BARCELONETAS (13)

SÃO PAULO (e fim por hoje) – Rubens, Rubens… A síndrome da justificativa talvez seja o maior mal deste rapaz. OK, perdeu a corrida. OK, é bem provável que se ele fizesse duas paradas em vez de três, como Button, seria o vencedor. Afinal, estava na frente. Com carros iguais, sem ser pressionado, e com estratégias idênticas de paradas, talvez ganhasse, mesmo. Mas pode ser que não, também, porque enquanto estiveram com pesos parecidos, deu para perceber que Button não deixou o companheiro escapar. Poderia dar um pulo do gato, tentar uma ultrapassagem, antecipar um pit stop. Quem sabe?

Por isso, essa atitude “não suspeito de ninguém, mas acho que estão me sacaneando”, que não faz questão nenhuma de esconder depois de cada derrota dita “polêmica” (aquelas que ninguém entende, nem ele, por que aconteceram), acaba fazendo com que, cada vez mais, Barrichello seja visto como um mau perdedor.

Vamos aos fatos.

Rubens largou muito bem e passou Button, e como os dois tinham mais o menos o mesmo peso, o brasileiro não conseguiu abrir muito. Até a parada do inglês, na volta 18, a maior diferença registrada foi de 1s617, na volta 13. Barrichello teria duas voltas a mais para seu pit stop, mas essa vantagem foi anulada com o safety-car, por isso parou na volta seguinte. Não teve tempo de dar uma estilingada. E nem Button forçou nada.

O inglês, nessa altura, segundo seu depoimento, já tinha decidido (ou a equipe o fez) mudar a estratégia inicial de três para duas paradas. Gastou 25s489 em seu pit stop. Barrichello colocou menos gasolina e perdeu 23s332 nos boxes. Na volta 21, de novo na liderança, Rubens tinha 6s152 de vantagem sobre Jenson.

Com o carro mais leve, foi abrindo, o que seria natural. Mas não muito. Na 30ª, a diferença era de 13s594. Parou de novo na 31ª (gastou 23s063 na operação) e voltou 8s434 atrás de Button, na volta 32. O britânico esticou seu segundo “stint” até abrir 12s101 sobre o companheiro na volta 47. Parece-me que começou a ganhar a corrida nas primeiras voltas após seu primeiro pit stop, porque mesmo com o carro mais pesado, manteve um ritmo forte que não permitiu ao parceiro disparar na frente. Parou na 48ª, gastou 25s278 e voltou em segundo, “só” 15s470 atrás de Rubens, que ainda tinha um pit stop a cumprir.

A diferença entre o que Button gastou nos boxes (50s767) e o que Barrichello perdeu nas paradas (1min08s884) foi de 18s117. Era uma vantagem dessa ordem que o brasileiro precisaria ter construído na pista, digamos, entre as voltas 32 e 50, quando esteve mais leve que Button. Difícil, muito difícil. Teria de virar tempos quase 1s por volta mais rápidos que o inglês, o que é complicado mesmo quando se está mais leve, tratando-se de dois carros iguais.

Então, pode-se afirmar sem medo de errar que a estratégia de três paradas, quando comparada com a de duas, não foi a coisa mais inteligente que a Brawn, o engenheiro de Rubens e o próprio piloto escolheram para fazer na vida numa disputa com alguém que resolveu fazer dois pit stops. Daria até para ganhar, mas como disse o próprio brasileiro “eu teria de acelerar muito”. Foi nesse período que, segundo Ross Brawn, ele foi mais lento do que a equipe esperava.

OK, é para ficar puto, uma chance foi desperdiçada, paciência. Mas, antes de ficar puto, é preciso ponderar uma série de coisas. Button, por exemplo… Se tivesse largado bem, será que ficaria só 1s5 à frente de Barrichello até a primeira parada? E se ficasse, será que não discutiria com seu engenheiro a possibilidade de mudar de três para duas paradas? E se mantivesse as três e Rubens mudasse para duas, será que não conseguiria virar rápido o bastante para compensar a parada extra?

Nunca se saberá. Numa equipe de F-1, cada piloto tem seu próprio time e deve ser responsável por suas decisões. Não serve a Rubens, um piloto tão experiente, a posição de mero seguidor do que lhe dizem pelo rádio ou do que decidem por ele. Muito menos numa pista tão conhecida quanto Barcelona.

