VERBA NEGADA

SÃO PAULO (é bom rever tudo) – Valdeno Brito, da Estoque, recebeu uma má notícia ontem. O governo da Paraíba suspendeu o patrocínio a seu carro. É que ele tinha fechado no ano passado com o pessoal do governador Cássio Cunha Lima, que foi cassado. Todos os contratos do Estado, pelo que entendi, estão sendo revistos pela equipe do novo governador José Maranhão.

Valdeno disse ontem ao Grande Prêmio que vai tentar reverter a situação, argumentando que não há ilegalidade nenhuma no contrato.

Dia desses, aqui, discutimos não a legalidade do contrato, mas a pertinência de um patrocínio do governo de um Estado a um piloto de corrida, seja quem for o piloto, seja qual for o Estado. Está reaberta a discussão. De novo sobre a pertinência. É bom que se diga que, aqui, em momento algum alguém colocou em questão a legalidade do contrato.

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo
Leo
14 anos atrás

Essa é uma publicidade como qualquer outra. É a mesma coisa que o governo federal faz ao investir em mídia nas redes de televisão.

Não tem diferença nenhuma.

O que sou contra é o excesso de verba utilizada em publicidade.

Mariano Justino
Mariano Justino
14 anos atrás

Alguém aqui acha que os filmes Central do Brasil, Cidade de Deus, Filhos de Francisco, Se Eu Fosse Você, e uma infinidade de outros que são produzidos e muitas vezes nem chegam a ser veiculados nas salas de cinema são quase que totalmente bancados pela iniciativa pública com renúncia fiscal pela lei do audiovisual?

Pois é, a VW, Peugeot (sou do Rio e acompanhei a liberação de verba pro último filme Surf Adventures) outras montadoras e uma infinidade de estatais e empresas privadas ficam fazendo seus merchandisings a custa do governo também. E aqui ninguém fala nisso… E olhe que a verba sai dos bolsos de TODOS os brasileiros e não apenas dos paraibanos.

Ora, se ninguém reclama é porque concorda. Não consigo entender a celeuma no caso dessa categoria que nem simpatizo muito, mas tenho que dar o braço a torcer que deu uma subida muito grande de divulgação.

Se formos pensar nessa linha, todos aqui devem ser contra o Brasil trazer a copa do mundo! Será que são mesmo? São Temos que fazer a mesma coisa com esse patrocício na stock car, só que com isenção.

Pra Copa do Mundo estima-se gastar mais de 15 Bilhões de dólares (a Alemanha, bem mais austera que o Brasil, gastou 20 Bilhões). Seremos todos contra? Não. Alguns contra? Sim. Mas a grande maioria a favor. É isso minha gente, o povo gosta de festa também, e não venham me dizer que um garçon ou simples trabalhador terá condições de comprar um ingresso pra ver o Brasil jogar… Duvido que esse vá reclamar que que preferia que tivesse mais escolas, hospitais e verba pra dengue como alguém falou. Ele quer é torcer. Penso que é assim em todo o Brasil.

Nós somos privilegiados em termos condições de sabermos usar um micro e internet. Mas o governo é para os 95% que não tem acesso tão fácil como temos. E as políticas são voltadas pra esse público.

A perfeição não vai existir, mas dizer que é proibido, imoral ou ilegal fazer uma mídia alternativa como propaganda incentivadora de uma cidade, estado ou país é expor muita pequenez de visão.

O Estado como um todo deve existir (esporte, saúde, lazer, alimentação, educação, comércio) e ser incentivador no que for mais interessante no momento, mas sempre haverão insatisfeitos, afinal, somos humanos.

Carlos Winkler
Carlos Winkler
14 anos atrás

Acho válida a divulgação de qualquer estado ou cidade em meios de propaganda distintos.

Será que os estados só têm que anunciar na Veja? Ou em matérias pagas em cadernos de turismo nos grandes jornais?

Ate entendo os jornalistas defenderem a publicidade nos canais tradicionais de anuncio (TV, Jornal, etc) porque assim esses meios ganham mais dinheiro e podem pagar melhores salários a estes. Fica fácil de entender.

Se não existisse propagande de nenhum estado ou cidade do Brasil em nenhum meio de comunicação eu ficaria calado. Quando alguem consegue um meio alternativo que dá resultado e alguem se destaca querem bater.

