BARCELONETAS (8)

SÃO PAULO (já vai?) – E não é que a Toyota, no ano em que finalmente fez um carro decente, anda falando em deixar a F-1 no fim da temporada? A alegação é de que há muita névoa sobre o futuro da categoria, teto orçamentário à vista, regulamento impreciso, as reclamações de sempre. Para mim, tem a ver com o primeiro prejuízo da história da montadora, relatado no fim da semana passada. Como fez com a Honda, o bicho-papão da crise pode espantar os fazedores de Corollas das pistas.

Seria uma pena, equipe a menos é sempre ruim. E a Toyota já está em seu sétimo ano na categoria, é parte do cenário. O que a empresa deveria, a esta altura, era rever sua gama de produtos despejados no mercado americano. Tirando aquela coisa horrorosa híbrida, que ao menos é ecologicamente aceitável, o resto é um monte de SUVs e sedãs enormes e beberrões. Não tem montadora que resista.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
The Take No Prisoners style of driving.
The Take No Prisoners style of driving.
14 anos atrás

A Toyota vai voltar para Le Mans, um japones pasteleiro que me contou…

MSM
MSM
14 anos atrás

Essa hipótese tem muito haver com a maluquice da dupla esclerosada que comanda a F1 em dividir a categoria em 2 no ano que vem ,com esse absurdo que é aceitar ou não o teto orçamentário (isso poderá render previlégios para umas equipes e outras não). A F1 teria basicamente as classes F1 e F2 no grid. Pena que se vierem mesmo as 3 ou 4 equipes em 2010, a Toyota e, porque não a Renault estão sempre de saída da categoria. O certo seria impor a restrição para todas as equipes e não deixar como opção.

Marinho
Marinho
14 anos atrás

É confuso isso se a empresa esta vivendo uma crise financeira deveria ficar feliz com o teto orçamentario pra poder salvar alguns Ienes, Dollars, Euros Libras sei lá, ao invez de ficar despejando milhoes para fazer uns carros ruins, e não ganhar nada!

JBCarneiro
JBCarneiro
14 anos atrás

Contanto que deixem a equipe nas mãos de algum outro “mago” da Formula 1, podem ir embora tranquilamente.

YPVS
YPVS
14 anos atrás

FG, essa história de carro ecológico é uma grande babaquice. O blogueiro Leonardo colocou mto bem! Existem n impactos na produção, fora que ninguem sabe o que vai ser feito com esse bando de bateria qdo acabar a vida útil!
FG, vc é que está certo! Seu eu pudesse fazia o mesmo. Comprava uma frota de carro 2T pra fazer o máximo de fumaça possível. Querem enfiar na cabeça que é isso que é ser ecologicamente consciente. A indústria cagou e andou a vida inteira pra isso!! Agora joga o custo em cima do consumidor dizendo que ele tem que ser consciente e comprar carro híbrido, que tá longe de ser uma solução razoável para o problema! Pelo amor de Deus! Durante mais de cem anos poderiam ter evo’luído horrores em soluções alternativas, mas agora tem que correr atrás do prejuízo e o consumidr que pague! Palhaçada purinha. A mim não convence.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Olha só esta agora! Vai pintar outra BBB no ano que vem! Honestamente, já vão tarde!!!!

Aliandro Miranda
14 anos atrás

Acho que essa história de abandonar a F-1 em 2009 é cascata, já que as grandes equipes (ou as mais endinheiradas) não concordam com esta diferenciação entre equipes, com relação ao campeonato e ao teto orçamentário, proposta pela FIA para a próxima temporada. Isto é, eles querem é botar pressão e fazer Mosley e companhia cederem.

Tem muito mais política do que realidade. Além do mais, podem pensar os japoneses, vai que a gente tira o time, vende a equipe e uma história como a da Brawn se repete?