Pela manjadíssima cabeça de Ross Brawn, que prevê uma disputa ferrenha com a Red Bull pelo título, é melhor Button ganhar e ampliar um pouco a vantagem sobre Vettel do que ver Barrichello roubar pontos importantes do inglês. Ninguém mais deveria se espantar com isso. E não dá para dizer que sacrificou seu time e seu piloto — afinal fez uma dobradinha, não há resultado melhor numa corrida, do ponto de vista da equipe, foi um domingo perfeito. Isso não é bem uma sacanagem. Sacanagem foi o que ele fez na Áustria em 2002, num campeonato ganho por antecipação e num fim de semana amplamente dominado por Rubens.

O que aconteceu em Barcelona foi bem diferente. Na disputa interna da Brawn, cada lado trabalhou do jeito que achou melhor. Button se saiu bem porque cumpriu o que dele se exigiu, ser rápido mesmo com o carro pesado. Rubens não o fez, ou ao menos não como deveria, para ganhar do companheiro. Ele mesmo relatou que seu carro estava estranho depois da segunda parada, sugeriu até que algo poderia ter se quebrado. E tudo deveria terminar aí, um festejando, o outro lamentando, e vamos para a próxima.

Mas…

Mas Barrichello faz caras e bocas. Expressa descontentamento e cria um clima. Claro, ninguém é obrigado a sorrir quando perde. Mas ninguém é obrigado a fazer tipo para as câmeras. Se desconfia que o time lhe sacaneou, a primeira coisa a fazer é falar com o time. E não com a imprensa. Suas primeiras declarações, em entrevista coletiva, foram dadas em tom acusatório. “Estou tentando entender o que aconteceu…”, “…preciso contar com apoio…”, “…fizeram uma aposta em Jenson e acabou funcionando…”, “…vou para a reunião ver o que eles têm a dizer…”.

O repórter Felipe Motta, da rádio Jovem Pan, ouviu Barrichello bem tarde, no autódromo, e colheu novas pérolas para seu já vasto rosário de declarações desastradas. A entrevista foi feita depois de ele ouvir o que “eles tinham a dizer”.

Transcrevo alguns trechos:

“Não foi legal. O Jenson copiou o set-up, eu larguei melhor, eu fiz o negócio ir, e no fim não tive os pontos que gostaria que tivesse. E vai montando aquela pressãozinha de um brasileiro que quer mostrar bem para o Brasil.”

“Meu engenheiro só foi comunicado depois. Acho que essa semana vai rolar um monte de polêmica sobre isso. Na F-1, você não pode esperar favor. Não vou para a próxima corrida esperando isso. Quero que o Brasil entenda a situação, mais do que qualquer outro piloto, eu sou brasileiro. Eu preciso de torcida. Só vou conseguir esse campeonato na raça.”

“Eu posso dizer que eu não tenho idéia do porquê que o Rubinho é polemizado no Brasil, mas eu saí do carro ciente de que aquilo era polêmica e tentei manter a calma perante todos os problemas. Cheguei aqui no box e falei para o Ross Brawn exatamente o que eu queria falar, que era se ele fez alguma coisa para que o Jenson vencesse a corrida, eu pendurava minhas chuteiras e ia para casa. ‘Não preciso disso, sou melhor que isso’, foi o que eu falei para ele. E a resposta dele foi bem clara: hoje ele ganhou por coincidência. A gente achou que você conseguiria estar na frente do Rosberg no primeiro pit-stop, e conseguiu, e ele não conseguiria. Então eles mudaram a estratégia dele por causa disso. A partir daí, se encaixa ou não, sou um piloto da equipe. Eu agradeço o momento de estar guiando um carro competitivo, acho que a corrida era minha, não foi. O time acha que foi pura coincidência, e é dessa maneira que saio daqui com a cabeça erguida.”

Sinceramente, precisa tanto? “Mais brasileiro que qualquer outro”, “só ganho na raça”, “preciso de torcida”, “paro se souber que estão favorecendo o Jenson”… Caramba, perdeu uma corrida, nada mais, não é nenhuma tragédia! Não precisa se justificar para o Brasil inteiro, ninguém está preocupado com isso, ninguém está pedindo explicações! E como é que vai descobrir se estão favorecendo o Jenson? Alguém vai contar para ele? O Gola Profonda?

Se Rubens realmente se acha prejudicado, se tem certeza que alguém premeditou a vitória do outro, que pare de fazer rodeios, diga logo e pegue o boné, ou se cale para sempre. Porque esse tom choroso não ajuda em nada dentro do time, ninguém gosta de ser acusado de sacana, o bom ambiente vai-se deteriorando, não é uma boa hora para apontar o dedo para ninguém numa equipe que vive um conto de fadas com quatro vitórias em cinco corridas em seu ano de estreia.

