MENU

quarta-feira, 6 de maio de 2009 - 19:33Automobilismo brasileiro

PAMPULHA, 1969

SÃO PAULO (demais!) – O blogueiro Henrique Ferreira mandou a dica. Não tinha visto essas imagens ainda. São de uma corrida na Pampulha em 1969. Tem Simca, Fusca, DKW, Gordini, Karmann-Ghia, Corcel, Opala, e cada um faz um traçado diferente, com uma multidão em volta. E ainda tem estas imagens, de 1972, com os carros da equipe Hollywood e o entorno do Mineirão apinhado de gente.

A blogaiada que se vire para identificar os pilotos!

71 comentários

  1. É interessante como o passado dói!
    Vendo fotos e vídeos de uma época que vivi; chego a ter até taquicardia!

  2. Flávio Augusto disse:

    O Gordine amarelo nº15 pilotado por Flávio Eduardo. Equipe Rodac. Nesta prova teve problemas de carburador e abandonou.

  3. Márcio Elísio disse:

    Estou emocionado! Eu estava lá. Foi uma pena pois tudo acabou.

  4. Nilton Thomaz Firmo Jr disse:

    Pra quem mora em BH sabe que tem uma placa na avenida que dá subida para o mineirão em homenagem ao MARCELO CAMPOS que faleceu em uma das ultimas corridas da epoca…eta saudade sô!

  5. Paulo Coimbra disse:

    Flavio,
    Não vi no filme de 1972 no mineirão, mas tenho fotos do Protótipo Corcel pilotado pelo Oswaldo Amorim daqui de Juiz de Fora.
    Abraços

  6. Evil Knievel disse:

    Estava lé levado por meu pai. Quando um carro apontava na curva, todo mundo forçava a corda para ver melhor, aproximando ainda mais da pista.
    Os poucos policiais que faziam a segurança, nem ligavam mais.
    Foram várias provas, e, em todas o anjo da guarda, ou o santo protetor do automobilismo estavam de plantão.
    Nos boxes, em uma área do estacionamento, o público se misturava com os pilotos e auxiliares.
    Com a falta de segurança, as corridas foram suspensas. Entretanto, os famosos pegas, na calada da noite continuaram, com direito a motos também.
    De vez em quanfo, a polícia dava uma blitz, cercando tudo e prendia todo mundo.
    O Mineirão também foi palco de corridas de carrinho de rolimã, promovidas pela saudosa TV Alterosa.
    Há algum tempo atrás, o Toninho da Matta, tentou resgatar o lendário Opala 21, mas desistiu, depois de não conseguir encontrar pistas de seu paradeiro.
    Uma curiosidade que pouca gente se lembra. O Marcelo Campos, piloto do Puma 39, patrocinado pela Carbel (revenda Volks), rival do Toninho da Matta, patrocinado pela Motorauto (revenda Chevrolet), era cego de um olho.
    Mesmo cego de um olho, acelerava uma barbaridade.
    O acidente que causou sua morte, foi com a pista aberta ao tráfego normal, fora dos horários de treino.
    Ele foi bem cedinho fazer um teste e, infelizmente, bateu com uma camionete de feira.

  7. Eduardão disse:

    A corrida foi a primeira no Minerão e o Puma/Carbel do Marcelo Campos realmente passeou na frente do Opala 21, que ainda era quase standard. Depois recebeu (o 21) um veneno pesado, que o deixou talvez o mais bravo de sua época, com várias vitórias nas mãos do Toninho da Matta, inclusive em outros Estados. Na corrida seguinte, a Carbel trouxe um AC/Volkswagen para reforçar a equipe, carro esse que chegou a vencer no Mineirão, tocado pelo Clovinho Banana, mas anos depois, já na equipe da Retífica Wilson Martini. Agora, o Simcão branco me parece que foi pilotado pelo Rosalvo Melo Franco e não pelo Edu Malavéia nessa primeira corrida.

  8. Saulo disse:

    Fala Flavio!!!
    Sou de BH e estou aqui para deixar minha indignação com a falta de “reais” autodromos e infra estrutura para desenvolver um projeto de carros de competição, participo da Formula SAE, e sou piloto do bolido, sofremos muito para conseguir equipamentos de primeira linha, pneus, mas mesmo assim, como amante do automobilismo, estamos tentando divulgar ao máximo nosso projeto, mesmo sendo a única equipe de Minas.
    Abraço!!! Procure saber sobre o Formula SAE, chassi tubular, ee qualquer motor até 600cc. Em São Paulo são 5 equipes!!!

    Valeu!!!

    Abraço!!!

  9. Marcus V disse:

    muito show!
    “do tempo que a gente era feliz e não sabia”
    por falar em “saber”; não sabia que tinha Opala e Corcel em 1969, pensei que eles só existiram a partir de 1971.

