…DE TUAS ESQUINAS

SÃO PAULO (onde fica o Detran agora?) – Parece que já temos esboços do traçado que a Indy vai usar em São Paulo, na corrida de 14 de março. Andou saindo alguma coisa na Band, a emissora oficial, que como eu previa tem sido muito camarada com governo municipal e estadual por esses dias. Hoje de madrugada, por exemplo, escutei longa entrevista (era repeteco) quando voltava do litoral de um secretário-de-alguma-coisa depois da horinha de chuva diária que, ontem, inundou túneis, derrubou muro na 23 de Maio (!), parou o metrô e alagou 51 pontos da cidade.

Mas o secretário-de-alguma-coisa, com a voz suave e tranquilizadora, como a desses padres-cantores, auxiliado pela gentilíssima repórter, que nada questionou, apenas colaborou para tranquilizar todo mundo, dizia que tudo está muito bem e ainda vai melhorar, claro, pois estamos trabalhando, planejando etc e tal. Uma farsa.

Bem, o caráter eleitoreiro da corrida para mim não é sequer uma dúvida, assim como o caráter bajulatório dos veículos do grupo Bandeirantes a prefeito e governador graças a essa corrida e aos generosos anúncios que ambos alocam na casa (na mesma madrugada, o locutor fazia discurso laudatório à grande chance de “mostrar São Paulo ao mundo”, “é São Paulo, é São Paulo”, dizia; saudades dos tempos decentes do “Bandeirantes a Caminho do Sol” com Cláudio Zaidan & outros…). Fiquemos no traçado, então.

Uma coisinha meio sem graça, como se vê. Algumas esquinas e duas retas, em resumo, uma delas aproveitando as arquibancadas no Sambódromo a partir das quais o público não vai ver ação alguma, apenas carros passando rápido em direção ao nada. É um trecho estreito onde não haverá ultrapassagens, além de o piso não ser adequado a carros de corrida. Trata-se de asfalto muito liso e pintado. Vão ter de trocar ali, senão fica perigoso. Quem viu o Montoya fazendo das suas com um Williams num evento da Petrobras no Sambódromo anos atrás sabe do que estou falando.

Mas isso das arquibancadas em retas é igual no mundo todo, paciência, o público realmente não tem grande coisa para ver em trechos assim em qualquer autódromo, e não há muito o que fazer. Por isso que os lugares mais legais para assistir a uma corrida são as freadas, curvas de alta, chicanes. Nesse traçado aí, não sei se estão previstas outras tribunas, provavelmente sim, o que significa que haverá pontos mais interessantes para ver a prova.

Tecnicamente, é um traçado desinteressante. Há um predomínio absoluto de curvas de 90 graus (exceto um trecho supostamente de média/alta na saída do Sambódromo), freadas fortes e retas interrompidas por chicanes. Não é grande coisa, mas é o que dá para fazer num traçado que usa rua (a Marginal do Tietê, cuja pista nova será inaugurada com pompa e circunstância), passarela de desfile de escolas de samba e estacionamento de centro de convenções e exposições, o Anhembi. Outras pistas de rua são assim, também, com raras exceções. Legal para quem guia, divertido, até, mas não resulta em ótimas corridas.

Trará transtornos ao trânsito, claro, mas menos do que eu imaginava — o que é positivo. Afinal, apenas uma pista da Marginal será usada e creio que a interrupção não será muito pior do que já é hoje com as obras que estão sendo feitas ao longo de toda essa avenida. Ouvi dizer que não haverá atividade na sexta-feira, com treinos e corrida concentrados no sábado e no domingo. Como boa parte do “autódromo” ficará no Anhembi, acredito que o público vai circular por lá, devem montar lojas e praças de alimentação, não será tão ruim, afinal.

Acho que já fui mais pessimista em relação a essa prova. Acordei de bom-humor, hoje. O problema é a possibilidade de chuva. Mas isso não dá para prever. Ah, e falta saber ainda quem vai pagar a conta.

oficial2

Subscribe
Notify of
guest

267 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
adao correa
adao correa
14 anos atrás

eu gostei , independente do local temos que prestigiar pois e um evento internacional de primeira linha aqui em são paulo ..

ps. sera que não tem perigo de alagar

Urbanista
Urbanista
14 anos atrás

O fato é que São Paulo, apesar de nunca ter sido planejada com segurança estrutural desde que cresceu (=enchentes, falta d’água, transporte deficiente) se tornou a potência econômica da américa latina, e está entre as 5 maiores aglomerações urbanas do mundo. Talvez só México e Mumbai sejam piores que nós, socialmente e estruturalmente.