E para o torcedor médio do Brasil, que se habituou aos seis anos de queixumes na Ferrari, tal comportamento só reforça a tese de que Barrichello não sabe perder, é um eterno segundão, não tem estrela (ou tem, segundo a Hortência) etc. E uma imagem tão desgastada, que dava pinta de melhorar quando começou a temporada, uma ressureição improvável e até festejada, começa a se deteriorar de novo.

Por conta das caras. E da boca que fala demais.

Subscribe
Notify of
guest

448 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel Lincoln Magalhães Barrocas
Samuel Lincoln Magalhães Barrocas
11 anos atrás

Sinto saudades dos tempos do Rubinho na F1… e esse é o teu melhor post em toda a história do blog, Flávio! =D

Rogerio Rodrigues
14 anos atrás

É,concordo em analogia com a competencia de barrichelo,
Mas em seu lugar seria mais comedido,me concentraria e
principalmente evitasse ao máximo comentários inúteis.

rezende
rezende
14 anos atrás

O Jenson ganhou a corrida pra equipe Brawn , e o Rubinho o ajudou sendo o mais experiente nos acertos da corrida.
Assim então jogou esmolas como pérolas na caneca do vencedor da corrida , e nós Brasileiros é que ficamos frustrados com a situação.
A equipe tem dois pilotos , só um pode ter o título mundial , seria melhor que fosse um só piloto por equipe , pois esse negócio de um ajudar o outro é pra torcedor se confundir .Nesse caso o cara só acerta o carro e ainda sai prejudicado ?
Sei lá colocaram veneno na agua da seleção Brasileira certa vez com os argentinos , eu como Brasileiro não acho isso legal pro esporte , mas ainda temos o Pelé e o Senna …inté

CARONA
CARONA
14 anos atrás

AH!!

LARGA DO PÉ DO CARA, ELE LRGOU MAIS PESADO E FEZ 3 PARADAS ENQUANTO O COMPANHEIRO LARGOU LEVE E FEZ 2 PARADAS QUER MELHORES JUSTIFICATIVAS??

OLHA SÓ O PIQUET QUE VIVIA METENDO O MALHO NO BARRICA TÁ QUIETIM QUIETIM!!!

PIMENTA NA #$% DOS OUTROS É REFRESCO!!!!

M Rodrigs
M Rodrigs
14 anos atrás

Eu só gostaria de saber de onde veio essa teoria de que 2 carros iguais, com quantidades de combustível diferentes, depois de dar algumas voltas lentas, no mesmo ritmo, consomem de forma tão diversa que “anulam” a diferença inicial.
Alguém tem a resposta? Ou isso é mais uma do GB que nego tá comprando como verdade?

Mauro Andres
Mauro Andres
14 anos atrás

O Rubens realmente tem que aprender a ficar quieto.

O grande mal que aconteceu na carreira dele foi a morte do Senna, pois todo país jogou nele uma responsabilidade que não merecia e ele, erroneamente, aceitou. Agora veste um papel de vítima que não lhe cabe. Alguém já viu o Rubinho ser derrotado e não se justificar de alguma forma? Somente na Austrália quando o mundo inteiro viu ele batendo e que o segundo lugar estava de bom tamanho (caiu no colo dele).

Eu adoro o Rubens, de verdade, mas ele deveria se calar e usar o tempo que ele despende para reclamar em entender e tratar de melhorar.

No fundo acho que ele pensou que sem Schumacher a vida seria mole, mole, mole e esqueceu que o inglês tem sede de vitória.

ACORDA RUBENS!!!!

CorredorX
CorredorX
14 anos atrás

Impressionante como tomam as dores e as vitórias dos outros para si. Àqueles que acham que Rubinho, agora o “um brasileiro que quer mostrar bem para o Brasil” (melhorou… antes era “só um brasileirinho”) merecia ter vencido respondam apenas isso:
– se o brasileirinho escolhe a estratégia que ganha o Button tem que escolher a estratégia que perde?
– se o Button estiver na estratégia que perde ele é obrigado a perder?

Talvez o brasileirinho esteja certo mesmo, porque de perder ele entende.

Já sei!! Na próxima corrida, o brasileirinho escolhe a estratégia do Button (mesmo assim o Button vence).

Thor
Thor
14 anos atrás

Acho que a única chance do Barrichello ser campeão é se as outras equipes melhorarem. Se ele conseguir superar o Button e colocar mais carros entre eles certamente não vai ter ordem de equipe. Eu ainda boto fé no Rubinho e tenho esperança que ele vai ser o campeão. Tem que fazer o que o Piquet fez na Williams, esconde o acerto do carro para o Button. Rubinho não é piquet, mas button não é mansell.

