VALE A PENA?

SÃO PAULO (puxa…) – Deixo a pergunta aos nossos amigos Chico Rosa e Roberto Seixas, que administram Interlagos com mão de ferro e são, sem sombra de dúvida, os melhores que já passaram pelo autódromo.

Mas recebi estas fotos ontem do Lucca Furquim e fiquei meio preocupado. A da esquerda mostra a montagem do palco que recebeu o Iron Maiden no domingo, para mais de 60 mil pessoas. A da direita mostra como ficou o local depois do show. A grama sumiu.

Como funciona essa história dos shows? Os organizadores limpam tudo e replantam a grama? Vale a pena locar o autódromo para eventos desse tipo?

 

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Celestino
Marcelo Celestino
14 anos atrás

Flácio, em Goiânia o Ministério Público, do qual faço parte, proibiu, através de TAC o uso do autôdromo para eventos que não sejam esportes à motor. A continuar o uso dessas praças esportivas com desvio de finalidade, o motociclísmo e automobilismos perderá seu espaço. Aqui lidamos com assuntos dessa natureza (desvios e danos) com a linha dura da Justiça.

GEX
GEX
15 anos atrás

60 mil pessoas foi o que eles mais ou menos declaram… mas é bem provavel que ali houvessem 80 mil… a organizaçao foi um atentado ao Codigo de Defesa do consumidorr…de quebra eles conseguiram uma liminar e os coroas podiam levar seus filhos a partir dos 7 anos pois “haveria um local especifico”… mentira… passei pela portaria e questionava sobre o local… ninguém sabia de nada, diziam que ouviram falar de tal área, mas que deveria entrar na fila…………. as 4 horas da tarde, a fila já havia passado a entrada do kartodromo e contornoava todo Interlagos chegando lá nos predinhos … sacanagem pura…. O show foi nota 10… os cabeludos e bebados souberam se comportar, pois esse mar de gente não teve comportamento de manada, não houve empurra empurra e tranquilamente quem estava com criança era respeitado na fila… mas que a Mondo vá para a PQP e quebre por ser mentirosa e por colocar em risco todo o público ao abrir um único acesso e por mentir quanto à area para pais e filhos.

Alexandre
Alexandre
15 anos atrás

Roberto Seixas, parabéns pela postura de se apresentar aqui pra dar uma satisfação sobre a palhaçada que aconteceu domingo.

Estragar a grama em si, ou guard-rail ou pneus não é o problema – são bens materiais que a produção do show vai ressarcir por contrato. O lugar pro show foi perfeito ! Uma grande área aberta em declive com o palco no fundo.

O problema, como você coloca, é como os seres humanos foram tratados. Como gado, como animais. Meia dúzia de seguranças pra fazer a revista na entrada de mais de 60 mil pessoas em um único acesso. Todo mundo furando a fila da entrada, o que atrasava todo mundo pra trás, sem monitores pra orientar.

Se pra entrar foi um problema, 60 mil pessoas chegando aos poucos desde a tarde do domingo, uma única saída pras mesmas 60 mil saírem na mesma hora é passar atestado de burrice ou desprezo. Afunilamento, muros, um monte de camelôs vendendo porcarias no portão para a rua, pra ajudar a bloquear ainda mais a saída.

Sorte ser show do Iron Maiden e o preço selecionar o público, que se comportou pacificamente. Saiu barato não ter “ocorrências”, pois a Mondo fez de tudo pra isto acontecer. E já que você apontou como erro da organização, na qualidade de locadores, minha opinião é vocês deveriam ter se preocupado com esta questão dos acessos, pois imagino que o projeto é apresentado previamente para aprovação dos administradores.

São Paulo tem os ingressos de grandes shows mais caros do mundo, uma grande população com poder aquisitivo e eclética (de Padre Marcelo a Bruce Dickinson), e por isso os shows são uma oportunidade segura de boas receitas.

E ainda assim o público recebe o pior tratamento do mundo.

Vocês perderam a oportunidade de cravar Interlagos como o melhor local para grandes shows em São Paulo, por conta do habitual desprezo dispensado pelos produtores de shows para o público de São Paulo.

Abraços

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Melhor no autódromo que num campo de futebol, onde a grama é bem mais cara.

Acho válido, pois uma das coisas do automobilismo moderno ter dificuldades é que os autódromos estão em meio a grandes centros, seu terreno é valorizado, o que faz o campo em si ter um custo alto.
Desse jeito, melhor administrarem outras funções para os terrenos, isso não é apenas válido, como quase obrigatório pelo bom senso.
Desde, claro, que não prejudique a capacidade de receber competições, como foi o caso da missa do M Rossi ano passado.

Talles
Talles
15 anos atrás

Para informação de todos:

Monza, Spa, Hungaroring, paul Ricard, Jerez, Estoril, Nurburgring, Hockenheim, Silverstone, Donnington, Suzuka já foram palco de shows de rock…

Roberto Seixas, obrigado pela sensatez e pelo bom uso do espaço público. Durante a semana o autódromo está aberto para visitação, basta chegar e entrar. Próximo a eventos maiores o acesso fica restrito…

É um ótimo espaço para eventos assim, e se o acesso é difícil, compare com chegar ao Morumbi, por exemplo. Em um domingo a tarde você sai do cebolão e chega em Interlagos em 30 minutos, se muito. É ruim para quem tem que pegar o trem, que só funciona até meia-noite.