E esta corrida vai servir pra mostrar pra humanidade (ao menos a que vê corridas), como uma cidade tão pujante economicamente, com tudo o que tem em relação a vida social, cultura e costumes, pode ter uma paisagem tão cinza com um vale tão fétido e impermeabilizado.

Aqui a riqueza das pessoas é que mandou, além dos governantes; a paisagem e a natureza foram ignoradas, e hoje sofremos as consequências. A corrida só vai coroar tudo isso, assim como será com a final da Copa, se for mesmo no Morumbi.

Um evento muito bom pra cidade; e não temos de ter vergonha de nos mostrar por mundo com a tosquice do não-planejamento que tivemos no passado e que reflete em todo e qualquer mal urbano de hoje.

Afinal quem vive aqui quase morre todo o dia pra garantir seu pão. Mas sobrevive pro dia seguinte, que nem em qualquer grande cidade humana.
A riqueza das pessoas acima de tudo, e a mesquinhez e o laissez-faire urbano dos governantes desde o século XIX, fizeram uma civilização urbana invejável, no local mais inadequado.

E que ronquem os motores da Indy !!!!

niko
niko
14 anos atrás

Me diga o nome de UM bom traçado de rua sequer, isso não existe. nem Mônaco nem nenhuma das provas da antiga CART e nem os modernos Cingapura e Valência da F1, são todos péssimos traçados, o de São Paulo vai ser mais do mesmo.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

14 de março… O importante é realizar um evento de caráter internacional em Sampa ANTES do prazo de desincompatilibilização para quem pretende concorrer ao Planalto poder entregar o troféu ao vencedor, não?

Um carro quebrado na Marginal atrapalha a vida do paulistano, imagina interditar um trecho… Além do que o mundo poderá conhecer, finalmente, a maravilhosa paisagem do Tietê ao vivo e a cores. Esta corrida é eleitoreira.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
14 anos atrás

Estava viajando, demorei para ver esta postagem. Se ainda der tempo para falar algo a respeito, é o seguinte: NÃO ACREDITO como existem pessoas que, ao escrever como escrevem, denotando ter ao menos o nível médio, ou mesmo o nível superior, engolem essa esdrúxula proposta de corrida nas ruas de São Paulo como sendo sensata, razoável, discutível. NÃO É SENSATA, NÃO É RAZOÁVEL, NÃO É DISCUTÍVEL!! É uma tremenda imposição política, uma ação que desrespeita o momento crítico por que passa essa cidade DOENTE, que precisa de cuidados, carinhos, respeito. TÁ TODO MUNDO DOENTE em São Paulo, porque São Paulo excedeu a capacidade de fazer as coisas sem planejamento. FALTAM DOIS MESES PESSOAL!! Fazer uma corrida de F-Indy em uma pista que NÃO EXISTE, daqui a dois meses? Que coisa mais irresponsável!! O prefeito, o secretário de tranportes, o secretário de esportes, têm que pensar em outras coisas, e rir de uma proposta dessas. Mas não. Eles “topam”. E o resto que se exploda!! LAMENTÁVEL!

Side Show Bob
Side Show Bob
14 anos atrás

Parece que o autor do blog, não aguentou mais e perdendo os pudores, tal qual seu “colega” jornalista? o “grande” Paulo Henrique Amorim, demonstrou seu lado petista mais radical, ou mais bem pago.

Ora deduzir que a Band elogia SP, por que o estado anuncia na emissora e isto é ruim, mas por outro lado, achar muito normal o Governo Federal ser o maior anunciante do País, é incoerência.

Se há um lugar onde se possa realizar a Indy é em SP, por sua pujança econômica e competência administrativa.

marcio
marcio
14 anos atrás

Daria para fazer algo melhor no aterro do Flamengo…

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Flávio,
Concordo com tudo que disse! E tem mais, quem não gosta dos seus comentários, que vá ler o PIG (segundo o PHA).

Abraços.

