DICA DO DIA

SÃO PAULO (nada é como parece ser) – Espetacular é pouco para descrever a qualidade das fotos de Hélvio Romero, da Agência Estado, publicadas neste blog. “Janelas Paulistanas” é o nome do trabalho. Romero clicou fachadas de casas e prédios de São Paulo, de todos os tipos, zonas e classes e locais.

São verdadeiros poemas visuais, como esta abaixo, de um prédio ao lado do Minhocão — uma aberração arquitetônica criada por Paulo Maluf lá no final dos anos 60 que, simplesmente, estragou para todo o sempre o Centro da cidade. Por essa degradação pagamos até hoje. Um dia alguém será generoso com São Paulo e derrubará essa merda.

A dica é do Bruno Mantovani, via Twitter.

H004

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hélvio Romero
14 anos atrás

Oi Flavio, tudo bem? Brigadão pela divulgação do blog. E obrigado também à todos que comentaram o ensaio. Para quem quiser ver mais cenas de São Paulo aqui vai meu blog: http://helvioromero.wordpress.com
Grande abraço

Varlei
Varlei
14 anos atrás

quando o minhocão foi construido o Maluf foi processado pela igreja, motivo: passou o minhocão na Santa Cecilia, kkkkkkkkkkkk, piada antiga esta

jacomi bill
jacomi bill
14 anos atrás

O Bill não gosta de São Paulo, porque em certa ocasião ele foi multado, pois estava dando ré no minhocão. Fica aí no teu paraíso e quando a velhice ou a fatalidade te atingir não venha superlotar nossos leitos de hospital.

Stovebolt29
Stovebolt29
14 anos atrás

Pedro Martinelli já publicou trabalho semelhante há alguns anos, contemplando minha amada Mooca.

Sérgio
Sérgio
14 anos atrás

Agora, Sr. Gomes, foste meio bruto hein ! Chamar a moradia dos outros de merda…pode ser até que algum morador destes prédios acessem e até gostem da merda deste blog como eu gosto…
Abraço.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Sérgio
14 anos atrás

Sabe ler? Chamei o Minhocão de merda.

Juan
Juan
14 anos atrás

Flávio,

excelente ensaio. Mostra que o olhar do fotógrafo não pode ser substituído por nenhum Photoshop.
Quanto ao Minhocão, concordo totalmente. É uma aberração que polui nossa cidade.

Juan

mario aquino
mario aquino
14 anos atrás

Estas fotos são de um espirito humanista muito grande, inversamente proporcional ao minhocão, o CREA e a FEA deveriam sofrer um processo dos organismos internacionais que defendam os direitos-humanos, não é possível que Engenheiros não aprendam nos bancos escolares que tudo o que realizamos estão direcionados ao bem estar da humanidade e o minhocão não tem esta vocação, assim como muitas outras obras que são projetadas por Engenheiros, excluidos os arquitetos que só pecam pela exclusão social.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
14 anos atrás

Legal como algumas pessoas conseguem arrancar criatividade das coisas mais rotineiras da vida. Olhar para as janelas de um cidade e vizualizar arte nelas é realmente fantástico. Ótima dica. As fotos são um tipo viagem ao interior da “alma” de São Paulo.

Alexandre Baseggio
Alexandre Baseggio
14 anos atrás

Me lembrei do centro de Havana. A diferença é que lá, em vez de crianças fumando crack eu vi garotos jogando xadrez na calçada…

banana Joe
banana Joe
Reply to  Alexandre Baseggio
14 anos atrás

É bicho… mas lá traficante o titio Fidel manda direto para o paredón ( e não é o do Big Brother… ).

Dalton Costa
Dalton Costa
14 anos atrás

Achei interessante voce comentar sobre o minhocão pq nós que frequentamos aqui seu blog não podemos fazer uma campanha abaixo o minhocão quem sabe seriamos ouvidos e a opinião publicar veria o quanto não queremos mais essa porcaria na nossa cidade pois vejo seu blog com essa força para fazermos essa campanha poderia ser uma coisa descontraida com materias sempre comentando esse asssunto e que poderia ser feito para ligar a zona oeste a leste, acho que poderia ser feito uma via expressa pela linha ferrea que passa pela barra funda ligando o Brás a Barra Funda deem uma olhada no google terra e veja como pode ser feito é uma opinião e algo que pode ser estudado muito obrigado pela atenção

Ponto e Vírgula
Ponto e Vírgula
Reply to  Dalton Costa
14 anos atrás

Olá Danton, somos o Ponto “.” e a Vírgula “,”, prazer em te conhecer!

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
14 anos atrás

Saravejo ? Bósnia ? Bagda ? não…. ” Apenas ” (SIC) a falta de respeito pelo do outro, o descaso, o saber da omissão….
Ninguem merece…

tiozão
tiozão
14 anos atrás

Porquê?? e todo o resto do centro, e outros centros de bairros bem longe do mlinhocão, como centro da Mooca, centro do Cambuci, rua Silva Bueno no Ipiranga, e todas as extensões próximas de vias férreas, etc, etc, todas degradadas e principalmente pichadas, a culpa é do milnhocão??. As razões são outras, sejam menos pseudo idealistas e bajuladores do Flávio.
Por acaso, se derrubarem o monstrengo alguém gostaria de morar em um desses lindos prédios? Portanto, já que está, que fique, o custo de sua demolição e remoção seria altíssimo e a av. São João nunca seria uma Paulista ou Faria Lima. Menos, menos.