Guiherme
Guiherme
14 anos atrás

Bom, se no lugar do Button o companheiro de equipe fosse o Sutil, ou o Buemi, ou até mesmo o braço ruim do Bourdais, ou até mesmo o Steve Wonder, o Rubinho sempre ficaria em segundo plano. Quando a Stewart ganhou o primeiro GP com o Herbert, quando tinha meia dúzia de carros na pista, poderia ter sido o Rubinho, quando a Brawn ganhou seu primeiro GP, poderia ter sido o Rubinho, mas não foi, porque seu papel é ser sempre o segundo. Não adianta ir contra a natureza. Não que ele seja mau piloto, pelo contrário. Mas falta o algo a mais para seu um campeão.

Wagner Valente
Wagner Valente
14 anos atrás

Acabo de receber, por e-mail, um furo de reportagem.
Acho que esse nem o FG têm.

– Rubinho já está desobedecendo as ordens da equipe, a última “desobedecida” (??!!) foi quando o mandaram vencer a prova.

Marcelo Gritti
14 anos atrás

Como diria romário ´Peixe morre é pela BOCA.´ A F1 não é tênis e o BARRICHELO já devia saber disso. Queria ver a cara dos mecânicos e engenheiros que trabalham para o carro dele na hora que ele falou de sacanagem.
Ora cara palida, daqui a pouco esta equipe tecnica terá sua motivação atingida, e aí pode reclamar, chorar (alias o nome dele deveria ser CHORACHELLO, porque sem ninguém pergunta nada ela já se encontra ao prantos) pular, o clima você ajuda a construir.
E esse papinho de brasileirinho sacaneadinho, o pessoal da GLOBO utiliza pra tentar manter o IBOPE das transmissões, mas quem gosta mesmo de F1 sabe que chorar só faz o fabricante de lenços ficar mais rico, mais nada.

Sylvio Monteiro
14 anos atrás

Barrichello amenaza con retirarse si detecta favores de Brawn a Button
Deu no jornal
http://www.marca.com/

Rubinho ameaça abandonar a F1 se descobrir favorecimento da
Brawn ao Button

Ele esta fazendo dôce.

Alan Jones
Alan Jones
14 anos atrás

Rubens é um bom piloto. Só que nunca soube disso. Sua habilidade em dirigir um F1, é apagada quando tudo depende de outros…ou dele próprio. Sabe pilotar, mas não sabe pensar. Só sabe chorar. E de choro, ninguém aguenta mais.

Eric
Eric
14 anos atrás

Ao Fernando:

Sarrafo feio é o que o Nelsinho tá tomando do Alonso COM CARRO IGUAL.
Porque tem gente aí dando a desculpa do aposentado em 1986…..não tem outra coisa para falar????

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

Fico morrendo de rir desse pessoal que ainda acredita neste pilotinho de merda.

Agora vai ser a virada em Monaco, talvez na França dizem…. e vai ser assim até a ultima corrida e no final vai ser SEGUNDO ou TERCEIRO.

Gente é mais útil torcer para o VETTEL……

emerson
emerson
14 anos atrás

Como o Button parou antes, porque o engenheiro do Rubens nao fez a mesma coisa, ou seja, modificou a estrategia de 3 para 2 paradas, nao teria sido melhor?
Contudo, Rubens realmente perdeu a corrida nas voltas ruins e irregulares que fez depois da segunda parada, se ele tivesse mantido o ritmo, com certeza, disputaria roda a roda com o ingles.

Udieli
Udieli
14 anos atrás

AAAAA ta, agora o Rubens nao pode falar nada que ele ta chorandu ne? Francamente, quem e vc FG? Suas explicacoes foram as piores, memso usando todo uma ideologia tecnica, vc nao convenceu, nao faz o menor sentido as coisas que disse, para comecar, ele sentiu a diferenca no carro apos a segunda parada, e muito facil diminuir a calibragem de um pneu, se ele ficar calado como vossa pessoa quer, ele vai continuar tomando no R… por tanto, tem de falar e reclamar mesmo!

RESPOSTA DO FG:

Quanto tempo dura o indulto do Dia das Mães para pacientes de manicômios?

Thor
Thor
14 anos atrás

Se o Bruno Senna tivesse na Brawn o que será que ele ia estar fazendo? Quantas vitórias ele teria?

