MENU

sexta-feira, 15 de maio de 2009 - 12:35Colunas Grand Prix

COLUNA 1

SÃO PAULO (cadê o sol de outono?) – Francamente pró-Barrichello, o que é sempre bom para mostrar que as opiniões divergem entre fãs e especialistas, está no ar a coluna de hoje do Reginaldo Leme, falando sobre tudo que aconteceu em Barcelona.

Leiam e comentem!

44 comentários

  1. MArcelo disse:

    Por que quando alguém defende a atitude do Rubens, tem que falar antes que é “francamente pró-Barrichello”? Os demais são “francamente anti-Barrichello”? Será que tem algum especialista “francamente imparcial” por aí?

  2. J. Alves disse:

    Barrichello esperou até agora para dar uma de macho? Tarde demais. A hora de fazer isso era na pista da Áustria, em 2002. O respeito acabou lá.

  3. Reginaldo eu acredito em papai noel, no fluminense, em duendes…
    Vai dormir!

  4. Geraldo Mesquita disse:

    O Reginaldo sabe tudo mesmo!

  5. Jailson Silva disse:

    Concordo com o comentário do Rodrigo Moraes:”achei confusa a coluna. Diz que a estratégia da Brawn fez sentido e Rubens só perdeu porque foi lento. E ao mesmo tempo diz que Rubens está certo de tirar satisfações. Satisfações sobre o quê, se a estratégia da equipe foi correta?”
    Essa confusão acontece porque, por um lado, não é bom para os interesses comerciais da “grande mídia” críticas desfavoráveis a pilotos brasileiros. Por outro, a realidade, de que Button nessas 5 primeiras provas do mundial vem sendo mais competente que Barrichello, está escancarada. Daí esse montrengo de coluna.

  6. douglas disse:

    Reginaldo tá andando muito com o Galvão. A coisa é simples assim: o Button é mais rápido que Rubens e ponto final. Será possível que para a Globo os pilotos brasileiros sempre são mais rápidos e talentosos?!?!?! Não podem admitir que um piloto inglês seja mais rápido que um piloto brasileiro?!?!?

  7. Júlio disse:

    Não li os comentários. Estou com preguiça. Mas tenho uma pergunta a fazer : Trocando os nomes de Barrichello por Buton desde a primeira etapa junto com os resultados, Ross Brawn estaria agindo certo ou errado se o fez da forma como narrou o Reginaldo Leme ? – Eu, pessoalmente, cravo “certo”.

  8. Roberto Silva disse:

    Escrevi isso a meses atrás, aqui mesmo neste blog, que uma equipe como a Brawn, iria privilegiar o Button, pois tinha apresentado melhor desempenho e acumulou mais pontos, não podendo se dar ao luxo de desperdiçar oportunidades.

    E a Brawn não esta errada. Provavelmente um campeonato garanta a sobrevivência da equipe, que ainda não tem um patrocínio consistente.

    E como também já escrevi, o Button tem sido impecável nos momentos decisivos, foi sempre superior ao Barrichelo.

  9. Pedrão disse:

    Isso é que é comentarista!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Equilíbrio, bom senso, opinião não tendenciosa, bem informado, e não faz comentários objetivando a “se promover” às custas de criticar ácidamente os outros para parecer mais culto, ou entendido.

    Valeu Regi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Mário Salustiano disse:

    FG

    infelizmente Globo fez mal a Reginaldo nesses ultimos anos, não que ele não tenha razão nas argumentações, ele estava lá e falou com uita gente do meio, mas a forma como a coluna foi escrita apresenta uma postura em cima do muro do tipo, bem não dá para peitar a globo então vou me acomodar por aqui, tem sido assim nas transmissões onde nitidamente Galvão ofusca Reginaldo com opiniões pifias e sem sentido e fica ultimamente o tempo inteiro falando das tres decadas que ele tem junto com Reginaldo como quem quer passar um recado tipo”também mereço tanta credibilidade pois estou aqui ao mesmo tempo”, enfim me decepciona essa postura do Regi

    abs

  11. Ricardo Bigliazzi disse:

    Para o Rubinho receito a mesma receita que não canso de prescrever para o nelson Piquet.

