NINGUÉM KERS

SÃO PAULO (e tome trocadilho) – A BMW Sauber não vai usar o KERS em Barcelona. E era a equipe que tinha o equipamento mais desenvolvido desde o ano passado. Eu venho falando há meses… Esse troço não serve para nada, exceto para que A F-1 diga que é ecologicamente correta e que está preocupada com recuperação de energia desperdiçada. Bobagem das grandes. É caro, perigoso e desnecessário. E só atrapalha nos projetos dos carros. Acho que sua obrigatoriedade, prevista para o ano que vem, não vinga. Mas da FIA de hoje em dia, nada se deve duvidar.

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MSM
MSM
14 anos atrás

È a equipe que mais desenvolveu o KERS e ainda assim anda lá atrás.
Também não acho importante esse lastro nos carros de F1, ainda mais que não está em todos os carros do grid.

Mirax
Mirax
14 anos atrás

É uma contradição esse Max Mosley…criou um tal “teto orçamentário” para obrigar os times a não gastarem muito e cria um tal KERS que faz com que os mesmos times tenham que gastar horrores no desenvolvimento do sistema.

Para compensar a ausência do KERS, deveria ter deixado os motores girarem a 19 mi rpm, como até o ano passado.

Seven
Seven
14 anos atrás

Como minhas exaustivas análises, pesquisas e elocubrações suporam em post anterior, a idéia de ganhar o campeonato quem vencer mais, felizmente abortada antes do início desta temporada, está ligada à regra dos (agora) 40 milhões de dinheiros.

Aposto uma bala chita que isso tudo é para forçar McLaren e Ferrari (BMW e Toyota, por acaso também) a reduzirem seus orçamentos.

No final, coloca-se o teto, dá uma flexibilizada ali e acolá no atual regulamento técnico, tira o kers, e fica tudo bom pra todo mundo.

Astrogildo
Astrogildo
14 anos atrás

A Fórmula 1 sempre serviu de laboratório para a indústria automobilistica, com o KERS foi o contrário, pois os ônibus de Curitiba já usam algo parecido faz tempo

Zózimo
Zózimo
14 anos atrás

Não acho que seja complicado, parece mas não é, o problema é que quem investiu numa peça grande, pesada num ano que o regulamento técnico mexeu na aerodinâmica do carro foi um burrice geral, tanto que das equipes que lideram o campeonato, nenhuma delas usa o KERS, agora quem resolveu uasr está colocando cadeado no portão depois que este foi arrombado

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Eu sempre defendi o Kers.
Sou um entusiasta dessas tecnologias de carros hibridos, eletricos, reaproveitamento de energia, etc.
Não é nem por causa de meio-ambiente, mas porque essas tecnologias são bacanas mesmo.

Contudo, começo a me convencer que o Kers e a F1 não combinam mesmo. Acho que, da forma como está sendo usado na F1, é uma tecnologia que não vai acrescentar nada à industria automobilistica. Até o sistema de freios regenerativos de um Toyota Prius funciona melhor que essa trapizonga em que se transformou o Kers.

Para ser bem aproveitada, a tecnologia de reaproveitamento de energia exige que todo o projeto do carro seja concebido para tirar o maximo de proveito dela. Não é o caso da F1, em que o Kers foi adaptado a uma tecnologia que já existia e que não foi pensada para se trabalhar em conjunto com um sistema regenativo.

Se a F1 realmente quisesse desenvolver essa tecnologia, teria que entrar de cabeça na tecologia de motores hibridos. Teriam que fazer um novo regulamento, estabelecendo que os motores seriam meio ciclo otto (ou diesel) e meio eletricos, além de regulamentar o uso das baterias (tamanho, peso, capacidade, forma, localização no chassi, etc…). Só assim os sistemas regenerativos seriam usados de forma realmente relevante e segura, com proveitos significativos para a industria.

Me decepcionei com a forma que o Kers foi introduzido na F1, como uma espécie de “oxido nitroso” tecnologico com o único proposito de ajudar nas ultrapassagens, e não como uma tecnologia que realmente pudesse ser aproveitada pela industria.

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Aproveitando o mote: Na minha opinião, o Kers e o Nitro, não deveriam ser usados em competições normais onde pilotos
é que deveriam fazer a diferença. Já pensaram, se o FG tivesse
realmente um Kers no #69? Na reta dos boxes ou na oposta,
aceleraria uma barbaridade, e nas curvas?…(brincadeiras à parte).Agora falando sério, pra quem é da época em que o Emerson Fittipaldi tinha uma coluna na 4R, o que ele dizia
sobre os acertos que precisava fazer no seu carro durante
os treinos, era uma lição de como se devia entender da “coisa”.
Muitas dessas lições, me deram aprendizados que, pode parecer
inacreditável , mas me ajudaram nas competições que participei
de carrinhos de rolimãs onde venci algumas. Portanto, pilotos
tem que ser bom e saber fazer acontecer e não apenas confiar
num certo botãozinho mágico.

Alcysio
14 anos atrás

O KERS tá se provando um verdadeiro abacaxi pras equipes, ninguém que tem carro bom e anda na frente está usando, logo, não vale apena

Rafael Curvelo
Rafael Curvelo
14 anos atrás

FG,

Muito se fala na limitação dos testes da F1. O que impede a Ferrari de testar seus carros, nas suas pistas particulares. Alguém toma conta?

Aliandro Miranda
14 anos atrás

Ou melhor, trocaria o sistema de vitórias do campeonato pela obrigatoriedade do KERS.