Daniel
Daniel
15 anos atrás

desculpe o palavreado, mais tem q se fudê mesmo….. o pessoal da organização num se preocupou com segurança, nem com banda, nem com nada, nem pensaram em colocar tapumes em cima da grama como fazem em shows dentro de estádios. espero q saia bem caro pra colocar éssa grama no autodromo de novo, pois o meu sapato e o de muita gente já foi pro lixo…..

Kenny Evans
Kenny Evans
15 anos atrás

gostaria de reiterar o que disse acima sobre problema de gestão: estou me referindo à gestão do projeto cujo objetivo era realizar o show do iron maiden. Em nenhum momento estou direcionando os problemas do evento à gestão do autódromo.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
15 anos atrás

Fiquei muito feliz em ter lido nos comentários do Ceregatti que há movimentos no sentido de restaurar o traçado antigo.
Nesse mesmo post fiz um comentário inicial brincando com o sumiço da curva da Ferradura.
Em 1987 fiz o curso do Marazzi e passei quase um ano indo em Interlagos toda quarta-feira. Sem medo de ser piegas, posso dizer que amava aquele traçado, amava especialmente a Ferradura.

Não vejo problemas em se usar o autódromo para outras finalidades desde haja adequações da infraestrutura para isso.
Não acho que colocar um palco numa área de escape transforme Interlagos em local adequado para shows. Que se crie uma área especifica, planejada e segura para realização de eventos.

Se isso tudo fizer o autodromo dar lucro ao ponto de poder resgatar o antigo traçado, seria totalmente a favor. Agora, amontoar gente lá só para ganhar alguns cascalhos não dá.

Ele, Ceregatti, comenta tambem que o lago deveria ser local onde os peixes poderiam crescer placidamente, o que me deixou intrigado. O pessoal costuma afundar navios no mar porque dizem que a carcaça das embarcações fazem nascerem corais. Com tudo que já se jogou naquele lago fico admirado que não haja um ecossistema inteiro lá….

Aroldo Teixeira
15 anos atrás

Acho que está havendo um erro de interpretação, quando se diz que Interlagos “tem que dar lucro, caso contrário os pilotos é que pagarão”.
Interlagos é um local público destinado a corridas de automóvel e precisa ser bem administrado, só isso.
Quem trabalha com evento sabe que o lucro vem de parcerias, patrocínios e outras fontes e não únicamente da locação de espaço.
Admiro o sr. Roberto Seixas dizer que nos treinos de 3ª feira os pilotos treinaram tomando um pouco mais de cuidado pois a pista estava suja. Esse é o ponto: O objetivo principal desse espaço foi prejudicado por um evento que nada tinha a ver com a função desse equipamento público. Interlagos é pista de corrida.
Que tal essa busca pelo “lucro” levar a prefeitura a alugar o Ibirapuera para a Disney fazer um parque temático? Ou locar o prédio da prefeitura no Viaduto do Chá para fazer um estacionamento? Ou locar o Teatro Municipal para fazer bailes funk? Ia dar lucro, com toda a certeza.
Esse é o problema: Tratar um local público como um quintal, um balcão de negócios.
E não estou dizendo que são negócios ilicitos.
Acredito na seriedade da administração do sr. Roberto Seixas.
O que estou dizendo é que esse modo de pensar está errado e que Interlagos deve ser utilizado para o fim para o qual foi criado.
Utilizar a área com equipamentos que lá existem para atender a população, como quadras, escola de mecânica, local de esportes é uma coisa.
Fazer shows, missas, gravação de dvd de padre é outra bem diferente.

wilbor
15 anos atrás

Se a porcaria da organização tivesse colocado TAPUMES sobre a grama, nada disso teria acontecido.

Fui ao show, e a chuva que caiu durante o dia transformou o lugar num pântano. Tinha gente com lama na altura dos joelhos.

Uma tremenda falta de respeito com quem pagou até 350 reais para ver o show.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
15 anos atrás

Roberto Seixas falar que não previa chuva em Interlagos, em pleno mês de março numa boa hein….até meu priminho de 5 anos sabe disso.
e digo mais SORTE que foi a chuva de domingo! pois se fosse a chuva que caiu na segunda, era pra ter cancelado o show, imagina o desastre que ia ser.

Pessoal do evento adora falar isso “não teve nenhum incidente, nenhum chamado médico etc..”…pergunta quantas pessoas tiveram celular e cameras roubadas.

E a invasão ao morro? aquilio nao é indidente grave? pra mim é! tinha chovido, se o morro por acaso tem algum deslizamento, imagina o estrago.

os proprios fãs que perceberam que o negocio tava feio..tanto que eu falei pra várias a minha volta “quando chegar música x ferrou…todo mundo pulando aqui, vai ter nego escorregando etc.”…por sorte se comportaram

Carlos "Takuma" Sato
15 anos atrás

O gente… Grama cresce em qualquer canto, pq não crescer ali de novo??? E quem gosta de grama é cavalo, jogador de futebol, lugar de piloto é no asfalto (e na grama quando o braço endurece, ou alguém lhe arremaça). Se o asfalto está bom e limpo, qual o problema???