    Ter a sua Equipe como aliado, fechar a boca, copiar o que tem que ser copiado (mesmo que seja o set-up do Bitton) e acelerar de verdade.

    O resto é resto…

    Trabalho dificil… ainda mais quando levamos em consideração que o Button vem levando a BGP na ponta dos dedos, andando o fino e acelerando barbaridade.

    Segue o jogo… melhor…. a “carrera”!!!

    Abraços

    Dr. Imperador Ricardo Bigliazzi

  12. Edu Pereira disse:

    Já disse em outro post… RB tem que meter a boca mesmo… Concordo com o Reginaldo e digo mais, se não fosse o set-up do RB o Button não teria a oportunidade de chegar na frente. É muito fácil encontrar dificuldades de acerto e chegar no final do dia e dizer “o carro dele tá melhor, manda prá mim também”!!!! Se ambos andam com carros iguais, resta saber qual a “tática” ou “estratégia” para definir quem chega na frente ou não. Essa estória de dizer que o Rubens foi mais lento que o Button na terceira perna é justificávela partir do momento que estava mais pesado, é só ver os tempos das voltas posteriores para verificar que eram voltas que dariam a ele a liderança da corrida conforme planificado.
    A mudança de estratégia na realidade não se deu em virtude de 2 ou 3 paradas, mas na antecipação da parada do Rubens das voltas com pneus macios e gasolina suficiente para tirar a diferença do Button. Da mesma forma que Ross Brawn não queria colocar o Button atrás de carros mais lentos, acabou colocando o Rubens atrás dele para se certificar que a dobradinah seria concretizada. Ou seja…. armação total!!

  13. JBCarneiro disse:

    O Brasil conquistou treze títulos mundiais na Formula 1.

    2 do Emerson, 3 do Piquet, 3 do Senna e 5 do Rubinho!

    É verdade. O Rubinho é o melhor acertador de carros de F1 em toda a história da categoria.

    É por isso que o Schummacher conquistou tantas vitórias e cinco campeonatos mundiais na Ferrari. Por causa dos ajustes do Barrica.
    Só que o Barrichello não consegue tirar o melhor proveito dos setups fantásticos que faz. É sempre o companheiro de equipe que usa melhor o setup do Rubinho e assim faz a pole e ganha a corrida.

    Então os cinco títulos do Schummacher tem que ser reconhecidos, oficialmente pela FIA, como sendo do Barrichello também. Deve ser esta a mágoa que o Rubinho guarda dos tempos de Ferrari. A Ferrari deveria boicotar o Schummy e fazer o Rubens ser campeão pois os ajustes dos carros eram do Rubinho. O Schummacher era apenas um mediocre copiador de setups.

    Ou então a Ferrari deveria ter, a cada corrida vencida, anunciar oficialmente que o Schummacher havia ganhado as corridas mas não era lá um grande mérito não, pois os ajustes dos carros eram feitos pelo Rubinho. O Galvão e o Reginaldo podiam garantir isso; os dois sempre podiam comprovar que o Barrica era melhor acertador que o enganador Schummacher.

    O Galvão e o Reginaldo precisam entender que é possível enganar muitas pessoas por muito tempo. Mas é impossível enganar todas as pessoas durante todo o tempo, mesmo que disto dependa o “FANTÁSTICO” índice de audiência da GLOBO.

  14. Roberto disse:

    Xiiiii que babaquice, agora tem neguinho dizendo, ” Não esperava isso do Reginaldo Leme “, Ahhh, tenham a santa pacência, agora também é proibido diiscordar daqueles qua não gostam do Barrichelo.
    Vocês são uma cambada de chatos e babacas, isso sim !!!!!!!!!, tem neguinho que só andou de bicicleta na varanda do apartamento da avó.
    O Hamilton , só anda com carro bom, com esta bosta que é esta McLaren, não esta fazendo merda nenhuma, e ninguém fala nada.
    Bando de chatos do cacete !!!!!!!!!!!!!!!!

