BARCELONETAS (12)

SÃO PAULO (e agora?) – Em entrevista à BBC, Ross Brawn disse que a estratégia de três paradas era a mais rápida para Barcelona e que foi a escolhida para Rubens vencer a corrida. Mas ele não venceu, e Brawn demonstrou certa decepção com o ritmo do brasileiro no segundo trecho com pneus macios. Falou que ele foi mais lento do que deveria, por isso não abriu de Button o que seria necessário para compensar a parada extra.

Três paradas, que chamei de algo esquisito em outro post, até que faria algum sentido para que o uso de pneus duros fosse o mais breve possível. E não foi tão ruim assim, afinal Barrichello chegou em segundo. Button, para mim, faria as três se não tivesse perdido a posição para o companheiro na largada.

Mas estou vendo que a discussão vai descambar novamente aqui no Brasil para a preferência da equipe, as sacanagens com Barrichello, o inconformismo de muita gente com o fato de que um estrangeiro pode ser mais rápido que um brasileiro, e por aí vai.

É divertido, esquenta o clima, e fiquem à vontade para opinar: afinal, Rubens é sacaneado ou não? Ross Brawn é um sádico? Button é muito melhor? Seria apenas azar? Destino?

Com a palavra, vocês.

Subscribe
Notify of
guest

320 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Otto Lima
Otto Lima
14 anos atrás

Desculpem o atraso… Vamos eleger o craque e a baranga do GP da Espanha…

Craque: Jenson Button, de novo…

Baranga: Scuderia Ferrari, por ter jogado fora a classificação de Raikkonen no sábado e a corrida de Massa no domingo.

Quanto a Rubinho, faço minhas as palavras de quem disse neste blog que ele é o melhor 2° piloto da história da F-1.

Carlos Cleber
Carlos Cleber
14 anos atrás

a diferença de estratégia o carro só é mais rapido se tiver mais leve que o do concorrente.
A estratégia do Rubinho era tão ruim que mesmo ele fazendo 3 paradas ele só ando mais leve que o JB entre a primera e segunda para do Rubinho e uma volta antes da terceira parada.
O Rubinho ando melhor que o JB mas não da pra tirar o tempo de uma parada e anda com o carro mais pessado como ele ando.
Para a estratégia do Rubinho ser rasoavel ele deveria para umas 7 voltas depois do JB, paro 1 depois. não da pra tira uma parada em uma volta.

engenheiro99
engenheiro99
14 anos atrás

O Rubens teve problema com o 3º jogo de pneus. Não é normal vc voltar com a mesma quantidade de combustivel que a parada anterior e girar cerca de 0,7 segundos mais lento..piloto não desaprende em 15 minutos …foi sacanagem no composto do pneu ou em sua calibragem ( ou algum problema no carro). As sacanagens na F1 com relação às estratégias e set ups de carros são muito sutis. Vale lembrar que a equipe é inglesa ,com patrocinadores ingleses…interesses políticos e economicos acima do esporte e vale lembrar que o Button copiou o set up do Barrichello em Barcelona…coloque o motor de ambos no dinamômetro e os respectivos chassis no túnel de vento e duvido que o do inglês não é um “pouco melhor”.Acho muito simplório analisar as coisas dessa forma..tem telemetria e um monte de coisas para analisar..tire 2 libras de 1 pneu e veja o que aconteça…Não esqueçamos que a telemetria não é aberta ao público…
Eu afirmo categoricamente levando em consideração um delta de 3 anos e meio que Barrichello é melhor que Button e obviamente que Schumacher foi melhor que Barrichello nos anos de Ferrari com vantagem grande em relaçao à constância, pequena vantagem em volta rápida de classificação e ENORME vantagem em equilíbrio emocional, liderança e politicamente falando.
Uma observação: Não podemos esquecer, em relação à Ferrari,que a mesma pertence a FIAT,e esta tem no Brasil seu maior volume de vendas e faturamento…é interessante ter um brazuca na Ferrari; lógico o piloto tem que ser bom..não precisa ser gênio como Senna, Schumy,Fangio…
Outra coisa que soou estranho foi o Button saber a estratégia do Rubens e a recíproca não ser verdadeira.Aquela desculpa esfarrapada do Nico estar a frente do Janson foi ridícula,pois o mesmo pararia poucas voltas depois e matematicamente não influenciaria em nada o resultado. Gosto das coisas justas. Solamente.
Pessoalmente simpatizo muito mais com o Massa(são paulino), que tem um grande empresário..Nicolas Tod ,que conta MUITO politicamente falando…
Os 0,7 em média mais lento correspondem à diferença dos tempos entre o estágio 2 ao 3 (entre 1 e 2ª parada)e o 3 ao 4 (entre 2 e 3ª parada)…contra números não há argumentos;partindo do príncipio que o carro em si teria performance constante e a variável determinante seria os jogos de pneus macios 2 e 3 .
Obs: usou três jogos macios e um duro durante os 5 estágios.
OBS: Carro do Button manteve mesma performance, inclusive em seu segundo jogo de pneus com o qual deu 28 voltas…teoricamente mais pesado deveria ter desgaste maior e etc.