Duvido que se esse Valdeno estivesse no rabo da gata estariam falando dele. Duvido mesmo. Mas como é um cara lá do Nordeste, um estado que achamos que falta tudo – o que não é grande verdade pois sabemos o caos que é nossa saúde pública de SP – e começa a ganhar corridas, queremos meter o pau.

Uma cidade não pode ter só hospitais. Como se formariam os médicos para operá-lo? Também não pode ter só escolas, afinal quando os professores adoecerem, onde seriam tratados? E também não pode ter só lazer, também lembrando que o ser humano precisa de um momento de lazer, praças etc.

Ou seja, o estado é algo complexo e multifacetado, onde o equilíbrio deve prevalecer, sendo conscientes que sempre existirão insatisfeitos. Sempre.

Além do mais, a nossa mentalidade católica carregada de culpa ainda não perdoou o sucesso dos campeões. Carece de reflexão descobris o porquê disso… será frustação de estar no lugar deles?

O mundo evolui minha gente. Não podemos ficar presos ao passado. Mídias alternativas são válidas. Porque a estoque não seria? Tudo isso é bobagem. Se não pode na stock, não poderia em canto nenhum em nenhum tipo de mídia.

Aí sim, a Paraíba estaria bem menor do que é.

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Enquanto houver grandes pensadores com ampla visão a largos e infinitos horizontes, achando que propaganda com dinheiro publico é também necessária ao estado e; enquanto houver notórios contabilistas querendo justificar que dinheiro publico para propaganda é valido por estar em outra RUBRICA (só que o inteligente esqueceu que esta RUBRICA foi criada exclusivamente para ESSA MAMATA ou seja sem motivo social – caso contrario a RUBRICA não existiria e o orçamento da SAUDE opa descupa …… a RUBRICA da saude seria maior) , este paisinho chamado brasil continuará sendo chamado de quintal do primeiro mundo e terra do tudo pode.

Varlei
Varlei
14 anos atrás

Sou fanatico por carros e automobilismo, mas sou totalmente contra que qualquer governo patrocine carros ou alguma coisa ligada a esporte, principalmente aqueles patrocinios de bancos e empresas estatais sempre tem um trambiquinho ou apadrinhamento por trás, o brasil (com minusculo mesmo) infelizmente é uma sauna de bacanal romana, UFANISTAS BRASILEIROS POR FAVOR, VÃO SABER DAS COISAS ANTES DE ME CRITICAREM, ou voces nunca viram quando os brasileiros cantam láaaaaaaaa em Nova York , SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO,rs, só cantam fora do brasil vem cantar aqui para ver o que e bom pra tosse, rs

Luis Paulo Orlando
Luis Paulo Orlando
14 anos atrás

Lá nos States, um país que está numa draga danada tem patrocinio até nos Dragsters do US ARMY o Exército Americano. A US Navy em carros da Nascar…aqui a cabeça do povo é muito pequena…gente tôsca…enxerga fantasma em tudo….

Carlos
Carlos
14 anos atrás

vale lembrar que a única pista que se tem pra andar na Paraíba pertence ao Valdeno, o antigo autódromo nunca deixou de ser apenas um traçado de barro, que simplesmente não existe mais, isso inclui a pista de Kart. Tudo virou loteamento e já tem gente morando em cima. Existiu a possibilidade de construção da uma nova pista um projeto que pretendia receber categorias nacionais, inicialmente seria a TC2000 (ou algo do tipo) terminou com a construção de um muro cercando um terreno.

A pergunta, sou Paraibano e gostaria de saber; esse acelera Paraiba pra que se os pilotos num tem nem onde correr, a não ser que pague na pista do Valdeno?

Morals
Morals
14 anos atrás

Não faz sentido gastar o dinheiro de um dos Estados mais pobres da Federação em estoque car. Melhor seria reabastecer o estoque de remédio contra a dengue, o estoque de merenda nas escolas etc.

Mesmo que a rubrica orçamentária impeça isso (mas sempre se podem fazer emendas e racionalizar o uso do dinheiro público), que se invista na divulgação do turismo na Paraíba em locais de alta visibilidade, ou que se use o $ p/ divulgar as ações do Governo de incentivo à leitura, campanhas de saúde pública, amamentação etc.