Ze Ruela
Ze Ruela
14 anos atrás

No comentario anterior meus dedos foram mais lentos (e obviamente menos precisos) que minhas ideias. Sorry guys

Ze Ruela
Ze Ruela
14 anos atrás

Fiotoes,
A toyota tem sim SUV’s no mercado americano. Mas eles nao reprenstam quase nada do fautamento da empresa.
As vedetes sao o Camry, Corolla e o Prius. todos carros lideres de economia de combustivel em seu segmento.
Odeio a toyota, nao gosto dos modelos, o design e o comportamento dinamico dos carros nao me agrada. Porem o mercado gringo gosta a o Campry eh o seda mais vendido, e o Prius eh o hibrido mais vendido e o corolla esta muito bem posicionado em seu segmento aqui. O gomes falou bobagem (ou deixo seu ‘odio’ aos japas ditar o contenudo do post, ehehe)
A montadora das SUV’s eh a GM, e nao a toa esta quase morta.
O padrao de consumo pra carros dos gringos esta lentamente mudando. Na minha opiniao as melhores posicionadas pra recuperacao do mercado sao a VW e a Ford respectivamente

Alexei
Alexei
14 anos atrás

Americano gosta de gordura. Supersize me. Big Mac na gola. Super size. E, para os passeios diários entre a casa no subúrbio e o trabalho, “leave me alone with my SUV!”
Eles — principalmente a turma do meio-oeste — querem se encontrar o mais depressa possível com Jesus. Enquanto isso, os SUVs lotam o estacionamento do Indianapolis Motor Speedway na torcida por muitas porradas sem conseqüência e, quem sabe, um wink de Danica Patrick.

sidewinder
sidewinder
14 anos atrás

Eu não entendo a bronca do bloqueiro em relação aos carros da Toyota, pois é uma montadora que produz veículos de excelente qualidade. Não sou fanático pela marca, mas dou crédito a empresa porque já trabalhei nela e o controle de qualidade é bem rigorosa e as peças mais mais críticas são inspecinadas uma a uma. Não é à toa que o Corola é o carro mais produzido na história automotiva.

Muller
Muller
14 anos atrás

É conversa mole, como escreveram aí em cima. A Ferrari desde o tempo do Enzo volta e meia ameaça retirar os carros das pistas. A FIA cedeu quantas vezes, entre o ano passado e esse? Estão apostando que vão ceder mais uma vez, só isso.

Sobre a Toyota montadora, se tem alo que eles erraram foi em ter apostado quase que somente no mercado norte-americano de carros, que pertence a um Planeta á parte. Muito rentável, de fato, mas totalmente diferente do resto do mundo. Como a economia americana se chacoalhou, levaram junto.

E sobre a corrida… vocês queriam o quê? Barcelona é uma Mônaco sem casas e com 80km/h a mais de média…

petrafan
petrafan
14 anos atrás

ledo engano creditar a crise dos fabricantes aos veículos grandes.
a crise é resultado de anos (talvez décadas) de má gestão e principalmente de planos de pensão com benefícios excessivos para os ex-funcionários.

porsche 917
porsche 917
14 anos atrás

Isso é balela, é só pra pressionar a FIA, que por sua vez pressiona as montadoras com o suposto campeonato de 2 regulamentos em 2010. É uma queda de braço entre a FOTA e a FIA, já que o prazo de inscrição pra 2010 se encerra no final do mes. Já, já vai aparecer outro time, com discurso semelhante, pura pressão; e como já disseram, a mclaren vai ser a penultima e a ferrari a ultima a se manifestar.

Diego
Diego
14 anos atrás

Wolfpack em português é PACHECO

Wolfpack
Wolfpack
14 anos atrás

CACHORRADA VERGONHA CACHORRADA DO ROSS BRAWN,,, O CARA DA ESTRATEGIA DA FERRARI AGORA APRONTA MAIS UMA VEZ… VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA…

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
14 anos atrás

Hoje em dia é tanto SUV que nem dá tempo para aprender o nome…

André
André
14 anos atrás

Também com esse regulamento maluco, que muda toda hora, não há quem de credibilidade.

Mas quero ver mesmo o que o Gola Profunda irá dizer hoje. Aff. Sem comentários.