Aliandro Miranda
14 anos atrás

Eu trocaria a obrigatoriedade do KERS pelo sistema de vitórias do campeonato!

Paulo Varassin
Paulo Varassin
14 anos atrás

O Massa foi bem claro recentemente: sentiu falta do KERS na etapa em que não foi usado pela Ferrari.

É o tipo de traquitana que, quando funciona, pode fazer a diferença. Mas, considerando o grau de dificuldade que todos estão enfrentando parece mais provável que realmente seja banido para 2010. Pelo menos no que depender das equipes…

Enio Peixoto
Enio Peixoto
14 anos atrás

Cláudio,

Todas as inovações citadas foram desenvolvidas na Fórmula 1 sim, mas não foram impostas por nenhum regulamento.

Sandro
Sandro
14 anos atrás

humm…
pergunte ao Hamilton se ele quer correr sem o Kers?

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

E eu achei que fosse uma bateria no 69!!!!!

Rodrigo Bezerra Meirelles
14 anos atrás

Eu não sou o dono da verdade,ninguém é, mas já coloquei – outros certamente também – que essa merda de kers adicionada de um tanque de gasolina maior é literalmente uma bomba. Kers, certamente como colocou o dono do blog, é politicagem pura.No final dos anos 90 a McLaren começava a desenhar essa bosta e na época foram “demovidos da idéia”.A Toyota tem sistemas em carros de passeio, creio eu(posso estar enganado). Pergunto aos colegas dos comentários, pergunto ao dono do blog, não era mais fácil desenvolver um combustível limpo? Ou então fazer um carro totalmente elétrico? Ah, aí fica ruim para as empresas petrolíferas….. ummmm então misturar eletricidade e gasolina é legal… Falando sério existem carros desenvolvidos que são elétricos e tem uma pequena parte de gasolina, que é usada para girar um motor que carrega as baterias. Mas são coisas desenvolvidas durante muito tempo.
Não sou ninguém pra dar palpite, mas como sou convidado todos os dias em cada post a opinar, acho que a segurança não é prioridade da FIA, afinal segundo o Mosley esses pilotos ganham muito dinheiro para fazer o que fazem. Me pergunto se prender fogo em algum carro com danos físicos a alguém quem será responsabilizado junto com a equipe dona do carro? A FIA perdeu a noção, deveria se preocupar somente com o aspecto esportivo do negócio.Deveria elaborar regras seguindo o conceito do feedback, do trabalho em conjunto com as equipes. Mosley e a FOM/Ecclestone querem poder e dinheiro e foda-se o resto.

Luciano Coninck
Luciano Coninck
14 anos atrás

perdão, não é freada do caminhão, e sim o seu peso que vai gerar energia nas estradas israelenses.

Luciano Coninck
Luciano Coninck
14 anos atrás

concordo com o Claudio. tava vendo o Discovery esses dias os caras falando que petróleo no máximo pra mais 50 anos, a Noruega, se não me engano, vai proibir a partir de 2015 carros movidosa gasolina e Diesel

http://carplace.virgula.uol.com.br/medida-radical-noruega-estuda-proibicao-de-carros-movidos-a-gasolina-e-diesel-a-partir-de-2015/

portanto a medida é valida do ponto de vista ecológico, se até freadas de caminhões estão aproveitando pra iluminar estradas acho que qualquer coisa é valida até que se prove que realmente é eficaz.

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2009/5/4/a-energia-que-vem-das-estradas

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

É uma lancheira…Ahahahahahahahah! Depois desta sóme resta declarar, DEMORÔ! Putz como tão lentos de raciocinio os tedescos da BMW, cara! Só rabeira, só rabeira e eles ainda tavam considerando se KERiam ou não o KERS!!!! Parei (by Trajano)

CLAUDIO SOARES
CLAUDIO SOARES
14 anos atrás

Há muita tecnologia nos nossos carros hoje, que foram desenvolvidas nas pistas da F1 (posso abreviar, ou a FIA vai chiar?) . Freio a disco, controle de tração, suspensão ativa e etc., então porque o Kers não serve pra nada??? A F1 tem sim que ser um laboratório para a industria automobilistica, e não ser apenas um esporte que se gasta milhões de dolares e gasolina da boa para satisfazer apenas um piloto campeão e uma equipe vencedora. O mundo mudou !!
Não há mais lugar para desperdício de qualquer fonte energética que seja.

Pensem…

Vitor
Vitor
14 anos atrás

A culpa é da FIA, que permite um negócio mas o faz de tal modo que ele não sirva para nada.
Se fossem retiradas (ou diminuídas) as restrições ao KERS, para que ele pudesse ser usado mais vezes, ou com maior potência, os carros com KERS seriam muito mais velozes que os que não usam.

Tuta
Tuta
14 anos atrás

Mosqueada da FIA. O KERS é um troço escondido, obscuro, complexo, não é assimilável pelo povo. Os caras deviam era fazer uma pintura (?) ou um painel que captasse a luz solar, algo que estivesse bem à vista das gentes, que fosse bem elementar. Mas não, deviam ter ligado pra algum político (não necessariamente brasileiro, não sou destes que acham que algo por ser brasileiro é melhor ou pior), aí descobririam que investir em esgotos e tubulações subterrâneas não dá voto, não fica na frente dos olhos…

Wagner Valente
Wagner Valente
14 anos atrás

Caro Flávio,
Você critica, mas eu vi no assoalho do meianov uma caixa preta.
Você está usando o KERS mas sem resultos positivos.
É isso?

RESPOSTA DO FG:

Não, é uma lancheira.