UM OLHO EM 2010

SÃO PAULO (já?) – Alguém pode estranhar a má posição de Pedro de la Rosa nos testes de hoje em Jerez, mas a McLaren explica. O dia foi dedicado a testar os pneus que a Bridgestone vai fornecer à F-1 no ano que vem. Em 2010, não serão permitidos cobertores térmicos para aquecimento dos pneus e não haverá mais reabastecimento, como a FIA já anunciou. Portanto, a borracha vai ter de aguentar carros que largarão bem mais pesados do que hoje. E como não serão permitidos testes ao longo temporada, o negócio é experimentar agora, mesmo.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz
Luiz
14 anos atrás

Esse pessoal contra o fim do reabatecimento perdeu a noção com o tempo do que é uma corrida de automóvel. Corrida não é estratégia, se quiser estratégia vai jogar xadrez, corrida é pra passar dentro da pista. E essas 68? poles do Schumacher não chegam nem perto das 65 do Senna, por esse mesmo motivo.

João Henrique
João Henrique
15 anos atrás

vamos ver se ao invés de boizinho ñ é um cavalão paraguaio….

Deodato Filho
Deodato Filho
15 anos atrás

Me engana que eu gosto!!!!!

Guga.
Guga.
15 anos atrás

Entre todas essas regras absurdas a pior realmente é a do fim do reabastecimentos, lamentável. E é claro que a F1 foi nivelada por baixo depois do Schumacher, o cara é o melhor de todos os tempos! Impossível nivelar pra cima. Mas a média dos pilotos hoje é muito melhor, existe competição, algo que o alemão não permitia.

Guga.
Guga.
15 anos atrás

Taí duas propostas muito dificeis de entender, que raios vai mudar se os pneus não puderem ser aquecidos? A mudança técnica nos carros que isso vai acarretar demandara uma série de adaptações nos carros, isso, somado a proibição dos testes, favorecera as equipes mais organizadas e ricas. Beleza, mas o que todos buscam não é competitividade? Se realmente é isso (Uncle Bernie não busca, certeza) as regras tem que mudar o mínimo o possível e os testes não devem ser proibidos e sim regulamentados. A FIA-FOM-FOTA devia ser macho uma vez na vida e baixar um AI-5 permitindo que todas as equipes testassem sempre juntas, ai todos teriam exatamente a mesma quilometragem com carros que todos já conheceriam as regras a anos! Todo mundo sabe que é bem mais facil o carro do fundo do grid tirar 0,5 segundo de seu tempo em 5 dias doque o da frente tirar o mesmo nesse mesmo tempo. A quantidade de regrinhas absurdas que aparecerem nos ultimos anos é de doer, essa é uma das piores.

celso okubaro
celso okubaro
15 anos atrás

mudanças radicais na F-1, como esta proposta por Max Mosley é benvinda. A grande verdade é que é preciso encontrar um caminho de volta, aonde o esporte prevaleça sobre a politíca, aonde a qualidade dos pilotos faça a diferença…

ainda haverá estratégia na F-1, mas isto estará condicionado ao piloto que deverá saber a hora que deve abusar do pé da direita…

imaginem que no reabastecimento o piloto deve andar todas as voltas com o pé embaixo e somente aqueles que viram como um relógio se sobressaem, o caso mais controverso chama-se Michael Schumacher…

com relação as ultrapassagens, elas acontecerão com certeza, mas a emoção real de uma corrida é a espera do bote, a preparação do ato, volta a volta… se andarem próximos uns dos outros e não haver equipes que disparem pela qualidade de seus carros com certeza será um campeonato combativo…

Desde a saída de Schumacher a F-1 foi nivelada por baixo, queiram ao não, os atuais pilotos são inconstantes e, às vezes o carro e a equipe não ajudam…

o peso das decisões sobre o que fazer, e como fazer em boa parte caberá ao piloto, e aí sim voltaremos a ver aqueles que se adaptam mais rápido a mudança e se sobressaem…

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
15 anos atrás

Não haverá reabastecimento em 2010, porém se não mudar a regra da aerodinâmica vai continuar tendo parada nos boxes com tempo perdido por troca dos bicos limpa-trilhos.

Rodrigo Dias
15 anos atrás

A idéia da proibição de reabastecimento é válida, porém é necesário que essas mudanças aerodinâmicas sejam suficientemente boas para que haja ultrapassagens. Senão, vai se transformar no Campeonato Mundial de Maria Fumaça.

Rodrigo Bezerra Meirelles
15 anos atrás

Gozado, ou eles testam com componentes (aerofolios traseiros) de 2008, ou com componentes de 2010. Ainda não vi eles no topo da tabela de tempos nos testes, com exceção de uma ocasião, se bem me lembro. Coincidência? Ah em tempo, com o provável “eject” do Fry, o título de candidato a pulha da F1 fica com o Martin W, da McLaren.