E p/ quem não gosta de Iron Maden, fique com os shows do Padre MArcelo Rossi, do Criança Esperança ou do Kalypso. “Mó da hora”!!!

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
15 anos atrás

Se vai trazer receita para o Autodromo, tudo bem. Eventos que são adaptados em locais que não são exatamente preparados para receber, por exemplo um Show do porte do que o Iron Maiden trouxe, normalmente sofre mais danos do que aparentemente sofreu Interlagos. Já pensou se resolvessem fazer aquela corrida dos campeões no Estádio do Pacaembú e metessem asfalto alí, como fizeram em Wembley? (ou foi no Emirates Stadium) O fato é que a administração do local deve prever estes gastos e combinar com os organizadores a reestruturação do lugar como ele estava antes do evento.

Thiago Sabino
Thiago Sabino
15 anos atrás

Também endosso as palavras do Cerega.

Enquanto o autodromo é administrado (no sentido mais amplo da palavra administração), e tem conservação, tá ótimo.

Não sei também o porque da revolta. Se realmente houvesse danificado o asfalto, guard-rails, e outra instalação permanente do autódromo, aí seria o caso de questionarmos (questionar não significa levantar idoneidade na gestão) o que pode ser feito para poder reparar o bem público.

Disseram aí que o problema é de gestão. Ora! Gestão em bem público que dá lucro? Me diz? Aonde nesse Brasil VARONIL, cara pálida??? Tão lá o Seixas e o Rosa mantendo tudo em padrão mundial, ainda dando brecha para , oxalá, termos um presente dos deuses , que é a recuperação de parte do traçado original, e aí chegam os engenheiros-de-obras-prontas para ainda descascar nos caras?

Tudo bem, alguns mais xiitas podem dizer: não fazem mais nada que obrigação. Ótimo. Entao, porque V. S.as não vão cobrar então de outros gestores públicos , lucro em autarquias às quais os senhores tem contato diariamente?

Acho que, antes de rotular, por uma questão de respeito, e no mínimo, bom senso, aguardar a manifestação do Seixas, linhas acima. E convenhamos: UM GRAMADO?????

UM GRAMADO? Com esse chuvaral? Ahhhhhhh valha-me-Deus, vai!

Flavio, por favor, então, daqui a umas 3 semanas, posta uma foto aqui, pros baluartes da administração pública, terem realmente ciência de como as coisas andam, e das satisfações às quais os administradores do autodromo , os devam.

Pra terminar: Pode colocar tudo lá no autódromo: Calypso, Mela-cueca, Calcinha Preta, Latino, Mulher Melancia, Qualquer um. Desde que no fim, tal como uma festa, saiam, deixem limpo, e depositem na conta, tá ótimo.

É isso.

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
15 anos atrás

O Claudio Ceregatti tem toda razão, estou com ele e não abro, ainda que eu não curto muito o Iron Maiden, e poucas vezes fui a interlagos, mas qualquer dia desses eu comparecerei nos farneis que vocês fazem!

Fuel
Fuel
15 anos atrás

Acho que se pode e deve sediar shows em autódromos. Acho que é uma forma de tornar o espaço mais rentável.Fui pro show do kiss em 99 e não entendi porquê não fizeram mais shows por lá.

É lógico que não se pode deixar ao Deus dará, porque se não acabam com tudo.

Shows bem organizados podem ser feitos em estádios, autódromos, praças e fazendas, etc.

Como lembraram mais cedo na Alemanha existe o RockAmRing utiliza no autódromo de Nurburgring. Eu vi o site agora e deu uma vontade de ir.

Vou ao GP Brasil desde 2003 e, a cada ano o autódromo está melhor.

Rodrigo Romão
15 anos atrás

Eu fui no show, Flavio. O lugar era muito bom pra ver o show; apesar da desorganização e da lama, era legal de assistir. Nos lugares mais pra cima, via-se todo o palco e o som, além de tudo, era bom.

Acho que tão “recapeando” a grama do autódromo, afinal, com a chuva que deu e as mais de 62mil pessoas que foram.. imagina a buraqueira.

Leo Couto
Leo Couto
15 anos atrás

ATENÇÃO : A GRAMA NÃO SUMIU … FUMARAM ELA ! HAUHAUHAUHAUA

Gosto tanto de automobilismo como de Iron Maiden , então vou dizer que uma graminha não vai fazer falta !