Carlão BSB
Carlão BSB
14 anos atrás

Piloto reclamando é sempre um saco. Rubinho então! Em 2007 quem deveria chorar suas pitangas, Alonso, Hamilton ou Ron Denis? Claro que Denis. Em outros tempos quando a McLaren tinha o melhor carro e os melhores pilotos, Senna e Prost, os dois podiam até se esbofetear, mas iam lá e papavam tudo, mundial de pilotos e equipe. Hoje não é assim. Qualquer um se acha no direito de resmungar e ameaçar sair da categoria… como eu digo prá minha filha de 1ano e 4meses, tá chorando pouco.

JBCarneiro
JBCarneiro
14 anos atrás

Uma das melhores “leituras” sobre o Rubens Barrichello. Uma análise clara e precisa dos fatos.

…“paro se souber que estão favorecendo o Jenson”…

Por mim nem deveria estar correndo mais na F1. Esta vaga era para ser do Bruno Senna, ou qualquer outro novato.

Será que se ele parar a Brawn irá à falencia? O Ross ficará apavorado e manterá ele na equipe com condições iguais às do Button?

São justamente estas atitudes e caretas, essa maneira de ser, que acaba apagando totalmente sua própria estrela.
Não há estrela que resista a essa personalidade do Barrichello.

Thais
Thais
14 anos atrás

José Rubens = viúva de Piquet

Lamente-se pra sempre de saudades de sua pilotagem, e principalmente, de sua macheza, que ao que parece era o que mais te fazia suspirar pelos cantos…

Luiz Rapoza
Luiz Rapoza
14 anos atrás

A Brawn favoreceu sim o Button, pois o lugar do Burrinho, digo Rubinho é ser mesmo segundo piloto.

Vai ser assim sempre e não me venha dizer que a equipe é inglesa pois o Piquet pai na Williams ocorreu o mesmo e ele se impôs perante a equipe toda, Patrick Head e Nigel Mansell e assim terminou campeão na raça.

O Barrica disse que se sentir que a BRAWN favorecer Button, abandona a F1, já vai tarde chorão que culpa tudo e não assume que é piloto bom mas limitado.Pior é aguentar os fãs dele que são mais chorões ainda.Que falta dos tempos de raça de Piquet, Senna, Emerson…
Já fui fã do Rubens mas sabe de uma coisa?Cansei de tanta desculpa.

Husky
Husky
14 anos atrás

nunca gostei das chacotas com o barrichelo e no inicio do ano eu ateh torcia pra ele ter um ano bom e talz devido ao fato de ter sido praticamente aposentado…mas to com o romario e o simão: “barrichello calado eh um poeta” e “ele é segundo ateh pra ir pro espaço!”…rs uahuahuhauahu

pqp…o cara soh fala merda atras de merda! -.-“

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
14 anos atrás

Ah, e que bom trablho o do Motta! No lance!!!

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
14 anos atrás

Foi garfado sim, e pelo ponto de vista da equipe é justo, O Gomes disse os porquês… E o pior é a choradeira mesmo, ora, toma chá de malandragem Rubens, bom moço não ganha corrida!!!

Vê se caiu a ficha agora!!!

Dener
Dener
14 anos atrás

que cara linguarudo!

essas desculpas dele me irritam…
não seria mais fácil falar “perdi, não deu, infelizmente” deu, ninguem quer saber se a asa eletrônica ta com problema, se a equipe favoreceu o outro, foda-se tudo isso! ele mesmo sabe que se o Ross mandar ele deixar o button passar ele vai deixar… portanto não tem o que falar, fica quieto e deu!

única forma do campeonato virar a favor do barrichelo seria ele ganhando uma corrida qual o companheiro não pontuasse… vamos ver, mônaco é uma caixinha de surpresas!

Carlos Cleber
Carlos Cleber
14 anos atrás

A estratégia do Rubinho foi tão ruim que mesmo ele parando 1x a mais que JB ele ando mais pessado que o companheiro mais de metade da corrida.
o RB só teve mais leve que o JB durante a primeira e seugunda parada e uma volta antes da terceira.
O RB só foi mais lento que o JB quando o carro teve mais pessado, o que é normal ser mais lento.
Ele teria que ter umas sete voltas de carro leve e P macio, contra carro pessado e P duro do JB para tirar a diferença.
penso que o R Braw não que disputa interna na equipe quem tem mais ponto tem estratégia melhor.

