CURITIBA IN TROUBLE

SÃO PAULO (daqui a pouco não sobra nenhum) – Avisa o sempre atento Francis “Poeira na Veia” Henrique que o autódromo internacional de Curitiba/Pinhais corre risco. O terreno onde fica o circuito pode ir a leilão nos próximos meses, para pagar dívidas trabalhistas de um de seus antigos (do terreno) proprietários. A notícia completinha está aqui, no site da “Gazeta do Povo”.

Fiquemos atentos. Ao lado de Interlagos, o autódromo curitibano é o único no Brasil que recebe eventos internacionais e tem padrão FIA (o WTCC corre por lá há alguns anos). Vamos ver quem se mexe para resolver o problema. Será que a CBA está sabendo?

pinhais

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mineiro em SP
Mineiro em SP
14 anos atrás
Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

ri muito do want want

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Entendo que o Autódromo de Pinhais tenha valor histórico. Mas a estrutur não é boa não. Existe um portão de 1,20m de largura por onde 70% das pessoas que vão lá tem que sair. Ninguém pensa em reformular aquilo, apesar de ser barato.

Fica numa região atualmente muito populosa, dando vários problemas ambientais…

Se Curitiba quer um autódromo, precisa fazer um, algo que todos sabem que não surgirá.

Corrida de rua, que muitos criticam, é uma forma de garantir incentivo ao automobilismo, por que cria a paixão. Tem que ser feito direito, precisa interagir, mas uma corrida no centro não fica incólume como o Wtcc fica todos os anos preso ao subúrbio. Nem subúrbio é, é região metropolitana. Seria como querer sucesso de uma corrida em sampa realizada em santo andré, no meio de casas.

Mas, sincermente, duvido que conseguiriam aprovação de uma prova da prefeitura envolvendo o palácio do governo. Requião ia adorar uma chance de boicotar alguma idéia do Richa.

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
14 anos atrás

No site do Autódromo tem a seguinte manchete: “Calma que o AIC ainda é nosso”. O maior problema do autódromo de Curitiba é a localização. A dificuldade em acessos é enorme. Eu sou daqui e já me acostumei, mas quem vem de fora reclama um tanto.
Acredito que é uma boa oportunidade para colocar o assunto em discussão aqui na cidade, ainda mais com a sugestão de fazer o WTCC na rua no ano que vem.

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
14 anos atrás

Sou curitibano e estou muito triste com esta noticia, do jeito que as coisas estão caminhado aqui no Brasil, vai chegar um dia em que não haverá mais nenhum autodromo, tudo será transformado em loteamento, e as corridas serão realizadas somente nas ruas!!!
A CBA é um m… mesmo!!!!!!!!

João Carlos
14 anos atrás

No Rio a situação é crítica. Temos que reconhecer a luta do André Buriti e mais alguns mas parece que pouca gente com influência polítca está interessada. Mas isso não é novidade, o automobilismo sofre com situações como essa há muito tempo. Na verdade, grana mesmo pra manter um autódromo em condições só em S.Paulo.
Um pouco dessa história de autódromo do Rio em:
http://cariocadorio.wordpress.com/2009/12/26/autodromo-do-rio/

André Buriti
14 anos atrás

A CBA atualmente só serve pra homologar a F1 e essa aberração chamada F-Indy nas ruas de São Paulo, saiu hoje uma nota dizendo que o Bernie estava irritado com essa história da pista de rua e está pressionando a CBA a não homologar o traçado, e se eles homologarem? Claro que podemos sofrer retaliações, inclusive o não reconhecimento dos campeonatos nacionais para fins de obtenção de licenças para os pilotos brasileiros correrem lá fora.
Lá no meu blog comentei sobre esse assunto e as portas na cara que a CBA vem levando da prefeitura carioca, estão empurrando com a barriga, depois que tomarem a calça arriada vou só levar as correntes pra amarrar o Cleyton no portão 7 e mandar o trator passar por cima.