O quinto estágio de Rubens e o quarto de Button ,ambos com pneus duros eu desconsidero em relação à performance,pois a corrida já estava decidida.

NIGEL
NIGEL
14 anos atrás

Cadê o meu post que fala do nvo regulamento 2010…o que conta só as vitórias?
Por ele:
SENNA – 4: O MATADOR
EMERSON -2: O FALSO MARCHA LENTA
MASSA – 1: O FERA NENEM
PIQUET – 0: O MARCHA LENTA

RESPOSTA DO FG:

Sumiu junto com o regulamento, que já mudou.

Abdiel Rocha
Abdiel Rocha
14 anos atrás

As “Barcelonetas” são super informativas e divertidas – sua marca!
Agora depois deste epistolar episódio, melhor calcá-las em meras Barriqueladas. Drama dum chorão intuitivo (quiçá, compulsivo!).

@bdiel.

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Carlos,

“Sabemos que ele é superior e pronto” mas nem fumando ! discordo totalmente !

Se a Honda pretendia fazer de Button um campeão, esqueceu que iria precisar de um CARRO pra isso, acabou como campeã de vexames por 2 anos seguidos.

Além disso, de modesta a sua opinião não tem nada . . . . .

Roberto
Roberto
14 anos atrás

A Hortência tem total razão!!!

Getulio
Getulio
14 anos atrás

faz sentido carlos…faz sentido…

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Minha humilde opinião é a seguinte: muita gente aqui escrevendo “MERDA”, inclusive o autor desse blog, que por sinal é extremamente contraditório em suas opiniões e me parece talvez entender apenas de DKWs e LADAs, se é que entende disso tb! Meu caros leigos…o projeto da Honda era fazer do Buton(excelente piloto) um campeão, e o projeto da equipe atual permanece o mesmo. Dessa forma, nada a estranhar sobre o fato do excelente estrategista e dono da equipe, Sr. Brawn, fazer o máximo possível para evitar o confronto direto entre seus dois pilotos, adotando sempre estratégias diferentes para ambos…mas tal confronto será inevitável uma hora ou outra, a ex. do que já vimos na largada da Espanha. Evidente que a equipe inglesa com dono ingles e motor europeu irá privilegiar quem já estava escolhido para isso desde a época da Honda. Infelizmente apesar da extrema competência tecnica do Barricello, ele novamente não está tendo habilidade para conseguir reverter a situação no tapetão, pois na pista, para quem conhece “realmente’ corridas, é notório que os 2 piotos tendo condições e equipamentos iguais, Rubens levará larga vantagem, como já demonstrado na pré-temporada, bem como nos treinos que antecedem cada corrida…lembrem-se que foi o único a entrar na casa dos 1.19 nos treinos da Espanha, pena que foi no Q2, pois em seguida colocaram mais combustível no seu tanque para afastá-lo do Button. Isso se repetiu na própria corrida, quando anteciparam sua última parada, colocando mais combustível e pneus duros ao invés deles o deixarem aproveitar mais duas a três voltas no mínimo. Se colocar a boca no trombone irá corrigir tal situação no tapetão, não sei, mas que ele precisa virar o jogo de alguma forma, precisa, pois no volante não há mais o que ele fazer do que já faz…sabemos que é superior e pronto…mas só isso não basta!