Rodrigo Raymundo
Rodrigo Raymundo
14 anos atrás

VAI PRO ESPAÇO RUBINHO !

veber
veber
14 anos atrás

Precisa agradecer ao nosso Bom Deus por estar em um carro tão bom quanto esse da Brown ……. acelera amigo que a sua hora chegará ……………. avante Barrica porque esse seu jeito vai acabar te condenando e vc não poderá mais escrever um livro sobre a Ferrari pois a história está começando a se repetir …………. concidência ??????

Daniel Pareto
Daniel Pareto
14 anos atrás

Se ao menos ele pilotasse como negocia seus contratos… conseguiu arrancar o Bruno Senna da Braun para fazer estas palhaçadas. Não é competitivo, não faz ultrapassagens não é um desportista de verdade, e não tem a coragem e de admitir os próprios erros, culpa a equipe, o carro, o companheiro e agora vou começar a culpar a estrela que deve ficar espetando seu traseiro…

Zé-Taubaté
Zé-Taubaté
14 anos atrás

Flavinho, vamos falar “português claro”: o Rubinho é RUIM. Ruim de doer. Sempre foi, ao menos na F1. Um brilhareco aqui e acolá, uma vez na vida outra na morte. No mais, chororô de perdedor. Pé-de-breque! Tchau, Rubinho!!!!!!!!!!!

Nivaldo
Nivaldo
14 anos atrás

Tem que dar trofeu de ‘IMBECIL DO ANO’ para o cidadão da BRAWN que pensou nas 3 paradas…

Até mesmo o trio patético da globo achou estranho esta estupidez no começo da transmissão.

Fato e que é muito estranho a BRAWN ter modificado a estrategia somente de BUTTON e ter deixado Rubinho a ver navios.

Vamos aos fatos: Rubinho largou melhor, fez o trecho entre a 1 e 2 parada bem mais rapido que Button, fez a volta mais rapida e foi o cara da corrida. Button fez aquilo que se esperou com 2 paradas.

Se tivesse feito 3, como a principio, tinha ficado na posição 5.

Bom, o campeonato esta no 5 round, e ate o final muitos pontos vão passar e o Barrica tem que e pontuar e não ficar se explicando.

Pergunta que não quer calar ( e que o info gp vai responder) de onde apareceu o Webber na posição 3?

Doutor Marin
Doutor Marin
14 anos atrás

CAMARADA GOMES

O Ross é esperto!!!

Tem o melhor carro de 2009

Corre pra vencer o campeonato com o Button,

Mas se algo der errado tem na mão o melhor segundo piloto da história da f 1.

Lembra quando o Irvine quase foi campeão?

“Barriquelo” campeão, só se o Button não puder ser!!!

Thor
Thor
14 anos atrás

engraçado que inglês tem tudo a mesma cara, o Tony Blair com o Mr. Bean, depois que ficam velhos também. O John Button e o Richard Branson, tudo igual.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
14 anos atrás

O Rubinho deveria falar menos e acelerar mais.

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Infelizmente temos que contentar com um piloto como Burrinho…
Infelizmente ele tomou o lugar do Senna que no meu ver viria para F1 muito mais motivado e um piloto crescendo na carreira.
Este palhaço deveria realmente aposentar e parar de reclamar de TUDO, ô cara chato!
Ja cumpriu o papel dele que é ERRIQUECER, ganhar muito dinheiro, agora deveria deixar quem realmente tem fibra e quer correr por prazer fazer o serviço, ja vimos MUITAS vezes que este funcionário da F1 não tem estrela nenhuma, é um pé frio e reclamão!!!
Este cara é irritante se fosse o Brawn eu mandava ele pra casa ou melhor! Ele deveria fazer a tal viagem espacial e ficar por lá!!!!!!!
Pelo menos deixaia a esposa bem R$ e ela não teria que carregar este fardo pelo resto da vida do Burrinho reclamando de tudo!
Imagina isto mais velho…

Rodney
Rodney
14 anos atrás

o que foi FG, não aceita crítica não, vc só publica coisas do seu interesse, a lei da mordaça já acabou ou não!!!!!!!!vc viu o que conseguiu fazer contra o Barrichello, jogar toda a opiniao do internautas contra o brasileiro, e o que ele fez de errado, nada …ele fez o certo reclamou por direito, vc não o faria né seu mala, se fosse o Massa ou outro piloto brasileiro vc defenderia, vc está prestando um deserviço ao esporte e aos brasileiros, tente aprender um pouco com o Edgar de Mello Filho , publica isto ai…….