;-)

Dú
15 anos atrás

Dizem que o desrespeito para com o público foi na espera, afunilamento para entrar e sair, falta de cobertura foi geral.
Os organizadores “reclamaram” que fãns chegaram cedo demais e devido a chuva abriram os portões uma hora depois.
Muitos reclamaram que pagaram R$ 350 pilas em área vip de com pulseirinha e ficaram com o pé no barro……..
Pensavam que estavam aonde?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Pela terceira vez…:
O simples fato do gestor do Autódromo Internacional José Carlos Pace, nosso amigo Roberto Seixas, se manifestar aqui nesse espaço, relatar sua visão e experiencia e se colocar á disposição por si só é inédito e diferenciado.
Alguem aí conhece algum gestor público que se comporta dessa forma? Que dá a cara a bater (ou afagar) num local de livre manifestação?
Então senhores…
Tudo evolui, tudo se altera, tudo se modifica e se adapta. Novos tempos, novos rumos.
Interlagos inclusive.
Jamais em sua longa história esteve em tão boas condições como agora. E melhora a cada ano que passa.
Alguns pilotos se queixam que o Templo fecha para obras.
Eu inclusive, que sou viciado naquele lugar e nem piloto sou. Mas o que fazer?
Seria possível fazer o que foi feito (e será ainda por vários anos) com o autódromo aberto?
Iam cobrir os boxes como? Construir arquibancadas como? Trocar o asfalto (padrão mundial de qualidade) como?
E o simples fato de ir ao banheiro e ter alguem limpando? Alguem no passado viu isso?
Queixam-se da grama. E quando o mato crescia?
Muito foi feito e ainda há muito a fazer. Ainda bem. Sempre se pode melhorar, até o que está bom pode ficar ótimo.
Mas estamos falando de obras, e obras não tem alma, apenas corpo.
E o que dizer de quando nós apaixonados éramos recebidos com desdém, arrogancia, empáfia e desrespeito? Agora nos cedem espaço, chamam-nos pelo nome, incentivam nossa presença, nos recebem de braços e mente aberta.
Dialogamos, participamos, frequentamos, criticamos. Agora é uma via de duas mãos, e não o sorvedouro de sempre.
Fui humilhado dezenas de vezes em Interlagos, por dirigentes que ainda hoje estão no poder. Envelhecidos, caquéticos, ultrapassados mas ainda lá, agarrados ao osso como cachorros. Fui tratado por esses aí como lixo, como escória.
Esses dirigentes que por todos os séculos trataram aquele patrimonio como se fosse próprio, tomando posse não só do automobilismo como tambem do autódromo, e chutando para fora quem apenas queria estar lá.
Isso acabou. Quem manda lá não são boçais encastelados em seus clubecos de mala e sala, nem em federações fantoches, ineptas e incompetentes.
Aquilo é patrimonio público e não privado. Tem que dar lucro para a cidade, e não encher os bolsos de aproveitadores.
Interlagos tem dono, e somos todos nós, paulistanos pagadores de impostos. Para o uso de todos, com lucidez, bom senso e transparencia.
A propósito: Experimente levar sua família na próxima prova do campeonato paulista, para assistir e desfrutar do espaço.
A diferença entre o Parque ibirapuera e o Autódromo é que o Ibirapuera não tem uma pista.
Legalmente e patrimonialmente é um bem público identico.

Kenny Evans
Kenny Evans
15 anos atrás

Gomes,
já estive em um show no mesmo autódramo anos atrás (Kiss, acho q em 2000) e ao término a grama ainda estava lá. Talvez um pouco pisoteada.
Não acho que o problema seja a chuva, que nessa época do ano é comum. Acho que o problema é da organização deste evento, deveria considerar o risco da chuva (ainda mais nessa época do ano) de forma a mitigar eventuais impactos, mas a gestão do projeto não o fez. Resultado: o risco materializou-se e danificou a grama, os telões e os fogos.
Aliás, esse não foi o único problema na gestão do projeto. Um único portão de acesso gerou uma fila kilométrica e atraso para início do show (o que pode ser considerado grave devido a dificuldade de acesso para deixar o autódromo após o show – 23h). Saída absolutamente caótica, sem sinalização, que fez diversas pessoas andarem pelo circuito. Saída de emergência estreita e, no final do show, obstruída por uma ambulância que provavelmente não conseguiu atender a um chamado devido ao volume de pessoas). Entre outros…
Enfim… mais uma vez na terra Brasilis, o problema é de gestão.

Junior
Junior
15 anos atrás

Adoro Iron Maiden, mas realmente autódromo não é lugar de Show.
Quanto as missas do Padre Marcelo, sugiro aos paulistanos organizarem uma corrida de kart indoor dentro da catedral de São Paulo. Acredito que o bispo paulistano receba os pilotos de forma tão natural e calorosa quanto o show do padre é recebido pelos dirigente de Interlagos.

Roberto Seixas
Roberto Seixas
15 anos atrás

Gostaria de tecer um pequeno comentário sobre o evento:

Inicialmente, informo que não houve nehum registro de ocorrência grave, policial ou médica. Nenhuma área do autódromo foi danificada e a placa que derrubaram, não causou estrago algum, e foi colocada pelo organizador para evitar acesso a determinadas áreas do autódromo e tambem para direcionar o público na entrada e na saida do evento,

A elaboração do evento foi feita, envolvendo, a exemplo de qualquer outro evento de porte, todos os orgãos que deveriam ser ouvidos, ou seja, tudo foi feito dentro da maior legalidade possivel e toda a documentação foi tirada.

O ponto crucial foi o fato de, uma chuva não prevista, ocorreu de uma maneira muito forte e o gramado, que é totalmente diferente do de um campo de futebol, realmente virou um lamaçal. Vou dar aqui um depoimento eu mesmo andei bastante por lá é afundei meu pé, mas não chegou nem a cobrir o sapato.