RESPOSTA DO FG:

Ui!

Alexandre Teixeira
Alexandre Teixeira
14 anos atrás

Rubens não é sacaneado, não. Ele é inferior aos caras, somente. Podemos pensar que, sei lá, o Barrichello de 2002 (?) teria batido o Button de 2009, mas não o atual. barrichello passou 6 anos ao lado de Schumacher, e sempre largou apenas um, ou dois GPS, no MÁXIMO, na frente do maior de todos os tempos. acho que o máximo que conseguiu foi 4 vezes, em 2004, mas taqmbém, Schumacher já tinha o título garantido. É a única razão pra que ele perdesse, qualquer vez: se estivesse com falta de vontade. Schumacher bateria Barrichello 17 vezes a cada 16 treinos, se fosse necessário. e o faria tranqüilamente com qualquer piloto desses sessenta anos de Fórmula 1…

André
André
14 anos atrás

Jenson Button faz atualmente um serviço a todos os brasileiros, pois se Rubens – sem título – já faz todo esse estardalhaço por causa de um mero fim de semana, imagina se o Barrichello vencer o campeonato ao final do ano?

Ter-se-á criado um monstro.

Ficaremos ouvindo os comentários desse cretino, juntamente com o locutor oficial da Globo até o final dos tempos…

Ou seja: Rubinho, não espere por ordem da equipe.

ABANDONE JÁ A FORMULA 1!!

(Bruno Senna e todos nós estamos ansiosos para que isso aconteça…)

Getulio
Getulio
14 anos atrás

”RESPOSTA DO FG:

Mais um que o hospício liberou para o Dia das Mães.”

valeu flávio, ganhei o dia com esse teu comentário!

tsc tsct tsc..

Anderson
Anderson
14 anos atrás

Ok, as 3 paradas seriam vantagem por se usar os pneus duros por menos voltas no último trecho da corrida, porém o Barrichello foi chamado aos boxes apenas meia volta depois do Button ter colocado pneus duros…Onde está a vantagem??? Barrichello teria pelo menos mais 5 ou 6 voltas para andar de pneu macio e tentar pelo menos diminuir a diferença até sua última parada. Como pode uma estratégia dessa dar resultado? Explica essa Ross.

Wagner de Brasília
Wagner de Brasília
14 anos atrás

Olha apesar da vergonha que ma causa, eu assumo!
Eu torcia para o Barrica, mas não dá mais.
Meu Pai faleceu há 11 anos e ele já chamava o indivíduo de Rubinho pé de chinelo.
Como chora o moleque.
Vou ter que esperar o Felipe Nasr chegar na F1

Alexandre Teixeira
Alexandre Teixeira
14 anos atrás

Rubens não é sacaneado, não. Ele é inferior aos caras, somente. Podemos pensar que, sei lá, o Barrichello de 2002 (?) teria batido o Button de 2009, mas não o atual. barrichello passou 6 anos ao lado de Schumacher, e sempre largou apenas um, ou dois GPS, no MÁXIMO, na frente do maior de todos os tempos. acho que o máximo que conseguiu foi 4 vezes, em 2004, mas taqmbém, Schumacher já tinha o título garantido. É a única razão pra que ele perdesse, qualquer vez. Falta de vontade. Schumacher bateria Barrichello 17 vezes a cada 16 treinos, se fosse necessário. e o faria tranqüilamente com qualquer piloto desses sessenta anos de F-1.

Guilherme Szpigiel F1 Maniac
14 anos atrás

É lamentável essa atitude de Rubinho…fala sério, ele sofre com esse complexo de segundo lugar desde sempre…
Pra mim, larga a F1 e vai correr de stock com os amigos Burti e Pizzonia…
BORA MASSAAAAA!!!!!