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
14 anos atrás

Flávio, este assunto rola faz uns dois anos aqui em Curitiba, eu já entrevistei a advogada das duas pessoas que conseguiram a penhora judicial e com os dirigentes do autódromo.

Pelo que consegui apurar, a turma que comanda o AIC tomou os devidos cuidados para guardar a grama necessária para pagar a indenização e evitar que a área seja vendida. Sá que esta medida só vai ser tomada quando o leilão for oficialmente marcado, algo que se arrasta há algum tempo.

Além disso, apesar do autódromo ficar na vizinha cidade de PInhais, o prefeito curitibano é louco por corridas — aliás pilota melhor do que dirige a cidade — e certamente participará da mobilização para impedir o fechamento da pista, que pode não ter o traçado dos sonhos mas é bem cuidada e bastante utilizada.

Samucão
Samucão
14 anos atrás

“Será que a CBA está sabendo?”
Não, como sempre!!!!!!!!!!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Era só o que faltava! Já temos poucos autódromos, e os que existem são leiloados, vendidos, espoliados, transformados em vilas olímpicas de araque… Que inferno! Paulão, Ingo, contamos com vocês!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

CBA = Confederação Brasileira de Abobados! Pra nao dizer coisa pior…

Alexandre Baseggio
Alexandre Baseggio
14 anos atrás

Vou comprar pra criar vacas e ovelhas

Flavio Perillo
Flavio Perillo
Reply to  Alexandre Baseggio
14 anos atrás

Se for para criar “queroquero” já tem um monte por lá.
Nunca vi tantos por metro quadrado.
A “gringaiada” do WTCC chamam de “wantwant”!!

R.chubter
R.chubter
14 anos atrás

O autodromo do Rio de Janeiro também está abandonado e ninguém faz nada.

Que pena!!!!

Luiz Salomao
14 anos atrás

A legislacao trabalhista esta correta, ta devendo pro empregado, tem q pagar mesmo! ninguem pode se enriquecer as custas do trabalho de outrem e no arrepio da lei! que merece receber as criticas e a CBA, que so vem contribuindo para o desmonte do automobilismo nacional. eu acredito q a CBA ta dando gracas a Deus, ta torcendo p acabarem com o autodromo, p fazerem um loteamento popular no local, assim, os cartolas continuariam ganhando o mesmo salario e trabalhando menos! a diretoria executiva da CBA nem bem foi empossada e ta precisando ser substituida! Alias, vc leitor, sabe quem faz parte da diretoria executiva da CBA? pois é, ninguem sabe!

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
Reply to  Luiz Salomao
14 anos atrás

Camadara, aproveitando o seu gancho, o autor da postagem, embora tenha se manifestado (corretamente, ao meu ver) contra mais uma ameaça de abandono de um dos poucos bons patrimônios do automobilismo nacional, considerando a “veia esquerdista” dele (sem ofensas, é claro :-D ), diria que faltou algum comentário por parte do Flávio em relação ao que os trabalhadores tem a receber, contra ou a favor.
Porque eu também concordo com você quando diz “ninguém pode se enriquecer às custas do trabalho de outrem”.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

marcão
marcão
14 anos atrás

De novo um autodromo está pedindo socorro!

Que coisa!

Tem que falar sim da CBA! E mal!
Esses caras são uns fracos, É o maior cabidão lá! E olha que só tem doutor disso e daquilo!

Deem uma olhada no site! É tudo chará “Dr” fulano de tal!

Mas…. Piloto ex piloto, gente envolvida com o esporte só tem 2 o “Paulão” Gomes, e o Ingo Hoffeman…

O que eles podem fazer? Acho que nada no meio dessa doutorzaiada! Que deve ter um contracheque gigante a cada final de mes!

E o esporte vai indo, indo e caindo caindo, até não conseguir se levantar mais. Aí muita gente vai lamentar, mas vai ser tarde!!
É triste ver em que pé estamos. Do jeito que vai daqui a pouco sobra pro templo! Com essa de corrida de rua em SP., daqui a pouco estoura qualquer coisa pro templo.