Mattos
Mattos
15 anos atrás

O fim do reabastecimento vai trazer de volta os tempos em q um carro largava na pole, abria 30s e ganhava mole… Isso acontecia sim, foram as McLarens nos anos de Senna, depois a Williams.. Daí a FIA mexeu no regulamento forçando as paradas de boxes e tudo ficou mais legal. Agora as estratégias de parada são vilãs… O ser humano é uma droga mesmo. É melhor ter troca de posição nos boxes do q não ter troca alguma! É melhor um piloto e equipe vencerem na estratégia do q vencerem pura e simplesmente pq o carro é mais rápido e não dá chances pra ninguém.

leoengelmann
leoengelmann
15 anos atrás

Querem ver como vai ser a F1 do ano que vem?
http://www.youtube.com/watch?v=sPsjjyRT5xo

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Sem abastecimento vai ficar chato… ;(

Breno Peixoto
Breno Peixoto
15 anos atrás

Concordo com o EdisPJ. Parece uma volta aos anos 70.

Mario Martin
Mario Martin
15 anos atrás

e estão corretos.

CHICO RJ
CHICO RJ
15 anos atrás

E outra, formula 1 eh pra fraco! Endurance é pra piloto de verdade! 24 horas de Spa, Lemans, Daytona… Automobilismo de verade. Nesses tem que haver reabastecimento.

CHICO RJ
CHICO RJ
15 anos atrás

A F1 ta ficando uma coisa… exótica. Se é a categoria TOP do automobilismo, entao por que ta parecendo cada vez mais escolinha de Kart? ”Não, não, motor tudo igual, aerodinamica como a gente quer, nada de teste, reabastecimento…”

Na minha opinião, a unica coisa que evoluiu foi a volta dos pneus lisos slik.

Vence nesse mundo moderno quem tem mais dinheiro, a habilidade ajuda muito, mas são as grandes equipes que fortalecem o esporte. Reduçao de custo aqui, nao vai reduzir ali…

A FOMULA 1 ESTÁ VIRANDO NASCAR

EdisPJ
EdisPJ
15 anos atrás

Discordo do Gerson, pois proibindo o reabastecimento o que vai acabar é a tática do boxe, daí quem quiser vencer a prova vai ser obrigado a ultrapassar na pista, deixando de lado esse negócio de encostar e só passar quando for fazer o reabastecimento…

Gerson Luis
Gerson Luis
15 anos atrás

Sem reabastecimento em 2010?!!!!! Lá se vai toda a beleza das estratégias… Isto favorece a vitória de um mesmo carro sempre!!! Tomara que mudem de ideia ao longo de 2009…

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Acho que tem razão, Alex.

Racer-X
Racer-X
15 anos atrás

Continuando o raciocínio do Alex B., as sapatilhas terão que ser reforçadas por causa do sistema de arrancada tão típico dos carros de BEDROCK.
Quanto ao fim do reabastecimento, a época dourada da F1 existiu sem ele. Não deixa de ser um corte de custos. Já a troca de pneus tem que continuar, até por que os carros ficarão mais pesados, e além disso, seria uma tremenda exploração fazer os mecânicos voltarem a usar chaves de roda comuns.
Mas e os treinos? Valeria de novo poder usar a quantidade que quisesse de combustível? Tá mal explicado. ; /

jugger
jugger
15 anos atrás

quem garante que essa regra vai valer no ano que vem?? muita coisa vai acontecer antes…

ze ruela
ze ruela
15 anos atrás

Bem, Depois ainda perguntam porque os times sao tao dispares em performance……
Organizacao e dinheiro nao sao tudo.
Nesse ambiente o planejamento e lideranca sao primordiais pro sucesso.
Que me perdoem a Toyota/Honda que sempre tiveram uma visao muito imediatista e acham que com um budget gordao poderiam ‘comprar’ resultados.
A triade visao de futuro + lideranca+ dinheiro eh o pacote pro sucesso.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Tempos bicudos,a ordem no mundo agora é sobreviver a cagada que os EUA e o mundo fez,mas as corridas que eram decididas nos boxes acabarão em 2010,melhor para equipes pequenas.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Cara, estes engenheiros estão uns 10 anos na frente da gente, pelo menos os mais afortunados e competentes! Do jeito em que vão os cortes de orçamento na F1, eles já devem estar projetando os bolidos estilo FRED FLINTSTONE!!! Ahahahahahah!

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Estranho.
Não é o caso, mesmo, de se começar a testar uma regra para o ano que vem.
Ainda mais agora que tem muita coisa nova pra ajustar.