  15. JBCarneiro disse:

    Não foi o Reginaldo Leme quem escreveu a coluna.

    Está óbvio. Foi o GALVÃO BUENO.

    Esta coluna deveria ser comentada é pelo Max Bueno; e por ninguém mais…

  16. Eudemar disse:

    Flávio Gomes, mas que grande campeão iremos ter, em 2009, putz, tendo que copiar o ajuste do seu segundinnho e burrinho, e ajuda da equipe, precisando dar um chapéu no mané na estratégia, lembrando aquele velho filme já passado, protagonizado por um alemão, que ganhou vários oscar pelo seu desempenho, neles!
    Nova formula 1, mas com o mesmo diretor, que parece vai faturar, mais um oscar na sua gloriosa carreira, o de melhor diretor, e de ator coadjuvante.
    Finalizando, MA QUE BELLO CAMPEONATO ESTE DE 2009!

  17. nico disse:

    Palpite para Monaco:
    A “gente de pele clara, olhos azuis e cabelos louros” ve a chance de ganhar um belo patrocínio de uma estatal petrolífera de uma banana republic. Dão de bandeja a corrida a um pobre brasileirinho, que diz que a parceria com Button é honesta, diferente da que teve com aquele “alemão batata come queijo com barata” na Ferrari. O sindicalista de 09 dedos anuncia em cadeia nacional que a Petrocacete vai gastar “uns 40 milhão de dolar ou euro – tanto faz, porque num sô eu que pago, são os contribuintes – em patrocínio” para uma certa equipe inglesa
    E o Galvào vai poder urrar: Viva o Brasiiiiiil!! Amigos da rede bobos.

  18. lucianocop disse:

    Respeito o Reginaldo, mas sejamos claros, a coluna dele e os comentários durante a corrida tem único objetivo: Deixar o assunto quente e manter a audiência das transmissões da Globo.

    Até Reginaldo deve saber que o Button foi favorecido sim, e acho que o Ross Brawn está certo em fazer isso desde já.

    Qual o idiota que quer ver seus pilotos alternando vitórias numa fórmula 1 cheia de mudanças e incógnitas???

    Button saiu na frente, que vá até o final agora! Ele está mais perto do título, a preferência é dele, se fosse ao contrário, todos estariam se lixando para o inglês…

    Esse patriotismo cansa…

  19. Roberto Viegas disse:

    Só acho que ninguém nesse meio é criança …isso é frescura do Rubinho, se tá chateado que saia da equipe ou que mostre que é melhor que Button. Justificar que Button copiou o acerto do carro do Rubens só mostra que Barrichello realmente é mais lento que o Button….deveria ser piloto de teste então…querer que a Brawn proponha igualdade a essa altura com 4 x1 nas posições de largada e com 5 x 0 nas posições de corrida é querer muito….queria perguntar pro Reginaldo se ele acha certo que os estagiários da Globo tenham as mesmas condições de trabalho que ele….enfim…o Rubens não é tão bom quanto o Button, pelo menos não mostrou isso nas 5 primeiras corridas, sem contar que numa delas era pra ter ficado em 4º…não é mal piloto mas pra chegar a ter torcida de verdade além dos fanáticos da globo, que querem vender produtos e alienar o esporte, tem que melhorar muito…do jeito que tá continua ficando com a torcida dos da globo, os da família dele e os alienados do Brasil, que não ligam pro esporte e só querem motivo pra torcer e festejar.

  20. Sérgio Hingel disse:

    O pior dessa história toda,vai ser aguentar o Bundão Bueno falar do aniversário do Rubens “chorão”enquanto estiver na pista.No final vai dizer, “não deu,Rubinho,fica para a próxima”.