É surrealista que as pessoas tenham a cara de pau de defender um abuso desse de verbas públicas p/ financiar uma modalidade tradicionalmente pautada pelo envolvimento da iniciativa privada.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

O que teria haver Petrobras com futebol?

Zenon Moraes
Zenon Moraes
14 anos atrás

Acho que é justo divulgar no automobilismo.

Só vale nas escolas de samba ou trios eletricos? Ou mesmo disfarçados nos merchans das novelas? Ou vc acham que isso tudo é de graça?

Minha gente estamos no capitalismo. Prefiro que o automobilismo seja um meio de divulgação, pois assim posso mostrar a pluralidade pra conseguir fechar minha cota anual.

Vamos pensar grande e ampliar horizontes. Propaganda é uma coisa, estrada é outra e hospital é outra. Todas são necessárias para o estado.

Essa é a verdade. O resto é dor-de-cotovelo. De todos, desde os leitores aos novos governantes que entraram e suspenderam o troço.

Abs

Dú
14 anos atrás

E tem gente que defende a atitude ainda?
Cazzo, pq. o cara não foi de hotel em hotel, de pousada em pousada, de restaurante em restaurante, não foi nas indústrias de Campina Grande com um plano de mídia?
Nada contra o Valdeno, mas isso mostra como se consegue grana fácil para competir no Brasil.
Pizzonia divulgando a Amazônia? Me poupem!

Toni Dellorto
Toni Dellorto
14 anos atrás

Claramente a lei que instituiu o “Acelera Paraíba” não é nada mais que um “Acelera Valdeno”. Aproveitaram para incluir patrocínio de valores simbólicospara outras categorias só para disfarçar a ajuda amiga ao Valdeno. Ajuda com o dinheiro do pobre povo da Paraíba. Só trouxa não enxerga.

E muito bem observado anteriormente o caráter de propaganda política absolutamente ilegal com o “Governo da Paraíba” grafado no carro e não alguma coisa como “Visite a Paraíba”. Sorte que é menos um governador pilantra no cargo. Restam só vinte e poucos…

André
André
14 anos atrás

Pelo que eu sei todo governo de estado tem uma verba para propaganda. E deve ser dessa verba que vem o dinheiro para patrocinar o carro do Valdeno. O que há de errado nisso?

Roberto Pitombo
Roberto Pitombo
14 anos atrás

Sou contra o cancelamento ou suspensao. Se tava aprovado em lei como mostraram aqui, tem que ser cumprido.

Se nao cumprirem vai desmoralizar o estado. Quem vai querer investir onde uma canetada anula o que esta estabelecido em lei?

So acho que o Valdeno tava dando retorno sim. Nunca ouvi falar tanto da Paraiba e suas belezas. Acho que alguns invejosos que eram desse novo governo que trataram de inviabilizar o troço.

E é ignorancia nossa que uma verba de patrocionio pode ser usada em saude e educação. São rubricas diferentes que devem ser aproveitadas. Se não, são devolvidas.

Uma pena

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Por falar em NEGO, cade o Hamilton ????????, porra o carinha que era prodígio e que seria gênio esta ” Engarrafado ” ????.
Num tá andando nada de nadinha, seria o Hamilron um novo Damon Hill ???????, foi campeão e bau bau !!!!!! , se tinha carro andava bem , se não tinha, não andava nada.
” Ser ou não ser, eis a questão “

Enio Peixoto
Enio Peixoto
14 anos atrás

Acho um absurdo, usar dinheiro público para isso.

Armando
Armando
14 anos atrás

Oi flavio sou paraibano,e sou contrario ao patrocinio do governo da PB no carro do Valdeno acho um dinheiro jogado na lata do lixo que deveria ser usado nos Hospitais do estado que estão todos sucateados obras inacabadas por todo estado tais obras foram mostradas na TV local pelo Propio José Maranhão que assumiu o governo depois da cassação do então Ex Governador Cassio Rodrigues da Cunha Lima é uma pena o meu estado vive uma guerra politica dois grupos de um lado os Cassistas de outro maranhistas uma lastima e PB afundada no caos total aqui tem muita fartura meu filho falta só tudo pode acreditar um grande abraço deste humilde admirador do seu blog.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Patrocínio desnecessário. Desperdício de dinheiro público.