Jonas Martins
Jonas Martins
14 anos atrás

Caramba, tem gente que pensa que escrever corretamente é menos importante, inacreditável…

Bem, quanto ao Rubinho, perdeu meninão… Na verdade, acho que o Rubens é muito inocente, um pouco egocêntrico diria eu. Acha que o Brasil todo está torcendo por ele, acha que ficamos tristes com suas derrotas (aliás, se realmente ficássemos tristes por suas derrotas…), que é perseguido por tudo e por todos. Não sei, mas parece que falta velocidade e sobra reclamações. Se ele ficasse quieto e fizesse o seu trabalho seria muito mais admirado.

Mario Della Nina
Mario Della Nina
14 anos atrás

Alguém sabe se é publicado o pesos dos carros após a corrida??

Getulio
Getulio
14 anos atrás

tava passando pelos comentários, ENcrYvU como o dono do blog é aspero com os seus visitantes…se prende ao português dos outros, pensando que aqui é concurso público…se fosse, tudo bem..mas isso é internet, cara pálida!..dando pra entender o que o povo fala,fica tudo OK….escrever abreviadU é normaU,sem essa de ficar presU ao menUs importante….o engraçado é que a maioria desses professores de internet, são formados em faculdades particulares…se fosse em uma federal ou estadual…ah ta!!…PUC’S da vida tem tradição também!

RESPOSTA DO FG:

Mais um que o hospício liberou para o Dia das Mães.

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

A única coisa que se depreende de tudo isso,é que houvesse um único carro por equipe, não existiria esse salamanê todo.

marcelo
marcelo
14 anos atrás

pessoal, num dá pra aguentar esse sujeito.
sempre pondo a culpa nos outros e chorando.
olha na foto a cara de bundào desse palerma.
vaza cidadao!!!

Marcao Fiorucci
Marcao Fiorucci
14 anos atrás

Esse Rubinho é e sempre foi um bebe chorao !!!!
Se liga “mermão”!!!!! Ou acelera e ganha no braço ou se for pra ficar chorando… vai embora pra casa !!!! Sempre tem alguma coisa pro cara reclamar, chorar….

Danillo
Danillo
14 anos atrás

Ele ficou em segundo…tá. E?

Quem acha que ele é ruim, vai lá e faz melhor. Todo mundo quer ser Rubens Edvald Filho (ou sei lá como escreve), mas ninguém quer ser Wagner Moura…
Torce aí e fica quietinho…

Antonio
Antonio
14 anos atrás

A estratégia do Rubens foi equivocada sim. Tanto é que mudaram a do Button.

No segundo trecho todos os carros estavam mais leves e seria difícil rubens tirar a diferença.

nem precisava fazer muita conta pra saber que não ia dar certo.
Até o Galvão percebeu isso.

E erraram pela segunda vez.

Está bem claro que eles querem ver campeão esse ano.

Luiz Paulo - Vitória/ES
Luiz Paulo - Vitória/ES
14 anos atrás

Putz, tem gente que acha que o Barrichello é sacaneado pela equipe em prol do Button. Pô, o inglês é mais rápido e constante, só isso… essa turma enche o saco. tem gente aí em cima dizendo que ele era sacaneado na Ferrari… ok, ele era melhor que o Shumacher? PAREI!!!!

ghallo
ghallo
14 anos atrás

Se duas paradas era melhor, então porque não, duas paradas para os dois pilotos.

PAULO LEO
PAULO LEO
14 anos atrás

O problema não foram as três paradas, e sim a divisão das três paradas. Se ela fosse 16, 16 e 16 voltas (após o 1º pit) tudo bem, mas foi 11,19 e 18

Fernando Passos
14 anos atrás

O Rubinho reclamou da equipe? Não lembro de tê-lo ouvido falar mal da Brawn… O que ele falou é que alguma coisa não funcionou direito no carro no segundo trecho e que teve que antecipar a 3ª parada porque iria ficar encaixotado…

O pessoal fica dramatizando muito… O Rubinho tava até que feliz no podium…

Se o Ross Brawn ficou decepcionado com o Rubens é problema dele…

Quem mais decepcionou foi o próprio Ross Brawn, que viu que o Button tava andando bem na mudança de estratégia e ainda havia tempo para mudar a do Rubens, enchendo o tanque do carro dele e colocando pneus duros… A equipe quase perdeu a dobradinha por causa do Ross Brawn, o Weber chegou colado!

