TINTIM POR TINTIM

SÃO PAULO (os frios ponteiros do cronômetro digital) – Quer entender o GP da Espanha tintim por tintim? Pois o nosso Arqueduque da Moldávia Marcelo Barbosa já colocou os dados no InfoRace e eles estão disponíveis aqui. Veja os tempos de volta de Button e Barrichello, compare as performances, faça sua análise. O InfoRace é uma ferramenta de representação gráfica dos GPs que não deixa dúvidas

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Antonio Manhães
14 anos atrás

Barrichelo vem sendo tratado de forma imerecida, principalmente na mídia televisiva. As análise são curtas, rápidas e decisivas´: “é lerdo e lhe falta audácia”. Pode ser que a fisionomia não o ajude, tem cara de bobo, mas a discussão técnica é lastimável. Onde estão pilotos de verdade, pra analisar de modo mais coerente a perfomance do Rubinho? Abraços a todos.

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Correção:

minha conta está errada.

p/ comparar corretamente temos q acrescentar o tempo de 2 voltas normais do Button q corresponderiam às 2 voltas anterior e posterior à parada extra do Rubinho.

aí fica assim:

1.) Somando os tempos de parada no pit lane: 50’767 BUT x 68’884 BAR

2.) Somando os tempos das voltas anterior e posterior à parada: 6’22’054 BUT x 9’29’902 BAR

3.) Total das paradas: 7’12’821 BUT x 10’38’786 BAR

4.) + 2 voltas p/ o Button (usei as mesmas da parada do Rubinho): 9’59’931 BUT x 10’38’786 BAR

5.) diferença: 38’855 seg.

dividindo pelas 66 voltas, o Rubinho teria q tirar 0’589 seg. por volta.
Dava p/ tirar até mais q isso na média. Ou seja, nem a bandeira amarela do início atrapalharia o Rubinho, mas ele teria q tirar a vantagem no maior número de voltas do pneu macio, né?

Abs,
Sergio.

Marcelo Barbosa
Marcelo Barbosa
14 anos atrás

Danilo, desculpe a falha e obrigado pelo aviso!
Tá corrigido.
(Talvez vc tenha que apagar os temporários do browser antes de recarregar o InfoRace2 )
abs!

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Tentei comparar as 2 estratégias da Branw usando o inforace, veja o q achei:

1.) Somando os tempos de parada no pit lane: 50’767 BUT x 68’884 BAR

2.) Somando os tempos das voltas anterior e posterior à parada: 6’22’054 BUT x 9’29’902 BAR

3.) Total das paradas: 7’12’821 BUT x 10’38’786 BAR

A diferença de tempo é: 3 min. 25 seg. e 965 milésimos, ou 205,965 segundos.
Essa é a diferença q o Rubinho teria q descontar na pista p/ compensar as 3 paradas, tá certo?

se dividir isso pelas 66 voltas dá 3’120 segundos!!!!!!!!!!!

Tá certa essa conta Marcelo?????

O Barrichelo teria q tirar 3,120 segundos por volta????

Se é isso mesmo, então onde q 3 paradas é melhor q 2???

Abs,
Sergio.

danilo natali
danilo natali
14 anos atrás

ola, flavio
no “comparativo”, nao consegui selecionar buttonXbarrica. nao aparece o nome do barrichello!!!!
por favor, me de uma dica.
a proposito, quando puder, mande um abraco ao tranjam, pois eh meu amigo ha tempos. o pouco que ele sabe de corrida de carro, fui eu que ensinei na nossa epoca de rachas na marginal de sao roque. abc.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

Martin Brundle

I can understand why Rubens Barrichello was confused and disappointed at the end of Sunday’s Spanish Grand Prix.
Rubens lost the race because instead of closing the gap on his team-mate when he went out on his third set of soft tyres and relatively low fuel, he found himself 13 seconds adrift.

Entende a frustação do Barrichello

He just didn’t have the raw pace. Something was not working for him; maybe the tyres had taken some punishment in qualifying or they just didn’t have the right handling balance or pressures. Either way, it ended up costing him the race

Desconfia dos Pneus de Barrichello

I don’t think the team have made a clear decision to treat Button as their number one driver but it may be a subconscious one.

Espirituamente já decidiu o 1 piloto

Don’t get me wrong, Barrichello is more than capable of beating Button in qualifying or races

Barrichello é o Cara

blá, bla, bla,…

Será que Brundle é um brasileiro disfarçado?