Oswald
Oswald
14 anos atrás

É simples: dinheiro público tem que ir para a saúde, educação, segurança e infraestrutura. É ÓBVIO que não se deve destinar verbas públicas, ainda mais de um Estado carente feito a Paraíba, p/ piloto, equipe etc. Corre atrás da iniciativa privada.

Fabio
Fabio
14 anos atrás

É ridicula a atitude do Valdeno, afinal de contas o rapaz gosta e gastar o dinheiro publico com as corridinhas dele… Qual é a vantagem que o Estado tem nesse patrocínio ? Nenhuma, está sim é queimando o dinheiro publico ainda mais um estado do nordeste onde a pobreza e o mal funcionamento da maquina pública é predominante ! Êta Brasil sem porteira…

Luiz Paulo - Vitória/ES
Luiz Paulo - Vitória/ES
14 anos atrás

Propaganda em carro de corrida divulga turismo??????
Putz, tô ficando velho mesmo. Uma empresa divulgar sua marca, mesmo uma empresa pública (desde que não seja monopólio, é claro), eu entendo e apóio, mas um governo? Se quer incentivar o esporte, e para mim corrida de carro não é esporte, e o povo local, será que não seria mais lógico investir no esporte como forma de inclusão social? Os meninos e meninas da Paraíba (poderia ser qualquer estado) não precisam mais do que um piloto? Volto a primeira questão: alguém decide visitar a Paraíba (poderia ser qualquer estado) porque viu a bandeira no capô de um carro de corrida?
Tô ficando velho…

Fernando
Fernando
14 anos atrás

QUE COISA, ISTO É VERDADE ! EU ESTOU PASMO …………….

ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA
LEI-8736-09_873609

LEI Nº 8.736, DE 24 DE MARÇO DE 2009
DOE DE 26.03.09
APROVA A MP Nº 121, DE 22 DE JANEIRO DE 2009
DOE DE 23.01.09

Institui o Programa Acelera Paraíba, para incentivo aos pilotos de automobilismo nascidos e vinculados ao Estado da Paraíba, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA;
Faço saber que o Governador do Estado da Paraíba adotou a Medida Provisória nº 121 de 26 de janeiro de 2009; que a Assembléia Legislativa aprovou, e eu, Arthur Cunha Lima, Presidente da Mesa da Assembléia Legislativa, para os efeitos do disposto no art. 63, § 3º e art. 62, § 7º da Constituição Estadual, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 06/1994, combinado com o § 2º do art. 6º da Resolução nº 982/2005, PROMULGO, a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o Programa Acelera Paraíba, com o objetivo de incentivar os pilotos de automobilismo nascidos no Estado da Paraíba.

Art. 2º Através do Programa Acelera Paraíba, os pilotos de automobilismo participantes de competições estaduais e nacionais poderão captar recursos, junto a contribuintes do ICMS, cujo valor não poderá exceder os seguintes limites anuais:

——————————————————————————————

brasil, brasileiros, irmãos de boa fé que ainda tenham um pouco de consciência, cidadania e patriotismo, ACORDEM para o mundo real de gente brasileira passando fome, sem assistência médica, instrução, moradia e saneamento básico. GENTE isto vae se voltar contra nós mesmos, vejam os assaltos cada vez mais ousados e crescentes, casas com grades até o rabo etc e etc. É este futuro que NÓS queremos para a gente e para os nossos filhos ? Se é; então VIVA o decreto ou sei lá o que, promulgado pelo Governo da Paraíba. Que venham então muitos outros decretos deste tipo, pois talvez a solução para as mazelas brasileiros é esta, ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR.
para não dar tempo de ver por exemplo, um mendingo na Av. Faria Lima em São Paulo revirando uma lata de lixo para comer o seu pão de cada dia.
Ah em país aonde impera a cidadania e o bom senso, normalmente patrocinios ao esporte e esportistas, corre pela iniciativa privada, e não pelo orgão arrecadador de impostos e responsável pelo investimento no bem público.

Márcio Heide
Márcio Heide
14 anos atrás

Nossa Senhora, foi vc falar e a coisa virou fumaça!

