ESQUISITICES
SÃO PAULO (novidade) – Esse eu juro que não lembrava: Almenara, um buggy com carroceria monobloco e mecânica, claro, VW. A ar ou água, dependendo da vontade do freguês.
Fabricado nos anos 80, conta a Jackie Della Barba (presidente de honra do fã-clube do Meianov), o nome é uma homenagem à cidade mineira onde o criador do carro, Anuar Chequer, viveu alguns anos. Parece que foram feitos 17, apenas. Alguém já viu?
Hum,tenho triciclo
ola turma do buggy estecarro dai o almenara era meu fiquei com ele parado na minha casa mais de tres anos se trata de um carro de exelente estrutura e condicoes de andar estou sempre comprando carro diferentes se alguem precisar de um de min um toque
Esse carro eu já conhecia sim. Claro, o criador dele, Anuar Chequer, é meu tio. Inclusive, para os que se interessarem em saber mais, o e-mail dele é [email protected]. Ficará super feliz em respondê-los. Não foi criado para ser uma máquina potente. Foi apenas uma brincadeira de menino grande. Meu tio já fez muitas outras “esquisitices” legais: triciclo, carro com banheiro… É um menino mesmo! Sim, ele foi vendido. Há gente que gosta… colecionadores principalmente. Então, é isso! Achei interessante ver o carro nesta coluna!
Pedro, também não vinculei um fato ao outro, para mim e acho que você deve concordar esse nicho foi moldado pela “oportunidade” e que é indiscutível que haviam pessoas sérias no meio, agora concordo contigo que o pessoal daqui sempre foi ligado apenas em fazer “cascas”, o americano têm uma filosofia e um amor bem maior pela mecânica, já é menos apegado ao design. Realmente acho faltou desbravadores ness área, pois confeccionar um motor mesmo de 8 cilindros é uma tarefa relativamente fácil, pois fundir um bloco e seus principais componentes é um processo bastante simples e dominado a fundo por muitos, só aí em São Paulo existem centenas só de técnicos com dezenas de anos de experiência, o resto é fresa e torno.
Nesse ponto dou a mão a palmatória, realmente faltou iniciativa e peito para essa empreitada. Os elementos e ingredientes estavam a mão, só faltou junta-los.
I’m back again, baby! COISORROROSA 50!!!
rubem rodriguez gonzalez, não quis dizer que os militares criaram esses carros, mas sim que eles criaram o nicho de mercado desses carros.
Então dizer que o MP Lafer, Bianco, Puma e outros carros bacanas foram consequência da ditadura é uma frase correta. Mesmo que essa consequência seja indireta.
O fato é que esses carros, bons ou ruins, jamais teria surgido com mercado aberto, e o mercado fechado jamais teria surgido, ou durado em um ambiente democrático.
Quando disse que nossa história automobilística era pobre, era por que só desenvolvemos estilos nacionais, mas não técnica nacional.
Se ao invés de colocar carroceria em mecânica fusca tivessemos usado nossa criatividade em fazer um motor boxer para preparar os fuscas dos playboys, acharia mais legal.
Ningue´m por aqui montou motor de fundo de quintal. Acho que pensam que é impossível.
Nos EUA, várias pessoas montam mini V8 de bancadas só por brincadeira. Projetam, cortam o metal e botam pra funcionar.
Mas acabamos desenvolvendo uma cultura de ter apenas estilo. Os carros atuais das montadoras são lindos, mas não tem qualidade de acabamento ou técnica.
Ninguém disse aqui que um torturador foi diretamente responsável pelos carros de fibra.
Meu comentário foi censurado, esquecido, abandonado, enviado para o GP ou se perdeu na transmissão?
pelo o que a Ferari faz, esse tá no mesmo nível . Pelo menos não pega fogo .
Por que tanto sectarismo gente? o que é que tem a ver ditadura com adaptação de plataformas de VW em esportivos e foras de série? Era apenas a oportunidade de momento e muitas vezes essa tranqueira aí em cima seja o sonho de alguém em fazer um carro legal, não sei.
Mas como não sei não me cabe julgar, seria preconceito dos brabos, o que ocorrreu na verdade é que para incentivar as vendas internas os milicos de triste lembrança proibiram a importação de veiculos ( dizem que se fossem endocrinologistas tinham um método infalível e comprovado para a pessoa perder 20 % de peso em um dia, pena que era cortando uma das pernas do paciente….) aí o danado do mercado é oportunista e a oportunidade efetivamente foi criada.
Nesse momento apareceram de tudo, empresários de visão, sonhadores, oportunistas, golpistas, etc.etc. igual a qualquer segmento criado em cima de uma oportunidade de mercado, honestamente sem conhecer a história do referido fabricante não posso afirmar em qual categoria se encaixava e quem o fizer sem conhecer nada de sua verdadeira história estará inapelavelmente incorrendo em erro.
Igualmente ao nosso senhorio e síndico FG também sou meio escroto e não tenho papas na língua, mas também igual a ele só parto para essa hipótese quando tenho certeza absoluta do que e de quem estou falando.
José Carlos,
esse é o Tatuzinho, e o projetista consumiu 51 garrafas na sua concepção!
É com isso que abrem os túneis do metrô?…é o tal do Tatuzão?
gostei! esse seria o resulta se fosse misturado num liquidificador um fusca, uma ferrari, um puma e um bug……. incrivel.!