Quanto a limpeza da área, a organização do evento foi extremamente profissional e no mesma noite começou a desmontagem e na 2 feira a tarde 4 caminhões pipas ( com pressão ) ja estavam começando o trabalho de limpeza do pedaço da pista que havia ficado bastante sujo, e isto só aconteceu em função da chuva.

Na 3 feira tivemos escola de moto e de carro e embora a pista ainda, estivesse um pouco suja, foi possivel aos mesmos realziarem suas atividades, obviamente tomando um pouco mais de cuidado.

Hoje tivemos treino da Stock e o depoimento do piloto que andou, Felipe Giafone, é que estava tudo ok naquela área.

A grama ja esta com outra cara e em poucos dias estara verde e bela como sempre procuramos mante-la.

A organização não colocou placas sobre a grama, pois a terra (gramado), por ser diferente do de um campo de futebol ( mais fofo ) não manteria as mesmas alinhadas e isto poderia vir a causar acidentes.

Informo ainda que o contrato com o organizador , preve a reposição de qualquer estrago que viesse a acontecer.

Na minha opinião e já comentei isto com a organização, o maior êrro, foi o fato de não terem aberto o portão mais cedo e de não terem organizado uma fila dupla, desde o ínicio. Isto somente aconteceu a partir das 7:30. Deveriam tambem ter pedido ao público que esperasse um pouco mais antes de ir embora , muito embora acho que não seriam atendidos.

Me coloco a disposição para dar qualquer outra informação.

Ros
Ros
15 anos atrás

Cheguei por volta das 19h45 no show, e me alojei na grama na parte interna do Laranjinha, muito longe do palco, sobre algo que parecia um “morrinho”.
Antes das 22h, sem que eu tivesse pulado, corrido ou qualquer coisa (sim, alguns metaleiros assistem quietos aos shows), a grama sob meus pés havia se desfeito. Por completo.

Digo isso para tentar enbasar minha opinião sobre o que ocorreu: O terreno de Interlagos parece virgem, sem nenhum grau de compactação ou adensamento do solo, completamente diferente de um gramado de um estádio.
Não resiste a uma pessoa de 80kg parada sobre ele.
Mas isso não parece um problema se for algo embutido nos custos.

E não creio que a morte da grama tenha sido o maior problema do show. Os absurdos funis criados para a saída acabaram incentivando muita gente a tentar derrubar guard-rails e andar sobre as barreiras de pneus, pelo simples motivo de que isso era mais seguro do andar pelo caminho estipulado.
E a quantidade de pessoas superava a capacidade do local (60mil é um número reduzido pelo que parecia ter de gente no local). A impressão que tive era de mais gente do que nos shows do Rock In Rio 3.

Em resumo: Ótimo show, mas péssima organização e mais gente do que o local comportava.

Rogerio Almeida
Rogerio Almeida
15 anos atrás

Trabalho com automobilismo e sou fã de Iron Maiden – fui ao show. O que aconteceu no Autódromo de Interlagos foi no mínimo um “estupro” ao circuito e um massacre aos fãs da banda. Se este valor fosse revertido para melhorias no Autódromo, apoiadíssimo. Se for apenas para encher o bolso de promotores de shows e de meia dúzia de administradores, fora. Por pouco o show não vira tragédia.

Aqui não é Donnington Park. Autódromo é coisa sagrada. Viva Interlagos, Vira Iron Maiden.

Léo
Léo
15 anos atrás

Já vimos o que o Carnagoiania fez com o autodromo de Goiania (que praticamente deixou de existir). Acho que autodromos são para corridas e apenas para corridas.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
15 anos atrás

até que você nem reclamou tanto Gomes.

sou fã de carteirinha Iron Maiden, e fiquei feliz quando soube que o show seria lá…PORÉM, cagaram tudo!!
da chuva ja era esperado..ou algum organizador achou que não ia chover em interlagos? em pleno mês de março!!
horrenda organização…vi gente quebrando tapume pra sair, uma lama sem fim, pista suja, ao meu ver ainda montaram o palco num lugar errado (tinha lugar pra “abrigar” melhor as pessoas etc…..
o show claro, foi fantastico, ali no palco…eu tb estava na pista vip, e por sorte na parte que tinha asfalto (sobra do antigo traçado).

de resto, so valeu a pena por ter passeado dentro do autodromo, e o show claro como comentei.