Até parece urucubaca!

Cruz credo!

Lago
Lago
14 anos atrás

não sou contra, pelo contrário, pois pode ser uma forma interessante de divulgação do turismo junto aos aficcinados por corridas que, em tese, em sua grande maioria, é consumidor com relativo poder aquisitivo. não fosse este patrocínio, quão poucos de nós lembrar-se-ia da paraíba, ou faria dela objeto de discussão cujo objeto não fosse suas mazelas sociais? contudo, a lei acima transcrita me parece um tanto quanto direcionada, privilegiando uma categoria em detrimento do esporte, o que não acredito adequado. melhor distribuição daquela verba obteria, talvez, melhores resultados. nos eua até a ‘us army’ é patrocinadora principal de equipe na nascar, pretendendo com isso alinhar sua imagem ao esporte de arrojo para seduzir os yankee boys a engajar-se em seus quadros.

Ricardo Barbosa
Ricardo Barbosa
14 anos atrás

Absurdo, independente da legalidade………..o Estado tem outras prioridades alarmantes….acho que antes de colocar um quadro caro em casa, ou uma escultura é preciso que o telhado, o chuveiro, as luzes, coisas básicas estejam em ordem na casa para depois pensarmos em decorações e afins…..com essa analogia imagino que fica claro o despropósito do patrocinio (independente do Estado ou piloto)……

Walter Terra Campos - Poa/Rs
Walter Terra Campos - Poa/Rs
14 anos atrás

Olá
Os paraibanos poderiam informar o que quer dizer as letras na bandeira, é uma sigla ou uma palavra.

Se a intenção do patriocínio for divulgar o estado, a mídia escolhida, a meu ver, é pessíma.

As corridas da estoque são mal transmitidas, e os jornais e revistas pouco publicam fotos dos carros, assim não da para ver a mensagem.

Certamente dinheiro sem retorno.

Eu jamais seria motivado a conhecer a Paraíba através deste reclame.

Obs. gosto de automobilismo e assisto tudo que é possivel
Abraços

PS. Comentaram do patriocínio da Petrobras para a uma equipe da F1.
Neste caso entendo o intersse da Cia. fornecer seu produto e divulgar sua capacidade técnica em fabricar combustivel de alta qualidade.

Importante, divulgando para o mundo todo, como fazem ou fizer ELF (estatal francesa) AGIP, SHELL, TEXACO e outras mais.
Gasolina é do ramo automobilisco.
Abraços

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
14 anos atrás

Resumindo tudo, a população se mata de trabalhar pra pagar todos os impostos em dia e parte desse suado dinheiro vai pra um cara que corre numa mísera categoria chamada Estoque Car. Como não se tem corrida sempre, afinal são 12 ou 13 etapas, média de 1 corrida por mês, o que sobra provavelmente ele abastece seu jet-sky, viaja mundo a fora e por ae vai…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

…e bem “negado”…só isto!!

Marcio Vieira
14 anos atrás

O Estado da Paraíba não apoiou a Revolução Constitucionalista iniciada em São Paulo, por isso a origem da palavra “Nego” na bandeira.
São Paulo foi pra guerra sozinho contra Vargas, perdeu nos campos, no entanto imortalizou heróis e o Brasil ganhou nova Constituição.

Agora, quase 80 anos depois, o governo paraibano negou algo coerente. Parabéns.

Outro comentário: quando fui ao Rio ano passado, fiquei espantado ao ver o parque olímpico e os apartamentos da vila completamente vazios!!!

Tem milhões de pessoas no RJ vivendo em favelas, e aquela quantidade absurda de apartamentos vazios!! Alguem saberia explicar o motivo?

Julio Amorim
Julio Amorim
14 anos atrás

Adendo 01!
O Valdeno tem nenhuma culpa num país como o Brasil onde patrocínio é escasso se alguém oferecer um patrocínio deve ser aceitar a não ser que seja dinheiro ilícito. A decencia aí falta na parte do Governante que tem essa atitude.

Jonathas Nascimento
14 anos atrás

Sou totalmente contra. É mais ou menos como a tal história das passagenas aéreas. Dinheiro público (nosso) deve ser usado para beneficiar a todos em comum.