Não acho que Ross sacaneou o Rubens e nem o Rubens acha que foi sacaneado, so não deve ter entendido o porque de não terem mudado a estratégia dele também…

E convenhamos, o Rubens não correu mal! Fez uma ótima largada, um excelente primeiro trecho e um bom ultimo trecho, segurando o Webber que era notavelmente mais rápido de pneus duros… Só foi mal naquele segundo set de pneus… que poderiam até ja estarem usados ou prejudicados…

Sem dramas…

PAULO LEO
PAULO LEO
14 anos atrás

Flávio, sua analise fica devendo em um ponto (você deveria ter visto um ponto muito importante)…. mesmo que Button fosse muito mais rapido q Barrichello, só deram onze voltas para Barrichello, construir a vantagem, pois depois ficou tudo igual…. nem Schumacher conseguiria abrir 24 segundos em onze voltas.

fernando de oliveira
fernando de oliveira
14 anos atrás

só um comentario breve Button é mais rápido !

Alex Martins
14 anos atrás

Fácil decifrar Flavio: qual o poder de barganha de um profissional que acampa em um motorhome na porta de uma fábrica para pedir emprego? Resposta: poder zero!
Se fosse para ter oportunidades como o Button tem , Rubinho teria sido chamado antes de fazer essa besteira. Aposentadoria poupa as pessoas de contrangimento. Se ele estivesse na Indy estaria com grandes chances de vencer. Pena, ainda é uma criança que não sabe o momento de parar a brincadeira.

Eric
Eric
14 anos atrás

Só que esquecem muito fácil das coisas……ele foi segundo piloto de um Heptacampeão.

Dá para comparar ele com um ETERNO segundão???

Taxi Driver
Taxi Driver
14 anos atrás

Ontem assistindo com meus filhos a corrida, chegamos a uma conclusão de que, este ano a F1 está com o menor nível tecnico dos pilotos de todos os anos, desde que acompanhamos. E já fazem mais de 20 anos que assistimos juntos!
Na nossa opinião só se destacam dos demais: Hamilton, Vettel e o Alonso (mal-carater)! Talvez por se tornar tão $$$profissional$$$ a F1 de hoje, os melhores pilotos nem sempre tem acesso a F1! É uma pena, pois hoje estamos assistindo mais trapalhadas do que pilotagem e manobras de grande pilotos nas pista!

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Button é melhor e pronto.

Taxi Driver
Taxi Driver
14 anos atrás

Ser segundão do Schumacher era um previlegio!
Agora ser segundão do Button é assinar o seu atestado de incompetente! Esse Rubens é um Bundão mesmo!!!

JONAS
JONAS
14 anos atrás

….o Rubinhozinho foi muito lento quando deveria ser rápido….mas tem a ressalva de o segundo trecho ter sido muito curto….e a antecipação de suas paradas…

ANDRE SCHEFFEL
ANDRE SCHEFFEL
14 anos atrás

Pergunta?
Se um cara te ferrou 6 anos numa Ferrari, tu voltaria a trabalhar com ele em outra equipe?
Pendura o capacete, tua hora já passou!

Mário Gasparotto
14 anos atrás

Acredito que o Button foi muito rápido e consistente no segundo trecho e o Barrichello não foi rápido suficiente no seu terceiro trecho, parando umas quatro voltas antes do que deveria para o seu último trecho. O negócio é o seguinte, duas coisas: se ele, que está lá, tiver certeza que está sendo sacaneado, sai da equipe, senão, fica quieto e vai até o final do campeonato e depois pára. Falar que podia ser mais rápido do que o Schumacher se a Ferrari (moldada pelo Schumacher e não para) o favorecesse, já era dose, agora perder pro Button na mesma situação, aí já passou da hora de se aposentar.

luisfernando
luisfernando
14 anos atrás

como já disse num posto anterior,o barrichello é o conrado eu só me f……….. nessa m……….!

luisfernando
luisfernando
14 anos atrás

depois da corrida de ontem,alguém tem dúvida que o esforçado segundinho caminha rumo ao vice-campeonato.