Fábio Peres
Fábio Peres
Reply to  tiozão
14 anos atrás

Corretíssimo, tiozão – uma das tristes verdades sobre São Paulo é que o cidadão paulistano não mora no centro, mas nos bairros, o que atrapalha todo o processo de renovação ou revitalização da cidade.

Mas se não existisse a ligação Leste-Oeste do Minhocão alguma coisa deveria ser feita, pois, como disse o velho Maluf, “todo mundo reclama do Minhocão, mas todo mundo anda nele” … :P …

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Pichador é a raça mais FDP que existe na face da terra. Mas, excetuando-se este lixo humano, a foto é muito legal. Desculpe-me Bill, mas São Paulo é uma cidade linda, quando a gente olha para ela enxergando a história, o espírito da cidade, que é diferente de qualquer outra neste mundão de meu Deus. Não dá p’ra explicar, nem eu tenho a pretensão de mudar sua opinião, mas quando entro em São Paulo, meu humor muda, e p’ra melhor, (esquecendo do trânsito, é claro). Abraço.

banana Joe
banana Joe
Reply to  Orlando Salomone
14 anos atrás

OK que os governos vem sucessivamente procurando enterrar São paulo num caos urbano sem precedentes.
SIM, o minhocão e outras soluções então modernosas apenas postergam o problema que algum tempo depois retorna muito piorado.
MAS NADA, NADA MESMO deixa a cidade tão feia quanto essas gangues de marginais vagabundos que são os pichadores.
Um absurdo completo.
São Paulo, a cidade mais rica do hemisfério Sul tem que dar um jeito nesse nojo e botar esses canalhas ( valeu João… ) na cadeia.

tucaferrer
tucaferrer
14 anos atrás

Flávio, o Hélvio é nosso contemporaneo de FAAP, fizemos o básico (sei lá se o nome era esse) juntos, na opção eu o Hélvio e mais alguns fomos para o curso de Cinema e você foi fazer outra coisa.

abraços
Tuca

Dú
14 anos atrás

Sempre reparo nestas paradas.

lastikas
lastikas
14 anos atrás

Flávio, o Júlio Bittencourt (brasileiro) ganhou um prêmio em 2007 com uma série de fotos semelhantes, eu vi a exposição no Itaú Cultural, acho que você vai gostar http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/06/070618_fotografia_dg.shtml

Jackie Fã (O(###)O) DKW #96 !!
Jackie Fã (O(###)O) DKW #96 !!
14 anos atrás

Concordo em “gênero, número e grau” !!!

Heberson Haase Pinheiro
Heberson Haase Pinheiro
14 anos atrás

Derrubar é fácil! Difícil é colocar as pessoas em ouro lugar e manter o novo prédio limpo!!

Fabiano
Fabiano
Reply to  Heberson Haase Pinheiro
14 anos atrás

Mas o FG se referia ao Minhocão e não aos prédios!!! Ou vc gosta do Minhocão?
Sem maldade!!!

Rafael Tavares
Rafael Tavares
14 anos atrás
Fabio Farias
Fabio Farias
14 anos atrás

Entrei no link e achei o trabalho do Hélvio excelente.
Parabens cara !!!

Sergio SP
Sergio SP
14 anos atrás

Aberração urbanística, planejamento urbano aqui no Brasil sempre foi “coisa de comunista” e nossas são cidades são o que são; não existem espaços e transportes públicos. A Vila Olímpia é ridícula com seus prédios novos, falso hi-tech vendido a preço de ouro construídos sobre a malha urbana de antigas casinhas geminadas. E alaga, é claro.
E viva a UDN- Arena- PDS- PFL- DEMO.

Felipe Long
Felipe Long
14 anos atrás

E ainda tem gente ( muita mesmo ) que considera o Sr. Paulo Salim Maluf o melhor prefeito que a maior cidade do Brasil já teve. Se dependesse de uma sumidade em política como Hebe Camargo, por exemplo, Maluf seria o homem certo para o Palácio do Planalto. É rir para não chorar…

Hurricane81
Hurricane81
14 anos atrás

Minhocao é feio, marginal nao funciona, faria lima liga nada ao lugar nenhum, Tunel sob a marginal é obra para os ricos.

Agora se o povo nao emporcalha-se a cidade, ela seria muito mais bonita

Harry
Harry
14 anos atrás

Oi FG
Moro na area central e faço votos para derrubem esse mosntro. E voce sabe que esses apartamentos em sua grande maioria são enormes e ambientes amplos como não se vê mais.
Abraço,
Harry

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Boas,

Odeio pichações… no mais fotos bem interessantes, tenho uma igual ( e se bobear é no mesmo predio) daquele reflexo de avião na Janela do Predio (perto da Faria Lima com Juscelino Kubtschek)… e o engraçado é que no dia o pessoal também estava a limpar a janela do predio.

Abraços

Imperador