Abraços

Vinicius Duarte
14 anos atrás

Um dos estados mais POBRES do Brasil, financiando corrida de automóvel? Isso beira o surreal.

Até me fez lembrar do filme “Jamaica Abaixo de zero”, onde foi formada uma equipe de bobsled (aqueles trenozinhos que andam em pistas de gelo) para a Jamaica competir na Olimpíada de Inverno.

Marcelo Essack
Marcelo Essack
14 anos atrás

Sou um fanático por corridas e um modesto antigomobilista, mas tenho que colocar que certas coisas devem ser patrocinadas pela iniciativa privada e não pelo estado. Devem negar e faltar dinheiro pra tanta coisa, como patrocinar um piloto de corridas? Tem crianças bem nascidas que não tem grana para correr de kart, por quê é caro e é para crianças muito bem nascidas beirando o sangue azul. Tem crianças que não tem grana pra comprar um chinelo e um lápis para ir a escola que financia o almoço. Um esporte tão elitizado tanto por praticantes como por patrocinadores, é admirável que o estado coloque dinheiro numa atividade dessa a não ser com lucro garantido.

ghallo
ghallo
14 anos atrás

Óras bolas, vá patricina algumas creches, ou escolas.
Sera que nenhuma repartiçao la precisa de dinheiro.

BRINCADEIRA ESTES POLITICOS.

Sérgio Hingel
Sérgio Hingel
14 anos atrás

Não vejo razões no uso do dinheiro do contribuinte em financiar carros de corrida.

Julio Silva
Julio Silva
14 anos atrás

Pois é, Flávio. O governo paraibano até ajuda outros atletas, vide a dupla do vôlei de praia Ricardo e Emanuel e (não sei se ainda) o nadador Kaio Márcio. Porém, os valores do patrocínio deles são MUITO menores.

Realmente, esse patrocínio foi um capricho que pode até ter sido feito de forma legal, mas que não tinha cabimento algum um investimento de R$ 100 mil / mês em algo que não somaria nada ao nosso estado.

Leandro Mariano
Leandro Mariano
14 anos atrás

Um governo (através dos impostos pagos pela população) tem que financiar educação, saúde, segurança pública etc. Os pilotos é que se virem pra conseguir patrocínio.

lucifer
lucifer
14 anos atrás

O dístico da bandeira paraibana já diz tudo. Dispensa explicações.

Vini Weiss
Vini Weiss
14 anos atrás

Deve ter multa para rescisão não é? se tem ele pede a rescisão na justiça..se não aceita o que já veio e parte para outra! e deve partir para outra já! pois não existe pior pagador/devedor que o estado, seja ele estadual ou federal! agora..tente o contrário tente você dever ao estado….te visito na cadeia!

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Nunca a Paraiba esteve tanto na mídia. Então o patrocinio está tenbdo retorno

Luciano
Luciano
14 anos atrás

“por motivo de rescisão”

Roberto Pitombo
Roberto Pitombo
14 anos atrás

Que infelicidade desse novo governo ver isso quando o Valdeno lidera o campeonato.

Poderiam primeiro verificar a legalidade ou não do convênvio e depois, se fosse o caso, suspender de vez. Me parece mais uma manobra eleitoreira do que qualquer outra coisa.

Uma pena que os nossos esportistas lutadores ainda tenham que ficar a mercê de pessoas mesquinhas e que não enxerguem o ‘todo’, uma vez que, eu mesmo, só me interessei em olhar para essa tal de Paraíba depois que vi esse Valdeno divulgando com tanto entusiasmo seu estado.

Boa sorte Valdeno. Tenho certeza que patrocínio pra vc nao vai faltar, campeão.

Luciano
Luciano
14 anos atrás

ps:

Ressarcimento de despesas de um contratado, por motivo de rescição, se aplica na prestação de serviços, quando alguém tem que efetuar alguma despesa para poder prestar o serviço, mas vê seu contrato interrompido pelo órgão público. Ex: foi contratado para fazer uma obra, instalou o canteiro de obras, e teve o contrato rescindido. Vai ser ressarcido pela despesa efetuada na instalação do canteiro.

Num patrocínio, não imagino como possa haver algo a ressarcir. As hipóteses de rescisão devem estar previstas no contrato.