interlagos PODERIA receber sim um evento desse…mas do jeito que foi, claro que não! longe pra caralho, sempre chove, acesso péssimo etc…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Voltando pra discussão:
Estive lá na segunda feira e vi os carros-pipa lavando, é fato.
Então se paga o preço de uma lição aprendida: Basta colocar essas bombas tipo WAP e outras acopladas aos carros-pipa. E não se lava por gravidade, e sim com pressão, de maneira mais lenta, é claro, mas arrancando o barro prensado que fica entre as pedras do asfalto. Serviço de ourives, que nosso amigo Zezinho zelador fará com o maior prazer, porque ama “aquilo ali tudo” tanto quanto a gente.
O asfalto do Templo é propositadamente poroso, formando um desenho de “vales e picos rombudos” portanto presumo (precisa acompanhar de perto) que “os vales” entre as pedras do alfalto, justamente por onde a água escorre, ficaram saturadas de barro, e compactadas pelas multidão pisando.
Isso tornou pouco eficiente o uso habitual dos carros-pipa, que normalmente retiram a poeira e os detritos de pneus fora do traçado.
Basta aprender com os erros, e com uma condição de chuva combinada com multidão que jamais se viu.
A propósito: Quem aí sabia que graças á lucratividade a pista é lavada depois de cada evento esportivo? Antes era só a chuva, fora o desleixo com o resto.
Quanto aos que defendem veementemente o uso exclusivo do espaço:
Sejamos lúcidos. Suponhamos que sim, que só ande carro e moto, esquece show, padre, cicicleta, carrinho de rolemã, 4Rodas Experience, todo o resto.
Sabe quem vai pagar uma bala absurda pra manter o circuito lucrativo? Voces, pilotos.
Nesse modelo que propõe, as despesas permanecem, as receitas não. E quem vai gerar receita pra fechar a conta e passar a régua?
Ou preferem ver seus impostos suados sendo jogados num poço sem fundo, pra subsidiar os poucos que (ainda) correrm?
É justo? Adequado? Democrático? Correto?
Toda essa pilotaiada foi e ainda é explorada pelos clubes de mala e sala e federação, e querem tambem pagar o valor pelo uso de um milhão de metros quadrados?
Aí sou eu que me revolto, pois esse subsídio para meia dúzia de pilotos correr, só pra encher os bolsos de uma meia dúzia de ditrigentes foi o modelo que quase faliu Interlagos.
Não é lindo? Equipamento público, uso privado e exclusivo, para o lucro dos mesmos de sempre e com o contribuinte zerando a diferença…
Fora as porradas que tomei sendo expulso de lá, como um cachorro faminto. Pelos mesmos de sempre.
E agora é Interlagos é lucrativo, jamais foi.
Vai assinar o cheque? Vai encarar o tamanho da conta? Não vão, com certeza.
É o preço que pagamos para termos o Templo nas suas melhores condições e em constante evolução.

Ruben Osta
Ruben Osta
15 anos atrás

Apenas para esclarecer, a curva é a antiga “Ferradura”… Que saudades! Quem se lembra de como se fazia a tangente? E a saída para preparar a próxima curva à direita? Tempos bons aqueles…

Talles
Talles
15 anos atrás

1 – Donnington Park recebe shows constantemente…

2 – O RockAmRing utiliza o autódromo de Nurburgring por 3 dias seguidos, no baixadão da curva Dunlop…

3 – o Pe. Marcelo usa Interlagos várias vezes por ano…

4 – A chuva pré-show foi torrencial…

5 – aquilo não era grama… o que tinha ali era capim, cheio de ervas daninhas… não era um gramadinho…. aliás, tinha pontos com brita que pareciam do traçado antigo, pela localização…

6 – estádio não pode (e é mais plausível), Interlagos também não… aonde então?? não faz??

7 – vocês deveriam ver como fica Interlagos após o GP Brasil…

8 – tirando o funil desnecessário criado pela (des)organização do evento e pela incrível incompetência da CET, houve um caos na chegada e na saída…

9 – se vocês acham Interlagos longe, eu também acho o Anhembi do outro lado do mundo… o estacionamento foi no retão antigo, no anhembi é em parte do estacionamento ou na rua mesmo…

10 – grama, do jeito que encontrei lá antes do show, cresce rapidinho… off-road não andaria fácil ali…

Kuka Lienert
Kuka Lienert
15 anos atrás

Acho que vale a pena, pois o autódromo ganha seu troco! O que é importante é deixa-lo pronto para o próximo usar… no caso a Stock.

Igor BdA
Igor BdA
15 anos atrás

A pista não conheceu uma sola de sapato sequer durante o fim de semana!

Tem corrida na grama agora?

BAH pra vocês! :P

Paulo Celestino
Paulo Celestino
15 anos atrás

Pra quem curte o som, o show do Iron Maiden foi simplesmente fodástico. Só que o autódromo não tem capacidade de abrigar esse tipo de show para 60 mil pessoas. Nem para o Padre Marcelo e Chitãozinho e Xororó, se querem saber. A organização foi terrível, fila única na entrada, 5 horas só pra entrar na lama, colocaram grades e chapas de aço pra “organizar” a multidão e eu quase quebro o meu pé em uma delas, porque o pessoal derrubou a grade pra facilitar o escoamento da massa, e no escuro enfiei o pé no vão da grade e fui empurrado. As saídas de emergência eram piada, se houvesse tumulto e pânico poderia ter havido uma verdadeira tragédia. Interlagos não comporta esse tipo de evento e a Mondo Entretenimento não é capaz de fazer um show desse porte.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Nesse ponto, vou ser coerente e até radical… autódromo é para corrida, não para show, seja de padreco metido a popstar, seja de uma puta banda do caralho como Iron Maiden… existem muitos outros lugares na cidade que comportam com mais conforto e logística shows dessa ou de outras magnitudes… não sei quem começou com essa história de que Interlagos deve servir para shows e agora fica todo mundo querendo copiar… tem certas coisas que um bom administrador deve saber dizer não, mesmo que a tal força da grana chegue fantasiada de alguma das tais “mulheres-fruta”…

Junior
Junior
15 anos atrás

Meu, autodromo é lugar de corridas de carros!!! shows… tem tanto lugar pra fazer, clubes etc… outra coisa é tal missa do padre marcelo no autodromo… fico puto da vida…. qualquer dia vou levar um carro de corrida pra andar na igreja dele…

Kadu
Kadu
15 anos atrás

AUTÓDROMO = Lugar onde se fazem corridas de automóveis.