Dener
Dener
14 anos atrás

Pior é que tem gente que gosta de tal político só por causa do partido…

eu nem moro em SP e tenho ânsia de vômito só em ler o nome do Kassab, um cara que é completamente contra carros, que culpa eles por todo e qualquer problema que prefere resolver o problema da infra-estrutura mal feita, dos sinais não sincronizados, das ruas mal projetadas e da falta de fluidez do trânsito da forma mais fácil: Retirando os carros da rua…

mesmo assim o cara realiza uma corrida! caral… caramba, isso que é governador competente! eita!

não sei porque, mas tenho pressentimento que todo dia ele vai trabalhar de mercedes ou bmw.

tenho nojo do governo de SP, assim como tenho nojo do governo do PR, e tenho nojo do governo do RS.

dane-se o partido, são todos incompetentes.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

1. Sou jornalista. Há muitos profissionais do ramo que são incompetentes e até bandidos. Mas não são a maioria. Por isso, quando vejo nos comentários coisas como “imprensa nacional me enoja”, me sinto no direito de responder que ´é a população brasileira em geral que me enoja, descarregando suas frustrações em um blog. Só sabem cobrar atrás da tela de um computador.

2. Flávio, se você acordar de bom humor, até é divertido ler os comentários do blog. Caso contrário, é melhor nem olhar…

Rafael Chinini
Rafael Chinini
14 anos atrás

ta vendo Flávio..antes era o fim do mundo, agora já está na fase da aceitação! rsrs
acho que pior do que atrapalhar trânsito e tudo mais, é a qualidade da corrida…circuitos de Rua normalmente querem passar por pontos turísticos e marcantes da cidade…..ta certo, Brasil-Carnaval….mas..é um ponto um pouco feio da cidade….enfim. Sobre o traçado, não da pra inventar muito, e oq acho pior é o tamanho, 3.5 km, pequeno demais. Mas ainda é melhor que Abu Dhabi.

Wanderson
14 anos atrás

O que falta a você, Flávio Gomes, é um pouco mais de conhecimento humanístico. As pessoas não são malas, idiotas, néscios, “prostitutas”, etc., mas seres humanos que agem conforme a “mentalidade” a que tiveram acesso em seu período em vida, assim como você que, certamente, é o resultante de influências jornalísticas e comportamentais variadas. É o que penso, e posso estar equivocado, obviamente.
Poderias me conceder uma entrevista por e-mail? Caso sim, envie-me um para [email protected]

Abraço e um excelente 2010 a ti e sua família.

Jader  Lima
Jader Lima
14 anos atrás

Flavio assim como no blogs da ESPN tem cada comentario ridiculo mas vamos falar da prova, voce sabe qual empresa ficará responsavel pelos ingressos afinal falta 2 meses para a corrida e não ha noticias sobre os ingressos?

Vinicius
Vinicius
14 anos atrás

É verdade, bons tempos do Caminho do Sol, com o Zaidan. Eu gostava das participaçoes do Flávio, que o Zaidan dizia que era o torcedor do Portland Trail Blazers. Sempre quis saber, Isso é verdade, você realmente é torcedor do Blazers?

Mineiro
Mineiro
14 anos atrás

Flávio G…

Vc é um mala msm cara. Vc deve contentar com isso!!! ao invés de ficar tentando discutir sobre política e SÓ criticar algo que não lhe dê alguma melhoria, ou seja, GLOBO…vc não vai fazer alguma coisa que preste e sirva de base pra quem acessa o BLOG DO IG???!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Mineiro
14 anos atrás

Não. Sou fidelíssimo à Globo. Afemaria.

Socram
Socram
14 anos atrás

Flávio G…

Vc é um mala msm cara. Vc deve contentar com isso!!! ao invés de ficar tentando discutir sobre política e SÓ criticar algo que não lhe dê alguma melhoria, ou seja, GLOBO…vc não vai fazer alguma coisa que preste e sirva de base pra quem acessa o BLOG DO IG???!!!

Adilson
Adilson
14 anos atrás

“Enchrurrada” ou “enxurrada”?

Ò dúvida cruel!

Vou ao “twitter” consultar meu oráculo sagrado, meu governador lindão, minha última bolacha do pacote, e já volto com a resposta!

Adilson
Adilson
14 anos atrás

Pô, Flávio, você não tem visão mesmo, não é meu caro?