Paulo Franco
14 anos atrás

Taí!
Eu que não gasto meu precioso tempo para alimentar essas tolas polemicas, devo dizer que hoje….vc disse tudo!
Correto, pondo os pingos nos “i”s, ponderando muito bem sobre a realidade dentro de uma pista, sobre dois pilotos que realmente se equivalem…
Parabens, caríssimo!

Fabio Morais
Fabio Morais
14 anos atrás

O povo quer um blog imparcial.
PÔ!!! BLOG É OPINIÃO!!!
Tem mais uma coisa.
Imagina só se todos os pilotos que andaram com o Senna (e foram relegados a segundos pilotos) reclamassem tanto quanto nosso querido Barrichello?
Imagina o Berger chorando na TV da Áustria: “Ele copia o acerto do meu carro… Meu pneu tava careca… Só comigo quebra a rebimboca da parafuseta…”
O homem foi segundo a vida inteira e não chorava.
Alguém aqui é inocente de acreditar que a McLaren dava condições iguais aos dois?
A questão não está em negar ou não o favorecimento, está em aceitá-lo partindo da premissa que o outro é melhor que você.
Prá terminar: imagina se o Souza do Corinthians reclamasse na TV que não joga porque o Ronaldo é favorecido?

Silvio
Silvio
14 anos atrás

Até o Senna a sua categoria de jornalista criticava, lamentável ! você tem muito a aprender com Téo José e Reginaldo Leme.
Esses sim sabe o que estão dizendo rs .

Flávio
Flávio
14 anos atrás

Concordo com todos os adjetivos ao Barrichello: chorão, fala demais, se desculpa demais, tem um instinto incontrolável de querer achar culpados.

Falou um monte de m…… depois da corrida. Também concordo.

Mas sinceramente Flávio, analisando friamente a corrida, galvanismos de lado, só duas coisinhas sobre o todo-poderoso Ross Brawn:

Rubens lento nessa corrida? Se dá pra ganhar com o burrinho na sombra, pra que fazer o cara ter que “incorporar” o Schumacher pra ganhar?

Se se combina três e depois se muda pra duas, pq não se avisa ambos os pilotos? E pq não se avisa o q ainda estava na pista de que o primeiro vai pra duas? Será q o piloto não poderia opinar?

Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
14 anos atrás

Armaram, sim, contra o Rubens. A resposta é matemática: No primeiro pit stop Button pôs 9,8s de gasolina, nas duas primeiras de Rubens colocaram 13,4s (somados 6,7 s de cada) de gasolina no carro dele.

Com 9,8s de gasolina, Button, que ainda tinha largado com menos gasolina que Rubens, pasmem, consegue fazer uma “perna longa” (como diz o abominável GB) e faz sua segunda parada para colocar os pneus duros somente uma volta antes de Rubens também parar para fazer a terceira.

Ora, se com bem menos gasolina Button conseguiu fazer uma cacetada de voltas, por que Rubens, com muito mais gasolina, teria que parar para também colocar pneus duros já na volta seguinte se a estratégia de 3 paradas só teria sentido se fosse prá fazer uma “perna pequena” com os pneus duros, aproveitando o terceiro jogo de pneus moles para andar de 1,5 a 2 segundos mais rápido por volta, pois Button estava mais pesado e com pneus duros?!?!?

Que ele foi prejudicado não resta nenhuma dúvida, da mesma forma como ocorreu na corrida anterior quando anteciparam a segunda parada dele, justamente quando ele se aproximava andando bem mais rápido do que os três carros que seguiam a sua frente.

Agora, se ele faz cara de bonzinho e comemora no pódio e depois sai reclamando, ao contrário de como agiriam Senna, Piquet e até o Zacarias, aí é problema extra-pista a ser resolvido com assessoria de imprensa dele ou até mesmo um psicólogo.

Ivan Tadeu
Ivan Tadeu
14 anos atrás

Dar importância a tudo que o Barrichello fala faz mal a saúde mental. É um fenômeno chamado folie à deux. Como eu prezo por ficar são, não vou pensar mais sobre o assunto e assistir o GP de Monaco.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

FG nem computador funciona corretamente as vezes é preciso dar um CTRL+ALT e DEL
Imagine um cara que fez uma largada excepcional, andou bem pra caramba edepois que descobre que tem que tirar leite de pedra pra alcançar o Button ai já é demais, o cara tem que ter uma paciencia de Jó.
E tem mais é a quinta prova ele esta em segundo no campeonato, tem muita coisa pra rolar, lembra qdo era Irwine e Schumacher? Schumacher tinha toda a preferencia na equipe, schumacher quebrou ai deram todo o apoio a Irwine era tarde demais.