  21. A. CESAR PARDINI disse:

    Continuo a dizer que os europeus são xenófobos. Tudo acontece com os brasileiros. Ano passado aconteceu de tudo com o Massa, até uso indevido do pirulito! (eletrônico) este ano, o Rubi já teve problemas em engrenar o cambio, na outra corrida trocaram o dito cujo, corre com freios diferente, e “errarem” calibragem de pneus é muito simples de se fazer. Ninguem percebeu o tom jocoso do Nick Fry dizendo que ele se “recupera”?? Piquet Jr então toma tanta bordoada, que até já esta achando que o Briatore é bonzinho. Todo mundo sabe do que é capaz de fazer o Alonso, aos seus desafetos, e o Briatore “formou” o Kid vigarista, Alonso, e implodiu, Moreno, Pizzonia, e agora o, infelizmente, fraco Piquet. Até agora, o único cara que bronqueia é o Rubens.

  22. Jose Rubens disse:

    O reginaldo ficou Global mesmo. Parece o Galvão falando…….

    Deixa disso Regi, o RUBINHO É RUIM E LENTO e ponto final.

    Tem Çina (assim mesmo) de perdedor……

    Esse cara já era!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. Lenços Kleenex disse:

    Ross Brawn redimiu nosso patrocinado ao confirmar que o 3o jogo de pneus do Barrichello, além de ser ligeiramente mais usado que os outros 2 (3 voltas a mais, pouca coisa), estava com uma calibragem mais baixa.

    Não acreditamos que tenha sido proposital, mas que acrescentou meio segundo por volta, não há como negar.

    Espero que também acabem com a diferença entre os freios traseiros dos dois carros. A calota faz falta no fim da reta.

    Usando a medida do meu querido Nelsinho, adiciona um pentelho por volta (0,1s).

  24. Ediris Silva disse:

    Não esperava isso do Reginal Leme

    realmente acho que tanto tempo na globo lhe fez mal. O grande problema em toda a carreira do barichello é que ele sempre falou demais e fez de menos, ele sempre tenta ser a vitima da história desde a Jordan que é a mesma coisa.

  25. Minervino disse:

    kkkkkkkkkkkkk

    O Reginaldo é um ótimo comediante, parece o João Grilo que diz desdizendo. Como assim, agora na F1 a vitória cabe ao mais lento?
    E o setup do Barriquelo, era tão bom, então por que não venceu?
    Boa, Leme! Se um dia quiser escrever uns causos comigo, pode me procurar.

    kkkkkkkkkkkkkk

  26. YPVS disse:

    Porra, eu gosto muito do Reginaldo, mas essa coluna tá meio babaquinha. Coisas como “Rubens mostrou que será diferente”, “histórico na F-1″. Ah, peraí!! Isso é palhaçada! Pelo amor de Deus. Então agora depois de trocentos anos de F-1, Rubinho virou o melhor piloto, o mais macho, o mais rebelde e que vai ganhar Monaco por conta do aniversário? Demais pra minha cabeça!

  27. Milton disse:

    Só um louco não daria preferência ao líder com mais vitórias e da mesma nacionalidade da equipe.

  28. Alayr Jr. disse:

    Eu gostei, e junto com o Reginaldo estão mais alguns que conhecem “um pouco” de F1, que são o Cláudio Carsughi e Lito Cavalcanti.

    Se eles concordam com o Barrichelo, quem sou eu para descordar….

  29. marcojetta disse:

    FG,

    Muito estanha esta coluna do Reginaldo. Acho que a proximidade do GBueno o contaminou. Infantil a defesa pelo Barrichello. Ele mesmo reconhece que o Barichello andou lento no segundo tramo.
    Ele perdeu pontos comigo.

    Abs,

    Marco Antonio.