Os fuscas começaram a ser feitos durante o Terceiro Reich e não é por isso que o povo deixa de amar os fuscas.
nâo vi e nem quero ver. Ô Carrinho Ruinzinho de Feição.
Esse aí da foto, se não me engano, pertence a um colecionador de Itaúna/MG. Sábado passado havia um encontro de antigomobilismo por lá e eu pude ver o carro rodando a caminho do encontro.
De tão pequeno, parece um brinquedo.
Pedro vc falou tudo,curto e grosso,ao Claudio ;onde vc estava em 1966,tinha mais de 20? vc viu a dita dura?
Engraçado, vendo esse carro me lembrei de um fora-de-série que teve como base uma cópia de carroceria de uma Corvette, olhando os paralamas traseiros imaginei se não teria pedaços daquele molde aí.
Alem de carro da ditadura, é tambem caro de sogro…ahhh tá bom…pensei que era uma versão de verão da Lada…
Acho que foi inspirado no Corvette.
Estrambótico. Brasileiro quando se mete a fazer “ferraris” é isso que dá. Será que é porisso ( por isso, ou é melhor escrever por causa disso?) que as grandes montadoras mundiais nunca trazem os projetos de ponta para o Brasil?
Pelo visto, Pumas, MP Lafer, Glaspac e suas Porsches, e outros mais foram criações dos generais e seus torturadores.
Pensando dessa forma dá prá achar que até que eles tinham jeito pro negócio. Quanto mais porrada , mais fusca transformado.
Puxa vida ainda bem que tivemos o grande collor , que nos salvou desses carrinhos né ?
Gostei!
Muito feio! Igual a cidade que homenageia!
Minha Nossa Senhora!!!
puxa, que aula de história…
Quer dizer que a ditadura militar e sua burra lei (burro é a clássica forma de raciocínio militar) de proibir importações no Brasil nada tiveram a ver com a cultura de criar carros em fibra bonitos mas que por baixo eram apenas um fusca?
E a abertura de exportações, foi em que ano? 1985???
Pelo que sei, foi bem depois, e com ela veio a quebra de todos os fabricantes de carrocerias em fibra pra fusca!
Meus deus, vão ler mais, vão!
P.S Não tenho nada contra nossa história automobilística, apesar de achá-la muito pobre para o que poderia ser, mas que com importações esses carros jamais teriam sido produzidos, é verdade!
Esse cavalinho rampante aí me lembrou o 2CV Fourgonette 355 desse vídeo http://www.4rodas1volante.com/2009/05/sera-um-ferrari-355-ou-um-citroen-2cv.html
Seja oq for… eh mto feio…
Para a alegria das pessoas de bom gosto, só foram fabricados 17 e 16 pegaram fogo.
Coisinha feia!
Para mim os únicos que incorporaram o real espírito de buggy, no final dos anos 60 e início dos 70, foram Gasplac e BRM.
Pois então vou contar…. o sogro de um amigo que mora em Aracaju tem um!!!! Tá detonadíssimo…. mas levou a gente pra pescar e mesmo com a maré subindo e areia fofa o bichinho não deixou na mão.
Vou descolar uma foto e mando pro FG pra confirmar.
Abs
off-topic: fg, a magna international comprou a opel e a vauxhall. mas quem está dando o aval é a gaz russa e o sberbank, uma espécie de “banco do brasil” também russo.
kamaradas 1 x 0 capitalists.
Jackie Della Barba – Presidente de honra do fã-clube do Meianov, foi a melhor do ano !
O blogueiro Claudio Soares fez um comentário sobre a época , mas creio que foi infeliz, pelo menos em 50%. A ditadura militar ficou até 1985, ou seja metade da década de 80 e este carro pode ter sido produzido na segunda metade, quando já sopravam ventos mais democráticos neste País. Aliás , os anos 80 foram bastante criativos nesta coisa de produzir carros de fibra com chassis e motor de fusca. Alguns se tornaram ícones de uma geração .
Matéria do Boris Fildeman sobre esse carro:
http://noticias.vrum.com.br/veiculos_nacional/template_interna_noticias,id_noticias=63&id_sessoes=8/template_capa_veiculos.shtml
=Claudio, x2 !!
Claudio Soares: Acho que vc foi sequestrado pelo DOI CODI e te trancaram num carro de fibra no verão de 6 as 18h. Que ódio, rapaz…
Rapaz ! Olha que eu conheço bem o mundo automobilistico nacional, mas esse daí prá mim é novo. Nunco tinha visto, nem nunca tinha ouvido falar. Muito prazer !
Por sorte, não. Falando em Almenara, e as esfihas do Almanara, hein!!!
A pergunta correta é: ALGUÉM COMPROU?
Se comprou, manda prender.
MAIS UMA TRANQUEIRA FEITA EM FIBRA DE VIDRO COM CHASSIS DE FUSCA.
ESPORTIVO DOS ANOS DE DITADURA MILITAR…ATE QUE ENFIM ACABOU…
FG,
Nunca vi esse modelo de Ferrari, um dia ainda terei uma igual
Abs
Harry
Nunca vi nada igual nem parecido.
Bacana.
Não conhecia.
Alguém poderia indicar algum link, ou teria mais fotos desse Buggy ?
Forte abraço.