COLUNA 2

CAMPINAS (repeteco) – No caminho, pausa para a macarronada e para pingar a coluna Warm Up de hoje, que na prática é o mesmo post de ontem sobre o embate Ferrari x FIA, perguntando quem perde mais: a Ferrari sem a F-1, ou a F-1 sem a Ferrari?

Daqui a pouco eu volto.

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Roberto Silva
Roberto Silva
14 anos atrás

Que resposta Inteligente! Fiquei comovido!

Porque penso diferente, sou imaturo? Mais uma vez vc foi preconceituoso.

Roberto Silva
Roberto Silva
14 anos atrás

FG,

Quanto preconceito num único artigo. Lamentável seu raciocínio. Se fosse por isto os milhões de espectadores da F1 jamais assistiria a uma corrida, uma vez que a imensa maioria jamais teve ou terá condições de guiar um F1 ou outro carro de corrida por mais simples que seja.

Sem falar no preconceito escancarado, ao se referir as pessoas que tem dinheiro. Qual o problema de se ter dinheiro? Todos que conheço sem excessão gostaria de ter muito dinheiro, e de poder ter uma Ferrari, sem dúvida um sonho de consumo distante para a maioria, inclusive para mim.

A importância da Ferrari não se mede na capacidade de compra daqueles que torcem ou a adimiram. Se fosse por isto o Fusca e o tal do Lada, que vc tanto adora, estariam alinhados no Grid. Mas não pássam de carroças que quem tem certamente desejaria uma Ferrari, não o trocam ou por que não podem ou por puro saudosismo.

A F1, sempre representou a evolução tecnológica e o maior laboratório automobilístico já criado. Todas as evoluções ali desenvolvidas acabam nos carros que compramos, mesmo nos mais baratos. O teto orçamentário seria afundar este laboratório em lama, e igualar a categoria a várias outras de 2a classe espalhada pelo mundo. A saída da Ferrari seria a consumação deste rebaichamento.

Acho as vezes que vc deveria se mudar para Cuba, vc seria muito mais feliz naquela “democracia” igualitária, circulando em carroças da década de 70 e fazendo corridas de latas velhas.

RESPOSTA DO FG:

Que tal um cursinho de… madureza, lembra?

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

Na verdade a coluna é identica ao post….como sempre, né? Já estou começando a ficar cansado de ler duas vezes a mesma coisa sempre…

RESPOSTA DO FG:

Entra no Procon e pede o dinheiro de volta.

JackSpeed
JackSpeed
14 anos atrás

parabens pelo post Sr.conrado freire,muito lúcido,achei lamentavel o post/coluna,nem parece ter saido de de uma cara que curte automobilismo,vai ver fg so queria polemica mesmo.o resto do mundo pensa diferente.
ps:impressionante como tem macaca de auditorio do FG no blog,se ele escrever que beber baygon faz bem a saude haja neguinho no mercado comprando suas latinhas.

F1 sem Ferrari vira f1zinha
F1 sem Ferrari vira f1zinha
14 anos atrás

Não é uma questão de birra ou de medição de forças só… A Ferrari não luta dó por ela neste momento, luta para q a F1 não se transforme em um F1light ou F0.1.

Além do mais o MaxiMole não percebe que vai perder as TVs, vai perder circuitos (Monaco já posicionou, acham que Monza vai ficar ??? Nunca. Italiano não vai nem passar perto da porta), vai perder acima de tudo o glamour e o brilho que sempre a destacou de outras categorias. E os pilotos ??? Já viu craque de futebol querer jogar em timinho ??? e o salário dele ??? Se o orçamento já é pequeno na hora de pagar o salário esses timinhos não vão ter cacife. Quem assiste campeonato de segunda divisão ??? Só sofredor que o time tá lá.

O que pode acontecer? O circo pode ser recriado com grandes equipes que saíram. Acham que Montezemolo não tem cacife, eu aposto que sim. Basta ver o que esse cara já fez na vida. Pode vir ai um F1 muito melhor sem a FIA e com qualquer outro nome, podem chamar até de F-F1.

Em suma fecho com a música que melhor reflete essa situação:

Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço,
F1 sem Ferrari,
Sou eu assim sem você…

Maurício
Maurício
14 anos atrás

O Flávio é mais um adorador da FERRARI. Ele escreveu tudo ao contrário do que pensa só pra dar polêmica!!!