  30. Ridson disse:

    rapaz que perda de tempo discutir isso:
    rubens tinha uma estratégia boa, mas acabou sendo ruim pq a equipe não considerou o estado dos pneus do rubens. se fosse o button daria no msm, puta merda. que besteira vamos ficar aqui um ano discutindo a msma coisa?

    a própria equipe depois considerou isso, reviu esse erro e vai analisar com mais cuidado no simulador de corrida.
    rubens continua com bom status na equipe (por sorte, poderia ter se estrepado todim por levar a polêmica logo p/ imprensa sensacionalista).
    só brawn deve ainda alguma coisa nessa conversa: não pediu desculpas a rubens publicamente por tê-lo chamado de lento, só disse que foi uma infeliz coinciDencia e que rubens teria merecido vencer a corrida tanto quanto button;
    internamente podem até ter se resolvido, mas uma atitude dessas iria melhorar muito o ambiente.
    mas ross aprende.
    eu sou fã do rubens, mas eu nem aguento mais essa pachecagem, nem essas teorias de conspiração supremas.
    rubens tem potencial p/ ganhar monaco,e entrar de vez na disputa do campeonato.

  31. Jeambro disse:

    Não vou entrar no site para ler a coluna do Reginaldo, e também não vou comentar nada. Cansei dessa história do Barrichello. Chatice desenfreada.

  32. Volto ao assunto, do jeito que o Rubinho fez, ´pobre brasileirinho que não pode vencer ´, só vai conseguir o que vou dizer a seguir, a equipe ao seu redor vai deixar ele falando sozinho quando precisar. E ele vai me irritar com mais deschoroculpas. É preciso ser homem pra assumir seus erros por menores que sejam. Mas rubinho como o nome diz ainda é muito pequeninho pra isso.
    A tempo fabio seixas deixa claro que a estrategia do rubinho, não funcionou porque o rubinho andou mais devagar que o BUTTON. O rubinho diz que teve problema no pneu, pra mim o problema é naquela peça que fica entre o banco e a direção.

  33. Cleiton Pessoa disse:

    Barrica é um cara legal, é feliz, chorão as vezes, mas milionário e não precisa de passar ninguém… ops, por cima de ninguém.

  34. Carlos Adriano disse:

    Não é questão de ser “a favor” ou “contra” o Rubens. O fato é que a estratégia de 3 paradas poderia dar certo, mas não da forma que foi executada, antecipando as paradas do Rubens de modo que ele não aproveitasse no final da corrida andar com os pneus moles várias voltas, enquanto o Button estava com pneus duros. Só isso. SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER, NÃO É SR. FLÁVIO ?

  35. Leonardo Felix disse:

    Apesar de respeitar a opinião de Reginaldo Leme, até por ele ter mais acesso a informações internas do paddock do que eu, ou qualquer um, continuo achando que Barrichello perdeu a corrida pelo seu velho problema de falta de ritmo.

    Por que Button nunca tem problemas com jogos de pneus e Barrichello os têm?

    Quando Barrichello tinha carro para tirar de 1 a 1 segundo e meio de vantagem para o inglês (no seu segundo trecho), a diferença era aumentada de 5 a 7 décimos por volta. Só em um momento a diferença foi maior que 1 segundo. Até aí, não sei se foi demérito de Rubens ou mérito de Button. Mas creio que o brasileiro tinha condições de fazer tempos uns 3 décimos mais rápido do que fazia.

    No seu terceiro trecho, com um carro de pneus mais novos e quantidade de combustível parecida, perdia meio segundo por volta. Se os pneus lhe tiravam 2 décimos, quem perdia os outros 3??

    E no último jogo, ambos estavam com pneus duros e a mesma quantidade de gasolina, e Button chegava a virar 1 segundo mais veloz.

    Independente disso, agora é bola para frente. Barrichello sempre andou melhor que Button em Mônaco. Talvez seja essa a sua grande chance de vencer sua primeira corrida este ano.

  36. Renato Campestrini disse:

    FG,

    Assisti a reprise da corrida pelo SporTV no domingo a tarde, e na transmissão, foi bem claro que o Engenheiro do Barrichello o avisou sobre a mudança de estratégia do Button, isso antes de fazer a segunda parada.

    Será que não haveria combustível para ele “esticar” essa primeira perna da corrida para entrar na estratégia do companheiro?

    Bem, o que passou passou…

    Abraço,

    RC*

  37. Raul Santana Neto disse:

    Bla bla bla…

    Mami ele foi mais rapido do que usando meu chinelo!!!!!