Portanto sou totalmente contra darem esta finalidade ao autódromo de Interlagos. Sinceramente só vejo Interlagos exclusivamente para uso de carros de corridas o dia em que o autódromo ser privatizado.

Hoje em dia o campeonato paulista de automobilismo serve apenas para cumprir tabela e só! A administração e prefeitura (SPTuris) não se preocupam e nem querem ver arquibancadas lotadas porque sabem que terão dor de cabeça na organização e etc. O negócio deles é a Fórmula 1 que o dinheiro que entra de uma só vez por ano é o mesmo que 5 anos de campeonato paulista, show, missas, etc…

Infelizmente esta é a realidade de Interlagos, gostaria muito que mudasse e nada tenho contra Chico Rosa e companhia mas a preocupação deles é outra.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Alguns pontos:
– Muitos disseram que a organização foi horrível. Importante dizer que a SP Turis loca o espaço, e só. Cabe ao organizador organizar… Foi recorde de público, e obviamente lições serão tiradas e absorvidas pela administração. Que poderá exigir ou impor um “modus operandi” fruto da experiencia acumulada.
– Ficaram legais as fotos do antes e depois. Depois do dilúvio que descreveram, nem poderia ser diferente. Talvez os tapumes que se colocam no piso dos grandes estádios resolvesse, mas acho que não. Estive lá com o Lucca e parecia Woodstock mesmo… O que dependendo do ponto de vista pode ser duca – ferrado por um, ferrado por mil… Se filmassem então, poderia até ter virado História do Rock.
– Essa foto marron é do meio da tarde de segunda. No final do dia o Zézinho zelador e carros pipa já lavavam a lama da pista. Quanto à grama… Foi-se. Sobrou pouco dela. Replanta-se. Com certeza o custo é infinitamente menor do que foi cobrado. E o que foi cobrado já contempla esse tipo de prejuízo. Ou voces acham que Interlagos passou a dar lucro porque? Por milagre?
– Lá no Blog do Arodo Teixeira – nosso amigo da Puma 18 – ele lança a dúvida do uso indevido de Interlagos, nosso Templo Sagrado.
Ele é contra. O Tranjan, o Alfredo Gehre, o Fernando Mello do Chevette 58 tambem. Respeito seus argumentos, compreendo seus pontos de vista. Mas discordo.
Eu próprio sonho em usar esse luugar mágico que há muito amo para outros usos que não corridas. Aquele lago por exdemplo serviria não só pra molecada nadar, e para peixes cresceram placidamente.
O equipamento ser público, deve ser auto-sufuciente.
O foi apenas ano passado, o que é um mérito inédito da administração.
Aplaudo sempre alternativas revolucionários para melhoria, e agora apoiamos o retorno do circuito original.
Afirmo que a chance de isso acontecer nasce pequena, devido aos custos altos envolvidos. Mas se Interlagos não for auto-suficiente, não sobrevive nem a si próprio. Vira loteamento na hora.
Então a opção é simples: Interlagos multi-uso e lucrativa ou Interlagos nenhum?
Outras idéias estão em gestação e análise para ampliar ainda mais o uso, os lucros e fazer muita gente feliz… Provavelmente aqueles mesmos que jamais andaram por lá de carro…
– Quanto às fotos, FG… Se te mandou essas, onde estão as outras..? Não é todo dia que vocalistas bancam pseudo-pilotos…

Saganski
Saganski
15 anos atrás

o som lá é uma merda… desorganizacao total da producao… 1 portao de entrada… 1 de saida… ridiculo… show tem que ser em estadio… fechadinho.. som otimo.. varios acessos…
quanto a grama… ela cresce de novo…

J. N. Dias
J. N. Dias
15 anos atrás

Um mínimo de organização é necessário. Sempre. Seja em um autódromo, seja em um terreno baldio. No caso de interlagos, o que importa realmente é o asfalto, e esse não foi prejudicado, então beleza. Mas, revisar os próximos contratos de locação para deixar, pelo menos, a pista limpa depois do show.

Paulo Mina
Paulo Mina
15 anos atrás

Eu fui ao show, esse foi o segundo show que eu assisti no mesmo lugar, o outro tinha sido o do KISS em 1999, mas o do Iron Maiden a organização deixou a desejar, eu estava na “Pista Premium” para entrar foi tranquilo, cheguei com umas 3 horas de antecedência e entrei sem fila, quem estava na “Pista Comum” penou para entrar, um amigo meu ficou mais de 4 horas na fila para poder entrar, na hora da saída foi um caos, todo falaram que tinha 60.000 pessoas, mas devia ter mais, todos saindo ao mesmo tempo pelo portão 8, e como sempre tem uns manés, derrubaram uma “grade” provisória para que ninguém entrasse em um prédio que tem na lateral do túnel do portão 8. (não sei o que tem naquela casinha). sorte que não houve tumulto, apenas uns vândalos destruindo as paredes.
Voltando ao que realmente importa, a pista não foi afetada em nada, a grama pode ser plantada novamente e mais um $$ na conta do autódromo, quem sabe essa grana não ajuda a bancar a volta da pista antiga.