Cristiano Seixas
Cristiano Seixas
14 anos atrás

Lembrem-se da merda entre Cart e IRL, quem venceu ???
A IRL pq tinha a Indy 500 a seu favor,
o pessoal da Cart cagou quando se distanciou demais das origens do automobilismo norte americano, deu no que deu, a categoria morreu, e olha que que era um puta campeonato, por isso concordo com o rapaz que colocou a pergunta, uma F1 sem a Ferrari não tem o mesmo apelo de midia, por isso ainda acredito em um acordo entre as partes, pois uma ruptura seria ruim para todos !

Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

To meio em cima do muro, acho que se a Ferrari sair sozinha, ok. Mas se outras não renovarem vai ficar estranho. E a F-1 sem a Ferrari sente falta sim, como ja vimos ai recentemente Monaco pode não renovar sem eles ai.
Acho que o Max tem que abrir um pouco o olho, afinal a Ferrari não ta fazendo birra, eles tem uma proposta junto a Fota alternativa, mas os dois lados tem que ceder, se não vai ficar ruim pra ambos.

Cardoso Filho
Cardoso Filho
14 anos atrás

Embora seja entusiasta da fórmula 1 , ela vive sem Ferrari embora ache que ela não sairá. Rescindir contrato não é facil, tem multa. F1 continuou sem Senna, Lotus, Jim Clark, Fangio, Schumacher ,Tyrrel etc etc. Gosto da Ferrari mas se tivesse que escolher um carro compraria um Porshe. Gôsto não se discute.

Carlão
Carlão
14 anos atrás

Eu acreditoque quem mais perderá será Massa; e no geral todo o automobilismo mundial.

antonio
antonio
14 anos atrás

A fórmula 1,sem duvida.

Antonio
14 anos atrás

Nós torcedores perdemos… seja qual for o desenrolar da história.

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

Não comentei lá mas comento aqui…

Tem razão! A organização de Mônaco já tá pressionando a favor da Ferrari. Mas até que muito pilots iam gostar de ver Monaco fora do calendário mesmo… ponto pra Max…

Marcio Vieira
Marcio Vieira
14 anos atrás

xiii… to achando que a Ferrari vai ganhar essa queda de braço.

Roberto Viegas
Roberto Viegas
14 anos atrás

Quase esqueço…..Por fim perdem os dois….acredito que de forma igual, já que a equipe por um lado ficará menos exposta na mídia internacional (será que ainda precisa?) se não correr em 2010 na F1, mas poderá correr em outras categorias e a FIA terá um pouco menos de atenção (sobretudo dos italianos – já pensou se eles tiverem um Galvão por lá? Vai ter até luto oficial de 7 dias) a sua “principal” categoria, mas vai acabar mantendo uma boa média de público para o campeonato do próximo ano…

Roberto Viegas
Roberto Viegas
14 anos atrás

FG – Não concordo nem com um lado (da ferrari – com letra minúscula de propósito pra baixar a bola- prepotente) e nem com o outro de max (velho amigo meu). Se ele quer limitações orçamentárias que as crie de forma inteligente por meio do regulamento técnico com medidas que acabem por tornar a categoria mais barata, e a ferrari se quer discutir algo que apresente alternativas melhores que as da FIA, só dizer que não concorda tb não dá. Pra falar a verdade essa gastança toda é bastante desnecessária, afinal é só esporte….com bastante dinheiro, mas esporte. Queria ver uma equipe dessas querendo fazer mais doações pra vítimas da fome, de calamidades e outras coisas mais…só que isso não dá retorno, além de uma boa noite de sono. Enfim, é o que penso.

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Acho que a Ferrari faz falta no circo da F1, pois como no ano passado Max Mosley disse: “A F-1 é um circo e vocês [Ferrari] nos fornecem os palhaços”.
Fazendo o q em Campinas?

Leo
Leo
14 anos atrás

Em tempo , desculpe os ” trocaralhos docadilho “

Leo
Leo
14 anos atrás

FG , pergunta ao Gola se ele participou da reunião da FOTA no iate do Briatore hoje em Mônaco.

Agora jogaram no ventilador de vez … Se saírem todas as equipes que hoje correm não teremos 20 carros no Grid , mínimo garantido por Bernie aos patrocinadores por contrato !

É FOTA viu … Pra mim esse Max é um “FIA da puta” … ele tá pouco se FOMdendo pro esporte e gosta mesmo é de uma orgia neo-nazista !

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Aí depende Flavinho, se a FIAT rubra arrebanhar outras equipes de tradição com ela, hummn…essa F1…sei não…(by Merchant Neves)!

edu
edu
14 anos atrás

esse texto é genial!