R27
R27
14 anos atrás

Ainda to analisando os graficos, tem uns graficos novos no inforace, mas olhando rapidamente as linhas do grafico, praticamente so o Button mantem sua linha, o resto do pelotao estabiliza e depois desce……

eduardo
eduardo
14 anos atrás

pois pelo inforace mostra tudo e aponta o erro da brawn e do barrichello por escolher 3 paradas ele até poderia ganhar se não ouvesse impecilhos como os pneus ,e outra ele sempre teria que andar em voltas de classificação e os trafegos pois não pensaram não ,o interessante tbem mostra que qdo todo mundo usava pneu duro só o fisichella usava macio ele andou as 10 ultimas voltas mais rapido que todo mundo salvo 1 ou 2 voltas que não , para finalizar o barrichello tem que por em mente que o rival dele é button primeiramente não tem esta de ser da mesma equipe o que ocorreu em barcelona mostra o que acontece.

Marcelo Barbosa
Marcelo Barbosa
14 anos atrás

Valeu Rodrigo, obrigado: tá corrigido!

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Flávio, as legendas de duas fotos estão erradas:

Volta 7: O correto é que Hamilton ultrapassa Piquet, não Alonso.

Volta 20: Barrichello, não Button, voltou à frente de Rosberg.

Mesmo assim, mais uma vez parabéns pelo InfoRace. É uma ferramenta alucinante para nós, tarados por F1.

célio
célio
14 anos atrás

O Rubinho não pode reclamar, se a Brawn muda a sua estratégia também, ele sairia atrás do Rosberg, e sabe quando ele iria passar? nunca!! Perderia muiro tempo, já o Button estava bem atrás, e como se viu, não perdeu tempo…O Barrica levou um pau do Button…o resto é choradeira…Veja o Webber, não perdeu muito tempo atrás do Massa, chegou em 3º…O Vettel é que se deu mal…

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Se eu fosse o Rubinho, esfregava o Inforace na cara do Ross, e ainda diria;; Voce já era!!!

Osmar Cassão
Osmar Cassão
14 anos atrás

Queria que os engenheiros de plantão me explicassem por que o segundo jogo de pneus do Barrichello durou apenas 10 voltas e o terceiro 16.
Para que a estratégia funcionasse, seria necessário que no stint 2 ele permanecesse na pista por mais umas 5 voltas, voltando à frente do Vetel e Massa.
Caso ele tivesse tempo de abrir mais no primeiro stint, isso ainda seria possível, mas com o safety as coisas se complicaram muito.
Após a batida todos ficaram novamente alinhados, e nessa altura todos tinham mais ou menos o mesmo combustível. Cada volta a mais significava uma condição pior para abrir a diferença necessária para assegurar a estratégia de 3 paradas. Será que Shumacher venceria com estratégia de 4 paradas com um safety car anulando a diferença?
Estava claro que fazer uma parada a mais exige que o piloto abra ao longo da corrida 25 segundos PARA EMPATAR com ele mesmo se fizesse duas paradas. Três paradas só são vantajosas se ele abrir mais do que 25 segundos (tempo total de uma parada).
Como a primeira parada de todos foi na volta 20, Barrichello teria 45 voltas para abrir esses 25 segundos.
Nas voltas em que usaram pneus duros, Button, Massa e Vetel faziam em média 1:23:4. Então Barrichello teria que manter um ritmo médio de 1:22,8 para empatar consigo mesmo e baixar disso para fazer com que a estratégia funcionasse.
Isso sem considerar o tráfego, que ele pegaria de Massa e Vetel, como de fato pegou.
Mas, isolando-se o tráfego, o ritmo de Barrichello deveria ser igual ao da volta mais rápida da corrida, durante 45 voltas, para chegar 2,5 segundos na frente dele mesmo – se fizesse duas paradas.
Insano, não?

Uma coisa ficou muito clara…. depois da entrada so Safety a estratégia de 3 virou fumaça. Alguém deveria ter percebido isso, ou o simulador, ou o engenheiro ou o próprio Barrichello.

wtf
wtf
14 anos atrás

ê povinho, vcs insistem em dizer que o rubinho perdeu pq quis.

pessem, o cara tá virando 1,22 alto, para nos boxes – prematuramente, pois teria mais SEiS voltas – e volta virando 1,23 médio-alto.

Quer dizer que ele desaprendeu a correr nesse instante ? tem paciência né.

O carro dele estava mais pesado nesse trecho. Façam as contas, O Button colocou 8.7 de gasosa e rodou 31 voltas, o Barrichello colocou 13,4 ! (6,7 + 6,7) e rodou as mesmas 31 voltas.

Algo tem de errado né não ??????????