Milton Marques
Milton Marques
14 anos atrás

Onde foi parar os meus comentários? O Flávio é ditador? Ele sabe que estão tirando o meu direito de falar o que penso?

RESPOSTA DO FG:

Nem sei de qual comentário você está falando. Mas vou apagar todos, até você aprender a conjugar verbos.

John Player Special
John Player Special
14 anos atrás

Na minha opinião, o Ross Brawn tinha certeza de que duas paradas era o melhor negócio para o Button, era o mais óbvio a se fazer, e convenceu o Rubinho a usar a estratégia de três paradas dando o Schumacher como exemplo. “Lembra do alemão aqui naquele ano? Ganhou com 3…” E o Rubinho acreditou nessa lorota, confiante demais no próprio taco que só ele (e submisso que só ele). O Ross Brawn, pra mim, já tinha combinado tudo: “Ô Button, você fala pra todo mundo que vai parar 3 vezes também, hein, igualzinho ao Rubinho, tá?”. Com isso, ele garantiu a dobradinha pra equipe sem haver risco de disputa de posição entre os dois!!! Simples, ele deu um balão no Rubinho e favoreceu o seu piloto que é o líder e melhor concorrente ao título (não nos esqueçamos que o Vettel, o desafiante, largava em segundo). Se por algum motivo algo desse errado com o Button, o Rubinho garantiria a vitória por vir com estratégia diferente. E essa estratégia mais esdrúxula teria de ser aplicada com o Rubinho, que está mais atrás na tabela, que tem menos a perder, é lógico. Foi a definição oficial do 1o. piloto da BrawnGP. Sacanagem isso? Não. Se eu sou dono da equipe, eu quero que o meu piloto melhor colocado ganhe e amplie a diferença para os das outras equipes, melhor ainda se o meu segundo é também o segundo na tabela.

M&M
M&M
14 anos atrás

Foi dito em varios comentarios que a “estratégia da Brawn foi burra”…

Foi sim, a estrategia da Brawn foi bem burra! Inteligente foi a estrategia usada pela Ferrari com Kimi na qualificacao, fazendo ele largar em 16o!

A Brawn fez 1-2, eh lider disparada no campeonato de equipes sendo Button e Barrichello primeiro e segundo no campeonato de pilotos respectivamente, conquistou 68 pontos de 81 possiveis, um aproveitamento de 84%…Fico imaginando como estaria o campeonato se a estrategia da Brawn nao fosse tao burra…

Ou sera que interpretei errado e na verdade estrategia inteligente eh soh quando brasileiro ganha?

Getulio
Getulio
14 anos atrás

foi nítido o favorecimento…esse roos brawn anda lendo maquiavel…fez questão de inverter tudo e colocar a ordem antes dos boatos…inverteu tudo, barrichello passivo do jeito que é, fez aquele teatro com aquele sorriso de bobo alegre…gosto mesmo é de pilotos sangue nos ”zóio” como o alonso, massa, hamilton que quando perdem ficam emburrados e mandam engenheiros à porra!

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Pra mim será um alívio quando o Rubens se aposentar. Assim, toda essa discussão que sempre o envolve, acaba.

Fala se sempre a mesma coisa: “o rubinho é imcompetente”, “o rubinho é um gênio”, “ah, o rubinho é azarado”, “a F1 conspira contra o rubinho”, “os illuminati conspiram contra o rubinho e se infiltraram na F1” e por ai vai.

Depois de 15 anos ouvindo a mesma coisa e depois da corrida de hoje, vou ficar muito feliz quando essa novela acabar. Vá jogar golfe rubinho.