Juntando esses caras cartolados doutorzados e politicos interesseiros, vamos ter corridas só na marginal e não demora muito. Do jeito que a coisa vai o melhor seria os interessados mesmo no templo procurarem uma empresa grande ou um grupo pra arrendarem aquilo se não a gente logo logo dança….

Willian
Willian
14 anos atrás

podiam botar a indy pra correr lá e salvar SP do mico!

MSM
MSM
14 anos atrás

Esqueci de perguntar: Como anda o projeto do autódromo em Santa Catarina? Ainda vai sair?

Eric
Eric
14 anos atrás

Brasil….Brasil….

MSM
MSM
14 anos atrás

Só notícia ruim no nosso automobilismo. Daqui a pouco só vamos ver disputas em autoramas instalados nos shoppings ou os chatíssimos kart indoor.

Leandro
Leandro
14 anos atrás

E uma novidade (ou não) sobre a WTCC em Curitiba. Seria melhor mesmo uma corrida de rua?
http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=972753&tit=Curitiba-estuda-levar-sua-etapa-para-a-rua

Júlio
Júlio
14 anos atrás

Engraçado que o autódromo de Curitiba não foi nem cogitado para receber a Indy…

Bruno Coraiola
Bruno Coraiola
Reply to  Júlio
14 anos atrás

O traçado de Curitiba é crítico para categorias “de alta velocidade” porque não há área de escape na Curva da Vitória, que é de média para alta velocidade. Escapou, vai direto no muro. Eu mesmo já “deixei” dois carros alí. Foi, no meu ponto de vista, um erro cometido na reformulação do Autódromo. Poderiam ter sacrificado um tanto de arquibancada e feito uma boa área de escape.

Flavio Perillo
Flavio Perillo
Reply to  Júlio
14 anos atrás

O problema não é tanto a arquibancada, mas a passarela para os boxes, cuja pilastra fica bem na saída da curva.

Fábio Amparo
Fábio Amparo
14 anos atrás

Flavio

Me lembro que tempos atrás você comentou no Limite que havia participado do lançamento de um projeto que consistia na construção de um centro dedicado ao automobilismo em Campinas. Ia ser algo bem completo, com hotel, centro de convenções, etc…

Isso saiu do papel, ou é mais um projeto pra coleção?

Abraços
Fábio Amparo

Dalton
Dalton
14 anos atrás

É o preço do progresso, o fim é para tudo e todos

Pedro Giulliano - @magallz
Pedro Giulliano - @magallz
14 anos atrás

AAAAAAAAAH NAAAAAAAAAAO!

a unica diversão decente nessa cidade, tirando o Botanico e os bares do Batel, e ainda querem ferrar com o nosso lindo autodromo? AHH NAAAOOO

vou ter mesmo que acampar e fazer protesto no lugar que marcou minha infancia! #ComCerteza!

mas FG, eu acho que o autodromo nao corre risco, é lucrativo oras…
recebe a 2ª mais importante categoria de automobilismo do mundo (WTCC), recebe duas etapas da “categoria mais importante do Brasil” (Stock Car – vide Globo), e recebe “a categoria mais popular do Brasil” (Truck – vide BAND)…
sem contar que a Força Livre Motorsports movimenta muito esse autodromo nas Arrancadas, as arquibancadas ficam lotadas quase todo final de semana que tem…
fica meio as moscas no Paranaense de Marcas, mas msmo assim, por causa das arrancadas, tem um bom movimento!

eu acho que quem assumir, nao vai demolir um negocio que dá certo pra construir predinhos da CoHab!

jose luiz ribeiro da silva
14 anos atrás

outra má nova é que o museu de automóveis antigos, aqui de ctba, foi atingido pela chuva e ficou inundado.

