ENFIM SÓS

SÃO PAULO (será que pode?) – Depois de comprar 51% das ações da VW e assumir seu controle, a Porsche informou hoje que vai se fundir à Volkswagen, e que será criada uma nova empresa, ou um “grupo automotivo integrado”. Tal grupo vai reunir dez marcas diferentes. Nunca sei direito como funcionam esas fusões, mas parece que cada marca vai continuar tendo vida própria, só que sob uma administração única.

Na prática, significa que poderei colocar um embleminha da Porsche no meu Fusca, na minha Kombi, nos meus dois Passats, no meu Karmann-Ghia, na minha Variant e nos meus dois Gols. E se eu tivesse um Porsche, colocaria um emblema da VW nele.

Porsche e VW, como se sabe, são intimamente ligadas desde sempre. A VW nasceu do Fusca, que foi projetado por Ferdinand Porsche. Enfim, eles são alemães, que se entendam.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Tem gente que faz confusão de fusão com baderna. A fusão preserva a identidade de cada marca. Trocar distintivos é só confusão. Quando começarem a fazer a mesma plataforma para varias marcas do conglomerado, é melhor vender as ações (Quem as tiver) Diminuir custos e agregar valores é a intenção. Nem sempre funciona, a GM é um exp.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
14 anos atrás

Graças ao Fusca existem carros como Cayenne, 911, carrera, Touareg, Passat, Jetta, etc, etc…
O bom e velho Fusca deu origem a todos os carros Porsche e VW.
Viva o Fusca!!!
O melhor carro já produzido.

Juan
Juan
14 anos atrás

E qual vai ser o nome?

Poschewagen ou Volksche! Nesse último caso, poderíamos ter uma versão gaúcha: Volkstchê!

Juan

Lionel
14 anos atrás

Deixa Eu fa lar mais uma coisinha…gostei da explicação do Caio Molianari…e no fim que boatos repercurtem nos consumidores e empregados….e acabam falindo a Firma….e o Gomes é muito FORTE….é só ver os numeros da audiencia…..
E a gente não quer ver nenhuma Fabrica de carros fechar..não é mesmo…
Só queria constatar…que quando a Porche comprou a Volks…comprou tambem a Bentley,a Lamborguini….e mais um monte de fabricas de carros pequenas….que eram da Volks…
abraços Lionel

João Kohl
João Kohl
14 anos atrás

Eu nunca soube que elas existiram separadas???

luidhi
luidhi
14 anos atrás

Ainda lembro quando os VW viam com o símbolo da auto-union no vidro.

luidhi
luidhi
14 anos atrás

Emblema da Alfa e Lancia no Fiat? Já tem. Só verificar o emblema que tem nas peças. É a fusão dos símbolos da Fiat com a Alfa e a Lancia….

MSM
MSM
14 anos atrás

Bem, as duas sempre tiveram um mesmo DNA, a Porsche escolheu o modo esportivo e a VW o lado “normal” dos automóveis. Só espero, que a Porsche não se deixe contaminar por alguma crise financeira que possa surgir.

Andre Benevides - Fortaleza/CE
Andre Benevides - Fortaleza/CE
14 anos atrás

Muito cuidado FG. A fusão abrange o controle financeiro. O controle administrativo e JURÍDICO continua separado.

Verde
Verde
14 anos atrás

Literalmente, uma Autounion!

Eric
Eric
14 anos atrás

O meu VW já está se achando….quem sabe agora não ganha aquelas rodas Fuchs….

Fabiano
Fabiano
14 anos atrás

“poderei colocar um embleminha da Porsche no meu Fusca,”

Olha a redundância Sr Flavio Gomes.

romuca
14 anos atrás

De um dia pro outro passei a ter dois Porsches em casa, e meu sonho sempre foi ter só um! Vou colocar o emblema no meu Fusca ainda hoje prá comemorar.

HM
HM
14 anos atrás
Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

Acho que a idéia é mandar uns graudões da administração de cada uma das 10 empresas embora e centralizar as decisões pra minimizar custos.

Eu já tenho os símbolos da Porsche nas rodas do meu Fusca. Mas não sei se vou colocar algo da VW no meu 911… :)

Por analogia: o Falcão foi proibido de gravar “Atirei o pau no gato” pelo Pink Floyd. Em contrapartida, ele proibiu o Pink Floyd de gravar qualquer música sua.

Lionel
14 anos atrás

Eu sou coração mole mesmo…não gosto de FALAR MAU de ninguém….e lembrei que o Flavio tem MUITOS amigos da Volks que entram aqui…
ENTÃO gostaria de falar de um carro da Volks que amo de PAIXÃO …o FOX…flex..(vermelho,preto ou prata).1.0 o Cross 1.6 não gosto além de ser caro é gastão…o 1.0 à alcool faz 18 kilometros com um litro de alcool…e é super rápido…moderno ágil,bonito..o Fox é tudo a Volks esta de parabéns…..um abraço à todos Lionel..

Lionel
14 anos atrás

Emblema da Volks no Porche PODEEEE……o que não pode é por emblema da Lamborguine no Fusca…..risos..
Isso pra mim não é FUSÃO….Eles falam em fusão para não cair as ações da Volks…afinal o Neto do Velho que comanda a Porche muito bem …não ia querer COMPRAR uma firma que as ações despencassem…por isso chamam de FUSÃO…mas é COMPRASSÃO MESMO..a Volks ABRIU O BICO faz tempo….Já era para ter anunciado quando compraram 51%….mas a Volks bateu o pé…agora não deu mais…
Agora o que me surpreende é uma Fabriquinha…como a Porche…comprar UMA FABRICONA como a Volks…isso por que à poucos anos a Porche estava falida…quem levantou foi o neto com a Caiene…isso chama-se BOA ADMINISTRAÇÃO…
Lionel

dcoelho
dcoelho
14 anos atrás

Ferdinand Piech, um dos manda-chuvas da Volks é parente (sobrinho ou neto) dos Porsche. No fim das contas, é farinha do mesmo saco.