Abraços

Rodrigo Martins
Rodrigo Martins
15 anos atrás

Flávio,
creio eu que não tiraram a grama, ela cedeu mesmo. Aí o que sobreu da coitada não sobreviver com o melhor adubo do mundo,
Os portões abriram às 16 horas, entrei era umas 17, e boa parte do “gramado” já tinha virado pura lama. Mal organizado demais. Se tivessem placas como as que poem nos estadios de futebol, nem o gasto com a replantagem iam ter. A foto do “Anderson Moreira” aí em cima ilutrou bem a situação.

Thiago Sala
Thiago Sala
15 anos atrás

Olá FG.

Não foi só isso, como sou instrutor da Alpie Competições, tivemos “escolinha” na terça feira a tarde e a pista estava completamente imunda, no laranjinha e pinheirinho, onde no S do pinheirinho tinha até umas ferragens do lago da pista, se vc saísse da pista poderia pegar com facilidade, para carros é até que difícil mas na terça de manhã tinha motos treinando, aí sim é perigoso!!! e bota perigoso nisso!!! a pista perdia a aderência no laranjinha onde como vc sabe a gente vem pendurado…
Mas aí aconteceu a chuva e eu estava com aluno na pista, e ele que estava guiando, quando chegamos no laranjinha tinha virado lama pura! e rodamos bonito lógico, imagine o susto do aluno, mas ali tem uma boa área de escape e nada aconteceu. De qq forma estive lá e ficou ridículo, façam em outro lugar, na reta entiga, sei lá, mas não ali e olha que sou fã de Iron Maiden
Ah pra finalizar quando estava indo embora umas 17:30 tinha 2 caminhões pipas jogando água na pista!!! porra depois de andar moto, escola de automobilismo e chover pra caramba!!!! só pode ser brincadeira!!!

Alex Moreira
Alex Moreira
15 anos atrás

O que agravou a situação desse jeito foi a chuva! O Padre Marcelo sempre celebra missas por lá, levando até mais pessoas, e nunca ficou desse jeito…

Lucas Costa
Lucas Costa
15 anos atrás

Como já disseram ai, a organização do show foi um fiasco, por mto pouco não acontece uma tragédia no local, uma saída apenas para mais de 60mil pessoas, todas espremidas e jogadas em corredores “improvizados” com tablados e grades. Sorte que o publico estava na paz e um ajudou o outro…..

já o show foi sensacional, IRON MAIDEN 10 x MONDO Entretenimento (organização) 0 abaixo da critica

queria saber se vc tem a informação de quantos metros quadrados tem essa área reservada para o show??

parabens pelo blog!

Cupim
Cupim
15 anos atrás

Quem gostou do show é pq com certeza não andou de moto em interlagos pra treinar na terça feira onde a subida do lago e laranja inteiro estavam cobertos de terra…. ou seja, matei minha terça de trabalho pra ir marcar tempo e tinhamos que passar pelo “terrodromo” devagar.
Não sabia se usava o slick e andava de 1.000cc ou se alugava uma moto de cross.

Show tem que ser feito em locais para isso. Não em autódromo.

simplesmente ridiculo

Diego_zomer
Diego_zomer
15 anos atrás

Bruno:
Eu fui ao show, e realmente a organização foi uma m&#$@… somente um acesso, tanto que a banda atrasou o Show para que desse tempo de todos entrarem, como o próprio Bruce falou depois da segunda música… As grades que foram derrubadas, como disseram em posts acima, eram grades colocadas pela própria (des)organização do evento, e não grades do autódromo. Não houve nenhum dano a pista, apenas a grama, e principalmente devido à chuva. E acho que seria meio complicado colocar as tais tábuas para proteger a grama, já que o terreno alí não é plano… melhor recolocar a grama depois mesmo…

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Não existe fazer shows em autódromos. É evidente que vai ser arrancada alguma coisa do lugar.

Fernando Duarte Gago - Santos/SP
Fernando Duarte Gago - Santos/SP
15 anos atrás

É realmente não manjo nada…de longe parecia grama queimada, mas a foto do Anderson Moreira acaba com qualquer argumento, choveu, fudeu… Em qualquer contrato de locação deve ter ao menos uma cláusula única que obriga a devolver o local do evento pelo menos como estava. Realmente absurdo.

Diego_zomer
Diego_zomer
15 anos atrás

Fernando-Recife:

Cara, eu ia comentar justamente isto neste post… um dos mais famosos álbuns do Maiden, o “Live at Donington” foi gravado no autódromo, se não me engano…

Fernando Duarte Gago - Santos/SP
Fernando Duarte Gago - Santos/SP
15 anos atrás

Não sou especialista em paisagismo, mas grama é que nem praga. Ela continua lá, mas como foi muito pisoteada pelos cabeludos acabou “queimando”. Nada que em 2 semanas não volte a ficar verde.

OBS. Parece ser o Pinheirinho…. correto?