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

Não sei se alguns de vocês já passaram por isso; este é o único autódromo que tem horário de entrada. Quando íamos correr por lá, tínhamos que sair para jantar e retornar antes das 21hs, se não ficavámos para o lado de fora. Uma vez o Djalma Fogaça levou o portão no peito, ou melhor no parachoque pór causa dessa regra. E se caso houvesse algum som ligado, risadas altas ou motores ligados, lá vinham os seguranças pedir para parar. Espero que isso tenha acabado pois é uma excelente pista e o 2º melhor autódromo do País.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
Reply to  Luis Fernando
14 anos atrás

Luiz, esse negócio de som alto e horário para entrar e sair é por problemas de legislação. A Stock para correr lá tem que usar um escapamento especial, que deixa o carro mais silencioso, mas também tira potencia. Tem limite de barulho e horario, tanto que você não pode ter uma corrida noturna por lá. Isso na época que trabalhava na Stock, a uns 5 anos já.

O pessoal de CTBA devem saber informar melhor…

Dú
14 anos atrás

Mas não tem problema, o de Goiânia vai ser padrão para F1.
Como está a história do “estudo” encomendado ao retardado da F1 pelo Governo de Goiás? Fez de graça o estudo?

Jair
Jair
14 anos atrás

A gazeta do povo não é um meio de comunicação muito confiável e adora dar notícias tendenciosas… segue link que esclarece mais o assunto… http://www.autodromodecuritiba.com.br/pop_clipping.htm

leonardo muntoreanu
leonardo muntoreanu
14 anos atrás

Vamos ver se a cba toma providencia e não deixa outro autodromo ir para o saco , pq nos estamos ficando sem opção para receber e fazer eventos , ja chega o autodromo do Rio que o Sr Cesar Maia fez o favor de mutilar acabando com o automobilismo carioca . Um abraço !

RafaAPH!2010!
RafaAPH!2010!
14 anos atrás

Triste!!!!!!!!!!!!!Pois fui para Curitiba nas duas corridas da Stock Car em 2009, e o que vemos em um autódramo em dias de competições? carros rebaichados, escapamentos abertos, velocidades autas, pegas etc: tudo o que não se pode fazer nas ruas. Por isso deveriam apoiar mais a construção e reformas dos autódramos para que isso aconteça lá dentro de forma correta!!!
Flávio Gomes qual sua opinião sobre uma campãnha para incentivar o uso de carros de ruas em autódramos para evitar trajédias nos rachas de rua?

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  RafaAPH!2010!
14 anos atrás

Eu apoio uma campanha para ensinar o pessoal a escrever direito.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
Reply to  RafaAPH!2010!
14 anos atrás

Boa!! Quem sabe o próximo passo das ferramentas de blog seja criar um corretor ortográfico (e gramático).

Sergio Villarim
Sergio Villarim
Reply to  RafaAPH!2010!
14 anos atrás

Alguém traduza isso, por favor?

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Putz, que porcaria…..O autódromo de lá é muito bom. Aliás, junto de Interlagos, os únicos decentes no Brasil. O resto tá de dar vergonha. Bom, quanto à CBA, melhor nem perder tempo comentando.

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
14 anos atrás

PÔ, mas sabe como é, vai que de repente esta é aquela oportunidade de negócio que você sempre sonhou, ter seu próprio autódromo para acelerar e ainda ganhar uns trocos com a locação do espaço? Esse leilão não sai, com certeza pedirão a substituição do bem ou algo assim. Seria uma pena, para não dizer uma enorme burrice, Curitiba perder este espaço. Como já dito, é um espaço rentável e sempre conta com bom público qualquer que seja o evento.