  10. Geraldo Mesquita disse:

    Eu estava por lá! Tinha uns seis a oito anos de idade. Opala Motorauro 21 do Toninho Da Matta, Puminha do falecido Marcelo Campos, Simca do Kid Cabeleira, Fittipaldi de Fusca azul e branco…Todo mundo pertinho da pista com uma cordinha “protegendo”! Muito doido!!!

  11. sandro - paraná disse:

    Como dono de um puma não pude deixar de observar que o puma não deu chance aos outros carros na corrida, hehehehehe

  12. Joaquim disse:

    Mineirão,1969.

    Opala 21 , Toninho da Matta
    Puma 39, Marcelo Campos,
    Corcel 47, Bóris Feldman
    Protótipo 82, Luis Carlos Pinto da Fonseca, o Kid Cabeleira
    Simca Rallye 96, Edu Malavéia

  13. Renato Passos disse:

    Eu nem era um protótipo nesses anos, mas meu pai compareceu em uns pegas no mineirão como espectador.

    Sobre o autódromo, ao longo da Linha Verde (MG-010) não faltam locais adequados para recebê-lo. Mas nossos governos…

  14. André Cotta disse:

    Nao sei se è verdade, mas meu avo me disse uma vez que ele organizava corridas em volta da Lagoa da Pampulha e que até o Chico Landi chegou a participar de uma delas. Em algum ano morreu alguém e ele parou. Fiquei com isso na cabeça muito tempo, mas por alguma besteira nunca mais perguntei nada pra ele. O velho, infelizmente, morreu ano passado e com ele se foram as històrias. Cheguei a pedir pro meu pai procurar fotos ou recortes, mas ainda nao mexeram nas pastas dele. Se algum dia encontrar alguma coisa posto por aqui…

  15. Eric disse:

    O video de 1972 é sensacional…BMW esquife e tudo mais….e o som a lá James Bond….magnifico!!!!!!!

  16. Ed Diogo disse:

    o Claudio Loty ja disse tudo, bons tempos e obrigado FG voce com este video fez-me lembrar dos meus 18 20 anos quando tinhamos estas corridas e das arrancadas na subida do Mineirao

  17. Seven disse:

    Incrível, o fim do mundo vem aí: google, blogspot, gmail, youtube – tudo for do ar!!! Este sim é o maior atentado desfechado contra o sistema capitalista!!

    Você tem algo a ver com isso, camarada Gomovski?

  18. Seven disse:

    Eu comentei, e estou dando a maior força para a campanha pelo reaproveitamento do aeródromo de carlos prates.

    Lá ía ser o Centro Administrativo do Estado, o governo de MG já havia acertado com o INFRAERO e tudo mais, mas aí foram fazer a obra lá onde era o hipódromo e kartódromo de serra verde.

    Já que fuderam o kartódromo, e o carlos prates tem umas 5 ou 6 pequenas empresas de manutenção aeronáutica, que bem poderiam ir para o aeroporto da pampulha, ou…

    Tenho uma sugestão: como em silverstone e outras tantas pistas no mundo todo, que nasceram de aeroportos desativados, estas pequenas oficinas viraram excelentes provedores de serviços mecânicos, fabricação de peças e outras coisas tais, pois toda a tecnologia de aviação leve é aplicável aos carros de competição.

    Aposto que ganhariam mais fabricando chassi de aço 4130 que reparando berço de motor de sertanejo… Fabricando carenagens de fibra de vidro para esses chassis ao invés de remendar radome de bonanza… Montando sistemas de freios a invés de governador de hélice… Etc…etc.. Todo o know how que precisamos para desenvolver hardware do automobilismo esportivo já está lá, só falta mobilizarmo-nos.

    Pois então, em verdade, vos digo: Mineiros, uni-vos!!! Autódromo já, ou votaremos no macaco tião ano que vem!!!!

    Gomes, esta parte aí em baixo você edita, se for (in)conveniente:

    Mandem mensagens para nossos digníssimos representantes e divulguem: http://vivaoseven.blogspot.com/2009/03/autodromo-carlos-prates.html

  19. Henrique Ferreira (HBF) disse:

    Alguém comentou sobre o projeto do autódromo no Aeroporto Carlos Prates…

    Há alguns anos atrás, quando a Stock-car era apenas o chassi do Vectra, chegaram a cogitar uma corrida neste aeroporto. Lembro que chegou até a ser “listada” no site oficial da categoria, mas acabou sendo barrada pelo DAC (Dep. de Aviação Civil), que não permite eventos em aeroportos, assim como fazem o GP de Cleveland na Indy.

    Uma pena.

  20. Ary Leber disse:

    Ah! Lembrei de uma coisa…essa corrida o Toninho ganhou, apesar de ter quebrado o eixo do ventilador faltando umas duas voltas pro final. o carro chegou fervendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>