Fernando Passos
14 anos atrás

Funcionou o modem?

O meu, da TIM funciona initerruptamente enquanto existe sinal de telefone celular, mesmo me deslocando (uso o próprio celular como modem)…

Sobre a coluna, já comentei no seu post passado…

Valeu

Charles
Charles
14 anos atrás

Pois é Gomes, a organização do GP de Mônaco já mandou avisar que sem Ferrari não tem corrida lá.

O diretor da RAI também já avisou que se a Ferrari pular fora da F1, entra com uma ação contra a FOM e não transmite mais F1. Detalhe, a RAI é junto com a RTL e a BBC as emissoras que pagam mais caro pelos direitos de transmissão da F1.

E aí eu te pergunto: Você ainda acha que um campeonato que pode ter como equipes protagonistas Épsilon Euskadi, iSport, Campos Racing, Lola, RML e Litespeed não terá pilotos como Fernando Alonso, Raikkonen e Massa e não correrá em Mônaco será mesmo a F1?!?

Creio que alguns conceitos deveriam ser revistos…

Maurício MV.
Maurício MV.
14 anos atrás

Reunidos no iate do Briatore,os chefes das equipes que ainda não tinham se manifestado decidiram apoiar Ferrari,Toyota,Renault e cia.
Agora vai feder.

Ivan Tadeu
Ivan Tadeu
14 anos atrás

Flávio,
Depois da reunião no modesto yacht do Briatore, acho que a questão é mais ampla: são os todos-os-times vs Mosley/FIA (e Bernie no lado vencedor seja qual for ele). Parece quase tão pior que a briga FOCA/FISA de 81/82, com grandes chances de a F-1 virar uma GP3 e surgir um campeonato de montadoras com nome genérico, com menos limites de regulamento.
Quero ver como a semana transcorre.

JDFortuna
JDFortuna
14 anos atrás

Onde a Ferrari estiver, será “a fórmula 1”. A FIA perde mais. Estou louco pra ver aquela categoria que ameaçaram criar. De preferência sem pneu slick. Nenhum carro de rua usa slick, nem usará.

Tuta
Tuta
14 anos atrás

Flavio, estar fora de moda sempre vai ser moda. Ferrari é eterna, a CocaHífenCola, o Marlboro, MacDonalds, Apple, não adianta bater, eles são o que há! Estas marcas, ouso grafar, são imortais. A coisa mais satisfatória perto de TER uma Ferrari, é SONHAR com uma. E sonhar não custa nada, aliás, as pessoas cultivam um universo dentro da cabeça, onde elas são uma mistura de Ayrton Senna com Brad Pitt (ou Angelina Jolie com Angelina Jolie) – inclusive o frustrado que compra a Ferrari para ver se sente melhor. Fui longe? Então desce e volta a pé daqui, guri!

Conrado Freire
Conrado Freire
14 anos atrás

É… dessa vez, se me permite, detestei a coluna. Achei bem parcial… e dessa vez não era um blog. Acho que vc deixou transparecer assim até quando disse “USF1-sei-la-oque”. Cuidado com manias! Posso estar errado… é só uma humilde opinião.

A Ferrari tem sim o direito de reclamar da maneira que reclamou. Mesmo soando arrogante (pra vc e outros ‘meros mortais’), ela foi REALISTA em se tratando de F1, por mais prepotente que possa ter soado aos meros-mortais aqui no Brasil. Que mal ou bem, até pouco tempo atrás, era o 5º maior mercado de Ferrari no mundo.

Fora isso, a Ferrari quem falou, mas TODAS as equipes ‘ostentam motorhomes’, camarotes caros e as demais coisas. Vc ta falando da Ferrari… que por sua vez, está a frente desse embate todo, em nome da FOTA. FOTA essa, que por sua vez, nomeou o CEO da Ferrari, por meio de todos os outros chefes de equipes.

A McLaren ta com rabo entre as pernas.
A Williams não tem opção.

Acredite: se uma dessas duas resolve jogar a toalha; tanto quanto a Ferrari; o peso NA FORMULA 1 seria praticamente o mesmo.

O que vc disse sobre a representação da Ferrari no mundo, para os torcedores, foi claramente escrito por alguem que NÃO gosta da Ferrari. Pelo menos pareceu assim. Vc pode não gostar, mas não deve dar a entender – se é que é isso mesmo….