O Kassab está torcendo para não chover, mas se chover ele manda fazer uma prova de motonáutica neste traçado lindo e cheiroso que algum iluminado inventou para a Indy. Até as balizas do traçado o próprio Tiête vai fornecer, já estão lá agora mesmo flutuando e liberando metano.

Esta corrida é uma piada anunciada, depois o Serra e o Kassab que não reclamem.

Adilson
Adilson
Reply to  Adilson
14 anos atrás

Flávio Gomes = Jornalista Petista? Te juro, meu caro, disto jamais te acusarei.

Ligue não para tucanada, são um bando de despeitadas sofrendo de” lepitospirose micótica transcranina retroanal”, elas beberam muita água de cocô na Ponte da Bandeiras na última enchurrada.

De qualquer forma meus parábens por meter a boca no trombone e chamar a atenção sobre esta corrida esdrúxula.

clovis junior
clovis junior
14 anos atrás

Bom, prá variar os comentários acabam se tornando ataques pessoais, fugindo ao assunto, feitas por pessoas que acreditam que os mesmos promotores dessa corrida vencerão as eleições em 2010…Sugiro que a corrida se estendesse até o final da marginal, fazendo a corrida passar pelo Jardim Romano, que por incompetência desse mesmo governo, pessoas estão há 30 dias com 1 metro de água sobre suas casas. Ah, é verdade…choveu demais…a desculpa é sempre a mesma…
Votando a corrida…conforme os versos imortalizados pela Elis Regina…”são as águas de março fechando o verão, é promessa de vida no seu coração…” Indy com chuva na marginal, vai dar merda!!

NELSON RIBEIRO
14 anos atrás

SE FOSSE PARA ESPN TRANSMITIR ESTARIA TUDO NORMAL, ASSIM COM É OS CAMPEONATOS PATROCINADOS POR NARCOTRAFICANTES, MAFIOSOS, ENTRE OUTROS, (INGLÊS, POR EXEMPLO)

RIBEIRO

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  NELSON RIBEIRO
14 anos atrás

Não escreva em maiúsculas, não gosto.

Nicolau
Nicolau
14 anos atrás

e uma pista sem graça, burros mal gosto. local feio etc…………

alexandre
alexandre
14 anos atrás

Cara, não dá prá te aguentar falando em política. Tu é PT, tá na cara. E nota-se não pelo fascínio pela indústria soviética. É porque é cri-cri mesmo.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  alexandre
14 anos atrás

Se não dá para aguentar, vem fazer o quê aqui?

Felipe Simões
Felipe Simões
14 anos atrás

Fala Flávio.

Acho que se nós formos ficar debatendo quais eventos tem interesse políticos por tras dos mesmos, vamos ter muito pano pra manga. Isso não é de hj, não é só do partido x ou y, não é só aqui no Brasil. O que diríamos de um certo filme que está sendo lançado aih, sobre um presidente da república ? Vc tem todo o direito de expor sua opinião, e exigir respeito dos frequentadores deste blog, mas tb acho que, por ser uma pessoa pública e de bem, devia fazer isso com um pouco mais de cuidado, sem apontar tanto o dedo para outros veículos de comunicação sendo que os que vc trabalha podem por vezes comenter os mesmos “excessos” (somente uma opinião, não encare como uma crítica à vc ou seu trabalho, que por sinal são muito bons).

Bom, chega de política e vamos ao traçado. Não conheço muito bem a região onde os carros passarão, mas acredito que existem outros lugares mais legais (Pq. do Ibirapuera e entornos, por exmplo), mas acredito que o traçado tenha sido escolhido pela qualidade do asfalto (se é que em SP existe algum lugar com tal qualidade), já que o local está sendo reformado. Sei lá, acho que não precisa “nascer” perfeito tb, pode ser aprimorado com o passar dos anos.

Quanto à conta, a resposta é simples e óbvia. Somos nós que iremos pagar, mas já pagamos F1, Parada Gay, Reveillón na Paulista, IPVA e Seguro obrigatório, Imposto do Lixo, da Saúde, da Educação, disso e daquilo …. e o retorno é sempre o mínimo … sou como o colega que disse tb preferir que venha o evento, uma vez que continuaremos “pagando” por muitas coisas sem termos retorno algum.

Um abraço.