As empresas privadas também cortam verbas e encerram seus patrocínios. É só cumprir os termos do contrato e pronto.

Ivan Tadeu
Ivan Tadeu
14 anos atrás

Seria essa mais uma evidência da derrocada final da NASCAR brasileira??

Wiliam
Wiliam
14 anos atrás

Tem que cancelar mesmo. O Valdeno que ache patrocinio na iniciativa privada.

Tácito
Tácito
14 anos atrás

Caro Flávio Gomes, não sei se o contrato era legal ou não, o fato é que essa decisão é meramente política, uma vez que ambos os “governadores” são inimigos políticos e péssimos administradores.

obs.: moro na Paraíba.

Francisco
Francisco
14 anos atrás

Sou contra o patrocínio de pilotos pelo estado, seja, como bem colocou FG, quem for o piloto, seja qual for o Estado

Contudo, penso que, no caso concreto, se o contrato tiver sido firmado dentro da legalidade, deveria ser cumprido, assegurando ao piloto a continuidade de sua carreira.

Da forma como foi feito pelo governo aqui na Paraíba é que não considero correto. Suspender, para depois analisar a legalidade do contrato, expondo o piloto, que bem ou mal vem fazendo sua parte em “divulgar” o Estado, a problemas de toda ordem, é um absurdo.

Em síntese, sou contra o patrocínio de pilotos pelo Governo do Estado, mas, no caso concreto, reprovo a atitude do atual governo da Paraíba, que deveria, primeiro, conferir a legalidade do contrato, para, depois, suspender o patrocínio. Estando tudo dentro da legalidade, o contrato deveria ser cumprido até o fim.

Fica a impressão que se trata de retaliação, perseguição política, prática costumeira por essas bandas.

Pompiano #66
Pompiano #66
14 anos atrás

Como se diz aqui no Rio de Janeiro, demorô…

Luciano
Luciano
14 anos atrás

Se uma estatal Federal patrocina esportes individuais e coletivos, (BB, CEF, Petrobrás), imagino que o recurso deve ser contabilizado com verba de publicidade. Além de funcionar como incentivo para o desenvolvimento de esportes olímpicos, no caso do BB e da CEF. Já a Petrobrás, quando patrocinava a F1, não estava desenvolvendo nenhum esporte nacional. Era publicidade mesmo. Portanto, estas despesas podem ser publicidade ou incentivo. Mas mesmo como incentivo, são também publicidade, porque são patrocínios, que tem uma contrapartida, com a exposição da marca do patrocinador. E quem aplica o recurso são empresas, atuam no mercado, precisam expor suas marcas. E este recurso deve estar no previsto orçamento da empresa. Agora, quando um estado (sentido amplo) começa a investir recursos de impostos em patrocínio, tem que ver se tem autorização do legislativo, dada na aprovação do orçamento. A questão não é se o patrocínio não envolve atividade ilegal. não tem nada de ilegal em patrocínio. Ocorre que no direito público só é legal o que é previsto expressamente em lei, diferente do direito privado, onde é legal o que não é proibido por lei. O estado (sentido amplo) deve observar o princípio da legalidade. A despesa só é legal se estiver prevista e aprovada no orçamento. E pode estar prevista como publicidade. A despesa pode ser legal. Apenas como publicidade, não há outra justificativa aceitável. Mas a Adminiistração pública tem a supremacia em seus contratos. Se quiser encerrá-los, pode. Mesmo que não sejam ilegais. Basta ser conveniente e oportuno para a administração. Ressarce as despesas já efetuadas pelo contratado, decorrentes diretamente do contrato, e rescinde. Ai a discussão pasa a ser se o povo da Paraíba, através de seu representante eleito, vai concordar em continuar efetuando esta despesa. Mas, pode ser que o povo da Paraíba, através de seu representante, ache que este recurso é mais necessário em outro lugar.

MARIO AQUINO
MARIO AQUINO
14 anos atrás

Como se conhece no Nordeste, tudo pelo social, já que é um estado da Federação que não tem outras prioridades, todos as questões sociais estão solucionadas e provavelmente tenha superavit de caixa para gastar com questões importantes como a Estoque, esta é a verdadeira industria da seca, tudo pelos amigos e parentes e nada para a miséria.