nota zero
nota zero
14 anos atrás

Posso falar sim. Piquet como piloto era muito bom. Não o gênio que seus torcedores acham mas…. afianl de contas teve que quase se matar pra bater o Mansel em condiçôes iguias e foi campeão vencendo menos corridas do que o Mansel, este sim um mediano, assim como Rubinho. O Nelsinho Lentinho Piquet é ruim mesmo. Pior do que Rubinho, mas muito pior. Não fez nem fará metade do que fez Rubinho. Agora vcs dão as mesmas desculpas que Rubinho e seus fãs davam: a equipe não ta nem ai! nem tava ai pro Rubinho na Ferrari, mas Rubinho fez muito mais que Nelsinho. Fora das pistas e com a língua, mutio pelo contrario, o Piquet sempre falou um monte de bobagens: piloto não deve obedecer ordens de boxe, finge que não ouve etc( quando criticava Rubinho), não pode aceitar ser segundo piloto, tem que buscar seu lugar mostrando braço, f indy é para aposentado etc etc etc.AGORA AGUENTA! rsrsrs Bom, na prática nada do que ele ensinou funciona,e o filho dele é um segundão, a serviço do Briatore e do Alonso, contrariando tudo o que o Nelsão “ensinava“. Lentinho Piquet é o pior braileiro na f1 que já vi. Começou numa equipe de Ponta e não fez nada, não anda perto do companheiro de equipe, não é rapido etcNelsão além de ser um crianção, ter ciume e inveja do Senna ( porque este era melhor piloto) nunca esteve no nível de Senna, Prost, Shumacher NUNCA!
Pro Nelsão e seus fãs só digo o seguinte: nem “aposentar“ na f indy o Nelsinho vai. Vai pra stockcar e pegando o boi. rs

Miguel
Miguel
14 anos atrás

Como diz o Grande Edgard de Melo Filho: – Chora menos quem aperta mais o pedal da direita.(e ponto)
O resto é conversa pra Ingles dormir!!!!!!rs….

Manuel
Manuel
14 anos atrás

Mais gasolina na classificação: Orelha de porco
Freio traseiro que não permite calota : Rabo de porco
Estratégia alterada para andar menos tempo com pneu duro (falso): Focinho de porco

O que é que tem orelha de porco, rabo de porco e focinho de porco? Resposta: Coincidência

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Flávio, não dá pra entender esse povo que posta comentários no seu blog. Na semana passada TODOS estavam exculhambando com a Hortência porque ela criticou o Rubens, agora TODOS aqui estão criticando o Rubens porque o chorão da F1 perdeu a corrida ontem. Sinceramente não dá pra entender mais nada aqui….

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

Thais,

Você diz: …..Saudades de Piquet? Bom, muitos tem, mas ficar aí com essa fúria toda pra cima de Rubens é um pouco demais. Que tal comentarmos um pouco sobre Nelsinho? Ah não, Nelsinho SIM, é piloto….

Muitas saudades do maior piloto brasileiro de todos os tempos. Esse sim sabia pisar e falar. 3 campeonatos e fim de papo. Ninguém tira isso dele, prinipalente numa epoca que a F1 tinha competição.

Sobre o Nelsinho é um piloto mediano, mas pelo menos assume os próprios erros e não fica chorando pelos cantos. E olha que a Renault não dá a mínima para ele, beneficiando claramente o Bi Campeão. Ela não está errada e Nelsoinho sabe disso. Como vocês não podem falar ABSOLUTAMENTE NADA do piloto NELSON PIQUET, tentam tirar uma casquina no filho.

Mas o Rubinho era, foi e será sempre esse piloto medíocre. Isso não vai mudar….

Chuuuuuuuuupa Barrica!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

Olha ja dei minhas chances como torcedor pro Rubinho, o saco ja encheu várias vezes, mas dessa vez chega né. O cara é puta de um mal perdedor, é tipo aqueles jogadores quedestroem o elenco fazendo a cabeça dos outros. Demoro pra levar essa chuteira gasta e velha embora, já fez muito pela F-1, grande piloto. Teve mas de uma vez um carro campeão na mão e nunca ganhou o título, logo se vê que não vai ser dessa vez.

O Ross Brawn também não precisa ficar dando satisfação pra ningué, quem tem o apito pra decidir ali é ele, o Rubinho ta correndo ali porque ele aceitou. O Ross não precisou acampar na frente da casa de ninguém.

Na boa se o Rubinho tinha chance de correr mais alguma temporada, jogou fora nesse fim de semana.