Ícaro Joathan
Ícaro Joathan
14 anos atrás

Outro detalhe: anteciparam a parada do Button para ele não ficar encaixotado pelo Rosberg, mas o Rubinho ficaria preso atrás do Vettel e do Massa em uma pista sem pontos de ultrapassagem.

Mais uma vez, acho que a razão de a Brawn ter mudado a estratégia do Button, e o Rubinho ter chegado em segundo não foi porque ele executou mal a terceira perna da corrida. Mesmo que tivesse ido melhor, não passaria Massa e Vettel.

A razão de Button ter sido preferido é que ele construiu esse privilégio nas quatro primeiras corridas do ano. Se Rubinho tivesse feito antes o que fez hoje, certamente a disputa entre os dois estaria pau a pau. O problema é que ele acordou tarde para o campeonato.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

Realmente o Rubinho foi lento depois da segunda parada. Após a primeira, ele virava coisa de 7 décimos mais rápido que o Button. Depois da segunda, tava tomando meio segundo, mesmo tendo pneus novos. Depois da terceira, tava tomando um segundo. Gostaria de saber dele, Rubens, o porquê!

O que foi estranho nessa estratégia é que ele fez a terceira parada praticamente no mesmo momento que o Button fez a segunda. Quer dizer, ele não teve a vantagem de andar mais tempo com pneus macios, ou seja, eles andaram o mesmo percurso. O Jenson teve a desvantagem de andar um período com mais combustível e o Rubens teve a desvantagem de entrar uma vez a mais nos boxes. Quem perdeu mais tempo nisso? Certamente o Rubens.

Sinceramente, a estratégia do Rubens realmente seria boa se ele fizesse a terceira troca umas 8 ou 10 voltas depois, pra dar tempo de ele recuperar o tempo perdido. O que seria o esperado nesse momento após a segunda troca do Button e anterior à terceira troca do Rubens? Button virando em 1:24:5 e o Rubens em 1:23 baixo. Aí ele tiraria os dez segundos restantes. Mas, claro, ele teria que ter andado bem mais rápido do que andou após a segunda troca.
De qualquer forma, pra mim, a estratégia da Brawn foi burra, independentemente de o Rubens não ter andado rápido após a segunda parada.

Leonardo Felix
Leonardo Felix
14 anos atrás

É impressionante!

O Ross Brawn é simplesmente o chefe da equipe. Fala abertamente que fizeram a estratégia A FAVOR de Barrichello, para que ele vencesse a corrida, e reclama da lentidão de Rubens quanto ao ritmo de prova (algo que eu, por exemplo, que não sou nenhum gênio da análise de corridas já tinha reparado), e que portanto a não vitória de Barrichello hoje deveu-se exclusivamente ao seu rendimento, e ainda assim entra gente comentando que ele é sacaneado, que ele é um pobre coitado, malhado por todos, que o Massa nunca vai supera-lo (o que o Massa tem a ver com isso???).

É impressionante!

Samir Andraos
Samir Andraos
14 anos atrás

Gente
É verdade que nao gosto do Rubinho como piloto, mas venhamos e convenhamos, essa foi muita sacanagem.é tipico de Ross Brawn. O inglês (Button) traz muita mais ibop , tem mais tempo para correr ainda e tambem pode trazer mais patrocinadores. É preciso dizer mais????
Acho que o Barrichelo tem que sair agora fazendo muito stardalhaco. Pelo menos vai ficar na historia…como macho com dignidade!!!

Luis
Luis
14 anos atrás

Flavio, coisas acontencem nas nossas vidas não por acaso, mas sim através dos passos que damos, tenho a certeza que se fosse o contrário Rubens na frente e com as condições que hoje tem Button, ele Button seria preterido e Rubens venceria, o que falta é brio, e não esbravejar, agir não agitar, pega mal para o Rubens, fica com a fama de chorão. Hoje realmente achei que ele venceria, não condeno o Ross, ele sabe que o Rubinho fala mas não faz. Eu fico triste em saber que ele pai,chefe de familia e pessoa pública faça isso, acho o quanto sofre a familia e filhos ouvindo e lendo o Rubinho sendo ironizado pelos CQC´s e Cassetas da vida, é triste.