Júlio
Júlio
14 anos atrás

Fernando Cláudio ou Fernando Henrique??

Júlio
Júlio
14 anos atrás

Flávio
Nunca vi um blog com tantos PSDBestas e DEMoniocratas…

Realmente para essas bestas o que a cidade precisa é de uma corrida de fórmula indy e não de moradias, piscinões, coleta de lixo, vagas em creches, estudo de qualidade, etc, etc, etc.

Aloisio
Aloisio
14 anos atrás

Cada povo tem os políticos q merecem, depois de tantos anos no poder o DEM eo PDSB nao melhoram São Paulo em nada. Há tres anos atras eu conseguia sentar em um banco no metrô, hoje as vezes eu nem consigo entrar e esses safados ainda dizem o tempo q vamos gastar daqui pra li ou pra lá. Criticaram a Marta pela taxa do lixo e agora cobram taxa para vistoriar veiculos com um ano de uso. Criticaram sobre as enchentes e agora vão aumentar o Iptu em 40%. Nunca melhoram os onibus, a Marta foi a única a enferentar a Máfia dos transportes e agora a inflação é de menos de 5% e eles aumentam em quase 20% o valor das passagensss. Existem indicios de fraudes em vários segmentos mas tanto o estado quanto a prefeitura não deixam uma CPI seguir em frente. E esses analfebetos políticos ainda te chamam de Petista Flávio?Nas propagandas comparam rodovias paulistas com as Europeias ( França, Holanda) só nao comparam os valores dos pedágios e esquecem de dizer que essas rodovias foram feitas com dinheiro público. Onde vai o Ipva? E o ICMS dos Veículos? E o dinheiro das multas? Eh infelizmente cada povo tem o polític q merece. E se Deus quiser jamais governarão o Brasil……..

Maurício
Maurício
14 anos atrás

Nao seria melhor a prefeitura do DEMO organizar uma corrida de lanchas? =)

claudio
claudio
14 anos atrás

Deixa as crianças correrem … vai ser da hora, só bla,bla,bla
vamos assisstir a corrida e ja era.

Júlio
Júlio
14 anos atrás

Quero ver se der uma dessas enchentes… Os carros vão virar lanchas, assim é mais fácil resgatar os desabrigados!?

Maurício Rodrigues
Maurício Rodrigues
14 anos atrás

As contas no Brasil nunca fecharam mesmo que o lucro ou prejuízo sejam certos de alguma forma somos convêncidos do contrário. De maneira mais abrangente seria importante questionar sobre quem pagou a conta do PAN e quem pagará a conta da copa e da olimpíada, e indo alem como estarão as contas do comite olimpico, da copa e de seus dirigentes? Gordinhas eu acho……

Rio Tietê
Rio Tietê
14 anos atrás

Deixa a corrida acontecer Flavião….põe na conta dos responsáveis pela limpeza do nosso Rio Tietê… o mundo inteiro conhecerá as águas cristalinas dele!

guilherme
guilherme
14 anos atrás

Flávio
Respeito muito você como jornalista e sou freqüentador do seu blog, acho que você sempre acerta mais do que erra, mais como o debate é sempre bom e blog serve para isso, vamos à briga:

1. Você queria que o secretário dissesse o quê? “Gente , ferrou somos incompetentes, vagabundos e vocês estão todos f….” discurso de político sempre foi esse desde Cabral. Pq o do Serra seria diferente?
2. Essa história de arquibancada na reta a meu ver é bobagem, seu maior erro. Não acontece nada em chicane ou em curva. Legal em circuto é estar presente, ver os carros, ultrapassagens, (uma batida não é de todo ruim tmb), além do que eu acreito que serão possíveis ultrapassagens na reta do sambódromo o que seria o melhor da corrida(vamos esperar para ver você queimar a língua)
3. Concordo que achei o traçado morno. Poderia ter feito algo mais excitante. Já pensou os carros dando a volta no campo de bagatelle?. Não sei de nenhum circuito no mundo que tenha uma curva assim de quase 360º em baixa-média velocidade e com a estátua do 14 bis… faltou imaginação …
4. Quanto a quem paga a conta, bom serão os mesmos que pagam pela f-1 em são paulo. Afinal não são é este evento, junto com a parada gay aqueles que mais trazem turistas e investimentos diretos?
5. Seja mais positivo com relação a esta prova, nem tudo que é feito no Brasil é destinado ao fracasso, a gente deixa para meter o pau depois que a prova acabar para que melhore no futuro, prefiro a prova aqui do que ficar bancando a viúva