Zé Dirceu
14 anos atrás

Na legislação pátria, essas fusões são reguladas pelo art. 228 da Lei nº 6.404. de 15 – 12 -1976 que dispõe sobre as sociedades por ações. Aí vai o art. 228 da referida lei para o Gomes e os demais blogueiros que não sabem como funcionam essas fusões:

Art. 228. A fusão é a operação pela qual se unemduas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.

§ 1º A assembléia geral de cada companhia, se aprovar o protocolo de fusão, deverá nomear os peritos que avaliarão os patrimônios líquidos das demais sociedades.

§ 2º Apresentados os laudos, os administradores convocarão os sócios e acionistas das sociedades para uma assembléia geral, que deles tomará conhecimento e resolverá sobre a constituição definitiva da nova sociedade, vedado aos sócios ou acionistas votar o laudo de avaliação do patrimônio líquido da sociedade de que fazem parte.

§ 3º Constituída a nova companhia, incumbirá aos primeiros administradores promover o arquivamento e a publicação dos atos da fusão.

Sei muito bem que o assunto aqui não é Direito Comercial, porém acredito que meu comentário seja válido. Um grande exemplo de fusão que tivemos em nosso país nos últimos anos foi a fusão das cervejarias Brahma e Antártica.

Questões jurídicas à parte, fico imaginando os donos de Gol, Fox, Voyage equipados com motor de 1.0 litro com rodas 17, suspensões rebaixadas (com as molas cortadas) e com equipamento de som muito forte, nas cores preta ou prata se achando as últimas bolchas do pacote a bordo dos refe ridos carros, com um emblema furtado de um Cayenne, 911 e outros dizendo para todos que possuem um legítimo Porsche.
KKK…..

Nuno Kopio
Nuno Kopio
14 anos atrás

HUm agora tenho um Porsche Golf?? Ou um VW Porsche Golf????

Caio Moriani
Caio Moriani
14 anos atrás

Sei que o FG despreza qualquer tipo de imbróglio capitalista, mas a compra da VW pela Porsche vem se arrastando desde 2005 e tem alguns capítulos muito interessantes (sob o meu ponto de vista). Segue uma linha do tempo para ilustrar a novela:

– 28/09/2005 – Porsche compra cerca de 10% da VW
– 24/03/2007 – Porsche detem 31% da VW e se torna o maior acionista individual da VW
– 10/03/2008 – Porsche nega especulação sobre o aumento de sua participação para 75% do capital da VW
– 16/09/2008 – Porsche se torna controladora da VW com 35% do capital.
– 26/10/2008 – Porsche anuncia ao mercado que detem 43% das ações da VW e o equivalente a 32% do capital da VW em opções de compra de ações da VW. A Porsche decidiu fazer o anúncio (mesmo sem ser obrigada pelas autoridades alemãs) quando ficou claro para a Porsche que a oferta de ações da VW estava muito baixa. A intenção dar tempo aos que especulavam com a venda a descoberto de ações da VW para liquidar suas posições.
– 27/10/2008 – Especuladores com venda a descoberto de ações da VW se veêm forçados a comprar ações da VW para liquidar suas posições.
– 28/10/2008 – Por conta da baixa oferta de ações da VW no mercado e a alta demanda dos especuladores, o preço da ação da VW subiu de 500 para 1.000 euros em apenas um dia. A este preço, a VW se tornou a maior empresa do mundo em valor de mercado nesse dia.

Em 2008, a Porsche fez mais dinheiro com operações especulativas com ações da VW do que vendendo carros. Apesar da VW ser uma das montadoras com melhor saúde financeira no momento, ela está sujeita a especulações que podem colocar a empresa na lona caso as apostas não se confirmem.

Decisões erradas sobre esse tipo de assunto geralmente costumam se refletir no consumidor final e, principalmente, nos empregados da empresa. Vejam exemplo de GM e Chrysler. Resta torcer para que as decisões Porsche não coloquem outra montadora na lona.

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
14 anos atrás

Sou fã da Porsche..

Sou fã do fusca…

Sou fã da tecnologia e seriedade alemã.

um link com um comercial do VW-PORSCHE 914

http://www.youtube.com/watch?v=MvgbaYbEclY

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Uai, ja nao era assim, de acordo com este blog?

Seven
Seven
14 anos atrás

Enfim parte do mistério se releva: até agora 8 carros, fora os Lada e outros menos ou não citados.

Caro Gomez, onde você guarda isso tudo? Tá tudo andando, documentação em dia, seguro, etc?

Cazzo mille!!! Vai gostar de tranqueira!!!

Roberto Octavio
Roberto Octavio
14 anos atrás

Seria o mesmo se eu espalhasse emblemas Alfa Romeo, Lancia ou Ferrari no meu Uno!

Abraço

Rodrigo Romão
14 anos atrás

http://api.ning.com/files/jOHCBprwDS-ixoSKaotsjklstW-8HvWsZxh6a*Lg*JzzdSL6wK63Bu21SAH2zqGdaJaC5e2t1ORzTBW2mSh9Jni*9br4cINU/HyundaiBentley.jpg

Que nem esse Continental? ahahahaha

Finalmente aconteceu a fusão, já era esperada faz um tempinho, né.

Foca
14 anos atrás

será que posso por um embleminha desses no meu puma?