Felipe, de Recife
Felipe, de Recife
14 anos atrás

Como é que o piloto que tá na frente vai pra uma estratégia de 3 paradas, diferente de todos os outros? Bastaria entrar um safety-car pra jogar ele lá pra trás. Já pensou? Rubens constrói 25 segundos de vantagem para o segundo, mas com uma parada a mais pra fazer… daí algo acontece e entra o safety-car… vai de primeiro pra último assim que fizer a terceira parada. Estratégia ousada quem tem que fazer é quem não tem nada a perder. (nisso eu concordo com o Galvão).

Marcelo Barbosa
Marcelo Barbosa
14 anos atrás

ah, vocês viram a pequena amostra do potencial do Vettel no finalzinho da corrida, livre do Massa e com pneus duros? Só 3 voltinhas…as melhores de longe com esses pneus

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Marco, foi sério esse comentário do Brundle?
Alguém leu alguma declaração do Barrica ou de alguem da Brawn explicando (ou tentando) o desempenho ruim na 3a perna?
Soube d’algo, FG?

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
14 anos atrás

Sem sobra de dúvida o curto segundo stint acobou com o Barrica…

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

Só mais uma
Martin Brundle chegou ate comentar de pneus descalibrados no carro de Barrichello

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

Assisti no Limite agora a pouco, ouvi o comentario de que se BGP quiser fazer o Barrichello de segundo piloto o qual o problema? segue umas considerações.
Ora Barrichello jogou as cartas na mesa e disse ao Ross Brawn se começar com a palhaçada como na Ferrari tõ fora!
O que fez Ross Brawn ? demitiu o Barrichello? então não é por ai certo?
Falou-se que ele é constante e não Rapido, ele fez a volta mais rapida da corrida.
Falou-se de mania de conspiração, e a vitoria que ele deu para o Schumacher isto foi o que nos sabemos e o resto que não veio a publico ?
O Martin Brundle em sua coluna na BBC também não consegue entender como Barrichello perdeu a corrida e também achou estranha a estrategia de 3 pits
Não é coisa de brasileiro não .

quickbr
quickbr
14 anos atrás

Futebol e automobilismo são provavelmente os esportes mais polêmicos do globo, mas como comentou o Mandrake, com o InfoRace é como se você acompanhasse o ritmo de atividade de um jogador, se fizer cera com certeza todos vão enxergar, todo mundo vê que o Rubinho foi burocrático depois da primeira parada, não dá pra negar, pra falar a verdade, to é loco pra ver o Alonso com um bólido como esse da Brawn na mão de novo, porque o Renault R29 é uma porcaria, vendo as voltas no InfoRace é vendo o vídeo on-board dele não da pra entender como ele tira tempo com um carro que sai de frente de traseira e até de lado. Como dizem é como tirar leite de pedra. ;D

Augusto
Augusto
14 anos atrás

Fiz a simulação aqui. Se barrichello fosse 4 décimos mais rápido por volta durante seu terceiro stint, ou seja, virando quase os mesmos tempos do segundo stint, teria saido à frente de Button.

Entretanto, ficaria encaixotado atrás do vettel, o que complicaria um pouco as coisas.

Qualquer que seja o motivo para não conseguir andar tão rápido (pneus), a estratégia de 3 paradas era de fato melhor. Seria melhro ainda se tivesse 2 ou 3 voltas a mais de tanque.

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

Fica nítido no gráfico que o Barrichello, com carga igual de combustível, ando num ritmo igou ou pior ao do Button. E depois da sua segunda parada, foi realmente muito lento. Não sei por quê, mas foi.

Não sei se faltou comunicação com engenheiro da equipe, se foi burrice ou má fé do Ross Brawn, mas a real é que o Barrichello foi mais lento do que deveria.

CLAUDIO SOARES
CLAUDIO SOARES
14 anos atrás

CONCLUSÃO: BARRICHELO É UM EXCELENTE 2º PILOTO….

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

Que ele andou menos na 3ª parada, todo mundo sabe, o problema é que não era pra ter o raio da 3ª parada.

Um técnico nunca pode planejar com exatidão. É como a famosa frase de Garrincha, quando Feola lhe disse para driblar o zagueiro e cruzar: “Já combinaram com o zagueiro?”

Isto porque o Garrincha era o bicho hein? Imagina um F1 a mais de 250 km/h?, enfrentando o cronometro, um Zé Ruela falando no rádio pisa mais, pisa mais n vai dar heim, retardatarios, pneus esquisitos, e o pior achar que esta sendo passado para trás novamente, de tudo isto esta última é a pior, arrebenta com o pião.
Se concorda FG?