Daniel Costa
Daniel Costa
14 anos atrás

Quem vai pagar a conta?!! Há há há há há… Para um jornalista até que bem rodado não parece um questionamento muito inteligente. Quem paga a conta da formula 1? Quem vai pagar a conta da copa do mundo de 2014 e da olimpiada de 2016? Não que eu seja a favor das duas últimas por questões pilíticas e exemplos anteiores, mas ignorando a retórica da sua questão eu respondo. A corrida de interlagos, só para manter o assunto corrida, rendeu em torno de 74 milhões de reais neste último evento. Se a fórmula Yndi render 24 milhões a menos renderá aos cofres 50 milhões. Hã… Será que é um bom negócio??Pois é meu caro jornalistas não deviam vestir camisas de partidos poíticos também, como você mesmo acusa a rede bandeirantes de fazê-lo. Seus interesses em primeiro lugar, jornalistas e redes de comunicação, o povo e o Estado enquanto nação em sabe Deus que plano. Sinto nojo da imprensa nacional.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Daniel Costa
14 anos atrás

Nervosa, santa?

Antonio
Antonio
14 anos atrás

É Flavio Gomes, vc só esta falando isso porque e Band que vai transmitir a corrida, eu queria ver si fosse a Globo si seu comentario ia ser o mesmo, como eu conheço seus comentarios, eu tenho certeza que não porque vc é um puxa saco da Globo.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Antonio
14 anos atrás

É verdade, você me conhece muito bem.

Emerson
Emerson
14 anos atrás

FG,
Parabéns pelo seu serviço e compartilhando com os leitores que adoram o mundo esportivo sobre 4 rodas suas materias. E aos que não aceitam tais comentários é melhor irem para blog´s de fofocas de novelas… Abs

Raphael Bento
Raphael Bento
14 anos atrás

Claro, a corrida ser na marginal tem tudo a ver com as eleições… Mas tem lugar melhor em SP?

vinicius
vinicius
14 anos atrás

ola flavio… muito bom o seu artigo/comentario/ desabafo e etc…

olhando o circuito parece ser uma mistura de adelaide com phoenix e long beach…. pelo q fui acompanhando nos comentários do pessoal acabei gotsnado do que foi falado por alguns… de fazer a corrida a noite pra camuflar a sujeira e pobreza do rio tiete e arredores….. e um cara disse algomuito pertinente… se a F1 proibe por contrato correr no mesmo circuito entao nada mais plausível que reformar o anel externo de interlagos.. a prova seria no mesmo lugar mas com outro traçado… acho q seria suficiente para cumprir o estipulado com a FIA e interlagos teria uma chance de rever parte do autódromo original sendo reconstruído…. bem que eu, que tenho 28 anos, gostaria de ver o traçado original de interlagos sendo revitalizado.. por maiores os problemas urbanísticos que isso poderia causar…

abraços e boa tarde

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Li mais umas duas vezes seu post para tentar enxergar alguns viés político nele. Fora o comentário sobre o ´”secretário Tá tudo bem”, não achei nada que justifique toda essa discussão.

Eu particularmente simpatizo com idéia do GP. Mais esportivamente e por ver uma corrida em um traçado que conheço muito bem (horas da minha vida parado por ali).

A questão do trânsito é complicada mesmo. Mas complicação já temos gratuíta e compulsóriamente todos os dias. Então por que não fazer o evento?

Me perdoem por dar meus dois tostões sobre a discussão política. Mas eu acho que aqui é um Blog cujo assunto principal é automobilismo, logicamente que por ser um blog. O dono dele tem todo direito de esmiuçar o seu próprio cotidiano e de dar seus pitacos sobre o que lhe vier à cabeça. Mas acompanho o Blo do Flávio Gomes há muito tempo nunca vi em nenhum post nenhuma ofensa gratuíta ou qualquer pregação política escancarada. O autor somente nos dá elementos para pensar, refletir e debater. Sempre com respeito. Algo que está faltando aqui. Não é algo agressivo e violento como os Reinaldos Azedos e Diogos Mainards que chamam de burro quem não concorda com eles. O complicado são esses zelotes virem defecar aqui nesse blog. Pelo menos se baseiem em argumentos melhores.
Abraços

Lourival Machado
Lourival Machado
14 anos atrás

Boa tarde flavio, gostei muito do seu comentário, eo carnaval niguem falar nada.

wilson
wilson
14 anos atrás

O quê eu vou falar a respeito disso.

