionar!! tomara q saibam o q estao fazendo!!

Erivaldo
Erivaldo
15 anos atrás

Sou fanático por F1. A partir de agora, perdi o interesse. De toda forma, espero que o Massa seja o campeão. Mas ficarei sabendo através dos jornais.

Rogério Carvalho
Rogério Carvalho
15 anos atrás

Fala FG, blz amigo, olha esta regra da FIA, FOTA ou sei lá de quem foi a ideia brilhante, vai resultar em muitas batidas e coisas que serão muito feias de se ver na F!, pois quem estiver em segundo se tiver a minima chance vai empurrar o seu oponente pra fora, vai mesmo na boa, ai vai ficar aquela coisa chata de campeonato resolvido em tribunal, ou seja uma bosta.

MARLEY
MARLEY
15 anos atrás

Havera 1 so lugar no podium, uma garrafa de champanhe, uma equipe comerando,1 carro vistoriado, 1.. quanta falta fazem Arnoux, De angelis, De casares, Villeneuve, Tambay, Reuteman, keke, Patrese, Alain, lauda, mansel, Piquet, Boutsen etc, mas com 1, somente cambio (manual). Vou dormir at~e mais tarde aos domingos.

DZT
DZT
15 anos atrás

Para os pilotos e equipes da F1 é uma decisão injusta, ridicula, e que trara muitos pontos negativos pois as equipes trabalharão pela vitoria em poucos minutos de uma corrida caso determinem que não lutarão pela vitória simplesmente irão tirar seus carros da pista para não compremeterem o equipamento, será uma fuga dos patrocinadores da F1, queda na audiência e um campeão sem glória…..

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Vc falou tudo na sua matéria acima Flavio, nao preciso falar mais nda.

Marcelo Manoel
Marcelo Manoel
15 anos atrás

Essa medida da FIA resume-se em uma celébre frase de um dos maiores pilotos da fórmula-1, o nosso Ayrton Senna: ” O segundo colocado é o primeiro dos últimos”, onde prá ele o que interessavam eram as vitórias. Que seja assim!!!

cristiano lima
cristiano lima
15 anos atrás

Se o Rubinho continuar do jeito que tá é só ganhar as três primeiras e voltar a ser o que sempre foi e será o campeão, será que as novas regras não forão feitas para fazer o milagre do Rubinho virar campeão?

Roberto
Roberto
15 anos atrás

VAmos assinar a petição online gente!
Desagradou a todo o mundo!

Alex
Alex
15 anos atrás

Flávio, pense numa situação, a Maclarem andando com o está sem achar a mão do carro, pode andar as dez primeiras corridas do ano só desenvolvendo o carro usando como periodos de testes pra acertar os problemas solucionar tudo e ganhar as restantes, Hamilton mais uma vez campeão?
é o cumulo
abraço

Jorge Costi Knoll
Jorge Costi Knoll
15 anos atrás

– O que menos se esperava, aconteceu. Primeiro deram ouvidos ao “iluminado” Bernie de que deveriam mudar a pontuação, adotando não mais “pontos”, mas “medalhas” copiando as Olimpidas, que cá entre nós soava a “piada”. Agora a FIA, para inovar e ao mesmo enterrar a F-1, anuncia que o campeão será o que tiver + mais vitórias, e não pontos. E o piloto “regular” que pontua em quase todas as corridas, fica aonde? Os pontos só valem para definir do 2º ou 3º para baixo. Não se pode acreditar que isto tenha partido da FIA, pois o tratamento que estão dando a principal categoria do automobilismo é coisa de “amador”. Aliás nem “amador” adotaria tal pontuação. Não é por aí. Tinha sim que voltar a pontuação de 9 a 1, somente para os primeiros 6 (seis) lugares, ainda mais que hoje temos menos equipes e carros competindo. Não tem graça sendo 18 ou 20 carros competindo que até o 8º lugar leve pontos. Conseguiram estragar com a melhor categoria e que mais público atrai do automobilismo. Só encontro uma explicação para tudo isto: – Tanto o Bernie E., como Max e diretores conselheiros da FIA na infância “comeram bolinhas de cinamomo”. Não têm outra explicação? São uns “idiotas”, umas “bestas ambulantes”. Meu repúdio a tal medida fica aqui registrado.