Rodrigo Melo dos Santos
14 anos atrás

Pessoal, que encrenca hein! toamara que resolva tudo, aqui em Curitiba a galera gosta da coisa! Por exemplo, o que se ve de carro com adesivos do autódromo com promocionais de Prova nas ruas de Curitiba não é brincadeira, volta e meia vc encontra com algum carro com adesivos do arrancadão, stock, wtcc, etc, ja fui algumas vezes na Stock, e na Trcuk quando tinha, além de brincar no kartódromo, fora as provas na Terra ali do lado!
Abraços

Janus
Janus
Reply to  Rodrigo Melo dos Santos
14 anos atrás

Na verdade a Truck já voltou pra lá faz tempo, 4 ou 5 anos pelo menos.

rubens
rubens
14 anos atrás

UMA PENA MESMO!…MAIS UM AUTÓDROMO NA FILA DOS QUE VÃO PRO SACO!
SÃO PRAÇAS DE UM ESPORTE QUE RENDEU MAIS CAMPEONATO MUNDIAL PARA O BRASIL …DO QUE O FUTEBOL!
PLACAR: 8 X 5 PARA O AUTOMOBILISMO

Flavio Perillo
Flavio Perillo
14 anos atrás

Tudo verdade o que o Flávio fala pessoal!
Circuito excelente, com boa infraestrutura.
Box com tamanho compatível com as “tralhas” que os gringos do WTCC trazem.
E um detalhe! O pessoal de lá lota as arquibancadas para qualquer evento que seja.
Tem eventos com provas de arrancadas e carros Tunning quase todas as semanas.

Fábio Amparo
Fábio Amparo
14 anos atrás

Flavio

Ultimamente a CBA só tem se mexido para arreecadar com as corridas de Stock Car e da F1 em SP.

Fora isso, o interesse dos caras em elevar o nível do automobilismo nacional é zero. Outras categorias que têm potencial para ser tão populares quanto a Stock (especialmente as com carros fórmula, onde praticamente existe só a F3 Sulamericana) não têm atenção que merecem.

O automobilismo europeu e americano – além do interesse financeiro, é claro – têm pessoas no comando que realmente se importam e vivem a paixão por corridas.

Indignado com esses picaretas.

Fabio Amparo

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
14 anos atrás

Nossa é uma pena , tomara que reolvam . Nossas leis trabalhistas são um lixo , são paternalistas e protecionistas , porém só para um dos lados , país de terceiro mundo com leis trabalhistas iguais a da França , é nisso que dá !

Jean Rul
Jean Rul
14 anos atrás

Se a CBA está sabendo, estão cagando. Sempre estão. Ajudar a remediar esta situação não vai aumentar a venda de licenças, então…

Victor
Victor
14 anos atrás

Como se a CBA fosse fazer alguma coisa, sabendo ou não, né?

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
14 anos atrás

Talvez sim, talvez não. Sexta-feira passada dia 05/FEV estava no aeroporto e vi um senhor magro, grisalho, cerca de 1,70m com uma camisa da CBA e o logo do AIC (Autodromo Internacional de Curitiba) pastinha na mão e seguindo para São Paulo.

Flavio Perillo
Flavio Perillo
Reply to  Felipe Luz CWB
14 anos atrás

Devia ser o Toninho de Souza, promotor do WTCC em visita à cidade para acetos finais da prova que se realizará 5, 6 e 7 de março. Compareçam! É uma “corrida real com carros reais”. Tem até Lada e andam prá caramba.

Vantoil Lima Jr.
Vantoil Lima Jr.
Reply to  Felipe Luz CWB
14 anos atrás

Eu concordo com o Flavio Perillo, eu já fui de SP a Curitiba especialmente para o WTCC!!! É muito legal mesmo, carros e pilotos do mais alto nível (pena que o Zanardi aposentou, mas tem grandes nomes como Tarquini, Priaulx, os Müller’s, Farfus e cia).

Eu só acho que as corridas são rapidinhas, mas são duas, então dá para se divertir. Ah, isso sem contar do X-Bacon enorme que eu comi em uma das lanchonetes!!!

Leandro Dantas
Leandro Dantas
14 anos atrás

A CBA se importa com isso?

Pedro Giulliano - @magallz
Pedro Giulliano - @magallz
Reply to  Leandro Dantas
14 anos atrás

E a CBA se importa com isso? [2]

lucros e lucros meu caro…

soluções? deixe que as emissoras decidam e façam!