David Castro
David Castro
14 anos atrás

O Rubinho virou segundão oficialmente, primeiro na qualificação colocaram menos gasolina no carro de Button por “erro”, e ele ficou surpreso! Depois na corrida ele foi competente e largou na frente e a de novo outra surpresa ele foi o único a parar três vezes! Uhh é segundão! E a ferrari nem contar gasolina sabe mais!

Seven
Seven
14 anos atrás

Acorda Gomes, o Gola tá na linha…

rafael jorgens
rafael jorgens
14 anos atrás

A estrela do rubinho apagou na parada de box.

Fernando Duarte Gago - Santos/SP
Fernando Duarte Gago - Santos/SP
14 anos atrás

Meu Deus! O Kers aumenta o consumo! PQP! Genial

Seven
Seven
14 anos atrás

o Rafael Nissan aí em cima está certo.

calloni
calloni
14 anos atrás

essa corrida de barcelona desafia o meu LIMITE EXTREMO de paciencia

Ô chatice

acho que nao teve uma ultrapassagem de pista depois da largada!

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Este é para Hortencia: Gostou da cesta de três pontos do inicio
da quadra do Rubinho? Você já fez isto antes?

Sandra Tiné
Sandra Tiné
14 anos atrás

O que a Toyota tem é mesmo problemas de gerenciamento. A falta de modelos competitivos no mercado mexe no bolso e a F1 é que paga a conta.

Rafael Gossn
Rafael Gossn
14 anos atrás

Não concordo que o problema da Toyota seja a gama de produtos. O problema foi ter tanta participação no mercado com maior queda. Faltou diversificar as área de atuação (como a Volks). E quando o mercado americano se recuperar eles colocarão a casa em ordem.

Douglas Borges Oliveira
Douglas Borges Oliveira
14 anos atrás

A Toyota é a maior montadora do mundo. Mas nos EUA realmente ela fabrica coisas enormes e feias. Mas ao que sei é das melhores de lá. Afinal as 3 americanas estão bem pior.
Na F1 acho que o caso é só mesmo pressão. Bernie e Mosley estão enlouquecendo todos com mundaças e incertezas. Quem gasta muita grana não gosta de ambientes de incertezas.
Flávio Gomes estou a algum tempo interessado em enviar-lhe alguns textos com idéias e bate papo. poderia me responder seu email e se possível o do Reginaldo Leme?

Luís Morais
Luís Morais
14 anos atrás

Uma notícia ruim essa, pois é sempre a ladainha de ‘uma equipe que não vai fazer falta’, mas na hora de ver o grid escasso, faz muita falta sim.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Concordo com o cara aí de cima ….

O que faltou pra Honda e o que ainda falta para a Toyota é contratar um piloto top …

Até o ano passado, o que não faltou para essas duas equipes foi grana.

O que seria da McLaren e da Ferrari sem os grandes pilotos que já passaram por lá?

Leonardo
14 anos atrás

Vale lembrar que são os motores Toyota que impulsionam os atuais Lotus.

O Prius é uma babaquice sobre rodas. Polui tanto quanto um Renault Mégane 1.5 a diesel, usa energia de fonte esgotável (lítio das baterias) e tudo o que “salva” quando roda, mal compensa o impacto que causa para ser produzido. Uma bosta de carro pra celebridade posar de consciente.

E tratem de arrumar um piloto pros Corollas!

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

Pra mim a Toyota esta precisando de um piloto top de f1, tipo Vettel o novato talentoso ou de um Alonso ja experiente, para colocar ela na rota do sucesso, pois ela precisa urgentemente de vencer um gp!
Carro para isso ela demonstra que tem, principalmente saiu-se bem no testes de inverno. O que falta mesmo é de um piloto que a coloque no rol das equipes vencedoras.
Acontecendo isso, ela certamente não sairia da F1, como fez a Honda. Deveria já que brigam contra controle do teto do orçamento, gastar mais uns euros e realizar este sonho!

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Já vai tarde. O que essa equipe de fábrica fez todo esse tempo? E falta não vai fazer. Tem gente na fila. E a fila, anda.