NAS ASAS
SÃO PAULO (e a bola rola) – O Wesley Iamaguti manda a notícia, que entristece os que apreciam as boas aeronaves. Depois de 40 anos de bons serviços prestados, os Tupolev TU-154M foram encostados pela Aeroflot. Mais detalhes no blog Cavok, sempre com ótimas informações sobre aviação.
Vão trocar por AirBus. Façamos um minuto de silêncio.
INTERESSANTE COMO A ´RÚSSIA PAROU DEPOIS DA IMPLOSÃO DA URSS… LINDO AVIÃO!
Uma vez eu vi este avião lá no aeroporto de Salvador, era bem diferente daquilo que estavamos acostumados, suas asas eram bem próximas do chão, e o seu trem de pouso lembrava aquela Tyrrel de seis pneus, mas o bichão era grande.
Tecnologia de ponta, é isso aí:
Boeing 727, copiando Tu154;
Concorde, copiando Tupolev;
Fiat 124, copiando Lada.
…
AeroPloft…
A parte ruim de viajar nesses aviões antigos é que ao contrário dos carros, não dá para parar no acostamento se o motor pifar ou queimar a bobina…
Só mesmo com Deus do lado para viajar num esquife desses!
Grande abraço!
Posso dizer que tive a sorte de voar num desses em 1976, num voo para Viena depois que nosso DC-9 da KLM quebrou, e a empresa holandesa nos relocou para o primeiro vôo que apareceu… um TU154 da Aeroflot.
Minha maior lembrança era o baixíssimo ruído quando os trens de pouso das asas eram recolhidos, por serem acondicionados em “side-pods” nas asas, ao contrário dos Boeings e Douglas que eram na fuselagem.
É sempre triste ver uma aeronave se aposentando. Mas o simples fato dela ter resistido ao tempo já é muito legal. Este avião é lindo, mas sem manutenção, não dá. Jato puro, gasta e polui p’ra cacete, tem que dar espaço para os mais modernos. Cavok!
Na minha opinião é a aeronave que tem um dos design mais belos da aviação, depois do Concorde é claro. Uma coisa que perdeu a graça devido ao uso dos fingers, é que o passageiro não vê mais a aeronave, é o mesmo que sair de uma sala e entrar em outra. Era muito mais legal vc subir pelas escadas externas, era mais glamouroso, vc via a aeronave em detalhes, suas asas, seus motores, sua empenagem, tudo bem de pertinho! Bons tempos ! A propósito tenho um kit russo desse Tu-154 da Aeroflot para montar. Vou iniciar amanhã mesmo !
Você está coberto de razão. Viajar de avião era uma (quase) aventura – o ruído do motor, os outros aviões taxiando de perto… Hoje é mais uma experiência asséptica.
Fiquei sabendo que trocaram mesmo pela fadiga estrutural, além dos interiores em estado deplorável, como por exemplo, portas de bagagens internos caindo, bancos com mal funcionamento e o fato de que peças para reposição recondicionadas etc e tal.
Trocando por miudos, o simples fato de voar com os TU’s 154-M passou a se tornar um tanto perigoso.
Façamos mesmo 1 minuto de silêncio MESMO. Porém a troca foi bem feita.
Boeing nem pensar…
Já vai tarde!!!
Qual o problema com os Airbus?
Obrigado pela referência do CavokBlog na sua coluna. É esse tipo de comentário que dá prazer em continuar a fazer um trabalho legal. Abraço, Fernando Valduga, Editor do Cavok
Pelos comentários do Nivaldo e do AC, posso dizer que a Aeroflot trocou 6 por meia dúzia!!!
Flavio,
num outro post do blog sobre o mesmo avião, encontrei o link deste site:
http://englishrussia.com/?p=613
Fica minha pergunta a você e a toda galera do blog:
Qual seria melhor? Esse aí do Yeltisin, ou o tão falado “Air Force One…”???
Alguem sabe qual o Putin usa? O usado pelo Lula também tem esses mimos na decoração???
No quesito pintura externa, o mais bonito na minha humilde opinião é esse:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/80/Ed-Force_one_757.jpg
UP THE IRONS!!!!!
Avião com chuveiro eu já vi… o A380 da Emirates tem. Mas com bidê???!!!! rs
Olha, um 727!
–
É, complicado aposentar um avião que aguentou tantos anos de transporte de passageiros num país-continente como a Rússia. Mas enfim, decisão deles… ainda por cima, Airbus? Ah, santa paciência Batman…
airbus? podiam trocar ao menos por tu-204, e com umas encomendas firmes do ms-21…
1 min de silencio e varios anos de segurança e paz, afinal eles viviam caindo la pras bandas da asia e africa
Ja’ vao tarde!
A quantidade de gente que esse trambolho matou e’ imensa.
Como era uma cópia do 727, acabou como o original…
“Vão trocar por Airbus”
Prova de que continuam a gostar de voar com emoção.
Em tempo:
…apesar do Tu-154 ser belíssimo. Mais que o Jorjão.
Eu trocaria por Embraer ;-)
Talvez seja esse um dos motivos:
http://www.youtube.com/watch?v=vywXOXc-EPE&feature=related