Diego Plana Robert
Diego Plana Robert
14 anos atrás

Pessoal
O desempenho da terceira perna do Barrichello foi muito ruim, evidente. Se a culpa foi do desânimo ou do pneus não sei.

Mas o que daria para ele fazer na terceira perna? Parar duas voltas depois e passar Button? A única maneira de ele ganhar com 3 paradas se a segunda perna tivesse mais umas 6 voltas dariam para ele voltar na frente na terceira perna.

Se Barrichello tivesse em outra equipe a estratégia era muito mais fácil, você tem duas voltas na primeira perna, abre a sua diferença, e repete a estratégia do segunda, ele nunca te ultrapassa.

Se ele não foi prejudicado intencionalmente, faltou um pouco de inteligência do “gênio” do Ross Brawn, pois Rubinho só soube da mudança de estratégia depois da terceira parada, quando não havia nada a ser feito.

SAULO
SAULO
14 anos atrás

É lógico que as três paradas do Rubinho foram calculadas para ele perder do Button. Se fosse para ganhar eles dividiriam melhor os trechos de forma que ele pudesse dar 5 ou 6 voltas com pneus macios e tanque vazio enquanto o Button estivesse com pneus duros e mais combustível. Armação braba, Só não ve quem não quer.

Jonny'O
14 anos atrás

Dá impressão de que o piloto Rubens desanimou ou se perdeu quando viu que a corrida estava virando de lado , nem seu engenheiro trabalhou direito pois deveria ter uma tatica parecida com Webber ,como disse o Marcelo .

Mas é aquela coisa ,quando o Massa não estava satisfeito com seu engenheiro de pista ,foi lá e exigiu uma mudança .

Deivison
Deivison
14 anos atrás

Tá na Cara que o Rubinho foi melhor que o Button.
A estratégia de 3 paradas matou a Corrida de Barrichello.

Chico Bravo
Chico Bravo
14 anos atrás

Legal e acompanhar o Nelsinho volta a volta, ele nao fez nada, quer dizer, só se manteve na pista, mais do que issso ele nao fez nada. Não chegou em ultimo porque quem chegou em ultimo consegue ser pior que ele.

Beto
Beto
14 anos atrás

Agora funcionou.

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Eu ainda não aprendi a usar essa geringonça Gomes. Acesso fico mexendo lá dentro mas não entendo patavinias…

Mas a culpa é minha mesmo…Imagino que deve ser sensacional.

xavante
xavante
14 anos atrás

Flavio,
teste rápido…
1- Como se liga um F1?
2- Qual a pressão do “pineu” de um F1?

…não vale colar,nem pedir ajuda dos universitarios!

Felipe Trench
Felipe Trench
14 anos atrás

Marcelo Barbosa, manda o inforace para o Rubinho.
Ele vai descobrir porquê chegou em 2o. e não em 1o.
Com os tempos de volta do terceiro trecho dele realmente não havia como bater o inglês.
Parabéns pelo inforace mais uma vez.

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
14 anos atrás

Flávio, tu viu a notícia agora? o Rubinho agora culpa o simulador pela péssima performance dele na corrida!!Só falta agora ele dizer que a culpa são dos Ladas..

Já encheu o saco tantas desculpas.

Aproveito e deixo o link de um site sensacional sobre carros russos, romenos, bulgaros etc. E como bom apreciador e dono de Lada que sou compartilho ele com vc.

http://www.autosoviet.altervista.org/index3.htm

Abraços

Marcelo Barbosa
Marcelo Barbosa
14 anos atrás

Beto, não tem problema algum ser FX no Mac. Roda em qualquer plataforma que tenha o flash player 10 instalado. Que versão do flash você possui?

Eric
Eric
14 anos atrás

A impressão que dá pelo grafico é que a terceira parada do Rubinho foi prematura….e logo depois ele desanimou.
O tempo vai crescendo vertiginosamente.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

De cara me chamou a atenção oque está lá comentado: fazer uma parada a mais que o Button, mas só andar uma volta a menos no trecho final com pneus duros foi muito estranho.

Reparem no Webber: como se deu bem por andar 6 voltas a mais que Massa e Vettel com os pneus macios. A diferença de desempenho dos pneus foi tal que se Webber ficasse mais uma única volta com os macios poderia pegar a segunda posição do Barrica. Com mais duas pegaria com certeza.

Os engenheiros evidentemente devem saber isso…né-não?
Tá lá…

Abs!

Beto
Beto
14 anos atrás

Flavio, tenho problemas para usar a ferramenta. Uso Firefox pelo Mac, será que tem relação?

Irineu
14 anos atrás

Tintim por Tintin. Isso soa muito autobiográfico.