Pois ela simplesmente vai muito além de elitismo. O fato dela projetar um sonho de sucesso (meta) pra qualquer mero mortal, deveria ser levado como algo positivo e a não como “desprezível” do ponto de vista sócio-cultural – que varia de lugar pra lugar. E mesmo que fosse só alguma coisa pra elite, ela tem o espaço dela nesse meio. Oras… qual a diferença de um Porsche 911 ser visto quase como um Fusca, nos EUA (exemplo) e na Europa!? Essa realidade não é a nossa. Tampouco temos participação no meio automobilistico… tampouco temos carros nacionais pra vender.

Falando em Porsche… e ela? Necessitou de F1 pra fazer seu nome!?

De vez enquando acho que se esquecem que a F1 é um esporte de ELITE SIM. Tradicionalmente voltado pro desenvolvimento de tecnologia DE PONTA. E essas montadoras e equipes, estão atrás desse desenvolvimento. É por isso que essa regra dupla é prejudicial; é por isso que as montadoras aderiram a F1; e é por isso que equipes com orçamento baixo não devem fazer parte da F1.

A Ferrari fez parte desde o início nessa empreitada. Mas é errado dizer que ela nasceu dessa empreitada!!! Ela vem de antes disso, ganhando outros tipos de corrida. E ANTES da F1 nascer, ela já era esse “Objeto de desejo” de qualquer um que preze por performance e luxo. Detalhe: são características caras.

Concordei qndo vc diz que a F1 sobrevive sem Ferrari. Mas discordei que a Ferrari “precisa” da F1. Ela precivasa sim pra se tornar o que se tornou. Mas já se tornou e HOJE, as coisas são bem diferentes. A Ferrari é muito mais poderosa (em amplo sentido) do que foi a 20/30 anos atrás. Depois de vencer uma crise interna, eu diria que, principalmente por conta do Schumacher (96 em diante); desses anos de ‘ouro’ em que foram lançados os melhores carros esportes do mundo (Modena, Maranello e Enzo); e pela participação (vitoriosa) da Ferrari de outras categorias importantes. Além de outras coisas, foi isso que fez a Ferrari ser o que ela É hoje.

Eu acho certissimo a FIA tratar a Ferrari como qualquer outra equipe. Mas acho erradissimo ela ignorar sua história e comprometimento com a categoria. A Formula 1 está sendo dirigida pela entidade errada, esse é o grande problema. A FIA deveria se preocupar com segurança e problemas extras. A FOTA e a FOM, com as regras e andamento do esporte.

O pior de tudo, é que a FIA ignora a FOTA, que tem praticamente os mesmos objetivos que ela. O corte de gastos, regras estáveis, o próprio teto é algo que a FOTA é a favor e vem fazendo as mudanças cabíveis. Por que criar um problema e impôr alguma coisa!? Não passam de crianças, por mais velhos que sejam. Ao invéz de cooperar, é um exercendo mais força que o outro, numa guerra sem fins.

Entenda o seguinte: a Ferrari sair da F1, para os torcedores, é que nem o Flamengo sair do campeonato carioca; ou o Corinthians sair do Paulistão. A diferença é que não tem segunda divisão na F1. Tem outra categoria.

Vc diz que a Ferrari vive no mundo da lua…

Só que vc precisa entender que são os meros mortais que não vivem no mundo dela. Esses, querem uma forma de chegar lá.

Aliás… pagar 300 reais pra ver uma prova de F1 em Interlagos, da PIOR arquibancada, faz os 400 euro soarem bastante reais, num camarote de primeira.

Abração Flavio Gomes!

obs: cara, desculpa se fui presunçoso… é só uma opinião! gosto pra cacete do teu blog e do jeito que vc expõe as coisas! []´s

Cristiano Seixas
Cristiano Seixas
14 anos atrás

Acredito que no final vai ocorrer um acordo de comadres a tudo vai acabar em pizza. Se a Ferrari não correr de F1 vai correr de que ?? FIA GT, Le Mans Series, DTM, WTCC ???
O acordo deve ocorrer, pois um precisa do outro, acredito que o Eclestone não vai cometer o mesmo erro do pessoal da Indy e Cart, que vale lembrar depois que perdeu a Penske em 2002 se afundou.. Mas ainda assim acredito que tudo não passa de jogo de cena, se oferecem alguma vantagem para a Ferrari ela fica..

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Ah, a velha e espetacular Macarronada Italiana !!! Aproveite FG !!!! Abraço.