    Ahhh sinceramente, FG senta a lenha no Reginaldo! vou dizer denovo: ele esta gaga, o button esta sendo mais rapido que o barrica na pista, nao existe chifre na cabeca de cavalo! so que o respeitadissimo, ilustre Reginaldo parece que assistindo a outra categoria, porque a que eu assisto o button ta lavando as cuecas na kbca do barrica, e o o comentarista inda vem me vender o peixe de que ele esta sendo injusticado, e virou homen! ahh paciencia!!!

  38. Fabricio Reis - Coringão disse:

    Só porque o Jenson assumiu ter copiado o setup de Rubens em uma corrida, já tem neguinho falando que Button só ganha corrida porque tem Barrichello para arrumar o carro. Isso é o que eu chamo de “pachecagem”. É quando a gente extrapola o campo de torcedor, para o campo do fanático. E ainda que esse absurdo fosse verdade, senhores pachecos, já que os dois usam o mesmo carro, com o mesmo setup, por que o Rubens não consegue ser mais veloz que o Jenson?
    Esse é o problema do torcedor brasileiro: a necessidade de arrumar heróis e vilões para tudo.

  39. Ricardo...(Jundiaí - SP) disse:

    Flávio, concordo com a atitude do Rubinho em ter falado e cobrado explicações sobre o que ocorreu no último GP.
    E adianto um pouco mais: ele gosta de correr em Mônaco e como será seu aniversário, acho que a sua primeira vitória neste ano será lá.

    Saudações Lusitanas !!!

  40. Luiz Fernando disse:

    Em sua coluna o Reginaldo fala “Red Bull”. Na Globo não tem jeito, é só RBR mesmo… êita poderzinho!

  41. Alessandro Silva disse:

    Vou dizer aqui, o mesmo que disse lá.
    Concordo com o Reginaldo. Ja está mais do que na hora de Barrichello se impor e deixar de ser bonzinho. Acertar carro dos outros é coisa de mecânico e ele é piloto! Quero ver como fica o Button sem o setup do Rubens. Vai ficar como Hamilton no fim de 2007, quando Alonso deixou de ser bonzinho e não cedeu mais acerto nem estratégia. Lewis perdeu um campeonato que estava ganho. É isso aí Barrica!!! Pé firme! Deixa uma barba cerrada e mostra que quem sabe é quem manda. E tenho dito.

  42. Carlos disse:

    Como já disse em outro post e corroborando com a opinião do Reginaldo: tem que peitar, por em pratos limpos mesmo. Nesse sentido foi muito bom o segundo lugar pro Barrichello. Fala o que deveria ser dito, prepara o terreno para possíveis pedidos (ou não prepara, neste caso) e diz a que veio. Arrisco até que seria a hora de rachar mesmo a equipe, pra responder o que até agora fica no âmbito dos boatos: “todos os companheiros se beneficiam do seu acerto!”, “É um injustiçado!”, “É muito azarado” ou “Onde fica mesmo a estrela?”, “Dá muita desculpinha…”.

    Se fizer isso mesmo, é despachado de vez no final do ano ou fica mais dois anos como pretende!

  43. Rodrigo Moraes disse:

    Na verdade, achei confusa a coluna. Diz que a estratégia da Brawn fez sentido e Rubens só perdeu porque foi lento. E ao mesmo tempo diz que Rubens está certo de tirar satisfações. Satisfações sobre o quê, se a estratégia da equipe foi correta?

  44. Rafael Chinini disse:

    a coisa ficou estranha agora.
    da impressão que já sabemos quem vai ganhar a próxima corrida pela Brown. Rubinho…como um juiz que devolve um penalti contra um gol mal anulado..enfim.
    todo mundo falando, dizendo, Rubinho tende ganhar a próxima, para ai todos dizerem “viu como nao era nada”…”viu como ele é capaz”.

    ainda bem que falta muito pra eu acreditar que a F1 seja combinada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>