O povo brasileiro é idiota mesmo,A cidade precisando de obras para não alagar mais e o povo preucupado em mostrar São Paulo para o mundo.mostra as enchentes,os alagamentos,assaltos,inclusive o que a prefeitura esta fazendo conosco.
Formula indy e stock car é a mesma coisa são pilotos recintidos em outras categorias que se escoram por não ter competencia na formula 1.

gilson.bh
gilson.bh
14 anos atrás

Caraca, o Flávio tá com a macaca hoje. Será que sua esposa dormiu de calças jeans? Não me lembro de ver tantas respostas afiadas…

Vixi, não devia nem ter postado comentário algum hoje. Só postei porque o Indy é legal e merece sim um voto de confiança. Só tem grana para a F1 é? Só porque a F1 é da Globo?

joaquim machado
joaquim machado
14 anos atrás

O que a TV Bandeirantes e seu comparsa Boris Casoy vão falar da limpeza do autódromo e das imediações?
Os garis serão convidados para trabalhar neses dias?

Alexandre Dumas
Alexandre Dumas
14 anos atrás

Vc queria o quê? O Lula traz a Copa e as Olimpíadas, o Serra e se filho tinham que trazer alguma coisa. Agora, vai ter obra? Cuidado para não ficar embaixo de nada na hora de cobrir o evento. Fica ao ar livre Flávio.

william
william
14 anos atrás

Ola FG. Acabo de voltar de um almoco onde eu comentava que tive as mesmas impressoes que vc sobre o circuito… :S
Suportemos ! (risos)
[]´s

Marcel
Marcel
14 anos atrás

A partir de hoje não mais irei ler/assistir seus comentários, em especial na ESPN, vez que até Reginaldo Leme (comentarista remunerado pela Globo) consegue falar sobre a Indy com a necessária isenção, apesar de sua clara vinculação com a F-1.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcel
14 anos atrás

Ótimo, ligue para sua operadora, tem alguns pacotes mais baratos sem a ESPN.

Alex
Alex
14 anos atrás

FG, gostei muito do seu post como de costume.
Mais a melhor parte dele tem sido os comentários. É impressionante como as pessoas estão alienadas no nosso país. Apesar do crescimento econômico e da melhora na escolaridade, as pessoas não enxergam o que está na frente do nariz!!!!! Acham que todos os jornalistas são imparciais e que o Serra e o Kassab são santos!!!
A culpa de tudo isso deve ser da Marta!!

Marcel
Marcel
14 anos atrás

Já que existem tantos interesses junto a F-1, então está explicado, falta imparcialidade,e, consequentemente, credibilidade em seu comentário, ambos necessário à prática de um jornalismo sério.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcel
14 anos atrás

Exato. Não sou sério. Nem crível. Agora suma.

Alexandre Dumas
Alexandre Dumas
14 anos atrás

O caráter bajulatório da band ao prefeito e governador não decorre simplesmente da Indy. Há uma questão ideológica por trás disso tudo. Ademais, a filha do Saad é ASPONE do Serra, viajando junto para ir ver o Arnold Esteróidezenegguer às custas dos paulistas.

Zeca
Zeca
14 anos atrás

Eu sei que esta prova é um assunto polêmico, mas em termos de automobilismo, a notícia que mais me abalou, foi a liberação do Flavio Briatore. E ele ainda vai pedir indenização para a FIA…
A provinha de Indy em SP é pequena perto disso. E quem deve pagar a conta é Band.

EDISON BALDAN
EDISON BALDAN
14 anos atrás

É Flávio…a conta vai sobrar, como sempre, para os contribuintes!!!!
Será que os reajustes do IPTU e da “famosa” taxa de inspeção veicular servirão para a melhoria das condições da cidade? E sem falar que esta taxa não mais será devolvida ao contribuinte, uma vez que temos poucos encargos e impostos a pagar neste país!!!!